Saúde

Sem estrutura e recursos, barreira ortopédica enfrenta entraves

Foto: Magnus Nascimento

Com o maior hospital público do Rio Grande do Norte operando em estado crítico de superlotação, com corredores lotados, a proposta da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) de criar uma barreira ortopédica para desafogar o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) enfrenta dois grandes desafios: a falta de estrutura adequada nos hospitais avaliados para receber o serviço e a ausência de recursos financeiros para viabilizar o plano. A Sesap estima um custo mensal de R$ 900 mil, onde 40% seria bancado pelo Estado e 60% pelas prefeituras.

Enquanto hospitais municipais e regionais apresentam sérias limitações para absorver atendimentos de baixa e média complexidade, municípios alegam incapacidade de arcar com os custos, levando o Estado a solicitar apoio federal. A governadora Fátima Bezerra enviou ofício à ministra da Saúde Nísia Trindade solicitando apoio. “Estamos trabalhando no sentido de fazer um consórcio e já mantivemos contato com o Ministério da Saúde”, declarou Fátima. Sem a ajuda financeira, o plano pode se tornar inviável.

A criação de uma barreira ortopédica regional é uma das principais ações previstas no plano de contingência da Sesap para reduzir a superlotação do HMWG. De acordo com dados do órgão, 70% dos atendimentos no hospital são de baixa e média complexidade, o que compromete os leitos destinados a casos mais graves. Em 2023, o hospital atendeu uma média mensal de 847 pacientes na sala de ortopedia, sendo 32,31% desses internados, ocupando espaços que deveriam ser destinados a casos de alta complexidade.

Nos documentos enviados à Justiça e ao Ministério Público, a Sesap detalhou a situação. “Estamos vivendo um momento de colapso no maior hospital de politrauma do RN, muito às custas dessa entrada desordenada de pacientes que não são do perfil do Walfredo Gurgel. Isso se acumula há muitos anos”. A proposta da barreira ortopédica, conforme a Sesap, visa reordenar o fluxo desses pacientes para hospitais regionais, mas as visitas técnicas realizadas apontaram sérias limitações.

Visitas técnicas
A pasta montou uma comissão técnica para visitar potenciais unidades para abrigar a chamada barreira ortopédica. As visitas ocorreram no último dia 22 de novembro. Os três hospitais avaliados na Região Metropolitana de Natal — Hospital Belarmina Monte (São Gonçalo do Amarante), Hospital Café Filho (Extremoz) e Unidade Mista Márcio Marinho (Parnamirim) — apresentaram problemas estruturais que dificultam a implementação do plano.

O Hospital Belarmina Monte, identificado como a opção mais viável porque é o único com centro cirúrgico instalado, enfrenta superlotação e condições insalubres no pronto-socorro, descritas como desumanas pelos técnicos que fizeram a visita. O diretor da unidade, Geovani Freiras Neves, afirmou à Sesap que “no momento, há dois impedimentos que precisam ser superados: o início de uma obra prevista e a necessidade de dialogar com as gestões municipal e estadual”. Segundo a Sesap, o acesso de pacientes precisaria ser reorganizado para evitar impacto no funcionamento atual.

Na segunda unidade, embora tenha apresentado condições gerais razoáveis, o Hospital Café Filho, em Extremoz, não possui um centro cirúrgico, o que inviabilizaria sua utilização no curto prazo para casos de média complexidade. A Sesap identificou a necessidade de obras para adaptação da unidade, incluindo a construção de um centro cirúrgico, o que exigiria investimento financeiro e tempo. Apesar disso, o hospital foi avaliado como uma alternativa viável em médio prazo, com potencial para atender parte da demanda de forma regionalizada.

A situação do Hospital Márcio Marinho, em Parnamirim, foi avaliada como a mais crítica entre os hospitais visitados. A unidade enfrenta limitações severas, incluindo a falta de raio-x e o fechamento de 13 leitos devido à falta de recursos e contratos encerrados. Atualmente, o hospital está ocupado por laboratórios e repousos, sem capacidade de oferecer retaguarda cirúrgica. Apesar disso, a Sesap sugeriu que o espaço poderia ser utilizado para atendimentos ambulatoriais de baixíssima complexidade, voltados exclusivamente para casos que não demandem equipamentos ou infraestrutura avançada.

Estado recorre ao Governo Federal para financiamento

A proposta da barreira ortopédica não enfrenta apenas entraves estruturais. Mesmo que os ajustes necessários nas unidades hospitalares sejam realizados, o desafio financeiro continua sendo o principal obstáculo para a implementação do plano. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) estima que o custo mensal do serviço seja de R$ 900 mil. Pelo modelo proposto, o Estado arcaria com 40% do custo total, enquanto os municípios cobertos pela barreira ortopédica assumiriam os 60% restantes.

Na parte das prefeituras, os valores seriam divididos proporcionalmente à demanda por atendimentos nas seis (ver box). Essa divisão, no entanto, enfrenta resistência por parte das administrações municipais e secretários de saúde. Em nota conjunta, a Federação dos Municípios (Femurn) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do RN (Cosems-RN) se posicionaram contra a ideia.

Isso fez com que a Sesap voltasse as apostas no apoio do Ministério da Saúde para superar o impasse . Em ofício enviado ao governo federal, a pasta solicitou recursos por meio do Programa Nacional de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas, que poderia ajudar a custear os serviços ortopédicos. Além disso, o Estado busca a inclusão de novos materiais e procedimentos na tabela SUS, uma medida que poderia aliviar os custos elevados com órteses, próteses e materiais especiais (OPME).

“É imprescindível a organização da rede de atenção à saúde, extra rede hospitalar Sesap, deixando com os hospitais da Rede Sesap apenas as cirurgias que são exclusivas de alta complexidade, primeiro, porque assim o SUS ensina, e está na lei, e segundo, porque não há condições orçamentário-financeiras e nem de infraestrutura física nos serviços da rede Sesap para continuar do jeito que está. Não é porque sempre foi assim que suportaremos continuar assim”, diz trecho do documento assinado pela secretária Lyane Ramalho.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Seria importante que esses petistas ladrões e sem futuro enganadores dos pobres inocentes e sem cultura fossem todos exilados para a pior aldeia existente no mundo, porque sabemos que Lula e seus aliados não vão fazer nada para melhorar o Pais. Vivemos em um Pais, sério e democrático. O Brsil não necessita de Lula e nem de nenhum ladrão. Fora Lula pede para C, e sai.

    1. Incrível como esses idiotas metidos a intelectuais, como você, defecam pela boca!

    2. Jorge prega a ditadura e tá de boa com isso. Os que convivem com Jorge não suspeitam que ele entregaria cada um deles para serem ‘interrogados’ por atividades suspeitas. Eu me afastaria do jorge se fosse amigo dele.

  2. Isso é obrigação do governo do estado , que não tem saúde como prioridade, e fica jogando a responsabilidade nos municípios pra transferir a culpa , típico dos desgovernos amadores , corruptos e incompetente do pt!

    1. Vc não entende absolutamente nada de SUS!
      Atenção primária (baixa complexidade) é efetivamente responsabilidade dos municipios.
      O SUS é tripartite!

    2. Estou falando dos hospitais de atenção terciária de natal e os regionais que são de responsabilidade do governo do estado , atenção primária sim é responsabilidade dos municípios ( são as upas, ubs,postos de saúde , que fazem prevenções e triagem) isso já é feito.O gargalo estar nos hospitais terciários sob a responsabilidade do desgovernos petistas que há anos mesmo no poder central não fez os investimentos necessários. A necessidades da população de ontem são completamente diferentes de hoje. Portanto JUSTICEIRO(de araque)além de não entender de SUS, tu és analfabeto funcional , não nega teu dna canhoto!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ao menos 12 brasileiros morreram em combate na Guerra da Ucrânia, diz Itamaraty

Tiago Nunes, jovem de 19 anos natural do Pará que morreu na Ucrânia atuando como voluntário na guerra – Foto: Reprodução

Ao menos 12 brasileiros morreram em combate na Guerra da Ucrânia desde que o país do Leste Europeu foi invadido pela Rússia, em fevereiro de 2022, afirmou o Itamaraty neste domingo (1º). O número não contabiliza o caso de Tiago Nunes, que atuava como voluntário no conflito antes de ser morto na última quinta-feira (28).

Embora tenha sido anunciada pela Prefeitura de Rurópolis (PA), sua cidade natal, a morte do jovem de 19 anos não foi oficialmente confirmada, e por isso não está incluída no balanço. A pasta, no entanto, diz ter ciência do desaparecimento do brasileiro e afirma estar em contato com a família.

Uma das vítimas é Antônio Hashitani, 25, que estudava na PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e decidiu deixar o curso no ano passado para atuar na guerra. Ele morreu como voluntário em um grupo paramilitar que travava combates na região de Bakhmut, palco de uma das mais sangrentas batalhas do conflito.

Antes, em 2022, o ministério já havia divulgado a morte de pelo menos outros dois brasileiros: do gaúcho André Hack Bahi, 43, que atuava como socorrista pela Legião Internacional de Defesa da Ucrânia, e de Douglas Búrigo, 40, que fora do Exército Brasileiro e morreu em Kharkiv, no leste do país invadido.

A região é uma das anexadas pela Rússia ao longo do conflito, ao lado de Donetsk, Luhansk e Zaporíjia. Atualmente, 18% da Ucrânia, incluindo a península da Crimeia, tomada em 2014, está sob controle de Moscou, apesar de as anexações não serem reconhecidas internacionalmente.

Na última sexta (29), no entanto, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, mencionou durante uma entrevista a possibilidade de renunciar temporariamente a esses territórios em troca de um convite para aderir à Otan, aliança militar ocidental que apoia Kiev no conflito.

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Incêndio atinge granja em Mossoró e destrói galpão de produção de ovos

Um incêndio de grandes proporções atingiu uma granja, em Mossoró, no sábado (30), por volta das 18h15, segundo informações do Corpo de Bombeiros. O fogo destruiu completamente o galpão destinado à fabricação de bandejas de ovos.

De acordo com a corporação, equipes trabalharam por cerca de dez horas para conter as chamas e evitar que elas atingissem outros setores da granja e imóveis residenciais próximos. A operação foi concluída às 4h25 deste domingo (1º).

A ação contou com duas viaturas de combate a incêndio, caminhões-pipa da Prefeitura de Mossoró e de particulares, além de uma retroescavadeira. Pelo menos 13 militares participaram da ocorrência.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Veja a situação do Memorial Câmara Cascudo após arrombamento e depredação

Alvo de arrombamento e depredação na última semana, o Memorial Câmara Cascudo, tombado como patrimônio estadual desde 1989 e sob gestão da Fundação José Augusto (FJA), teve seu acervo da Comissão Norte-rio-grandense de Folclore destruído.

O atual estado de abandono da instituição pública já vem sendo discutido e denunciado há algum tempo.

Documentos históricos, alguns com mais de 50 anos, foram danificados, enquanto vidros, janelas e outros equipamentos foram destruídos. Ainda não há informações precisas sobre os itens que podem ter sido roubados.

O Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo e os familiares do folclorista e escritor criticaram, em nota, o abandono do Memorial. De acordo com o pronunciamento, o local está sendo alvo constante de ações criminosas. Diante disso, o Instituto cobrou que o Governo do Estado tome providências para minimizar os danos físicos do prédio.

Em nota, a Fundação José Augusto lamentou a depredação do espaço do Memorial Câmara Cascudo. De acordo com a Fundação, foram tomadas providências para que os responsáveis pela depredação sejam identificados e punidos. Além disso, a Fundação José Augusto afirmou que “os danos ao acervo e à infraestrutura do Memorial Câmara Cascudo serão rigorosamente avaliados e reparados”. A nota não menciona prazos ou ações concretas para melhorar a estrutura do equipamento.

Com informações de Tribuna do Norte e O Poti News

Opinião dos leitores

  1. KD a lei rounet que apoia a cultura só serve pra os artistas da globo pra fazer propaganda da ladrão seboso de nove dedos …imundos essa cambada de petista

  2. Simplesmente a Fundação José Augusto abandonou esse acervo. A esquerda pode tudo, até isso!

    1. Um absurdo..E fica por isso mesmo ninguém é responsabilizado

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula vai gastar milhões na campanha sobre… redução de gastos

Foto: Freepik/Acesso Público

A campanha publicitária para embalar o pacote de corte de gastos e a isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil está estimada em R$ 40 milhões.

Ou seja, para dar provas do seu compromisso com a austeridade, o governo… gasta.

Lauro Jardim – O Globo

Opinião dos leitores

  1. É preciso pagar para tentar emplacar a narrativa, tudo bancado por nós pagadores de impostos. É amor demais.

  2. Marcos Valério,já esquecido já saqueava os cofres públicos com esse esquema de propaganda do Pixuleco😏

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mais de 600 brasileiros são deportados do Reino Unido em voos secretos do governo britânico

Foto: REUTERS/Hannah McKay

Mais de 600 brasileiros — incluindo 109 crianças — foram deportados do Reino Unido em três voos secretos do governo, entre agosto e setembro deste ano. A informação foi apurada e publicada pelo jornal britânico “The Guardian”.

Segundo a publicação, o número é recorde: o país nunca deportou tantas pessoas de uma mesma nacionalidade em voos desse tipo.

O governo britânico classificou as deportações como voluntárias e disse ao jornal que está intensificando as medidas contra a migração ilegal. Organizações que protegem os direitos de imigrantes latino-americanos no Reino Unido expressaram preocupação, especialmente com o alto número de crianças retiradas do país.

Os três voos relatados pelo “Guardian” aconteceram em um período de menos de dois meses:

Em 9 de agosto, 205 pessoas foram deportadas, entre elas 43 crianças;
Em 23 de agosto, 206 foram deportadas, incluindo 30 crianças;
Em 27 de setembro, foram 218 deportados, 36 deles crianças.

O jornal menciona que todas as crianças retiradas do país faziam parte de unidades familiares. Muitas delas estavam matriculadas em escolas e passaram a maior parte — ou toda a vida — no Reino Unido.

O governo britânico diz que as deportações, classificadas como voluntárias, incluíram pessoas que ultrapassaram o prazo de permanência de seus vistos. O Ministério do Interior do Reino Unido, órgão responsável pelas políticas de migração, oferece incentivos de até 3.000 libras (cerca de R$ 22 mil) para imigrantes que aceitam ser deportados voluntariamente.

“Estamos preocupados com o aumento acentuado nos retornos voluntários de brasileiros no último ano”, afirmou a organização Coalition of Latin Americans in the UK (Coalizão de Latino-Americanos no Reino Unido) em comunicado publicado pelo “Guardian”. A entidade acrescentou:

“Como a maior comunidade latino-americana no Reino Unido, os brasileiros enfrentam barreiras significativas para acessar informações de alta qualidade e aconselhamento jurídico credenciado, especialmente em seu próprio idioma.”

“Muitos chegaram por meio da migração de países da União Europeia. No entanto, as mudanças nas regras de imigração pós-Brexit deixaram centenas deles e seus familiares fora da UE, com risco de terem seus direitos negados devido à desinformação e aos rigorosos requisitos de elegibilidade.”

Com a saída dos britânicos da União Europeia, aprovada em um plebiscito em 2016, pessoas que planejavam se mudar entre países do bloco e o Reino Unido passaram a não ter mais permissão automática para a nova residência. A regra passou a valer em 2021, quando entrou em vigor um acordo para definir os termos do Brexit.

Ao “Guardian”, um porta-voz do Ministério do Interior britânico disse que o governo está cumprindo um plano de aumentar a deportação de imigrantes ilegais. “Isso reduzirá nossa dependência de hotéis e custos de acomodação, economizando cerca de 4 bilhões de libras nos próximos dois anos.”

Em abril deste ano, o Parlamento do Reino Unido aprovou uma lei para permitir que o governo force imigrantes que chegaram de qualquer lugar do mundo e pediram asilo em solo britânico a entrar em um avião que os leve para Ruanda – mesmo que a pessoa nunca tenha pisado em Ruanda.

A medida era uma das principais bandeiras do governo do ex-primeiro-ministro, Rishi Sunak, que é filho de imigrantes indianos. Em junho, o primeiro voo para levar requerentes de asilo para Ruanda foi suspenso, depois que o tribunal europeu de direitos humanos emitiu liminares para impedir a deportação de imigrantes a bordo.

g1

Opinião dos leitores

    1. O amigo tá precisando voltar ao mobral. Não tá conseguindo lê e entender um pequeno texto destes!

    2. Deixa de ser Otávio eu vim sem pagar passagem mané fui voluntário tu num sabe ler não.

    3. Deixa os moradores de rua e sem tetos migrar pra tua casa , e ocupar seus cômodos e
      Usufruir das benesses de sua família que você conseguiu com dinheiro do teu trabalho. Proporcionalmente é bem
      Assim.A questão dos migrantes quem tem quem deve resolver é seus pais de origem na maioria das vezes,as outras situações que diferem aí sim entram as entidades mundiais responsáveis por esse problema sócio-econômico grave.

    4. Leia a matéria seu analfa foi no Reino Unido.. Maldito é gente da sua categoria que comenta sem ler..

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Em jogo eletrizante, Apodi perde para o Fortaleza na prorrogação da final do Campeonato Brasileiro de Futsal

Foto: Felipe Honorato / Fortaleza EC

Diante de 10.118 torcedores que lotaram o Centro de Formação Olímpica (CFO), o Fortaleza Esporte Clube conquistou o título inédito do Campeonato Brasileiro de Futsal ao vencer o Apodi-RN por 3 a 2, de virada, na na prorrogação, na grande final realizada neste domingo, 1º de dezembro.

Após o empate em 3 a 3 no jogo de ida, a decisão foi marcada pela intensidade, tensão e muita emoção até o último apito. Sandrinho e André Nem marcaram para o Apodi, enquanto Jé (duas vezes) e Nardinho foram os responsáveis pela festa do Fortaleza.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

PAPO DE FOGÃO: Confira as receitas de Pescada com risoto de Batipuru; e pizza mexicana

PESCADA COM RISOTO DE BATIPURU

Ingredientes:
200g Pescada Amarela
20g de pimentão verde
20g de pimentão amarelo
20g de pimentão vermelho
30g de quiabo
30g de vinagreira já processada
100g de arbóreo
Azeite, sal e pimenta do reino a gosto
80g de parmesão
80g de manteiga sem sal
½ L de caldo de legumes ou de peixe.

MODO DE PREPARO:

Tempere o peixe com sal e pimenta do reino a gosto.
Esquente bem a frigideira, coloque um fio de azeite, coloque o peixe, com a pele virada pra baixo até dourar.
Vire do outro lado, quando estiver dourado leve ao forno por 10 minutos a 180 graus.
Corte os quiabos em rodelas bem finas.
Pique os pimentões, a vinagreira, até ficar bem picadinho.
Aqueça a frigideira, coloque um pouco de azeite, os pimentões e refogue por um minuto.
Entre com o quiabo e deixe murchar.
Acrescente o arbóreo, pré-cozido e misture bem.
Acrescenta a vinagreira, já aferventada e misture bem.
Vai regando com o caldo, sempre mexendo.
Quando o grão começar a ficar all dente coloque a manteiga gelada e misture bem.
Acrescente mais caldo até dar o ponto do arroz, coloque um pouco mais de manteiga, o queijo parmesão, misture bem e sirva em seguida, junto com o peixe.

Tempo de preparo: 20 min
Tempo de cozimento: 25 min

DICA RÁPIDA

PIZZA MEXICANA

Ingredientes:
150ml de molho de tomate
200g de muçarela ralada
100g de pepperoni fatiado
100g de massa de pizza
50g de cream cheese
1 Doritos grande
Manteiga

Modo de Preparo:

Abra a massa da pizza ou use um disco de massa pronto.
Passe manteiga na borda.
Coloque o molho de tomate sobre a massa e espalhe, sem passar nas bordas.
Coloque a muçarela sobre a massa, o pepperoni, o cream cheese e leve ao forno preaquecido por 10 min ou até a borda ficar dourada.
Coloque o Doritos por cima e sirva em seguida

Tempo de preparo: 8 min
Tempo de cozimento: 10 min

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Religião

Igreja na Suíça usa Inteligência Artificial para fiéis ‘conversarem’ com Jesus no confessionário

Foto: reprodução

A Capela de São Pedro é a mais antiga em Lucerna, na Suíça. Mas, desde agosto, um Jesus criado por Inteligência Artificial tem sido, digamos, a face futurista da instituição religiosa. Com o nome “Deus in Machina”, o avatar de Jesus é a colaboração da igreja com um laboratório de pesquisa de uma universidade local sobre realidade imersiva.

Pensando em um lugar onde as pessoas pudessem ter conversas privadas com o avatar, a igreja permitiu que fossem instalados um computador e cabos na cabine de confissão. Os visitantes foram convidados a fazer perguntas para a imagem de Jesus projetada pela treliça que tradicionalmente separa o confessor e o padre. Treinada com textos teológicos, a I.A. responde em tempo real, e em mais de cem línguas.

Durante o experimento, mais de mil pessoas interagiram com a I.A., incluindo não católicos, e a universidade apresentará na semana que vem os resultados do experimento.

Ouvido pelo jornal britânico Guardian, o teólogo Marco Schmid afirmou que dois terços dos usuários afirmaram que tiveram uma experiência espiritual. Houve quem disse ser impossível conversar com uma máquina e também críticas de católicos sobre o uso do confessionário para o experimento.

Schmid afirmou também que, além da curiosidade natural pelo experimento, as pessoas têm uma “sede de conversar com Jesus.”

O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Descaso da Suvisa trava projetos e atrasa desenvolvimento no Rio Grande do Norte

Não é fácil investir no RN velho de guerra neste Governo. Enquanto empreendedores potiguares fazem das tripas coração, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SUVISA) piora, criando ainda mais barreiras que travam iniciativas em diversos setores.

Diversas empresas que já possuem aprovação ambiental e outros documentos necessários para atuar no estado, enfrentam a lentidão da SUVISA para avançar em seus processos. Além de não oferecer um portal transparente para acompanhamento, o órgão exige que representantes das empresas esperem atendimento com um único engenheiro, encarregado por todos os processos, uma estrutura insuficiente para atender à alta demanda, vez que o mesmo é o encarregado pelo acompanhamento de projetos de todo o RN.

Quando há necessidade de revisão em algum ponto da documentação, o processo é jogado para o fim de uma fila já extensa, como se fosse um novo protocolo, em um sistema arcaico. Esse retrocesso não apenas prolonga prazos, mas também desestimula o empreendedorismo em um estado que tanto precisa de iniciativas inovadoras para se desenvolver.

A burocracia e falta de profissionais na SUVISA não apenas prejudica os avanços desses empreendimentos, mas também ignora a visão do Governo do RN que busca fomentar negócios e gerar receita. Enquanto isso, os sonhos de empreendedores potiguares e a economia local continuam paralisados por uma estrutura que parece não saber como acompanhar o ritmo do desenvolvimento, engessando o crescimento com práticas que ignoram a urgência e a relevância de muitos negócios.

Fica evidente que a SUVISA precisa urgentemente de uma reformulação em seus métodos para que deixe de ser um obstáculo e se torne, de fato, uma parceira do desenvolvimento do estado.

Até quando a SUVISA vai continuar sendo um obstáculo ao progresso do Rio Grande do Norte?

Opinião dos leitores

  1. A esquerda é assim.
    Ao invés de tirar as pedras do caminho, eles colocam.
    Incompetentes.
    Tudo pra manter o povo fufu e o ladrão condenado de nove dedos ser entitulado o pai dos pobres.
    Na verdade, não passa de um bandido cafajeste, safado.

  2. Donos de farmácias sofrem em Natal e Parnamirim para abrir seu comercio e servir a população. Sofrir meses esperando na fila. Sem falar nas invenções que eles criam para implicar ainda mais o processo. Por outro lado, a covisa parece um chiqueiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘Estamos ferrados’, diz empresário Rubens Ometto, ao criticar política econômica do governo para Galípolo

Imagem: reprodução/NBR

Durante o evento do Grupo Esfera Brasil, em São Paulo, Rubens Ometto, presidente do grupo Cosan, criticou a política econômica do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Ele disse que o Brasil está “ferrado” para o futuro novo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, indicado pelo petista.

Ometto disse que o Brasil enfrenta sérios desafios econômicos e destacou a urgência de resolver o déficit fiscal para estabilizar a economia.

“Acho que a gente está numa situação muito difícil”, disse Ometto. “Quando você é empresário e vê tudo que está acontecendo, vê claramente uma política de partido, de não reduzir gastos. Está muito fácil resolver, é só resolver o problema do deficit fiscal que tudo se assenta, mas eles não querem fazer.”

Segundo Ometto, a falta de incentivos adequados pode levar empresários à falência. A medida prejudica o crescimento econômico do país.

“O que vai acontecer: os juros vão subindo, os investimentos que todo mundo fala que vai ter de infraestrutura, a parceria público-privada, não vão acontecer porque o empresário que investir com essas taxas de juros vai quebrar”, disse o presidente da Cosan. “Estamos, desculpe o francês, estamos ferrados porque a alta administração do nosso país acha que está certo e não quer fazer nada. É uma pena.”

Ometto utilizou uma analogia automobilística para criticar a política monetária e indagou Gabriel Galípolo sobre a necessidade de a instituição ser flexível na sua gestão.

“Porque você, como presidente do Banco Central, é a mesma coisa que estar dirigindo um automóvel, você está dizendo que pode brecar, acelerar, mas não pode virar a direção e se você está vendo o carro indo num lugar que não seja desejável”, afirmou. “Quando você quer virar a direção, qual é a reação dos políticos?”

Galípolo garantiu que o Banco Central terá autonomia. “Na política monetária, eu te garanto, o Banco Central tem autonomia e todo o board para tocar a política monetária que ele quiser, estamos com todas as ferramentas aí para tocar.”

O evento reuniu empresários como André Esteves, Joesley Batista e Carlos Jereissati.

Revista Oeste

Opinião dos leitores

  1. Por ” culpa dos nordestinos “, do ” STF ” ou do nosso sentimento de perdedores, vamos de novo ao lixao, já foi provado por diversos juízes do que o PT gosta. Esses petistas de meia tigela, maníacos, cegos e idiotas, estão para sentir mais uma vez, a desgraça da falência do estado brasileiro, nada bate, a esperança está em 2026, dessa vez, até os militares entraram na roda e infelizmente os que padecem de males físicos de difícil solução.

  2. Como assim? Pois esse sr aí é apoiador do maior ladrão, inclusive doou uma boa grana para a “recondução do ladrão a cena do crime”. Não foi por falta de aviso. Viva o amor.

  3. Se o empresário do setor do etanol e maior doador de campanha petista está reclamando, imagine a população…

  4. Faz o L que desferra!
    Se não me falha a memória a cosan e o grupo ultra, aprovaram e apoiaram esse bandido dois anos atrás.
    Agora é tarde meu lord!

  5. Se não estou enganado esse mané fez o L. Foi um dos grandes doadores pra campanha do Luladrão. Kkkkkkkk. Calma pequeno gafanhoto, vai piorar. Chupa que a cana é doce. Kkkkkkk

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *