No cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – condenado e preso na Operação Lava Jato –, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) lidera a corrida presidencial das eleições 2018, com 20% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada nesta segunda-feira, 20. Ele é seguido por Marina Silva (Rede), com 12%, e Ciro Gomes (PDT), com 9%.
Já no cenário em que Lula é incluído, o ex-presidente aparece em primeiro lugar, com 37%, e Bolsonaro cai para a segunda colocação, com 18%.
Como Lula foi condenado em segunda instância e está preso por corrupção e lavagem de dinheiro, é candidato apenas do ponto de vista formal. Essa situação pode ser alterada a qualquer momento pela Justiça Eleitoral. Ou seja, o cenário mais provável da corrida eleitoral é aquele em que o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad figura como candidato do PT.
Nesse caso, Haddad tem 4% e aparece numericamente atrás do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, candidato pelo PSDB, que tem 7% das intenções de voto. Ainda neste cenário, o senador Alvaro Dias (Podemos) tem 3%.
Esta é a primeira pesquisa Ibope desde o início oficial da campanha, e também desde a definição de que haverá 13 candidatos a presidente. Como os levantamentos anteriores incluíam mais candidatos, entre eles Manuela D’Ávila (PCdoB) e Flávio Rocha (PRB), não é correto comparar os resultados atuais com aqueles.
Apenas para referência, a pesquisa CNI/Ibope feita no final de junho mostrava Lula à frente, com 33%, seguido de Bolsonaro (15%), Marina (7%), Ciro (4%) e Alckmin (4%). No cenário sem Lula, Bolsonaro aparecia com 17%, Marina com 13%, Ciro com 8%, e Alckmin com 6%. Haddad tinha apenas 2%.
O Ibope ouviu 2.002 eleitores, em 142 municípios, entre os dias 17 e 19 de agosto. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo BR-01665/2018. Os contratantes foram o Estado e a TV Globo.
Estadão Conteúdo

ou cambada de cansisato ruins; lula preso esta em primeiro.
Sabe a importância disso, o que significa? Nada, nadinha. Lula é um presidiário condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro, responde por mais outros processos, segundo a lei da ficha limpa não pode ser candidato, simples assim, não precisa nem desenhar.
Segundo cabo Dacciolo as urnas, o sistema de apuração dos votos é todo programado. Essas pesquisas é no mínimo duvidosa, como é que o PT perdeu várias prefeituras em São Paulo em todo País, encolheu e aparece um sujeito preso com 37% dos votos? É bom lembrar que no sul do país sua caravana quase não passa com tantos protestos, ou seja, Lula já não é mais o mesmo, a exceção é a nossa região Nordeste, então quem quiser acreditar nesses 37% que acredite eu tô fora.
Lula está Inelegível, pronto acabou se houver nem um ponto fora da curva até 7/10 teremos um novo presidente..
Impressiona ver o nível de manipulação das pesquisas. Seria desespero? Como um condenado e respondendo a outros 05 processos criminais, pode crescer politicamente? Isso não existe!
Onde estava esse poder do ex presidente em 2016 quando o PT perdeu 68% das prefeituras e ele sequer elegeu seu enteado como vereador dentro do abc Paulista?
Onde estão esses eleitores que não apareceram na fracassada campanha política antecipada feita por ele é o PT ano passado?
A resposta será a faixa presidencial no 13 novamente
Luciano 20/08/2018 às 13:05
Condenação sem provas, num processo viciado que foi montado e tramitou com uma velocidade enorme para impedir que Lula fosse candidato.
O que não ocorreu com os processos de Serra, Alkimin, Jucá, Moreira Franco, Temer e Aécio.
Interessante, Não?
Mas isso não vem ao caso e nem causa revolta, não é mesmo?
Luciano, sei que militontos petralhas não são chegados a uma leitura, são igualzinhos ao chefe da quadrilha, mas quando aprender a ler, dê uma olhadinha na sentença criatura, pra num cunversar m… , Omi de DEUS
Vc já ouviu falar em Foro Privilegiado? Quanta desinformação e cegueira! Só é não votar em nenhum FDP desse para que não se reeleja
Não que aos petistas esperemos o raciocínio, mas é bom lembrar que nenhum desses nomes está sendo processado no âmbito da Lava Jato em Curitiba.
Para desenhar, de modo que até um petista finalmente entenda, com exceção do ex-Governador de SP, todos os demais estão sendo processados perante o STF.
Então sua revolta não pode ser dirigida ao mesmo juiz que mandou prender seu bandido de estimação.
Pena que tenhamos defensores de corruptos. Que tenhamos quem ache aceitável tal comportamento se for amiguinho ou ídolo. Isso explica muito do Brasil.
Outra coisa: largue seu complexo de papagaio e leia a sentença. Se tem uma coisa que sobra são provas. Até um petista consegue percebê-las.
Sem lula não, lula tá preso e julgado em 2a instância como ladrão corrupto,
portanto é ficha suja e inelegível por 8 anos, não se fala mais nisso. F… Idiotas!!!