O Departamento de Paisagismo, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) está recebendo solicitação de empresas e pessoas físicas interessadas em participar do programa “Natal mais Verde”. O programa consiste na adoção de espaços públicos por parte de empresas ou pessoas físicas, que se responsabilizem pela manutenção do projeto paisagístico de praças e canteiros. Em contrapartida, a Prefeitura de Natal concede ao adotante o direito de fazer propaganda, no local adotado.
A adoção é uma iniciativa que desonera o município e possibilita que o poder público ao atuar em parcerias com empresas privadas atenda um maior número de áreas. O secretário da Semsur, Raniere Barbosa, destaca a importância da revitalização do projeto. “Considero um projeto de grande alcance social, pois a sociedade civil, em parceria com poder público, participa diretamente da responsabilidade de manter as praças, jardins e canteiros bem conservados. Deixando assim, nossa cidade sempre bonita”, afirma Raniere Barbosa.
Segundo dados da secretaria, Natal possui 251 praças e mais de 830 mil metros de canteiros. Atualmente, apenas 31 praças e 189 canteiros são adotados pelos parceiros do programa, que juntamente com a gestão municipal, cuidam das áreas públicas executando a limpeza dos espaços e também da conservação dos equipamentos.
Para a coordenadora do programa Natal Mais Verde, Niene Álvares, essa adoção coletiva é um estímulo para que mais empresas, instituições e pessoas físicas possam contribuir para uma cidade mais arborizada. “O programa conta com mais de 220 parceiros, número que será acrescido rapidamente com novas adoções. O programa ‘Natal mais Verde’ convida todos a fazer parte dessa grande corrente em prol do meio ambiente”, destacou.
O programa foi retomado neste primeiro trimestre e várias empresas já procuraram a Secretaria para dar início ao processo de adoção das áreas verdes. “Temos 22 solicitações, aguardando o término do estudo técnico. Percebemos com isso, que a sociedade está ciente do seu papel e da importância da sua contribuição para ajudar a recuperar as áreas verdes da nossa cidade”, complementou a coordenadora do programa.
Como participar:
Para participar, as empresas, instituições ou pessoas físicas interessadas devem entrar em contato com a Semsur para realizar o cadastro e assinar um termo de compromisso. A adoção é individual, caso haja mais de um interessado numa mesma área a escolha será baseados em critérios de desempate previstos na Lei N° 5.915/09. Para mais informações, a empresa ou o cidadão comum pode entrar em contato pessoalmente, no Departamento de Paisagismo da secretaria, localizado na Avenida Barão do Rio Branco, nº. 304 – Ribeira, ou pelo e-mail: [email protected] .
Mais Informações:
O programa permite a adoção de praças, canteiros, áreas verdes públicas e quadras de esportes por pessoas, empresas ou associações. A contrapartida da Prefeitura é a cessão de espaço para propaganda, além disso, é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) o desenvolvimento dos projetos de implantação ou reforma, a iluminação pública e fiscalização. A lei que criou o programa “Natal mais Verde” é a de N°5.915 de 07 de Abril de 2009 e foi regulamentada pelo Decreto N° 8.699 de Abril de 2009.
LISTA DE ADOTANTES (janeiro/fevereiro de 2013)
PESSOAS JURÍDICAS
01 – ARAGÃO PUBLICIDADE (canteiro);
02 – CONDOMÍNIO RESIDENCIAL MAISON PETRÓPOLIOS (canteiro);
03 – BEST BIKE NATAL BICICLETAS E SERVIÇOS LTDA (canteiro);
04 – 7º BATALHÃO DE ENGENHARIA (praça);
05 – BRUNA E SÍLVIA COMÉRCIO DE ARTIGOS TERAPÊUTICOS (área verde);
06 – BOUTIQUE SANTA LOLLA (canteiro);
07 – RESTAURANTE MINA D’ÁGUA (canteiro);
08 – CONSTEL (03 canteiros);
09 – MAQUÍNAS E EQUIPAMENTOS COMERCIAL LTDA – MAQUIP (canteiro);
10 – DELFIN IMAGEM (canteiro);
11 – CURSINHO OVERDOSE (canteiro);
12 – ACADEMIA NADARTE (canteiro);
13 – INSTITUTO DO CÉREBRO DA UFRN (canteiro);
14 – DNA CENTER (canteiro);
15 – SGS CONSULTORIA EMPRESARIAL (área verde);
16 – ALBRA INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS (PRAÇA).
PESSOAS FÍSICAS:
01 – LÚCIA HELENA DE ARAGÃO WENDES COSTA (canteiro);
02 – EDMAR MENDES DO NASCIMENTO (área verde);
03 – ANTÔNIO MARTINS DE SOUZA (área verde);
04 – JEFERSON WÍTAME GOMES (canteiro);
05 – NELITA EUFRÁZIO (canteiro)
06 – MARIA DAS GRAÇAS PINHEIRO ABRANTES (canteiro);
É UMA EXCELENTE INICIATIVA, DA PARTE DO SECRETARIO MUNICIPAL, BUSCA UMA SOLUÇÃO PARA OS CANTEIROS E PRAÇAS DA CIDADE QUE PASSOU QUATRO ANOS SEM NEM VER ÁGUA POR PARTE DA PREFEITURA, TENHO OBSERVADO QUE ESSE SECRETARIO TA FAZENDO MAS POR NATAL COMO SECRETARIO DO QUE COMO VEREADOR! POR QUE A PREFEITA FOI MUITO RUI MAIS A CULPA NÃO FOI SÓ DELA, TODOS OS VEREADORES DE NATAL NÃO MERECERIAM TER SIDO REELEITO POR QUE TANTO A PREFEITA COMO O MPM E OS VEREADORES FORAM CONVENIENTE E APROVARAM TUDO QUE ELA FEZ . OBRIGADO PELO O ESPAÇO
Entendo que a Prudente de Morais e a Salgado Filho/Hermes da Fonseca deveriam ter sentido único sem canteiro central. com isso teriamos 5 faixas entrando na cidade e 5 faixas saindo da cidade. Arvore só nas calçadas…