A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb) autuou a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) por lançamento irregular de esgoto na faixa de areia na praia de Ponte Negra.
A secretaria informou que realizou uma vistoria na praia após uma denúncia. Ainda de acordo com a pasta, o problema ocorreu devido à falha na manutenção de uma estação elevatória de esgoto, resultando no escoamento de efluentes sobre o aterro hidráulico liberado recentemente para a população.
A equipe da fiscalização esteve no local pela manhã para avaliar os danos causados e coletar material para análise. O objetivo é produzir um laudo conclusivo sobre o tipo de efluente lançado e o impacto ambiental causado. Além disso, a Semurb informou que tomou as medidas administrativas necessárias, notificando e autuando a Caern.
“A Caern foi intimada a fazer, no prazo de 48 horas, a limpeza completa da faixa de areia atingida, removendo todos os resíduos acumulados. Além disso, a companhia deverá implementar medidas de contenção imediatas para evitar novos episódios de extravasamento de esgoto, protegendo a praia e seus frequentadores de futuros riscos”, explica o supervisor geral de fiscalização ambiental da Semurb, Leonardo Almeida.
A multa por esse tipo de infração pode variar entre R$ 5 mil e R$ 50 milhões, dependendo da gravidade e extensão dos danos.
Fonte: Portal 98Fm
Tem que entrar com ação contra o presidente da Caern. Assim é bom demais o cidadão através das taxas pagas a Caern é quem vai arcar com o pgto da ação contra a companhia. Quem tem que assumir é o presidente que tem um salario de Maraja, mais ate do que sua guinvernadora. Sabotagem pura.
Pra uma coisa essa engorda vai servir. Esgoto agora vai virar um rio até chegar no mar.
*Metam a caneta sem dó*.
Será que essa multa veio porque é área turística nobre?????? Passo todos os dias no Canto do Mangue e me entristeço com litros e litros de esgoto jogado in natura no rio Potengi, ao lado de outro local que deveria ser ponto turístico super visitado, o Museu da Rampa.
vão à praça do relógio entre Miami e Areia Preta. SEMPRE tem esgoto correndo. A Semurb multou?