Educação ambiental, retirada de lixo, desassoreamento. Foram estas as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) na área do rio Pitimbu localizada entre a primeira etapa da Cidade Satélite e o bairro Planalto no último dia 8 de novembro.
Acompanhando os fiscais da secretaria na realização das ações estavam também representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Parnamirim, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pitimbu, da ONG Nature Viva Mangue (Navima) e estudantes da Escola Boa Ideia, que também fica localizada na primeira etapa da Cidade Satélite.
De acordo com Gustavo Szilagyi, supervisor de Fiscalização e Controle de Licenças da Semurb, foram plantadas 60 mudas de espécies nativas típicas da mata atlântica como ubaia doce, oiti, ipê e imbaúba, dentre outras. “Fizemos ainda o desassoreamento de cerca de 250 metros do rio”, informa o supervisor.
As medidas vão continuar sendo realizadas periodicamente, afirma Leonardo Almeida de Araújo, supervisor geral de Fiscalização Ambiental da Semurb e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica. “Estaremos realizando atividades de desassoreamento e de plantio de mudas, sempre vigilantes para manter a qualidade das águas do Pitimbu, que desaguam na lagoa do Jiqui e de lá são distribuídas para o consumo de cerca de 30% da população natalense”, conta Almeida.
Ele explica ainda que o serviço de desassoreamento foi feito com duas máquinas cedidas por empresas parceiras da secretaria e que medidas como essas são muito importantes para a proteção do Pitimbu, pois o manancial está sofrendo um processo constante de degradação causado tanto pelo acúmulo de lixo quanto pelo assoreamento do seu leito.
Educação ambiental
“Trouxemos para o rio Pitimbu 38 alunos numa aula prática de educação ambiental, trabalhando a qualidade de vida e noções de saúde”, diz a coordenadora pedagógica da escola Boa Idéia, Carla Rocha de Carvalho. O dia letivo diferente foi aprovado pelos estudantes. Ana Clara Ribeiro, 9, aluna do 4º ano do Ensino Fundamental da escola, dá a sua opinião: “Achei muito legal esta visita aqui ao rio que está poluído. Viemos dar vida a ele com o plantio de mudas”.
Comente aqui