Policiais militares interceptaram dois homens e uma mulher na manhã desta quinta-feira(24), véspera de Natal, na Avenida Rodrigues Alves, na zona leste da capital, após um sequestro relâmpago no bairro Tirol, e salvaram um casal vítima do trio. Quatro viaturas participaram da ação, que resultou na prisão dos bandidos.
Mané, vc já sentiu pelos comentários que é literalmente um MANÉ. Fique recolhido espectro de homem, pois quem não tem moral é isso mesmo, um espectro. Vc faz vergonha a quem lhe cerca.
Quando a polícia acerta, recebe os parabéns.
Quando falha, aí a culpa é da governadora.
Quando a segurança melhora, é graças ao Bozo.
Mas, se piorar, foi por causa da governadora.
Parabéns a nossa PM. Falta mostrar os nomes e os focinhos dos bandidos. Gente dessa qualidade deve ter fotos expostas em tudo quanto é veículo de comunicação, em espaços públicos, etc.
A Unimed Natal conquistou um lugar de destaque entre as 50 maiores operadoras de planos de saúde do Brasil, resultado de um processo de reestruturação iniciado em 2017. Sob a liderança do diretor-presidente Dr. Fernando Pinto, a cooperativa médica adotou estratégias que garantiram equilíbrio econômico-financeiro, ampliação dos serviços assistenciais e valorização dos médicos cooperados.
A atual gestão encontrou um cenário financeiro desafiador, com a necessidade de utilizar o mecanismo do Pro Rata há 23 anos, reduzindo, em média, 26% da produção dos cooperados para manter a operação sustentável. “O primeiro desafio foi eliminar o Pro Rata e adotar um modelo de remuneração baseado em indicadores de qualidade assistencial”, explica Dr. Fernando Pinto.
Além da revisão do modelo de remuneração, a Unimed Natal investiu na profissionalização da gestão, contratando especialistas em saúde suplementar e implementando práticas de governança corporativa. “Com essas mudanças, conseguimos distribuir sobras para os médicos cooperados, melhorar a remuneração e garantir a sustentabilidade da Unimed Natal”, acrescenta o diretor-presidente.
O cardiologista Ricardo Queiroz, pré-candidato à presidência da cooperativa médica, e atual membro do Conselho Administrativo da Unimed, destaca a importância desse processo para o fortalecimento da categoria médica. “A valorização dos cooperados médicos sempre foi um compromisso central dessa gestão. Hoje, temos uma Unimed Natal mais sólida, sustentável e, com a nossa experiência, preparada para continuar crescendo cada vez mais”, diz Ricardo.
Entre as entregas mais significativas dessa reestruturação está o Complexo de Saúde Unimed Natal (CSU), o maior investimento da cooperativa em seus 47 anos de história. O novo espaço contará com um hospital geral, uma unidade materno-infantil e um amplo Centro de Diagnóstico, reforçando o compromisso da Unimed Natal com a qualidade da assistência prestada aos seus beneficiários.
As eleições para a nova diretoria executiva e o Conselho de Administração da Unimed Natal ocorrerão no dia 31 de março de 2025, por meio de votação eletrônica.
O segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prendeu a mão do chefe do Executivo na porta do carro enquanto ele cumprimentava apoiadores durante a visita à Bahia na sexta-feira (7).
Lula estava dentro do veículo, no banco de trás, mas com parte do corpo para fora da janela. Cumprimentava apoiadores com a mão direita. Com a esquerda, ele se segurava no carro. Foi neste momento em que o segurança fechou a porta.
Assim que a porta do veículo é fechada, Lula rapidamente puxa o braço e balança a mão esquerda – um gesto quase que instintivo quando alguém sente dor. Ele fala algo para o segurança que não é possível ouvir. Depois, volta a cumprimentar as pessoas que estavam em volta do carro.
Por conta da experiência na área educacional, Karen não conseguia confiar em qualquer acompanhamento para ENEM.
Sabendo de mentorias e assessorias sem uma metodologia e sem ferramentas claras de acompanhamento do aluno, ela não sentia segurança de contratar esse tipo de serviço para sua filha (Eduarda Montenegro, aprovada em Medicina na UFRN).
Depois de encontrar o fundador potiguar da AMentoria (Pedro Gesteira) num evento, ela entendeu que os mentores da empresa são acadêmicos de Medicina treinados numa metodologia baseada nas neurociências, com ferramentas práticas de acompanhamento das métricas de estudo.
Sabendo que o desafio da Medicina fica maior a cada ano, ela viu que não se tratava de apenas um ‘papo com um aprovado’, mas sim de um acompanhamento sério, já que a empresa soma mais de 30 mil horas de mentorias individuais desde 2020.
A cada mês, mesmo Duda estando na rotina mais tranquila e leve que ela já teve, Karen viu uma evolução clara na confiança e na nota da sua filha.
Com a nota de Duda (800+), ela poderia ter escolhido qualquer faculdade do Brasil inteiro, mas optou por ficar perto da sua família que a apoiou durante toda a preparação.
Em vez de tentar ser mentora da sua filha, Karen sentia total segurança para se colocar apenas no lugar de mãe, acolhendo e apoiando sua filha durante a trajetória.
Nas palavras dela, “Às vezes a gente pede algo para Deus e ele nos dá muito mais. O acompanhamento de um mentor da AMentoria foi exatamente isso!”.
Interessados podem buscar contato através do perfil: @amentoria.enem
A sétima e última rodada da primeira fase do Campeonato Potiguar 2025 acontece neste sábado 8, com quatro jogos decisivos realizados simultaneamente às 16h. Os confrontos determinam os classificados para as semifinais, os times que disputarão o “cruzamento olímpico” e os rebaixados.
No Barrettão, em Ceará-Mirim, o líder ABC, com 14 pontos, enfrenta o Força e Luz, último colocado com 2 pontos e já rebaixado. O jogo terá transmissão exclusiva da TV FNF para assinantes do Clube de Membros.
Na Arena América, em Parnamirim, o América, segundo colocado com 13 pontos, recebe o Santa Cruz, quinto lugar com sete pontos. A partida será transmitida pela TV Tropical e pelo Canal GOAT.
No Frasqueirão, em Natal, o Potiguar de Mossoró, quarto colocado com nove pontos, enfrenta o Globo, sexto lugar com sete pontos. O duelo também será transmitido ao vivo pela TV FNF, exclusivamente para assinantes do Clube de Membros.
Já no Edgarzão, em Assu, o Baraúnas, sétimo lugar com quatro pontos, joga contra o Laguna, terceiro colocado com 10 pontos.
De acordo com o regulamento, os dois primeiros colocados (ABC e América) avançam direto para as semifinais.
Os times entre a terceira e a sexta posições (Laguna, Potiguar de Mossoró, Santa Cruz e Globo) disputarão o “cruzamento olímpico” por duas vagas nas semifinais. Baraúnas e Força e Luz estão rebaixados.
Na artilharia, Alisson, do Santa Cruz, lidera com 8 gols, seguido por Emanuel Esquerdinha, do ABC, com 5 gols, e Samuel, do Potiguar de Mossoró, com 4 gols.
Os gastos recorrentes com funcionários públicos da União somaram R$ 370,6 bilhões em 2024. Esse foi o maior valor desde 2021, quando totalizou R$ 389,1 bilhões, em valores corrigidos pela inflação. O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou o 2º ano de alta seguido nas despesas com o pessoal e encargos sociais.
As despesas com o funcionalismo caíram em 2020, 2021 e em 2022, principalmente por causa do congelamento de reajustes salariais no período da pandemia de covid-19. Tiveram alta de 0,54% em 2023 e de 1,23% em 2024, ao considerar a variação real. Os dados são do Tesouro Nacional.
As despesas com pessoal e encargos sociais são a 3ª maior cifra do Orçamento, atrás somente dos juros da dívida e dos benefícios previdenciários. A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, já se pronunciou diversas vezes contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 32 de 2020, que trata sobre a reforma administrativa para enxugar os custos.
Para a ministra, a medida “quer punir” os funcionários públicos. O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos disse que o Estado brasileiro passa por um “processo de transformação” para torná-lo mais “eficiente, justo e sustentável”.
O ministério afirma que o governo adotou uma série de medidas, como a reestruturação de carreiras e a recomposição de pessoal no setor público federal “com a realização de concursos, a exemplo do Concurso Nacional Unificado”.
Os gastos com pessoal e encargos sociais deverá subir em 2025, puxados também pela contratação dos aprovados no “Enem dos concursos”.
O Concurso Nacional Unificado criará 6.640 vagas imediatas no serviço público em 2025. O MGI disse que o Poder Executivo perdeu mais de 240 mil funcionários públicos de 2010 a 2023. Além disso, há 180 mil trabalhadores que estarão aptos a se aposentarem até 2035.
Segundo o órgão, a reestruturação não ampliou significativamente a despesa em proporção do PIB (Produto Interno Bruto).
“Mesmo com o pequeno aumento no total de servidores entre 2023 e 2024, os reajustes negociados em 2024 –que somados aos acordos anteriores, garantem recomposição salarial para 100% dos servidores ativos, aposentados e pensionistas da União–, a despesa com pessoal seguirá estável como proporção do PIB, reforçando o compromisso com a responsabilidade fiscal e com os limites do arcabouço fiscal e representando menos de 2,6% em 2026”, disse.
“O objetivo final de qualquer reforma deve ser desenvolver a capacidade de o Estado entregar mais e melhores políticas e serviços públicos para a população e o setor produtivo, e não necessariamente reduzi-lo. O que faz um Estado eficiente, entre outros aspectos, e ter servidores bem-preparados e comprometidos com as políticas públicas”, disse o Ministério da Gestão.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem dito a ministros e auxiliares que pretende realizar uma reforma ministerial de forma fatiada.
A primeira etapa terá foco nos gabinetes do Palácio do Planalto, e deve ser concluída até o Carnaval, no começo de março.
Lula já fez mudanças no seu entorno, como a substituindo de Paulo Pimenta por Sidônio Palmeira na Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom).
Além da mudança feita na Secom a troca do ministro Márcio Macêdo pela deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) na Secretaria-Geral do Planalto também é dada como certa.
Já a Secretaria de Relações Institucionais, pasta responsável pela articulação política do Executivo com o Congresso Nacional, é reivindicada por partidos do Centrão.
Se Lula quiser levar o pleito do Centrão adiante, deve deslocar o atual ministro Alexandre Padilha para a Saúde, no lugar de Nísia Trindade.
O presidente tem cobrado de Nísia a ampliação da oferta de especialidades médicas para resolver o problema das filas de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). O modelo que Lula gostaria de ver implantado passaria pela utilização da rede privada para atender à demanda do setor público. A ideia, no entanto, não avançou.
Alexandre Padilha não é o único nome cogitado por Lula no Ministério da Saúde. O presidente está entre Padilha e o ex-ministro Arthur Chioro.
Segunda etapa vai mirar pastas ocupadas pelo PT
A segunda etapa da reforma ministerial pensada por Lula será feita nos ministérios atualmente ocupados por políticos do PT. Estão na mira:
o Ministério das Mulheres;
o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; e
o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
A expectativa é que a pasta do Desenvolvimento Social, atualmente chefiada por Wellington Dias, possa ser liberada para o Centrão, caso a Secretaria de Relações Institucionais permaneça com um nome do PT.
Além disso, o deputado José Guimarães (PT-CE) está cotado para a vaga na Secretaria de Relações Institucionais, em uma articulação para levar o ex-prefeito de Araraquara Edinho Silva para a presidência do PT. Outra possibilidade ventilada é de Jaques Wagner (PT-BA) assumir a pasta, abrindo uma vaga na liderança do Senado.
Arthur Lira pode ficar com Agricultura
Na terceira fase da reforma, Lula mexeria em pastas ocupadas por partidos aliados, como o Ministério da Pesca, de André de Paula (PSD); Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, de Geraldo Alckmin (PSB); e o da Agricultura e Pecuária, hoje chefiado por Carlos Fávaro (PSD).
A pasta de Agricultura é uma das desejadas pelo Centrão. Arthur Lira (PP-AL) está cotado para a função, mas Lula só pretende mexer nessas pastas se os partidos concordarem com as mudanças.
Padilha e assessores próximos de Lula defendem a realização da reforma o quanto antes e avaliam que o “timing ideal” é antes do Carnaval.
Mas alguns cargos são considerados “imexíveis” na visão de Lula e aliados. Um deles é o de Rui Costa, atual ministro da Casa Civil. O outro, o de Alexandre Silveira, que está à frente do Ministério de Minas e Energia. Os dois políticos, inclusive, são muito próximos um do outro.
A prefeitura do Natal entregou nesta sexta-feira (07), a nova iluminação no entorno do Ginásio Nélio Dias, localizado na Zona Norte da capital potiguar.
Na ocasião, o prefeito Paulinho Freire destacou que, no primeiro mês da gestão, já foram instaladas quase 8 mil luminárias de LED em Natal, em mais de mil ruas, sendo a maior parte delas na Zona Norte.
Paulinho Freire também ressaltou novos projetos para a região. “Nesse ano de 2025, iremos realizar o carnaval do polo Zona Norte nesta área do Nélio Dias. Nos próximos dias iremos divulgar mais detalhes dessa programação”, afirmou.
O secretário Municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves, pontuou que a iluminação em LED no estacionamento do ginásio era uma reivindicação dos moradores e foi atendida pela Prefeitura. “Com esta entrega, devolvemos à população uma área de lazer com mais segurança e qualidade para a prática de exercícios e eventos de forma geral. Apesar de apenas 40 dias de gestão, nós estamos com resultados positivos e tem muita coisa boa por vir”, destacou.
O atleta Jair Wilson Vieira da Silva comemorou: “Eu me exercito, treino e trabalho aqui no entorno do ginásio e com essa ação de hoje vai melhorar muito a nossa vida, principalmente no tocante à segurança, pois antigamente era muito escuro e com as novas luzes vai facilitar o nosso campo de visão e utilização melhor do espaço. Estou muito feliz com essa nova conquista para nós moradores da Zona Norte”, relatou.
Para o secretário Municipal de Esporte e Lazer (SEL), Hermes Câmara, ter espaços adequados para práticas esportivas pode impactar positivamente o cotidiano dos moradores da localidade, em saúde e qualidadede vida. “Em breve, a nossa secretaria irá lançar novos projetos para serem implantados no ginásio. O Nélio Dias é maravilhoso, vamos trazer para ele projetos de escolinhas de futebol, grandes eventos de esportes, dança e muito mais”, afirmou.
Também estiveram presentes no evento a vice-prefeita Joanna Guerra, os vereadores Pedro Henrique, Preto Aquino, Matheus Faustino, Anne Lagartixa e Leo Souza.
A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult-Funcarte), anuncia a abertura das inscrições para os editais de apoio financeiro e participação no Carnaval de Natal 2025. As seleções públicas visam fomentar e valorizar as manifestações culturais tradicionais da festa, garantindo recursos para tribos indígenas, escolas de samba, orquestras de frevo, além da escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval.
Confira os editais disponíveis:
1. Seleção Pública Mestre Raimundo Brasil nº 2/2025 – Destinada ao apoio financeiro das Tribos Indígenas do Carnaval em Natal 2025, incentivando a manutenção dessa importante tradição cultural. Inscrição aberta de 07/02/25 a 16/02/25, às 23:59.
2. Seleção Pública Mestre Lucarino nº 3/2025 – Prevê apoio financeiro e premiação para as Escolas de Samba do Carnaval de Natal 2025, promovendo o desfile e a competitividade entre as agremiações. Inscrição aberta de 07/02/25 a 16/02/25, às 23:59.
3. Seleção Pública Maestro Neemias Lopes nº 5/2025 – Disponibiliza apoio financeiro para orquestras de frevo que irão compor a programação do Carnaval, garantindo a animação dos blocos e eventos carnavalescos. Inscrição aberta de 07/02/25 a 16/02/25, às 23:59.
4. Edital nº 1/2025 – Reinado de Momo para o Carnaval 2025 – Regulamenta a escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval, personagens icônicos que comandam a folia durante a festa. Inscrição aberta de 07/02/25 a 12/02/25, às 23:59.
5. Inscrição de Blocos Carnavalescos para Recebimento de Orquestras de Frevo – Voltado para os blocos carnavalescos interessados em receber orquestras de frevo durante os festejos. Inscrição aberta de 07/02/25 a 17/02/25, às 23:59.
Os interessados devem ficar atentos aos prazos e aos documentos necessários para a participação. Para mais informações e acesso aos editais completos, os interessados podem consultar o site https://mapacultural.natal.rn.gov.br/oportunidades/ ou entrar em contato com a Secult-Funcarte.
A secretária municipal de Cultura, Iracy Azevedo, destacou a importância da iniciativa: “Nosso objetivo é fortalecer a tradição do Carnaval de Natal, garantindo que todas as manifestações culturais tenham o devido reconhecimento e apoio. Contamos com a participação dos artistas e das agremiações para tornar essa festa ainda mais grandiosa”, concluiu.
Na noite desta sexta-feira (7), cinco homens armados realizaram um assalto a um ônibus em Nísia Floresta. O veículo transportava passageiros que iam para um retiro religioso quando foi interceptado pelos criminosos.
De acordo com relatos, os assaltantes utilizaram um burro para bloquear a pista e forçar a parada do ônibus. Assim que o motorista reduziu a velocidade, um dos criminosos se aproximou da porta e bateu violentamente, ameaçando atirar caso ele não abrisse o veículo.
Ao invadir o ônibus, os criminosos roubaram celulares, bolsas e outros pertences dos passageiros. Durante a ação, o motorista foi empurrado ao chão e ameaçado pelos assaltantes, que agiram de forma agressiva. Os suspeitos fugiram logo após a ação.
Segundo testemunhas, os assaltantes afirmaram pertencer a uma organização criminosa, mas essa informação ainda não foi confirmada oficialmente pelas autoridades.
A polícia foi acionada e compareceu ao local para apurar o ocorrido e iniciar as buscas pelos suspeitos. Até o momento, não há informações sobre prisões ou recuperação dos bens roubados.
O caso está sendo investigado pelas autoridades locais.
O Boletim da Balneabilidade das praias do Rio Grande do Norte n.º 06 de 2025, emitido nesta sexta-feira (7), informa que 41 praias encontram-se próprias para banho. Ao todo, dos 51 trechos analisados estão 10 trechos encontram-se impróprios.
Os pontos identificados como impróprios são:
Sibaúma (Restaurante Sabores do Mar), em Tibau do Sul;
Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta;
Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium) e Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim;
Ponta Negra (Morro do Careca e Rua M. S. Medeiros), Areia Preta (Escadaria de Mãe Luiza), Praia do Meio(Quiosque 13), Praia da Redinha(Rio Potengi) em Natal;
Touros (Av. Bom Jesus), em Touros e
Maracajaú (Mercado Público), em Maxaguaguape.
Para o período do verão, o Programa de Balneabilidade amplia o rol de áreas analisadas, com o objetivo de dar mais segurança aos banhistas e turistas que visitam nosso litoral, informando as condições das praias monitoradas. Ao longo do ano, são 33 pontos de coleta, mas, no veraneio são coletadas e classificadas 51 amostras de água em pontos distribuídos em toda a faixa costeira potiguar, que compreende de Baía Formosa a Tibau.
A base dos dados analisa a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas. A classificação tem por base as normas estabelecidas na Resolução n.º 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.
O estudo é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN), e faz parte do Programa Água Azul.
As informações dos Boletins da Balneabilidade são divulgadas, semanalmente, no site institucional do Idema (idema.rn.gov.br) e no aplicativo nacional Praia Limpa.
PRONTO, DEPOIS DESSA VAMOS CRIAR A "TAXA DE SALVAMENTO".
Mané, vc já sentiu pelos comentários que é literalmente um MANÉ. Fique recolhido espectro de homem, pois quem não tem moral é isso mesmo, um espectro. Vc faz vergonha a quem lhe cerca.
Quando a polícia acerta, recebe os parabéns.
Quando falha, aí a culpa é da governadora.
Quando a segurança melhora, é graças ao Bozo.
Mas, se piorar, foi por causa da governadora.
Mais um aprendiz do jumento rei.
Parabéns a nossa PM. Falta mostrar os nomes e os focinhos dos bandidos. Gente dessa qualidade deve ter fotos expostas em tudo quanto é veículo de comunicação, em espaços públicos, etc.
Concordo plenamente…..
Teriam receio de andar por aí à vontade….
Parabéns a PM
Parabéns ao governo do RN q está tentando refazer o estado arrasado por Robson e Rosalba.
Parabéns aos policiais e não a governo de ptralhas!
Vá se cura mané! Talvez consiga melhorar dessa sua cegueira.
Manera Mané, o governo do estado não gosta de Puliça kkkk
De parabéns a PM.
Parabéns pela atuação dos militares , e 2022, demiti-la sumariamente pelo VOTO, já basta de tantas TRAIÇÃO.