Revista Série B
Amigos blogueiros, 4 rodadas se passaram nesta Série B, o suficiente para fazermos uma análise desde início de campeonato. O primeiro ponto a ser destacado é o que escrevo aqui desde antes da competição, de que esta seria a edição mais disputada da Era dos Pontos Corridos na Série B. Olhando a classificação, isto fica comprovado. A diferença do líder (ABC, com 8 pontos) para o lanterna (Duque de Caxias, com 1 ponto) é de apenas 7 pontos, a menor desde 2006, ano em que entrou em vigor a fórmula de disputa atual (veja tabela abaixo).
A tabela acima também mostra que o ABC é o líder com menos pontos desde 2006. Outra curiosidade é o fato de que, pela primeira vez, os 3 primeiros colocados (ABC, Guarani e Sport) estão empatados com o mesmo número de pontos, separados apenas pelos critérios de desempate. Somente em 2007, após 4 rodadas, tivemos times empatados em pontos na liderança e, mesmo assim, eram apenas 2 (Vitória e Fortaleza, que tinham 9 pontos). Também vale destacar que este ano, pela primeira vez, o lanterna somou 1 ponto.
Os abcdistas também podem ficar empolgados com outro fato: todos os times que estavam liderando a Série B depois de 4 rodadas acabaram conquistando o acesso. Lógico que isto não garante nada, ainda mais numa competição tão disputada quanto esta, mas é um dado interessante.
Outro dado que mostra o equilíbrio desta Série B é o fato de que nunca uma diferença tão pequena separou tantos times. Apenas 3 pontos separam o ABC do 14° colocado, o Náutico. Ou seja, uma derrota do ABC e uma vitória do Náutico nesta terça colocariam as 2 equipes empatadas em pontos. O campeonato que mais se aproximou disto foi o de 2007, quando 3 pontos separavam o líder, Vitória (9 pontos), do 13° colocado, o Ipatinga (6 pontos).
Desempenhos de mandantes e visitantes
A Ponte Preta tem o melhor desempenho como mandante até o momento, graças às suas 2 goleadas (5 x 0 no ASA e 4 x 1 no Icasa). Goiás, Sport e Vila Nova também venceram seus 2 jogos em casa, mas têm números inferiores. Já o Duque de Caxias é o único que ainda não pontuou em seus domínios (1 x 2 para o Criciúma e 2 x 3 para o Vitória).
Fora de casa, ninguém tem 100% de aproveitamento. Somente ABC, Guarani, São Caetano, Portuguesa e Sport conseguiram pontuar nas 2 vezes que foram visitantes. O time potiguar tem melhor desempenho, pois marcou mais gols. Já Barueri, Goiás, Icasa e ASA foram os únicos que ainda não pontuaram longe de casa. O time alagoano é o pior até o momento, com 9 gols sofridos e apenas 1 marcado.
BG, essa "B" está acirrada e vai continuar assim até o final. Creio que quando entrarmos em novembro – último mês da competição – e faltarem apenas 4 rodadas para o término, de seis a oito clubes estarão brigando pelo acesso, assim como, de seis a oito estarão brigando para não entrarem e ficarem na zona que degolará 4 desafortunados. Se o Mais Querido mantiver essa performance – dois pontos a cada três disputados – estará garantido na "A" de 2012 e lutará pelo título. Eu acredito!