Foto: Montagem/Reprodução/Twitter/Elisa Elsie
Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira(26), a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte estima que faltam mais de 20 mil vacinas para aplicação da segunda dose da CoronaVac, contra a Covid-19, no Rio Grande do Norte. Os maiores municípios do estado, Natal e Mossoró, suspenderam atendimento e há pessoas que já passaram do prazo de 28 dias para reforço da imunização. O governo pediu reforço de doses ao Ministério da Saúde.
A subsecretária de Planejamento e Gestão, Lyane Cortez, afirmou que os dados levam em considerações as informações cadastradas pelos municípios no sistema RN + Vacina, mas ainda podem estar defasados, por subnotificação. Ela afirmou que a secretaria deverá concluir um levantamento ao longo do dia para enviar um ofício ao Ministério da Saúde, e ainda disse que o estado não tem condições de retirar mais doses da reserva técnica, como foi feito na semana passada, para distribuir aos municípios.
Também presente na coletiva, a governadora Fátima Bezerra afirmou que entrou em contato com o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, na manhã desta segunda-feira (26) e pediu o envio de mais vacinas, de forma urgente, para atender aos municípios que estão sem doses para aplicação do reforço. O governo estadual atribui aos municípios a falta de vacina, por não terem seguido recomendação do plano nacional de imunização e armazenado as doses para segunda aplicação.
Com acréscimo do G1
Porque a tartaruga não libera as vacinas que estão estocadas? ela pensa que pode usar para os companheiros dela.
Se está faltando vacinas, porque ter estoques e povo sem se vacinar, não tem lógica, Fatão deixe de segurar as vacinas não seja genocida, e essa marmota ainda fala em comprar vacinas, embusteira.
Não teria equipe melhor do que a do governo do RN para atravessar essa crise ampliada pelo Governo Federal. Na vdd, bolsonaro está custanto à família brasileira, além de tudo mais 3mil mortos/dia só de covid 19.
Isso é uma irresponsável inepta, o negócio dela é comer marmita. A mesma não tem nenhuma aptidao de gestora, para completar, tem horror da área de saúde, que se complementa com o sua vontade de derrubar o Presidente, igual fizeram com a Anta. Ódio mata.
A reserva técnica é uma recomendação, não uma invenção. Qualquer pessoa com o mínimo de bom senso, sabia que a recomendação do ministério da saúde de usar as reservas para segunda dose daria no que deu. Falta para a segunda vacinação, colocando em risco o processo de imunização de muitas pessoas. Fizeram isso para elevar o número de pessoas vacinadas, numa jogada irresponsável e politiqueira.
A sub-secretaria ou coordenadora da Sesap no seu pronunciamento: disse que essa reserva técnica serve para uma emergência!!!! O que estar acontecendo com Natal e Mossoró é uma emergência ou o que é isso ???? Queria entender ??? Quando normalizar a vacinação, o que o governo ( Sesap) vai fazer com essa reserva técnica ?????? Vacinar gato e cachorro????
vão atrás que essa história ta mal contada , pra Fátima cadeado quanto pior melhor, se eu ganhasse 10 centavos por cada vez que ela fala ” governo federal ” eu estaria rico , vá trabalhar governadora que é o melhor que a senhora faz.
O Ministério da Saúde já orientou os estados a não estocar vacinas. Não tentem boicotar o trabalho do governo federal prejudicando o povo.
Governo Cidadão de onde?
Reserva técnica é o que importa, vidas não, né senhora Governadora Fátima Cadeado.
Papinho mas chulo esse de estoque de reserva técnica.
Essa Governadora não merece credibilidade nenhuma.
Isso mente que nem sente.
Quem merece credibilidade é tu que passa o dia nesse site comentando “arizia”.
Entre ela e vc, ela e Bolsonaro, em quem eu confiaria?
Lembram da orientação do MS de aplicar todas as doses recebidas sem reserva para segunda dose ? Pois bem… Agora está fazendo falta!
Desorganização total!
EXATAMENTE.