Na manhã desta sexta-feira (21), o clima era de satisfação no setor de Recursos Humanos da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap). Dezenas de profissionais de Saúde, aprovados no concurso público de 2010 e convocados pelo Governo do Estado, na última quarta feira (19), para trabalhar em várias unidades na Rede Estadual de Saúde, começaram a comparecer à Secretaria para apresentar a documentação exigida a fim assinar o termo de posse. Até o meio dia de hoje, dos 168 profissionais convocados, 25 já haviam se apresentado.
Para o farmacêutico-bioquímico, Gustavo Henrique de Medeiros (29), convocado para compor a equipe do Hemocentro, o momento é de alegria e comemoração. “Fiquei muito feliz com esta convocação. Neste período em que estive aguardando a nomeação fiz mestrado e doutorado e me especializei em biologia molecular. Agora chego até mais preparado para poder contribuir com o Estado junto ao setor de Antígeno Leucócito Humano (HLA) do Hemonorte, responsável em determinar a compatibilidade entre pessoas doadoras de órgãos e futuros transplantados”, destacou.
O secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, pede que os convocados do concurso público de 2010 agilizem a apresentação de seus documentos na instituição, para assinatura do termo de posse. “A coordenadoria de Recursos Humanos (CRH) da Secretaria está mantendo contato telefônico com os recentes nomeados para que, desta forma, eles sejam efetivados mais rapidamente. Com a complementação destes profissionais teremos uma prestação dos serviços de Saúde com mais qualidade e resolutividade. Para isso é essencial a celeridade dos convocados nesse processo.
O Diário Oficial do Estado (D.O.E), do dia 19 deste mês, publicou a nomeação em caráter efetivo, de 168 candidatos classificados em concurso público – Edital nº 001/2010-SEARH/SESAP, do Quadro Geral de Pessoal do Estado para a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Os convocados serão distribuídos respeitando o interesse coletivo tendo como referência os novos perfis de cada unidade, estabelecido pela Coordenadoria de Hospitais e Unidades de Referência (Cohur) da Secretaria. Os profissionais tem um prazo de 30 dias para tomar posse e mais 30 dias para entrar em exercício
Ao todo foram convocados 81 médicos (50 clínicos gerais, 20 gineco-obstetras, 6 pediatras, 2 nefrologistas e 3 tomograsfistas), 12 farmacêuticos- bioquímico, 19 enfermeiros e 56 técnicos de enfermagem.
Desde 2012, convocou 1.185 servidores, para trabalharem na Rede Estadual de Saúde, sendo 196 novos servidores somente neste ano. Os novos profissionais convocados possibilitarão a abertura de novos leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) no estado do RN. O acréscimo já realizado representa um aumento de 7,9% do funcionalismo público somente na pasta da Saúde.
Os profissionais convocados devem se apresentar na Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), situada no 9° andar do edifício sede da Sesap, na Av. Marechal Deodoro da Fonseca, 730 – Centro, Natal, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. A relação de exames e documentos necessários se encontra disponível no site da Sesap: www.saude.rn.gov.br, clicando na Aba “Serviços” e depois em “Concursos”. Os telefones para entrar em contato com a Coordenação de Recursos Humanos são: (84) 3232-2679 ou (84) 3232-2666.
Por interino
Infelizmente não existe um plano que contemple esse tipo de valorização profissional, pois a questão não é apenas salarial. A população quem se beneficia com um profissional mais especializado e que pesquisa e produz um serviço mais eficiente.
Pena que o estado não reconhece o valor do mestrado e doutorado. O profissional Vai exercer um serviço especializado e NÃO vai recebe Nenhum incentivo por isso.
O Setor de RH da Sesap ja estuda a possibilidade de efetivar estimulos para quem possui estas especializacoes. Sera encaminhado para ALRN para votacao.