Política

Severino e Kleber Rodrigues participam da maior carreata da campanha em São José de Mipibu

Foto: Divulgação

São José de Mipibu parou neste domingo para assistir a Carreata da Mudança, liderada pelos candidatos Severino Rodrigues (MDB)e José Lúcio. O deputado estadual Kleber Rodrigues acompanhou o percurso. A mobilização foi encerrada com grande comício.

A carreata tinha como destino o distrito de Laranjeira do Abdias, zona rural do município. Por onde passou despertou acenos e gestos de carinho, reafirmando o apoio popular em sua campanha. A comitiva passou ainda pelas localidades de Ribeiro e Manibu. Foram mais de três horas de mobilização, com centenas de veículos, motos e pedestres entusiasmados que acompanharam Severino em um clima de união e esperança.

A movimentação foi marcada pela forte presença popular, demonstrando que a campanha de Severino Rodrigues tem ganhado força nas áreas rurais. Pelas estradas e ruas percorridas, o candidato foi calorosamente recebido pelos moradores, que acenavam e manifestavam apoio ao seu projeto para o futuro de São José de Mipibu.

Severino destacou a importância da presença nas comunidades e reafirmou seu compromisso em melhorar a infraestrutura e os serviços públicos dessas regiões. “Nossa campanha tem como prioridade ouvir as necessidades de todas as áreas da nossa cidade, e Laranjeiras, Ribeiro e Manibu são exemplos de comunidades que precisam de mais atenção. Estamos juntos para mudar essa realidade”, declarou o candidato.

O sucesso da carreata reforça a união entre os mipibuenses e Severino Rodrigues, que segue firme na disputa, contando com o apoio massivo tanto na zona urbana quanto nas áreas rurais do município.

O deputado Kleber Rodrigues aproveitou a carreata para reafirmar o compromisso do governo em restaurar a RN que liga as comunidades ao centro da cidade e a cidade de Brejinho. Um serviço que vai começar a ser feito. “ É com grande alegria que trago essa boa notícia. Vocês moradores de Laranjeiras merecem uma qualidade de vida melhor, com infraestrutura e progresso”, finalizou Kleber .

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Maduro nega chantagem e diz que González “pediu clemência” antes de sair da Venezuela

Foto: Reprodução/ Instagram

O presidente da Venezuela Nicolás Maduro negou, nesta quinta-feira (19), que o opositor Edmundo González tenha sido coagido e disse que o ex-candidato pediu a ele “clemência” antes de sair da Venezuela.

González, que tinha um mandado de prisão contra ele emitido pelo Ministério Público do país, acabou obtendo salvo-conduto para se asilar na Espanha e deixou a Venezuela no começo de setembro.

“Me dá vergonha alheia que o senhor González Urrutia, que pediu clemência para mim, não tenha palavra com o que desempenhou e alegre sua própria inaptidão e sua própria covardia para tentar salvar sabe-se lá o quê, porque ele já perdeu sua moral para sempre”, criticou Maduro em discurso.

Nos últimos dias, tanto o governo venezuelano como González confirmaram que o opositor assinou uma carta na qual acata a sentença judicial que ratifica a vitória de Maduro nas eleições presidenciais de 28 de julho.

O ex-candidato apoiado por María Corina Machado, no entanto, diz ter assinado a carta sob coação, versão que o chavismo nega.

A carta foi assinada na residência do embaixador espanhol em Caracas – onde o opositor estava asilado – em uma reunião entre González, o presidente do Legislativo, Jorge Rodríguez, e da vice-Presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez.

Em entrevista à Reuters nesta sexta (20), o ex-candidato disse que buscou refúgio após ser avisado que as forças de segurança do governo do presidente Nicolás Maduro estavam indo atrás dele, e que poderia ter sido preso e possivelmente torturado se tivesse permanecido na Venezuela.

Em vídeo, após a revelação da existência da carta, González afirmou que o documento foi assinado durante “horas muito tensas de coação, chantagem e pressões”. “Ou eu assinava, ou me ateria às consequências”, expressou, sobre o que teriam dito para ele.

Para a CNN, o advogado do opositor, José Vicente Haro, disse que não sabia da existência do documento assinado por seu cliente, já que González teria sido “advertido de que seriam documentos classificados, considerados confidenciais, inclusive segredo de Estado”.

O chavismo, por sua vez, nega a coação e afirma que foi González quem procurou integrantes do governo para pedir o salvo-conduto para sair da Venezuela.

Em coletiva nesta quinta, Jorge Rodríguez divulgou áudios que afirma serem da reunião na residência do embaixador espanhol e que denotariam um ambiente cordial e o desejo do próprio opositor de sair do país.

“Ninguém pode alegar sua própria inaptidão em defesa própria. González Urrutia, ninguém pode alegar sua própria covardia e sua própria traição aos seus seguidores em defesa própria”, exclamou Maduro, em pronunciamento ao lado de Delcy Rodríguez.

O presidente venezuelano ainda disse ser ele quem foi perseguido, e garantiu que não se acovardou. “Eu poderia dizer, ai, estou assustado, os gringos falaram mal de mim. Ai, o Parlamento Europeu não me reconhece”, ironizou, sobre os questionamentos internacionais à sua eleição.

Fonte: CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Polícia Federal já prendeu 31 candidatos com mandados de prisão em aberto

GettyImages

A Polícia Federal (PF) informou que já prendeu 31 candidatos nas eleições municipais de 2024 até esta sexta-feira (20/9). Todos tinham mandado de prisão em aberto.

Pelo Código Eleitoral, a 15 dias das eleições municipais, a partir deste sábado (21/9), nenhum candidato poderá ser preso por mandados em aberto. A exceção é apenas para casos de flagrante delito.

Um levantamento do g1, divulgado na semana passada, mostrou que 61 candidatos possuem mandados de prisão em aberto. Entre os casos, há três por homicídio e dois por estupro de vulnerável.

A legislação não proíbe candidatos com mandados de prisão a concorrer a cargos eletivos. A Lei da Ficha Limpa estabelece apenas que pessoas condenadas na Justiça não acessem cargos na administração pública.

Metrópoles revelou, por exemplo, que Djalma Candido Vieira (DC-GO), candidato a vice-prefeito de Santa Rita do Novo Destino, no estado de Goiás, tinha mandado de prisão em aberto por estupro de vulnerável. Ele foi preso na segunda-feira (16/9).

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para 6 de outubro. Onde for necessário, o segundo turno deve ocorrer no dia 27 do mesmo mês.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Suspeitos de incêndio criminoso no Pantanal são alvo de operação da PF

Fonte: Agência Brasil

Suspeitos de incêndio criminoso no Pantanal, que causou prejuízo de R$ 220 milhões, são alvo da Operação Prometeu, deflagrada pela Polícia Federal (PF), nesta sexta-feira (20).

Segundo as investigações, neste ano, mais de 6,4 mil hectares foram queimados para a criação de gado na região de Corumbá, em Mato Grosso do Sul.

Os agentes cumprem sete mandados de busca e apreensão no estado.

Os suspeitos devem responder pelos crimes de provocar incêndio em mata ou floresta, desmatar e explorar economicamente área de domínio público, falsidade ideológica, grilagem de terras e associação criminosa.

De acordo com a PF, a área queimada tem sido repetidamente foco desse tipo de crime ambiental e também de grilagem, inclusive, com a realização de fraudes junto a órgãos governamentais.

Segundo a Polícia Federal, “a ocupação irregular da área vem sendo utilizada para exploração econômica por meio da pecuária”. As buscas apontam a existência de pelo menos 2,1 mil cabeças de gado na área pertencente à União, mas a estimativa é de criação de mais de 7,2 mil animais no período investigado.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informe Publicitário

Agência de propaganda do RN, Execom, passa a atender Arena Grêmio no Rio Grande do Sul

A Execom que orgulhosamente ja atendia a Casa de Apostas Arena das Dunas, agora atende também a Arena Grêmio, ambas do grupo Metha. Unindo grandes arenas de um grande grupo!

Nosso compromisso com a excelência nos leva de norte a sul do Brasil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeita de Maxaranguape Explorou Eleitores Vulneráveis com Promessas em Troca de Votos, Acusa Investigação Eleitoral

Foto: Reprodução Blog do Dina

A atual prefeita de Maxaranguape, Maria Erenir Freitas de Lima, conhecida como Professora Nira, e o candidato a vice-prefeito, Evânio Pedro do Nascimento, estão sendo investigados por suspeita de abuso de poder econômico e político nas eleições municipais de 2024. A denúncia, que é parte de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), afirma que ambos usaram recursos para influenciar eleitores em comunidades vulneráveis, oferecendo benefícios em troca de votos.

Perfuração de Poço e Entrega de Caixa d’Água

A AIJE foi apresentada pela Coligação O Povo Livre de Maxaranguape, opositores da prefeita, e aponta que, durante o período pré-eleitoral, a prefeita teria visitado o assentamento Tatiana Lindolfo e, logo após, ordenado a perfuração de um poço artesiano e a instalação de uma caixa d’água na comunidade Terra Nova, uma área carente do município.

Essas ações, segundo a denúncia, não faziam parte de uma política pública contínua, mas teriam sido usadas como instrumentos para captar votos. A coligação adversária alega que a prefeita explorou as necessidades básicas da comunidade como moeda de troca, oferecendo melhorias pontuais em troca de apoio eleitoral.

Provas Apresentadas

A AIJE conta com várias evidências, incluindo áudios e vídeos divulgados nas redes sociais. Esses materiais, de acordo com a acusação, mostram a prefeita vinculando diretamente os benefícios entregues à comunidade ao apoio político que ela e seu grupo receberam.

Fonte: Blog do Dina

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Relatório da Codevasf Amplia Suspeitas de Crimes em Obras de São Miguel do Gostoso

Novas revelações sobre a obra de pavimentação em São Miguel do Gostoso, no litoral do Rio Grande do Norte, trazem mais complexidade a um caso que já estava cercado de polêmicas. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que destinou parte dos recursos para a obra, apresentou um relatório técnico detalhado, acompanhado de imagens, comprovando que a areia empregada pelo órgão utilizada no projeto é diferente da areia das dunas.

Codevasf em Defesa Própria

O relatório técnico da Codevasf, obtido pelo Blog do Dina, afirma que a areia usada na obra de pavimentação da estrada que liga o centro de São Miguel do Gostoso ao distrito de Reduto é de origem legal. A companhia apresentou imagens que mostram que a areia tem coloração, textura e granulometria diferentes da areia retirada de dunas protegidas. O material usado na obra, segundo a Codevasf, foi extraído de uma jazida licenciada localizada no município de João Câmara, seguindo todas as normativas ambientais.

 

Foto: Reprodução Blog do Dina

A iniciativa de produzir esse laudo parece ter um duplo objetivo: comprovar a legalidade do material utilizado e proteger a própria Codevasf de ser associada a um escândalo de crime ambiental e desvio de recursos públicos.

A Acusação do IDEMA e o Vídeo Comprometedor

A denúncia original surgiu após o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) identificar que a areia da obra havia sido retirada de uma duna, o que caracterizaria crime ambiental. O IDEMA apontou que, além de o material ter sido extraído ilegalmente, a área onde isso aconteceu é de proteção permanente, tornando o caso ainda mais grave.

A situação se complicou ainda mais com a divulgação de um vídeo, já publicado pelo Blog do Dina, que mostra um caminhão da obra retirando areia de uma duna e enchendo a caçamba. As imagens, que circularam amplamente, causaram comoção pública e trouxeram dúvidas sobre a real procedência do material utilizado. Apesar da defesa da Codevasf, esse vídeo fortalece as suspeitas de irregularidades, já que o flagrante contradiz a narrativa oficial.

Contradições: Relatório da Codevasf e Realidade no Terreno

Enquanto o relatório técnico da Codevasf tenta blindar a companhia e a obra das acusações, as imagens capturadas no vídeo e as constatações do IDEMA lançam uma sombra de dúvida sobre a versão oficial. Apesar da defesa de que a areia foi adquirida de uma jazida licenciada, a cena do caminhão retirando areia da duna segue sem explicação convincente.

Essas contradições reforçam as suspeitas sobre o caso, fazendo com que as alegações de legalidade pareçam, no mínimo, duvidosas. Além disso, o fato de a Codevasf ter sido rápida em produzir um laudo técnico para contestar as acusações alimenta ainda mais as dúvidas sobre a real lisura do processo.

Um Caso Cercado de Suspeitas

Com a nova documentação em mãos e as diferentes versões sobre o ocorrido, o caso de São Miguel do Gostoso está longe de ser resolvido. O Ministério Público acompanha o caso de perto e pode iniciar uma nova fase de investigações.

Fonte: Blog do Dina

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Prazo para X entregar representante legal ao STF acaba 21h dessa sexta-feira

Foto: Reprodução

O prazo determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para a defesa da rede social X indicar o representante legal da plataforma no país termina às 21h desta sexta-feira (20/9). A hora começa a contar a partir do momento em que as partes foram intimadas, nesta quarta-feira, em decisão do ministro Alexandre de Moraes.

A empresa de Elon Musk indicou dois advogados como representantes processuais da plataforma no Brasil, mas o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) ressaltou que eles só poderiam ser reconhecidos se a empresa estiver formalmente no Brasil. Caso contrário, não há como os defensores serem representantes.

Ainda na quarta-feira, um dos advogados conversou com o Metrópoles e informou que a indicação ocorreria “em breve”, porém, não informou o horário em que a exigência será cumprida. Moraes deu 24 horas para os advogados comprovarem a regularidade e a validade da representação legal da empresa X Brasil Internet LTDA.

Se o X cumprir esse requisito, para voltar ao Brasil ainda terá que apresentar documentos de registro na Junta Comercial e pagar nova multa de R$ 5 milhões, imposta pelo “drible” aplicado no bloqueio efetuado no Brasil com o uso de Cloudflare. A empresa pode também recorrer da multa de R$ 5 milhões.

Só depois de todo esse processo, os advogados serão constituídos, se cumpridos os requisitos. Como o X já bloqueou os perfis determinados pela Justiça, por cometerem algum tipo de irregularidade, e já pagou, junto com a Starlink, também de Elon Musk, a primeira multa de R$ 18,3 milhões devido aos descumprimento de decisões judiciais, dois dos quesitos já foram cumpridos para o retorno da plataforma ao Brasil. Mas ainda falta um caminho a ser percorrido.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natal decreta situação de emergência em Ponta Negra por avanço da maré

Foto: Cedida

Em virtude do agravamento dos estragos provocados pelo avanço do mar no litoral da cidade, em especial no processo de erosão do Morro do Careca, como ficou demonstrado em relatório produzido pela Defesa Civil municipal, bem como também frear o avanço do mar sobre as estruturas urbanas e em toda a orla de Ponta Negra, até que o projeto da engorda seja finalizado, o prefeito de Natal, Álvaro Dias, decretou nesta sexta-feira (20) o estado de emergência. O objetivo é garantir medidas que visam a proteção das pessoas que ainda se arriscam frequentando a área próxima ao Morro do Careca, mesmo com a interdição do local, e a patrimônio paisagístico da cidade que é a praia de Ponta Negra com sua enseada e o Morro do Careca ao fundo, maior cartão postal da cidade.

A decisão pelo decreto de Emergência também foi embasada em reunião do Comitê de Crise criado pela Prefeitura para enfrentamento de desastres naturais, depois que alguns hoteleiros procuraram o município pedindo medidas urgentes em função dos estragos que o avanço do mar com marés altas chegando ao coeficiente de 2.9 causaram em algumas estruturas de contenção.

“Estamos diante de uma grave ameaça de colapso do Morro do Careca. Não vamos permitir que aconteça, pois isso poderá acarretar prejuízos incalculáveis para toda a cidade e até coloca em risco a vida das pessoas, como aponta o relatório da Defesa Civil. Reuni o gabinete de crise da Prefeitura, decidimos pela decretação do Estado de Emergência e o próximo passo é definir o planejamento das ações, incluindo o perímetro da área que será interditada, qual o tipo de barreira iremos utilizar, assim como analisar o prejuízo para os equipamentos turísticos e a população da região, a fim de que a gestão municipal ofereça o suporte necessário”, detalhou Álvaro Dias.

Durante a reunião, a Defesa Civil do Municipal apresentou um relatório em que revela um quadro preocupante a respeito da atual situação do Morro do Careca. O estudo constatou que o processo erosivo pelo qual passa a área avançou de forma significativa em um curto período de tempo com a formação de voçorocas (desgastes provocados pela erosão), ampliando o desgaste do terreno, gerando o risco de desabamento em locais com circulação de pessoas e fazendo com que o local seja considerado de alta periculosidade.

Na análise, foi verificado o desabamento dos dissipadores de drenagens, recém-instalados pela Prefeitura em uma obra paralela à da engorda, e dos muros de contenção da maré na altura dos Hotéis Rifóles e El Aram. O Hotel Vila do Mar também sofreu com a invasão da água em seu terreno.

Segundo o secretário Tiago Mesquita, da Semurb, a solução definitiva para a região é o projeto de “engorda” da praia, mas o município reconhece a necessidade de adotar medidas urgentes para evitar um desastre maior, diante do agravamento da situação enquanto o aterramento hidráulico não for concluído.

“Estamos monitorando constantemente a região e a atual situação é bem preocupante. O prefeito Álvaro Dias sabe da importância de Ponta Negra para a cidade e, com certeza, não vai medir esforços para solucionar essa questão. Inclusive, já determinou que toda a equipe de secretários e técnicos do Município fiquem em alerta para agir no menor tempo possível”, disse a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Fernanda Jucá.

Foto: Magnus Nascimento/Secom

Em cumprimento ao art. 73 da Lei nº 9.504/97, o boletim informativo será enviado neste formato. Após as eleições municipais, voltaremos à lista de transmissão convencional

Opinião dos leitores

  1. E só quando resolverem a incompetência com a engorda de ponta negra começar pelo morro do careca. Se é que essa engorda vai sair um dia.

  2. Ponta Negra já acabou há muito tempo. Essa mesma prefeitura foi quem mais degradou aquela praia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Moraes rejeita recurso do X contra bloqueio de perfis de influenciador

Foto: Agência Brasil

ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (20) pela rejeição de recursos apresentados pelas rede sociais X e Discord contra a decisão que derrubou os perfis do influenciador digital Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark.

No ano passado, Moraes determinou aplicação multa de R$ 300 mil e suspendeu as redes sociais do influenciador, que é investigado pela suposta prática de espalhar “notícias fraudulentas” sobre as eleições de 2022. Ele também teve as contas bancárias bloqueadas pelo ministro.

No voto proferido no julgamento virtual que começou hoje, Moraes entendeu que as redes sociais não podem recorrer das medidas determinadas contra o influenciador por razões processuais.

“É incabível ao recorrente opor-se ao cumprimento do bloqueio dos canais, perfis, contas, nos termos da decisão proferida nestes autos, eis que se trata de direito de terceiro investigado, e por não comportar recorribilidade pela via eleita”, decidiu Moraes.

O julgamento virtual ocorre na Primeira Turma do Supremo e será encerrado na sexta-feira (27). Na sessão virtual, os ministros depositam os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial.

Os demais votos serão proferidos pelos ministros Cristiano Zanin, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Flávio Dino.

Fonte: Agência Brasil

Opinião dos leitores

  1. Esse ministro, o trabalho dele, será só esse daqui pra frente? Não tem nada pra ser julgado no Brasil?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Uso de jatinhos da FAB por Flávio Dino custou R$3,2 milhões em 8 meses

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O governo Lula (PT) gastou R$3,2 milhões apenas com os custos de operação dos jatinhos da Força Aérea Brasileira (FAB), regalia amada pelos poderosos em Brasília, para levar Flávio Dino pelo Brasil e até ao exterior.

O levantamento é do próprio governo federal, em resposta a requerimento apresentado pelo deputado federal Delegado Bilynskyj (PL-SP).

O levantamento é de janeiro a agosto de 2023 e inclui o período em que chefiava o Ministério da Justiça. Tomou posse no STF em fevereiro.

A conta inclui U$ 583.491 (R$3,2 milhões) de custos “logísticos” e outros R$51 mil em diárias da FAB aos tripulantes das aeronaves.

Dino levou 12 dias para desfrutar da regalia pela primeira vez. Foi para São Luiz, claro. Viajou outras 17 vezes para lá em jatinhos da FAB.

Com informações do Diário do Poder e portal Anna Ruth Dantas

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *