Educação

Sindicato critica Lula por se reunir com reitores, mas não receber professores

Ato na Câmara dos Deputados dos servidores técnico-administrativos de universidades federais por reajuste salarial – Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Entidade com mais de 70 mil professores filiados no país, o Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) criticou o presidente Lula (PT) por se reunir com reitores de universidades federais, mas não com os grevistas.

O presidente se encontra nesta segunda-feira (10) com os reitores de universidades federais, em reunião na qual deve anunciar aumento do orçamento de custeio das instituições e um reforço da verba para investimento em obra.

O gesto, porém, foi alvo de críticas de representantes do Andes. Na última quarta-feira (5), a primeira tesoureira do sindicato, Jennifer Webb, afirmou em audiência pública no Senado que não seriam Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) e Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) que encerrariam a greve.

“Infelizmente, vergonhosamente, o governo e o presidente Lula estão atendendo a Andifes e o Conif como convidados e sequer receberam as entidades representativas das categorias em greve”, criticou. “Não vão ser os reitores e reitoras que vão nos tirar dessa greve. O que vai encerrar essa greve é um processo de negociação justo que a gente reivindica e é somente a base que vai deliberar sobre isso.”

A próxima rodada de negociações dos professores com o Ministério da Gestão ocorre na próxima sexta-feira (14), no MEC (Ministério da Educação).

Presidente do Andes, Gustavo Seferian afirma que desde o começo do governo não houve qualquer sinalização de recomposição orçamentária e o aumento de investimentos nas universidades federais. “Caso tenhamos anúncio nesse sentido na segunda, por certo será resultante da greve”, disse.

Ele defendeu ainda que o indicativo de novas obras deve vir acompanhado pela garantia de direitos sociais. “Não pode estar condicionado a processos de privatização, com destinação de fundos públicos de forma massiva a empresas privadas, amparada em terceirização e precarização de trabalho”.

O Ministério da Gestão sinalizou que não é possível atender à reivindicação dos professores de ter aumento salarial de 3,69% neste ano, além dos 9% em janeiro de 2025 e de 5,16% em 2026. Os anúncios de investimentos seriam uma forma de atender a alguma das reivindicações dos grevistas.

Folhapress

Opinião dos leitores

  1. Lembrando, que entre vocês professores, tem um vereador que vai tentar convencê-los, que o governo de LULADRAO é maravilhoso, porém está sem dinheiro para dar os reajustes que vocês têm direito. Lembrando que dinheiro tem, o problema é ué boa parte dele está sendo usado para comprar, corromper e roubar mesmo, na cara de pau, como sempre esse cachaceiro faz. E o pilantra voltou com a mesma conversa, “tirou trinta milhões de crianças da rua e da pobreza” cachaceiro mentiroso e ladrão, só acreditam nele , seus comparsas.

  2. Que é isso professores universitários!!! Já estão se desviando hereges! Na próxima eleição ele vai dar um abraço em “todis”. Continuem firmes na seita enquanto viram chacota para resto do País! Depois, é só fazer uma “amostra cultural universitária” de “wokes” fazendo ciranda com o dedo no orifício uns dos outros que tudo dá certo.

  3. Esse LADRAO sempre fez isso , quanto presidente do sindicato dos metalúrgicos, esse RATO , se reunia antes com as montadoras, acertava o JABA ( bola) depois subia no carro de som , para dar a notícia que ganhou kkkkkk vai pagar no inferno, dessa justiça esse não escapa

  4. é possível ter doutorado e ser burro? está aí a prova… quem votou no L é muito burro mesmo, não tem outra explicação!

  5. Abram os olhos , pois LULADRAO vai tentar comprar a cooperação e apoio dos reitores, utilizando-se de suas mentiras e pilantragem, pois nisso ele “dotor”.

  6. Bem feito, isso é só o começo, o grosso ainda vai entrar, falta de aviso não foi, vocês tem que se lascar para ver se aprende

  7. Aqui para esse esperneio, só posso dizer uma coisa.
    Faz o L.
    Tudo isso aí é com amor.
    Pronto!
    Não tem mais o que dizer.
    Vou só lembrar que esse ano tem eleição pra prefeito e vereador no Brasil.
    Vcs vão se enganar com a candidata do PT, ou vão dar um basta nesses desonestos?
    Vcs professores aprendam, como é que vcs educadores, pai e mães de família, vão explicar pros seus filhos e netos que votaram num cara semi analfabeto e ex presidiário pra presidente da República do Brasil??
    Que educadores são vcs???
    Não bate!
    Essa conta não fecha.
    Não consigo entender essa lógica de vcs.
    Não tem cabimento.
    Ok?

  8. Esse pilantra foi bater na porta dos reitores, fazendo o mesmo que fez com o legislativo federal, quando perdeu na questão da desoneração e foi bater nas portas do STF, é um desqualificado que se mantém no poder com o voto dos analfabetos. Arregaça bando de petistas esfomeados, saiam gritando que ele é um genocida, mentiroso, leviano ou o defendam com as suas inteligências.

  9. EU ACHO É POUCOOOOO! ALGUÉM ESPERAVA ALGO MELHOR DE UM CONDENADO A 12 ANOS DE CADEIA? A ODEBRECHT É RÉ CONFESSA, NÃO TEM MÍNIMO, NÃO.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Velejador tcheco é resgatado de embarcação à deriva pela Marinha do Brasil a 1,1 mil km da costa do RN

Arquipélago de São Pedro e São Paulo | Foto: Reprodução/Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil (MB) resgatou o velejador tcheco, Vladimir Popov, de 56 anos, na tarde deste sábado (21), após receber um pedido de socorro. A embarcação estava à deriva, com sérias avarias, sem mastro e velas, e com dificuldades de manobra nas proximidades do Arquipélago de São Pedro e São Paulo, a cerca de 1,1 mil quilômetros da costa do Rio Grande do Norte.

Assim que o chamado de emergência foi captado, a Marinha acionou a estrutura do SALVAMAR Nordeste, que coordena operações de busca e salvamento na região. A embarcação “Marlin II”, que prestava apoio à Estação Científica no arquipélago, foi destacada para atender ao chamado.

O velejador, que havia partido de Cabo Verde há 41 dias com destino a João Pessoa (PB), foi resgatado pela tripulação da “Marlin II” e recebeu água e alimentos. Popov informou que sua embarcação sofreu danos no mastro e nas velas há 18 dias, o que dificultou a navegação. Embora o veleiro possuísse propulsão mecânica, o combustível estava quase esgotado.

Um médico da Marinha avaliou o estado de saúde de Vladimir Popov por meio de telemedicina, constatando que ele está bem, sem lesões ou necessidade de medicação. O veleiro “Naiara” permanece amarrado a uma boia no Arquipélago de São Pedro e São Paulo, sem registro de poluição hídrica.

A embarcação “Marlin II”, que resgatou o velejador, iniciará o retorno de sua expedição no dia 29 de setembro, com previsão de chegada a Natal em 2 de outubro, trazendo Vladimir Popov a bordo.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

PAPO DE FOGÃO: Aprenda fazer carne de sol; e uma torta de frigideira de camarão

COMO FAZER A CARNE DE SOL
Ingredientes:

1 manta de contrafilé ou coxão mole
200g de Sal

Modo de preparo:
Abra a manta da carne para ficar com uns 3cm de altura.
Passe o sal por toda a superfície da manta e deixe descansar por em uma vasilha por 1hora.
Após esse tempo pendure em um varal, onde leve bastante sol e deixe por 1 a 2 dias.
Após isso retire do varal e está no ponto de uso.

Tempo de preparo: Até 48h

DICA RÁPIDA

TORTA DE FRIGIDEIRA DE CAMARÃO

Ingredientes:
2 cebolas médias
1 tomate médio
1 pimentinha de cheiro
Pimentão nas três cores (vermelho/verde/ amarelo) – a gosto
300g de camarão fresco
300g de camarão seco
1 maço de cheiro-verde
2 batatas cozidas
1 cenoura picada cozida al dente
1 batata picada cozida al dente
2 colheres de sopa de ervilha
4 ovos
Sal e azeite a gosto
Salsinha e mini pimentões (opcional para decorar)

Modo de preparo:
Cozinhe as batatas, deixe esfriar após o cozimento e amasse.
Bata os ovos inteiros, na batedeira, com uma pitada de sal até ficar bem cremosa.
Em uma frigideira, coloque o azeite, a cebola, o tomate, 3 tipos de pimentão, a pimenta de cheiro e refogue por 2 minutos.
Em seguida, acrescente o camarão seco descascado e dessalgado, o camarão fresco e cozinhe por 3 minutos.
Acerte o sal e adicione o cheiro-verde.
Em uma vasilha misture a batata com o refogado até ficar bem misturado.
Acrescente metade da mistura de ovos, bem delicadamente até incorporar bem.
Aqueça bem uma frigideira, coloque o azeite.
Em seguida, adicione todo o recheio por cima e cubra com o restante dos ovos.
Abaixe o fogo para cozinhar lentamente (5 minutos de cada lado). Vire em um prato, cozinhe o outro lado, e decore com mini pimentões, salsa e camarões fritos com casca.

Tempo de preparo: 10 min
Tempo de cozimento: 15 min

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Hezbollah lança cerca de 150 mísseis contra Israel

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

O Exército de Israel informou que cerca de 150 mísseis foram lançados do Líbano em direção ao território israelense na manhã deste domingo, 22. Há registros de danos a residências e feridos.

Os foguetes do Hezbollah atingiram uma região mais ao sul — mas ainda no norte de Israel — do que os lançamentos anteriores. Segundo as Forças de Defesa de Israel (FDI), os mísseis foram disparados “em direção a áreas civis”.

As autoridades israelenses afirmaram que os bombeiros trabalham para apagar os incêndios causados pela queda dos foguetes.

O serviço de emergência Magen David Adom informou que quatro pessoas ficaram feridas por estilhaços durante a noite, incluindo três perto da cidade de Haifa, onde foram registrados danos em edifícios e carros incendiados.

Um adolescente morreu depois de bater seu veículo enquanto sirenes soavam nas primeiras horas da manhã.

Os militares disseram que alguns dos foguetes disparados em direção a Haifa foram interceptados, enquanto outros atingiram Kiryat Bialik, um subúrbio da cidade costeira.

Um foguete atingiu uma casa em Moreshet, na Baixa Galileia, causando danos significativos, mas sem feridos.

O Hezbollah afirmou que os lançamentos foram feitos em resposta ao ataque massivo atribuído a Israel com pagers e walkie-talkies no Líbano.

O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Número de viagens cresce 71,5% de 2021 a 2023, diz IBGE

Foto: Freepik

Dados do IBGE mostram que, de 2020 a 2021, anos marcados pela pandemia, o número de viagens realizadas por moradores de domicílios particulares permanentes no Brasil caiu de 13,6 milhões para 12,3 milhões. Já em 2023, esse total saltou para 21,1 milhões –aumento de 71,5%, incluindo as viagens nacionais e internacionais.

A proporção de domicílios em que pelo menos um morador declarou ter viajado no período de referência da pesquisa aumentou de 12,7%, em 2021, para 19,8% em 2023. Isso significa que, em 15,3 milhões de domicílios brasileiros, algum morador viajou nos 3 meses que antecederam a entrevista da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua.

No ano passado, 85,7% das viagens foram realizadas por finalidade pessoal e 14,3% por finalidade profissional. O lazer foi o principal motivo citado para a realização de viagens pessoais, representando 38,7% delas, seguido da visita ou evento de familiares e amigos (33,1%), do tratamento de saúde ou consulta médica (19,8%) e da categoria outro (8,4%), que inclui deslocamentos para compras pessoais, cursos e peregrinação religiosa.

Em relação a 2020 e 2021, houve aumento na participação dos motivos de lazer e do tratamento de saúde ou consulta médica. Por outro lado, das viagens realizadas por finalidade profissional, sendo que 82,4% eram para negócio ou trabalho e 11,6% para eventos e cursos para desenvolvimento profissional.

Dentre os tipos de lazer que motivaram as viagens, o maior destaque foi a busca de sol e praia, respondendo por 46,2% do total. Em seguida, aparecem as viagens em busca de natureza, ecoturismo e aventura (22,0%) e para cultura e gastronomia (21,5%). A categoria outro, que inclui atividades heterogêneas como as esportivas e os encontros de idosos, representou 10,2% do total.

Com informações de Pode 360 e IBGE

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA PERFIL/ RIACHUELO/ ADMINISTRAÇÃO: Governo Lula é aprovado por 67%

 

PESQUISA PERFIL/ RIACHUELO avaliou junto a população à administração federal. 

 

A gestão de Lula é aprovada por 67,7%, enquanto 19,2% reprovam e 13% não sabem.

 

A pesquisa foi realizada no dia 14 de setembro, com 400 entrevistas, margem de erro de 4,9%, confiabilidade 95% e registro no TSE: RN-05619/2024.

 

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA PERFIL/ RIACHUELO/ ADMINISTRAÇÃO: Governo Fátima é reprovado por 53,5%

 

PESQUISA PERFIL/ RIACHUELO avaliou junto a população à administração estadual. 

 

A gestão de Fátima Bezerra foi reprovada por 53,5%, enquanto 32,7% aprovam e 13,7% não sabe.

 

A pesquisa foi realizada no dia 14 de setembro, com 400 entrevistas, margem de erro de 4,9%, confiabilidade 95% e registro no TSE: RN-05619/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA PERFIL/RIACHUELO/ ADMINISTRAÇÃO: Gestão de Joca é aprovada por 72% da população

 

PESQUISA PERFIL/ RIACHUELO avaliou junto a população à administração municipal. 

 

A gestão de Joca é aprovada por 72,7%, enquanto 18,5% reprovam e 8,7% não sabem.

 

A pesquisa foi realizada no dia 14 de setembro, com 400 entrevistas, margem de erro de 4,9%, confiabilidade 95% e registro no TSE: RN-05619/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA PERFIL/ RIACHUELO/ REJEIÇÃO: Mara Cavalcanti é a mais rejeitada pela população

 

PESQUISA PERFIL/ RIACHUELO mediu o grau de rejeição dos pré-candidatos, Mara Cavalcanti é a mais rejeitada para 50,5%, enquanto 22,5% não rejeita nenhum, 21,7% Joca, 4% não sabe e 1,2% rejeita todos.

 

A pesquisa foi realizada no dia 14 de setembro, com 400 entrevistas, margem de erro de 4,9%, confiabilidade 95% e registro no TSE: RN-05619/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA PERFIL/ RIACHUELO/ EXPECTATIVA: 57% acreditam na vitória de Joca Basílio

 

PESQUISA PERFIL/ RIACHUELO mediu a expectativa de vitória com os entrevistados. 57% aposta na reeleição de Joca, 29,7% na vitória de Mara e 13,2% não respondeu.

 

A pesquisa foi realizada no dia 14 de setembro, com 400 entrevistas, margem de erro de 4,9%, confiabilidade 95% e registro no TSE: RN-05619/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA PERFIL/ RIACHUELO/ ESPONTÂNEA: Joca mantém vantagem com 60,2% contra 32% de Mara Cavalcanti

 

PESQUISA PERFIL/ RIACHUELO também mediu o cenário espontâneo. Joca Basilio manteve a ponta com 60,2%, contra 32% de Mara, 6,2% indecisos e 1,2% branco ou nulo.

 

A pesquisa foi realizada no dia 14 de setembro, com 400 entrevistas, margem de erro de 4,9%, confiabilidade 95% e registro no TSE: RN-05619/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *