Jornalismo

Sou Contra a liberação da Maconha

Por concordar com absolutamente tudo desse texto do Blog do Paulinho, público ele na íntegra e complemento com um comentário próprio:

Antes de iniciar minha analise sobre a “marcha da maconha” preciso deixar bem claro que sou absolutamente contra qualquer tipo de apologia às drogas e sou favorável a prisão perpétua para traficantes.

Bem, esclarecido isso, acredito que todo ser humano tenha direito de reivindicar seus direitos, e que a liberdade de expressão é garantia constitucional que deve ser preservada.

Assim como as leis do país devem ser cumpridas.

É proibido, pelo nosso código penal, consumir drogas e, principalmente, comercializá-las.

Os que consomem, na grande maioria gente de pouca renda, quase sempre traficam para manter o vício, mesmo que em pequenas quantidades.

Estes são tratados como dependente químicos, portanto, pela legislação, devem ser encaminhados para tratamento.

Já o traficante, pode ser preso por até 12 anos, embora poucos são aqueles que ficam mais de quatro anos atrás das grades.

Sou absolutamente contra a liberação da maconha e de qualquer outro tipo de droga.

Respeito a decisão daqueles que protestaram pela liberação, mas não concordo com nenhuma de suas exigências.

Embora a manifestação, em si, também estivesse agredindo uma decisão judicial.

Condeno o uso excessivo de força pela polícia, mas entendo que não seja fácil ser ofendido, atacado (e foram), por manifestantes, quase todos, exalando o aroma da erva proibida, com os olhos avermelhados e sorriso provocado, e irônico, turbinado pela loucura que pretendem permitir.

Quantas ordens foram desobedecidas por aqueles que se acharam no direito de lutar por uma causa, a meu ver danosa à sociedade, mas trataram não apenas de descumprir decisão judicial, como também ordem policial, quando inadvertidamente ocuparam uma faixa da Avenida Paulista, ocasionando sério transtorno à vida de gente que nada tinha a ver com a manifestação.

Considero – agora opinião minha – lamentável que alguém saia às ruas para defender a liberação de substancia claramente nociva não só à saúde, como também à sociedade.

Jovens passam a viver quase que exclusivamente para bancar o vício da droga, deixando de lado responsabilidades da vida.

Quem tem dinheiro, fuma um, dois, três, seja lá quantos forem, enriquecendo traficantes, que invariavelmente cometem crimes hediondos para manterem seus “comércios”.

Os “pobres”, quando não deixam de comer para fumar, roubam as próprias famílias, quando não, assaltam nas ruas, na ânsia de sustentar o vício maldito.

Opinião dos leitores

  1. EU JAMAIS VOU ENTENDER COMO TEM GENTE DE MENTE TÃO PEQUENA..AO FALAR Q NUNCA VIRAM NINGUEM MORRER POR CAUSA DA MACONHA!!
    JÁ FOI COMPROVADO Q A MACONHA ABRE O CAMINHO PARA AS DROGAS MAIS PESADAS..É CLARO Q UMA PEQUENA PARTE FICA SÓ NA MACONHA…MESMO ASSIM JA FOI COMPROVADO TBM…Q PREJUDICA O USUÁRIO…ASSIM COMO O ALCOOL…E O CIGARRO….MAS A QUESTÃO MAIOR É ESSA….A MAIORIA COMEÇA NA MACONHA …E ACABAM C/ TUDO..DESTROEM A FAMILIA…E O GOVERNO Ñ DÁ TRATAMENTO PRA DEPENDENTES…FALO ISSO PRQ JÁ GASTEI MAIS DE  TRINTA MIL C/ TRATAMENTO DE UM FILHO…Q A CHANCE DE CURA É QSE NADA…EU AINDA TIVE DINHEIRO…E QUEM Ñ TEM NADA…ALGUEM JA OUVIU FALAR EM AJUDA DO GOVERNO NESSES CASOS…O INSS AJUDA POR 6O DIAS APENAS…ENTÃO É ISSO…AS PESSOAS Q JÁ SENTIRAM NA PELE O PROBLEMA Q CAUSA DROGAS…JAMAIS APOIARIA A LIBERAÇÃO DE QUALQUER DROGA…E QUEM USA..OU JA USOU..OU TEM VONTADE DE USAR….É A FAVOR…E É CEGO PARA AS CONSEQUENCIAS…

  2. Fico pensando, o que estes políticos pensam, em querer liberar o uso da maconha, será que não percebem que com esta medida , o numero de homicidios causados pelo uso de drogas será triplicado.  Os custos com tratamento de dependentes será assustador.
    Cito aqui um exemplo muito simples para que possam refletir; imaginem um filho que fuma cigarros escondido dos pais, certamente conterá sua vontade de fumar, pois ha um certo receio de que o pai sinta cheiro, que alguem veja e conte e até mesmo que acabe se viciando, agora imaginemos que este mesmo filho tenha anuencia de seu pai é obvio que este não mais se conterá, ao inves de fumar um ou dois cigarros , passará a não se controlar mais e consequentemente cometendo abusos em seu" hoby" que deixara de ser para se tornar um vicio sem controle e que trará várias intemperies na vida desta pessoa que para manter seu vicio sera capaz de furtar seu lar, roubar e ate memo matar, para que possa sustentar seu vicio.
    Tenham isso como um efeito borboleta, pois um simples vicio, trara novos e novos até não terem mais controle.
    Aprendi  na faculdade que o homem é lobo do homem, e por isso precisa ser contido, pois se não o for será suprimido por si mesmo. 

  3. oi muito legal esse blog, primeira vez que entro, e achei muito interesante esse texto parabéns….sem palavras

  4. fico a imaginar , liberar o uso da maconha , pensemos juntos e comprar não e crime para se comprar tem que ter alguem que venda , de qualquer forma iremos financiar o crime.

    não e questão de direito ou de liberdade, quando meu direito e algo que faz com que a sociedade fique mais violenta, faz com que familias sejam destruidas ,  não podemos ser ipocritas em achar que a macanha não faz , ou que faz menos mal que o cicarro ( tabaco ) bando e sociologos ibencis que não levam em consideração o fato que qualquer uma das drogas inlicitas são passiveis de causar dependencias e o dependente vai fazer qualquer coisa para conseguir a droga  isso mesmo QUALQUER COISA PARA CONSEGUIR A DROGA,  roubar , matar, se prostituir ou seja vai causar dezenas de outros crimes .

    então vamos pensar bem

  5. Pergunto aos nobres companheiros quem patrocina uma campanha nacional em rede de tv aberta , com atores viciados em prol das drogas"maconha" as FARCS ,PCC ,CV ,ADA e outros grupos criminosos. Quantas mil pessoas tem de morrer em guerras no Mexico , Colombia , Bolivia e Brasil para esses safados poderem fumar sua erva.

  6. Só quem não tem um filho que se viciou em maconha, está internado neste momento, sofreu acidentes de transito, correu riscos, e a família toda sofreu com isto, pode achar que a maconha não faz mal!!!!
    Isto é um absurdo!!! Infelizmente os apologistas da maconha, são os prórpios viciados, que negam, como qualquer viciado, que tem um problema, até que a tragédia em sua vida comece a acontecer.
    Este depoimento é de um pai que tem sofrido muito, lutado dia-a-dia, e enfrentado o desafio de curar um filho doente por esta erva maldita!!!!

  7. senso comum senso comum senso comum…

    maconha eh a droga menos prejudicial a saude, NAO PROVOCA dependencia…

    nao existe NENHUM criterio (social ou cientifico) que justifique a legalidade do alcool e do cigarro e a proibiçao da maconha. O LOGICO a se fazer é: ou proibir, ou permitir tudo, ou ainda permitir maconha e proibir os outros 2.

    leia um pouco de informação cientifica antes de sair postando um monte de senso comum no seu blog…

    1. Se liberar drogas fosse bom, fosse resolver o problema nacional de
      segurança, de saúde pública, habitação, violência não teria tantos
      problemas com álcool e cigarro, que são considerados os maiores
      problemas de saúde pública do nosso país de segurança. Mortes de
      transito, violência contra mulher, abuso  sexual, assassinatos um custo
      para a nação que ultrapassa os impostos arrecadados . Uma ignorância sem
      tamanho, não estou entendo onde querem chegar com esse abuso, com essa
      falta de discernimento e entendimento que a legalidade pode sozinha não
      funcionar, mas é uma das vias de prevenção que precisamos lançar mão
      para nos defender e defender o próprio usuário dele mesmo.

  8. Por que não São Contra o Álcool ,Cigarro e Crack  e outras , já viu alguém morrer por causa da maconha?

    1. Quem disse a vc,Ginaro que a sociedade não é contra. Somos todos contra, ocorre que pessoas como voce em épocas passadas,também pressionaram pela legalização do alcool e do cigarro, com a mesma conversa fiada que usariam moderadamente. E hoje o país está cheio de problemas  devido ao uso dessas substâncias. POR OUTRO LADO JÁ VIMOS CENTENAS DE NOTÍCIAS NA TELEVISÃO DE BANDIDOS COM MACONHA NA CABÊÇA, PRATICANDO ASSALTOS, ROUBOS, ESTUPROS E SEQUESTROS, POIS DE CARA LIMPA NÃO SERIAM HOMENS PARA PRATICAR TAIS CRIMES. TUDO UM BANDO DE COVARDES.

    2. alguem morrer por causa da maconha não?
       mas tem muitos que tira a vida de pessos por causa da maconha. isso é fato

    3. POR CAUSA DA MACONHA Ñ….MAS ELA ABRE CAMINHO PARA DROGAS MAIS FORTES..AI SIM AS CONSEQUENCIAS Ñ TEM FIM…MUITO TRISTE ISSO…SÓ QUEM VIVE ISSO SABE…

  9. não existe sequer 1 caso de morte na historia por uso de maconha.. e por ano.. 435 mil pessoas morrem por causa de cigarro..

  10. Concordo plenamente. Já convivemos no nosso dia à dia com tantas coisas que já nos fazem mal e as pessoas simplesmente acham que devem cada vez irmrem mais longe. Sim, cigarro faz mal e sim, bebida faz mal, mas agora não tem mais como voltar atrás e proibir, não se tem mais esse "poder". Agora, se legalizarem qualquer que seja a droga, será só mais um convite para is jovens derreterem seus cérebros.  

  11. assim como a maconha é e vai ser proibida vcs tem q proibir o cigarro , a cerveja e outras drogas

  12. Voces devem proibir  tudo , assim crime organizado fica mais rico e o Brasil vai
    ficar igual o Mexico e a Colombia

  13. VCS DEVERIAM SER CONTRA O ÁLCOOL E O CIRRAGO TAMBÉM, PORQUE SÃO AS DROGAS QUE MAIS MATAM NO BRASIL.

    1. realmente o cigarro e o alcool são as drogas que mais matam no Brasil,  isso porque elas foram liberadas, imagine intão se liberarem a maconha ela sera a droga que causaira maior efeito sobre o homem e maior indice de morte.
      ele e muito mais prejudicial isso porque se o individuo usar em media 50 cigarros de maconha por semana seria o equivalente a 500ml de alccol por dia + 10 março de cigarro, agora me responde qual das drogas tem mais capacidade de feriar a integridade fisica e  mental de um individuo..

  14. Boa tarde

    Meu nome é Juliana Rodrigues. Estamos escrevendo em nome do Movimento Nacional Contra a Liberação da Maconha… Pela Vida!

    O motivo do nosso contato é referente ao evento do próximo dia 30 de julho , quando realizaremos a primeira Caminhada Nacional CONTRA a Liberação da Maconha… Pela Vida! Será em São Paulo (capital), na Avenida Paulista, e gostaríamos de agendar uma reunião para solicitar seu apoio pois sabemos acreditamos no seu interesse na atuação no combate ao uso de drogas no Brasil e na defesa da família brasileira.

    Esta caminhada contará com os mais variados seguimentos da sociedade, entre Igrejas, Instituições e Organizações da Sociedade Civil, sem distinção política, religiosa ou racial.

    Será a primeira manifestação de peso contra a legalização da maconha.

    Juntamos, em anexo uma carta de representação do movimento.

    Desde já, agradecemos a atenção dispensada e aguardamos um retorno.

    Atenciosamente.

    Representação em São Paulo: Adriana Dutra

    Movimento Nacional Contra a Liberação da Maconha, Pela Vida

    Contatos em São Paulo

    Adriana Dutra – [email protected]

    Telefone- (11) 8721-1482 / (11) 9184-0845 / (11) 2307-0807

  15. Brunão,

    Você é contra a liberação do Wisky? rsrsrs

    OBS: Tenho nojo de qualquer tipo de fumo.

  16. rapaz, para não legalizar a maconha primeiramente tem que proibir o alcool … prejudica muito mais as familias e os dependentes do que a maconha ! o meu argumento é somente este, se o alcool é liberado, porque não a maconha .. . que ao meu ver, não causa nem 10% do estrago que o alcool causa na socedade.
    vou te fazer uma pergunta bruno e queria que me responde-se … você ja viu ou ouviu, algum medico ou alguma noticia em jornais que alguem morreu de fumar maconha ? quem foi que morreu um dia por doenças causada pela erva maconha ?
    agora me responda outra pergunta … qts pessoas morrem por fds por ter consumido alcool ? ou morre de cirrose por beber alcool a vida inteira … esses são uns dos meus argumentos para legalizar a maconha , uo então proiba tudo !

    1. daniel- pense que inicialmente não se traficava e nunca se traficou alcool, e que argumentos que utilizam da nocividade ou não da maconha são muito vagos, acho que o problema não é a maconha, mas sim o que ela está relacionada na sociedade, é como diz no texto, quem tem grana compra quanto quiser, mas quem nao tem sai as ruas pra roubar e sustentar o vicio… também dizem que vai acabar com o trafico, me responde ai, seria então criadas "Maconharias" , os traficantes não teriam nada a perder continuariam a vender o produto, e o meu maior medo é que se um dia legalizarem, que isso acarrete a liberar todas as outras. O problema é que fumar maconha tah na moda. Outra coisa como é que um páis estabelicido economicamente vai proibir o alcool, em que mundo isso é possivel??? Beleza, vamo liberar geral e depois de uns meses ou anos vamo ver a juventude fazendo marcha pra clinica de tratamento!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

A campanha da esquerda de quem torce contra Natal vai vencer?


Este comunicador preferia não estar escrevendo esse post por não querer acreditar que existe quem prefira torcer contra e até fazer ações orquestradas contra nossa cidade.

Recebemos o relato de um que reproduzo aqui:

“Esse negócio da esquerda estar divulgando situações negativas sobre a engorda, que envolve diretamente o nome Ponta Negrea, está criando uma situação muito negativa para turismo. Tenho uma pousada aqui em Ponta Negra e está havendo muitos cancelamentos de reservas pra Natal, incluindo no Carnaval também. Esse mês de fevereiro, batemos recordes de cancelamentos. Os hóspedes que vieram, relatam que só recebem críticas. Estamos assistindo natalenses que dizem amar essa cidade, afundarem Natal”.

A intenção é essa? A troco de que? A praia está linda, a obra de drenagem vai ser concluída, o Morro do Careca preservado, agora é possível tem um calçadão sem que a maré cheia derrube tudo e até para comerciantes, que antes dependendo da maré passavam a semana sem trabalhar, têm mais oportunidades.

O que essas pessoas que torcem contra Natal pretendem?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Comitiva de Janja e ministro em Roma tem 12 membros e já custou ao menos R$ 140 mil; veja quem foi

Foto: Taba Benedicto/ Estadão

A comitiva que acompanha a primeira-dama Janja Lula da Silva, e o ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Wellington Dias (PT), em Roma, é formada por pelo menos 12 pessoas. A viagem do grupo já consumiu ao menos R$ 140 mil – o valor vai ser maior, pois ainda não estão disponíveis os valores de diárias pagas a Janja, e nem os gastos com passagens dos outros viajantes, à exceção das duas integrantes do Ministério da Fazenda.

Em nota, o Ministério da Fazenda informou que as duas servidoras da pasta que estão em Roma têm cargos na estrutura do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), entidade que promove o evento do qual Janja e Wellington Dias participam. “Assim, trata-se de viagem de rotina no âmbito das atividades da Secretaria de Assuntos Internacionais da Fazenda”, disse a pasta. O Ministério do Desenvolvimento Social disse que prestaria informações posteriormente, e a Presidência da República não respondeu.

Além de Wellington Dias e Janja, o grupo é composto pela secretária de Assuntos Internacionais da Fazenda, Tatiana Rosito; uma servidora da Fazenda; três assessores do MDS e quatro nomes da Presidência da República – três dos quais são integrantes do “gabinete informal” de Janja, revelado pelo Estadão. O pagamento mais elevado foi o recebido pela servidora Raquel Porto Mendes Ribeiro, do Ministério da Fazenda: R$ 17.821,85. Ao todo, ela recebeu oito diárias, para participar de vários eventos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). Um deles foi a reunião do Conselho de Governadores do FIDA, na qual Wellington Dias e Janja discursaram.

Assessores de Wellington Dias também receberam diárias. O assessor de imprensa Allisson Bacelar, o assessor internacional Renato Domith Godinho e a gerente de projetos Roberta Aline e Silva Sousa receberam R$ 13,9 mil em diárias, cada um. Da parte de Janja, integram o grupo a assessora de imprensa, Taynara Pretto; o ajudante de ordens Edson Antônio Moura Pinto; o fotógrafo Cláudio Adão dos Santos Souza, o Edinho; e a assessora Julia Camilo Fernandes Silva. Cada um deles recebeu R$ 6.033,63 em diárias. Também está em Roma o assessor-chefe Adjunto da Presidência, Audo Araújo Faleiro. Ele recebeu R$ 10.710,03 em diárias.

Em Roma, Janja e Wellington Dias participaram da reunião do Conselho Interino de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, entidade internacional lançada pelo Brasil durante a reunião do G20 no Rio de Janeiro, no fim do ano passado. Além disso, o grupo também esteve na cerimônia de abertura da 48ª Sessão do Conselho de Governança do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA); e em reuniões bilaterais. Janja se encontrou ainda com o Papa Francisco.

Na reunião deste ano do Conselho de Governadores do FIDA, as autoridades presentes discutiram formas de implementar os compromissos da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, grupo multilateral lançado na reunião do G20 no Rio de Janeiro, no fim do ano passado. “Não se trata de fazer o trabalho por esses Estados (que sofrem com a fome), mas sim de dar a eles as condições mínimas, financiamento e conhecimento, para que possam cuidar de suas populações com seus próprios meios. É muito mais barato”, disse Wellington Dias durante o encontro.

Janja também discursou na reunião. Como não tem cargo oficial no governo, ela esteve na viagem a convite de Wellington Dias. “Precisamos de esforços coordenados e concretos, com uma abordagem multidisciplinar que considere a diversidade interna e externa aos países. Com governos, instituições financeiras e de conhecimento, e organizações da sociedade civil trabalhando em parceria para multiplicar os impactos dos recursos que diminuem a cada dia”, disse ela.

Nesta quarta-feira (12), Janja reuniu-se com o Papa Francisco no Vaticano, cidade-estado pertencente à Igreja Católica e localizada no centro de Roma. “A gente começou o dia abençoada, encontrando o Papa Francisco. Estou muito emocionada, toda vez que encontro com ele é uma grande emoção. Hoje, tivemos uma conversa breve e aproveitei para agradecer pelas orações pela saúde do meu marido, que, graças a Deus, está plenamente restabelecido. O Papa perguntou muito sobre isso”, disse a primeira-dama a respeito do encontro com o ocupante do trono de São Pedro.

Como mostrou o Estadão em janeiro, o “gabinete informal” de Janja tem pelo menos 12 integrantes, e já gastou ao menos R$ 1,2 milhão em viagens desde o começo do terceiro mandato de Lula. Desde a publicação da reportagem, o grupo já sofreu mudanças, como a saída da ex-chefe da Secretaria de Estratégia e Redes da Secretaria de Comunicação da Presidência (Seres), Brunna Rosa Alfaia.

Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: Baleia “engole” homem que andava de caiaque no Chile

Uma baleia jubarte “engoliu” um homem que estava em um caiaque na costa do sul do Chile no sábado (8) e o cuspiu logo na sequência.

O pai dele, que estava com uma câmera, registrou o momento.

Adrian Simancas estava passeando com o pai no fim de semana nos mares da cidade de Punta Arenas, quando a baleia emergiu e o pegou com a boca.

“Senti como se estivesse sendo levantado, mas era claramente forte demais para ser uma onda”, declarou Simancas.

O pai dele, em outro caiaque, conseguiu capturar tudo em imagens.

Simancas saiu ileso.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Lula diz que come ovos de ema, de pata e que quer provar de jabutis


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta 5ª feira (13.fev.2025) que mudou sua dieta e agora ingere ovo de pata e ema por ter mais “sustância” por ser “um jovem de 79 anos”. A fala se deu durante cerimônia de entrega de terras da União para o Amapá.

“Eu to comendo agora ovo de pata, que diz que tem mais sustância, e como eu sou um jovem de 79 anos, eu tenho que comer muito ovo de pata. Ovo de galinha fica pra vocês que são jovens. Eu to comendo agora ovo de ema! O ovo de ema é desse tamanho e equivale a 12 ovos de galinha. Eu fui pesquisar se eu podia comer e eu posso comer, porque tenho 70 emas no Palácio da Alvorada e elas botam ovo do tamanho da cabeça de vocês”, disse.

O presidente acrescentou que também cria 11 jabutis na Residência Oficial da Granja do Torto. “Os jabutis estão numa felicidade que só com as jabutias [sic] e eles botam ovo também. Qualquer dia vou comer ovo de jabuti também, por que tudo que é ovo é igual”, afirmou o presidente.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

‘Quentinhas invisíveis’: governo suspende convênios de ONGs contratadas para fornecer refeições

Foto: ROBERTA ALINE/MDS/16-12-2024

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) suspendeu os termos de colaboração com quatro organizações não-governamentais (ONG) contratadas no âmbito do Programa Cozinha Solidária, que prevê o fornecimento de refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade social. A decisão ocorre após reportagem do GLOBO revelar que entidades ligadas a parlamentares petistas não entregaram as quentinhas.

A suspensão, segundo nota divulgada pela pasta, será válida até a conclusão da fiscalização aberta para investigar as suspeitas de irregularidades. Os quatro convênios somam R$ 11,4 milhões e envolvem entidades nos estados de São Paulo, Goiás, Pernambuco e Bahia.

“O MDS reitera que, constatada qualquer irregularidade quanto ao cumprimento do objeto pactuado e quanto à boa e regular utilização dos recursos públicos, as devidas medidas saneadoras serão adotadas, o que pode incluir glosa e pedido de devolução de recursos à União, bem como inabilitação das cozinhas junto ao programa”, destacou a pasta, em nota.

Entre as entidades que tiveram seu termo de colaboração suspenso está o Movimento Organizacional Vencer, Educar e Realizar (Mover Helipa), de São Paulo. A ONG é comandada por José Renato Varjão, que trabalhou no gabinete do deputado federal Nilto Tatto (PT-SP) e no do deputado estadual de São Paulo Ênio Tatto (PT).

Após firmar contrato de R$ 5,6 milhões com o governo federal, Varjão subcontratou uma teia de ONGs atuais ou ex-integrantes de gabinetes petistas para produzir e distribuir as quentinhas. O GLOBO visitou alguns dos endereços informados ao governo federal e não encontrou sinais da produção ou distribuição dos alimentos. Na ocasião, o ex-assessor parlamentar disse desconhecer se os alimentos não estavam sendo fornecidos e atribuiu ao acaso o fato de os subcontratados serem ligados ao PT.

Outra entidade que teve seu acordo suspenso foi a Associação da Juventude Camponesa Nordestina Terra Livre, de Pernambuco. O contrato da ONG prevê o repasse de R$ 3 milhões para o fornecimento de quentinhas em cidades do estado.

Entre os dirigentes da Terra Livre está Lúcia Gusmão Brindeiro, que atua como assessora da deputada estadual de Pernambuco Rosa Amorim (PT). Por meio de nota, a ONG afirmou que “o desafio do programa é fazer com que os recursos federais cheguem na ponta, nas pequenas cozinhas até então informais que efetivamente alimentaram e alimentam a população periférica e campesina” e que está disposta a investigar “qualquer suspeita de irregularidade”.

As outras duas entidades que tiveram suas contratações suspensas foram a Associação Plenitude do Amor (APA), da Bahia, e a Associação Filantrópica Casa de Apoio Social (RNA), de Goiás.

A pasta informou ainda que iniciou um processo de atualização cadastral das cozinhas solidárias, “com a qualificação de dados e novas informações”. “O processo, iniciado no começo de janeiro de 2025, já conta com 754 cozinhas com informações atualizadas”, diz o ministério.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Fuga de presídio de Mossoró foi resultado de significativas falhas, diz investigação da PF

Reprodução

Investigação da Polícia Federal aponta que a fuga de dois presos ligados ao Comando Vermelho em Mossoró, no Rio Grande do Norte, foi resultado de uma série de falhas estruturais, tecnológicas e procedimentais.

As informações foram passadas nesta quinta-feira (13) em entrevista coletiva com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o secretário da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais), André Garcia.

Rogério da Silva Mendonça, conhecido como Martelo, e Deibson Cabral Nascimento, apelidado de Tatu ou Deisinho, fugiram do sistema prisional na madrugada do dia 14 de fevereiro de 2024, expondo o governo a uma crise em um tema explorado por adversários políticos, a segurança pública.

Eles foram recapturados no Pará 50 dias após a fuga. No ano passado, ambos foram transferidos para o Presídio Federal de Catanduvas, no Paraná.

Segundo apresentação durante a entrevista, as instalações apresentavam degradação e erros de projeto, além do uso de tecnologias obsoletas ou inoperantes. Também foram identificadas falhas significativas nos procedimentos operacionais e na observância dos protocolos de segurança.

Até o momento, não surgiram indícios da participação de terceiros, servidores ou colaboradores. A conclusão do relatório final está prevista ainda para o primeiro semestre.

“Eu digo que o sistema prisional pode ter tudo de tecnologia, porém se não houver procedimento adequando nada disso tem valor”, disse Garcia.

Como mostrou a Folha, o governo Lula (PT) iniciou a construção da muralha de proteção do Presídio Federal de Mossoró no mês passado, um ano após a fuga inédita dos dois detentos.

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a obra de R$ 28,6 milhões tem previsão de ficar pronta somente em 2026. A expectativa da pasta no ano passado era que ela terminasse até agosto de 2025.

A pasta diz que o atraso se deu em decorrência da complexidade do processo licitatório para grandes obras.

Além do início da construção da muralha, o ministério disse ter feito melhorias no presídio, como a instalação de grades no topo dos shafts (estrutura de acesso a tubulações), impedindo o acesso direto ao telhado.

Também houve reforço na iluminação, aprimoramento da segurança eletrônica, aquisição de equipamentos para armazenamento de dados e o uso de drones para vigilância noturna.

Como mostrou a Folha, além da parte estrutural e de contratação, dois PADs (Processo Administrativo Disciplinar) foram concluídos. A corregedoria da Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais) pediu o afastamento de quatro chefes de plantão por 30 dias

Os quatro agentes não teriam fiscalizado se os procedimentos de revistas nas celas dos detentos estavam sendo feitos. A decisão foi tomada no dia 31 de janeiro. Ainda cabe recurso antes do afastamento ocorrer de fato.

Ao todo foram instaurados três processos administrativos (PAD), relacionados a dez servidores. No primeiro, foram aplicados dois TACs (Termos de Ajustamento de Conduta). Já o terceiro está na fase de instrução.

Folha de São Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo diz que vai negociar reajuste de vale-alimentação com servidores do Detran em junho

Foto: Demis Roussos

O Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado da Administração (Sead), informou que as negociações com os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) sobre o possível reajuste do auxílio-alimentação da categoria devem acontecer apenas no mês de junho, conforme teria indicado a Sead em ofício enviado Detran no último dia 4 de fevereiro.

As informações foram divulgadas no início desta tarde por nota divulgada nas redes sociais. Conforme o comunicado, a secretaria “não firmou qualquer tipo de compromisso com relação a reajustar o auxílio-alimentação dos trabalhadores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) no mês de janeiro”.

A Sead explica que “após uma série de diálogos realizados com os representantes sindicais da categoria em 2024, o Comitê de Gestão e Eficiência do RN apresentou proposições para 2025, dentre as quais está elencada apenas a abertura de discussões sobre o valor do auxílio-alimentação a partir deste ano”.

Segundo a nota, o governo não tem “condição de propor reajuste nos valores no auxílio-alimentação dos servidores devido às dificuldades financeiras decorrentes da aplicação a partir de janeiro de 2024 até março de 2025 da modal de 18% do ICMS, que ocasionará uma perda estimada de receita de R$ 1 bilhão no período”.

A indicação de iniciar o diálogo sobre o assunto somente em junho é porque o governo projeta que, apenas no referido mês, a administração terá condições de elaborar estudo e, se possível, apresentar proposta a categoria ou até mesmo se manifestar pela impossibilidade de atendimento do pleito.

Reunião agendada e cancelada

Outro ponto que se tornou pauta da nota divulgada pela Sead foi a realização de uma reunião entre governo e o Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (Sinai), que representa os trabalhadores do Detran, e que estava agendada para a última terça-feira (11), mas acabou não acontecendo. A secretaria defende que, desde a última quinta-feira (6), informou que não seria possível a realização do encontro no dia agendado, e “solicitou sugestão para uma nova data, assegurando a permanência do diálogo”.

Por tudo isso, a Sead finaliza a nota lamentando “que os servidores do Detran tenham sinalizado indicativo de paralisação, uma vez que mantém diálogo aberto e transparente não só com a categoria, mas com todas as representações sindicais do funcionalismo público estadual.”.

Novo Noticias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Protesto com queima de pneus deixa trânsito lento no acesso à zona Norte de Natal


Um protesto na tarde desta quinta-feira (13) dificultou o acesso à zona Norte de Natal, para quem trafega pela Ponte Newton Navarro. Manifestantes bloqueram a via nas proximidades do Viaduto da Redinha, com pneus e outros objetos queimados. Um bandeira hasteada pelo grupo pedia “Justiça por Tainá”. O protesto foi encerrado por volta das 17h.

De acordo com o 4º Batalhão da Polícia Militar, o protesto se deu em razão de uma mulher presa por estelionato que não foi solta em audiência de custódia ocorrida nesta quinta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Brasil ultrapassa 100 mortes confirmadas por dengue em 2025

Reprodução

O Brasil ultrapassou uma centena de mortes confirmadas de dengue nesta quinta-feira (13), chegando a 109 registros, com outros 300 óbitos ainda em investigação. Desde o começo do ano, 287 mil casos prováveis da doença foram contabilizados em todo o país, com uma taxa de incidência nacional de 135,2 casos por 100 mil habitantes.

O ministério da Saúde acompanha o cenário de dengue no país dividindo por semanas epidemiológicas. Atualmente, estamos na sétima semana. No mesmo período de 2024, o Brasil havia registrado 122 mortes e 688 mil casos prováveis de dengue.

A grande maioria das mortes foram em São Paulo, que acumula 72% do total (79). Paraná está em segundo lugar na lista de óbitos, com cinco confirmações, seguido do Rio de Janeiro e Minas Gerais, com três, e Paraná, duas. Acre, Amapá, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará tiveram uma morte cada. As outras unidades da federação não registraram mortes até o momento.

O estado paulista também lidera em números absolutos de casos prováveis, com quase 60% dos registros. São 168 mil desde o começo do ano. Minas Gerais está atrás, com 32 mil, seguido de Goiás, com 15.682, e Paraná, com 15.258.

Já se tratando sobre coeficiente de incidência, o Acre lidera entre as unidades da federação. São 588,8 casos por 100 mil habitantes. São Paulo é o segundo colocado, com 365,8, e Mato Grosso registra taxa de 311,7.

A maioria dos casos foi registrado em mulheres (55%), e a faixa etária de 20 a 29 anos é a que mais contrai a doença, com quase 55 mil casos, o que representa quase um em cada cinco dos registros.

O Brasil foi o primeiro país a disponibilizar a vacina contra dengue de forma gratuita para a população. A Qdenga, produzida pela farmacêutica japonesa Takeda, e precisa de duas doses para imunização completa. O público-alvo selecionado é de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos por causa do alto índice de internação pela dengue.

Leia mais

R7

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com investimento milionário, novo camarote premium da Arena terá capacidade para 5 mil pessoas

A Casa de Apostas Arena das Dunas anuncia que será a próxima arena do Brasil a receber um novo camarote premium da Soccer Hospitality, empresa que organiza camarotes nos principais palcos de futebol do país. Com investimento de mais de R$ 4 milhões nas obras, o Rooftop Dunas contará com capacidade para até 5 mil pessoas e oferecerá um ambiente totalmente adaptável e dinâmico para receber ativações e eventos.

Este será o primeiro empreendimento da empresa no Rio Grande do Norte. Inicialmente, o local funcionará apenas em dias de jogos e shows, com serviços de open bar, open food, música ao vivo, estúdio de tatuagem, ilhas de fogo e vista privilegiada para o campo.

“Estamos extremamente entusiasmados em inaugurar mais um camarote, agora no Rio Grande do Norte. Este espaço foi pensado para ser altamente versátil, permitindo receber não apenas ativações incríveis, mas também eventos e marcas de diferentes segmentos. Nosso compromisso é sempre proporcionar uma experiência única e memorável para os fãs de futebol, unindo entretenimento e inovação de forma excepcional”, destaca Léo Rizzo, CEO da Soccer Hospitality.

Já em obras, o Rooftop Dunas tem previsão de inauguração para março deste ano. O acordo para a construção do espaço é diretamente da Soccer Hospitality com a administradora da arena, sem a presença dos clubes locais.

“Com a capacidade da Soccer Hospitality, que vai somar com o nosso trabalho e trazer algo diferente para o público de Natal, conheceremos uma experiência única. Teremos não somente uma arena moderna, com a melhor iluminação do Brasil, como também a qualidade da parte de infraestrutura, com um ambiente premium, onde poderemos assistir jogos e ver shows de uma maneira totalmente diferenciada, com conforto, qualidade e o atendimento sofisticado que o camarote Rooftop Dunas pode oferecer”, comentou Ricardo Ferreira, diretor presidente da Casa de Apostas Arena das Dunas.

Atualmente, a Soccer Hospitality marca presença em oito estádios do futebol brasileiro: Allianz Parque, Neo Química Arena, Morumbis, Estádio dos Aflitos, Vila Belmiro, Nilton Santos, Casa de Apostas Arena Fonte Nova, Arena do Grêmio. A companhia leva diversas atrações exclusivas para os fãs, como estúdio de tatuagem e presença de ex-jogadores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *