Diversos

SP entra na fase “emergencial” da quarentena na segunda, com toque de recolher e home office obrigatório

Fotos: (Divulgação/Governo do Estado de São Paulo/)

O governo de São Paulo vai decretar uma nova quarentena, mais restritiva, a partir de segunda-feira, 15. A fase é chamada de “emergencial” e tem validade por, pelo menos, duas semanas, até o dia 30 de março. Além de só permitir o funcionamento de serviços essenciais, como farmácias, supermercados e postos de gasolina, ficam proibidos os cultos religiosos e jogos de futebol. Fica obrigatório ainda o teletrabalho para serviços administrativos.

Pela primeira vez, o estado determina um toque de recolher. Fica proibido circular nas ruas em todo o estado das 20h às 5h sem que haja um motivo justificável, como voltar do trabalho ou ir um atendimento médico urgente, por exemplo. Os agentes de segurança vão fazer blitze para verificar o motivo das pessoas estarem fora de casa. Apesar disso, não haverá multa ou punição, apenas orientação.

O transporte público sob responsabilidade do estado não haverá alteração na quantidade ou na frequência.

Outras restrições envolvem setores que até então eram considerados essenciais. Lojas de materiais de construção, por exemplo, ficam proibidas de abrir. Outra alteração é a retirada de alimentos em restaurantes, que passa a ser proibida. A modalidade delivery está permitida a qualquer hora do dia, e a de drive-thru somente no período noturno, das 5h às 20h. As praias e os parques ficam fechados.

No ensino, a escolas estaduais vão antecipar dois recessos que seriam feitos ao longo do ano e param por 15 dias. As escolas municipais e privadas têm autonomia para definir, mas a orientação da Secretaria de Estado da Educação é para suspender as atividades. Caso a unidade permaneça aberta, precisam cumprir a capacidade máxima de 35%.

Leitos de UTI quase em 90%

Desde o dia 6 de março, todo o estado entrou na fase vermelha da quarentena, em que somente os serviços essenciais podem funcionar. O Centro de Contingência da covid-19 do estado de São Paulo esperava que, com essas restrições, os números caíssem, o que não correu.

O estado de São Paulo vive o pior momento da pandemia de covid-19. A média diária de óbitos cresceu 12% de uma semana para outra, passando de 284 para 319. A taxa de ocupação de leitos de UTI está em 87%, uma das mais altas já registradas. Apesar desta taxa média, algumas unidades e cidades – 53 no total – já estão com 100% das vagas ocupadas. O número de solicitações de leitos de enfermaria e de terapia intensiva bateu um recorde nesta quarta-feira: 2.690.

O governo vai abrir ainda mais 338 novos leitos, sendo 167 de UTI, em hospitais estaduais, municipais e filantrópicos. Em uma semana o estado anunciou o aumento da capacidade de atendimento em 1.118 novos leitos, sendo 676 apenas de terapia intensiva. De acordo com o governador João Doria, todos vão estar ativados até o fim de março.

Na semana passada, o governo começou a abrir 500 novos leitos, sendo 339 de UTI e outros 161 de enfermaria, em todo o estado. Os leitos estão sendo ativados gradualmente, desde o dia 8 de março. Essas vagas se somam a 11 hospitais de campanha que serão inaugurados em todo o estado nos próximos dias. O modelo é diferente do que já foi adotado e será implementado em unidades de saúde já existentes.

O secretário de Saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, disse que o governo estadual triplicou o número de leitos de UTI desde o início da pandemia, mas fez um apelo para as pessoas seguirem as medidas sanitárias. “Não daremos conta de abrir mais leitos. Estamos na pior crise sanitária de todos os tempos. 53 municípios estão com 100% nas taxas de ocupação de leitos de UTI”, alertou.

Restrições da fase “emergencial”

Apenas atividades essenciais podem funcionar, como supermercados, açougues, padarias, feiras livres, farmácias, postos de gasolina, petshops

Comércio, shoppings, academias, salões de beleza, bares precisam ficar fechados

Restaurantes: é permitida a entrega (delivery) por 24h. A compra sem sair do carro (drive-thru) vale das 5h às 20h. Consumo no local e a retirada direta de comida são proibidos

Teletrabalho de serviços administrativos é obrigatório

Parques e praias ficam fechados

Venda de bebida alcoólica só é permitida entre 6h e 20h

Qualquer tipo de aglomeração é proibido

Toque de recolher das 20h às 5h

Escolas estaduais ficam fechadas por 15 dias. Redes municipal e privada têm autonomia para decidir

Exame

Opinião dos leitores

  1. Esses governadores, com essa palhaçada chamada "toque de recolher", estão desrespeitando a Constituição Federal. Nem os Governos Mitares (1964/1985) ousaram tanto. E sabem por quê? Porquê respeitavam o Povo.

  2. João calça colada tá acabando com São Paulo.
    E aí calça colada, gostou do presente que recebeu do ministro Faquim??
    Como é??
    E agora??
    Vai virar bolsodoria de novo.
    Kkkkkkkkk
    Otário.
    Tomou no fió fó.

    1. Fique frio, a gente resolve no 1º turno e com fé em Deus, vamos lutar para amenizar os efeitos da pandemia, pelo menos com empatia, coisa que o seu genocida não tem.
      #Lula2022

    2. Quem vai ganhar???
      Só pode ser um ze gado mesmo.
      O povo não vota em ladrão não ze.

  3. AUTORITARISMO TEM NOME NO BRASIL.
    Quero ver o governador de São Paulo andar na rua, viajar em avião na classe econômica, fazer teste de popularidade. Está governando como se nunca mais fosse concorrer a nada. A resposta do povo oprimido virá nas urnas.
    Cadê o hospital de campanha de SP? Foi construído e desmontado, funcionou por quantos dias?
    SP tem 1/4 do total de mortes por covid no Brasil.
    O governador de SP permitiu ou proibiu o uso preventivo com hidroxicloriquina, zinco e ivermectina?
    Quando ele teve covid e sua receita vazou na internet, qual foi a medicação passada para ele?
    Chega de falácia e narrativa, o povo está ligado na realidade da vida, goste ou não os políticos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes nega pedido de Daniel Silveira para estudar e trabalhar fora da prisão

Foto: Acervo Câmara dos Deputados

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou pedido feito pela defesa do ex-deputado Daniel Silveira para que ele pudesse sair da prisão para estudar e trabalhar.

“(…) Diante do exposto, com base no art. 21 do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, indefiro o pedido da defesa de concessão de autorização de trabalho e estudo externos. Intimem-se o sentenciado e sua defesa”, disse Moraes em trecho da decisão.

No pedido, a defesa do ex-parlamentar afirmou que a prisão não contribui para a ressocialização do ex-deputado.

“O falido sistema carcerário brasileiro, abarrotado de presos, não contribui em nada para a ressocialização do apenado. Dessa forma, uma oportunidade de trabalho remunerado e estudo em unidade de ensino superior está intimamente ligada ao objetivo do Estado na tentativa de ressocialização”, disseram os advogados.

No mês passado, o Supremo decidiu manter Silveira preso. A Justiça havia concedido liberdade condicional a ele em outubro do ano passado, mas ele voltou para a prisão na véspera do Natal por descumprir medidas impostas pelo STF.

A defesa de Silveira tentou novamente obter liberdade condicional, mas os pedidos foram negados pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

Daniel Silveira foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão por ameaçar o Estado democrático de direito e incitar a violência contra ministros do STF.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes fez ensaio fotográfico para revista americana no dia do julgamento de Bolsonaro

Foto: Fábio Setti

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez um ensaio fotográfico para a revista americana The New Yorker no mesmo dia em que a Primeira Turma da Corte tornou réus por tentativa de golpe Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados.

O ensaio ilustra o perfil do magistrado publicado nesta segunda-feira, 7, na versão digital da The New Yorker, uma das principais revistas dos Estados Unidos. As fotos são do brasileiro Fábio Setti. Em seu perfil no Instagram, ele contou que as fotos foram realizadas na manhã do dia 26 de março, o segundo dia do julgamento em que o Supremo recebeu a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o “núcleo duro” da tentativa de golpe.

Segundo o fotógrafo, embora estivesse prestes a relatar um julgamento importante, Moraes foi receptivo e o clima do encontro foi amistoso. “Imaginei um clima um tanto tenso, me enganei”, disse Setti. A publicação foi alvo de críticas de apoiadores de Bolsonaro e foi removida do perfil. O Estadão tentou contato com o fotógrafo, mas não houve retorno.

O perfil de Moraes na The New Yorker contextualiza a trajetória profissional do ministro do STF, da autoria de um best-seller de Direito Constitucional à nomeação para a Suprema Corte.

À revista, o magistrado afirmou que a ausência de regulamentação tornou as redes sociais propícias à disseminação de desinformação e discursos de ódio. Como exemplo, sugeriu que, se os nazistas tivessem acesso ao X (antigo Twitter), teriam conquistado o mundo.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump anuncia pausa de 90 dias em cobrança de tarifas para quem não retaliou os EUA; para China, taxa sobe a 125%

Foto: AFP

O presidente americano Donald Trump anunciou no início da tarde desta quarta-feira uma pausa de 90 dias na cobrança de tarifas em todos os países que não retaliaram a cobrança. A medida não vale para a China, que terá sua alíquota de importados aumentada para 125%.

“Com base no fato de que mais de 75 países entraram em contato com representantes dos Estados Unidos — incluindo os Departamentos de Comércio, Tesouro e o Representação Comercial (USTR) — para negociar uma solução para os temas em discussão relacionados a comércio, barreiras comerciais, tarifas, manipulação cambial e tarifas não monetárias, e que esses países, por minha forte recomendação, não retaliaram de forma alguma contra os Estados Unidos, autorizei uma PAUSA de 90 dias, e uma tarifa recíproca substancialmente reduzida, de 10%, também com efeito imediato”, afirmou Trump por meio de sua rede social, a Truth Social.

Para a China, que anunciou nesta manhã um aumento para 84% em importados americanos, a tarifa dos EUA sobre produtos chineses aumentará dos atuais 104% para 125%:

“Com base na falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais, estou, por meio deste, aumentando a tarifa cobrada da China pelos Estados Unidos da América para 125%, com efeito imediato”, afirmou o republicano.

No Brasil, o dólar, que chegou a operar em alta de mais de 1% e encostou nos R$ 6,10 na manhã desta quarta, iniciou trajetória de queda e alcançou os R$ 5,87 na mínima do dia. Às 14h26, a moeda americana operava em baixa de 1,5%, aos R$ 5,89.

Trump também afirmou que limitará as tarifas, quando voltar a cobrar após 90 dias, em 10%. No caso do Vietnã, que sofreu cobrança de 46%, terá a partir de julho cobrança de apenas 10% sobre os preços.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

União Europeia aprova tarifas retaliatórias contra EUA a partir de 15 de abril

Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. — Foto: FREDERICK FLORIN / AFP

A Comissão Europeia confirmou que teve apoio necessário dentro do bloco para impor tarifas contra produtos importados dos Estados Unidos. Elas valerão a partir do dia 15 de abril e são retaliatórias para as taxas de aço e alumínio em 25%.

O anúncio ocorre no dia que as novas tarifas de 20% contra a União Europeia entram em vigor pelos Estados Unidos.

A União Europeia afirma que declarou a ‘preferência em encontrar resultados negociados com os EUA, que seriam equilibrados e mutuamente benéficos’, mas acrescenta que, assim que as verificações finais forem concluídas, as taxas entrarão em vigor.

A declaração ainda defende que a ‘UE considera as tarifas dos EUA injustificadas e prejudiciais, causando prejuízos econômicos a ambos os lados, bem como à economia global’.

‘Essas contramedidas podem ser suspensas a qualquer momento, caso os EUA concordem com um resultado negociado justo e equilibrado’, completa o texto.

Os impostos variam de 10% a 25% e afetam em mais de US$ 22 bilhões (cerca de R$ 130 bilhões) em produtos dos EUA. Entre eles estão tabaco, motocicletas, aves, soja, produtos de beleza, aço e alumínio, segundo a Associated Press.

Mais medidas são estudadas para as próximas semanas. Elas entrariam em vigor em etapas, sendo a próxima para 16 de maio e outra em 1º de dezembro.

Nessa terça (8), a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, conversou com o primeiro-ministro da China e juntos reiteraram a intenção de proteger um mercado livre para dar mais estabilidade e certeza à economia mundial.

A Europa é o principal comprador de produtos chineses e a China é o terceiro maior mercado para as exportações europeias.

CBN 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Votação para concessão de título de cidadão natalense a Bolsonaro é adiada para quinta-feira (10)

Imagem: reprodução

A votação para concessão do título de cidadão natalense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi adiada para esta quinta-feira 10 na Câmara Municipal de Natal. A sessão ordinária foi suspensa duas vezes após um protesto no plenário da Casa na manhã desta quarta-feira 9.

Com cartazes e camisetas com os dizeres “Sem anistia aos golpistas”, os manifestantes se posicionaram contra a homenagem. A presença do grupo gerou tensão e impediu o andamento normal dos trabalhos legislativos. Diante do impasse, o vereador que presidia a reunião, Eribaldo Medeiros (REDE), suspendeu a sessão por duas vezes.

Título de cidadão natalense

Na última segunda-feira 7, a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Natal aprovou o projeto de lei que concede o título de cidadão natalense ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.

A proposta é de autoria do vereador Subtenente Eliabe (PL) e foi subscrita pelos vereadores Fúlvio Saulo (SDD), Tony Henrique (PL), Preto Aquino (PODE) e Camila Araújo (União). “Na história da Presidência, foi o presidente que mais visitou a nossa cidade. Os recursos enviados à Natal superaram as gestões anteriores e um olhar para a segurança com mais de R$ 200 milhões para aparelhar as forças de segurança. Essa concessão é justa, razoável e merecida. Ele que já é cidadão potiguar”, disse Eliabe, relembrando que Bolsonaro já recebeu o título de cidadão norte-rio-grandense pela Assembleia Legislativa do estado.

O projeto teve pedidos para regime de urgência na Câmara. A vereadora Brisa Bracchi falou que a retirada do requerimento de urgência é “uma vitória para a democracia brasileira”. Segundo ela, a retirada foi fruto da bancada de oposição e de manifestantes de movimentos sociais que acompanharam a sessão desta quarta-feira 9.

“Era inadmissível que um ex-presidente — hoje acusado e investigado por envolvimento em um golpe contra a democracia — recebesse uma honraria do Parlamento Municipal de Natal”, falou.

Bolsonaro no RN

O ex-presidente tem agenda marcada para esta sexta-feira 11 no Rio Grande do Norte. Ao lado do senador e pré-candidato ao Governo do RN Rogério Marinho, Bolsonaro irá se reunir com apoiadores em um ponto de encontro na Avenida Engenheiro Roberto Freire, no CCAB Sul, em Natal. De lá, segue em comboio para o interior com paradas em Tangará, Acari (onde visita a Cidade da Moda) e Jucurutu (Barragem de Oiticica).

Agora RN

Opinião dos leitores

  1. essa proposta de concessão de título é coisa de quem não tem o que fazer ou tem titica na cabeça. Que seja cassado e expulso da Câmara. E não chore não…

  2. Conceder título de cidadão Natalense para quem nada fez, ou fez pq foi obrigado, virou moda entre os políticos sem futuro/inexpressível do município. Expulsa da política e dá uma pá e enxada para que aprenda uma profissão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Eliabe volta a ironizar oposição sobre título de cidadania natalense para Bolsonaro: “O choro continua livre”

Após a repercussão da frase “o choro é livre”, dita pelo vereador subtenente Eliabe (PL) em uma discussão com Thabatta Pimenta (PSOL) causada pela proposta da concessão de título de cidadão natalense para o ex-presidente Jair Bolsonaro, o parlamentar esclareceu que a fala foi direcionada aos vereadores contrários a proposta.

Em sessão no plenário desta quarta-feira (9), o vereador voltou a ironizar as críticas, e disse que o “choro continua livre”.

Eliabe afirmou ainda que “qualquer interpretação divergente é uma narrativa descolada da realidade dos fatos”. Ele disse ainda que estaria sofrendo ameaças após a fala dita na quarta-feira (8)

Durante a sessão do plenário desta quarta-feira (9), o parlamentar reforçou sua fala e disse que os que se opõem a proposta para o ex-presidente devem “continuar chorando”.

“O choro continua sendo livre para aqueles que se posicionaram contra o título de cidadão natalense para Jair Bolsonaro, o melhor presidente do Brasil. Quero dizer para os vereadores da oposição que o título de cidadão vai ser aprovado nesta Casa. Fiquem tranquilos e podem continuar chorando”, falou.

98 FM Natal

Opinião dos leitores

  1. E sempre assim, essa turma de esquerda fala o que quer e como quer. Mas quando é afrontada se vitimiza. Estão falando de vacina mas não vi reclamarem da governadora não ter feito hospital de campanha e ter comprado respiradores fantasmas em loja de maconha.

  2. Agora o vereador quer tentar mudar o sentido do q ele falou ontem, como familiar de dois entes queridos mortos pela a COVID19 aviso a esse senhor que jamais terá meu voto e muito menos de minha família, o que ele fez foi tentar desonrar a memória dos nossos entes queridos.

  3. 🚨Maria Júlia Coutinho demonstrou desprezo aos trabalhadores que precisam sair às ruas para garantir seu sustento. Na edição dessa terça-feira (16/3) do Jornal Hoje, a jornalista afirmou que “o choro é livre” para quem é contra as medidas de restrição de circulação para o combate ao avanço do Covid-19.
    COM ISSO A PETRALHADA NÃO FALA NADA, NÉ? BANDO DE HIPÓCRITAS!!! 💩💩💩

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Denúncia contra Juscelino Filho deve ser julgada pelo STF até junho

Foto: Kayo Sousa/MCom

A denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o agora ex-ministro das Comunicações Juscelino Filho deve ser julgada até junho pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Os ministros da Primeira Turma da Corte vão definir se ele deve se tornar réu por crimes como corrupção passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa, peculato e fraude à licitação.

Agora, o relator do caso, ministro Flávio Dino, deve abrir prazo para a defesa contestar a denúncia. Depois, a PGR também se manifesta. A partir daí, o processo fica liberado para julgamento.

Interlocutores do ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma, avaliam que há tempo hábil para levar a acusação à análise do colegiado ainda neste semestre.

Além de Dino e Zanin, participam do julgamento a ministra Cármen Lúcia e os ministros Alexandre de Moraes e Luiz Fux. Pelo regimento do STF, a Turma é o colegiado competente para casos penais.

A PGR denunciou Juscelino por participação em um esquema de desvios de emendas parlamentares via Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Segundo as investigações, Juscelino, quando era deputado federal, teria destinado emendas ao município de Vitorino Freire (MA), cuja prefeita, à época, era sua irmã.

Também há suspeita de que Juscelino Filho tenha recebido propina de empresas de fachada que teriam sido contratadas para a execução de obras de pavimentação.

Ele foi o primeiro ministro do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a ser formalmente acusado pela PGR.

Depois da denúncia, Juscelino optou por pedir demissão do cargo. Ele deve retomar o mandato de deputado.

CNN Brasil – Luísa Martins

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morre o empresário José Garcia da Nóbrega

Faleceu nesta quarta-feira (9) o industrial e empresário José Garcia da Nóbrega. Ele lutava bravamente desde 2022 contra um câncer na pleura pulmonar, que no último mês avançou de forma agressiva.

Zé Nóbrega, como era conhecido, era Tesoureiro da FIERN e sócio da Confiança FIDC.

Ele deixa a esposa Maria de Lourdes, três filhos, Larissa, Leticia e Túlio, e sete netos, além de um grande legado a ser seguido.

Nossos sentimentos aos familiares aos amigos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

China retalia mais uma vez e anuncia tarifas de 84% sobre produtos dos EUA

Foto: Tingshu Wang/Reuters

O Ministério das Finanças da China anunciou nesta quarta-feira (9) que vai impor tarifas de 84% sobre os produtos importados dos Estados Unidos. A cobrança dessas tarifas começa já nesta quinta-feira (10).

A nova tarifa representa uma alta de 50 pontos percentuais sobre os 34% que já haviam sido anunciados pelo governo chinês na semana passada. Os percentuais acompanham as taxas impostas pelos EUA.

O anúncio acontece no mesmo dia em que entra em vigor uma tarifa extra de 50% sobre as importações chinesas que chegam aos EUA — o que elevou a alíquota total do país asiático a 104%.

A guerra tarifária entre as duas maiores economias do mundo se intensificou na semana passada, após o anúncio das tarifas recíprocas prometidas pelo presidente americano, Donald Trump.

Na quarta-feira passada (2), Trump detalhou a tabela das tarifas, que vão de 10% a 50% e serão cobradas, a partir desta quarta, sobre mais de 180 países.

A China foi um dos países que foi tarifado — e com uma das maiores taxas, de 34%. Essa taxa se somou aos 20% que já eram cobrados em tarifas sobre os produtos chineses anteriormente.

Como resposta ao “tarifaço”, o governo chinês impôs, na sexta passada (4) tarifas extras de também 34% sobre todas as importações americanas.

Os EUA decidiram retaliar a retaliação e Trump deu um prazo para a China: ou o país asiático retirava as tarifas até às 13h (horário de Brasília) desta quarta-feira (8) ou seria taxado em mais 50%, levando o total das tarifas a 104%.

A China não recuou e ainda afirmou, na quarta, que estava preparada para “revidar até o fim”.

Cumprindo a promessa de Trump, a Casa Branca confirmou a elevação em mais 50% das tarifas sobre os produtos chineses na tarde de quarta. O presidente americano disse, porém, que acreditava que a China chegaria a um acordo com os EUA para evitar mais tarifas.

A resposta chinesa veio em partes desde o início da madrugada desta quinta.

Primeiro, o país asiático divulgou um documento sobre as suas relações comerciais e econômicas com os EUA, reiterando que vai seguir com as retaliações.

Um porta-voz do Ministério das Relações Internacionais da China disse que o país está disposto a negociar para evitar a intensificação da guerra tarifária, mas afirmou que “se os EUA realmente quiserem resolver o problema por meio do diálogo e da negociação, devem adotar uma postura de igualdade, respeito e benefício mútuo”.

“Os Estados Unidos continuam abusando das tarifas para pressionar a China. A China se opõe firmemente a isso e jamais aceitará esse tipo de intimidação”, afirmou.

Mais tarde, a China expressou à Organização Mundial do Comércio (OMC) que tem “profunda preocupação” com a situação com os EUA e que a decisão americana de impor tarifas recíprocas a Pequim ameaça desestabilizar ainda mais o comércio global.

“A situação se agravou perigosamente. …Como um dos membros afetados, a China expressa profunda preocupação e firme oposição a essa medida imprudente”, afirmou a China em um comunicado à OMC, que a agência de notícia Reuters teve acesso. Logo depois, o governo chinês anunciou o aumento das tarifas cobradas sobre os EUA.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Potiguar de 6 anos e irmã que morreram em acidente de ônibus em MG iam visitar a avó em SP

Foto: Reprodução

A potiguar Laura Costa de Negreiros, de 6 anos, e a irmã dela, Lorena Costa de Negreiros, de 2 anos, estão entre as 11 pessoas que morreram em um acidente de ônibus que aconteceu nesta terça-feira (8) em Minas Gerais.

Segundo a família, elas estavam indo a São Paulo com a mãe e o irmão mais novo, de 6 meses, para visitar a avó.

A mãe das crianças, também potiguar, está internada junto com o filho mais novo, de 6 meses. Ela teve uma clavícula e um braço quebrados e deve passar por cirurgia nesta quarta-feira (9).

Prima do pai das crianças, Alexandra Vidal explica que os pais das meninas são de Parnamirim, na Grande Natal, mas se mudaram para Trindade (GO) há pouco mais de dois anos. Os dois filhos mais novos do casal nasceram em Goiás.

O acidente aconteceu na rodovia MG-223, entre Araguari e Tupaciguara, no Triângulo Mineiro, por volta das 3h40 desta terça (8). O veículo da Real Expresso saiu de Anápolis (GO), por volta das 20h30 da segunda (7), e seguia para São Paulo (SP) com 53 passageiros, quando o motorista perdeu o controle da direção, o ônibus capotou e ficou tombado.

“Elas estavam indo para São Paulo para visitar a avó delas. O pai não estava no ônibus. Quem estava era só ela (a mãe) com as crianças. Assim que entraram em contato, ele foi para lá”, afirmou Alexandra.
Ainda de acordo com ela, familiares estão fazendo uma “vaquinha online” para custear as despesas da família.

Segundo o Corpo de Bombeiros de MG, as duas crianças ficaram presas às ferragens. De acordo com a família, os corpos permanecem no Posto Médico-Legal.

Feridos
O Corpo de Bombeiros de Araguari informou que dos 36 feridos, 18 foram levados para hospitais. Os outros 18 tiveram ferimentos leves e recusaram atendimento.

Pelo menos 17 passageiros foram encaminhados para a UPA de Araguari, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Thereza Griep. Desses, 4 ainda estão na UPA e os outros quatro foram transferidos para hospitais da região.

O Samu confirmou que cinco sobreviventes também foram levados em estado grave para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), dentre eles está uma gestante.

O HC-UFU confirmou o atendimento a nove pacientes feridos no acidente, um deles não resistiu e acabou morrendo após dar entrada na unidade.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *