Foto: divulgação
O serviço de streaming Spotify diz ter condições e ferramentas que podem revelar se houve “robotização” ou “fraude” por parte de fãs da cantora Anitta no recorde mundial que ela bateu no mês passado.
No mês passado, a brasileira foi alçada à primeira posição do ranking Daily Top 50 Global —algo até então inédito para qualquer artista nacional.
Só naquele dia, sua nova música, “Envolver”, foi reproduzida mais de 6,4 milhões de vezes. Até esta quarta-feira (13) a música segue rumo aos 146 milhões de reproduções.
Entre assinantes e usuários da versão gratuita, o Spotify tem cerca de 381 milhões de usuários (dados do próprio serviço, divulgados em novembro de 2021).
Suspeita desde o exterior
Como divulgou ontem Tilt, com base em dados do “Rest of World” (publicação sobre tecnologia sem fins lucrativos), há indícios de que fãs da cantora tenham utilizado métodos “heterodoxos” (para dizer o mínimo) para impulsionar o lançamento de “Envolver”.
Entre as ações dos fãs de Anitta sob suspeita estão manipulação do algoritmo de resultados do streaming, com a divulgação de métodos e uso de redes VPN para reproduzir as músicas várias vezes com novos IPs (burla o protocolo-raiz, que permite identificar um equipamento com acesso à internet); e também o possível uso de “robôs” (bots) para reproduzirem a música indefinidamente.
Há várias postagens em redes sociais entre os séquitos de Anitta no Brasil nesse sentido.
O mais grave, no entanto, é que a própria cantora participou ativamente nas redes para estimular o “engajamento”, o aumento do número de audições e até mesmo a manipulação do algoritmo.
Só no Instagram a cantora tem 64 milhões de seguidores. No Twitter e no Facebook, quase 16,5 milhões em cada.
Como informou o “Olhar Digital”, um perfil oficial de Anitta retuitou uma internauta em 14 de março passado, orientando que, para aumentar a popularidade da cantora, era preciso montar “playlists” com sua música e sempre lembrar de “usar contas diferentes no Spotify”, além de “lembrar de trocar de contas”.
Déjà vu
No ano passado, um youtuber norte-americano, professor Scott Lowe, professor de língua inglesa e amante da cultura brasileira, também levantou suspeitas sobre o “tamanho” das reproduções e nº de comentários para o então lançamento “Girl From Rio”.
O youtuber avaliou que o lançamento do “hit” fora feito sob medida para o mercado norte-americano, mas que ele quase não via postagens de seus conterrâneos nos sistemas de comentários do YouTube, ou de outras redes.
O que diz o Spotify
Procurado pela coluna, o serviço de streaming Spotify disse que não anunciaria nenhuma posição oficial sobre o tema desta reportagem, mas enviou o conteúdo de seus termos e condições que precisam ser aprovados por todos os artistas, personalidades e criadores de conteúdo diversos que usam a plataforma.
“Quando identificamos ou somos alertados sobre casos potenciais ou confirmados de manipulação de stream, tomamos medidas que podem incluir a retenção de royalties, a correção de números de streaming e medidas para garantir que a popularidade do artista ou da música seja refletida com precisão em nossos gráficos. O Spotify reserva-se o direito de remover conteúdo manipulado da plataforma.”
E mais:
“Colocamos recursos de engenharia e pesquisas significativos para detectar, mitigar e remover a atividade de streaming artificial no Spotify para que nada atrapalhe nossa missão de dar aos artistas a oportunidade de viver de sua arte e para que os detentores de direitos sejam pagos da maneira mais justa possível. possível para o seu trabalho. A integridade disso é incrivelmente importante para nós, porque um fluxo ilegítimo significa que há artistas honestos e trabalhadores do outro lado que são afetados.”
Ou seja, independentemente de quem seja o produtor de conteúdo (musical, podcasts, vídeos etc), a plataforma sempre analisa as ocorrências.
A coluna teve acesso, inclusive, ao caso de um modesto músico que tem apenas uma média de 300 audições por mês, e que já recebeu uma notificação do streaming informando que, parte de suas “audições”, seriam descartadas do pagamento de “royalties” num determinado mês por suspeita de fraude.
Embora o serviço tenha todas as ferramentas para identificar “fraudes”, jamais divulga publicamente o resultado dessas investigações. Somente informa ao artista ou criador de conteúdo envolvido.
Outro lado – Anitta
A coluna enviou pedido ao “staff” de Anitta para que comentasse o caso descrito neste texto. Não houve nenhuma resposta até esta publicação. Se isso ocorrer, o texto será atualizado.
Ontem, Paulo Pimenta, assessor-chefe de Comunicação do “staff” da artista, publicou “carta aberta” relação ao caso. Leia a íntegra:
“Muito se fala sobre “Envolver e seu sucesso que dura até hoje no top 50 global do Spotify. A primeira cantora latina a chegar a posição #1 de forma solo é brasileira e se chama Anitta.
Foi ela mesma que lá atrás uma vez me disse que uma minoria sempre tende a elevar um artista só para depois ter o prazer de diminui-lo. Infelizmente, ela tem razão.
Vamos aos números de “Envolver” nos últimos 28 dias? Reparem que o país que mais ouviu “Envolver” foi o Brasil: 38.420.876 de plays. Mas se você QUISER realmente estudar os resultados, a perspectiva muda. Somados, os streamings dos 9 países que mais ouviram “Envolver” resultam em um número relevante e global: 42.801,642.
O Brasil é o segundo mercado consumidor de música do mundo em número de ouvintes digitais e sua população e território são continentais.
Logo, existe uma lei de proporcionalidade. Seria óbvio que uma cantora tivesse tal resultado em seu próprio país? Não necessariamente. Mas, se tratando da Anitta, tudo muda de figura. Enxergamos aqui outro fenômeno.
A cantora arrebatou seu país com um ritmo que não é brasileiro e em língua espanhola – não muito falada por aqui. Um posicionamento internacional de dentro para fora. Há quem diga que os fãs brasileiros ouviram muito Envolver. Mutirão.
Mas, isso é ruim? Vale ressaltar que Anitta tem mais ouvintes mensais nos Estados Unidos do que grandes cantoras americanas – é só QUERER pesquisar. Algumas poucas notícias sobre Envolver ainda podem revelar a teoria citada no início do texto.
Mas, ainda bem que a matemática não mente e que a grande maioria dos brasileiros ainda tem orgulho dos artistas nacionais e se envolveu com a Anitta ao ponto de quebrarem juntos barreiras nunca antes ultrapassadas. Paulo Pimenta, assessor de comunicação e imprensa de Anitta.”
Coluna do Ricardo Feltrin – Splash/UOL
Apurem!!
A tendência do esquerdistas é da trambiques.
Se for verdade, bote essa cantora meia boca na cadeia.
A mim não me faz falta esse tipo de cantora.
Cantora???
Pra mim não é.
Não tem jeito. Se está contra Bolsonaro, pode ir procurar que é trambiqueiro. É impressionante isso. Um ótimo exemplo de pessoa, essa anitta. São essas qualidades de pessoas que a esquerda idolatra.
Uma cantor que tem, segundo a reportagem, 64 milhões de seguidores só no Instagram, não pode ter 6,4 milhões de acessos? 10% dos seus seguidores no Instagram.
Boa Muaaaaaaar, prof. da porra, que ando leva uma madeirada no lombo, fica rangendo os dentes, pense que chamar isso de cantor kkkkkk. Vamos ter a oportunidade de ver se essa conta se confirma, por enquanto só denúncia, depois se verifica, se confirmado vamos ter que verificar esses 64, não seria um belo 69? Fica ruim e o tatuagem do barbudo dando risada e falando grosso.
Mumuzinho, posso te chamar assim? Quantas pregas tem o frezado dessa grande cantor, se ela ter pegar na esquina e te pegar, vc vai morrer feliz, justiça se faça a danada é bem feita, mais beleza só para comer, para viver tem que ter mais tutano, uma Janja mal resolvida fica difícil.
Filipe guerra e servente, ao invés de comentar sobre a manipulação da música, falam de madeirada e PT. Ô geraçãozinha de analfabetos funcionais…
Essa é aquela que tem o barbudo rateado nos países baixos, vai dar merda essa história, por sinal, todos que se envolvem com esse meliante fedorento é assim, não escapou ninguém.
Você tem inveja do rebolado dela, né tia!?
Deve ter vontade de rebolar assim pra o sobrinho e não consegue..
🤣🤣🤣