Judiciário

STF irá discutir prática da ‘rachadinha’ antes de julgar caso de Flávio Bolsonaro

O STF (Supremo Tribunal Federal) irá discutir a gravidade do crime da “rachadinha” antes de julgar o caso do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), denunciado pelo MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) sob acusação de ter arrecadado parte do salário dos servidores de seu gabinete quando era deputado estadual.

O tema será analisado a partir de 27 de novembro na ação penal em que o deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM) é acusado de peculato por prática similar à do filho do presidente. O processo será julgado no plenário virtual e vai até 4 de dezembro.

A análise da ação vai refletir a visão dos ministros sobre o delito e deve estabelecer balizas para julgamento de crimes desta natureza.

O STF não tem nenhum precedente sólido sobre situações em que agentes públicos recolhem parte do vencimento de servidores.

A corte já julgou a caracterização do crime de peculato por uso inadequado de servidor, mas nunca debateu com profundidade um cenário em que há devolução de salário.

É comum, por exemplo, o STF penalizar políticos que mantêm funcionários fantasmas. Por outro lado, também é normal o tribunal arquivar denúncias de peculato por uso de assessores para fins particulares.

O deputado federal Celso Russomano (Republicanos-SP) chegou a ser condenado em primeira instância porque uma secretária paga pela Câmara dos Deputados teria atuado em sua produtora de vídeo por quatro anos.

Em 2016, porém, o STF reverteu a decisão por um placar de 3 votos a 2 na Segunda Turma da corte. A ministra Cármen Lúcia e Teori Zavascki, que morreu em 2017, defenderam a penalização de Russomano, mas Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Celso de Mello formaram na ocasião maioria para absolvê-lo.

Em 2014, a 1ª Turma tomou decisão parecida ao rejeitar denúncia contra o então deputado Osvaldo Reis.

Na ocasião, prevaleceu a tese da relatora, ministra Rosa Weber, de que “a utilização dos serviços custeados pelo erário por funcionário público no seu interesse particular não é conduta típica de peculato”.

A magistrada argumentou que a Constituição veda a condenação por “crime sem lei anterior que o defina”.

Agora, a expectativa é que o julgamento de Silas Câmara crie uma jurisprudência em relação aos elementos que caracterizam o crime da ‘rachadinha’ e sobre a dosimetria da pena para essa prática.

O resultado da análise pode ser usado, a depender do placar, tanto pela defesa do filho do presidente Jair Bolsonaro quanto pelo MP-RJ para reforçar suas teses.

Atualmente, a responsabilidade para decidir o recebimento da denúncia contra Flávio é do Órgão Especial do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), composto por 25 desembargadores.

O caso foi retirado das mãos do juiz de primeira instância, Flávio Itabaiana, seis dias depois de ele mandar prender o policial militar aposentado Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio, amigo do presidente e apontado como operador do esquema.

Isso ocorreu em 25 de junho por decisão da 3ª Câmara do TJ-RJ, que aceitou habeas corpus da defesa do senador. Dois dos três desembargadores do colegiado sustentaram que, como o senador trocou um mandato por outro, o foro especial deve ser mantido.

O MP-RJ, então, acionou o STF sob argumento de violação à decisão da corte do começo de 2018 de restringir o foro especial a delitos cometidos durante o mandato e relacionados à função.

O próprio presidente da 3ª Câmara do tribunal estadual, desembargador Antônio Carlos Amado, reconheceu ao STF que a decisão pode ter sido “inédita”, mas disse que não foi absurda, inadequada nem desrespeitou ou ofendeu a jurisprudência da corte.

O relator da ação do Ministério Público no Supremo é o ministro Gilmar Mendes, e o tema ainda não tem data para ser analisado. O ministro indicou que deve submeter o processo à Segunda Turma da corte.

Nesse caso, também existe uma expectativa sobre a posição a ser tomada por Kassio Nunes Marques, primeiro indicado do chefe do Executivo para uma vaga no Supremo. O magistrado é relator de uma ação da Rede que trata do mesmo tema, mas a tendência é que a ação do MP-RJ seja analisada antes.

Kassio também participará do julgamento de Silas Câmara, que ocorrerá no ambiente virtual. A defesa do deputado pediu ao relator, ministro Luís Roberto Barroso, que o julgamento ocorra no plenário físico.

O magistrado ainda não analisou a solicitação. Mesmo que ele a rejeite, porém, se outro ministro pedir destaque, o caso sai de pauta e vai para as mãos do presidente do STF, Luiz Fux, escolher nova data para análise em sessão presencial, atualmente realizada por videoconferência.

A diferença entre esse processo e o de Flávio é que o senador também foi denunciado por lavagem de dinheiro, apropriação indébita e organização criminosa. Peculato é o delito que prevê a maior pena.

Em relação ao deputado, a PGR (Procuradoria-Geral da República) considerou grave a conduta e pediu a fixação da pena de 12 anos, o máximo possível para o delito previsto no artigo 312 do Código Penal.

A PGR acusa o parlamentar de recolher parte do salário dos servidores de seu gabinete e de nomear funcionários fantasmas. Segundo a Procuradoria, ele desviou R$ 145 mil com o esquema, valor muito inferior ao que teria sido movimentado por Flávio.

A denúncia foi recebida por unanimidade pelo STF em 2010, quando o relator do caso era o ministro Joaquim Barbosa, que já deixou a corte. A PGR afirma que ele recolheu o salário de servidores e empregou uma cozinheira, um motorista e um piscineiro no escritório de representação do mandato no estado de origem, o Amazonas.

Além da pena de 12 anos, a Procuradoria quer que o deputado pague multa e indenize os cofres públicos no valor do dobro do montante desviado com juros e correção monetária.

No processo, a defesa do deputado disse que os elementos dos autos comprovam que ele não teve funcionário fantasma. O parlamentar também alegou que não houve “nem prova de prejuízo e nem prejuízo efetivo ao erário”, o que inviabiliza a condenação por peculato.

A defesa menciona ainda uma decisão do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) que absolveu um político acusado de exigir devulação de salários sob o argumento de que “os vencimentos, uma vez creditados em suas contas bancárias, constituem recursos privados, à livre disposição dos seus titulares”.

Folha de SP

 

Opinião dos leitores

  1. Com quem será que esses meninos levados RERECO, BOLÃO É AZEITONA aprenderam essa traquinagens??????

  2. Alguns ministros fazem o possível e o impossível para postergar a análise dos crimes do Bozinho. Covardia, esperteza ou os dois?

  3. Na câmara de Natal só escapa quem ganhou nessa de 2020. Alguns saíram mas estão sendo investigados pelo TCE e o processo está adiantado.

  4. Kkkkkkkkk
    Se for pra prender deputados que faz rachadinha no Brasil, tem que construir novos presídios, e grandes.
    Os que tem hoje, não cabem.
    A POPULAÇÃO SABE DISSO.
    Perca de tempo esse caso do traquino filho do presidente Jair.
    Não estou afirmando, mas se brincar no STF tem.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Governo reage e intima redes a apagar fake news sobre morte de Lula

Foto: Agência Brasil

Em meio à recente internação de Lula, o Palácio do Planalto deu início a uma ofensiva para combater “fake news” nas redes sociais que apontam para uma falsa morte do presidente.

A operação tem sido tocada pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência e pela Advocacia-Geral da União (AGU), pastas que estão sob a alçada direta de Lula no Planalto.

Segundo apurou a coluna, a Secom tem sido responsável por fazer o levantamento das publicações, enquanto a AGU tem intimado as plataformas para que retirem as notícias falsas.

No levantamento da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, há postagens falsas publicadas em redes sociais como Youtube, Instagram e X (antigo Twitter).

Em um segundo momento, a ideia de integrantes do governo Lula é acionar a Polícia Federal e o Poder Judiciário para responsabilizar os próprios autores das postagens falsas criminalmente.

Lula foi internado desde a terça-feira (10/12) no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde já passou por duas cirurgias na cabeça. As cirurgias são decorrentes da queda que o petista levou em 19 de outubro.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Novo Largo do Atheneu é inaugurado, com promessa do fim dos alagamentos na região

Foto: Magnus Nascimento / Prefeitura do Natal

A Prefeitura do Natal inaugurou nesta quinta-feira (12) o novo Largo do Atheneu, no bairro de Petrópolis, Zona Leste da cidade. Após uma requalificação completa, a promessa é que acabem os alagamentos que eram ocasionados pelas chuvas na região, principalmente na rua Seridó.

Com um investimento total de R$ 9,7 milhões, o espaço no Largo do Atheneu conta gora com nova pavimentação, com blocos intertravados e também com sinalização horizontal e um reforçado sistema de drenagem, com três bombas que aumentarão o escoamento das águas de chuvas.

Além disso, o paisagismo conta com o projeto Planta Natal, que ficou responsável pela arborização e com iluminação 100% em LED, bancos em concretos e bicicletários.

“A transformação que houve aqui no Largo do Atheneu, com o investimento realizado pela Prefeitura, possibilitará a erradicação de um grande problema que existia para moradores e comerciantes. Com esse trabalho que fizemos, certamente o novo Largo do Atheneu vai ser um dos preferidos para a realização de eventos, entre os quais o nosso Carnaval”, enfatizou o prefeito Álvaro Dias (Republicanos).

A cerimônia de inauguração contou com um pocket show da cantora Yasmin Martins e do violonista Cacá Velloso.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Catamarã afunda durante passeio no mar em Maragogi, em Alagoas; uma pessoa morreu

Um catamarã virou no mar em Maragogi, Litoral Norte de Alagoas, na manhã desta sexta-feira (13). O acidente aconteceu na Praia de Barra Grande, no trajeto para as piscinas naturais. A morte de um idoso de 76 anos foi confirmada. Silvio Bispo Romão estava hospedado em um resort de Pernambuco.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Diego Vasconcelos, 47 pessoas estavam na embarcação. Ele não soube relatar se os tripulantes estavam com colete no momento do acidente.

“A gente convocou o gabinete de crise do município e estamos avaliando as causas. Os nossos esforços são para realizar o resgate e dar apoio às vítimas”, explica o secretário.

A Polícia Civil foi ao local para recolher a documentação da embarcação e intimar os tripulantes e proprietário para serem ouvidos.

Diego Vasconcelos disse ainda que o catamarã não estava cadastrado no Cadastro Único dos Prestadores de serviço.

“É uma empresa formalizada. Identificamos o proprietário, ele tem um catamarã autorizado, mas esse específico não estava cadastrado. Não fizemos a perícia para saber se estavam todos de coletes”, conta Diego.

Jangadeiros e pilotos de lanchas que estavam na região ajudaram a retirar as pessoas do mar. As vítimas foram levadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.

Capitania dos Portos enviou equipes ao local. “Estamos enviando mais equipes para lá. Assim que tivermos mais informações, iremos emitir uma nota”, informou o tenente Abreu.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Inflação de Natal fecha novembro com alta de 0,41%; no grupo alimentos, carnes puxam crescimento

Foto: Reprodução

Considerado a inflação oficial de Natal, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,41% na capital potiguar em novembro de 2024, em relação ao mês anterior. Com este resultado, a variação no ano ficou em 3,95%. Nos últimos doze meses (dezembro de 2023 a novembro de 2024), a taxa atingiu 5,47%.

Os números foram divulgados nesta sexta-feira (13) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema-RN).

O grupo “Alimentação e Bebidas” teve alta de 0,31% em relação ao mês anterior. Os itens que mais contribuíram para esse aumento de preços foram: Carnes (7,18%), Frutas (2,53%), Alimentação Fora do Domicílio (1,19%) e Açúcares e Derivados (0,62%).

O grupo “Transporte” apresentou uma variação positiva de 1,03%. Os itens que mais contribuíram para esse aumento de preços foram: Combustível (Veículos) (2,38%), Transportes Público (0,54%) e Veículo Próprio (0,46%).

Já o segmento de “Habitação” teve uma variação positiva de 0,53% em função do aumento de preço em Artigos de Limpeza (1,23%).

Cesta básica

Já o custo da cesta básica aumentou 2,45% em relação a novembro. Nas despesas com os produtos essenciais, o custo com a Alimentação por pessoa foi de R$ 582,80. Para uma família constituída por quatro pessoas, esse valor alcançou R$ 2.331,20. Se a essa quantia fossem adicionados os gastos com Vestuário, Despesas Pessoais, Transportes etc., o dispêndio total seria de R$ 7.188,54.

Dos treze produtos que compõem a Cesta Básica, seis tiveram variações positivas: Óleo (13,39%), Carne (7,51%), Leite (7,47%), Frutas (4,17%), Legumes (1,31%) e Café (0,90%). As variações negativas ocorreram em sete produtos restantes:Arroz (-3,26%), Margarina (-2,69%), Tubérculos (-2,31%), Farinha (-1,93%), Açúcar (-1,42%), Feijão (-1,05%) e Pão (-0,53%).

Dados

Cesta básica

  • Janeiro: variação positiva de 2,83%
  • Fevereiro: variação positiva de 0,73%
  • Março: variação positiva de 1,05%
  • Abril: variação positiva de 2,26%
  • Maio: variação positiva de 1,66%
  • Junho: variação positiva de 1,50%
  • Julho: variação negativa de 3,67%
  • Agosto: variação negativa de 1,87%
  • Setembro: variação negativa de 2,73%
  • Outubro: positiva de 0,81%
  • Novembro: positiva de 2,45%

IPC

  • Janeiro: 0,46%
  • Fevereiro: 0,68%
  • Março: 0,44%
  • Abril: 0,36%
  • Maio: 0,35%
  • Junho: 0,41%
  • Julho: 0,10%
  • Agosto: 0,22%
  • Setembro: 0,08%
  • Outubro: 0,43%
  • Novembro: 0,41%

Fonte: Portal 98Fm

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ipec: 34% avaliam governo Lula como ruim ou péssimo, mesmo percentual que o considera ótimo ou bom

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pesquisa Ipec divulgada nesta sexta-feira (13) aponta que 34% dos brasileiros avaliam o governo do presidente Lula (PT) como ruim ou péssimo, o mesmo percentual que o avalia como ótimo ou bom.

Outros 30% avaliam o governo como regular e 2% não souberam ou preferiram não opinar.

Veja os números:

  • Ótimo ou bom: 34% (eram 35% em setembro);
  • Regular: 30% (eram 28%);
  • Ruim ou péssimo: 34% (eram 34%);
  • Não sabe/não respondeu: 2% (eram 2%).

Em relação à pesquisa anterior, realizada em setembro, a avaliação ótima ou boa oscilou dentro da margem de erro (35%), e não houve mudança no percentual dos que avaliaram como ruim ou péssimo (34%). Ainda, 2% não souberam ou não responderam.

O levantamento foi realizado entre os dias 5 e 10 de dezembro em 131 municípios brasileiros. Foram entrevistadas 2 mil pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Segundo o Ipec, os resultados entre setembro e dezembro mostram que tanto a avaliação positiva quando negativa se mantêm estáveis.

g1

Opinião dos leitores

  1. Eu considero o governo de LULADRAO excelente, está fazendo exatamente o prometido, assaltar e destruir o país, nisso a quadrilha de PTralhas, são imbatíveis.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Queremos evitar reincidência de pedofilia”, diz relator do PL da Castração Química

Foto: reprodução/CNN

O deputado Aluísio Mendes (Republicanos-MA), relator do Projeto de Lei (PL) que propõe a castração química como pena para crimes sexuais, defendeu a medida em entrevista à CNN.

Segundo o parlamentar, o objetivo principal é evitar a reincidência de casos de pedofilia no país.

Mendes argumentou que a castração química seria aplicada como uma pena acessória para pessoas já condenadas por crimes de pedofilia. “É um complemento à pena de prisão que já está tipificada no nosso código penal e que é muito efetiva”, explicou o deputado.

Aumento nos casos de pedofilia

O relator destacou o crescimento alarmante dos casos de pedofilia no Brasil, citando um aumento de 17% entre 2021 e 2022.

“É um crime que tem crescido muito, principalmente com o advento da internet. Então, nós precisamos de remédios efetivos e duros para combater esse crime, que é um dos mais desprezíveis da nossa sociedade”, afirmou Aluísio.

O projeto de lei também prevê a criação de um cadastro de pedófilos, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que seria acessível à população.

Mendes argumentou que essa medida ajudaria a proteger crianças e adolescentes, permitindo que escolas e empregadores verifiquem o histórico de potenciais funcionários.

Apesar das justificativas apresentadas pelo relator, a proposta de castração química tem gerado debates e críticas.

Alguns especialistas argumentam que a medida pode não ser eficaz para todos os tipos de agressores sexuais e que existem outras formas de abuso que não seriam impedidas pela castração química.

O deputado, no entanto, defende que a medida já é utilizada em países como Inglaterra, Estados Unidos e Austrália, onde, segundo ele, tem apresentado resultados positivos.

“Para crimes assim, só remédios duros”, concluiu Mendes, reforçando sua posição sobre a necessidade de medidas mais severas para combater a pedofilia.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Pedofilia é um distúrbio mental. Uma doença. Não um crime. O crime é estupro de vulnerável. Aí um”de puta do” que confunde algo tão básico tem gabarito para propor alguma coisa?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Casos de HIV e Aids crescem no Brasil pelo terceiro ano consecutivo; mortalidade diminui

Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira à noite, o novo boletim epidemiológico sobre HIV/Aids no Brasil com dados de 2023 e parciais de 2024. Os números mostram que, no ano passado, houve 46.495 novos registros de infecções pelo HIV, um aumento de 4,5% em relação a 2022. Além disso, foram 38 mil casos de Aids, 2,5% a mais que no ano anterior.

Sobre os casos de HIV e Aids, ambos os números aumentaram pelo terceiro ano consecutivo e são os mais altos desde 2019. Os registros haviam caído de forma significativa em 2020, com a restrição do acesso ao diagnóstico durante a pandemia, e voltaram a subir com a retomada dos serviços de saúde.

Os números de HIV e Aids são diferentes porque, embora o HIV seja o vírus que cause a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), hoje o tratamento antirretroviral (TARV) consegue impedir essa evolução. Por isso, nem toda pessoa que vive com HIV tem Aids.
Em relação ao perfil do novos casos, o boletim mostra que 70,7% foram entre homens; 63,2% entre pessoas pretas e pardas e 53,6% entre homens que fazem sexo com outros homens (HSH). A faixa etária com mais registros (37,1%) é a de 20 a 29 anos de idade. O perfil é semelhante ao dos casos de Aids.

Em 2024, os números parciais do documento indicam que, até junho, foram detectadas 19.928 infecções pelo HIV e 17.889 casos de Aids. Em comunicado, o Ministério da Saúde atribui o crescimento dos casos de HIV à ampliação da testagem com a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). A estratégia envolve comprimidos diários para prevenir a infecção pelo vírus e é ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2017.

O país chegou, no final de novembro, a 109 mil pessoas usuárias da profilaxia. O número mais que dobrou em relação a 2022, quando eram 50,8 mil. De acordo com a pasta, a PrEP leva a mais diagnósticos porque, para dar início à estratégia, um dos requisitos é fazer o teste e saber se a pessoa já vive com o HIV e não sabe.

De fato, o Ministério da Saúde anunciou, com base em dados do Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV e a Aids (Unaids), que o Brasil alcançou a marca de 96% das pessoas estimadas que vivem com HIV devidamente diagnosticadas em 2023, um aumento em relação aos 90% de 2022.

Mortalidade pela Aids em queda

Em 2023, o Brasil registrou 10.390 mortes causadas pela Aids, o menor número já registrado segundo o DataSUS, que tem dados desde 1996. No entanto, não houve uma diminuição significativa em relação a 2019, por exemplo, quando foram 10.687 vítimas fatais.

O Ministério da Saúde reconhece que um desafio é “revincular as pessoas que interromperam o tratamento ou foram abandonadas”, alegando que muitos casos de interrupção ocorreram “no último governo”, além de “disponibilizar o tratamento para todas as pessoas recém diagnosticadas para que tenham melhor qualidade de vida”.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Após deixar UTI, Lula caminha pelos corredores do hospital

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva postou um vídeo na tarde desta sexta-feira em que aparece caminhando no corredor do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, ao lado de um dos médicos e da primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja. As imagens mostram um curativo na cabeça do presidente.

“Peço que fiquem tranquilos. Estou firme e forte”, escreveu o presidente na mensagem junto ao vídeo. Na gravação, ele aparece andando pelos corredores do hospital ao lado do neurocirurgião Marcos Stavale. Esta é a primeira aparição oficial do presidente desde a cirurgia feita na madrugada de terça-feira.

Lula ainda afirmou que está se alimentando bem e conversando bastante. “Em breve, pronto para voltar para casa e seguir trabalhando”, publicou.

O presidente saiu da UTI na manhã desta sexta-feira, após três dias internado. A previsão da equipe médica é que ele deixe o hospital e retorne a Brasília no início da próxima semana.

Ainda que esteja sob cuidados especiais e com recomendação médica de “repouso relativo”, nos últimos dias Lula recebeu a visita de filhos, despachou a sanção de atos e conversou com o vice-presidente Geraldo Alckmin e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, por vídeo chamada.

Segundo o novo boletim médico, divulgado hoje, Lula “segue lúcido e orientado” e caminhou pelos corredores do hospital. Na manhã de ontem, ele foi submetido a um procedimento de embolização de uma artéria para evitar novos sangramentos.Ao longo de quinta, ele passou por novos exames e recebeu a visita de familiares. E, pela noite, retirou o dreno intracraniano que usava desde a cirurgia na madrugada de terça-feira.

Lula deu entrada no hospital Sírio-Libanês de Brasília na noite de segunda-feira (9), após sentir fortes dores de cabeça. Após passar por exames, foi constatado uma hemorragia em um dos ferimentos causados pelo acidente doméstico que sofreu em outubro, e o petista precisou ser levado às pressas para São Paulo para drenar o sangramento em uma cirurgia de emergência.

O Globo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Criança de 3 anos atropelada por carro que invadiu lanchonete passa por 2ª cirurgia para tentar evitar amputação de perna

Foto: Reprodução

O menino de 3 anos e 5 meses que foi atropelado pelo carro que invadiu uma lanchonete, na noite da última quarta-feira (11), em Parnamirim, na Grande Natal, passa por uma segunda cirurgia na perna, nesta sexta-feira (13).

Segundo os pais, os médicos tentam melhorar a circulação sanguínea da perna direita para evitar a amputação. A criança não tem conseguido movimentar o membro.

A operação começou na manhã desta sexta-feira (13) no Hospital Walfredo Gurgel, maior unidade pública de saúde do estado, e que é referência para atendimentos na área de ortopedia. Até a publicação desta reportagem, o procedimento ainda estava em andamento.

“Ele está fazendo uma fasciotomia, eles estão tentando a todo custo salvar a perna dele, para que melhore a circulação para o pé, pra que ele não perca o pé nem a perna”, disse a mãe da criança, Mara Gomes.

A mãe de Mara, avó do garoto, também ficou ferida após o atropelamento e segue internada no hospital à espera de uma cirurgia no joelho.

“Eu, como mãe, fico totalmente transtornada, porque é uma coisa que jamais era pra ter acontecido. Isso foi um crime, não foi um acidente. Ele (motorista) é um criminoso, está preso e espero que ele fique preso por muito tempo e pague por tudo que fez com minha família. Eu poderia perder meu filho, meu pai, minha mãe e minha filha que estava na frente também, e minha sobrinha. Eu espero que a Justiça não seja branda com uma situação dessa”, disse a mulher.

“Ele está na segunda cirurgia, com quase três horas, a gente está aflito, fico arrepiado quando lembro da cena e agradeço a Deus por ele estar vivo e em boas mãos aqui no Walfredo, com bons cirurgiões”, disse o pai do garoto, o consultor de automóveis Gilclécio Gomes.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Wolney França comemora mais um prêmio à frente da Câmara Municipal de Parnamirim: Inova RN 2024

O presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, Vereador Wolney França, celebrou mais uma conquista histórica da Casa Legislativa parnamirinense: a premiação no Inova RN, uma das mais importantes iniciativas que reconhecem práticas inovadoras no Rio Grande do Norte. A Câmara venceu em duas das três categorias da premiação, reafirmando seu compromisso com a modernização e a eficiência no serviço público.

Na categoria “Ideia”, o projeto “Gamificação do Processo Legislativo Brasileiro” foi o grande vencedor. Já na categoria “Projeto em Execução” o projeto “Câmara Sustentável” também ficou em primeiro lugar.

“O prêmio é uma conquista coletiva que reflete o empenho de toda a equipe da Câmara. Este reconhecimento demonstra que estamos no caminho certo ao unir inovação, tecnologia e compromisso com a população de Parnamirim. Esse é um marco para a nossa gestão e para a história do legislativo municipal”, destacou Wolney.

O Prêmio Inova RN tem como objetivo valorizar projetos que promovam a transformação social e administrativa por meio de ideias criativas e soluções tecnológicas. As conquistas da Câmara Municipal de Parnamirim consolidam sua posição como referência em boas práticas legislativas e reforçam o compromisso com a construção de uma cidade mais moderna e conectada com as demandas da sociedade.

Opinião dos leitores

  1. Então crie coragem e exclua todos os jogos eletrônico (Bets).Eles estão quebrando o pequeno comércio varejista e as Igrejas ecumênicas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *