Foto: Reprodução
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) afirmou nesta quarta-feira (23) que o serviço de moto-táxi segue proibido em Natal e que, por isso, aplicativos de transporte como a Uber não têm autorização para operar com a modalidade na cidade.
Ao Portal da 98 FM, a pasta disse que vai fiscalizar a prática e, se confirmado, pode aplicar multa por transporte irregular de passageiros. A atuação está amparada na legislação municipal, que determina que todos os operadores de transporte precisam de autorização da STTU para circular na cidade.
A declaração da STTU acontece um dia depois de o Portal da 98 FM mostrar que a Uber já opera em Natal com o serviço “Uber Moto”. A reportagem inicial chamou a atenção para o fato de que o serviço não é regulamentado na cidade. A chamada “Lei do Uber”, que entrou em vigor em 2019, só regulamenta o transporte por aplicativos em carros.
Com o recente aumento no preço dos combustíveis e o reajuste nas tarifas de transporte, as viagens com o “Uber Moto” passaram a ser opção para o natalense. Mais econômicas, as motocicletas fazem o mesmo deslocamento que os carros, com um custo bem menor. As tarifas do Uber Moto são em torno de 30% a 40% mais baratas do que os deslocamentos feitos de carro.
98 FM
Boa noite, queria aqui esclarecer um ponto muito peculiar em relação a reportagem a “lei do Uber ” como foi mencionada pela reportagem não entregou em vigor em 2019 na verdade ela foi aprovada, mas falta a regulamentação para poder a sttu fiscalizar e não sei o que está faltando pra isso acontecer…. Pois hoje existe várias irregularidades neste sistema e nada e feito, outra coisa esse modelo e proibido na cidade moto táxi, mas e uma situação, constragedora pra sttu pois se podem fiscalizar as motos poderia tbem fiscalizar os carros, já que mesmo tendo lei, ela não está valendo, oque impedi de fiscalizar por exemplo o transporte clandestino que e feito por alguns motoristas de appsja que na lei federal transporte clandestino e crime cabível a processo judicial e reclusão e multa ! Dá pra entender ?
Oww se a STTU tivesse essa mesma ‘marra’ contra o Seturn, setenta por cento apenas da frota rodando e retiram linhas ao bel prazer e nada eh feito, mas qd aparece alguma forma dos trabalhadores se transportarem, aí a STTU eh de uma eficácia em proibir que nos deixam estupefatos com tal cuidado e eficiência em proibir o serviço.
STTU tem moral pro UBER moto mas para Seturn baixa a cabeça.
Se dependesse essa fiscalização da POLÍCIA MILITAR, iriam rodar por 200 anos sem fiscalização, mas AMARELINHO 🤮tem 3 em cada esquina , com sangue nos olhos para MULTAR , eu disse MULTAR , não fiscalizar ou orientar , faça um teste ; na volta de grandes feriados veja se existe esses AMARELINHOS na volta da praia , em ponta negra??? Nada , nenhuma praga dessas ajudando a fluir o trânsito
O UBER é blindado, empresa rica que manda e desmanda, nada contra o UBER pois sou usuário e presta um grande serviço a população.
Tem que ter Sim, já que ganham todos os meses horas extras!!!