Representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana, da Associação de Ciclistas do Rio Grande do Norte e do movimento Bicicletada Natal se reuniram na manhã dessa terça-feira (29), na sede da STTU. Na pauta, o planejamento de ações educativas e de fiscalização que promovam uma relação harmoniosa entre ciclistas e motoristas de ônibus na faixa semi exclusiva da Av. Prudente de Morais.
O encontro contou a participação da arquiteta Fátima Arruda, do Departamento de Engenharia de Trânsito, do diretor do Departamento de Educação de Trânsito, Aurino Borges, da pedagoga Alcina Pereira, dos representantes dos ciclistas, José Canuto, Neide Araújo, Milton França, Carlos Alberto Milhor e da Bicicletada Natal, Leonardo Sinedino e Henilson dos Santos.
Durante o encontro, o diretor do Departamento de Educação de Trânsito da STTU, Aurino Borges explicou que “a reunião não era conclusiva, mas tinha o objetivo de ouvir sugestões e posteriormente anunciar o que de fato será possível realizar”.
Uma nova reunião deverá ser agendada ainda nesta semana e a expectativa é que tão logo as ações sejam definidas a STTU possa iniciar todo o trabalho de conscientização.
Esse cara "leonardo peixoto" precisa deixar d ser preconceituoso e burro! Pois comentou logo abaixo que na rota do sol os ciclistas contam c um grande "BENEFICIO" de uma SUPOSTA CICLOFAIXA…Saiba seu alienado que não EXISTE ciclovia ou ciclofaixa Lá…os Ciclistas arriscam suas vidas no estreito acostamento seu TAPADO, com veículos passando em alta Velocidade!
Só digo o que observo trafegando na Prudente de Morais todos os dias: não passa nem ônibus e muito menos ciclista pela tal ciclofaixa. Aliás, faço uma retificação, passa ciclista sim: a noite, todos paramentados com 20 itens de equipamentos de segurança cada um, indo dar um passeio esportivo durante a noite. Não é a toa que nossa maior emissora de televisão praticamente só faz reportagem entrevistando os tais ciclistas natalenses no horário noturno. De seis reportagens que assisti, somente uma foi feita durante o dia e imagino que foi uma luta grande encontrar um ciclista para conceder a entrevista. Ademais, a ciclofaixa ajudou a perceber como as pessoas que se utilizam do transporte coletivo (dentre elas minha própria mãe) estão sofrendo. Não passa ônibus. Simples assim.
Acho ridículo usar faixas "semi exclusivas" em uma cidade que não oferece transporte público de qualidade. Essa ideia da via exclusiva de bicicletas é excelente, muito boa mesmo. Vi resultados ótimos no Rio, mas não funciona em Natal. Natal só tem ônibus (poucos e ruins). No Rio há metrô climatizado, metrô de superfície climatizado, ônibus com ar condicionado, BRT com ar condicionado, táxi barato, ciclofaixas que ligam Leblon ao Flamengo e ciclofaixas que ligam toda a Barra. Em Natal, o ciclista usa quatro quarteirões (pra que?), dividindo espaço com ônibus e e com outros veículos em tráfego. Ridículo. Totalmente desnecessário e sem estudo. Essa ciclofaixa semi exclusiva só vai trazer prejuízo. Aliás, já trás: congestionamentos absurdos, cruzamentos fechados, trânsito caótico…. Bola fora da Prefeitura. Natal precisa de metrô, trem, novas frotas, novas linhas, mais veículos, precisa de reais investimentos em mobilidade urbana. Pintar rua não resolve
Mania de querer se espelhar em país desenvolvido. Nada contra os ciclistas, meio ambiente e bla-blá-bla.. Mas não conheço uma só pessoa que use bicicleta pra ir trabalhar. Isso se restringe apenas as pessoas que moram perto do seu local trabalho e querem economizar com a gasolina e olhe lá. Fora isso, a esmagadora maioria usam a bicicleta apenas para lazer. Duvido que alguém enfrente 10 km de subidas e descidas em pleno meio dia, num clima "ameno" como o nosso pra ir/voltar ao trabalho, pra ir a uma audiência (advogado), pra dá aula (professor), pra ir ao escritório (contador, engenheiro, médico, arquiteto, administrador…). Com um transito caótico como o nosso, seria muito mais viável investir numa engenheria de transito de respeito e transportes público descente pra depois pensar em ciclovias. Ajeita o que temos pra depois criar outro. Se não, vai ficar pior o que já está ruim. Aposto que essa modinha de "bike" não vai durar muito tempo. Mas como é chique imitar em países da Europa, então…
Você fala isso baseado em uma visão restrita do seu cotidiano. Eu tenho uma bicicleta, e só não vou ao trabalho e a faculdade de bicicleta, porque os carros não respeitam meu direito de utilizar a faixa da direita da rua. Eu vou de onibus, mas diariamente vejo vários ciclistas se arriscando nas ruas para ir ao trabalho ou voltando pra casa.
olhe bem, a via costeira tem um belo espaço reservado para ciclismo, mais de 6 km de ponta negra ate a ponta, fora a rota do sol ate pirangi que também oferece esse benefício, não conheço um pé rapado que ande de bicicleta que tenha uma barra circular ou monarque, repito o argumento de mobilidade é incabível pois não faz essa "justiça social", a grande maioria são pessoas de ótimo poder aquisitivo usam bicicletas caríssimas, o que existe é uma moda potiguar de uma elite branca, vaidosa, egoísta, egocêntrica e que no fim nem grana tem de verdade, é mais aparência, tipico do povo daqui, então vão andar nos espaços que já existem e deixem de birra…..
Você então não deve ter contato com "pé rapado" para falar tanta bobagem. Deve ser aquele tipo de pessoa que não dá um bom dia ao porteiro, jardineiro etc! Pois bem! Conheço várias pessoas que se arriscam nesse trânsito louco andando de bicicleta, como um dos porteiros do meu condomínio, que vem de Parnamirim até Capim Macio de bicicleta. Já tomei conhecimento de vários casos similares, com pessoas que contratam pedreiros que vêm da zona oeste da mesma forma. Não seja alienado! O mundo lá fora é bem maior do que apenas seu círculo social. Bicicleta não é só hobby de gente endinheirada!
Perfeito, Rômulo.
Essa criatura (Leonardo) deve estar se valendo de um nome fake para emitir essa opinião que, de tão repugnante, merece sequer ser respeitada, já que tem carga preconceituosa. Aliás, numa só mensagem, esse rapaz conseguiu discriminar pobres ("pé-rapados") e ricos ("elite branca, vaidosa, egoísta…").
Quanto a usar bicicletas caríssimas ou não, isso nada importa, mané!
Na Europa isso já é realidade há anos. ..realmente a única diferença é a consciência e educação das pessoas de lá. Com certeza a ACIRN ( Associação dos ciclistas do RN), a STTU, a Pref. de Natal e os Ciclistas farão este projeto ser bem sucedido e encontrarão ótimas idéias a serem implementadas pra ajudar a todos..tanto os ciclistas como tb pra não atrapalhar o fluxo de veículos! E se Deus quiser não teremos mortes, acidentes ou atropelamentos como muitos pessimistas e q só usam carro pensam…como o "helio motta" comentou abaixo…ele em vez d dar idéia p ajudar prefere chamar os ciclistas de playboys…saiba meu sr. q pedalo p trabalhar todos os dias, tenho uma bicicleta simples e sem marchas e sou trabalhador e honesto! Playboy é o sr. q deve andar d carro p todo canto e deve ser mais um estúpido nas ruas! Playboy é quem anda d carrão importado e moto d 1000cilindradas! Se tem ciclista pedalando de bike importada é pq trabalhou p comprar! Nos respeite…se não tá gostando vai morar noutra cidade! Ora merda!
Aline, para que você não passe de mera reprodutora do que ouve, mostrando que você acredita no que diz e escreve, prove que vc deixa seu carro em casa e vai trabalhar, vai ao supermercado, pega seus filhos na escola, vai ao médico, festas de casamento, shows, barzinhos, tudo de bicicleta.
Deixa de ser hipócrita e assuma: vc e sua corriola usam para se divertir. Quer fazer isso, beleza, mas faça onde não atrapalhe a vida de ninguém.
EU TENHO O DIREITO DE ANDAR DE CARRO SEMPRE QUE QUISER.
E para esse ato TENHO O DIREITO DE TER RUAS E AVENIDAS livres de regalias à minorias, afinal EU PAGO IPVA, e você?
Incrivel como nos dias de hoje, com o avanço da emissão de gases, aumento no buraco da camada de ozonio, com aumento de politicas ambientais sustentaveis que tendem inclusive a diminuir cada vez mais a utilização de carros em em beneficio das alternativas nao poluentes, ainda tem neanderthal criticando iniciativas que favorem o PLANETA e não o próprio umbigo.
Ainda que houvessem ciclofaixas por toda a cidade, a temperatura média apresentada em Natal jamais faria com que uma quantidade significativa da população andasse de bicicleta, de forma a causar uma redução considerável na emissão de gases. Para isso, tínhamos sim era que estar implementando transportes públicos coletivos de qualidade. Isso sim faria o cidadão natalense deixar seus veículos em casa e optar por outro meio de transporte.
Esses playboys com suas bicicletas importadas e caras querem parar a cidade, travar o trânsito para que eles possam desfrutar seus momentos de lazer.
Inacreditável que tirem uma faixa na maior avenida de natal impossibilitando que MILHARES de pessoas a usem, para entregar a meia dúzia de gatos pintados se bronzearem.
Porque não estabelecem horários? Por exemplo entre 22 hs e 05hs da manhã?
Mas a moda é se render a minoria, é a ditadura da minoria.
milhares de pessoas tbm usam bicicletas como transporte seu doente, e muitas delas morrem por que no transito tem muito imbecil como voce 😉
Santa ignorância! ! Que idéia de jerico….qual é o ciclista q vai pedalar entre 22 as 5h???? Playboy deve ser vc cara q deve ser um desses sem consciência q só sabem ir d carro p cima e pra baixo…e deve andar feito louco no trânsito! Os ciclistas não querem atrapalhar a vida d ninguém. ..lembre sua anta, q ciclistas também tem carro e dirigem por aí. ..os ciclistas são pais d família e trabalhadores igual aos outros! Vamos viver em paz e harmonia no trânsito! Vai ler mais sobre ciclofaixas ao redor do mundo e na Europa pra ver se ficar mais culto e não fala porcaria!
Um dia após a prisão do ex-diretor-geral da PRF Silvinei Vasques, detido ao tentar fugir do Brasil, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou a prisão domiciliar do ex-assessor internacional de Jair Bolsonaro, Filipe Martins.
Segundo o advogado Jeffrey Chiquini, a Polícia Federal esteve na residência de Martins na manhã deste sábado, em Ponta Grossa (PR). A defesa informou que a decisão de Moraes teria sido motivada pela tentativa de fuga de Silvinei Vasques, considerada um fator de risco para outros investigados.
A defesa criticou a medida. “No Brasil agora se responde pela conduta de terceiros”, afirmou o advogado. Até então, Martins cumpria medidas cautelares, com uso de tornozeleira eletrônica e autorização para sair de casa durante o dia.
Filipe Martins foi condenado em dezembro no julgamento da trama golpista a 21 anos de prisão, sendo 18 anos e seis meses de reclusão e dois anos e seis meses de detenção, além de 120 dias-multa. Como ainda há recursos pendentes, a pena em regime fechado não havia começado a ser cumprida.
Segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Martins integra o chamado “núcleo gerencial” da tentativa de golpe, ao lado de outros servidores de segundo escalão do governo Bolsonaro. O grupo é acusado de articular a minuta do golpe, planejar bloqueios de rodovias pela PRF nas eleições de 2022 e elaborar o plano Punhal Verde Amarelo, que previa o assassinato de autoridades.
O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques, preso após fugir do Brasil para o Paraguai, apresentou às autoridades aeroportuárias uma declaração médica em que afirma ser portador de glioblastoma multiforme grau IV, um câncer cerebral agressivo.
No documento, redigido em espanhol, Vasques diz não conseguir falar nem ouvir, solicitando que qualquer comunicação seja feita por escrito. “Não posso responder perguntas de forma falada. Se necessário, a comunicação pode ser feita por escrito”, escreveu.
Ele também declarou ter realizado radioterapia e quimioterapia em dezembro de 2025, em Foz do Iguaçu (PR), e que viajava para realizar um procedimento de radiocirurgia, com o objetivo de prolongar a vida. Apesar disso, afirmou estar lúcido e clinicamente apto para viajar, dentro das limitações de comunicação.
Segundo o texto, Vasques seguia de Assunção (Paraguai) para San Salvador (El Salvador) em voo da Copa Airlines, exclusivamente para tratamento médico, sem data definida de retorno ao Brasil.
A prisão preventiva foi decretada pelo ministro Alexandre de Moraes (STF) após a Polícia Federal apontar indícios de fuga, incluindo a perda de sinal da tornozeleira eletrônica e a constatação de que o apartamento do ex-diretor estava vazio. Vasques será transferido para Foz do Iguaçu e, depois, para Brasília.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já traça as primeiras agendas internacionais de 2026. Embora o ano seja marcado pela disputa eleitoral, o Planalto trabalha com a previsão de ao menos quatro viagens ao exterior no primeiro semestre, voltadas ao fortalecimento de relações bilaterais e à ampliação de acordos comerciais.
A primeira parada pode ocorrer em janeiro, no Panamá, após convite feito pelo presidente José Raúl Mulino durante a Cúpula do Mercosul. Em fevereiro, Lula deve viajar à Índia e à Coreia do Sul. Na Índia, participará da abertura de um seminário sobre inteligência artificial e cumprirá visita de Estado, em meio ao esforço do governo brasileiro para ampliar o acesso de produtos nacionais ao mercado indiano.
A agenda na Coreia do Sul também é considerada estratégica, especialmente pelo interesse do Brasil em abrir espaço para a exportação de carne ao país asiático. Em março, o presidente ainda deve seguir para a Alemanha, onde participará da Feira de Hannover, principal evento mundial de inovação industrial, além de manter encontro bilateral com o primeiro-ministro Friedrich Merz.
No segundo semestre, a tendência é de redução das viagens internacionais em razão da campanha à reeleição. Ainda assim, Lula pode comparecer a cúpulas tradicionais do calendário diplomático, como o G7, que será realizado na França, além de encontros do Brics, da ONU, do G20 e da COP31, prevista para ocorrer na Turquia.
Brasília acompanha um movimento considerado sem precedentes no sistema institucional brasileiro. O Supremo Tribunal Federal (STF) passou a sinalizar a possibilidade de interferir diretamente em uma decisão técnica do Banco Central, o que pode levar à anulação da liquidação do Banco Master, instituição investigada por suspeitas de irregularidades graves.
A movimentação ocorre sob a relatoria do ministro Dias Toffoli e levanta questionamentos sobre a autonomia do Banco Central, que por lei atua de forma independente para preservar a estabilidade do sistema financeiro. Especialistas destacam que, até hoje, o STF nunca havia revisado ou colocado em dúvida uma decisão técnica do BC nesse nível.
O indicativo mais recente dessa possível reviravolta foi a determinação de Toffoli para a realização de uma acareação envolvendo o controlador do Master, Daniel Vorcaro, o diretor de Fiscalização do Banco Central, Ailton Aquino, e o ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. A iniciativa reforçou a expectativa de que a decisão de liquidação possa ser revista.
Nos bastidores, a estratégia de Vorcaro seria tentar descredibilizar o trabalho técnico da equipe do Banco Central, colocando em xeque os fundamentos usados para justificar a liquidação da instituição financeira.
Paralelamente, o Tribunal de Contas da União (TCU) também entrou no debate ao questionar a rapidez e os critérios adotados pelo BC no processo de liquidação do Master. As manifestações do órgão de controle acabaram abrindo espaço para o avanço de uma possível reversão da medida, algo que pode redefinir os limites entre decisões técnicas e interferências judiciais no sistema financeiro brasileiro.
“Cheirinho” de coisa estranha no ar…
Tudo isso acontecendo no recesso do judiciário….Onde só questões de ordem urgente deveriam ser analisadas….O que não é o caso….Alguém está com receio da coisa evoluir sem controle….Nunca na história do país,algo dessa forma aconteceu…
Quem foi aos primeiros shows do Natal em Natal já sentiu a diferença na saída: a volta para casa está sendo feita de ônibus e sem pagar passagem. A medida, anunciada pela Prefeitura do Natal, foi comemorada pelo público, especialmente por quem depende do transporte coletivo para retornar após os eventos em Ponta Negra.
De acordo com a gestão municipal, entre a quinta-feira (25) e o dia 31 de dezembro, os usuários contam com linhas especiais e com o reforço do sistema Corujão, garantindo transporte gratuito apenas no retorno dos shows. Na ida, o passageiro paga a tarifa normal do sistema, com tarifa social de R$ 2,45 no feriado de Natal para quem utiliza o cartão NuBus, e valor integral de R$ 4,90 entre os dias 26 e 31.
Os shows, realizados entre os dias 25 e 30 de dezembro em Ponta Negra, contam com três linhas expressas — SE7, SE8 e SE9 — além das linhas Corujão N-73 e Corujão E. A operação atende todas as regiões da cidade, com destaque para a Zona Norte, garantindo deslocamento rápido e seguro após o encerramento das apresentações.
A linha SE7 faz a ligação direta entre Ponta Negra e a Zona Norte, com parada também na Praia do Meio, realizando 20 paradas ao longo do percurso. Já a SE8 atende exclusivamente bairros da Zona Norte, com 14 paradas, enquanto a SE9 percorre bairros como Neópolis, Pitimbu e Planalto, com 11 paradas no trajeto.
O embarque acontece na Avenida Engenheiro Roberto Freire, em frente ao Hotel Ponta Negra Flat. Entre os dias 26 e 30, as linhas operam a partir da 1h10, com saídas concentradas entre 2h15 e 3h40, garantindo fluxo contínuo de passageiros após os shows.
Ao todo, a operação especial conta com 50 ônibus e 53 viagens por noite, ampliando a oferta de transporte e reduzindo transtornos no retorno para casa. Para o público, a iniciativa representa mais conforto, economia e segurança durante a programação do Natal em Natal.
A forte onda de calor que atinge três regiões do Brasil deixou mais de 1,2 mil cidades em oito estados sob alerta de grande perigo até a próxima segunda-feira (29). As temperaturas elevadas têm imposto riscos à saúde da população, especialmente para quem trabalha ao ar livre e grupos mais vulneráveis, como idosos e pessoas com doenças crônicas.
A exposição prolongada ao calor extremo pode provocar estresse térmico, desidratação e, em casos mais graves, hipertermia — quando a temperatura corporal ultrapassa os 40 °C, afetando órgãos vitais. O corpo tenta se regular por meio da transpiração, mas a perda excessiva de líquidos e sais minerais pode levar a tontura, fraqueza, confusão mental e até desmaios.
No Rio de Janeiro, a rede municipal de saúde registrou mais de 1,3 mil atendimentos em apenas três dias, possivelmente relacionados ao calor intenso. Entre os principais sintomas estão tontura, fraqueza, desmaios e queimaduras solares. Em Belo Horizonte, onde os termômetros ultrapassaram os 35 °C, moradores reforçaram cuidados como hidratação, uso de protetor solar e roupas leves.
Especialistas alertam que qualquer sinal de mal-estar deve ser levado a sério. A recomendação é evitar exposição direta ao sol nos horários mais quentes, buscar ambientes frescos, manter hidratação constante e procurar atendimento médico diante de sintomas persistentes, principalmente em pessoas com hipertensão ou outras condições de saúde.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) segue internado neste sábado (27), dois dias após passar por cirurgia para correção de uma hérnia inguinal bilateral. Segundo a equipe médica, o procedimento realizado no dia de Natal ocorreu dentro do previsto, e o ex-presidente permanece em cuidados pós-operatórios, com fisioterapia, uso de medicamentos para prevenção de trombose e acompanhamento clínico contínuo.
A previsão inicial é de até uma semana de internação, o que pode estender a permanência no hospital até o período do Ano Novo. Bolsonaro não precisou ser encaminhado à UTI após a cirurgia e já retornou ao quarto. A recuperação agora está concentrada no restabelecimento da autonomia para atividades básicas do dia a dia.
De acordo com o cirurgião Cláudio Birolini, o ex-presidente ainda necessita de auxílio para tarefas como tomar banho e se movimentar, o que impede, neste momento, a alta hospitalar. A equipe médica avalia diariamente a evolução do quadro para definir o melhor encaminhamento após a internação.
Além da recuperação cirúrgica, os médicos seguem monitorando crises de soluço que afetam Bolsonaro. Um procedimento específico chegou a ser cogitado, mas foi adiado após ajustes na medicação e na dieta. A necessidade de nova intervenção deve ser reavaliada nos próximos dias, possivelmente na segunda-feira.
Especialistas do mercado financeiro avaliam com apreensão a atuação do Judiciário no caso do Banco Master e alertam para riscos de insegurança jurídica. A liquidação extrajudicial da instituição foi decretada pelo Banco Central em 18 de novembro, após a identificação de uma fraude estimada em R$ 12 bilhões, envolvendo a criação de carteiras de crédito e fundos sem lastro para sustentar artificialmente a liquidez do banco.
Apesar da apuração conduzida pela autoridade monetária, decisões recentes passaram a questionar o processo. Na última semana, o ministro Jhonatan de Jesus, do TCU, solicitou explicações técnico-jurídicas ao BC, enquanto o ministro Dias Toffoli, do STF, determinou uma acareação entre o controlador do Master, Daniel Vorcaro, o ex-presidente do BRB Paulo Henrique Costa e o diretor de Fiscalização do BC, Ailton de Aquino.
Para Luiz Fernando Figueiredo, ex-diretor de Política Monetária do Banco Central, os questionamentos são “fora de propósito”. Ele destaca que as decisões da autarquia são colegiadas e que não há controvérsia quanto à fraude. Segundo ele, a venda do banco ao BRB não ocorreu porque os ativos oferecidos eram inexistentes, o que levou à prisão dos envolvidos e à liquidação da instituição.
No mercado, a possibilidade de reversão da medida é vista como um cenário crítico. Fontes ligadas à gestão de riscos alertam para uma quebra de confiança no sistema regulatório brasileiro. A economista-chefe da Lifetime Investimentos, Marcela Kawauti, afirma que uma liquidação só ocorre após critérios rigorosos e que sua reversão poderia gerar incerteza e instabilidade no sistema financeiro nacional.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes votou, em agosto de 2023, pela inconstitucionalidade de um trecho do Código de Processo Civil (CPC) que restringia a atuação de magistrados em processos envolvendo escritórios de advocacia de cônjuges ou parentes. A decisão voltou ao centro do debate após a revelação de um contrato de R$ 129 milhões firmado entre o Banco Master e o escritório da esposa do ministro, Viviane Barci de Moraes.
A informação foi divulgada pela colunista Malu Gaspar e confirmada pelo colunista Tácio Lorran, do Metrópoles, e ganhou repercussão após relatos de que Moraes teria atuado junto ao Banco Central em favor da instituição financeira. O voto que derrubou o inciso VIII do artigo 144 do CPC foi redigido pelo ministro Gilmar Mendes e contou com o apoio de Moraes, além de Nunes Marques, André Mendonça, Dias Toffoli e Cristiano Zanin.
O dispositivo, em vigor desde 2015, impedia juízes de atuar em processos nos quais figurasse como parte cliente de escritório pertencente a cônjuge, companheiro ou parente até o terceiro grau, mesmo que o patrocínio fosse feito por outro advogado. Para Gilmar Mendes, a regra poderia gerar distorções e ferir o princípio do juiz natural.
No voto acompanhado por Moraes, o decano argumentou que a restrição poderia provocar uma “onda” de impedimentos e um custo administrativo elevado, dada a quantidade de julgamentos anuais no STF. Ficaram vencidos os ministros Edson Fachin, relator da ação, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso.
Mais um verão chega e o mesmo problema de sempre: dunas móveis tomando conta da RN-305, a principal estrada de acesso às praias de Pitangui, Porto Mirim, Jacumã, Muriú para o norte e Graçandú e Barra do Rio.
O governo do Estado conhece a situação há anos, mas insiste em fingir que não vê. Resultado? Motoristas arriscam a vida em pistas cobertas de areia, turistas desistem de visitar a região e a economia local vai ladeira abaixo.
A areia invade a rodovia e encobre faixas inteiras da pista. À noite ou quando o vento está forte, dirigir ali virou loteria. O perigo de acidente é real e constante.
Foto: Divulgação
A resposta do poder público até agora? Mandar retirar a areia de vez em quando. Só isso. Uma semana depois, tudo volta ao normal – ou melhor, ao anormal. As dunas avançam de novo, a pista fica intransitável outra vez e ninguém faz nada de verdade para resolver o problema.
Moradores e especialistas falam em construir uma nova estrada, criar barreiras, fazer alguma coisa que funcione de vez. Mas cadê o projeto? Cadê o planejamento? O DER/RN tem a obrigação legal de manter essas estradas em condições de uso. Então por que não faz?
Enquanto o governo do Rio Grande do Norte se omite, quem sofre é o povo. Comerciantes veem o movimento cair porque turista não quer arriscar a vida numa estrada perigosa. Restaurantes, pousadas, barracas de praia – todos sentem o prejuízo. E não é só em Pitangui. São várias comunidades que dependem do turismo e estão sendo abandonadas por um governo que não faz o dever de casa.
Foto: Divulgação
O litoral potiguar tem potencial enorme para crescer, gerar emprego e renda. Mas como? Se nem chegar até as praias dá direito? A alta temporada chegou, as praias estão bonitas como sempre, mas o acesso continua precário e perigoso.
Não é possível que em pleno 2025 o governo ainda trate infraestrutura básica como favor. É obrigação. O DER/RN precisa parar de empurrar o problema com a barriga e apresentar uma solução definitiva. Não dá mais para aceitar remendo em problema que exige conserto.
A população do litoral norte merece respeito. Merece estradas seguras, desenvolvimento e oportunidade. Merece um governo que trabalhe, não que enrole. A areia vai continuar avançando – é da natureza dela. Mas a omissão não pode continuar. Essa é escolha do governo do Estado.
Esse cara "leonardo peixoto" precisa deixar d ser preconceituoso e burro! Pois comentou logo abaixo que na rota do sol os ciclistas contam c um grande "BENEFICIO" de uma SUPOSTA CICLOFAIXA…Saiba seu alienado que não EXISTE ciclovia ou ciclofaixa Lá…os Ciclistas arriscam suas vidas no estreito acostamento seu TAPADO, com veículos passando em alta Velocidade!
Só digo o que observo trafegando na Prudente de Morais todos os dias: não passa nem ônibus e muito menos ciclista pela tal ciclofaixa. Aliás, faço uma retificação, passa ciclista sim: a noite, todos paramentados com 20 itens de equipamentos de segurança cada um, indo dar um passeio esportivo durante a noite. Não é a toa que nossa maior emissora de televisão praticamente só faz reportagem entrevistando os tais ciclistas natalenses no horário noturno. De seis reportagens que assisti, somente uma foi feita durante o dia e imagino que foi uma luta grande encontrar um ciclista para conceder a entrevista. Ademais, a ciclofaixa ajudou a perceber como as pessoas que se utilizam do transporte coletivo (dentre elas minha própria mãe) estão sofrendo. Não passa ônibus. Simples assim.
Acho ridículo usar faixas "semi exclusivas" em uma cidade que não oferece transporte público de qualidade. Essa ideia da via exclusiva de bicicletas é excelente, muito boa mesmo. Vi resultados ótimos no Rio, mas não funciona em Natal. Natal só tem ônibus (poucos e ruins). No Rio há metrô climatizado, metrô de superfície climatizado, ônibus com ar condicionado, BRT com ar condicionado, táxi barato, ciclofaixas que ligam Leblon ao Flamengo e ciclofaixas que ligam toda a Barra. Em Natal, o ciclista usa quatro quarteirões (pra que?), dividindo espaço com ônibus e e com outros veículos em tráfego. Ridículo. Totalmente desnecessário e sem estudo. Essa ciclofaixa semi exclusiva só vai trazer prejuízo. Aliás, já trás: congestionamentos absurdos, cruzamentos fechados, trânsito caótico…. Bola fora da Prefeitura. Natal precisa de metrô, trem, novas frotas, novas linhas, mais veículos, precisa de reais investimentos em mobilidade urbana. Pintar rua não resolve
Mania de querer se espelhar em país desenvolvido. Nada contra os ciclistas, meio ambiente e bla-blá-bla.. Mas não conheço uma só pessoa que use bicicleta pra ir trabalhar. Isso se restringe apenas as pessoas que moram perto do seu local trabalho e querem economizar com a gasolina e olhe lá. Fora isso, a esmagadora maioria usam a bicicleta apenas para lazer. Duvido que alguém enfrente 10 km de subidas e descidas em pleno meio dia, num clima "ameno" como o nosso pra ir/voltar ao trabalho, pra ir a uma audiência (advogado), pra dá aula (professor), pra ir ao escritório (contador, engenheiro, médico, arquiteto, administrador…). Com um transito caótico como o nosso, seria muito mais viável investir numa engenheria de transito de respeito e transportes público descente pra depois pensar em ciclovias. Ajeita o que temos pra depois criar outro. Se não, vai ficar pior o que já está ruim. Aposto que essa modinha de "bike" não vai durar muito tempo. Mas como é chique imitar em países da Europa, então…
Você fala isso baseado em uma visão restrita do seu cotidiano. Eu tenho uma bicicleta, e só não vou ao trabalho e a faculdade de bicicleta, porque os carros não respeitam meu direito de utilizar a faixa da direita da rua. Eu vou de onibus, mas diariamente vejo vários ciclistas se arriscando nas ruas para ir ao trabalho ou voltando pra casa.
olhe bem, a via costeira tem um belo espaço reservado para ciclismo, mais de 6 km de ponta negra ate a ponta, fora a rota do sol ate pirangi que também oferece esse benefício, não conheço um pé rapado que ande de bicicleta que tenha uma barra circular ou monarque, repito o argumento de mobilidade é incabível pois não faz essa "justiça social", a grande maioria são pessoas de ótimo poder aquisitivo usam bicicletas caríssimas, o que existe é uma moda potiguar de uma elite branca, vaidosa, egoísta, egocêntrica e que no fim nem grana tem de verdade, é mais aparência, tipico do povo daqui, então vão andar nos espaços que já existem e deixem de birra…..
Você então não deve ter contato com "pé rapado" para falar tanta bobagem. Deve ser aquele tipo de pessoa que não dá um bom dia ao porteiro, jardineiro etc! Pois bem! Conheço várias pessoas que se arriscam nesse trânsito louco andando de bicicleta, como um dos porteiros do meu condomínio, que vem de Parnamirim até Capim Macio de bicicleta. Já tomei conhecimento de vários casos similares, com pessoas que contratam pedreiros que vêm da zona oeste da mesma forma. Não seja alienado! O mundo lá fora é bem maior do que apenas seu círculo social. Bicicleta não é só hobby de gente endinheirada!
Perfeito, Rômulo.
Essa criatura (Leonardo) deve estar se valendo de um nome fake para emitir essa opinião que, de tão repugnante, merece sequer ser respeitada, já que tem carga preconceituosa. Aliás, numa só mensagem, esse rapaz conseguiu discriminar pobres ("pé-rapados") e ricos ("elite branca, vaidosa, egoísta…").
Quanto a usar bicicletas caríssimas ou não, isso nada importa, mané!
Na Europa isso já é realidade há anos. ..realmente a única diferença é a consciência e educação das pessoas de lá. Com certeza a ACIRN ( Associação dos ciclistas do RN), a STTU, a Pref. de Natal e os Ciclistas farão este projeto ser bem sucedido e encontrarão ótimas idéias a serem implementadas pra ajudar a todos..tanto os ciclistas como tb pra não atrapalhar o fluxo de veículos! E se Deus quiser não teremos mortes, acidentes ou atropelamentos como muitos pessimistas e q só usam carro pensam…como o "helio motta" comentou abaixo…ele em vez d dar idéia p ajudar prefere chamar os ciclistas de playboys…saiba meu sr. q pedalo p trabalhar todos os dias, tenho uma bicicleta simples e sem marchas e sou trabalhador e honesto! Playboy é o sr. q deve andar d carro p todo canto e deve ser mais um estúpido nas ruas! Playboy é quem anda d carrão importado e moto d 1000cilindradas! Se tem ciclista pedalando de bike importada é pq trabalhou p comprar! Nos respeite…se não tá gostando vai morar noutra cidade! Ora merda!
Aline, para que você não passe de mera reprodutora do que ouve, mostrando que você acredita no que diz e escreve, prove que vc deixa seu carro em casa e vai trabalhar, vai ao supermercado, pega seus filhos na escola, vai ao médico, festas de casamento, shows, barzinhos, tudo de bicicleta.
Deixa de ser hipócrita e assuma: vc e sua corriola usam para se divertir. Quer fazer isso, beleza, mas faça onde não atrapalhe a vida de ninguém.
EU TENHO O DIREITO DE ANDAR DE CARRO SEMPRE QUE QUISER.
E para esse ato TENHO O DIREITO DE TER RUAS E AVENIDAS livres de regalias à minorias, afinal EU PAGO IPVA, e você?
resumindo: vai dar m….
Incrivel como nos dias de hoje, com o avanço da emissão de gases, aumento no buraco da camada de ozonio, com aumento de politicas ambientais sustentaveis que tendem inclusive a diminuir cada vez mais a utilização de carros em em beneficio das alternativas nao poluentes, ainda tem neanderthal criticando iniciativas que favorem o PLANETA e não o próprio umbigo.
Ainda que houvessem ciclofaixas por toda a cidade, a temperatura média apresentada em Natal jamais faria com que uma quantidade significativa da população andasse de bicicleta, de forma a causar uma redução considerável na emissão de gases. Para isso, tínhamos sim era que estar implementando transportes públicos coletivos de qualidade. Isso sim faria o cidadão natalense deixar seus veículos em casa e optar por outro meio de transporte.
Esses playboys com suas bicicletas importadas e caras querem parar a cidade, travar o trânsito para que eles possam desfrutar seus momentos de lazer.
Inacreditável que tirem uma faixa na maior avenida de natal impossibilitando que MILHARES de pessoas a usem, para entregar a meia dúzia de gatos pintados se bronzearem.
Porque não estabelecem horários? Por exemplo entre 22 hs e 05hs da manhã?
Mas a moda é se render a minoria, é a ditadura da minoria.
milhares de pessoas tbm usam bicicletas como transporte seu doente, e muitas delas morrem por que no transito tem muito imbecil como voce 😉
Santa ignorância! ! Que idéia de jerico….qual é o ciclista q vai pedalar entre 22 as 5h???? Playboy deve ser vc cara q deve ser um desses sem consciência q só sabem ir d carro p cima e pra baixo…e deve andar feito louco no trânsito! Os ciclistas não querem atrapalhar a vida d ninguém. ..lembre sua anta, q ciclistas também tem carro e dirigem por aí. ..os ciclistas são pais d família e trabalhadores igual aos outros! Vamos viver em paz e harmonia no trânsito! Vai ler mais sobre ciclofaixas ao redor do mundo e na Europa pra ver se ficar mais culto e não fala porcaria!