Foto: Cedida
Com o objetivo de analisar a mobilidade urbana de Natal e propor soluções técnicas, a direção do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município de Natal (SETURN) reuniu-se, na segunda-feira (20), com a nova secretária municipal de Mobilidade Urbana, Jódia Melo, o secretário-adjunto de Trânsito, Newton Filho, e equipe da STTU. O encontro aconteceu na sede da secretaria e abordou estratégias voltadas ao desenvolvimento da mobilidade urbana como instrumento de crescimento da cidade, em consonância com o novo Plano Diretor, destacando o papel do transporte público como motor do progresso.
Durante a reunião, foram apresentadas questões do setor e discutidos temas centrais, como sustentabilidade financeira, eficiência e qualidade, a relação entre transporte público e economia local, além de propostas para a melhoria do trânsito.
“Destacamos a necessidade de formalizar questões fundamentais para a licitação do transporte público e nos colocamos à disposição para contribuir na construção de um processo viável. Sugerimos melhorias operacionais pré-licitação que exigem contrapartidas mínimas do poder público, como a operação gratuita aos domingos e feriados, passe livre para estudantes da rede municipal, e a criação de uma ‘praça livre’ para beneficiários de programas sociais, estagiários e desempregados, a fim de promover qualificação profissional e facilitar a busca por emprego”, explicou Augusto Maranhão Valle, assessor jurídico do Seturn.
A secretária Jódia Melo avaliou o encontro como positivo e ressaltou a importância do diálogo com os operadores do sistema de transporte público. “Estamos empenhados em discutir as fragilidades e os desafios do sistema de transporte, com o objetivo de direcionar esforços para superá-los de forma eficiente. Além disso, buscamos mapear os pontos de melhoria e avaliar as sugestões apresentadas pelos operadores, alinhando-as às demandas da população, que anseia por soluções concretas. O encontro foi extremamente produtivo, proporcionando um espaço para troca de ideias e abrindo novas possibilidades para aprimorarmos continuamente o sistema”, afirmou.
Comente aqui