Política

Temer diz que será cabo eleitoral ‘substancioso’

Temer diz que será cabo eleitoral 'substancioso'

O presidente Michel Temer admitiu nesta sexta-feira (22) que denúncias de corrupção “prejudicaram muito” seu governo e sua popularidade, mas acredita que em breve vai recuperar capital político e será um cabo eleitoral “substancioso” na disputa de 2018.

Apesar de seus baixíssimos níveis de aprovação, o presidente tenta articular um bloco de centro-direita que deve apoiar um candidato nas eleições do próximo ano.

O ministro Henrique Meirelles (Fazenda) é um dos nomes mais cotados.

Bem-humorado durante um café com jornalistas, Temer fez piada com seus índices de aprovação ao dizer que “aumentaram em 100%, de 3% para 6% [segundo o Ibope]”, e afirmou que a popularidade “é uma jaula”, citando frase do publicitário Nizan Guanaes.

Segundo o presidente, sua impopularidade serviu para que ele fizesse “o que o Brasil precisa”, como a aprovação de medidas de ajuste fiscal.

“A questão da corrupção prejudicou muito o governo e prejudica muito a popularidade, porque uma pesquisa que pedi, em caráter particular, revela que as pessoas têm vergonha de dizer, embora aprovem o governo, têm certo pudor [de dizer que aprovam], porque pensam: ‘Poxa, esse governo corrupto, todo mundo é corrupto'”, disse.

Este ano, Temer foi denunciado duas vezes pela Procuradoria-Geral da República por corrupção passiva, obstrução da Justiça e formação de quadrilha. As acusações foram barradas pela Câmara e voltarão a tramitar quando ele deixar o cargo, no fim de 2018.

Na espécie de balanço que fez do ano e meio de seu mandato, Temer tentou transferir para “setores públicos e privados” a responsabilidade da grave crise política que acometeu seu governo. Para ele, seus “detratores foram desmascarados” e hoje estão “presos ou desmoralizados”.

O discurso foi um ataque indireto ao empresário Joesley Batista, da JBS, que gravou uma conversa com o presidente no Palácio do Jaburu usada pela PGR para apresentar as denúncias contra ele.

Temer acredita que após a prisão de Joesley – acusado de ter se beneficiado financeiramente durante sua delação –, o governo será lembrado pelo “descaramento daqueles que se mascararam para urdir o que urdiram” e isso, avalia o presidente, terá efeito eleitoral positivo.

“Penso que, seja o Meirelles ou seja quem for [o candidato], acho que seremos grandes eleitores na próxima eleição. O Meirelles já disse, mas quem for candidato não vai poder deixar de dizer o que vai fazer com as reformas. Vamos ser eleitores substanciosos”, completou.

Ladeado pelo ministro da Fazenda, além do titular da Defesa, Raul Jungmann, e do secretário de Comunicação, Márcio de Freitas, Temer brincou com o chefe de sua equipe econômica e perguntou se ele estava disposto a concorrer em 2018.

“Você é candidato, Meirelles?”, disse, depois de responder que não acreditava que uma eventual candidatura do ministro atrapalhe a aprovação da reforma da Previdência, cuja votação está marcada para 19 de fevereiro.

Meirelles apressou-se a responder que sua decisão será tomada só em março.

O presidente afirmou que apoiará um candidato que não seja “extremista”, em referência aos dois líderes nas pesquisas –em campos opostos–, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PSC).

SEMIPRESIDENCIALISMO

Temer disse ainda que exerceu um “semipresidencialismo sem perder a autoridade”. Para ele, a relação de “diálogo” com o Congresso foi a chave desse modelo.

“As pessoas às vezes confundem educação com falta de autoridade e não é assim. Ninguém me vê agredir ninguém, ao contrário, quando muito podem ver um certo desprezo com quem me agride, mas nem esse desprezo eu deixo revelar”, afirmou.

O presidente iniciou seu mandato com sólida base parlamentar, que foi derretendo diante das denúncias e da tentativa do governo de aprovar pautas impopulares.

Hoje, Temer conta com cerca de 250 deputados, menos da metade dos 513 que compõem a Câmara, e está em atrito constante com o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que já o criticou publicamente diversas vezes.

FOLHAPRESS

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA PERFIL/ BG/ SANTO ANTÔNIO/ CRISTALIZAÇÃO: 97,2% afirmam que não mudarão mais o voto

 

PESQUISA PERFIL / BG/ SANTO ANTÔNIO também mediu a cristalização da intenção de voto dos eleitores. 97,2% não mudarão mais, 1,6% depende e 1,1% poderá mudar.

 

 A pesquisa foi realizada nos dias 23 e 24 de setembro, com 400 entrevistas, margem de erro de 4,9% e confiabilidade de 95%. Foi registrada no TSE com o número: RN-04524/2024

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA PERFIL / BG/ SANTO ANTÔNIO/ ESPONTÂNEA: Raulison mantém folga na liderança com 58,2% contra 31,2% de Gil Borges

 

PESQUISA PERFIL / BG/ SANTO ANTÔNIO avaliou o cenário espontâneo que apontou o seguinte resultado. Raulison mantém a vantagem com 58,2%, contra 31,2% de Gil Borges, 8% indeciso e 2,5% branco ou nulo.

 

 A pesquisa foi realizada nos dias 23 e 24 de setembro, com 400 entrevistas, margem de erro de 4,9% e confiabilidade de 95%. Foi registrada no TSE com o número: RN-04524/2024

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA PERFIL / BG/ SANTO ANTÔNIO/ ESTIMULADA: Raulison lidera com ampla vantagem com 58,7% contra 32,2% de Gil Borges

 

O BLOGDOBG publica pesquisa Perfil com números da corrida eleitoral e avaliação administrativa do município de Santo Antônio. A pesquisa foi realizada nos dias 23 e 24 de setembro, com 400 entrevistas, margem de erro de 4,9% e confiabilidade de 95%. Foi registrada no TSE com o número: RN-04524/2024

 

Na estimulada, o atual prefeito Raulison Ribeiro lidera com 58,7%, enquanto Gil Borges tem 32,2%, já 6,5% indeciso e 2,5% branco ou nulo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Conta de luz aumenta a partir desta terça com bandeira vermelha 2

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A partir desta terça-feira (1º), a conta de luz ficará mais cara com o acionamento da bandeira vermelha nível 2. Consumidores, comércios e indústrias terão acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 kWh consumidos com a nova bandeira, que não era acionada desde agosto de 2021.

O acionamento da bandeira mais cara de todas é uma das medidas anunciadas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para enfrentar a grave seca do país, que exige o acionamento de usinas termelétricas devido ao baixo nível dos reservatórios. Segundo Victor Iocca, diretor de energia elétrica da Abrace (Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres), o sistema de bandeiras é uma forma de mostrar aos consumidores que a energia gerada está mais cara.

“Se o sistema elétrico está precisando que mais termelétricas sejam ligadas, você começa ligando as termelétricas mais baratas. Só que se o país tem a necessidade de ligar quase todas as termelétricas, essas últimas geralmente têm um custo muito alto. Quem paga pelo custo do acionamento dessas termelétricas são todos os consumidores”, diz.

Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Cármen rebate fala de Marçal sobre mulheres e critica X de Musk: ‘Brasil não é quintal de ninguém’

Foto: Nadja Kouchi/Divulgação TV Cultura

A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Cármen Lúcia, rebateu nesta segunda-feira (30) fala do candidato em São Paulo Pablo Marçal (PRTB) de que “mulher não vota em mulher”.

Ao programa Roda Viva, da TV Cultura, ela reiterou a importância da participação feminina como um avanço civilizatório, em contraponto ao que o influenciador alegou no debate entre candidatos à prefeitura da capital paulista realizado por Folha e UOL, também nesta segunda.

“Inteligente é a pessoa que acha que mulheres e homens são iguais em direitos e que tem o direito de participar numa sociedade em que 52% da população brasileira e 52% do eleitorado é de mulheres. Afirmar que uma mulher não vota em mulher realmente seria além de qualquer dado fático.”

Cármen Lúcia ainda criticou durante a entrevista a postura do X (ex-Twitter), do empresário Elon Musk, no Brasil, e argumentou que o bloqueio ocorreu para fazer valer a lei brasileira, que é soberana.

“Num Estado soberano, todos nós, cidadãos, e todos aqueles que atuam aqui, empresas, plataformas, que não deixam de ser empresas, têm que cumprir sim a lei do país. É assim em todo lugar, o Brasil não é menor, o Brasil não é quintal de ninguém, o Brasil é um Estado soberano que precisa ter o seu direito respeitado para se dar o respeito, e nós fizemos isso”, argumentou a ministra.

Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

BYD recolhe 97 mil dos veículos elétricos mais vendidos por falha de fabricação

Foto: China Daily via REUTERS

A BYD informou que está recolhendo quase 97 mil veículos elétricos (VEs) devido a uma falha de fabricação envolvendo uma unidade de controle de direção que pode levar a riscos de incêndio, disse o regulador do mercado no domingo (29). A medida não afeta o mercado brasileiro.

A montadora chinesa está convocando os veículos elétricos Dolphin e Yuan Plus, fabricados na China entre novembro de 2022 e dezembro de 2023, de acordo com uma declaração da Administração Estatal de Regulamentação de Mercado (SAMR).

Dolphin e Yuan Plus foram os dois modelos mais vendidos da BYD em 2023, totalizando 26% dos três milhões de carros vendidos no ano, de acordo com dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Brasil espera repatriar até 240 brasileiros no Líbano até o fim desta semana, diz chanceler

Foto: REUTERS/Ali Hankir

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou, nesta segunda-feira (30), que o governo federal espera repatriar até 240 brasileiros no Líbano até o fim desta semana. A declaração foi feita durante agenda do chanceler na Cidade do México.

Segundo Vieira, a operação está sendo coordenada pelos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, com participação da Força Aérea Brasileira (FAB).

“Estamos, então, esperando para os próximos dias. Acredito que até o final de semana já tenhamos o primeiro voo realizado”, afirmou.

Segundo o ministro, o primeiro voo deve ter até 240 pessoas, já que esta é a capacidade de passageiros do avião. No entanto, haverá outros voos “na medida da necessidade”. Vieira também disse que haverá uma fila de prioridades nos voos.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ao lado do Senador Styvenson, Paulinho Freire percorre as ruas da Zona Norte

Fotos: Demis Roussos

Em mais uma edição do Arrastão 44, o candidato a prefeito de Natal, o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), percorreu as ruas da Zona Norte, ao lado do Senador Styvenson Valentim (Podemos) e da vice-prefeita Joanna Guerra (Republicanos).

O evento, que ocorreu na tarde desta segunda-feira (30), contou com a presença do prefeito Álvaro Dias (Republicanos), vereadores, lideranças e da população em geral.

“Nós estamos a cinco dias da eleição! E nessa reta final, sejam a nossa voz, a voz do desenvolvimento, a voz do 44. Nós vamos juntos rumo à vitória. E no dia 6 é Paulinho prefeito e Joanna vice”, afirmou Paulinho.

Em seu discurso, Paulinho Freire ressaltou ainda algumas propostas do Plano de Governo para os moradores da região. “A Zona Norte ocupa um espaço especial na nossa futura gestão. Iremos implantar muitos projetos aqui, dentre eles a criação da Via Mangue, um novo hospital veterinário e mais uma escola de tempo integral”, comentou.

O candidato finalizou agradecendo à população pelo carinho e recepção dos moradores da região norte da capital potiguar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Hezbollah ataca tropas de Israel após início da operação terrestre israelense no Líbano

Foto: Murat Sengul/Anadolu via Getty Images

O grupo armado libanês Hezbollah diz que atacou Metula, no norte de Israel e sul do Líbano, duas vezes nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (1º) após o início de uma incursão militar israelense no país.

O Hezbollah disse que um grupo de soldados em Metula foi alvo de artilharia e mísseis, dizendo que eles atingiram seu alvo com sucesso. O ataque foi “em apoio ao nosso firme povo palestino” em Gaza, e “em defesa do Líbano e seu povo”, disse o grupo.

O exército israelense informou que “aproximadamente cinco projéteis foram identificados cruzando do Líbano. Alguns dos projéteis foram interceptados e projéteis caídos foram identificados na área”, sem indicar onde eles caíram.

Em um incidente separado, o exército israelense disse que interceptou “dois projéteis” que cruzaram do Líbano, e acrescentou que sirenes também foram tocadas na área de Bar’am, no norte de Israel, e “um projétil foi identificado cruzando do Líbano e caiu em uma área aberta”.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Emprego

Setor agropecuário lidera geração de empregos no RN em agosto

Foto: Alex Régis

Em agosto, o Rio Grande do Norte teve um saldo de 7.239 novos empregos formais. Foram 24.264 trabalhadores contratados contra 17.025 demitidos. A agropecuária foi responsável pela maior parte das admissões, com um saldo de 2.258 postos de trabalho.

O setor de Serviços também apresentou forte desempenho, com 1.997 vagas, seguido pela Indústria, que adicionou outros 1.342 empregos. Os dados estão no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados na sexta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

De acordo com o Boletim RN Mapa do Emprego, elaborado pelo Sebrae-RN com base nos dados do Caged, o resultado de oito meses com saldo positivo reflete um cenário positivo de recuperação econômica no estado, impulsionado por setores estratégicos e pelo fortalecimento das micro e pequenas empresas. O destaque especial é para o cultivo de melão, que ajudou a aumentar as vagas no setor agropecuário.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *