Polícia

Tiro de policial matou comandante de UPP do Alemão

A escalada de mortes envolvendo policiais nos últimos meses escancarou de vez um problema premente na sempre conflagrada área da segurança no Rio de Janeiro: o despreparo da tropa. Pois a questão, embaraçosa e explosiva, deve reverberar com a força de uma bazuca quando for concluída, nas próximas semanas, a investigação sobre a morte em serviço do capitão Uanderson Manoel da Silva, 34 anos, comandante da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) de Nova Brasília, uma das favelas que compõem o Complexo do Alemão.

Na noite do dia 11 de setembro passado, Silva foi vítima de um tiro de fuzil durante confronto com bandidos em um beco da Nova Brasília. Após três meses de análises de laudos periciais e de tomadas de depoimentos, a principal linha de investigação da Divisão de Homicídios aponta para uma conclusão estarrecedora: a bala que o alvejou debaixo do braço e atravessou seu peito foi disparada por um policial. As circunstâncias definitivas de sua morte serão esclarecidas em uma reprodução simulada, que vai reunir no palco da morte do capitão os PMs presentes na noite do tiroteio. Mas, pela exaustiva análise já feita da cena, não pairam dúvidas sobre o incômodo desfecho.

Oficialmente, os órgãos de segurança não falam sobre as circunstâncias dramáticas da morte do capitão, limitando-se a declarar que “o inquérito ainda não foi concluído”. Nos bastidores, porém, o chefe da Polícia Civil, Fernando Veloso, já levou as informações disponíveis ao secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, aprofundando a fissura aberta pela recente queda do comandante do Batalhão de Choque e pela prisão dos dois PMs envolvidos no fuzilamento de uma estudante, ambas ocorridas depois de denúncias.

Ao que tudo indica, não houve a intenção de matar Silva — faltaram ao autor do disparo, isso sim, o treino e a experiência que teriam evitado o trágico desenlace. E faltaram porque, pressionado pela maciça demanda de efetivos, o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças do Rio está diplomando recrutas a toque de caixa, em cursos insuficientes para talhar os novatos para o enfrentamento com a bandidagem. O grande motivo para a pressa na formação de quadros são as UPPs, que sorvem atualmente 20% de todo o efetivo do estado e só fazem crescer.

 

Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Banheiros Portáteis de Luxo: A Nova Tendência que Eleva o Padrão dos Eventos

Foto: Divulgação

Nos últimos anos, o conceito de banheiros portáteis evoluiu de maneira surpreendente. Se antes eles eram vistos como uma solução prática e simples para eventos ao ar livre, hoje os banheiros portáteis de luxo estão ganhando destaque e conquistando organizadores de eventos em busca de oferecer uma experiência premium aos seus convidados.

Conforto e sofisticação em qualquer ambiente

Os trailers de luxo chegaram para transformar a percepção de banheiros portáteis. Equipados com espelhos elegantes, ar-condicionado, pias sofisticadas, e até com decorações, esses banheiros se destacam por proporcionar conforto e requinte em qualquer tipo de evento. Além da estética superior, muitos modelos oferecem facilidades adicionais, como iluminação ambiente, e sistema de ventilação que elimina odores.

Soluções práticas para eventos grandiosos

De acordo com o portal UOL Economia, o mercado de banheiros portáteis de luxo está em franca expansão, com empresas investindo cada vez mais em soluções que combinam funcionalidade e sofisticação. A Imunizadora Potiguar, pioneira nesse segmento no Rio Grande do Norte, é um exemplo claro desse movimento. A empresa oferece banheiros de luxo que atendem a eventos em todo o estado e regiões vizinhas, sendo amplamente reconhecida pela excelência de seus serviços e estrutura.

“Oferecemos uma experiência completa. Nossos trailers de luxo são projetados para garantir o conforto dos convidados em qualquer evento, com detalhes que fazem a diferença, como ar-condicionado, espelhos e design moderno”, explica uma das sócias da Imunizadora Potiguar.

A demanda por experiências exclusivas

A tendência de proporcionar experiências exclusivas em eventos vem crescendo com força no Brasil. Segundo o G1, a personalização e a atenção aos detalhes têm sido cada vez mais valorizadas pelos organizadores de eventos, o que torna o aluguel de banheiros de luxo um diferencial competitivo.

Com a retomada dos eventos presenciais após a pandemia, as expectativas do público se tornaram ainda mais exigentes. Criar um ambiente agradável, mesmo nas áreas menos esperadas, como os banheiros, é um fator crucial para garantir que os convidados tenham uma experiência inesquecível. Para quem deseja conhecer mais sobre esses banheiros de luxo e contratar o serviço, vale a pena conferir o Instagram da empresa: @imunizadorapotiguar ou entrar em contato pelos telefones (84)3205-1525 ou (84)98146-1525

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sistema OCERN está em pleno funcionamento em sua nova sede

Foto: Divulgação

Pensando em oferecer sempre a melhor estrutura e serviços de excelência para as cooperativas potiguares, o Sistema OCERN está funcionando em uma nova e moderna sede em Natal, localizada na Av. Passeio das Rosas, 495, no bairro de Capim Macio, em Natal/RN. A nova Casa do Cooperativismo Potiguar fica ao lado da árvore de Mirassol e está aberta ao público das 8h às 17h, oferecendo um ambiente moderno e acolhedor para as cooperativas de todo o Rio Grande do Norte.

Segundo o presidente do Sistema OCERN, Eduardo Gatto, a mudança reflete o compromisso com a excelência no atendimento ao cooperativismo potiguar. “Nossa nova sede foi pensada para oferecer uma melhor qualidade de trabalho para nossos colaboradores e atender às cooperativas com agilidade e conforto, proporcionando um ambiente adequado às suas necessidades. Este é um passo importante para fortalecer o cooperativismo no estado e oferecer serviços ainda mais eficientes,” destacou Gatto.

A Casa do Cooperativismo foi planejada para facilitar o acesso aos serviços e programas oferecidos pela Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte (OCERN) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RN). Além disso, a localização estratégica, em frente à BR 101, garante maior visibilidade e acessibilidade ao público cooperativista da região. “Estamos dando continuidade à nossa missão de congregar, representar e defender os interesses das nossas coops, promovendo o desenvolvimento sustentável, trabalhando lado a lado com as cooperativas do Rio Grande do Norte para fomentar o crescimento do setor,” reforçou o presidente.

O Eduardo lembra que, durante o processo de transição, o apoio das cooperativas foi fundamental. “A compreensão e o apoio das cooperativas foram essenciais para a conclusão dessa etapa, e agora, com as atividades a todo vapor, estamos preparados para receber nossos parceiros e avançar ainda mais na missão de promover a intercooperação e inovação,” acrescentou Gatto.

Com as portas abertas, o Sistema OCERN convida todas as cooperativas a visitarem a nova sede, onde uma equipe especializada está à disposição para oferecer soluções cooperativistas de excelência.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Em Touros: Dono de casa de drinks é assassinado a pedradas e facadas em via pública

Foto: Cedida

Um assassinato com requintes de crueldade foi registrado na noite desta quinta-feira (31), na cidade de Touros, distante 85 quilômetros Natal. Um homem, identificado como “Janjão”, foi morto a tijoladas e facadas no conjunto Frei Damião, em via pública. Segundo populares, por um desconhecido. Opós o crime o desafeto fugiu sem deixar pitas claras.

Equipes de policiamento local realizaram buscas incansáveis em toda a região, mas até o final sem êxito. O PortalBO entrou contro em contato com a PM da cidade e foi informada que até o fechamento dessa essa edição, o suspeito fugitivo. Qual qualquer infamação, o número a ligar para a polícia é o 181.

Portal BO

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Estou vivo e o candidato sou eu”, diz Bolsonaro sobre eleições de 2026

Foto: Reprodução

Mesmo inelegível, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, em entrevista à revista Veja publicada nesta sexta-feira (1º), que é o candidato da direita à Presidência da República em 2026.

Questionado sobre quem pretende apoiar nas próximas eleições presidenciais, Bolsonaro argumentou que é o único com chances de sair vitorioso das urnas daqui a dois anos.

“Falam em vários nomes. Tarcísio, Caiado, Zema…O Tarcísio é um baita gestor. Mas eu só falo depois de enterrado. Estou vivo. Com todo o respeito, chance só tenho eu, o resto não tem nome nacional. O candidato sou eu”, declarou Bolsonaro.

Em junho de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou Bolsonaro inelegível por oito anos. Na ocasião, a Corte Eleitoral entendeu que o ex-presidente cometeu abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação ao fazer uma reunião com embaixadores, em julho de 2022, e atacar sem provas o sistema eleitoral.

Ao longo da entrevista, Bolsonaro reiterou que pretende disputar as eleições de 2026, criticou a decisão do TSE que o deixou inelegível por oito anos e disse ser vítima de uma perseguição.

“Eu pretendo disputar 2026. Não tem cabimento a minha inelegibilidade. O processo de abuso de poder político foi por ter me reunido com embaixadores antes do período eleitoral. Não ganhei um voto com isso. São injustiças, uma perseguição”, disse.

O ex-presidente apontou ainda como planeja reverter a decisão do TSE.
“O pessoal já sabe [que é uma perseguição], mas preciso massificar isso entre a população. Depois, as alternativas são o parlamento, uma ação no STF, esperar o último momento para registrar a candidatura e o TSE que decida”, explicou Bolsonaro.

“Não sou otimista, sou realista, mas estou preparado para qualquer coisa”, concluiu.

CNN

Opinião dos leitores

  1. O gado quebrou as porteiras o curral do ladrão de jóias kkkkkkkk
    Agora só pode usar o berrador

  2. Para ganhar tem que ser outro nome com o seu apoio.
    Um moderado, sem extremos , deve ser nosso futuro presidente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Ponto facultativo altera funcionamento de serviços públicos do RN nesta sexta-feira (1º); confira

Foto: Reprodução

Vários serviços públicos não funcionarão nesta sexta-feira (1º), porque o governo do Rio Grande do Norte declarou ponto facultativo em comemoração ao Dia do Servidor Público Estadual.

A data celebrada normalmente no dia 28 de outubro foi transferida para esta sexta-feira (1º) por decreto no último dia 11 de outubro, no Diário Oficial do Estado.

As repartições públicas vinculadas ao Estado não irão funcionar, porém o estado mantém alguns serviços essenciais.

Serviços que funcionam aos sábados também devem ser alterados por causa do feriado de Finados, neste sábado (2).

Confira como ficam os atendimentos

Saúde

  • No Hemocentro do Rio Grande do Norte Dalton Cunha, localizado na Avenida Alexandrino de Alencar, no Tirol, Natal, não terá alterações no atendimento da sexta-feira (1º). No sábado, o atendimento funciona até às 12h.
  • Já o Espaço Hemonorte no Partage Shopping, na zona Norte de Natal, estará fechado na sexta-feira e no sábado.
  • Na sede da Unicat o funcionamento será normal durante o ponto facultativo (1°). Apenas os setores administrativos estarão fechados. A unidade do Alecrim estará fechada. No feriado de Finados (02) a unidade do Alecrim se mantém fechada e a sede abre de 7h às 13h.

Segurança

As delegacias distritais e especializadas estarão fechadas. No caso de ocorrências policiais, o cidadão pode procurar as delegacias de plantão.

  • 1ª Delegacia de Plantão (Zona Sul) – Central de Flagrantes
  • Av. Interventor Mário Câmara, 3.532 – Cidade da Esperança, Natal/RN
  • 2ª Delegacia de Plantão (Zona Norte) – Av. Dr. João Medeiros Filho, 2.141, Conjunto Potengi, Natal/RN
  • 3ª Delegacia de Plantão (Parnamirim) – Avenida Bela Parnamirim, Bairro Vida Nova, Parnamirim/RN
  • Delegacia Virtual – https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/

As ocorrências relacionadas à violência doméstica devem ser comunicadas à Delegacia de Plantão de Proteção a Vulneráveis (DPAGV), localizada na Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal.

No interior do estado, as ocorrências são direcionadas às Delegacias Regionais, que também funcionam 24 horas.

Central do Cidadão

Todas as unidades das Centrais do Cidadão fecham durante o Ponto Facultativo (1º) e não possuem funcionamento aos sábados.

Detran

Não haverá atendimento no Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) nesta sexta-feira (1).

Cidadãos que possuem agendamento para o dia 1°, poderão comparecer na respectiva unidade durante a semana seguinte, portando o comprovante de agendamento.

Sine

Em função do ponto facultativo do Dia do Servidor, não haverá expediente no Sine – Sistema Nacional de Emprego.

Restaurante Popular

Os restaurantes populares funcionam normalmente nesta sexta-feira (1º) com exceção das unidades localizadas no Centro Administrativo de Natal e do campus da Uern em Mossoró e em Pau dos Ferros, que estarão fechadas. Quanto ao programa do leite, a distribuição obedece o cronograma semanal normal.

Cultura

  • Memorial Câmara Cascudo – fechado nesta sexta-feira (1º)
  • Biblioteca Estadual Câmara Cascudo, o Complexo Cultural Rampa e a Cidade da Criança estarão fechados nesta sexta-feira (1º) e sábado (2).

Ceasa

As lojas da Central de Abastecimento do Estado do Rio Grande do Norte (Ceasa) não terão alteração no seu funcionamento durante a sexta-feira e o sábado.

G1 RN

Opinião dos leitores

    1. Quando você vai a uma UPA, Hospital, Delegacia, Central do Cidadão, por exemplos, em busca de um serviço e é atendido, você tem essa mesma sensação? Parabéns aos funcionários públicos, que conseguiram passar num concurso público e hoje prestam seus serviços com dignidade, zelo e responsabilidade; muitas categorias recebendo bem menos do que merecem, em detrimento de outras, mas cumprindo as suas obrigações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Esquerda tem pior resultado nos grandes centros eleitorais do país desde 2000

Foto: Reprodução

Os partidos de esquerda tiveram o seu pior desempenho nos maiores colégios eleitorais do País desde 2000. PT, PSB e PDT vão governar, juntos, apenas 9,7% das cidades com mais de 200 mil eleitores. Os dados, obtidos com exclusividade pelo Estadão, foram levantados pelo cientista político Murilo Medeiros, da Universidade de Brasília (UnB), que analisou a performance histórica dos partidos no “G103”, grupo que reúne as 103 cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes, onde há possibilidade de segundo turno.

Esses municípios, apelidados de “PIB eleitoral” pelo pesquisador especialista em estudos eleitorais e legislativos, concentram 40% do eleitorado do País e funcionam como uma vitrine para projetar lideranças e forças partidárias no quadro político nacional, com repercussão nas eleições proporcionais.

“Observamos um estreitamento partidário nesse conjunto de cidades. Em 2020, eram 19 partidos com representantes nas cidades com mais de 200 mil eleitores. Em 2024, o número de legendas caiu para 13, uma redução de 31,5%”, afirma Medeiros.

Segundo ele, o retrato eleitoral desta eleição revela que o centro e a direita dominam os grandes centros urbanos do País, enquanto a esquerda ficou com capilaridade reduzida nos municípios de grande porte.

Entre os partidos de esquerda, o PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teve o melhor resultado: conquistou seis cidades com mais de 200 mil habitantes, entre elas Fortaleza (CE), única capital que será governada pelo partido, Mauá, no ABC paulista, Juiz de Fora (MG) e Pelotas, no Rio Grande do Sul. Há 24 anos, a legenda de Lula tinha nomes à frente de 22 grandes cidades. O PSB, sigla do vice-presidente Geraldo Alckmin, e o PDT só governarão dois municípios do G103.

“A esquerda, além de enfrentar um apagão de lideranças, perdeu conexão com segmentos importantes da sociedade nos grandes centros urbanos, como evangélicos, moradores da periferia e o público jovem”, analisa Murilo Medeiros.

Para ele, a falta de atualização programática do campo progressista, com escassez de diálogo com pautas modernas e pouca comunicação em relação aos problemas que afetam o cotidiano dos brasileiros, colaborou para a desilusão do eleitor.

“Os partidos de esquerda, ancorados no discurso identitário e no ideário sindicalista dos anos 1980, deixaram de conversar com o Brasil mais religioso e com a nova classe C, que emerge no seio da sociedade em torno de um futuro mais empreendedor e com menos amarras estatais”, acrescenta ele.

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, se consolidou como a legenda com o maior número de prefeituras no G103. Em relação ao último pleito, de 2020, o partido liderado por Valdemar Costa Neto multiplicou por oito seu número de prefeitos no grupo, passando de 2 para 16 cidades, melhor desempenho da sigla nos últimos anos. Até então, o resultado mais expressivo do Partido Liberal havia sido registrado em 2016, com a conquista de 4 cidades.O PSD, partido de Gilberto Kassab, garantiu o comando de 15 dos maiores municípios, incluindo São José dos Campos, no interior de São Paulo.

Em seguida, vem o União Brasil, com 14 prefeitos eleitos, atingindo seu melhor desempenho nesse grupo de cidades desde as últimas seis eleições municipais. O União Brasil superou, inclusive, a performance do antigo PFL, de acordo com o levantamento de Medeiros.

PP e Republicanos, também do campo conservador, mostraram crescimento significativo: o Republicanos dobrou sua presença, enquanto o PP avançou 37,5% em número de cidades governadas na comparação com o último pleito. Já o Novo, pela primeira vez em sua história, administrará dois municípios no G103: Joinville (SC) e Taubaté, no interior paulista. A melhora no desempenho eleitoral do Novo ocorre após o partido anunciar o uso do Fundo Eleitoral nas eleições.

Estadão

Opinião dos leitores

  1. SEGUNDO O PRESIDENTE LULE, O POLÍTICO POR MAIS CORRUPTO QUE SEJA É MELHOR QUE O SERVIDOR PÚBLICO.

    1. Nobres ANALFABETOS FUNCIONAIS, será quer, o PL da SEITA BOLSONARISTA já que aumentou, vai seguir os mesmo valores que os PREFEITOS PRESOS em SANTA CATARINA?

      e o papai noel camuflado será que aparece esse ano?

      O artigo 142 ninguém mais vai pra rua pedir?

  2. Esse país melhora qdo o povo parar de votar em ideologia e votar em pessoas. Políticos não tem ideologia, tem estratégia. Ele busca um nicho e fala o que esse nicho quer ouvir pra ele chegar no poder. A Extrema direita tem o nicho do miserável que quer perder direitos trabalhistas, quer uma arma na mão, tem o pastor que quer benefícios financeiros e o empresário que quer empregado sem nenhum direito. E ainda quem gosta de livro só com gravura e acredita na terra plana e que a ditadura não existiu. O nicho dos gananciosos é anencéfalos.

    1. Para esse pessoal da esquerda toda e qualquer pessoa que ousa discordar de sua ideologia é taxado de extrema direita isso é fruto da manipulação da velha mídia cacomida que para ela não existe direita, só extrema direita como também não existe extrema esquerda, só esquerda, porém graças a Deus o povo já está percebendo esta manipulação só esses jornalistas militante que ainda não se deram conta disso

    2. Faltou completar a análise sobre a esquerda. Seja imparcial, aí ficará tudo entendido.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

RN é 2º estado do país com maior taxa de servidores estatutários na administração, diz IBGE

Foto: Reprodução

O Rio Grande do Norte tem a segunda maior taxa, entre as federações do país, de servidores estatutáriosentre os trabalhadores que compõem o quadro da administração pública direta do governo do Estado.

Os dados estão na Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) e na Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (ESTADIC), que foram divulgados nesta quinta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o IBGE, servidores estatutários “são empregados diretamente pelo Estado/Município, sob regime jurídico próprio, que garante estabilidade após um período de prova”.

Segundo a pesquisa, 92,7% dos vínculos empregatícios de pessoal no Estado, em 2023, eram de servidores estatutários. Os demais eram:

1,89% vínculos sob o regime CLT;
2,4% compostos apenas por comissionados;
2,1% por estagiários;
0,9% sem vínculo permanente
De acordo com o IBGE, apenas o Amazonas, com 95% dos vínculos empregatícios de servidores estatutários ficou com uma taxa acima da do Rio Grande do Norte. O RN foi o primeiro do Nordeste.

Administração indireta
O RN também ficou na segunda posição em relação ao percentual de servidores estatutários na administração indireta estadual. Segundo o IBGE, 78,85% dos vínculos empregatícios do estado em 2023 eram de servidores estatutários.

Na administração indireta, os demais são:

8,38% de trabalhadores sob o regime CLT;
7,76% formados apenas por comissionados;
2,88% de estagiários;
2,14% sem vínculo permanente
O RN ficou novamente abaixo do Amazonas, que teve 78,87% de servidores estatutários.

Pesquisa
As pesquisas efetuam, periodicamente, levantamentos de informações sobre a estrutura, a dinâmica e o funcionamento das instituições públicas municipais e estaduais.

A unidade de investigação é o município e, o informante principal, a prefeitura, no caso da MUNIC, e governo do estado, no caso da ESTADIC, por meio dos diversos setores que os compõem, segundo o IBGE.

G1 RN

Opinião dos leitores

  1. Isso elucida um fato que ocorre no RN, pouco concurso e só tem para saúde, PM e educação.
    Engenheiro, arquiteto, TI, Serviço Social, estatístico, economista, administrador, entre tantas outras profissões a mais de 03 décadas não tem concurso, tudo reservado aos cargos comissionados para agradar e manter a militância.

    1. Hã?? Elucida oq, omi, a única coisa que alardeia é que ao contrário do que os sindicatos gostam de falar, aqui é um dos locais com menos comissionados.
      A moda agora é contratar bolsistas de nível superior, não sei se estão nesses 2,14%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

PRF mapeia rodovias com maior risco para exploração sexual de crianças e adolescentes

PRF/Reprodução

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) apresentou nesta quinta-feira (31) a 10ª edição da cartilha do Projeto Mapear 2023/2024. Parceria com organização internacional Childhood Brasil, o projeto mapeia pontos vulneráveis em rodovias federais que podem representar riscos às crianças e adolescentes.

Nesta edição, foram identificados 17.687 pontos de riscos, um aumento de 83,2% quando comparado ao biênio anterior. De acordo com a PRF, o crescimento indica que a situação está sendo melhor acompanhada.

Entre os locais incluídos estão hotéis, motéis e postos de combustíveis às margens das rodovias federais. O levantamento é feito em operações nos quais as PRFs de todo o país percorrem os 75 mil quilômetros de rodovias federais e identificam locais onde há circulação de pessoas. Os pontos mais críticos são postos de combustíveis.

O Nordeste é a região com mais pontos vulneráveis, 6.532. Na sequência estão as regiões Sudeste, com 5.041, Sul, com 2.474, Centro-Oeste, com 2.210, e Norte, com 1.430.

Com os dados coletados, a PRF pode planejar melhor as ações de combate a violência contra crianças nas estradas. De acordo com a PRF, em 2023 foram fiscalizados 6.453 pontos e 147 crianças e adolescentes foram resgatados no país.

Segundo os dados, 85% das vítimas resgatadas foram meninas. Em relação às idades, a maioria era adolescente: 40% tinham entre 12 e 15 anos e 41,7% entre 16 e 17 anos. Já 5% das vítimas resgatadas tinham até 5 anos e 13,3% tinham entre 6 e 11 anos.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Governador deixa Lula sem palavras ao detonar audiência de custódia: “Preso com 800 kg de cocaína é solto”

Reprodução

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, deixou o presidente Lula em silêncio ao falar da necessidade de mudança na legislação para alterar regras de execuções penais, como as polêmicas audiências de custódia.

O governador citou uma série de exemplos de bandidos perigosos, envolvidos em tráfico de drogas ou em crimes hediondos, que foram soltos ao ficar frente a frente com o juiz.

A declaração foi dada durante reunião federativa nesta quinta-feira (31), para a criação de uma “proposta definitiva” de combate ao crime organizado. Em reunião para apresentação do texto do governo federal com mudanças na estrutura da segurança pública no país, Lula afirmou que a ampliação do crime organizado pode ser “incontrolável” se não houver discussão ampla sobre o tema.

“Essa é uma coisa que é quase incontrolável, se a gente não montar um pacto federativo que envolva todos os poderes da Federação e todos que estão envolvidos direta ou indiretamente nisso. Estamos dispostos a discutir quantas horas forem necessárias, em quantas reuniões forem necessários, através dos nossos secretários e dos representantes no poder Judiciário, para apresentar uma proposta definitiva de combate ao crime organizado”, destacou.

A reunião contou com presença de representantes de 23 unidades federativas, com 21 governadores e vice-governadores e dois secretários. Lula afirmou que os governadores não serão “censurados” nos encontros para discutir o tema.

Portal Grande Ponto

Opinião dos leitores

  1. Tá certo o presidente em receber todos, por isso , Fátima Bezerra não foi, medíocre, não teria o que dizer sobre o RN.
    Tarcísio equilibrado e Caiado querendo aparecer demais.

  2. Volts. E o que Lula tem haver com isso)? Ele dxou foi os congressistas sem palavras, que são os que fazem as leis. Kkkkkkk

  3. Muito bem!
    Governador desenrolado esse nosso futuro presidente do Brasil.
    O que Lula quer se metendo na polícia é aparelhar e tornar a polícia militar como é na Venezuela.
    Ele mandando.
    Porque a pauta não é essa do Tarcísio de Freitas??
    Porquê.
    Tudo que esse cachaceiro propor, desconfie.
    Ele quer se perpetuar no poder igual ao vagabundo Maduro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Servidoras acusam casos de assédio no Ministério da Justiça

LR Moreira/Secom/TSE

Duas servidoras do Ministério da Justiça enviaram um ofício ao ministro, Ricardo Lewandowski, onde relatam situações de assédio no Ministério. O ofício foi assinado pela corregedora-geral nacional de Políticas Penais, Marlene Inês da Rosa, e a ouvidora nacional de Serviços Penais, Paula Cristina da Silva Godoy.

Marlene e Paula também relatam haver tentativas de silenciamento e desmantelamento da Corregedoria-Geral e da Ouvidoria Nacional da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senapen). O ofício ainda faz menção a investigação de diretores e ex-diretores pela fuga de detentos do presídio de Mossoró. As informações são de reportagem publicada nesta quinta-feira (31) pelo jornal Folha de São Paulo.

Uma proposta estudava colocar a Corregedoria e a Ouvidoria em uma mesma diretoria, em detrimento do status próprio de diretoria que ambas instituições tem atualmente. O Ministério da Justiça assegurou que essa mudança não irá acontecer mais.

No ofício de nove páginas, datado de 12 de setembro, as autoras enfatizam a importância de manter e fortalecer a estrutura atual. Dentre os motivos estão, “diversas denúncias de assédio moral envolvendo diretoras” que estão sendo investigadas.

“Neste momento, em que as investigações sobre denúncias de assédio estão em andamento e que a Corregedoria tem seu papel crucial ampliado como órgão de polícia, com maiores responsabilidades, é imperativo que sua estrutura seja fortalecida e não enfraquecida”, diz trecho do documento obtido pelo jornal.

As investigações sobre assédio moral envolvem Mayesse Silva Parizi, diretora de Cidadania e Alternativas Penais da Senappen, e Mireilli Marinho, ex-diretora executiva da mesma secretaria, demitida em abril deste ano.

As denúncias contra Mayesse começaram em 2023 com pelo menos seis relatos anónimos. A investigação preliminar havia sido arquivada por falta de provas. mas um novo procedimento foi aberto neste ano após pelo menos seis novas acusações.

Os relatos dizem haver uma alta rotatividade na diretoria, não apenas entre servidores e policiais penais de outros estados, mas também entre funcionários terceirizados. Entre as principais queixas estão, perseguições, demissões injustificadas, ameaças de demissão, falta de isonomia no tratamento e pedidos relacionados a questões pessoais da diretora.

Mayesse atualmente enfrenta uma Investigação Preliminar Sumária (IPS) processo anterior ao Processo Administrativo Disciplinar (PAD), um PAD foi aberto contra Mireilli, mas ainda não foi concluído.

O Ministério da Justiça afirmou por meio de nota estar ciente das denúncias. “As supostas denúncias estão sendo apuradas em um procedimento que corre sob sigilo”, disse a pasta em nota enviada à Folha.

Diário do Poder

Opinião dos leitores

  1. Estes canhotos apedeuta tão provando o próprio veneno , tudo pela reconstrução da roubalheira !

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *