Diversos

Trabalhadores da EMATER e FJA fazem greve de advertência por cinco dias a partir desta segunda

A crise no Governo Rosalba Ciarlini levou mais uma vez os trabalhadores da EMATER e da Fundação José Augusto a uma greve de advertência de 5 dias, começando nesta segunda (02). De acordo com o Sinai (Sindicato dos Servidores da Administração Indireta do RN), há uma pauta de cada um desses dois órgãos entregue desde março deste ano para discussão com o Governo, em que constam vários pontos desde a reposição das perdas salariais do período até o pagamento do saldo remanescente dos Planos, condições de trabalho, etc.

Segundo o sindicato, a reivindicação principal dessas duas categorias é o pagamento do restante dos 70% dos Planos de Carreira, os quais têm decisões judiciais com trânsito em julgado. Já no caso da FUNDAC e IPERN, as perdas acumuladas já somam mais de 30%, o que requer a negociação imediatamente.

O Sinai ainda diz que além de não reajustar os salários de alguns setores do funcionalismo elevando as perdas a níveis aviltantes, o Governo proibiu por 90 dias a concessão de férias e de licenças, o que contraria a lei, além de ter, em julho, surrupiado o pagamento do terço das férias concedidas em junho.

Nesta quinta-feira (05) haverá um ato no Centro Administrativo de Natal em busca de negociações junto ao Governo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Macaíba inicia distribuição de 55 toneladas do Peixe do Povo 2025 nesta terça-feira, 15

A Prefeitura de Macaíba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMTHAS), inicia a distribuição do Programa Peixe do Povo 2025, nesta terça-feira (15). São cerca de 80 locais de distribuição divididos em três dias, começando pela zona rural do município. Cada família terá direito a receber dois quilos de pescado, congelado e embalado. Ao todo, serão entregues cerca de 55 toneladas nesta edição.

Neste primeiro dia, a entrega acontece em comunidades nas regiões de Lagoa do Tapará, Lagoa do Mato, Reta, Cajazeiras, Mata Verde, Félix Lopes, Capoeiras e Traíras. Na quarta-feira, a entrega atende outras comunidades da zona rural e a primeira parte da extensão urbana. Recebem famílias de comunidades como Riacho do Sangue, Tabatinga, Cana Brava, Pé do Galo, Bela Macaíba e Bosque Brasil.

Na quinta-feira (17), a entrega do peixe acontece na área urbana e na segunda parte da extensão urbana. Comunidades como Morada da Fé, Campo da Santa Cruz, Vila São José, Campo das Mangueiras e Mangabeira recebem o peixe a partir das 08h da manhã.

Para retirada do peixe, as famílias devem apresentar o comprovante de cadastro realizado nos dias 02, 03 e 04 deste mês e um documento de identificação. Confira todos os detalhes sobre horários e locais de entrega do peixe nas redes sociais da Prefeitura de Macaíba.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com 262 assinaturas, PL protocola pedido para votar urgência do projeto de anistia do 8/1 na Câmara

Foto: Mário Agra / Câmara dos Deputados

O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, protocolou no sistema da Câmara dos Deputados o requerimento de urgência pedindo a votação do projeto de lei que anistia acusados e condenados pela participação no 8 de janeiro de 2023. O partido conseguiu 262 assinaturas válidas. Para que o requerimento fosse considerado como elegível para votação, eram necessárias 257 deputados apoiando.

Mesmo com o número de assinaturas alcançadas, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), não é obrigado a colocá-lo em votação. As assinaturas são apenas uma forma de demonstrar apoio a matéria. Na semana passada, Motta afirmou que não pautaria propostas que pudessem gerar “crises institucionais”. Aos líderes mais próximos disse que “não é o momento” para avançar com a proposta.

O requerimento de urgência, depois de aprovado em plenário, acelera a análise de propostas na Casa. Uma vez aprovado o requerimento de urgência por maioria em plenário, a matéria precisa ser analisada pelos deputado em até 45 dias.

Desde 2010, cerca de mil e 38 pedidos de urgência para propostas estão com status de “pronto para a pauta” na Câmara e estariam prontos para votação em plenário, seja com com as assinaturas necessárias, ou com apoio de líderes dos partidos. Todos esses ainda não foram votados.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Dívida da Venezuela com o Brasil cresce e chega a 1,766 bilhão de dólares

Foto: Ricardo Stuckert

A negociação da bilionária dívida da Venezuela com o Brasil segue empacada. E o valor do calote não para de aumentar. Só nos três primeiros meses do ano, o débito já ficou 53 milhões de dólares maior — cerca de 311 milhões de reais na cotação atual, de 5,87 reais.

No final de dezembro de 2024, a dívida somava 1,713 bilhão de dólares, incluindo juros de mora, de acordo com o Ministério da Fazenda. No dia 31 de março, último valor atualizado, estava em 1,766 bilhão de dólares. Convertidos hoje para a moeda brasileira, o rombo seria de 10,369 bilhões de reais.

Histórico da dívida

No fim de maio de 2023, quando Maduro foi recebido por Lula em Brasília com honras de chefe de Estado, a dívida era de 1,27 bilhões de dólares, referentes a operações de financiamento às exportações de bens e serviços por empresas brasileiras.

Em julho do mesmo ano, os governos dos dois países instalaram uma mesa técnica de negociações e tiveram duas reuniões virtuais até setembro, além de trocas de informações. Segundo o ministro Fernando Haddad, o objetivo era “reprogramar o pagamento”.

No final de maio de 2024, o débito já beirava 1,6 bilhão de dólares. E ficou 75 milhões de dólares maior em 31 de julho. De agosto a dezembro do ano passado, o rombo cresceu 39,7 milhões de dólares.

Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Há 5 dias em greve de fome, Glauber Braga diz estar ‘mais abalado’

Foto: Divulgação/Glauber Braga

O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) disse estar “mais abalado” na manhã desta segunda-feira (14), cinco dias depois de iniciar greve de fome na Câmara dos Deputados em protesto ao processo de cassação que enfrenta na Casa.

Em boletim divulgado nesta segunda-feira, a equipe do deputado afirmou que o congressista aumentou os cuidados médicos. Ele recebeu atendimento da equipe de brigadistas da Câmara e tomou água e isotônico. “Eu estou bem. Um pouco mais abalado, mas estou bem”, disse aos assessores.

Braga está dormindo no chão do Plenário 5 da Câmara desde 9 de abril de 2025, quando e onde o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa aprovou o parecer pelo pedido de cassação de seu mandato de deputado federal.

Seu objetivo é manter a greve de fome e continuar no plenário até que a Câmara decida, em definitivo, sobre o destino de seu mandato.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro diz que recuperação “será gradual” e avisa aos seguidores: “Voltaremos”

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta segunda-feira (14) que está “estável”, mas que a sua recuperação da cirurgia no abdômen “exige cuidados intensivos”. Na sua 1ª publicação nas redes sociais, agradeceu apoiadores e disse “voltaremos”.

A laparotomia exploradora realizada no domingo (13) durou 12 horas. O procedimento buscou tratar aderências no trato digestivo que causaram uma obstrução parcial no intestino.

Segundo a equipe médica, o tratamento foi um sucesso. O último boletim médico, desta manhã, informou que Bolsonaro permanece na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) sem previsão de saída. Permanece com nutrição via venosa e antibióticos para prevenir eventuais infecções.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro acompanha o marido na internação no hospital DF Star e decidiu junto à equipe médica que encontros estão limitados a familiares. A recomendação é que o ex-presidente fale pouco e fique em repouso. Bolsonaro está acordado, conversando e “fez até piadas”, segundo Leandro Echenique, cardiologista que trata o ex-presidente desde 2018.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de São Gonçalo realiza entrega de peixe e arroz nos dias 15 e 16 de abril

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Cidadania – Semtasc, realizará a distribuição gratuita de peixe e arroz para a população nos dias 15 e 16 de abril. A ação beneficiará 20 mil famílias e visa garantir o pescado da Semana Santa às famílias em vulnerabilidade social do município, promovendo segurança alimentar e valorização da tradição cristã.

A entrega será feita em diversos polos, atendendo bairros e comunidades tanto na zona urbana quanto rural. O cronograma de entregas pode ser conferido nas redes sociais da Prefeitura de São Gonçalo.

Para receber os alimentos, os beneficiários cadastrados devem comparecer ao ponto de entrega correspondente à sua localidade no horário programado, portando documento de identificação com foto e a senha recebida no ato do cadastramento.

A entrega do peixe é uma tradição que está sendo retomada na gestão do prefeito Jaime Calado garantindo o compromisso do governo municipal com o bem-estar da população, especialmente neste período de celebração religiosa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeita de Passagem, Wedna Mendonça, celebra 100 dias de gestão com prestação de contas e “Passagem Fest”

A prefeita do município de Passagem, Wedna Mendonça, comemorou neste sábado (12), os 100 primeiros dias da gestão com uma grande festa aberta ao público. O evento, batizado de “Passagem Fest”, reuniu a população em uma programação diversa, marcada por cultura, gastronomia e música.

O evento teve início às 16h e contou com arena gastronômica, feira de artesanato e o já tradicional festival de tripa, que premiou o melhor prato com R$ 300,00. Além disso, houve bingo gratuito e atrações artísticas como a cantora Flay, o humorista Seu Dedé e o cantor Ryanzinho Lima, garantindo a animação do público durante toda a noite.

“Esses 100 dias de gestão representam apenas o começo de uma jornada de muito trabalho e compromisso com o povo de Passagem. O Passagem Fest foi pensado como um momento de celebração, mas também de valorização da nossa cultura e dos nossos talentos locais, além de prestar contas dos serviços prestados a população. Seguimos firmes construindo uma cidade melhor para todos.”, afirmou a prefeita Wedna Mendonça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Inflação faz 58% dos brasileiros reduzirem compras de alimentos, diz Datafolha

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A inflação levou 58% dos brasileiros a reduzir a quantidade de alimentos que costuma comprar, segundo pesquisa Datafolha. Entre os mais pobres, o percentual sobe para 67%.

De acordo com o levantamento, 8 em cada 10 brasileiros adotaram alguma mudança de hábito em resposta à inflação, como sair menos para comer fora de casa (61%), trocar a marca de café por uma mais barata (50%) e reduzir o consumo da bebida (49%).

O Datafolha ouviu 3.054 pessoas de 16 anos ou mais em 172 municípios entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa aponta também que um quarto da população diz ter menos comida do que o suficiente em casa. Para 6 em cada 10, a quantidade é suficiente; outros 13% dizem ser mais do que o necessário. Tecnicamente, não houve mudança nesses dados em relação à última pesquisa em que essa pergunta foi feita, em março de 2023 –considerando a margem de erro, não é possível dizer que houve oscilação em comparação ao início do governo.

Mudanças de hábitos de consumo

Além das mudanças de hábitos de consumo, o Datafolha questionou quais outras medidas foram adotadas para economizar. A mais comum, segundo a pesquisa, foi diminuir o consumo de água, luz e gás –metade dos brasileiros diz ter seguido esse caminho.

Em segundo lugar, buscar outra fonte de renda foi a saída para 47%. Pouco mais de um terço (36%) diz ter reduzido a compra de remédios, 32%, que deixou de pagar dívidas, e 26%, que deixou de pagar contas de casa.

Quanto mais bolsonarista o entrevistado, maior o percentual dos que dizem ter adotado alguma dessas medidas. Quanto mais petista, menor.

O aumento de preços da comida vem sendo apontado como uma das principais razões para a baixa popularidade do governo Lula (PT).

Maioria crê que governo Lula tem muita responsabilidade pela alta de preço dos alimentos 

Para 54% dos brasileiros, o governo Lula tem muita responsabilidade pela alta de preço dos alimentos nos últimos meses. Outros 29% atribuem um pouco de culpa à administração atual. Apenas 14% afirmam que o Planalto não tem nenhuma responsabilidade.

Mesmo eleitores do presidente culpam em algum grau seu governo pelo problema –para 72% dos que dizem pretender votar em Lula, ele tem muita ou um pouco de responsabilidade.

Segundo o Datafolha, 29% fazem uma avaliação positiva do governo, percentual ligeiramente acima do encontrado na pesquisa anterior, de dezembro (24%), mas ainda inferior à reprovação, que chega a 38%.

Lula chegou a anunciar medidas para conter os preços, como isenção de imposto de importação sobre certos produtos. As ações, no entanto, ainda não surtiram efeito significativo.

Os entrevistados foram questionados sobre a parcela de culpa que atribuem a cinco motivos para a alta de preços: o governo Lula, a crise climática, as guerras no mundo, a crise nos Estados Unidos e os produtores rurais.

Em todos os grupos sociais, mais da metade dos entrevistados disse que o Planalto tem grande responsabilidade. A principal divergência é que, para aqueles com renda domiciliar mensal de até dois salários mínimos, produtores rurais carregam tanta culpa quanto.

Nesse segmento, 55% atribuem grande responsabilidade ao governo e 54%, aos produtores rurais –percentual bem superior ao observado nas demais faixas de renda. Entre aqueles que ganham mais de dez salários mínimos, por exemplo, esse número cai para 41%.

Os mais ricos também são os que menos culpam as guerras no mundo (40%, contra 46%-48% nos demais segmentos) e a crise nos EUA (36%, em comparação com 39%-42% nos outros grupos) pela alta de preços.

Quando separados por intenção de voto na próxima eleição presidencial, eleitores de Romeu Zema (Novo) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) são os que mais veem o atual governo como culpado: 78% e 77%, respectivamente.

Para eleitores de Lula, produtores rurais e guerras carregam as maiores parcelas de culpa (57% e 55%, respectivamente).

Segundo dados mais recentes divulgados pelo IBGE, a inflação foi de 5,48% nos acumulado de 12 meses até março. No mês, a alta foi de 0,56%, puxada por alimentação e bebidas. A inflação nessa categoria acelerou de 0,70% em fevereiro para 1,17% na leitura mais recente.

Contribuíram para esse resultado as altas do tomate (22,55%), do ovo de galinha (13,13%) e do café moído (8,14%). Em 12 meses, a inflação desses itens foi de 0,13%, 19,52% e 77,78%, respectivamente.

Especialistas dizem que as variações de preço decorrem de uma combinação de fatores. No caso do ovo, o IBGE lista uma maior demanda em razão do retorno das aulas no país, as exportações devido a problemas de gripe aviária nos Estados Unidos e os impactos do calor na produção no Brasil.

No caso do café, os problemas de safra têm levado a uma disparada das cotações no mercado internacional. A alta de preços do tomate é atribuída ao clima: produtos in natura costumam apresentar oferta reduzida durante os meses mais quentes do ano.

Segundo o Datafolha, a parcela de brasileiros que viram a economia nacional piorar nos últimos meses cresceu dez pontos percentuais desde o fim do ano passado e agora representa 55% do total. É a primeira vez no terceiro mandato de Lula (PT) que a fatia corresponde à maioria dos entrevistados.

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Natal adota transporte por aplicativo para deslocamentos administrativos

Foto: divulgação

A Prefeitura de Natal adotou o transporte por aplicativo para deslocamentos administrativos a partir do Decreto Nº 13.347, de 10 de abril de 2025, publicado no Diário Oficial do Município de Natal. O objetivo além de economizar é substituir, de forma gradual, o uso de veículos locados e motoristas terceirizados.

O processo ocorrerá da seguinte forma. As empresas de aplicativos serão credenciadas junto à Prefeitura. Haverá valores máximos por quilômetro, tempo, corrida mínima e bandeirada, seguindo os moldes corporativos já praticados no mercado, sem criar regras específicas para Natal.

Um detalhe e que pode haver tarifa dinâmica, mas o valor médio mensal por quilômetro não pode ultrapassar um teto que será reajustado automaticamente conforme a variação mensal do preço da gasolina em Natal (dados da ANP).

Será garantida a rastreabilidade, relatórios digitais por usuário autorizado, como forma e controle. A medida não se aplica a ambulâncias, viaturas da Guarda Municipal, veículos de fiscalização e motocicletas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CCJ da Câmara de Natal aprova títulos de cidadania natalense para Nikolas Ferreira e Michelle Bolsonaro

Foto: reprodução/Facebook

A Comissão de Constituição, Justiça da Câmara Municipal de Natal aprovou na manhã desta segunda-feira (14) a entrega de títulos de cidadania natalense para o deputado federal Nikolas Ferreira e para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

As aprovações ocorrem dias após polêmicas durante o processo de aprovação do título de cidadão natalense para o ex-presidente Jair Bolsonaro. Porém o ato da Câmara Municipal de Natal que aprovado na última quinta-feira (10) foi suspenso pela Justiça após pedido de vereadora do PT que argumentou que não teve direito a vistas ao projeto respeitado.

Opinião dos leitores

  1. ESSES PARASITAS DA CAMARA MUNICIPAL SÓ SABEM DISTRIBUIR COMENDAS E TÍTULOS DE CIDADANIA A PESSOAS QUE NADA FIZERAM POR NATAL.
    SAUDADE DE VEREADORES (AS) COMO JULIA ARRUDA, ELEIKA BEZERRA, FRANKLIN CAPISTRANO, ALUISIO MACHADO (falecido), E MAIS UMA MEIA DUZIA. A ATUAL LEGISLATURA É SOFRÍVEL!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *