Anos atrás, quando o Midway Mall se instalou em Natal, um estudo de impacto ambiental detectou problemas no trânsito no entorno do shopping. Para compensar o impacto, o shopping entregou à comunidade uma quadra de esportes, passarelas e recuo no seu terreno.
Mas chegou a hora do Midway e do poder público tomarem uma atitude definitiva em relação ao transtorno geral no entorno do shopping, que não tem o direito de semanalmente atrapalhar ou simplesmente evitar o direito de cada um de ir e vir.
A concessão das licenças de funcionamento para o maior shopping da cidade implica um estudo de viabilidade, que se foi feito se mostra agora uma bola fora tão grande quanto qualquer um afirmar que a seleção brasileira continua o melhor time do mundo.
E não esperem por definições para o problema. Vai aparecer de um tudo. E já começou: retirar o canteiro central da Salgado Filho, entre a Alexandrino e Bernardo Vieira, para melhorar o fluxo de carros. Sim, e daqui a um ano? Derrubarão o IFRN para construir mais faixas? A simples atitude de aumentar um faixa entre a alexandrino de alencar e a bernardo vieira transformou a avenida em um corredor polonês.
E quando é feriado? Fim de ano? Dia dos Pais ou das Mães? E quando tem show no Teatro Riachuelo? Salve-se quem puder. É impensável você ficar preso num rush 40 minutos a caminho do shopping para assistir a um show de Vanessa da Mata pelo qual você pagou mais de cem reais. O transtorno no trânsito desanima qualquer um.
Não tem cabimento um shopping ficar com todas as saídas estranguladas. Ninguém entra e ninguém sai. Já imaginaram acontecendo algum problema de saúde com alguém que esteja para deixar o shopping?
Não tem cabimento nas ruas Alberto Silva e Hermes da Fonseca ninguém andar por causa do shopping; nem tem cabimento o engarrafamento da Romualdo ficar da entrada do shopping até a avenida Nascimento de castro como ontem a noite.
Chega a hora de um estudo aprofundado, se não tiver o que se fazer de imediato, que o shopping passe a cobra o estacionamento ou colocar pessoas nas adjacências para fazer o transito fluir.
O que não pode e não deve é toda uma população ficar prejudicada por causa do fluxo do Midway.
Já imaginaram quando o Tirol Way, prédio que estão construindo aonde era o Hotel Tirol ficar pronto?
Tenho certeza que esse questionamento toda a cidade se faz. Com a palavra, a Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Natal e o Grupo Guararapes.
B.G.,
É bom considerar tmb que um pouquinho depois do midway tem outra complicacao que eh a Unp, que contribui bastante.
Sou contra a retirada na faixa central. Na minha opiniao a faixa central da hermes na altura do midway, com suas antigas e belas arvores, eh um patrimonio antigo e importante da cidade, inclusive eh onde comeca o corredormais bonito da decoracao natalina da cidade.
Abraco do amigo!
Bom, concordo que a Salgado Filho/Hermes da Fonsêca é intransitável a qualquer hora do dia, principalmente em dias de eventos no Teatro Riachuelo ou feriados em nossa cidade. Porém, tenho certeza absoluta que a opção apontada de 'cobrar estacionamento' não seria viável. A solução principal é criar mecânimos de fluxos livres para que o trânsito funcione normalmente (sem engarrafamento), como viadutos e túneis.
Ah me poupe! Os problemas do Midway se resumem a datas específicas e ocasiões diferentes da rotina da cidade. Agora, que tal falar daquela maldita parada de ônibus de Neópolis que causa engarramento de segunda à sexta-feira na BR 101 pela manhã? E os constantes engarrafamentos sentido Parnamirim-Natal, na altura de Cidade Satélite? O trânsito na Hermes sempre foi complicado, bem como da Prudente de Morais e adjacências.
A culpa do trânsito é por causa que o estacionamento é gratuito?
Ah, sem essa. Até parece que o trânsito da Hermes da Fonseca se resume aos arredores do Midway Mall.
Experimente andar pela Prudente de Morais, é a mesma coisa.
BR, Roberto Freire, Romualdo são outros pontos críticos. A culpa também é do Midway?
Caro Nello, não sei qual foi a parte do texto que vc não entendeu. Aonde falamos que o problema é por causa de estacionamento gratuito? Nos falamos que isso poderia ser uma opção. Segundo, aonde que em feriados, dias de noite, ou dia de domingo a Prudente engarrafa? O problema da mobilidade e da cidade toda, nisso vc tem razão, mas no entorno do Midway é muito pior. Principalmente nas datas citadas.
Eu li uma parte de seu texto, que acho que foi o mesmo que o Nello leu, que entendi que umas das soluções para o problema do trânsito era cobrar o estacionamento – "se não tiver o que se fazer de imediato, que o shopping passe a cobra o estacionamento" – ainda bem que o Sr. é blogueiro e não eng. de trânsito. Enfim, o problema é antigo e a cidade apresenta locais mais graves, como o retorno na BR 101 na altura do Cidade Satélite, que eu nunca li por aqui no blog, mas como você chegou atrasado para o show da Vanessa da Mata resolveu falar a respeito né?
O slogan do Tirol Way deveria ser: "Compre um apê e não tenha o direito de sair de casa" kkkkkkkk Quero saber como uma pessoa q irá morar ou trabalhar naquele prédio conseguirá sair as 18 hs?
Vc vai pagar o estacionamento pra mim? Isso é consequência de uma cidade que cresce, tá achando ruim? Então va morar no interior, garanto que lá não tem engarrafamento
Bruno mais uma vez passo para comentar um trabalho seu. Parabéns por essa matéria do trânsito ao redor do Midway. É desesperador.
Porque seu blog é o único que toca nas feridas de cidade? Fique vendo todo mundo parado e a situação cada dia mais complicada.
Vc tem prestados tantos serviços a nós leitores que só temos que agradecer