O que tem de transparente o Portal da Transparência da Prefeitura do Natal?
Levanto a pergunta por que as informações que nele constam de nada adianta para dar a transparência devida da administração à sociedade. Senão vejamos.
O Portal se divide em dois segmentos: Contas Públicas e Consultas Públicas. No primeiro, você é apresentado a números jogados a esmo. Arrecadação disso, daquilo etc etc etc.
Nas consultas públicas, somos apresentados às despesas, com os valores, e com sorte somos informado pelo menos genericamente onde foi aplicado o dinheiro. Por exemplo: “recuperação de diversas ruas de Natal”. Quantas? Quais? Em que bairros? Começa quando? Termina quando? Qual a fonte de recursos? A empresa foi contratada como? Concorrência pública? Tomada de preço? Carta convite? Inexigibilidade de licitação? Quem matou Odete Roitman?
Na seção “contratos” você se depara com qual pasta contratou e qual é a empresa e o valor. Pronto. Mais nada. Contratou para quê? Que serviço presta? Qual o prazo do contrato? etc etc etc.
A seção “convênios” não funciona e nas demais também temos apenas números jogados a esmo sem contextualizar.
Tranparência mais opaca nunca vi. Viva a Câmara Municipal, que não tendo Portal da Transparência posso dizer seguramente que transparente não é.
Foto: Reprodução
Comente aqui