Lembram mais cedo do release da Urbana negando acúmulo de lixo nas ruas da capital. Pois bem, todo mundo sabe que se tratava de uma mentira grande.
Mas só para ter certeza, digamos assim, a Tribuna do Norte enviou uma reportagem às ruas da Zona Leste, que tem as mais caras taxas de IPTU da cidade. E o que foi constatado? Lixo, ora bolas. Eis o texto:
As ruas da zona Leste da cidade estão repletas de lixo. Por conta da irregularidade da coleta domiciliar naquela região, a sujeira se acumula em frente às casas e aos estabelecimentos comerciais. Tirol, Petrópolis, Cidade Alta e Ribeira são apenas alguns dos bairros que registram o problema.
A divergência dos moradores quanto ao início dos problemas na coleta evidenciam a irregularidade do recolhimento de lixo na área. A aposentada Liana Maria Alvares da Silva afirma que o carro de lixo não passa na sua casa desde o último sábado. Residente na rua Jundiaí, ela conta que teve de pagar carroceiros para se livrar dos resíduos. “Não pude deixar que a sujeira ficasse espalhada, causando mau cheiro e atraindo doenças”, comentou.
Segundo um funcionário de uma empresa de turismo na avenida Afonso Pena, a coleta está parada desde terça-feira. “Nos últimos tempos o serviço tem andadado um tanto quanto irregular. A coleta era para ser diária, mas às vezes o caminhão passa dois, três dias sem aparecer”, disse.
De acordo com o diretor-presidente da Urbana, João Bastos, o recolhimento de lixo na região não foi interrompido. Ele explica que a ocorrência de atrasos na saída dos carros que atendem a zona Leste causaram o acúmulo de sujeira nas ruas da região. “A coleta noturna não foi feita na noite de ontem, mas a situação já está normalizada e as ruas devem estar limpas até o final da manhã de hoje”, disse.
O presidente do Sindlimp, Fernando Lucena, tem outra explicação para o problema. “A coleta estava parada devido a uma paralisação dos trabalhadores terceirizados, que protestavam contra o atraso de seus salários”, disse, explicando que o grupo estava de braços cruzados desde a semana passada. Com o pagamento regularizado pela Prefeitura na manhã de hoje, observa, os trabalhos devem ser retomados ainda esta tarde.
Enquanto as sacolas de lixo não são recolhidas, a população da zona Leste de Natal é obrigada a conviver lado a lado com a sujeira e a fedentina. A chuva registrada na manhã de hoje contribuiu para agravar o problema e espalhar os resíduos.
Lixo é o que não falta, em toda a cidade há lixo acumulado, não há como esconder da população