Política

Tribunal Supremo da Venezuela declara Maduro vencedor das eleições, proíbe divulgação das atas e diz que decisão é irreversível

Especialistas da Suprema Corte da Venezuela validando atas das eleições — Foto: TV governamental venezuelana/REUTERS

O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela (TSJ), a mais alta corte do país, declarou nesta quinta-feira (22) reconhecer a vitória do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, nas eleições do país ocorridas em 28 de julho.

A sentença proibiu ainda a divulgação das atas eleitorais e acusou o candidato da oposição, Edmundo González, de ter desacatado a Justiça e, por isso, estar “sujeito a sanções”.

O presidente do tribunal afirmou que a decisão é irreversível. Ou seja, não cabem recursos à sentença desta quinta. Quem contestá-la, disseram os juízes, não poderão concorrer nas próximas eleições.

Com a decisão, a Corte, considerada um braço do chavismo no Judiciário, referendou o resultado anunciado no dia seguinte ao pleito pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), o equivalente à Justiça eleitoral do país e também comandada por um aliado de Maduro. Na ocasião, o CNE proclamou a vitória de Maduro.

A oposição contestou a decisão do tribunal. O candidato oposicionista, Edmundo González, publicou em suas redes sociais uma montagem com a palavra “nula” em cima de uma sentença do TSJ. “A soberania reside intransferivelmente no povo”, declarou.

Antes da sentença, o Conselho de Direitos Humanos da ONU afirmou haver “falta de independência e imparcialidade de ambas as instituições (TSJ e CNE)”.

A sentença é a conclusão de uma suposta auditoria que o Supremo fez com base nas atas eleitorais — documentos que registram os votos e resultados em cada local de votação da Venezuela — e a pedido do próprio Nicolás Maduro, após a oposição, a ONU e governos de diversos países contestarem a proclamação da vitória do presidente venezuelano sem a divulgação das atas.

As atas, até agora não divulgadas, também não foram publicadas pelo tribunal, que determinou também, na mesma sentença, que “todo o material eleitoral (incluindo as atas eleitorais) ficará sob controle do Tribunal Supremo”.

g1

Opinião dos leitores

  1. Verdade. Lula não foi eleito pelo voto do povo. Assumiu através do Consórcio Lula-PT e STF SEM NENHUMA DÚVIDA e o único objetivo deles é prenderem Bolsonaro e dizerem que Lula foi preso inocente mas Bolsonaro é sim culpado por qualquer coisa que ELES inventarem 😡🤮😈!

  2. AGORA QUERO VÊ O QUE O LULADRÃO VAI DIZER.
    SÓ QUERO VÊ!
    COMO É, VAI ROMPER COM ESSE DITADOR OU VAI PASSAR PANO?
    As atas, esqueçam, foi o que disse o a côrte de Lá pro povo entender.
    E agora?
    Brasil, Colombia e México cobram a divulgação.
    Kkkkkkk.
    Eu já sabia.
    Pobres Venezuelanos, ricos mas muitos vivendo na miséria.
    Ninguém tem mais Petróleo no Mundo do que os Venezuelanos.

  3. SEMELHANÇA ou MERA COINCIDÊNCIA?
    Tribunal Supremo referenda eleição de Nicolás Maduro na Venezuela
    A Justiça na Venezuela é semelhante à do Brasil.
    No Brasil O XANDÃO do PCC anteriormente instaurou um inquérito para investigar e prender pessoas por divulgações de FAKES NEWS.
    Agora está Instaurando um inquérito para investigar e prender quem divulgou as verdades sobre os procedimentos e condutas dele, manobrando, criando provas, para incriminar os adversários políticos nesse processo das FAKES NEWS.
    Na Venezuela O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), a mais alta corte do país, declarou reconhecer a vitória do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, nas eleições do país ocorridas em 28 de julho. E na sentença proibiu ainda a divulgação das atas eleitorais. que a decisão é irreversível. Ou seja, não cabem recursos à sentença. Quem contestá-la, não poderá concorrer nas próximas eleições.

  4. Não tem kooll que aguenta entrar o grosso desse jeito enviesado.
    Lembrando que, qualquer semelhança com o nosso Brasil sil sil sil é mera coincidência.
    Beleza!!.?

  5. E se desconfiar é um atentado à democracia 😂 conheço uma pá de petista que está se sentindo tão burro a essa altura que até pararam de chamar o conservador de gado. Avalie aí? kkkkkk

  6. Pode esculhambar esse regimezinho assassino da Venezuela, só não podem dizer que são hipócritas…Decisão extremamente coerente, diferente dos políticos que temos aqui, que mudam de posição de acordo com suas conveniências e relativizam tudo!!! Aprendam com Maduro como procede um socialista de verdade!!!!

    1. Não!! Aqui as atas são publicadas e a eleição é transparente, se não fosse como foram eleitos milhares de bolsonaristas imbecís

    2. Ou julinha, vc está com os dois neurônios desligados, vá num eletricista.

    3. Aqui tem atas, Júlia? Desde quando? Lá tem até papel, coisa que aqui não tem.

    4. Verdade. Lula não foi eleito pelo voto do povo. Assumiu através do Consórcio Lula-PT e STF SEM NENHUMA DÚVIDA e o único objetivo deles é prenderem Bolsonaro e dizerem que Lula foi preso inocente mas Bolsonaro é sim culpado por qualquer coisa que ELES inventarem 😡🤮😈!

    5. Verdade. Lula não foi eleito pelo voto do povo. Assumiu através do Consórcio Lula-PT e STF SEM NENHUMA DÚVIDA.

  7. O Tribunal Superior Eleitoral e o Supremo Tribunal Federal com sua decisões esdrúxulas, estão servindo de parâmetro para os ditadores da América do Sul.
    Isso é uma vergonha!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

STJ analisará pedido de soltura de Deolane Bezerra

Foto: reprodução

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) analisará o pedido de soltura da influenciadora Deolane Bezerra. A revogação da prisão preventiva será apreciada por Otávio de Almeida Toledo, do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). Ele está cedido à Corte.

A mãe da influenciadora, Solange Bezerra, teve revogação de prisão negada pelo STJ.

Deolane foi presa em 4 de setembro em uma megaoperação que investiga uma quadrilha suspeita de lavagem de dinheiro proveniente de jogos ilegais. A Justiça de Pernambuco mandou soltar a influenciadora em 9 de setembro e converteu a prisão preventiva em prisão domiciliar, sob a justificativa que ela tem um filho menor de 12 anos.

Um dia depois, porém, a influencer voltou a ser presa depois de descumprir as ordens de não se pronunciar por meio de redes sociais, imprensa ou outros meios de comunicação, medida cautelar imposta pela Justiça para a concessão de sua prisão domiciliar.

Durante a saída da prisão, na 3ª feira (9.set), a influenciadora falou para a imprensa que era vítima de uma “prisão criminosa, cheia de abuso de autoridade”.

PRISÃO DE DEOLANE

Durante a operação, Deolane teve bens de luxo, como carros, imóveis, aeronaves e embarcações apreendidos, além do bloqueio de ativos financeiros. Também investigados, o CEO da Esportes da Sorte, Darwin Henrique da Silva Filho, e a mulher, Maria Eduarda Quinto Filizola, entregaram-se à polícia na 5ª feira (5.set.2024).

A ação mobilizou 170 policiais civis, incluindo delegados, agentes e escrivães, das Polícias Civis de Pernambuco, São Paulo, Paraíba, Paraná e Goiás.

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Agência dos Correios é assaltada no Alecrim nesta quinta-feira (12); bandidos roubaram joias e prejuízo estimado é de R$ 500 mil

Câmeras de segurança da agência dos Correios, localizada no Alecrim, zona Leste de Natal, mostraram uma ação de criminosos no início da manhã desta quinta-feira (12). Os bandidos roubaram joias e o prejuízo é estimado em R$ 500 mil.

Após o crime, os Correios informaram que entraram em contato com a administração da agência, que é terceirizada, e se colocaram à disposição para apoio aos funcionários no que for necessário. Não houve feridos.

Os Correios afirmaram que, por ser assunto relacionado à segurança, a empresa não divulga detalhes das ocorrências. O valor do prejuízo não foi confirmado pela estatal.

As imagens do circuito interno de segurança mostraram que dois suspeitos entram na agência e se direcionam imediatamente ao pacote com as joias. Não há informação de furto de mais nenhum outro objeto.

A agência permanece temporariamente fechada, com a reabertura prevista para ainda para esta quinta-feira (12), após o término do trabalho pericial. Como alternativa de atendimento, os Correios orientam os clientes a se dirigirem às agências Alecrim (Av. Presidente Bandeira, 365) e Bernardo Vieira (Av. Nevaldo Rocha, 1690).

Confira nota dos Correios na íntegra:

“Assim que tiveram informação da ocorrência, os Correios entraram em contato com a administração da agência, que é terceirizada, e se colocaram à disposição para apoio aos funcionários no que for necessário. Não houve feridos. A estatal segue à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.

Ressaltamos que os Correios mantêm parceria com os órgãos de segurança pública para prevenir e coibir crimes contra os serviços postais. Por ser assunto relacionado à segurança, a empresa não divulga detalhes das ocorrências.

A agência permanece temporariamente fechada, com a reabertura prevista para ainda para hoje (12), após o término do trabalho pericial. Como alternativa de atendimento, orientamos os clientes a se dirigirem às agências Alecrim (Av. Presidente Bandeira, 365) e Bernardo Vieira (Av. Nevaldo Rocha, 1690).”

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Tripulação da SpaceX efetua primeira caminhada espacial privada da história

Dois tripulantes do programa Polaris Dawn, da SpaceX, caminharam no espaço na manhã desta quinta-feira (12). A missão é considerada histórica porque é a primeira vez que uma empresa privada leva civis para andar no espaço.

Jared Isaacman, bilionário que financiou a viagem, foi o primeiro passageiro a ter a experiência de sair da nave Crew Dragon para flutuar, às 7h52 (horário de Brasília). Em seguida, às 8h05, foi a vez de Sarah Gillis, que é engenheira de operações espaciais da SpaceX.

Após passarem alguns minutos fora da nave, por volta das 8h19, ambos já estavam de volta na cabine. Durante a experiência, eles sobrevoaram uma área que fica situada na altura entre a Austrália e a Antártida, a uma distância de 700 km da Terra, segundo a empresa.

“Em casa temos muito trabalho para fazer, mas daqui a Terra parece um mundo perfeito”, disse Isaacman após sair da nave.

Viagem ao espaço de 5 dias

Os quatro passageiros estão no espaço desde terça-feira (10), quando foram lançados da Kennedy Space Center, base da Nasa na Flórida (EUA). A decolagem do foguete Falcon 9 com a Crew Dragon ocorreu depois de dois adiamentos, no fim de agosto, por causa de previsões meteorológicas desfavoráveis.

A viagem foi programada para durar cinco dias e eles devem retornar à Terra no próximo sábado (14).

Quem está na nave?

  • Jared Isaacman (comandante), presidente-executivo do serviço de pagamentos americano Shift4. Em 2021, ele bancou e participou da missão Inspiration4, também da SpaceX, em que tripulantes civis ficaram na órbita da Terra durante três dias, sem a presença de astronautas profissionais.
  • Scott Poteet (piloto), tenente-coronel aposentado da Força Aérea americana.
  • Sarah Gillis (especialista de missão), engenheira de operações espaciais da SpaceX, responsável pelo programa de treinamento da empresa para astronautas.
  • Anna Menon (especialista de missão e médica), engenheira de operações espaciais da SpaceX e responsável por gerenciamento de missões.

Isaacman tem uma fortuna de quase US$ 2 bilhões (R$ 11 bilhões). Ele é o único da tripulação com experiência em voos espaciais. Em 2021, ele financiou a Inspiration4, primeira missão espacial totalmente civil a orbitar a Terra.

O empresário também está financiando o programa Polaris e, apesar de ele ter se recusado a dizer quanto gastou, estima-se que o valor tenha chegado a US$ 100 milhões (R$ 550 milhões), segundo a Reuters.

Os passageiros se prepararam durante dois anos para a missão, período em que treinaram paraquedismo, pilotagem de aeronaves, voo em gravidade zero, entre outras técnicas.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Novo leilão do Terminal Pesqueiro Público de Natal tem previsão de ocorrer em dezembro

Foto:  Canindé Soares

O novo leilão para a concessão do Terminal Pesqueiro Público de Natal (TPP Natal) à iniciativa privada está previsto para ser realizado em dezembro deste ano, segundo informações dadas à Tribuna do Norte pelo secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Guilherme Saldanha.

O edital, segundo ele, deve ser publicado em novembro deste ano, após consulta ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Cerca de 14 anos após a interrupção das obras, com 95% da estrutura concluída, o terminal precisa de R$ 7 milhões para entrar em operação.

“Tivemos reunião virtual [na terça-feira, 27/08] com a superintendência de Pesca no RN, com a coordenação da área de concessões do Ministério da Pesca, e a informação que tivemos é de que a intenção é lançar o edital em novembro para o novo leilão ocorrer em dezembro”, adiantou Guilherme Saldanha. No último dia 5 deste mês, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) confirmou, por meio de nota, que a relicitação acontecerá no último trimestre deste ano, porém não informou datas.

O MPA informou o seguinte: “Após concluídas as alterações do edital vamos consultar o TCU sobre a necessidade ou não de um novo acórdão, autorizando a concessão. Ainda não temos um cronograma oficial, porém estamos prevendo que o novo leilão acorra no último trimestre do ano vigente”.

A relicitação é necessária devido à suspensão do segundo leilão, que ocorreria no dia 25 de junho deste ano, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). De acordo com o MPA, a B3 apontou inconformidades na proposta única apresentada por empresa do Rio Grande do Norte. Um primeiro leilão, em 2022, já havia sido deserto.

O TCU informou, com exclusividade, não haver necessidade de uma nova análise do processo. Em nota, a Corte de Contas explicou que acompanhou o processo de desestatização do Terminal Pesqueiro de Natal no âmbito do processo TC 025.714/2021-0, de relatoria do ministro Augusto Nardes, e que o Acórdão 374/2023-TCU-Plenário, de 8 de março de 2023, constatou não haver irregularidades que desaconselhassem o prosseguimento do processo de concessão.

“Não houve recomendações ao Ministério de Pesca e Aquicultura (MPA). Dessa forma, não há restrições por parte do TCU para a continuidade do processo licitatório, que não depende de uma nova análise do Tribunal para ocorrer”, afirma o TCU.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ex-diretor do Ministério dos Direitos Humanos acusa Silvio Almeida de assédio moral: “socava mesa e dizia que eu era um merda”

Fotos: Filipe Araújo – Ministério dos Direitos Humanos | Divulgação

O sociólogo Leonardo Pinho, ex-diretor do Ministério dos Direitos Humanos, acusou o ex-ministro Silvio Almeida de assédio moral em episódios que teriam ocorrido em 2023, quando os dois trabalhavam juntos no governo Lula (PT). A entrevista de Pinho foi ao site Metrópoles. Procurado, o ministro não se pronunciou.

Pinho afirma que a relação ficou tensa à medida em que ele contrariava Almeida. Os dois se aproximaram durante a transição de governo. Na época, o ex-ministro o convidou para comandar a Diretoria de Promoção dos Direitos da População em Situação de Rua.

Essa tensão se transformou em gritos e xingamentos por parte do ministro. Segundo o auxiliar, Almeida batia no próprio peito e na mesa ao se dirigir ao subordinado.

Almeida teria perdido o controle quando Pinho relatou queixas que vinham do Ministério da Igualdade Racial, em outubro de 2023. Ele ficou “irado” com as queixas sobre seu comportamento durante reuniões com a pasta comandada por Anielle Franco. “O ministro ficou descontrolado, transtornado, quando mencionei a Anielle”, diz Pinho.

Cinco meses antes, em maio, Anielle teria relatado a outros ministros que Almeida a assediou sexualmente.O relato era de que o ex-ministro passou a mão em sua perna por baixo da mesa em uma reunião no Ministério da Igualdade Racial.

Em outro episódio, Almeida teria intimidado Pinho. “O ministro me chamou para o gabinete dele, me disse que eu era incompetente e uma vergonha. Deu murros na mesa, bateu no próprio peito, foi agressivo, gritou, levantou da cadeira dele e veio do meu lado, a uns 20 centímetros, para me intimidar. Pensei que ele ia me agredir, me dar um soco”, afirmou.

No meio do ano passado, Almeida teria pedido a Pinho que gravasse escondido reuniões do Conselho Nacional dos Direitos Humanos. Ele queria saber os detalhes da elaboração das pautas e das críticas a seu ministério. “Respondi (…) que não gravaria ninguém. ‘Você é meu funcionário, vai fazer’, disse [Almeida]. Respondi: ‘Não vou fazer, e você tem um instrumento simples, a exoneração”, diz Pinho, que hoje é candidato a prefeito de Valinhos (SP) pelo PT.

Ameaça anônima

O sociólogo disse que decidiu dar entrevista após receber ameaça. Ele contou que, na semana passada, dirigia em uma rodovia quando recebeu uma ligação anônima no mesmo dia em que a denúncia original contra Almeida veio a público.

Segundo ele, uma voz masculina o intimidou: “Não vou aceitar. O complô vai ser desmantelado. Para de falar. O Silvio é sócio de grandes escritórios de advocacia. É sócio do Walfrido Warde”. E a ligação foi encerrada.

O que disse Pinho

[Almeida] me falou: ‘Você está insinuando o quê? Sou ministro de Estado, você é um merda’. Fiquei sem entender e tive medo de ele me agredir”, disse Leonardo Pinho, sociólogo, em entrevista ao Metrópoles.

Defesa do ex-ministro

Procurado pelo UOL, a defesa do ex-ministro disse que ele não vai se manifestar. “Não vamos comentar. Creio que devemos aguardar que o sistema de Justiça promova a devida apuração”, afirmou Thiago Turbay. Almeida também não respondeu ao Metrópoles. Em nota divulgada após sua demissão, ele disse que pediu para ser demitido pelo presidente Lula e que vai provar ser inocente das acusações de assédio sexual contra mulheres, incluindo Anielle.

Com informações de UOL e Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Estão esperando oq pra jogar esse vagabundo na CADEIA???? Precisa mais de provas? ou o ladrão canalha à quem ele serve vai transformar esse episódio em fumaça??? Vão fazer vista grossa? MPF, OAB, feminazis de plantão… kd o “mexeu com uma, mexeu com todas”? e os grobais que só apoiam, fazem e falam merda??? calados também??? BANDO DE CALHORDAS HIPÓCRITAS!!! Autoridades ainda sérias, prendam esse imundo!!!!

  2. NÃO ACREDITO EM NADA DISSO. P Q ESSE TEMPO TODO NINGUEM SE MANIFESTOU P RECLAMAR? MEDO DE PERDEREM A BOQUINHA?

  3. Como esse “Ministro de Estado” munido de todo o amor esquerdista/comunista fez tanta coisa ruim com tanta gente?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Advogados e tabeliães suspeitos de estelionato são alvos de operação da Polícia Civil no RN

Foto: PCRN

Um operação deflagrada pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) nesta quinta-feira (12) cumpriu sete mandados de busca e apreensão em endereços vinculados a uma organização criminosa suspeita de crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos públicos.

De acordo com as investigações, o esquema envolvia advogados e tabeliães que obtinham informações sobre contas bancárias de pessoas falecidas, sem movimentação recente, e forjavam escrituras de inventário e procurações públicas.

A operação foi realizadas nas cidades de Natal, Parnamirim, Ielmo Marinho, Lagoa de Velhos e Japi. Além da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações de Natal (DEFD), a ação contou com policiais da 34ª Delegacia de Polícia de São Tomé (34ª DP) e de Delegacias Especializadas da Grande Natal.

Segundo a PCRN, nas falsificações de inventários e procurações públicas dentro do esquema criminoso, eram colocados “laranjas” como herdeiros únicos, permitindo que os criminosos sacassem os valores das contas. Após o saque realizado por advogados em agências bancárias, o dinheiro era distribuído em diversas contas de passagem, antes de ser dividido entre os membros da quadrilha. Estima-se que os golpes tenham causado prejuízos superiores a R$4 milhões às famílias das vítimas.

Além dos mandados de busca, foram emitidos oito mandados de monitoração eletrônica para os investigados. Também foi determinado o bloqueio de R$4 milhões em bens e contas, além da apreensão de veículos pertencentes à organização criminosa.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Haddad diz esperar Lula validar proposta para isentar Imposto de Renda até R$5 mil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira (12/9) que já apresentou ao presidente Lula (PT) cenários para permitir a isenção de Imposto de Renda (IR) de trabalhadores que ganham até R$ 5 mil e espera a validação do Palácio do Planalto.

O assunto foi promessa de campanha do petista, que na semana passada reforçou que irá cumpri-la até o final de seu mandato, em 2026. “Vou cumprir essa promessa. Em 2026, na hora em que for mandado o Orçamento para o Congresso Nacional, estará lá a rubrica de que quem ganha até R$ 5 mil não pagará Imposto de Renda”, disse Lula.

“O governo pediu estudos para chegar no último ano de seu governo à cifra de R$ 5 mil. Só posso falar quando ele validar um dos cenários”, disse Haddad em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da TV Brasil.

Segundo ele, Lula deve bater o martelo em torno disso “em algum momento do futuro próximo”. “Temos aí um tempo relativamente longo para aprovar a medida. Os cenários todos preveem o cumprimento dessa proposta”, afirmou o ministro.

Haddad ainda afirmou que pelo menos um dos caminhos oferecidos parece “muito promissor do ponto de vista econômico e político”.

No envio da peça orçamentária de 2025, o item não constou na previsão. Portanto, deverá ficar para o Orçamento de 2026.

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, explicou que uma eventual atualização da tabela poderá demandar atualização de outras faixas de renda e será necessária uma medida para compensar a perda de receitas.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prazo para participar da lista de espera do Prouni encerra hoje (12)

Foto: Reprodução Ministério da Educação (MEC)

O Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Superior (Sesu), abriu o prazo para manifestação de interesse na lista de espera do Programa Universidade Para Todos (Prouni), referente ao segundo semestre de 2024.

Os candidatos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares podem se inscrever na lista de espera até esta quinta-feira (12), por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, disponível na página do Prouni. O resultado da lista será divulgado na terça-feira (17).

Os participantes que forem chamados pela lista de espera devem comparecer às instituições para as quais foram pré-selecionados entre os dias 17 e 26 de setembro, a fim de apresentar a documentação necessária e comprovar as informações fornecidas durante a inscrição. Além disso, é importante que os candidatos verifiquem se a instituição exige documentos adicionais. Todo o processo é gratuito e as orientações oficiais podem ser consultadas nos canais de comunicação do MEC.

Em 2024, o Prouni ofertou um total de 651.483 bolsas, sendo algumas integrais (100%) e outras parciais (50%). Nas duas edições deste ano, o programa contou com a inscrição de 910.419 candidatos, gerando mais de 1,8 milhão de inscrições, já que cada candidato pode optar por até dois cursos.

Fonte: O Poti News

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Governo orienta como proteger a saúde diante dos efeitos das queimadas; veja medidas

Foto: Divulgação/MS

Brasil enfrenta uma grave crise ambiental que reúne seca extrema, crise hídrica e redução da umidade, fenômenos potencializados pelas queimadas que pioram a qualidade do ar. Nas áreas em que a população tem dificuldade de acesso à água com qualidade, por exemplo, há o risco de desidratação. Além disso, a fumaça das queimadas também contribui para promoção de doenças respiratórias.

Frente a todos esses riscos, a ministra da Saúde, Nísia Trindade reuniu nesta quarta-feira (11/9), secretários do Ministério da Saúde, representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) para reforçar orientações para enfrentamento desse contexto climático.

“Temos feito reuniões diárias. Mas nesta reunião consideramos importante atualizar recomendações que o Ministério da Saúde vem realizando desde o início do acompanhamento desse processo das secas e, sobretudo, das queimadas”, afirmou a ministra Nísia Trindade. O Ministério da Saúde fez uma atualização do trabalho de monitoramento por meio da Sala de Situação Nacional de Emergências Climáticas , estabelecida ainda em julho deste ano para planejar respostas às emergências como secas prolongadas e escassez de água.

“A partir de hoje, diante da intensificação de focos de incêndio e previsões meteorológicas que apontam piora no quadro de seca, essas reuniões diárias resultarão sempre em informes e comunicados. Além das orientações para a população, os informes já publicados pelo Ministério trazem recomendações de ações a serem implementadas pelos profissionais de vigilância em saúde ambiental”, anunciou a ministra.

O Ministério da Saúde também disponibilizou a Força Nacional do SUS para visitar as regiões mais afetadas para uma avaliação de situação.

Recomendações

A ministra Nísia Trindade alertou que a questão das secas hoje, que se soma ao problema das queimadas, atinge 60% do território brasileiro. “Temos de trabalhar para mitigar todos os efeitos que na saúde são bastantes sensíveis, alguns de curto prazo e outros que têm que ser acompanhados, que atingem sobretudo as pessoas mais vulneráveis, como crianças e idosos, de maneira mais impactante”.

Nas últimas duas semanas de agosto, foi constatado um aumento significativo do número de atendimentos por náuseas e vômitos em comparação com a média histórica desde 2022. Os estados mais afetados foram Goiás (46%), Mato Grosso (58%), Distrito Federal (99%) e Tocantins (191%). As informações são da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) .

Confira outras recomendações:

Para a população:

  • Aumentar a ingestão de água potável e procurar locais mais frescos;
  • Evitar atividades físicas em áreas abertas;
  • Evitar ficar próximo dos focos de queimadas;
  • Pessoas com comorbidades, crianças, gestantes e idosos são mais vulneráveis aos efeitos à saúde decorrentes da exposição à poluição do ar e ao calor extremo e precisam de cuidados maiores e manutenção de consultas em dia;
  • Em caso de sintomas de náuseas, vômitos, febres, falta de ar, tontura, confusão mental ou dores intensas de cabeça, no peito ou abdômen, buscar atendimento médico.

Para os gestores:

  • Reforçar o atendimento nos serviços de atenção à saúde, especialmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA);
  • Monitorar as informações de qualidade do ar, umidade relativa do ar e temperatura;
  • Monitorar oferta e qualidade da água e garantir à população o acesso à água potável, com pontos de distribuição e bebedouros públicos, em especial em áreas remotas e de maior vulnerabilidade social;
  • Garantir a oferta adequada de pontos de hidratação e nebulização, avaliando a necessidade de novas estruturas junto aos serviços de saúde (tendas e salas de hidratação);
  • Capacitar e orientar equipes de atenção à saúde para compartilhar informações com a população, identificar e manejar em tempo oportuno riscos e agravos à saúde, especialmente em pessoas com comorbidades, crianças, gestantes e idosos;
  • Reforçar ações de promoção e atenção à saúde mental.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

CITADO DE NOVO: Rafael Correia é lembrado em todas as pesquisas para vereador em Extremoz e candidatura segue em crescimento

Foto: Divulgação

Na pesquisa CONSULT/BG/ EXTREMOZ, divulgada nesta quinta-feira (12), o vereador Rafael Correia (PL) apareceu novamente entre os mais citados para a Câmara Municipal. O parlamentar obteve 1,09% das intenções de voto no levantamento, com um crescimento de 0,19 pontos percentuais em relação à ultima pesquisa feita no município.

O nome de Rafael Correia vem se consolidando para o pleito do dia 6 de outubro, já que vem aparecendo em todas as pesquisas feitas para vereador em Extremoz, algumas delas mesmo antes do início da campanha eleitoral.

Rafael Correia, que está em seu primeiro mandato, tem se destacado por sua atuação em diversas áreas, como a defesa da mulher e dos animais, transporte público e educação. O trabalho tem sido bem avaliado pelos extremozenses, o que fez com que Rafael ganhasse o prêmio de Parlamentar do Ano por três vezes consecutivas (2021, 2022 e 2023).

“Fico muito feliz e grato por ser novamente lembrado. Isso me dá ainda mais motivação para continuar trabalhando e levar adiante projetos que tem feito diferença na vida das pessoas de Extremoz. Seguimos firmes, com muito compromisso, rumo à reeleição”, disse Rafael Correia.

A pesquisa CONSULT/BG/ EXTREMOZ foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número RN-05802/202, sendo realizada no dia 5 de setembro, com 460 entrevistas, e possui uma margem de erro de 4,5%.

Opinião dos leitores

  1. Alguém do blog sabe informar se a pesquisa seta para vereador na cidade de mossoró será divulgada e quando.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *