Foto: AFP/Arquivo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que passageiros que chegam do Brasil no território americano estão sendo verificados em aeroportos após a confirmação do primeiro caso de coronavírus no país. Trump, no entanto, ponderou que o território brasileiro conta apenas uma pessoa doente, apesar de suas grandes dimensões.
— É um país muito grande, com apenas um caso, mas ainda assim é um caso. Nós temos países em uma situação muito pior do que a do Brasil, como a Itália e vários outros países com muitos mais casos. A Itália é um problema mais profundo — disse o presidente dos EUA em uma coletiva de imprensa. — Estamos checando as pessoas que chegam (do Brasil) bem atentamente.
No entanto, sem mencionar o Brasil, Trump não descartou que novos países entrem na lista de restrições de entrada nos EUA, a exemplo da China, de quem cobrou transparência nos índices do coronavírus, se a epidemia evoluir nos seus respectivos territórios nacionais:
— Em algum ponto, dependendo do que acontecer, podemos adicionar alguns países na lista (de restrições de viagens) como fizemos com a China. E esperamos abrir o país para a China o mais rápido possível. e que os números chineses que estamos recebendo sejam verdadeiros.
Trump aproveitou a ocasião para elogiar a relação com o Brasil e o governo federal.
— Nós lidamos muito bem com o Brasil, o presidente (Jair Bolsonaro) é um grande amigo. Na verdade, ele concorreu com o mote ‘Make Brazil Great Again’ (Tornar o Brasil grande de novo, em português, uma alusão ao slogan do republicano na campanha de 2016 em relação aos EUA), nós temos uma ótima relação. Nós estamos trabalhando com o Brasil — disse o presidente americano.
Casos nos EUA
Os Estados Unidos registraram, até o momento, 60 casos de Covid-19, incluindo os 45 casos entre os americanos que foram repatriados de Wuhan, China — o epicentro do surto — e o cruzeiro Diamond Princess, que foi atingido pelo vírus e foi mantido em quarentena no Japão.
Na mesma coletiva em que elogiou Bolsonaro, Trump afirmou que o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, será o responsável pela resposta do país ao surto de coronavírus. No entanto, disse que o risco de uma epidemia “permanece muito baixo”.
Também na última quarta-feira, uma pessoa na Califórnia que não foi exposta a ninguém infectado pelo coronavírus e não viajou para países nos quais o vírus está circulando apresentou um resultado positivo para a infecção, no que pode ser o primeiro caso do tipo nos EUA.
Segundo um comunicado do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, a exposição do paciente ainda é “desconhecida”. O caso foi detectado em exames do sistema de saúde pública do país. O caso foi anunciado logo após o presidente Trumo concluir a entrevista coletiva.
O Globo
Eita Brasilzão, vc agora sai do atoleiro que a esquerda o botou.
O presidente Bolsonaro, agora tem parceiros a altura.
Não tenho palavras pra agradecer ao presidente Jair Bolsonaro, por ter nos livrados das garras dessa corja de ladrão.
Eu já entendi.
Falta ainda algumas pessoas entender, o tamanho do abismo, que esses cretinos, esquerdista estavam nos levando.
Em poucos tempos, era sem dúvidas, o país da esmola.
PRONTO, A DEMOCRACIA ESTÁ EM RISCO. QUE COISA HORRÍVEL É ESSA DE TER COMO TER COMO ALIADO ESSE PRESIDENTE DE PAÍS CAPITALISTA, ONDE VAMOS CHEGAR?
BOM MESMO ERA QUANDO IVO MORALES VINHA AO BRASIL E DAVA ORDEM ONDE A REFINARIA SERIA INSTALADA
BOM ERA QUANDO O BRASIL FINANCIAVA A DITADURA DE CUBA
BOM ERA QUANDO A BOLÍVIA TOMAVA NOSSA REFINARIA E O BRASIL SE CALAVA
BOM FOI NO TEMPO QUE O BRASIL EMPRESTAVA DINHEIRO A PAÍSES FALIDOS COMO GUINÉ, URUGUAI, VENEZUELA, PAÍS AFRICANOS
BOM DE VERDADE ERA QUANDO O BNDES ENCHIA OS COFRES DA ODEBRECHT, UTC, CAMARCO CORREIA, JBS DE RECURSOS PÚBLICOS , AS EMPRESAS DOS AMIGOS
TER COMO PARCEIRO OS EUA E PAÍSES DA EUROPA, ECA, QUE COISA SEM CRITÉRIO, NOSSA DEMOCRACIA ESTÁ SENDO DESTRATADA, DEFORMADA, AIIIIMMMMMM