Saiu no portal de notícias Mossoró Hoje: O Ranking Universitário realizado e divulgado pelo jornal Folha de São Paulo aponta a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) como uma das piores instituições de ensino superior, na categoria qualidade de ensino, entre todas as universidades públicas e privadas do Nordeste.
O levantamento leva em consideração a proporção entre professores com doutorado e mestrado, de professores com dedicação em tempo integral e parcial, a nota do ENADE e a opinião, coletada pelo Datafolha, de 726 professores escolhidos pelo MEC para analisar a qualidade de cursos superiores.
Das 41 universidades avaliadas, a UERN ficou na 34ª colocação. A melhor no quesito qualidade de ensino foi a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ficou em 4º lugar, e a UFERSA em 15º.
A Universidade Potiguar (UNP), única instituição privada do RN avaliada no levantamento, foi classificada como a 28ª melhor.
Além do ensino, o Ranking Universitário da Folha 2015 também avalia a área de pesquisa científica, mercado, inovação e internacionalização.
No ranking geral, a melhor instituição de ensino superior do país é a Universidade de São Paulo (USP), e a pior é Universidade Virtual do Estado do Maranhão (UNIVIMA).
Confira o ranking das universidades do Nordeste com as respectivas notas (de 0 a 32):
- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – 28,53
- Universidade Federal do Ceará (UFC) – 26,91
- Universidade Federal da Bahia (UFBA) – 25,58
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – 25,46
- Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – 23,41
- Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – 22,91
- Universidade Federal do Pará (UFPA) – 22,46
- Universidade Federal do Piauí (UFPI) – 20,12
- Universidade Federal de Sergipe (UFS) – 18,47
- Universidade de Fortaleza (UNIFOR) – 18,23
- Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – 17,13
- Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) – 15,51
- Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – 15,08
- Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – 15,06
- Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – 14,19
- Universidade da Amazônia (UNAMA) – 13,57
- Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – 13,55
- Universidade Estadual do Ceará (UECE) – 11,72
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – 10,31
- Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) – 8,93
- Universidade do Estado do Pará (UEPA) – 8,68
- Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – 8,42
- Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) – 8,35
- Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) – 8,32
- Universidade Tiradentes (UNIT) – 8,20
- Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) – 8,10
- Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) – 7,92
- Universidade Potiguar (UNP) – 7,87
- Universidade Salvador (UNIFACS) – 7,65
- Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – 7,64
- Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) – 7,60
- Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – 7,27
- Universidade Regional do Cariri (URCA) – 7,16
- Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) – 6,30
- Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) – 5,68
- Universidade de Pernambuco (UPE) – 5,34
- Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) – 4,43
- Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – 2,79
- Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) – 2,29
- Universidade Católica do Salvador (UCSAL) – 2,23
- Universidade Virtual do Estado do Maranhão (UNIVIMA) – 0,51
Muito fácil de resolver a situação dos professores da UERN, os salários são ruins? o trabalho é muito e pouco valorizado? É SÓ PEDIR DEMISSÃO E IR TRABALHAR NO PRIVADO.
Fui aluno da UERN e lá tem professores bons e comprometidos, mas é uma minoria, sei o quanto se empurra com a barriga a questão do ensino naquela Universidade. Tenho vários amigos que deixaram de assumir concursos porque terminaram seus cursos com grandes atrasos. Os “pobres” Professores que tem salários de até R$ 30.000,00 criam motivos para fazer greve, todo ano é assim e isso não é novidade, são arrogantes e prepotentes, não aceitam acordos e se acham no direito absoluto da razão, prejudicam os alunos e usam isso para se fazerem de coitados. É a Universidade mais cara do Nordeste e uma das piores e ainda se acham no Direito de fazer greve por melhorias salariais que são muito bons, deveriam era procurar a melhoria acadêmica. #FEDERALIZARAUERN
Não entendo tamanho ódio para com esta instituição. Não vejo uma campanha para a melhoria da Universidade, a única solução dada pela impresa local é o fechamento. Esta universidade é um patrimônio de educação por nós conquistado, tem valor social e tecnológico imensurável para nosso estado. É preciso saber extrair o melhor da instituição reformulando a sua forma de se administrar. Educação não é gasto e sim investimento futuro, como todo investimento é necessário saber onde colocar o dinheiro e fiscalizar seu uso.
Os servidores da UERN e seus dependentes devem defender seus ganhos, isso é natural. Mas quem paga impostos, tem bom senso e quer retorno do que pagou. Sabemos que nao é obrigacao do Estado do RN oferecer ensino superior, isso é competencia da UNIÃO. Falta fiscalizacao das tais pesquisas realizadas pela Uern; a competencia do RN nao esta sendo cumprida com o ensino secundario; se tivesse sobrando dinheiro e tudo funcionasse nas maravilhas, incluindo seguranca e saude, poderia o Estado oferecer uns troquinhos a UERN. Isso nao é odio, isso é crítica positiva! Afinal vivemos no Brasil petista incompetente e estamos passando por necessidade de austeridade, e procuramos o tal retorno do "investimento"que nao acontece com a UERN. Ninguem quer comprar algo que nao precisa com os bolsos vazios.
João, não sou sou servidor, aluno, muito menos dependente da UERN, conheço poucas pessoas que são ligadas a ela, mas sei da importância da educação, do poder que ela tem. Você pode colocar todo dinheiro que for arrecadado pelo país para segurança pública, não vai adiantar de nada pois a repressão é uma medida paliativa, boa aos olhos da população mas que não resolve o problema, se assim fosse a Colombia ou o México seriam o céu na terra, mas a violência e a guerra civil dominam essas nações. A educação é o pilar para a formação de uma sociedade, a nossa deficiente precisa de injeções extras desse remédio vital.
Nessa "grande crise" você pararia de estudar ou tiraria seu filho do colégio? se tem esse pensamento você faz parte de uma camada da população vítima do próprio golpe.
Não desejo "educação por educação" onde políticos ou empresários tiram proveito da fragilidade do sistema, mas defendo um pesado investimento nesse setor com uma constante fiscalização.
Uma última questão, com o fim da UERN, o dinheiro investido nela seria perdido pelo nosso estado, sim recebemos o dinheiro da união para tal fim, pois este é um fundo para educação e se for destinado para outro fim os responsáveis serão denunciados por improbidade administrativa.
Se olharmos a despesa crescente da UERN, principalmente no governo Rosalba, vai aparecer parte do rombo nas contas do Estado e na previdencia. Privatizar ja.
Melhor fechar ou privatizar. Nao é obrigacao dos Estados oferecer ensino superior, e ainda ruim. A obrigacao do Estado é com o ensino secundario de qualidade, o que nao acontece por desvio de recursos para manter a UERN e seus marajas. O fechamento dessa coisa daria para salvar a previdencia do Estado e garantir investimento em areas importantes. Sai mais barato oferecer bolsa de estudo para quem nao pode pagar.
Realmente, o estado do RN passando por sérias dificuldades financeiras (aliás, o paós, como um todo) e a UERN em greve infindável por aumento salarial. Nem dá mais para saber como está o cronograma de atividades daquela instituição, dada a quantidade de dias sem aulas. E é muito ficar sem trabalhar por tanto tempo mas recebendo o salário normalmente. Queria ver essa bagunça se os dias não trabalhados fossem devidamente descontados. Ou alguém acha correto receber salário pago pelos contribuintes sem nenhum retorno à sociedade?
E essa Universidade ainda se da ao direito de fazer GREVE, tenham vergonha, cade a qualidade, fecha, para não nos envergonhar mais.
Concordo em número, gênero e grau, como um movimento que defende a extinção da UERN.
Um estado medíocre como o nosso, gastando 200 milhões de reais com uma coisa que é obrigação federal.
Seria bem imparcial se você tivesse citado também a UNP no pacote, pena que seu foco seja sempre detonar a UERN, se você tivesse a hombridade e humildade de pesquisar os benefícios que a UERN trás prá este estado deixaria de atacar a instituição.
Dinheiro jogado fora !