Educação

UFRN aprova três períodos letivos para 2021 no formato remoto; veja calendário até 2022

Foto: Anastácia Vaz/UFRN

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou, na manhã desta quinta-feira, 5 de novembro, a resolução sobre o novo Calendário Universitário. O documento regulamenta as atividades de ensino de graduação, no formato remoto, para os períodos letivos de 2020.2, 2021.1 e 2021.2.

Atualmente, a UFRN está realizando, no formato remoto, o período letivo 2020.1, que iniciou em fevereiro de 2020, foi suspenso devido à pandemia da covid-19 e retomado para ocorrer de 8 de setembro a 19 de dezembro de 2020. Dessa forma, dando seguimento ao calendário, o Consepe aprovou a realização do período 2020.2, de 18 de janeiro a 30 de abril de 2021; as atividades de 2021.1, de 7 de junho a 18 de setembro de 2021; e o período letivo de 2021.2, de 18 de outubro de 2021 a 19 de fevereiro de 2022.

De acordo com a resolução, os próximos períodos letivos (2020.2, 2021.1 e 2021.2) seguirão na modalidade de ensino remoto. Contudo, o formato poderá ser alterado por decisão do Consepe, considerando o cenário da pandemia da covid-19, “desde que asseguradas as condições de biossegurança e observadas as normas vigentes relativas à emergência em saúde pública”.

A decisão do Conselho foi tomada levando em consideração a Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS), em virtude do novo coronavírus; a legislação vigente sobre normas educacionais excepcionais adotadas durante o estado de calamidade pública; o parecer do Conselho Nacional de Educação; a portaria do Ministério da Saúde sobre a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional em decorrência da covid-19; o Protocolo de Biossegurança da UFRN; além de normativas da instituição de ensino.

Atividades remotas

Os professores utilizarão a Turma Virtual do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), plataforma oficial para registro e controle acadêmico, mas fica autorizado o uso de outras ferramentas virtuais. Os planos de curso deverão ser adequados à oferta em formato remoto e disponibilizados pelas coordenações aos estudantes antes do período de matrícula no Sigaa. Já para os cursos da modalidade a distância fica assegurado o uso do ambiente virtual de aprendizagem Moodle Mandacaru Acadêmico, utilizado na oferta de componentes curriculares e atividades acadêmicas a distância.

Para as atividades de interação online síncronas [em tempo real] com os alunos, os docentes deverão respeitar os dias e horários registrados para a turma no Sigaa, ficando dispensada a exigência de realização de uma avaliação escrita individual, de forma presencial. A frequência e a participação dos estudantes serão verificadas de acordo com o acompanhamento das atividades propostas pelo professor.

Não serão realizados cancelamentos de curso por abandono, decurso de prazo ou insuficiência de desempenho acadêmico relacionados aos períodos letivos 2020.2, 2021.1 e 2021.2.

Atividades práticas e estágios

Respeitando a diversidade dos cursos da Universidade, os componentes curriculares de natureza prática ou a parte prática dos componentes poderão ser realizadas, se houver aprovação pelos colegiados de cursos e plenários de departamentos e homologação pelos centros ou unidades acadêmicas especializadas, assegurando as condições de biossegurança. Para este mesmo tipo de atividade, o regulamento prevê ainda a possibilidade de adaptação dos componentes práticos ao formato remoto, desde que seja elaborado plano de curso específico, aprovado pelo colegiado de curso e apensado ao Projeto Pedagógico de Curso.

Já as atividades práticas que não puderem ser ofertadas em formato remoto poderão ser desmembradas como novos componentes curriculares, de modo que a parte prática será ofertada posteriormente à parte teórica. Sobre os estágios que formam turmas, incluindo os internatos, poderão ser realizados, se aprovados e homologados pelas instâncias acadêmicas indicadas na resolução, desde que assegurados o acompanhamento docente, a qualidade da formação e as condições de biossegurança disponibilizadas pelos campos de estágio.

Inclusão e Assistência Estudantil

Os materiais didáticos deverão ser disponibilizados pelos docentes, considerando as limitações das condições de isolamento social impostas pela pandemia da covid-19, ficando autorizada a utilização dos meios digitais e virtuais para a disponibilização dos materiais. Quando necessário, os conteúdos utilizados nas atividades ou a forma de comunicação devem ser adaptados, atendendo aos estudantes com algum tipo de deficiência ou com Necessidades Educacionais Específicas, considerando as orientações da Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA).

Por meio do programa de pacote de dados MEC/RNP ou de edital interno da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), será concedido plano de dados móveis para o acompanhamento de atividades acadêmicas em formato remoto a estudantes de graduação que estejam matriculados em componentes curriculares dos períodos letivos 2020.2, 2021.1 e 2021.2; em situação de vulnerabilidade socioeconômica; e classificados como Prioritários no Cadastro Único da UFRN.

Já o auxílio instrumental será voltado a alunos de graduação ingressantes nos períodos letivos 2020.2, 2021.1 e 2021.2; em situação de vulnerabilidade socioeconômica; classificados como Prioritários no Cadastro Único da UFRN; e que estejam matriculados nesses períodos, visando subsidiar a aquisição de equipamento para acompanhar as aulas em formato remoto. O benefício poderá também ser concedido a estudantes não ingressantes nesses períodos, que não tenham sido contemplados em edital anterior, a depender da disponibilidade orçamentária e obedecidos os critérios estabelecidos em resolução. A condição de residente universitário não desautoriza a solicitação do auxílio instrumental.

Períodos letivos

– 2020.2: 18 de janeiro a 30 de abril de 2021;

– 2021.1: 7 de junho a 18 de setembro de 2021;

– 2021.2: 18 de outubro de 2021 a 19 de fevereiro de 2022;

– 2022.1: início em 28 de março de 2022.

Opinião dos leitores

    1. UFRN já voltou, bocado de desinformado. E a pós mal parou.

  1. Em bares e até cabarés a pessoa tem imunidade? Escolas são lugares onde o contágio ocorre com uma facilidade "incríve" é isso ?

  2. Trabalhar e estudar que é bom, esse povo não quer. Esses professores da UFRN ganham um salário de leão, mas trabalham como um bicho preguiça.
    A vacina vem aí, quero ver qual a desculpa.

    1. Acho que você deveria ter um pouco mais de respeito, com o profissional que te ensinou a ler e a escrever! Estamos trabalhando diuturnamente de forma remota sim! Mas nem por isso, estamos tendo menos trabalho. Proporcionalmente, o trabalho é muito maior, pois não estávamos preparados pra isso. Além do mais, não estamos em casa por vontade própria, e sim, por força dos decretos municipal, estadual e federal! Que fique bem claro, isso!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pilotos e comissários ameaçam caos nos voos na véspera do Ano Novo

Foto: Reprodução

Pilotos e comissários da Azul e Gol declararam estado de greve nesta terça-feira (23), a poucos dias do fim de ano. A decisão foi tomada depois que a categoria rejeitou, por diferença mínima, a proposta das companhias para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).

A assembleia que vai definir se a greve de fato começa está marcada para segunda-feira (29), às 9h30, na sede do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), em São Paulo. Até lá, os tripulantes seguem trabalhando normalmente. Se aprovada, a paralisação só terá início após 72 horas, prazo legal.

Os aeronautas exigem reajuste salarial pelo INPC mais 3%, aumento do vale-alimentação, previdência privada, pagamento em dobro da hora noturna e combate à fadiga — tema ligado à saúde e à segurança dos voos. O TST apresentou contraproposta: INPC mais 0,5% e aumento de 8% no vale-alimentação.

O impasse chega no período de maior movimento do transporte aéreo, às vésperas do Ano Novo, e pode afetar voos em todo o país. O sindicato reconhece que uma greve causaria transtornos, mas diz que a mobilização é o último recurso diante da falta de acordo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fácil Comunicação fatura prêmio nacional da propaganda com campanha inclusiva e entra no TOP 10 do Brasil

Foto: Divulgação

A agência potiguar Fácil Comunicação conquistou o 1º Festival Nacional da Propaganda com o filme “Lendas Alvinegras”, na categoria Digital Online – Filme Online. A vitória colocou a agência entre as 10 melhores do país e entre as três melhores do RN, consolidando seu protagonismo no cenário nacional.

O vídeo premiado, lançado em 2023, mostrou o lançamento da camisa oficial do ABC Futebol Clube com tecido tátil e leitura em braile, voltada a pessoas com deficiência visual. A ação também reforçou a importância da doação de córneas, unindo inclusão, acessibilidade e conscientização social.

Foto: Divulgação

A campanha foi produzida inteiramente pela Fácil Comunicação, em parceria com a 10 Sports, e destacou a emoção e a relação afetiva entre torcedores e clube. O filme ganhou visibilidade especial na partida entre Grêmio e ABC, pela Copa do Brasil, em abril de 2023, e envolveu torcedores, pessoas com deficiência e o ex-jogador Danilo Menezes.

Foto: Divulgação

Para o diretor da agência, Alan Oliveira, o prêmio é um reconhecimento da capacidade da propaganda de transformar a sociedade. “Criar uma camisa acessível e, ao mesmo tempo, estimular a doação de córneas mostra que comunicação pode emocionar, conscientizar e incluir”, afirmou.

Foto: Divulgação

O 1º Festival Nacional da Propaganda reuniu trabalhos de diversas regiões do país, valorizando ideias inovadoras e ações que dialogam com os novos formatos e plataformas digitais. A vitória reforça o compromisso da Fácil Comunicação com campanhas que unem estratégia, criatividade e impacto social.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil acusa EUA de violar ONU e cobra fim do bloqueio contra a Venezuela

Foto: Reprodução

O Brasil afirmou, nesta terça-feira (23), que a mobilização militar dos Estados Unidos no Caribe e o bloqueio naval contra a Venezuela violam a Carta das Nações Unidas e precisam ser interrompidos. A posição foi declarada pelo embaixador brasileiro na ONU, Sérgio Danese, durante reunião do Conselho de Segurança convocada a pedido de Caracas.

Danese disse que as ações dos EUA “devem cessar imediata e incondicionalmente” e defendeu que qualquer solução seja alcançada por diálogo e instrumentos jurídicos, sem coerção ou uso da força, segundo informações da CNN. Ele reforçou que o Brasil defende o multilateralismo, a paz na América Latina e o respeito ao direito internacional.

Os Estados Unidos, por sua vez, anunciaram sanções rigorosas contra a Venezuela, com a justificativa de privar Nicolás Maduro de recursos. Washington mantém presença militar no Caribe há quase quatro meses, alegando combate ao narcotráfico, mas a Venezuela denuncia que a ação visa provocar uma mudança de regime.

A escalada preocupa a região: em declarações recentes, Trump reforçou ameaças de bloqueio total a petroleiros venezuelanos e ataques militares. Paralelamente, a Rússia alertou os EUA sobre um “erro fatal” que poderia gerar consequências imprevisíveis para o Ocidente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Moraes e Banco Master: fontes e notas oficiais contam histórias diferentes

Foto: Reprodução

Fontes ouvidas pela jornalista Malu Gaspar, do O Globo, afirmam que o ministro do STF Alexandre de Moraes pressionou o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, sobre a venda do Banco Master para o BRB. Segundo estas, Moraes fez pelo menos quatro contatos, incluindo reunião presencial, pedindo que o BC aprovasse a operação mesmo com suspeitas de fraudes de R$ 12,2 bilhões. Já a versão oficial do ministro e do BC nega qualquer envolvimento em interesses de bancos e afirma que os encontros trataram exclusivamente dos efeitos da Lei Magnitsky sobre Moraes.

As fontes de Malu Gaspar relatam que Galípolo teria informado a Moraes sobre as fraudes e que a operação não poderia ser aprovada se os problemas fossem confirmados. Em 18 de novembro, a Polícia Federal prendeu Daniel Vorcaro e outros executivos, e o BC decretou a liquidação extrajudicial do Master. Os relatos indicam que Moraes teria pressionado a autarquia, situação incomum segundo técnicos do BC.

Nesta terça-feira (23), Moraes afirmou em nota oficial que a reunião teve único objetivo discutir as consequências da Lei Magnitsky sobre ele, sem tratar de interesses de instituições específicas. O BC confirmou os encontros, também com foco restrito à lei, e garantiu que todas as movimentações estão documentadas.

O caso envolve ainda o escritório da esposa do ministro, Viviane Barci de Moraes, que tinha contrato com o Master prevendo R$ 3,6 milhões mensais. Segundo informações do Cade e do BC via Lei de Acesso à Informação, nenhuma instituição recebeu pedidos ou documentos do escritório em favor do banco.

Galípolo disse que está à disposição do STF para prestar esclarecimentos.

Com informações de Malu Gaspar, O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

VÍDEO: Flávio pede orações para Bolsonaro: “Continuem orando pela saúde dele e por nossa família”

Imagens: Reprodução/Arquivo pessoal

O senador Flávio Bolsonaro pediu, nesta terça-feira (23), que apoiadores continuem orando pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cancelou uma entrevista marcada para hoje por questões de saúde. Segundo o senador, Bolsonaro está prestes a ser internado para uma cirurgia e tem dias em que acorda melhor ou mais indisposto.

“Hoje pode ter sido um dia que ele acordou mais indisposto. A saúde dele vem em primeiro lugar. Peço que continuem orando pela saúde dele, pela nossa família e pelo nosso Brasil”, disse Flávio em vídeo publicado em seu perfil no Instagram.

O ministro do STF Alexandre de Moraes autorizou a saída temporária do ex-presidente da Superintendência da PF, em Brasília, para realização de exames preparatórios no Hospital DF Star nesta quarta-feira (24). A cirurgia para correção de duas hérnias inguinais está marcada para quinta-feira (25).

Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado. A autorização de Moraes permitirá que ele seja acompanhado por equipe médica fora da prisão para os procedimentos de saúde.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Damares pede impeachment de Moraes por suposta pressão em favor do Banco Master

Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

A senadora Damares Alves protocolou nesta terça-feira (23) três representações contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF, por suspeita de advocacia administrativa. Os pedidos surgem após reportagem do jornal O Globo afirmar que Moraes teria pressionado o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, em favor do Banco Master.

Os documentos incluem uma queixa-crime à PGR, um pedido de impeachment ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e um requerimento para que Moraes preste esclarecimentos à CAE do Senado. Damares ainda afirmou que uma quarta iniciativa está em discussão na CPMI do INSS.

Segundo a reportagem de Malu Gaspar, Moraes buscou informações sobre a venda do Banco Master para o BRB. Em 18 de novembro, a Polícia Federal prendeu Daniel Vorcaro e executivos da instituição, e o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do banco.

“Não se trata de um episódio isolado ou de um ato administrativo banal, mas de uma conduta supostamente praticada por um ministro do STF, capaz de influenciar decisões estratégicas da Administração Pública”, afirmou Damares.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Lula recebe oração de ex-aliado de Bolsonaro após transformar gospel em patrimônio nacional

Imagens: Reprodução/Arquivo pessoal

O presidente Lula publicou, nesta terça-feira (23), um vídeo em que aparece recebendo uma oração do deputado federal e pastor Otoni de Paula, ex-aliado de Jair Bolsonaro. A postagem ocorre no mesmo dia em que Lula assinou um decreto que reconhece a cultura gospel como manifestação cultural nacional.

No vídeo, Otoni de Paula ora pelo presidente e afirma que a bênção se estende a todo o país. “Presidente, eu não tenho ouro e não tenho prata, disse o apóstolo Pedro, mas o que eu tenho eu dou. Quero, em nome de Jesus, abençoar o senhor e pedir que Deus lhe ilumine, lhe guarde e lhe proteja”, declarou.

Durante a oração, o parlamentar enfatizou que a igreja não deve se alinhar à polarização política: “A igreja não é de direita, a igreja não é de esquerda. A igreja pertence ao Senhor Jesus”.

O decreto que motivou a oração foi assinado durante cerimônia no Planalto, com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin; do presidente da Câmara, Hugo Motta; da primeira-dama Janja e de ministros e parlamentares evangélicos, incluindo Marina Silva, Jorge Messias e Benedita da Silva.

Lula disse que a iniciativa, proposta pela senadora Eliziane Gama, é um gesto de “justiça e reconhecimento” à comunidade evangélica e à música gospel. Em suas redes sociais, o presidente reforçou a ideia de valorização da fé: “A fé, o respeito e o amor não têm partido político. Reconhecer a cultura é um ato democrático. Valorizar a fé é um gesto de amor”.

Opinião dos leitores

  1. Muito bonito o gesto do pastor em relação ao nosso presidente não votei nele mas desejo que governe o nosso Brasil da melhor maneira e que ele aceite Jesus Cristo pq depois da morte segue o juízo a todos seres humano.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Chile afasta magistrado da Suprema Corte por corrupção; Gilmar Mendes blinda STF no Brasil

Foto: Claudio Cavalieri/Senado do Chile

O Senado do Chile aprovou a “acusação constitucional” contra o ministro da Suprema Corte Diego Simpertigue por grave negligência no cargo. A Câmara já havia aprovado o mesmo pedido por unanimidade na semana passada. Este é o terceiro impeachment de juiz da Suprema Corte chilena em 2025, segundo informações da Crusoé.

Simpertigue foi acusado de receber benefícios ilícitos de advogados do consórcio chileno-bielorrusso Belaz Movitec. A empresa ganhou mais de 17 bilhões de dólares da mineradora estatal Codelco e o juiz votou a favor da companhia em julgamentos realizados em 28 de setembro de 2023 e 14 de março de 2024.

Em seguida, ele fez um cruzeiro de dez dias pela Europa com um dos advogados do consórcio; a esposa do juiz também participou da viagem. Em abril de 2023, outro cruzeiro foi feito com advogados após decisão no caso imobiliário Fundamenta.

Outros ministros destituídos este ano foram Ángela Vivanco e Sergio Muñoz. No Brasil, ao contrário do Chile, nenhum ministro do STF jamais passou por impeachment.

Prevendo críticas e possível maioria de oposição no Senado, Gilmar Mendes aumentou o quórum necessário para depor um ministro de maioria simples para dois terços e passou a exigir que pedidos de impeachment sejam analisados pela Procuradoria-Geral da República.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Bolsonaro passará por procedimento “padronizado, com menor risco”, afirma cirurgião

Foto: Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será internado nesta quarta-feira (24) no hospital DF Star, em Brasília, para realizar uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral. O procedimento, chamado herniorrafia, deve durar de três a quatro horas e, segundo o cirurgião-geral Claudio Birolini, é “padronizado, com menor risco de complicações”.

Birolini destacou que, apesar de toda cirurgia ter riscos, este procedimento é muito mais simples que a operação de abril passado, que levou cerca de 12 horas.

“É muito mais simples por se tratar de um procedimento padronizado e realizado de forma eletiva. A outra foi uma cirurgia não regrada, em emergência, em um ‘abdome hostil’”, explicou o cirurgião.

A autorização para a internação e cirurgia foi concedida pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes. Bolsonaro será acompanhado apenas pela ex-primeira-dama Michelle; a presença de outros familiares, como Carlos e Flávio Bolsonaro, depende de autorização judicial.

O procedimento foi definido após exames clínicos e de imagem detectarem projeção de parte do intestino para fora da parede abdominal durante manobra de Valsalva, indicando a hérnia inguinal bilateral.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CGU vê fragilidades contábeis e recomenda ajuste no balanço dos Correios que pode elevar prejuízo em R$ 1 bilhão

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) identificou falhas relevantes nos controles internos dos Correios e recomendou ajustes no balanço de 2023 que podem ampliar o prejuízo da estatal em cerca de R$ 1 bilhão.

O principal problema envolve a redução de uma provisão para ações trabalhistas, que caiu de R$ 1,032 bilhão para apenas R$ 18 após a empresa compensar possíveis perdas com ganhos ainda não confirmados em outros processos. Para a CGU, a compensação não atende às normas contábeis e compromete a transparência das demonstrações financeiras.

A auditoria também apontou fragilidades no acompanhamento de ações judiciais, como falhas no sistema de registros, estimativas incorretas de perdas e falta de integração entre as áreas jurídica e contábil. A estatal enfrenta a pior crise financeira de sua história, com prejuízo acumulado de cerca de R$ 6 bilhões até setembro.

A CGU recomendou a reavaliação dos registros contábeis, a reapresentação do balanço e melhorias na gestão do contencioso judicial. Os Correios não se manifestaram em relação à reportagem do jornal O Globo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *