Diversos

UFRN emite nota de esclarecimento sobre polêmica com ônibus e MST

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) esclarece que a disponibilização dos ônibus utilizados, nessa quinta-feira, 08, obedeceu aos trâmites institucionais, haja vista sua vinculação ao projeto de extensão Mulheres Conquistando Autonomia, ação da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), criada no âmbito do Ministério do Trabalho, e ao curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Cooperativas, vinculado ao Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra), desenvolvidos com o intuito de, entre outros objetivos, capacitar pessoas dentro do âmbito da Reforma Agrária, para propiciar oportunidade de renda e trabalho. Ambos estimulam e preveem vivências como ferramenta de capacitação, dentro de preceitos previstos na Pedagogia da Alternância. Neste contexto, os projetos se integraram à Marcha das Mulheres pela Defesa da Democracia, pela Aposentadoria e contra as Violências, realizado em Natal na tarde desta quinta-feira, 08.

Acaso algum dos beneficiados pelos projetos integre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), este fato não o exclui de beneficiar-se das ações desenvolvidas pela Universidade Federal, tampouco o incrimina por alguma situação, fato ou acontecimento transcorrido durante o citado evento, sem devida apuração. Contudo, a UFRN, caso receba alguma denúncia, apurará de acordo com os trâmites institucionais cabíveis, obedecendo ao seu Regimento Geral.

Opinião dos leitores

  1. O que você espera de uma universidade que mamou verba consteada pelo contribuinte para aquela palhaçada do tal de nicolelis, que não produz nada? O máximo que ele deixou, graças ao governo do pt, foi o grupo do do sidarta ribeiro, defensor de maconha que não trabalha e só faz militância. Essa universidade é uma piada

  2. Essa universidade bolivariana latino-americana dos nossos dias é uma piada. Por sinal, bem conveniente tais currículos. Tem disciplina até para tratar do 'gópi' que defenestrou o governo petralha? Imagine!!! A do RN, já é a terceira ou a quarta a encampá-la, depois da UNB. Kkkkkkkk

  3. Queria saber quantos desses "comentários " estudam ou estudaram na UFRN?
    UFRN é lugar de pensar e não de ser papagaio. Quem decide o que a UFRN deve fazer são seus alunos, professores e gestores. Ela é autônoma. Quem tá de fora, fecha o bico e só olha. Quer falar, estuda e passa. Aí vc vai ter voz.

    1. Estudo na UFRN e achei um absurdo. A maioria esmagadora da minha turma também.

    2. Isso tudo pago com dinheiro do contribuinte, seu trouxa. Quem não 'estuda' nessa universidade militante tem direito de falar SIM! Quem a sustenta são os pagadores de impostos. Vá fazer militância no inferno

  4. Poucos tem coragem, de ir para ruas como eles reivindicandos seus direitos, preferindo ficar por trás de um celular.

    1. Estudo na UFRN e achei um absurdo. A maioria esmagadora da minha turma também.

  5. Isonomia !!!!! Veja a burocracia pra alunos fazerem uso do veículo?!!
    Isonomia, isonomia, isonomia……..politicagem pra anarquistas, bandidos com dinheiros publico.

  6. Até a década de 70 a UFRJ tinha rumo e honra. Dos anos 80 em diante, virou prostituta da esquerda. Usada, fodida e mal paga. Ministério público, apure o desmando para com o recurso público. E antes que me esqueça: empoderamento #emeuzovos .

    1. Mal paga não!!! É uma instituição caríssima e com resultados duvidosos (como a maioria das universidade públicas brasileiras)…Em seu seio, a doutrinação ideológica têm tido mais atenção do que deveria…isso é fato!!! Mas custa muito caro pra sociedade, não é mal paga jamais!!!

  7. Em primeiro lugar, quero parabenizar o blog, que mais uma vez mostrou sua imparcialidade e compromisso com os leitores e ouvintes. E lamentar profundamente que fatos tão tristes como esses, totalmente inexplicáveis, apesar das evasivas apresentadas, venham denegrir a imagem da nossa querida UFRN. Me causa uma grande admiração e tristeza, que uma entidade composta de pessoas tão inteligentes, ainda insista em andar na contramão da História.

  8. Quanta ignorância, insensatez! Querem os benefícios da Universidade só pra vocês, que não são, mas se acham "elite". Levam pêia da Elite e acham que são melhores que qualquer outro. Acordem!!! Vocês são vítimas e ficam do lado errado. Apoiem os movimentos de libertação. Conheçam as causas, pra não ficarem criticando com a cabeça vazia. Podem ler a Veja, mas leiam também a Carta Capital. Tenham opiniões diferentes. Abram as janelas e deixem o sol entrar.

  9. Não sabia que transportar manifestantes fazia parte das atribuições da UFRN. Desculpa fatura.

  10. Não disse nada! É lamentável a UFRN ser totalmente partidária e ainda contribuir com desordeiros…

  11. O PT conseguiu destruir UFRN um dos orgulhos do povo do RN. Dizem que falta dinheiro para investir em pesquisas, mas o Reitor libera a frota de ônibus para atender o pedido dos bardeneiros do PT (Fatima/Mineiro) para tranportar o MST para fazerem piquetes nas fábricas. Vamos denunciar ao Ministério Público Federal este desvio de conduta dos gestores da UFRN. Está sendo usada como curral eleitoral do PT.

  12. Nota zero pra UFRN que se rendeu aos baderneiros do MST. Isso tem que acabar a Universidade não esta ai pra servir as chamadas minorias ela existe pra criar ciência e conhecimento. Quem quiser se manifestar banque seus manifestos ou vá pra um terreiro de umbanda

  13. Kkkkkkkk pouca vergonha Ufrn. É por isso q o Brasil n vai p frente. Um instituição q era p da exemplo, faz uma palhaçada dessa.

  14. E assim as empresas vão deixando o RN e quem se lasca, com certeza não é o reitor ou qualquer outro servidor da UFRN. Essa pátria educadora do PT enche de orgulho, quem não gera emprego e renda.

    1. Pq a pátria educadora do PT e na porcaria por isso quem termina não encontra trabalho pq precisa mudar td o sistema educação e importar o sistema de educação europeia

  15. Querendo justificar o injustificável, o projeto, transportar um bando de desocupadas para pixar e depredar o Porto

  16. Renda e trabalho na reforma agrária?
    Mas a reforma agrária em si já não representa trabalho?
    Tomam a terra de fazendeiros para assentar agricultores para plantar.
    Então não entendi esse de cursos para gerar emprego e renda.
    E essa outra falando de empoderamento?
    Esses atos de esquerda usam o nome das mulheres e da população para falar mal do governo e tentar iludir a população.
    Sempre que há esses atos, picham muros, viadutos, paredes.
    Verdadeiros vândalos…

  17. É uma pena que a nossa universidade que tem a finalidade de levar conhecimento e tecnologia para as empresas e instituições,estejam servindo a propósitos de conturbar e prejudicar aqueles que tem o interesse de financiar o crescimento do estado.

    1. Parta certos setores das universidades, esse negócio de gerar inovação tecnológica, patentes e progresso científico virou coisa para satisfazer capitalistas malvados. O negócio é fazer proselitismo vermelho, ensinar todo o mundo a querer ser burocrata, a destruir a família "tradicional-burguesa' , a fumar maconha e a fazer miçangas.

  18. A UFRN declarando publicamente seu apoio oficial a atos de vandalismo.
    Muita gente não cria que fosse possível chegar a esse ponto, pois bem meua caros, é esse o legado da esquerda após mais de uma década de aparelhamento.
    Essa chaga ainda vai custar muito tempo para sarar.

  19. A conduta da direção da UFRN enseja, no mínimo, uma investigação pelo Ministério Público Federal. Pena que a NOSSA gloriosa Universidade Federal esteja sendo usada descaradamente pela esquerda.

  20. Muita bla bla bla..mas continua sendo desvio de finalidade. foi um ato politico de um grupo terrorista que causou prejuizo.. UFRN tem que indenizar e ser responsabilizados pelos atos de cumplicidade.

  21. Falou, falou, falou, enrolou, enrolou, enrolou…
    No final das contas, saiu pela tangente…
    Não explicou nada

  22. A UFRN sempre foi um antro de comunistas. Começando pelos docentes, os quais nada decentes, sempre queriam que todos comungassem das suas ideias. Estudei na década de 80 por lá.

  23. A UFRN tem que apurar nada. É até piada a UFRN apurar a ilegalidade por ela praticada.. Quem tem que apurar é o MPF através da ação de improbidade e suas consequências graves para od que vierem a ser condenados .

  24. Trabalhador rural trabalha cultivando a terra, e não impedindo outras MULHERES de trabalhar. A resposta é tosca e insuficiente. A UFRN foi aparelhar para ser um puxadinho do PT. Durante os quase 20 anos que ficou no poder, o PT manteve o MST exatamente como está hoje. Ou seja, eles nao passam de massa de manobra. NÃO SÃO TRABALHADORES, SÃO TERRORISTAS.

  25. As universidades públicas se transformaram no retrato do atraso. Um amontoado de acadêmicos de esquerda. Uma pena. O resultado é o que vemos. Essas instituições não produzem nada de útil.

  26. Traduzindo: não disseram nada com nada porque não tem mesmo como justificar.
    Pior é dizer que se receberem alguma denúncia irão apurar. E precisa de uma? Saiu nos jornais, fato público e notório.
    Só mais uma dúvida: o uso desse ônibus a noite tem alguma ligação com o monte de abrobrinhas e nomes de projetos e programas citados? Quer dizer que o "Mulheres Conquistando Autonomia" inclui uso noturno de veículo oficial para transporte de baderneiros?
    Interessante, muito interessante…

  27. É isso mesmo? a UFRN compactado com as ações de militância e patrocinando ações de desordem social e invasão a propriedades…É essa a justificativa? #pasmo!

  28. A foiçe, facão e impedir o direito de ir e vim numa empresa privada estão no meio?
    Terrorismo

  29. Chega de patrulha dessa #DIREITAQUESÓDESTILAÓDIO!
    Parabéns,UFRN pelas ações empoderantes!
    Como militante do Movimento da Economia Solidária, Economia da Cultura e da Economia Criativa, apoio este exitoso Projeto de Extensão Universitária "Mulheres Conquistando Autonomia'!
    Os que berram contra,aposto que não movem uma palha para auxiliar o empoderamento dessas e outras #MULHERES em qualquer outra situação!

    1. Empoderamento é a desculpa que mulheres fracassadas, desequilibradas e frustradas usam para justificar seus recalques.
      Nenhuma mulher com família, trabalho e estudos precisa de empoderar.

    2. Na mente distorcida dessa gente, pregar ética é discurso de ódio, enquanto bradar empoderamento, fazer bandeja, ameaçar e vandalizar são práticas da paz…

    3. Tenha respeito às mulheres do meu Estado!!! Enviar mulheres para protestos que envolvem baderna e desordem não é empoderamento é aliciamento para ações de desordem social.
      Nossas mulheres, especialmente as mais vulneráveis merecem respeito e nãi serem usadas como massa de manobra do interesse de outrens quem quer que seja. isso não é empoderamento é desvio de finalidade de recursos públicos para fins políticos!!

    4. Qualquer pessoa que use a palavra empoderamento deveria orar mais.

    5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, minha mãe misericórdia! É cada marmota…

    6. Por que não se empoderam com o vosso dinheiro? Muito provavelmente, essas pessoas e seus “defensores” não tem sequer uma ocupação e vivem às custas dos pagadores de impostos desse arrasado país!!

  30. Ou seja, o nosso dinheiro – que financia a universidade – está sendo utilizado para transportar militantes políticos em suas badernas. E mais, esse absurdo faz parte de um projeto de extensão.

    Quer dizer que a universidade – com o nosso dinheiro – financia e dá suporte a ações políticas contra as empresas do Estado? É essa a educação que está sendo dada aos universitários?

    É deprimente ver o que virou a educação pública brasileira.

  31. Caso receba alguma denúncia?? Kkkkk Toda sociedades tomou conhecimento. Alô Ministério Público Federal!!

  32. Pelo que se sabe a marcha das mulheres foi no Centro da cidade alta o que tem a ver este ônibus que é pago com nosso dinheiro estava fazendo no Porto de Natal no bairro da Ribeira fazendo baderna e pichação
    Com a palavra a reitora da ufrn.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PT aciona STF contra Castro por atentado à soberania em tratativa com os EUA para classificar facções como grupos terroristas

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito contra o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), por supostos crimes contra o Estado Democrático de Direito.

O petista acusa Castro de agir ilegalmente ao pedir aos Estados Unidos que classifiquem o Comando Vermelho e outras facções como organizações narcoterroristas.

Segundo reportagem de O Globo, o governo fluminense enviou à embaixada dos EUA um relatório sugerindo sanções econômicas a aliados das facções no exterior.

Na petição, Lindbergh afirma que tal medida pode permitir bloqueio de ativos e ações de inteligência dos EUA em território brasileiro, inclusive militares, sem autorização da União.

O deputado argumenta que o governador não tem competência para negociar com governos estrangeiros, o que violaria a soberania nacional. Ele também cita que Castro buscou apoio do governo Donald Trump para o mesmo objetivo, o que caracterizaria ingerência externa.

O pedido aponta ainda possível espionagem e transferência de informações sensíveis a agentes estrangeiros.

Nesta terça (4), Castro está em Brasília para discutir segurança pública após a megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, que deixou 121 mortos.

Com informações de InfoMoney

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

VÍDEO: Banda Planet Hemp distribui papel usado em cigarros de maconha em encarte na Folha de S. Paulo para divulgar última turnê

Leitores da Folha de S.Paulo receberam nesta segunda-feira (3) um encarte, no mínimo, inusitado: uma folha de papel de seda, usada para enrolar cigarros de maconha. A ação publicitária divulga a turnê de despedida da banda liderada por Marcelo D2, Planet Hemp, chamada “A Última Ponta”.

O anúncio, distribuído nas edições impressas e enviadas a assinantes, trazia a frase “Quem tem? Agora você tem” e um espaço pontilhado para recorte, confirmando que o material era um papel de seda real.

A campanha foi criada pela produtora 30e, responsável pelos shows da banda, conhecida por defender a descriminalização da maconha.

O Planet Hemp, fundado em 1993, já enfrentou polêmicas e chegou a ter integrantes presos em 1997 por apologia ao uso de drogas.

A FolhaS. Paulo de  também divulgou o encarte em suas redes e publicou reportagem sobre a ação, lembrando que o jornal defende, em editoriais, a legalização de drogas leves como a maconha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Câmara dos Deputados aprova convocação de Lewandowski para explicar porquê “se omitiu de participar ou apoiar” a megaoperação no Rio

Foto: Robson Alves/MJSP

A Comissão de Segurança Pública da Câmara aprovou nesta terça-feira (4) a convocação do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para explicar porquê o governo federal “se omitiu de participar ou apoiar” a megaoperação contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro, que deixou 121 mortos.

O pedido foi feito pelo deputado Coronel Zucco (PL-RS), que acusou o ministério de omissão e questionou se a falta de participação da Polícia Federal teve motivação política ou ideológica.

Lewandowski afirmou que não recebeu solicitação formal do governo estadual, enquanto o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, disse que a corporação foi informada, mas avaliou que “não era uma operação razoável” para participar.

Após as críticas, Lewandowski e o governador Cláudio Castro (PL) anunciaram cooperação entre governo federal e estadual, com reforço de efetivo, criação de um Escritório Emergencial e ações conjuntas de inteligência e segurança.

Com informações de CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Maria e José são os nomes mais comuns no país, segundo IBGE; confira os rankings de nomes e sobrenomes mais populares

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou nesta terça (4) que Maria é o nome mais popular do país, alcançando quase 12,3 milhões de pessoas em 2022 (6,05% do total), de acordo com o Censo Demográfico.

José vem na sequência, com quase 5,2 milhões de habitantes (ou 2,5%). Os dois já lideravam a lista no Censo 2010.

Segundo o IBGE, Maria vem se recuperando. Após atingir um pico entre 1960 e 1969, quando 2,4 milhões de crianças nascidas no país receberam esse nome, o número foi caindo década a década até atingir 564 mil na década de 1990. De 2010 a 2019, saltou para 1,2 milhão e, de 2020 a 2022 (um período menor), já são 571 mil registros.

O estado do Ceará é o que tem a maior concentração de Marias: 12,6% da população responde por esse por nome. Na cidade de Morrinhos-CE, 22,3% dos moradores vão atender se alguém chamar por Maria.

Veja os nomes mais populares:

O IBGE também divulgou pela primeira vez um levantamento sobre os sobrenomes da população. Silva é o mais comum, com 34 milhões. Significa que, segundo o instituto, 16,8% da população brasileira compartilha esse sobrenome.

A cidade de Belém de Maria, em Pernambuco, é com maior concentração. Lá, 63,9% dos moradores são Silva. Entre os estados, Alagoas é onde os Silva são mais frequentes (35,75%).

Santos é o segundo colocado no ranking, com 21,4 milhões de pessoas (10,5% da população). Levantamento do IBGE aponta, que na cidade sergipana de Divina Pastora, 65,44% dos moradores são Santos. O estado tem 43,38% de sua população compartilhando esse sobrenome.

O órgão disse que contabilizou mais de 140 mil nomes próprios, além de mais de 200 mil sobrenomes.

O instituto organizou um evento de lançamento do site dos nomes no centro do Rio de Janeiro.

A cerimônia foi agendada para as 10h, mas já era possível acessar os dados no endereço antes desse horário. Esse tipo de situação é incomum nas divulgações do IBGE. O Censo foi a campo a partir de 1º de agosto de 2022, após dois anos de atraso.

O ranking está disponível em um site do IBGE chamado Nomes no Brasil. A plataforma permite conferir os nomes e os sobrenomes mais comuns, incluindo recortes de sexo, período de nascimento e localidades (unidades da Federação e municípios).

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nikolas diz que a “Justiça só vai atrás de quem é de direita” após decisão judicial para o ‘X’ derrubar post em que ele chama PT de ‘Partido dos Traficantes’

Imagem: reprodução/X

Após o Tribunal de Justiça do Distrito Federal dar 48 horas para a rede social X apagar um post do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) que chama o Partido dos Trabalhadores (PT) de “Partido dos Traficantes”, o parlamentar reagiu e disse que “a Justiça só vai atrás de quem é de direita, uma coinscidência absurda”, em post no X.

A decisão foi assinada pelo juiz Wagner Pessoa Vieira, da 5ª Vara Cível de Brasília, na tarde desta segunda-feira (3). O prazo de 48 horas será contado a partir do momento em que o X for notificado.

A decisão pode ser alvo de recurso.

A postagem de Nikolas Ferreira foi feita na tarde da última sexta (31). Até as 18h desta segunda, o post seguia no ar – com 3 mil respostas e 6 mil republicações.

A decisão liminar (temporária) pela remoção do conteúdo foi tomada em uma ação do PT contra Nikolas por danos morais.

Na noite desta segunda, o deputado comentou a decisão em rede social, citou a reportagem do g1 e voltou a usar a expressão que levou o PT a acionar a Justiça.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Prefeito do PT invade casa e confronta jovem que criticou sua gestão


Vídeo: Reprodução

O prefeito de Alegrete do Piauí, Márcio Alencar (PT), foi flagrado invadindo a casa de uma família na noite de sábado (01). Nas imagens, ele aparece empurrando o portão à força, acompanhado de outro homem. Dentro da residência, é possível ouvir a mãe dos jovens chorando e pedindo ajuda, temendo que algo acontecesse com os filhos.

Segundo a defesa da família, o prefeito agrediu os rapazes após acreditar que eles haviam brigado com um de seus amigos. A mulher também teria sido alvo de agressões e o caso foi denunciado à Polícia Civil.

Em sua versão, Márcio Alencar afirmou ter ido ao local apenas para esclarecer uma suposta ameaça feita por um dos jovens e negou qualquer tipo de agressão. O caso segue sob investigação.

Blog Rudimar Ramon

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Sweet Coffee Week 2025: a maior celebração da doçura do Brasil chega à 15ª edição

Foto: Divulgação 

Há sabores que contam histórias, aromas que despertam lembranças e encontros que viram tradição. De 6 a 16 de novembro, o Sweet Coffee Week volta a adoçar Natal com uma edição muito especial: são 15 anos celebrando o prazer de reunir pessoas em torno da mesa e de um bom motivo para comemorar.

Neste ano, o tema é “Sweet Coffee Celebration – A maior celebração da doçura”, uma homenagem às grandes festas do mundo — reais ou imaginárias — que unem pessoas e despertam emoções. Do São João ao Carnaval, do baile de Bridgerton ao brilho do Oscar, cada participante vai traduzir o espírito de celebrar por meio de sabores que encantam e memórias que ficam.

O combo que virou tradição

Nesta edição, 26 confeitarias, restaurantes, cafeterias e docerias de Natal participam com menus exclusivos, cada um composto por:
🍰 Um doce,
🥐 Um salgado,
☕ E uma bebida,
tudo por um valor único de R$ 35,90.

Mais do que uma degustação, o evento é um convite a viver momentos doces de forma democrática, explorando o melhor da confeitaria local com experiências que aguçam todos os sentidos.

Realização

O Sweet Coffee Week é uma realização da F2 Experience, empresa de comunicação e live marketing com 20 anos de atuação no mercado nacional, reconhecida por transformar ideias em experiências que conectam marcas e pessoas.

SERVIÇO – SWEET COFFEE WEEK 2025
📅 De 06 a 16 de novembro de 2025
💰 Combo: R$ 35,90
🎉 Tema: Sweet Coffee Celebration – A maior celebração da doçura
🏙️ Participantes: 26 confeitarias, cafeterias e docerias de Natal
📲 Mais informações: @sweetcoffeeweek
| www.sweetcoffee.com.br

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Lewandowski alega conflito de agenda para faltar à audiência na Câmara

Foto: Reuters

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, informou na manhã desta terça-feira (4) que não irá à Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados.

Ele havia sido convocado para esclarecer o asilo que o Brasil concedeu à ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia, condenada no país vizinho.

Na condição de convocado, o ministro é obrigado a comparecer ao colegiado, a menos que apresente uma justificativa. A sessão estava marcada para às 14h30 desta terça.

Em ofício enviado à comissão, o Ministério da Justiça diz: “Lamentamos que não será possível o seu comparecimento à referida Comissão, no dia 04 de novembro de 2025, às 14h30, em razão do prazo exíguo e dos compromissos assumidos anteriormente”.

O Ministério da Justiça também informou no ofício que uma semana antes da apresentação e aprovação do requerimento de convocação, Lewandowski compareceu à Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara, e respondeu sobre o tema.

“O asilo foi concedido por questões humanitárias, segundo o chanceler Mauro Vieira, porque ela porta um câncer, que está evoluindo, passou por uma operação na coluna, tem seu marido preso, e, se fosse presa, deixaria um filho menor sem quaisquer cuidados”, começou o ministro.

“Então, numa decisão soberana, que leva em conta razões humanitárias e razões de Estado, foi concedido asilo diplomático a essa senhora, e quem tem obrigação de cuidar de que, eventualmente, aqueles que sejam perseguidos pela polícia não se evadam do território nacional é o Poder Executivo, e o Poder Executivo peruano concedeu um salvo-conduto para que ela viesse ao Brasil”, continuou.

Segundo Lewandowski, ao ingressar no Brasil, “ela se dirigiu ao representante da imigração que se encontrava em Guarulhos, e, como mais de 20 mil pessoas no ano passado, 2024, e mais de 70 mil pessoas em 1973, ela apresentou um formulário solicitando o refúgio”.

O documento é assinado por Marivaldo Pereira, secretário nacional de Assuntos Legislativos do MJ, que também declara que a pasta está à disposição para prestar outros esclarecimentos e para receber os deputados que integram a comissão “para tratar dos temas relacionados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública”.

Quem é Nadine

A ex-primeira-dama peruana Nadine Heredia chegou a Brasília em 16 de abril deste ano em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) após ter asilo diplomático concedido pelo governo brasileiro.

A CNN Brasil apurou que a defesa de Heredia alegou perseguição política na solicitação ao Brasil. Também foi levado em consideração um câncer que ela enfrenta.

A ex-primeira-dama e seu marido, o ex-presidente Ollanta Humala, foram condenados a 15 anos de prisão pela Justiça peruana, acusados de recebimento ilícito de verba da empreiteira brasileira Odebrecht (hoje Novonor) para campanhas eleitorais. A defesa pretende contestar a decisão em instância superior.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governo Lula discute assistência a familiares de mortos no RJ

Foto: Reprodução  

O governo Lula analisa se prestará auxílio às famílias dos 117 suspeitos mortos na megaoperação policial realizada pela administração de Cláudio Castro no Rio de Janeiro.

A ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, tem se manifestado pelo apoio formal da União aos familiares.

O Palácio do Planalto, no entanto, vê com cautela um maior envolvimento do governo federal nessa questão. Há o receio de que a iniciativa faça a opinião pública associar a administração Lula ao tráfico e ao crime organizado.

Diante do impasse, o mais provável, hoje, é que a União não forneça assistência às famílias. Há também a avaliação de que tal iniciativa teria de ser oferecida pelo governo estadual, responsável pela incursão nas favelas.

Macaé Evaristo visitou na manhã da última quinta-feira (30/10) o Complexo da Penha, na zona norte da cidade, para ouvir moradores sobre as ações relacionadas à megaoperação.

A titular da pasta classificou a operação como “um fracasso”. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também participou da agenda.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. ESSE ASSUNTO NEM ERA PRA TER DISCUSSÃO, FAMÍLIAS DE BANDIDOS FORA DA LEI MORTOS, ERAM PRA PROCURAR O QUE FAZER, PROCURAR TRABALHAR DE FORMA LEGAL, QUE ABSURDO ESSE, DAR ASSISTÊNCIA A FAMÍLIA DE TRAFICANTES…🫵

  2. Qual é a cor que representa o PT? Qual é a cor da facção? Ladrão é ladrão e Mané é Mané.

  3. Isso é um absurdo, e as famílias das vítimas que foram assassinadas por esses criminosos, irão ser assistidos financeiramente por esse governo defensor de bandidos?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Polícia faz operação contra o Comando Vermelho na Bahia e no Ceará

Foto: Reprodução 

A Polícia Civil deflagrou uma operação nesta terça-feira, 4, para desarticular o núcleo de um grupo armado e financeiro do Comando Vermelho que atua na Bahia e no Ceará. A operação é realizada nos dois estados ao mesmo tempo e já conseguiu prender 31 pessoas e cumprir 46 mandados de busca e apreensão. Não há notificações de mortos ou feridos até o momento.

Intitulada Operação Freedom, a ação ocorre em Salvador, nos bairros da Liberdade, Uruguai, Pernambués, Narandiba e Areia Branca, nos municípios de Aratuípe e Ilhéus, e também na cidade de Eusébio, no Ceará. Ao todo, mais de 90 ordens judiciais foram expedidas e estão sendo cumpridas ao longo do dia.

Além das ações de prisão e busca, a Justiça determinou o bloqueio de 51 contas bancárias ligadas ao grupo investigado. As autoridades ainda não informaram o montante bloqueado e nem quais itens foram apreendidos até o momento.

Os alvos são suspeitos de envolvimento em homicídios e na expansão do tráfico de drogas em Salvador e outras cidades da Bahia. De acordo com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os resultados da operação devem contribuir para a elucidação de cerca de 30 assassinatos ocorridos na capital baiana.

“A Freedom tem como foco enfraquecer a estrutura criminosa, apreender armas e bens, prender lideranças e interromper o fluxo de recursos ilícitos usados para sustentar o domínio territorial e a prática de homicídios”, descreveu a Secretaria de Segurança Pública da Bahia.

Continua após a publicidade
Mais de 400 policiais civis e militares participam da operação.

Estão agindo em conjunto equipes dos Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Inteligência Policial (DIP), de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Especializado de Investigações Criminais (Deic), de Polícia Metropolitana (Depom), de Polícia do Interior (Depin), de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), além da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core).

A Freedom também conta com o apoio do Denarc da Polícia Civil do Ceará e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-BA).

A Polícia Militar atua com efetivos do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhões de Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo), Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Batalhão Gêmeos, Apolo, Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), Esquadrão Águia, Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Polo) e das Rondesp Central, Atlântico e BTS.

Veja

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *