Diversos

UFRN emite nota de esclarecimento sobre polêmica com ônibus e MST

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) esclarece que a disponibilização dos ônibus utilizados, nessa quinta-feira, 08, obedeceu aos trâmites institucionais, haja vista sua vinculação ao projeto de extensão Mulheres Conquistando Autonomia, ação da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), criada no âmbito do Ministério do Trabalho, e ao curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Cooperativas, vinculado ao Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra), desenvolvidos com o intuito de, entre outros objetivos, capacitar pessoas dentro do âmbito da Reforma Agrária, para propiciar oportunidade de renda e trabalho. Ambos estimulam e preveem vivências como ferramenta de capacitação, dentro de preceitos previstos na Pedagogia da Alternância. Neste contexto, os projetos se integraram à Marcha das Mulheres pela Defesa da Democracia, pela Aposentadoria e contra as Violências, realizado em Natal na tarde desta quinta-feira, 08.

Acaso algum dos beneficiados pelos projetos integre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), este fato não o exclui de beneficiar-se das ações desenvolvidas pela Universidade Federal, tampouco o incrimina por alguma situação, fato ou acontecimento transcorrido durante o citado evento, sem devida apuração. Contudo, a UFRN, caso receba alguma denúncia, apurará de acordo com os trâmites institucionais cabíveis, obedecendo ao seu Regimento Geral.

Opinião dos leitores

  1. O que você espera de uma universidade que mamou verba consteada pelo contribuinte para aquela palhaçada do tal de nicolelis, que não produz nada? O máximo que ele deixou, graças ao governo do pt, foi o grupo do do sidarta ribeiro, defensor de maconha que não trabalha e só faz militância. Essa universidade é uma piada

  2. Essa universidade bolivariana latino-americana dos nossos dias é uma piada. Por sinal, bem conveniente tais currículos. Tem disciplina até para tratar do 'gópi' que defenestrou o governo petralha? Imagine!!! A do RN, já é a terceira ou a quarta a encampá-la, depois da UNB. Kkkkkkkk

  3. Queria saber quantos desses "comentários " estudam ou estudaram na UFRN?
    UFRN é lugar de pensar e não de ser papagaio. Quem decide o que a UFRN deve fazer são seus alunos, professores e gestores. Ela é autônoma. Quem tá de fora, fecha o bico e só olha. Quer falar, estuda e passa. Aí vc vai ter voz.

    1. Estudo na UFRN e achei um absurdo. A maioria esmagadora da minha turma também.

    2. Isso tudo pago com dinheiro do contribuinte, seu trouxa. Quem não 'estuda' nessa universidade militante tem direito de falar SIM! Quem a sustenta são os pagadores de impostos. Vá fazer militância no inferno

  4. Poucos tem coragem, de ir para ruas como eles reivindicandos seus direitos, preferindo ficar por trás de um celular.

    1. Estudo na UFRN e achei um absurdo. A maioria esmagadora da minha turma também.

  5. Isonomia !!!!! Veja a burocracia pra alunos fazerem uso do veículo?!!
    Isonomia, isonomia, isonomia……..politicagem pra anarquistas, bandidos com dinheiros publico.

  6. Até a década de 70 a UFRJ tinha rumo e honra. Dos anos 80 em diante, virou prostituta da esquerda. Usada, fodida e mal paga. Ministério público, apure o desmando para com o recurso público. E antes que me esqueça: empoderamento #emeuzovos .

    1. Mal paga não!!! É uma instituição caríssima e com resultados duvidosos (como a maioria das universidade públicas brasileiras)…Em seu seio, a doutrinação ideológica têm tido mais atenção do que deveria…isso é fato!!! Mas custa muito caro pra sociedade, não é mal paga jamais!!!

  7. Em primeiro lugar, quero parabenizar o blog, que mais uma vez mostrou sua imparcialidade e compromisso com os leitores e ouvintes. E lamentar profundamente que fatos tão tristes como esses, totalmente inexplicáveis, apesar das evasivas apresentadas, venham denegrir a imagem da nossa querida UFRN. Me causa uma grande admiração e tristeza, que uma entidade composta de pessoas tão inteligentes, ainda insista em andar na contramão da História.

  8. Quanta ignorância, insensatez! Querem os benefícios da Universidade só pra vocês, que não são, mas se acham "elite". Levam pêia da Elite e acham que são melhores que qualquer outro. Acordem!!! Vocês são vítimas e ficam do lado errado. Apoiem os movimentos de libertação. Conheçam as causas, pra não ficarem criticando com a cabeça vazia. Podem ler a Veja, mas leiam também a Carta Capital. Tenham opiniões diferentes. Abram as janelas e deixem o sol entrar.

  9. Não sabia que transportar manifestantes fazia parte das atribuições da UFRN. Desculpa fatura.

  10. Não disse nada! É lamentável a UFRN ser totalmente partidária e ainda contribuir com desordeiros…

  11. O PT conseguiu destruir UFRN um dos orgulhos do povo do RN. Dizem que falta dinheiro para investir em pesquisas, mas o Reitor libera a frota de ônibus para atender o pedido dos bardeneiros do PT (Fatima/Mineiro) para tranportar o MST para fazerem piquetes nas fábricas. Vamos denunciar ao Ministério Público Federal este desvio de conduta dos gestores da UFRN. Está sendo usada como curral eleitoral do PT.

  12. Nota zero pra UFRN que se rendeu aos baderneiros do MST. Isso tem que acabar a Universidade não esta ai pra servir as chamadas minorias ela existe pra criar ciência e conhecimento. Quem quiser se manifestar banque seus manifestos ou vá pra um terreiro de umbanda

  13. Kkkkkkkk pouca vergonha Ufrn. É por isso q o Brasil n vai p frente. Um instituição q era p da exemplo, faz uma palhaçada dessa.

  14. E assim as empresas vão deixando o RN e quem se lasca, com certeza não é o reitor ou qualquer outro servidor da UFRN. Essa pátria educadora do PT enche de orgulho, quem não gera emprego e renda.

    1. Pq a pátria educadora do PT e na porcaria por isso quem termina não encontra trabalho pq precisa mudar td o sistema educação e importar o sistema de educação europeia

  15. Querendo justificar o injustificável, o projeto, transportar um bando de desocupadas para pixar e depredar o Porto

  16. Renda e trabalho na reforma agrária?
    Mas a reforma agrária em si já não representa trabalho?
    Tomam a terra de fazendeiros para assentar agricultores para plantar.
    Então não entendi esse de cursos para gerar emprego e renda.
    E essa outra falando de empoderamento?
    Esses atos de esquerda usam o nome das mulheres e da população para falar mal do governo e tentar iludir a população.
    Sempre que há esses atos, picham muros, viadutos, paredes.
    Verdadeiros vândalos…

  17. É uma pena que a nossa universidade que tem a finalidade de levar conhecimento e tecnologia para as empresas e instituições,estejam servindo a propósitos de conturbar e prejudicar aqueles que tem o interesse de financiar o crescimento do estado.

    1. Parta certos setores das universidades, esse negócio de gerar inovação tecnológica, patentes e progresso científico virou coisa para satisfazer capitalistas malvados. O negócio é fazer proselitismo vermelho, ensinar todo o mundo a querer ser burocrata, a destruir a família "tradicional-burguesa' , a fumar maconha e a fazer miçangas.

  18. A UFRN declarando publicamente seu apoio oficial a atos de vandalismo.
    Muita gente não cria que fosse possível chegar a esse ponto, pois bem meua caros, é esse o legado da esquerda após mais de uma década de aparelhamento.
    Essa chaga ainda vai custar muito tempo para sarar.

  19. A conduta da direção da UFRN enseja, no mínimo, uma investigação pelo Ministério Público Federal. Pena que a NOSSA gloriosa Universidade Federal esteja sendo usada descaradamente pela esquerda.

  20. Muita bla bla bla..mas continua sendo desvio de finalidade. foi um ato politico de um grupo terrorista que causou prejuizo.. UFRN tem que indenizar e ser responsabilizados pelos atos de cumplicidade.

  21. Falou, falou, falou, enrolou, enrolou, enrolou…
    No final das contas, saiu pela tangente…
    Não explicou nada

  22. A UFRN sempre foi um antro de comunistas. Começando pelos docentes, os quais nada decentes, sempre queriam que todos comungassem das suas ideias. Estudei na década de 80 por lá.

  23. A UFRN tem que apurar nada. É até piada a UFRN apurar a ilegalidade por ela praticada.. Quem tem que apurar é o MPF através da ação de improbidade e suas consequências graves para od que vierem a ser condenados .

  24. Trabalhador rural trabalha cultivando a terra, e não impedindo outras MULHERES de trabalhar. A resposta é tosca e insuficiente. A UFRN foi aparelhar para ser um puxadinho do PT. Durante os quase 20 anos que ficou no poder, o PT manteve o MST exatamente como está hoje. Ou seja, eles nao passam de massa de manobra. NÃO SÃO TRABALHADORES, SÃO TERRORISTAS.

  25. As universidades públicas se transformaram no retrato do atraso. Um amontoado de acadêmicos de esquerda. Uma pena. O resultado é o que vemos. Essas instituições não produzem nada de útil.

  26. Traduzindo: não disseram nada com nada porque não tem mesmo como justificar.
    Pior é dizer que se receberem alguma denúncia irão apurar. E precisa de uma? Saiu nos jornais, fato público e notório.
    Só mais uma dúvida: o uso desse ônibus a noite tem alguma ligação com o monte de abrobrinhas e nomes de projetos e programas citados? Quer dizer que o "Mulheres Conquistando Autonomia" inclui uso noturno de veículo oficial para transporte de baderneiros?
    Interessante, muito interessante…

  27. É isso mesmo? a UFRN compactado com as ações de militância e patrocinando ações de desordem social e invasão a propriedades…É essa a justificativa? #pasmo!

  28. A foiçe, facão e impedir o direito de ir e vim numa empresa privada estão no meio?
    Terrorismo

  29. Chega de patrulha dessa #DIREITAQUESÓDESTILAÓDIO!
    Parabéns,UFRN pelas ações empoderantes!
    Como militante do Movimento da Economia Solidária, Economia da Cultura e da Economia Criativa, apoio este exitoso Projeto de Extensão Universitária "Mulheres Conquistando Autonomia'!
    Os que berram contra,aposto que não movem uma palha para auxiliar o empoderamento dessas e outras #MULHERES em qualquer outra situação!

    1. Empoderamento é a desculpa que mulheres fracassadas, desequilibradas e frustradas usam para justificar seus recalques.
      Nenhuma mulher com família, trabalho e estudos precisa de empoderar.

    2. Na mente distorcida dessa gente, pregar ética é discurso de ódio, enquanto bradar empoderamento, fazer bandeja, ameaçar e vandalizar são práticas da paz…

    3. Tenha respeito às mulheres do meu Estado!!! Enviar mulheres para protestos que envolvem baderna e desordem não é empoderamento é aliciamento para ações de desordem social.
      Nossas mulheres, especialmente as mais vulneráveis merecem respeito e nãi serem usadas como massa de manobra do interesse de outrens quem quer que seja. isso não é empoderamento é desvio de finalidade de recursos públicos para fins políticos!!

    4. Qualquer pessoa que use a palavra empoderamento deveria orar mais.

    5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, minha mãe misericórdia! É cada marmota…

    6. Por que não se empoderam com o vosso dinheiro? Muito provavelmente, essas pessoas e seus “defensores” não tem sequer uma ocupação e vivem às custas dos pagadores de impostos desse arrasado país!!

  30. Ou seja, o nosso dinheiro – que financia a universidade – está sendo utilizado para transportar militantes políticos em suas badernas. E mais, esse absurdo faz parte de um projeto de extensão.

    Quer dizer que a universidade – com o nosso dinheiro – financia e dá suporte a ações políticas contra as empresas do Estado? É essa a educação que está sendo dada aos universitários?

    É deprimente ver o que virou a educação pública brasileira.

  31. Caso receba alguma denúncia?? Kkkkk Toda sociedades tomou conhecimento. Alô Ministério Público Federal!!

  32. Pelo que se sabe a marcha das mulheres foi no Centro da cidade alta o que tem a ver este ônibus que é pago com nosso dinheiro estava fazendo no Porto de Natal no bairro da Ribeira fazendo baderna e pichação
    Com a palavra a reitora da ufrn.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Música

Silvana & Berg (Duas Paixões), Grafith, Felipe Xegado e Elaine Tyne marcam as comemorações dos 63 anos de Caiçara do Rio do Vento

Foto: Divulgação
O município de Caiçara do Rio do Vento celebra, entre os dias 16 e 24 de janeiro, seus 63 anos de Emancipação Política com uma programação especial que reúne música, fé e momentos de confraternização, marcando mais um capítulo importante da história da cidade.
O principal destaque das comemorações acontece no dia 17 de janeiro, com a realização da Festa Social, que terá apresentações de Felipe Xegado, Elaine Tyne, da consagrada banda Grafith e de Silvana & Berg (Duas Paixões). A noite promete grande participação popular e deve atrair visitantes de municípios vizinhos, consolidando-se como o ponto alto da programação festiva.
“Celebrar os 63 anos de Caiçara do Rio do Vento é reafirmar o nosso amor pela cidade e pelo nosso povo. Preparamos uma programação diversificada, que valoriza a cultura, a fé e o lazer, reunindo famílias, moradores e visitantes nesse momento tão especial da nossa história”, destacou a prefeita Ceiça Lisboa.
As comemorações têm início no dia 16 de janeiro, com a Noite do Reencontro, ao som da Banda Tuaregs, resgatando memórias e fortalecendo os laços da comunidade.
A programação segue no dia 19 de janeiro, com a Noite de Louvor, conduzida pelos Missionários Shalon, em um momento dedicado à fé, espiritualidade e união da população.
O encerramento das festividades acontece no dia 24 de janeiro, com um Show Gospel, que contará com apresentações de Alice Maciel e Fernanda e Gislayne, reforçando o caráter plural das comemorações e contemplando diferentes públicos.
📅 PROGRAMAÇÃO OFICIAL – 63 ANOS DE CAIÇARA DO RIO DO VENTO
•16/01 (quinta-feira) – Noite do Reencontro
🎶 Banda Tuaregs
•17/01 (sexta-feira) – Festa Social
🎤 Felipe Xegado
🎤 Elaine Tyne
🎶 Grafith
🎶 Silvana & Berg (Duas Paixões)
•19/01 (domingo) – Noite de Louvor
🙏 Missionários Shalom
•24/01 (sexta-feira) – Show Gospel
🎶 Alice Maciel
🎶 Fernanda e Gislayne

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

OPINIÃO: O monarca absoluto Alexandre de Moraes abre outro inquérito sigiloso

Mario Sabino – Metrópoles

Alexandre de Moraes abriu mesmo, de ofício, outro inquérito sigiloso, agora para investigar se houve vazamento de dados financeiros dele e da sua família pela Receita Federal ou pelo Coaf, assim como o de informações sobre parentes do colega Dias Toffoli.

Ele está chateado porque a imprensa revelou que a sua mulher advogada assinou um contrato com o Banco Master, sem escopo definido, no valor de inéditos e fabulosos R$ 130 milhões de reais.

O país foi inteirado, ainda, de que, graças aos dividendos gerados pelo contrato multimilionário, a doutora Viviane Barci de Moraes passou a ser dona de uma patrimônio pessoal de quase R$ 80 milhões de reais.

Quais são as grandes ações que o escritório dela conduz para o Master? Nenhuma, ao que se tem até o momento. Não figura nem mesmo entre os escritórios que defendem esse extraordinário Daniel Vorcaro no inquérito que apura as fraudes cometidas pelo “banqueiro” e a sua turma da pesada.

A única iniciativa de um Moraes em prol do Master teria sido do próprio ministro. Já na vigência do contrato do escritório da sua mulher com o banco, ele teria feito pressões sobre o BC para que o Master pudesse ser vendido para o BRB.

Alexandre de Moraes negou veementemente que tenha feito essas pressões, e foi só.

O ministro não se dignou a dar qualquer explicação sobre o contrato. Aparentemente, Moraes não vê problema na mulher de um ministro do STF receber uma bolada de Mega-Sena de um banco enroladíssimo na Justiça para não fazer nada de compatível que seja visível a olho nu.

O que incomoda Moraes é apenas que o Brasil inteiro tenha sido informado sobre a existência do contrato magnífico — e, assim, tome outro inquérito sigiloso aberto de ofício, como se fosse o STF o atingido, não o ministro, na sua pessoa física, o interessado em causa própria.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

Trecho da Avenida Prudente de Morais segue totalmente interditado na manhã desta sexta-feira (16)

Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) informou que a Avenida Prudente de Morais permanece totalmente interditada, no trecho próximo a Arena das Dunas, sentido Centro, na manhã desta sexta-feira (16), para a continuidade dos serviços de recuperação de rede executados pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

O bloqueio ocorre no trecho próximo ao túnel da Avenida Capitão-Mor Gouveia e inclui também a alça de acesso pela Avenida Raimundo Chaves, além do cruzamento da Prudente de Morais com a Rua Militão Chaves. Com isso, os veículos estão sendo desviados obrigatoriamente para a direita, seguindo em direção à BR-101. Agentes da STTU permanecem no local orientando o tráfego.

De acordo com o agente da STTU, Thales Galvão, a via segue com bloqueio total neste momento, mas há expectativa de que os serviços avancem ao longo da manhã. A previsão é que até o meio-dia uma das faixas seja liberada, permitindo a retirada do bloqueio total da avenida e da alça de acesso pela Raimundo Chaves. O túnel da Avenida Capitão-Mor Gouveia, no entanto, deverá permanecer fechado.

O transporte público que atende a região continua operando com desvio de itinerário, passando pela Rua Militão Chaves, Marginal da BR-101, Túnel da UFRN, Viaduto do 4º Centenário e Avenida Lima e Silva, retomando o percurso normal na Avenida Prudente de Morais.

A STTU orienta os condutores a evitarem a área e utilizarem rotas alternativas até a normalização da circulação.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

César Maia será a nova cobra de 2 cabeças de Parnamirim?

Fotos: Reprodução

O presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, pelo jeito, tem o pé em várias canoas.

Quer continuar como presidente da Câmara Municipal e, para isso, já fechou um acordo com a prefeita Nilda: permanecer no comando do Legislativo com o apoio dela, garantindo sustentação a todos os projetos do Executivo, e ser candidato a vice-prefeito na chapa dela em 2028.

Ao mesmo tempo, César aposta que a prefeita pode chegar desgastada em 2028 e, nesse cenário, pretende ser o candidato a prefeito da oposição. Para isso, mantém diálogos com políticos que hoje fazem oposição à prefeita.

Coragem não falta a César para encampar um projeto desses. Ele próprio já derrotou Nilda no processo de eleição para a presidência da Câmara de Parnamirim em 2025 e conta com apoios substanciais de empresários que têm interesses na gestão do município.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

“ÓDIO DO BEM”: Professor denuncia perseguição e campanha por expulsão na UFRN

“Militantes comunistas da UFRN se somam a grupo político nacional para exigir a minha expulsão. O motivo? Não toleram uma opinião divergente.” A fala é do professor doutor Tassos Lycurgo, que afirma estar no centro de uma campanha de perseguição ideológica após expor posições políticas e religiosas contrárias ao pensamento dominante em setores da universidade.

Em publicação nas redes sociais, o docente aponta o que chama de ‘ódio do bem’: a tentativa de silenciar quem não se alinha à militância de esquerda, travestida de ativismo acadêmico. Segundo o professor, não é por causa do seu desempenho em sala de aula ou à sua qualificação técnica. A universidade estaria sendo usada como instrumento político, e não como espaço de debate.

“Isso não é movimento estudantil. É projeto de poder”, escreveu. A reação, afirma Lycurgo, revela um ambiente onde o contraditório incomoda e a divergência vira alvo. “Não querem diálogo, querem intervir. Não defendem pluralismo, defendem mobilização permanente”, declarou.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Tassos Lycurgo (@tassoslycurgo)

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polêmica

[VÍDEO] INTOLERÂNCIA RELIGIOSA: Militantes da UFRN pedem expulsão de professor conservador

Uma polêmica envolvendo a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), grupos internos da instituição e o professor doutor Tassos Lycurgo ganhou repercussão nas redes sociais após a vereadora Camila Araújo denunciar o que classificou como uma campanha de difamação e perseguição motivada por intolerância religiosa.

Segundo a parlamentar, estaria em curso um movimento articulado para pedir a expulsão do professor, que é pastor evangélico e conhecido por suas posições conservadoras e críticas à esquerda ideológica.

Em publicação nas redes sociais, Camila Araújo afirmou:

“A esquerda dentro da UFRN está fazendo uma campanha de difamação e perseguição ao professor doutor Tassos Lycurgo, motivada por pura intolerância religiosa. Querem expulsar um professor altamente capacitado, aprovado em concurso público, com mestrado, doutorado e pós-doutorado, apenas por causa da sua fé e das posições conservadoras que defende.”

Veja o vídeo:

Campanha nas redes e acusações de perseguição

Após a repercussão da fala da vereadora, o próprio professor Tassos Lycurgo se manifestou publicamente, divulgando prints de mensagens e publicações que, segundo ele, estariam circulando em grupos internos da UFRN e em redes sociais, defendendo sua retirada da universidade.

Em um dos textos publicados, o docente afirma que não se trata de um movimento estudantil espontâneo, mas de uma articulação política mais ampla. Segundo ele:

“Militantes comunistas da UFRN se somam a grupo político nacional para exigir a minha expulsão. Estão publicando notas em todos os grupos de WhatsApp da universidade. O motivo? Não toleram uma opinião divergente.”

O professor afirma que a reação não estaria relacionada à sua atuação acadêmica, mas à sua posição pública em temas políticos, filosóficos e religiosos.

Confira o post:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Tassos Lycurgo (@tassoslycurgo)

Quem é Tassos Lycurgo

Tassos Lycurgo é professor concursado da UFRN, com doutorado, mestrado e pós-doutorado, além de formação em filosofia, direito e atuação como advogado. Também é pastor evangélico e conhecido nacionalmente por sua atuação como apologista cristão, participando de debates públicos, palestras e produções acadêmicas que envolvem filosofia, lógica, fé e razão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Raí Saia Rodada apresenta melhora, mas continua internado

Foto: Reprodução

O cantor Raí, da banda Saia Rodada, internado na quinta-feira (15) no Hospital Wilson Rosado em Mossoró (RN), teve uma melhora significativa dos sintomas iniciais, compatíveis com quadro clínico de ansiedade. As informações foram divulgadas em comunicado oficial pelo escritórito responsável pelo gerenciamento da carreira dele.

De acordo com o comunicado, o cantor vem apresentando boa evolução, mas por precaução, e seguindo orientação da equipe médica, o artista permanece sob cuidados e acompanhamento hospitalar, para a plena recuperação.

Sobre a agenda do cantor, o escritório Modo Full informou que foram cancelados os shows previstos para acontecer entre os dias 16 e 21 de janeiro.

Raí foi internado às pressas na manhã de quinta-feira (15). O artista deu entrada na unidade de saúde em uma ambulância, após um mal estar.

Nas redes sociais do cantor, as últimas postagens de stories mostram que ele estava fazendo show durante a madrugada na cidade de Caraúbas, também da Região Oeste do estado.

Novo Notícias 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Crime vira maior fantasma de Lula e encurrala governo às vésperas da eleição

Foto: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entra no ano eleitoral pressionado por um tema que hoje lidera a angústia do brasileiro: a criminalidade. Pesquisas recentes mostram que quase metade da população avalia como ruim ou péssima a atuação do governo no combate ao crime, enquanto 31% apontam a violência como o principal problema do país, superando economia e corrupção. A troca no comando do Ministério da Justiça, com a saída de Ricardo Lewandowski e a nomeação de Wellington César Lima e Silva, escancara a instabilidade da área, que já teve três ministros em apenas três anos.

A gestão Lewandowski deixou como herança projetos travados no Congresso, como a PEC da Segurança Pública e o PL Antifacção, além de críticas pela falta de articulação política e de ações práticas contra o avanço de facções como PCC e Comando Vermelho. O desgaste interno no governo, sobretudo com a Casa Civil, também minou a condução da pasta. Agora, Lula aposta em um nome de confiança do núcleo do Planalto, mas assume o risco de reforçar a percepção de improviso em um tema decisivo para a eleição.

O cenário se agrava porque estados governados pelo PT, como Bahia e Ceará, lideram rankings negativos de violência, enquanto unidades comandadas por possíveis adversários de Lula exibem indicadores melhores e usam isso como munição política. Mesmo com queda gradual em alguns índices criminais, crimes como furtos, golpes virtuais e violência contra a mulher seguem em alta e alimentam a sensação de insegurança, que pesa mais do que estatísticas frias.

Com pouco tempo até o início da campanha, Lula enfrenta um Congresso disposto a endurecer o discurso e a pauta da segurança. A votação da PEC promete embates duros e o risco de projetos de apelo eleitoral. Sem resultados concretos para mostrar, o governo chega à disputa presidencial fragilizado em uma área sensível, onde a percepção pública aponta que o tempo foi perdido e a resposta, insuficiente.

Com informações da VEJA

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fundo ligado a cunhado de Vorcaro comprou fatia de R$ 6,6 milhões da família de Toffoli em resort

Foto: @podcastdobalaio via Youtube

O pastor e empresário Fabiano Zettel, cunhado do banqueiro Daniel Vorcaro, está por trás dos fundos de investimento que compraram parte da participação dos irmãos do ministro do STF Dias Toffoli no resort Tayayá, no interior do Paraná. À época, a fatia adquirida da família Toffoli foi avaliada em R$ 6,6 milhões, dentro de um aporte total de R$ 20 milhões no empreendimento.

Documentos obtidos pelo Estadão mostram que Zettel foi o único cotista do fundo Leal entre 2021 e 2025, que, por sua vez, era o único cotista de outro fundo, o Arleen, ambos administrados pela Reag Investimentos. Foi por meio dessa estrutura que o fundo Arleen se tornou sócio das empresas responsáveis pelo resort, então controladas por irmãos e primo de Toffoli. Procurados, o ministro, seus familiares, a administração do Tayayá e a Reag não se manifestaram.

Toffoli não tem participação direta no resort, mas frequenta o local. O ministro é relator no STF do inquérito do caso Master, que envolve a Reag Investimentos e o banqueiro Daniel Vorcaro. O processo chegou ao Supremo após pedido da defesa de Vorcaro. Zettel chegou a ser preso e posteriormente solto no âmbito da mesma investigação. Ao Estadão, ele confirmou que foi cotista do fundo, disse ter deixado o investimento em 2022 e afirmou que o fundo foi liquidado em 2025.

A sociedade entre o fundo e a família Toffoli durou até 2025, quando as participações foram vendidas ao advogado Paulo Humberto Barbosa, hoje único dono do resort. Barbosa já atuou para a JBS em causas tributárias e tem ligações empresariais com nomes ligados ao grupo. Em dezembro de 2023, Dias Toffoli suspendeu o pagamento de parcelas da multa de R$ 10,3 bilhões da J&F, e, em março de 2025, passou a relatar no STF a investigação sobre a compra do Banco Master pelo BRB, apurada pela Polícia Federal na Operação Compliance Zero.

Com informações do Estadão

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Fila do INSS dispara sob Lula e se aproxima de 3 milhões de pedidos em espera

Foto: Governo Federal

A fila de espera do INSS voltou a crescer e atingiu um novo recorde na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em novembro de 2025, o instituto acumulava 2,96 milhões de requerimentos pendentes de análise. Do total, cerca de 933 mil pedidos são do Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade.

O volume atual supera em 45,5% o maior patamar registrado no governo anterior, quando a fila chegou a 2,03 milhões de pedidos, em janeiro de 2020. Já em 2022, último ano da gestão Jair Bolsonaro (PL), o número havia sido reduzido para 1,09 milhão. Na prática, a fila cresceu cerca de 172% desde o início do atual governo, indo na contramão da promessa de campanha de zerar as análises de benefícios.

Para tentar conter o avanço da fila, o INSS publicou nesta terça-feira (13) uma portaria que retoma o pagamento de bônus a servidores que ampliarem a produtividade. Cada análise extra concluída renderá R$ 68 aos funcionários que aderirem ao programa, como forma de acelerar a liberação dos benefícios represados.

Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, a estratégia também prevê uma cooperação entre regiões. Enquanto Sul e São Paulo registram prazos médios de até 45 dias, o Nordeste chega a 188 dias de espera. Além disso, o instituto vai criar filas extraordinárias focadas em benefícios com maior atraso, como salário-maternidade, aposentadoria por idade e revisões do BPC.

Com informações da Jovem Pan News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *