Foto: Cícero Oliveira
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conquistou a melhor colocação entre as Universidades do Nordeste no quesito inovação no Ranking Universitário da Folha (RUF), edição 2024. A nota da instituição nesse tipo de ranking é 3,08, ficando em 16°, enquanto na colocação geral, a UFRN encontra-se em 16°, com 87,22 pontos. O resultado foi divulgado nessa última segunda-feira (21) e foram avaliadas mais de 200 universidades.
Em 2023, a instituição estava em 34° e, agora, subiu 15 posições. De acordo com a UFRN, o avanço tem relação direta com a mudança de metodologia, haja vista que, ao invés de considerar patentes depositadas, parte do critério da pontuação passou a ser as concedidas.
A metodologia atual para avaliar e classificar as 203 instituições dos 26 estados e do Distrito Federal é baseada em 18 componentes distribuídos em cinco indicadores que, juntos, somam até 100 pontos.
Os critérios têm peso diferente: pesquisa científica (42%), qualidade do ensino (32%), avaliação do mercado de trabalho (18%), internacionalização (4%) e inovação (4%). A mais bem classificada é a que recebe a maior pontuação. No cômputo geral, a UFRN ficou em 16º no Brasil, com um total de 87,22 pontos.
Exemplo para o Brasil. Apesar do pré-conceito, bons professores, alunos e funcionarios. Produzem patentes e serviços de excelência.
imagina aí as piores… piada
Se a UFRN é melhor imagine o resto. Meu Deus é só decadência.
Já vi que não conseguiu entrar na UF. Vai estudar homi!
Há controvérsias!
Quem conhece e convive com a UFRN, PODE até acreditar nessa avaliação, porém, fico imaginando o nível das outras, aqui é espantoso a falta de compromisso e qualidade do corpo docente, com poucas e boas exceções , triste.
Você precisa conhecer bastante a UFRN como um todo, I.e. deptos e cursos para falar com propriedade.
Professores bem remunerados, excelente estrutura e tudo funcionando na UFRN. O governo federal sempre pensando na educação. Não só a UFRN como também todas as universidades do país são destaque na preparacao dos universitário. Parabéns ao ministro da educação e ao presidente Lula.
Eu NÃO acredito.
Provavelmente você não frequentou a UFRN. Lá só entra pessoas capacitadas. Por isso você não acredita.
Não acredita e isso não muda absolutamente NADA.
A DIREITA diz que lá so se fuma maconha e que nem deveria existir. Que dá pra formar médico em Uniesquina bem mais barato e bem mais inteligentes HAHA
Meu amigo, veja quem tá sendo comparado! UNIVERSIDADES DO NORDESTE. Quem predomina no nordeste? Não preciso falar mais nada.
Esse mente igual a Lula.