A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), por meio da Coordenação Regional de Imunização, promoveu terça-feira (17), às 9h, no auditório da unidade, uma reunião para traçar estratégias da 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe que será realizada de 05 a 25 de maio de 2012, direcionada aos coordenadores municipais do Programa de Imunização, enfermeiros e trabalhadores das salas de vacina.
O evento foi coordenado pela coordenadora estadual do Programa de Imunização, Helena Santana. Este ano o slogan da campanha é “Proteger é cuidar. Vacinação contra a gripe”. O dia “D” da campanha será 05 de maio. Dos 26 municípios da II Ursap, 23 compareceram à reunião.
Segundo a coordenadora regional do Programa de Imunização da II Ursap, Milene Pinto Rosado, a meta é vacinar, pelo menos, 80% dos grupos elegíveis, como crianças maiores de seis meses e menores de dois anos, trabalhadores em saúde que fazem atendimento para a influenza, gestantes, indígenas e idosos acima de 60 anos, o que representa aproximadamente 116.032 pessoas. Em Mossoró espera-se vacinar 47.940 pessoas.
Milene Rosado recomenda que o município deve elaborar o seu plano de ações de estratégia, manter os postos de vacinação funcionando das 8h às 17h no dia “D” da campanha, mobilizar os meios de comunicação ( rádios, alto-falantes volantes e fixos etc) para informar a população sobre a vacina e aumentar a adesão à vacinação, além de mobilizar lideranças comunitárias e religiosas, instituições, associações e sindicatos sobre a importância da vacinação.
“A campanha nacional de vacinação contra a influenza tem como principal foco reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza nos grupos prioritários”, disse a coordenadora estadual do Programa de Imunização, Helena Santana.
Vacinação contra gripe na população prisional
“Este ano, a vacinação foi ampliada para a população prisional, pois as condições de habitação e confinamento deste público colaboram para uma maior vulnerabilidade frente às doenças imunopreveníveis, conforme Portaria Interministerial nº 1.777, de 09 de setembro de 2003. As vacinas contra a influenza, Hepatite B e tríplice viral serão distribuídas após a campanha, sendo que o planejamento e operacionalização da vacinação nos estabelecimentos penais deverão ser articulados com as Secretarias Estaduais de Saúde, Justiça e Segurança Pública e Secretarias Municipais de Saúde,” informa Helena Santana.
Na jurisdição da II Ursap a vacinação será realizada nas unidades prisionais de Assú, Apodi, Caraúbas e em Mossoró na Cadeia Pública, no Complexo Penitenciário Estadual Agrícola Mário Negócio (CPEAMN) e na Penitenciária Federal de Segurança Máxima Especial.
Comente aqui