Saúde

“Use máscaras e diga não ao absurdo”, alerta Nicolelis

Foto: José Luiz Somensi

Em uma série de tweets compilados em forma de texto, o cientista Miguel Nicolelis recomenda que a população siga usando máscaras. Ele diz que desobrigar o uso de máscaras agora é tentar confundir a sociedade sobre o estado real da pandemia no Brasil. Nicolelis diz ainda que “esta narrativa perversa e irresponsável continua levando a mais mortes e a mais casos crônicos de Covid.”

Leia abaixo:

Por Miguel Nicolelis

Acabo de dar um retweete numa sequência de tweets que confirma a seguinte máxima sobre a COVID-19:

Este é um vírus para não se ter! Nunca. Nem de forma assintomática, branda ou leve.

Este vírus pode causar múltiplas complicações crônica graves que reduzem a qualidade de vida e podem ser fatais

Portanto, remover máscaras e tentar mascarar a verdade, seja sobre o estado real da pandemia no Brasil e no mundo, ou tentar confundir a sociedade com a falsa dicotomia epidemia x endemia é literalmente atentar contra a saúde e bem-estar de dezenas de milhões de brasileiros.

Todo o mundo vai ter que lidar nos próximos anos e décadas com milhões de pessoas sofrendo de consequências graves desta pandemia. Como ela não acabou de forma alguma, quanto mais pessoas se infectarem pelo descaso das autoridades, mais casos de COVID crônica ocorrerão no futuro.

Com isso, mais vidas serão arruinadas por problemas médicos de todas as variedades, inclusive a possibilidade de uma “pandemia” de demência precoce em todo mundo, como também mais vidas serão encurtadas pelo aumento da mortalidade a longo prazo. Se isso não fosse suficiente

A COVID-19 crônica também pode afetar o sistema reprodutor de homens e mulheres com consequências ainda desconhecidas a longo prazo. Ou seja, podemos ter uma redução significativa de nascimentos em decorrência destes efeitos crônicos

Resumo da Ópera: não acredite de forma alguma nos arautos do otimismo que pregam aos 4 ventos que a pandemia acabou ou está por acabar. Ninguém pode afirmar isso com certeza. Esta narrativa perversa e irresponsável continua levando a mais mortes e a mais casos crônicos de COVID.

Ignore gestores que apenas jogam para a torcida num ano eleitoral. Pelo seu bem e pelo bem dos seus familiares e da sociedade como um todo, mantenha o uso das máscaras, evite ao máximo aglomerações, vacine-se e não ceda à tentação de achar que o normal voltou só porque alguns “experts” apoiados por gestores incompetentes/irresponsáveis e uma mídia que se rendeu ao poder dos “cliques e likes” assim decretaram.

O preço desta rendição incondicional é caro demais: a qualidade da sua vida futura – ou a falta dela – está em jogo.

Use máscaras e diga não ao absurdo.

Opinião dos leitores

  1. E pensar que o Erário investiu tanto dinheiro num mentiroso fanático ideológico travestido de “neurocientista” como esse cara…e ainda tem uma legião de fanáticos covardes, cegos e trogloditas babando isso tudo aqui nos comentários!!!

  2. Eu não deixei de usar e vou continuar usando,não faz nenhum mal em usar máscaras ,pelo contrário…… Outra coisa,gostei muito de sua alerta pra não esquecermos dos cuidados . Não está me afetando em nada a sua fala ,pelo contrário.gratidão

  3. Boa noite!
    É verdade o povo está sendo enganado por esta equipe de hipocritas,aproveitadores da grande deficiência de clareza do ser humano infelizmente.

  4. Tomei a dose da vacina fiquei muito mau sinto dores no braços até hoje ,minha vizinha aos 40anos teve trombose,após vacina , então tanto quanto a doença temos que nus previnir com o álcool gel e máscara ,vacina não comprou eficácia porque na terceira pessoas morreram,e aí onde está a verdade.???

    1. Irresponsabilidade a gente paga com demência …. só pode!

    2. Mentira. Vc não pode dizer que foi a vacina. E a chance de a doença provocar trombose etc é muito maior.

    1. Com essa pergunta você realmente se superou na sua capacidade de raciocínio.😂😂😂

  5. Faço algumas perguntas: quantos pacientes com Covid 19 Dr. Nicolelis tratou? Quantos pacientes com efeito adverso da vacina ele ja acompanhou e tratou? Ele faz é parte do grupo muito bem pago ( e se não foi pago é pior..) coptado para manter a narrativa do medo e, penso, deliberadamente omite todos os dados científicos acumulados e publicados em revistas sem conflito de interesses com a BIGPHARMA, mostrando que o tratamento FUNCIONA ( inclusive estudo brasileiro), e que as vacinas tem riscos SIM, pois ensinam seu organismo a produzir a proteina spike PARA SEMPRE, e é exatamente esta proteina spike que causa os danos da doença. Saiam da caixa: vão pro Rumble, pro Bing, para outras plataformas de informação não linkadas ao google, facebook e microsoft.. terão surpresas. Aprendam como se desintoxicar dessa proteina spike..

    1. Apoio a sua opinião 100%. Nunca acreditei nesta loucura criada para colocar medo na população . Não credito na vacina experimental, não tomo, pois não sou cobaia destes criminosos. A doença infelizmente foi criada para cumprir o papel de apavorar e dizimar a população. O vírus vai ficar por aí, como todos ficam e continuar cumprindo o seu diabólico papel. Não são as máscaras que o evitam, são boas vacinas. ainda em experimento e boa saúde, coisa que esta vacina que está aí , só nos prejudica.

    2. Verdade. O que amenizou o problema da pandemia no Brasil, foram os medicamentos profiláticos, Ivermectina, Cloroquina e Hidroxocloroquina. Não tome vacina, faça como o seu presidente!!

    3. Gostaria de saber como é feita essa desintoxicação da proteína. Você poderia, por favor, me indicar alguma leitura sobre isso. Obrigada.

  6. Seguirei usando máscara; os incomodados que se mudem. se a populaçao nao tem ´consciènciade que ainda nao estamos em condiçõesde abandonar esse pequeno protetor, lamento porque o mal provavelmente recairá sobre quem se distancia com as máscaras e outros cuidados que todos ja sabem. nao é facil conseguir um consenso, desde que autoridades dominam e definem até o inadmissível. seguirei tranquilamente esse protocolo, até mesmo depois da pandemia, como um artificio de proteger meu rosto das queimaduras do sol. KKKKKKKK saúde para todos , todas e todxs

    1. Você poderia dar mais detalhes sobre como se faz essa desintoxicação 🙏

  7. Concordo e continuarei usando máscara, mantendo o distanciamento e usando álcool nas mãos e lavando-as com sabão.

  8. Fantástico, Nicolelis, penso exatamente como vc. Só esqueceu de citar que 30% das pessoas q tiveram covid terão sequelas neurológicas ou psiquiátricas. Um estudo publicado na Lancet em 2020 informava a previsão de um aumento significativo da incidência de suicídios pós-pandemia. Esse estudo foi realizado por 50 pesquisadores internacionais que se uniram num trabalho conjunto para estudar os efeitos na saude mental decorrentes de pandemias anteriores. Há um agravamento ou surgimento de várias formas de sofrimento psíquico durante a pandemia, mas o desfecho com a morte voluntaria vem depois que a pandemia estiver controlada. Meses depois publicaram outro estudo na mesma revista científica afirmando que observaram uma queda no numero de suicídios durante o primeiro ano da pandemia. Várias pessoas comemoraram, mas eles não disseram que os números cairiam durante o período pandêmico, mas depois. Eu particularmente observei um aumento ja na pandemia. O que eu acho é que em todo mundo as mortes por Covid ofuscaram as outras mortes inclusive a notificação do suicídio. Para finalizar, os poderes públicos precisam aprender, de uma vez por todas, que o ser humano nao pode ser compreendido a partir de uma visão cartesiana, como se fôssemos portares de 2 saúdes em 1 só corpo: a saúde fisica (merecedora de todos os esforços para ser preservada) e a saúde mental (sem valor, relativa aos fracos e aos improdutivos, portanto, sujeitos que não dão lucro, não merecem respeito nem cuidados adequados). A verba destinada a saude mental é desviada, só chegando ao destino cerca de 1/3 do montante. Então, com a pandemia quem já sofria de algum sofrimento psíquico, acentuou, muita gente que nunca havia tido, desenvolveu e quem contraiu Covid, pode vir a desenvolver. Então, o uso da mascara deve ser preservado, mas o cuidado com a dor invisível deve ser exacerbado, multiplicado, seja pelo poder publico seja pela sociedade.

    1. excelente argumentaçõa com respeito ao cuidado com a dor invisivel, atualmente tão profunda e recôndita! perigo!!!

    2. Muito esclarecedor seu comentário, complementando o texto do Dr Miguel Nicolelis

    1. Boa tarde! Muito obrigada pelas preciosas informações. Concordo plenamente com o senhor e continuo usando máscara onde quer que eu vá. Vejo pessoas nas feiras, nos shoppings se máscara. Infelizmente após o carnaval aqui no Rio de Janeiro, acredito que eles terão que abrir tudo o que foi fechado para atendimento com pessoas acometidas pelo vírus COVID-19 novamente com novas variantes deste vírus que transmuta.

  9. Não sou nenhuma estudiosa do assunto, mas concordo plenamente do o doutor. Continuo muito cuidadosa.

    1. Trabalho em uma unidade de saude sentinela da covid 19. E vejo a cada plantão o numero de pacientes procurando atendimento. Por uma questão meramente financeira e política os gestores estão colocando a saúde do povo em risco. Vou continuar usando máscara seja onde for. É lamentável!!!!

  10. O Sr.precisa estudar +! Temos pneumologistas em todo o planeta estudando “USO DE MÁSCARAS” principalmente no Brasil, e q respirar e expirar o mesmo ar é falar, mortal, principalmente por muito tempo. Temos nosso país tropical, temos uma amazônia maravilhosa, e isso nos beneficia muito em termos de “AR PURO.” ESTUDE TMB: como aumentar nossa imunidade através de alimentação saudável, exercícios físicos! Com essa pandemia(fraudemia), infelizmente, não se acredita+em médicos(q trabalham só por dinheiro/não por amor à salvar vidas, como eu seus Juramentos). Não se acredita+ em OMS. Vejam depoimentos de, Drª Raíssa Lacerda/Roberta Soares/Dr. Zeballus/Dr. Alessandro Loyola/Dra Lucy Kerr, dentre outros. DETALHES: O GOOGLE, E MÍDIAS Q SE VENDERAM PRO COMUNISMO PROPAGAM INVERDADES SOBRE ALGUNS ESTUDOS DESSES MÉDICOS, E, POR ISSO, MUITOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO ESTÃO SENDO PROCESSADOS, ESSES MÉDICOS TEM PROVAS CIENTÍFICAS E AMAM A VIDA, TRABALHAM POR AMOR AO PRÓXIMO. SR inscrevam no Canal: Gettr(canal independente de face/Google/telegram) e vcs verão as verdades.

    1. Tem certeza de que o cientista dr. Nicolellis é quem precisa estudar? É, os teclados criam uma distopia e um contrasenso de tolos…

    2. Típica retórica reacioanária e fascista!

      FORA BOLSONARO!!

    3. Nossa Senhora! Essa Vânia perdeu a noção de tudo. Estarrecedor o mau caratismo e a cara de pau dos terraplanistas…..

    4. Deve ser mas um vendido do cartel dos falsos cientista

    5. Vânia – Passe menos tempo nas redes sociais de extrema-direita e mais tempo visitando sites oficiais de institutos de pesquisa, lendo publicações de institutos consagrados e as colunas dos especialistas nos grandes jornais. Deixará de ser apupada, como aconteceu agora.

    6. Quanta desinformação oportunista, o negacionismo deve ser repudiado.

    7. Você doida mulher,
      De onde saiu tanta ignorância fascista?
      Volta pró seu rebanho e espalha COVID prá eles, afinal não queremos conviver com gente atrasada, reacionária e mau caráter!
      Seja honesta consigo mesmo,vai pastar no inferno desgraça!
      O mundo está sofrendo uma das piores tragédias e vc do Dr.Miguel como um qq, respeita o maior cientista do Brasil,se enforca criatura do inferno!

    8. Vânia, de que setor do gabinete do ódio no Planalto vc foi indicada pra falar tantas asneiras sem nexo?
      Fala pro filhote de cruz credo 01 e pro miliciano-mor, seu pai, que estão desperdiçando dinheiro e tempo, pq ninguém mais engole essas estórias estúpidas que mentes ignorantes e analfabetos funcionais criam.
      Pena que vc é um robô, mas torço muito para que quem esteja por trás de vcs, pegue uma variante fatal da covid.

    9. Esses aí que você citou trabalham por amor, quanto uma consulta com Dr Zeballos mesmo??

    10. A bestialidade superando limites.😂😂

    11. Alguns médicos que vomitavam essa teoria acabaram morrendo por causa da Covid. Vejo que depois de 2 anos de pandemia, as pessoas ainda acreditam em teoria da conspiração!!
      Não à toma somos considerados o terceiro povo mais ignorante do mundo!!

    12. Vânia, das duas uma: ou é um desses bots criados no Gabinete do ódio, ou uma idiota completa.

    13. Sou cirurgião há 40 anos – opero usando máscaras – dias e mais dias e noites, em sucessivas e prolongadas cirurgias, obrigatoriamente usando máscaras. Assim como eu, todos os cirurgiões existentes no planeta usam máscaras – jamais li sequer um estudo que aponte malefícios inerentes a esse uso por tantos e tantos anos.
      O de foi que a Sra. Adquiriu esse conhecimento sobre os malefícios que ocorrem pelo uso de máscaras?
      Fiquei curioso.
      Apresente a nós todos a fonte de seu saber.

    14. Vânia, vc é uma pessoa que merece ter uma Covid grave.
      Experimente, vc vai adorar, principalmente se encontrar o capeta do outro lado.

  11. O texto em si nã apresenta qualquer fundamentação científica. Seque diz a qualificação/especialização deste cientista. Apenas sigamos com bom senso a voz da ciência. Àqueles que optam por manterem o uso da máscara em local aberto, nenhum problema, haja vista que a flexibilização é recente, portanto legítima esta postura.

    1. O Dr Nicolelis é um profissional reconhecido, acreditado nos meios científicos – dispensa apresentações.

  12. Adorei vossa matéria consciente! Sinto que ainda cedo para liberação de máscaras, afinal vivemos no coletivo! Quando me cuido, estou cuidando do outro ( principalmente esses que não estão nem aí e juram que vírus já foi. Quantos irmãos terrenos estão com sequelas? Quantos irmãos se foram e/ou continuaram a transmitirá pelo negacionismo? É que mais precisa acontecer pra que homem desperte? Que ele não venho pra esse plano terreno a passeio! A Ciência e Espiritualidade devem andar juntas!

    1. Professor Nicolelis esteve presente ajudando desmistificar por todo o período pandêmico e sempre esteve a frente dos acontecimentos. Agradeço pelos seus conselhos pois são muitíssimos importantes.

    2. Bom dia e feliz semana. Por bondade, respeito muito suas colocações mas dê uma lida em meus comentários e estude-os, se inscreva no Gettr/ telegram (médicos q salvam vidas), muitos grupos e canais q propogam verdades. Jesus te abençoe 🙏

    3. “Vã-nia”, é muito irônico e até cínico vc citar que há um grupo chamado “médicos que salvam vidas”, que atuam para fazer exatamente o oposto, divulgando desinformação, manipulando dados científicos e espalhando fake news onde a ciência e seus melhores cérebros estão realmente tentando esclarecer os fatos sob os conhecimentos e à luz da ciência, para salvar o máximo de vidas possíveis.

      Por que vc não vai pros quintos do inferno de onde você e seus comparsas saíram?

  13. Gente, esse vírus é mais uma das mazelas com que teremos que aprender a conviver no nosso País .

  14. Cláudia A. Unti – Curitiba
    Fiquei muito feliz ao receber este texto hoje. Assim imediatamente pude compartilhar para muitas pessoas e vários grupos . Importantíssima reflexão sobre o poder de manipulação das massas. E por falar em massas
    Aqui não violão, ou melhor, vilão.
    Achando que entro fácil nesse imbróglio.
    Nada. Não vou de embrulho, não.
    Não viajo na balbúrdia alheia; ainda mais naquela que vem direto da tirania.

    1. Muito bem ,Cláudia .Gosto de ler mensagens de pessoas esclarecidas que não seguem o “messias”.Temos que ter cuidado!A máscara é uma proteção pessoal e do próximo ,caso esteja com alguma virose.

  15. Você tem que considerar o cansaço da população. Em áreas abertas o risco é bem menor

    1. Cansaço foi que nossos profissionais diversos da saúde passaram, sacrifícios que passaram para ajudar e não desistir de cada alma que passou por eles! Uma máscara, vacinas, alimentação, exercícios, ajuda mútua ajudou há muitos ainda estarem por aqui! Inclusive você, eu e outros!

  16. Sugiro q continuem a usar, sempre, até em casa se possível…principalmente as feias, pfv continuem a nos proteger…façam esse bem à sociedade!

    1. Que comentário esdrúxulo, estamos falando de coisa séria e vc com piadinha sem graça, essa merda de vírus n escolhe a quem contaminar seja quem for rico, pobre, feio bonito todos nós estamos exposto

    2. Ivan, vc é o porta voz da doença contaminante que tem infectado o mundo… Que pena se prestar a isso, Ivan… Sua mãe deve ter sonhado com um destino melhor pro filho dela. Se levanta, Ivan, vc é melhor do que isso! Bora fazer do mundo um lugar melhor, menino!

    3. Ivan, tenha mais respeito com o próximo, você deve ser bem feio nos teus procedimentos.

  17. Gente! Quem é a favor do Nicolelis, não perca seu tempo discutindo com os ignorantes. Essas pessoas só vivem para si. Elegeram o incapaz que está no poder, por não entenderem nada do mundo em que vivem.

    1. Afinal de contas , alguém consegue dizer que mal faz usar máscaras ?
      A questão aqui está além da Covid ! É questão de educação.
      Estive na China em 2010 e vi várias pessoas usando máscara nas ruas. Perguntei o porquê ?
      Eles usam porque estão resfriados ! E não querem passar para os outros !
      Chega de conversa inútil !
      Máscaras para sempre !!

    2. Bom dia e feliz semana. Por bondade, respeito muito suas colocações mas dê uma lida em meus comentários e estude-os, se inscreva no Gettr/ telegram (médicos q salvam vidas), muitos grupos e canais q propogam verdades. Jesus te abençoe 🙏

    3. Zila Regina,
      Não preciso argumentar, só aplaudir àqueles que seguem áciência, o bom senso e o respeito pelo próximo.
      Fora todos os ignorantes, negacionistas, …. e oportunistas!!!!

    4. Zila, resumisse bem o que eu queria também dizer, elegeram o “inominável” porque nunca conseguiram entender a grandeza da vida. Gratidão 🙏

  18. Tenho 72 anos.Desde que começou a pandemia,comecei a observar e praticar o que as pessoas especialistas (cientistas)indicaram para nos protegermos desse vírus.Usando álcool 70 com ou sem gel,lavando sempre que possível as mãos com SABÃO,evitando as aglomerações,usando o tempo todo,MASCARAS,e tomando a primeira,a segunda e a dose de reforço das vacinas.Estou bem,e consciente que fiz a minha parte.

  19. 215 milhões de habitantes, e em mais de dois anos de pandemia, 650 mil mortes, não representam praticamente nada, e não falo isso sendo insensível a quem perdeu entes amados não, mas infelizmente somos só números mesmo, a vida precisa ser vivida em sua plenitude, com alegria e muito amor entre todos, quem conseguir ter consciência espiritual, será mais lúcido e tranquilo, pois às loucuras da existências são muitas, a relatividade em tudo enlouquece quem não tiver essas percepções…

    Uma criança de 4 anos de idade, sofrer com um câncer fulminante, tendo que passar pela dolorosa quimioterapia e mesmo assim vir a óbito precocemente, é uma das maiores provas disso….

    1. Shangrilá? Só viveremos com plenitude com SAÚDE. Essa visão hedonística em nada ajuda.

    2. Lógico. Pq viver a vida pela metade? O normal é inspirar oxigênio e expirar gás carbônico.

  20. O que esse doido aí tá fazendo desde sempre, é aumentar às neuroses na população, pânicos generalizados, e que comprovadamente afetam e muito não só a qualidade de vida, como também a imunidade das pessoas…

    1. Doido ? É elogio…….
      De qualquer forma > vou em linha com vosso comentário.
      Para o autor deste texto de merda deixo um grande > BOCEJO

    2. Despensativo e aquele que e negacionista e desafia a ciência e este grande cientista…

    3. Na verdade, não sabemos quase nada desta doença nova no mundo. Os estudos, as sequelas, virão com o tempo. Hoje, quem sabe mesmo, sãos os estudos científicos a partir de testes e testes com grupos populacionais. E ainda, infelizmente muito pouco.
      O restante, portanto, é especulação.
      Acredito somente na ciência. Este fato é científico.
      Ouço e respeito o livre arbítrio de cada um. Mas digo os protocolos da ciência. Hoje, a Europa está já com a 4ª onda….logo chegará ao Brasil.
      O que ficará?
      As especulações?
      Ou os fatos?
      Fica a dica.

  21. O pior vírus é o da ignorância. Alguns comentários aqui dão a dimensão dela e explicam os quase 670 mil mortos só no Brasil.
    Usem máscara e tomem a vacina.

    1. Concordo com vc existe muita gente ignorando essa doença, que um enigma e que nem próprios sábios sabe alguma coisa.

    2. Flávio pernambucano em São Paulo?
      Concordo com o comentário.

  22. Totalmente, irresponsável, mandar ou sugerir o deixar de usar a máscara. Tudo, visando o “vil” metal com esse carnaval fora de época. O Covid-19 e suas cepas vão “sambar” nas avenidas.

  23. Estou plenamente de acordo com o dr Nicolélis, mas infelizmente a maioria do povo brasileiro é ignorante e gostou desta impensada decisão de não usar a máscara, perguntei, os governantes ” mataram,” o vírus? Meu Deus, só pessoas sensatas como o sr Nicolélis para ficar indignado com tudo isso.

    1. Eu também estou indignada e já fui mandada calar a boca, por um sub síndico, mesmo sendo médica e em dia com a ciência!

  24. Essa liberação e aproposito, para dizer q está tudo bem pra liberar o carnaval q vai ser um massacre de Martes após, se Deus não intervir nesses inrresponsaveis

  25. Quem já teve covid-19e teve sintomas leves apenas, e já tomou três doses da vacina, tem usar máscaras também?

    1. Sim. Para se proteger das novas variantes, resultado das mutações. Existem pessoas com três doses da vacina da COVID-19, que “pegou” a variante ÔMICRON. Os vacinados tiveram sintomas leves, os não vacinados evoluíram para quadros graves ou mesmo para o óbito

    2. Sim, A vacina pode impedir os casos de internação e morte. Mesmo vacinados podemos pegar o vírus e como Nicolelis diz: ainda não sabemos tudo sobre as complicações pós-covid.

    3. Sim.
      Tivemos a Alfa, a Gama, Delta, Ômicron. E as futuras? Proteção com MÁSCARA e novas doses da VACINA !!!!!

  26. A diversidade faz parte de tudo. Onde há vida ou não. Vida tanto animal quanto vegetal. O homem, o ser superior de parte deste mundo, dotado de razão. Pandemias… Peste Negra. Vide “Yersinia pestis” transmitida pelo rato existiu entre 1.300 e 1.900, no século 19 dizimou mais da metade da população da Europa. Cinco séculos para saber que bastava controlar a população de ratos. A “Gripe Espanhola” do SARS-Cov 1 no século 20 ( 1918), os mortos ficavam nas ruas, não havia quem os enterrassem. A idade média do homem era de 50 anos no século 19. No século 20 houve um salto significativo com descoberta da geladeira, para a conserva do alimento. Por sermos inteligentes passamos a viver mais e melhor. A Ciência mesmo com diferentes Graus de Evidência demonstra que devemos USAR MÁSCARA e nos VACINAR. Para finalizar vale lembrar que a nossa Constituição em seu Artigo lll diz que devemos ser SOLIDÁRIOS com o outro, conforme ótimas reflexões de Miguel Reale, notável jurista brasileiro, em artigo do Estadão há alguns meses.
    Conhecimento e Prudência são fundamentais

    1. Corrigindo.
      A Gripe Espanhola não começou na Espanha, que apenas carregou o estigma, teve como causa o vírus H1N1 e não SARS-COV 1

  27. São mais de 650 mil mortes. Os números não mentem. Dá para relativizar sem ficar trancado dentro de casa, e não se contaminar. Evitar grandes aglomerações, sem perder o convívio com a família. Mas o uso de máscaras, na minha opinião, ainda se torna imprescindível. O respeito ao outro é o que mais importa ainda neste momento, sem negacionismos. A epidemia AINDA não acabou.

    1. Não é questão de medo mas sim de ser solidário com o próximo pois a mascara protege muito mais o outro do que assim mesmo. Agora dizer que a covid fez um ótimo trabalho me faz refletir o quão desprezível é um ser que pensa como você.

  28. Quem tá morrendo de medo de covid que continue usando, simples. Peguei duas vezes e nem senti praticamente nada. Aliás, que todo mundo pegue mesmo para a lei da seleção natural se aplicar de forma efetiva. Se tá com medo, pelo jeito é fraco e não vai passar pela tese escrita por Darwin. Pessoas mais fortes ficarão e os doentes e fracos se irão. Covid 19 fazendo seu excelente trabalho.

    1. Não é questão de medo mas sim de ser solidário com o próximo pois a mascara protege muito mais o outro do que assim mesmo. Agora dizer que a covid fez um ótimo trabalho me faz refletir o quão desprezível é um ser que pensa como você.

    2. Caro, essa era a logica de Hitler, quando enviava os vulneráveis e deficientes para os campos de concentração

    3. O problema é que muita gente que teve, mesmo a Covid leve, pode ter complicações crônicas . E NADA fáceis. As sequelas da Covid podem aparecer .diversos órgãos, e se tornar eternas , diminuindo a qualidade de vida de quem passou pela doença e não morreu….

  29. A máscara é uma barreira mecãnica.
    Sua função e reter as gotículas de saliva e assim não contaminar outras pessoas.
    Penso que quem não consegue entender esse raciocínio lógico não tem capacidade para passar um café, trocar de roupa ou mesmo se limpar sozinho.
    Portanto, trata-se de negacionismo, também conhecido como burrice crônica

  30. Pai do céu, ajude essas pessoas de pouca inteligência que ainda não entenderam que o corona vírus é perigoso, deixa sequelas em alguns, leva a óbito outros e que usar máscara é simples e eficaz.
    Ajuda essas pessoas papaizinho do céu, faça as entender por que os cientistas não conseguem fazer.
    Eu tento, tento, tento mas a burrice extrema continua.
    Amém!

    1. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    2. Show…. Sérgio Luiz!!

      Lembrei do grande escritor alemão: ” contra a estupidez,nem os Deuses podem”

    3. friedric shiller, escritor alemão…não sei se é assim que escreve. A mais pura verdade.

  31. Esse senhor nao é de confiança. Pelo menos para mim.
    Nao uso mascara desde o inicio e assim permanecerei,pois nao tive ate aqui, e tambem nao me privei dos meus fins de semana com amigos e familiares, alias todos sem excessao tiveram covid de forma de gripe, eu que tenho 80 anos nem resfriado, se vier a ter certamente chegou minha hora com a covid ou sem ela, a todos recomendo ter uma vida sem stress com alimentação sem excessaos sem alcool e com muito amor a todos os seus semelhantes, se a sua saude nao e das melhores se cuida com todos os recursos que a ciencia lhe proporcione, mas lembre-se o medo abaixa sua imunidade e a midia podre e muintos incaltos ou desonestos estaram te apavorando.

    1. Presunçoso e neófito na matéria: CALE-SE.
      Asneiras não devem ser difundidas.

    2. Concordo plenamente, fiz o mesmo, desde o início!

    1. Kkkk. Ele é DOUTOR em várias áreas, estudioso de vários assuntos…. Você pode até não gostar dele, mas chama- logo de incompetente, vai conte todos os fatos….rs

  32. Pazzz do Senhor Jesus bom dia, a verdade que o corona existe novo vírus já está se espalhando. Liberar de modo gera é assinar mortes. Mas o poblema que ser humano é difícil aceitar a verdade. Eu não gosto de máscara mas uso evito aglomeração. É preço das consequências desobediência a Deus. Mas se o povo não ficar atento vem doenças que a medicina não conhece nem como ajudar. Sobre dificuldades, muitos estão com esquecimento, fica perguntando?vão recuperar a memória de ,talvez sim talvez não. Cheiro talvez sim ou não?????são inúmeras de perguntas que médico de posto que nós passamos e não tem resposta. A pandemia complicou tudo. É a maior prioridade é nossa saúde. Alguém tem que falar mesmo desse novo caso. Obrigado pela informação.

  33. Inacreditável o número de comentários contra máscaras e vacinas ainda! Mesmo depois de tantas mortes e pessoas sequeladas. Nicolelis tem razão e eu vou continuar usando máscaras nos ambientes fechados, se precisar ser pra sempre, será. Tô desde julho de 2021 em sala de aula com centenas de estudantes vindos de várias famílias com as mais variados comportamentos em relação aos cuidados com a Covid. Quero estar viva pra ver meus netos e aproveitar a vida. Melhor viver com máscaras do que não viver.

  34. Usa quem quer,cada um cuide de si. Vc é médico,cientista ou um esquerdista tentando espalhar terror. Não uso mesmo.

    1. Vc poderá ser vítima de sua própria negligência, como tantos outros.

    2. Vc poderá ser vítima de sua própria negligência, como tantos outros.

    3. pessoas como vc nao ha o que falar…. pegar ou não? espero que nao pague com sua vida para ver

    4. Máscara usa quem quer, quem nao quer nao use, e criticar quem quer ter o livre árbitro é ridiculo, muita gente q conheco usa Máscara sempre e assim mesmo teve covid, ninguem sabe ao certo o q protege.

    5. “mesmo usando mascara as pessoas pegam covid”. Bastam 5 minutos parado em alguma rua para você ver as pessoas “usando máscara”: enfia a mão no olho, sem puder, no nariz, passa pelo rosto todo… a mesma mão que usou pra baixar a máscara para falar porque o celular não “escuta direito”… Realmente a máscara não funciona (assim).

    6. Você deveria se informar melhor pois a máscara protege muito mais o outro do que a si mesmo. Portanto, não é questão de cada um cuide de si…não seja individualista.

    7. Com certeza será vítima de sua própria ignorância!

  35. Nicolelis é aquele que embolsou uma bolada de dinheiro público para uma pesquisa e não deu sequer satisfação. Não faz quinze dias, que ele estava afirmando, que a única forma de conter o vírus seria outro Lockdown. O sujeito é tão confiável quanto Átila Iamarino, e os especialistas da Globo. O melhor que podemos fazer, é deixar este tipo na caixinha do ostracismo.

    1. Ele traz uma informação científica. Médico renomado e lá vem o tio do Zap com ataques pessoais. Vai ler Olavo de Carvalho vai. Infelizmente pagou com a vida.

    2. Qta ignorancia, desinformação,medrosos, homens e mulheres de pouca fé. Milhares de países não usam mais a máscara, desde 2020. Qta hipocrisia, usa quer quer, tem q ser facultativo. Aqueles q se deixaram ser catequisados pela mídia vão morrer com a máscara. Respeite quem não quer usar, chega de neura! Cada um vai viver suas vidas! Quem quer viver cuide da saúde, como sempre! Quem não quer viver continue assim negligente, medroso, covarde! Assista bastante TV e siga direitinho as instruções deles! Simples assim!

  36. Uso de máscaras nunca deveria ser obrigatório, visto que vivemos em um país que deveria ser democrático. Quem tem medo de contrair o vírus, use máscaras. A escolha deve ser da pessoa. Eu só uso máscaras em lugar fechado, desde o início. E eu nunca contraí o vírus. E vou continuar assim por um bom tempo

    1. Sua liberdade individual não está acima do Direito coletivo. Quem estuda Direito sabe disso, pois a liberdade é regulada pela lei e o cidadão não pode fazer o que quiser. Ele pode fazer o que a lei regula ser a liberdade inerente à cidadania. Essa ideia da liberdade ilimitada não existe em lugar nenhum do planeta.

    2. Sorte sua, a gente nada sabe do comportamento desse vírus, nem das diversas reações em cada indivíduo, você provavelmente não tenha ficado doente mas quem garante que você não passou para outra pessoa. Só como referência, minha mãe tem 75 anos pegou duas vezes e não teve sintoma nenhum mas passou pro meu pai que infelizmente faleceu. Vice pode fazer o que bem entender mas tenha consciência de que com sua atitude vai matar a alguém.

    3. Concordo…fiz isso e continuarei a fazer tb por um bom tempo

    4. Carmina para de falar que a Ivanilde vai matar alguém, gente doida viu. Se acha Deus. Se for assim muita gente que se vacinou e usa máscara, tbm matou muita gente, pq continuam pegando e transmitindo. O povo tá atormentado mesmo.

    5. Pode ser facultativo mas atinge os outros… deixemos o egoísmo de lado… quanto custa se proteger e proteger os outros? Uma máscara, uma vacina nada é em relação a centenas de mortes e sequelas que estamos acompanhando há dois anos!

  37. O povo está imbecilizado com tantas informações. Trabalho com filtros para polímeros. Em cada espaço vazio entre as tramas das máscaras caseiras passam dezenas de milhares de vírus. Funcionaria se fossem acopladas em tubos de oxigênio. Alguém se habilita? Como pensar que usando máscara pela eternidade não haveria contágio? Absurdo pensar que quem usa máscara protege quem não usa. Pela lógica, se o vírus não sai de quem usa máscara, também não entra em quem usa máscara.

    1. Não adianta falar para quem teve sua sanidade sequestrada. É nítido que a dependência da máscara é emocional, são cativos voluntários, escravos do próprio medo.

  38. Eu vou continuar, usar máscara.
    Absurdo parar de usar ,não temos nada que comprove .
    Ano ELEITORAL…. meu Deus como pode …..

    1. Máscaras acidifica o sangue e faz com q o corpo fique acidificação. Eu nunca usei e nem irei usar. A gripe vc controla e resolve mais fácil com Ivermectina, Cloroquina e Vit D, etc. No entanto, o câncer q a máscara pode desenvolver é muito mais difícil de resolver do q uma simples gripe Covid. Vacina nem pensar, pois isto é um experimento criminoso e comunista para dizimar populações. Minha esposa tomou e infartou três dias depois e teve q abrir o peito para colocar safenas, dali uma semana as safenas entupiram de novo e teve de colocar Stents. Eu nunca me vacinei e nem penso em ser injetado por esse experimento crimonoso. Como o povo não lê, apenas acreditam nas mentiras da Rede Podre de Putaria em seus telejornais. Entram na agulha porque não seguem os milhares de cientistas q já mostraram q porcaria estão deixando ser injetado. Acorda brasileiro.!!!

  39. Absurda e inconsequente atitude deste angariador aproveitador de simpatía pública em ano eleitoral. Eu continuarei usando!!!

    1. Cada um escolhe usar ou não,cfe pesquisas e informações. É comprovado que esse vírus continuará em mutações, durante anos entre nós. E que certas atividades com máscaras torna nosso sangue Ácido, levando à várias doenças…..

    2. Eu continuo usando máscara vou usar a perder de vista enqto viva estiver. Quem raciocina com lucidez, resolve por si só, a usar a máscara.

    3. Concordo em usar , isso pq??, quer mostrar que foi ele o Dória, que acabou a pandemia mas não acabou, pessoas estão com sequelas, usem máscaras

    1. Principalmente liberar o uso de máscaras nas escolas. Um absurdo continuo

    2. Do meu ponto de vista, absurdo é a obrigatoriedade. Desde o início eu achei isso.
      Quem desejar, usa. Sendo obrigado ou não, eu uso. A escolha é da pessoa

  40. Concordo plenamente. Não sabemos nem quanto tempo a eficácia da vacina. Estão brincando com a vida das pessoas!

  41. Prevenir pessoal em público tirar do no final do próximo ano (com ás variantes que andam por aí

  42. Gente, que retrato da mentalidade do cidadão da medo. Aonde estamos chegando? O que fizemos para merecer tudo isto! A realidade é cruel: só seis milhões de vítimas. Precisa desenhar? Quando este fato histórico irá nos reeducar? Que mentalidade merecedora de Covid.

    1. Erva de 600 mortes diárias, quase semelhante a invasão da Ucrânia em 15 dias !!! É pouco??? Use a máscara ,,a entrada do vírus é pelo nariz e boca!!!

  43. Absurdo!
    Quer usar máscara o resto da vida que use. Mad não encha o saco de ninguém com este bla-bla-bla.
    Muitas doenças reverberam seus efeitos deletérios ao lingo doas anos.
    Os boletins epidemiológicos demonstram claramente que estamos sim em fase endêmica.
    Chega!

    1. Por causa de pessoas que pensam assim como vc é que a doença não vai embora, e o virus continua circulando de carona no organismo de pessoas imediatistas e/ou egoistas

    2. Por causa de pessoas que pensam assim como vc é que a doença não vai embora, e o virus continua circulando de carona no organismo de pessoas imediatistas e/ou egoistas.

    3. Seu caso não é de Covid, é de olhar unicamente para seu umbigo. Me parece mais difícil de resolver que combater o virus

    4. O assunto aqui é “sequelas da contaminação por covid 19”

    5. A ” dinâmica ” e a seguinte; a pergunta ” canal ” , por que tantos vírus estão circulando por aí??… As pessoas, deveriam ter discernimento e ir procurar quem está lançando esses vírus mortais na atmosfera, pra as pessoas, morrerem??.. Eu prefiro que as pesquisas fiquem com os cientistas, as doenças que os médicos descubram, ( da minha vida e minha saúde cuido eu )!!!…

    6. Concordo plenamente. As farmacêuticas precisam de profetas de desgraças e de pregoeiro do alarmismo social para continuar se enriquecendo com pseudo soluções sanitárias. Parem com isso. Deixem o povo ser livre! O alarmismo só serve para manter a nova escravidão social. Liberdade! Liberdade! Liberdade!

  44. Minha família e eu seguiremos usando máscaras e tomando as vacinas. Vacinas sempre preveniram contra doenças, inclusive com consequências graves. A covid-19 é uma delas, matou, continua matando e matará muitas pessoas ainda, infelizmente!! Espero que as pessoas que não se previnem, não procurem o SUS depois, para tentar se curar.

    1. Magali tome todas as doses de vacinas q lançarem, ouça tudo q a TV diz, a propósito não sai de frete da TV, siga todas as instruções deles e boa sorte! Muitos anos de vida! Use todas as máscaras q lançarem, melhor se vc pudesse abrir uma empresa de máscara, assim vc terá lucro Tb.

  45. Terrorista. Ninguém mais acredita nessa falsa pandemia, nessa falsa vacina e nesse discurso mentiroso.
    Eu nunca usei máscaras, não tomei essa vacina experimental e se tiver algum sintoma, tomo invernectina.

    1. A ignorância é o que atravanca o progresso do Brasil. Usei, uso e usarei enquanto eu achar que devo. Passei livre do vírus e quem quiser desafiar, que desafie. Eu sou eu. Tu é tu.

    2. Meu Deus,santa ingnorancia. Se ficar doente não se arrependa como muitos ,nem procure o SUS, deixe pra quem realmente precisa…

    3. Ontem falei com um conhecido cuja mãe se recusava a tomar vacina. Ela pegou a Covid e morreu.

    4. Negacionista horrorosa!!!
      Muitos que tinham essa atitude, morreram devido à COVID.

    5. A Ignorância mata tanto quando o vírus letal.
      Siga negando os fatos reais, mas abra mão do SUS.

    6. Um colega Hematologista, negacionista, tomava ivermectina e hidroxicloroquina, contraiu o covid 19 em janeiro, e está com fibrose pulmonar, não consegue nem subir os degraus da casa onde mora, 3 meses depois !!! !!!

    7. Perdi seis amigos que tiveram a atitude que você. Morreram rápido depois de se contaminarem.

    8. Perdi seis amigos que tiveram a mesma atitude que você. Morreram rápido depois de se contaminarem.

    9. Ignorância mata, muitos se foram e levaram muitos inocentes , enquanto o mundo tiver pessoas assim estaremos pagando o preço caro pois isso e a pior doença, ignorância e falta de amor ao próximo.

    10. Concordo plenamente. Quem quiser, que tome a vacina. Mas não obrigar as pessoas sadias a se submeterem a essa escravidão. As farmacêuticas estão ávidas de mais lucro e inventário doses e mais doses para não diminuir o lucro sobre o sofrimento alheio.

    11. O Malandro-Presidente eleito fez escola de egacionismo, haja visto que gadaiada chamava a Pandemia de FRAUdemia. Agora, após mais de 600 MIL Mortes, ainda tem safado dizendo que a pandemia.

    12. Muito bem continue tomando ivermectina e depois tenha que tratar uma epatite medicamentosa, porque esse medicamento ataca e muito o figado.

    13. Ignorante!!

      ” Nem os Deuses podem” escreveu Schüller

  46. Só usei máscara porque fui obrigado, assim como a vacina, só tomei por obrigação. Graças a Deus, quem é contra vai ter que aceitar as determinações da lei e pronto.

  47. Ninguém é obrigado a usar a máscara, mas como se prevenir sem ela? Cada um use a sua consciência.

  48. A humanidade encontrou nas vacinas e nos antibioticos um enorme ferramenta no combate a doenças que por muito tempo afligiram a humanidade. No entanto, vemos, hoje, que nega-se a importancia delas. Pergunta: esta havendo uma incidencia de pessoas que desprezam a vida, esta havendo um retrocesso civilizacional, ou, burrificação, mesmo?

    1. Fico pensando como as pessoas que precisam trabalhar em ônibus,trem,BRT cheios.Facil falar quando não se precisa trabalhar ou trabalho on line.Acho que máscara e higiene será sempre necessário.O que tem de pessoas com depressão, síndrome de pânico e morrendo de infarto por tanto medo.

    2. O mundo está pregando que; máscaras não adiantaram de nada, Lockdown, não adiantou em nada e ainda tem gente acreditando nisso. Os experimentos chamados “vacinas”, estão matando mais do que salvando. Quem quiser acreditar no lobby, fique à vontade. Cientistas e estudos sérios, fazem afirmações do que essas providências, tiveram resultados de baixa relevância.

    3. Burrifucação mesmo!! E se bobear ao invés de cumprimentar, essas pessoas vão mugir!!

    4. Eu tive covid usava mascaras, fiquei 8 dias no hospital 50% do pulmao , sobrevivi ja tomei as vacinas e nao vou usar mais máscara, usava e assim mesmo peguei, se as vacinas evitam de ter covid e se tiver e mais fraco, então de que vale as vacinas, meu filhou pegou em fevereiro usando mascaras mas tinha tomado as vacinas e nem precisou ir ao medico, logo melhorou tomando os analgesicos, assim como muitos amigos oegaram agora e em 3 dias melhoraram!

  49. Tive covid a mais de 5 meses, perdi o olfato, não sinto cheiro de nada
    .só estou vivo graças a Deus, e a vacina, mesmo assim estou alguns problemas de saúde que não tinha antes.
    Meus amigos e amigas, a pandemia não acabou, use máscara, evite aglomeração, do contrário ainda vamos perder muitas vidas.

  50. O que vai trazer mais efeitos ruins não é a Covid não…e sim as vacinas. Está tendo muitas reações graves da vacina. MUITAS. Mas os médicos são impedidos de divulgar. Vejam a entrevista da Leda Nagle com a mãe do Bruno Graf. Percorra os comentários, e verão o que estou dizendo. Mortes por mau súbito em adolescentes, que eram sadios. Acham isso normal? Eu e meu esposo não nos vacinamos. Estamos levando vida normal. Tendo hábitos e alimentação saudável. Usando máscara só quando nos solicitam, em ambiente fechado. E não pegamos Covid.

    1. Eu tive na Segunda leva em outubro de 20.Foi muito leve,mas mesmo assim fiquei muito fragilizada e só pensava que as pessoas de minha convivência me regeitariam e isso foi o que aconteceu . Afora isso,depois de tomar a dose de reforço,em outubro,tive dentro de um mês e poucos dias, tive inchação nós tornozelos, e fiquei com dor nas juntas e dor nas batatas das pernas. O exame vascular acusou derrame na perna direita.

    2. Sorte sua!
      Porém, não tomar vacina é ignorância. Sempre tomamos vacinas, sarampo, rubéola, caxumba, meningite, febre amarela, tétano, coqueluche, tuberculose, varíola (doença viral grave que foi erradicadas do Brasil há muitos anos graças a vacinação), hidrofobia, malária, e também contra vírus mais recentes como o H1N1 e este ano a partir de março vai começar a vacinação contra o H3N2.
      Sou médica, leio e estudo muito sempre tomei vacina, fiz nos meus filhos e no meu neto que tem 7 anos.
      Vc deveria tomar as vacinas pelo menos em respeito aos outros pois é graças a pessoas como vcs que ainda temos tantas pessoas adoecendo e morrendo.
      Vão levar para o túmulo o pecado do desrespeito, do pouco caso com a vida alheia, da falta de empatia e amor para com seus semelhantes.
      Vc deveria de ter vergonha da sua ignorância e do seu pouco caso para com o outro.

    3. Não sei o que é pior: sequela do Covid ou efeitos colaterais de vacinas experimentais. Não confio na vacina, tomei 1 dose e me arrependi, prefiro cuidar da imunidade.

    4. *Taxas e dados de 15/03/2022 de mortos por COVID no RN*
      *Total de mortos no RN* desde o início da pandemia (2020-15/03/2022): *8089 pessoas*.
      A cada *mil pessoas, duas morreram* por COVID no RN desde o início da pandemia; Será que é motivo pra este alarde todo?
      Total de mortos no RN na faixa etária 15-29 anos (2020-2022): *169 jovens*;
      A cada *10 mil jovens, dois morreram por COVID* em dois anos de pandemia. Uma mortalidade ínfima perto de outras doenças e mesmo mortes violentas.
      Total de crianças (0-14 anos) mortas por COVID: *28 crianças* em dois anos de pandemia.
      A cada *100 mil crianças, 4 morreram por COVID* em dois anos de pandemia (lembrando que não temos dados de comorbidade). É bastante improvável que a vacinação reduza estes valores.
      Entre 22 de fevereiro e 15 de março de 2022 *(21 dias)*, *86 mortes* por COVID no RN. Dentre estas 86 mortes, *42 (49%) tinham mais de 80 anos; 30 (35%) tinham entre 60 e 79 anos*. Isto é, *84% das mortes dos últimos 21 dias são de pessoas acima de 60 anos.*
      Provavelmente com duas ou três doses de vacina! Por isto, vamos dar a quarta dose, quem sabe agora vai….

    5. Isso é fakenews . Acredite na ciência e nos cientistas. Estude e pare de folclore. Todos os meus amigos e amigas foram vacinados com três doses ninguém teve nenhum problema e nem conhecemos quem tenha tido! Reação é normal em qualquer vacina .

    6. Eu nunca testei positivo para covid, mas fiz 2 testes por uma questão de respeito por quem convivi comigo. Acho mto importante seguir todos os protocolos e continuarei a tomar vacinas e acreditar na ciência. Vamos respeitar o próximo e não ficar fazendo propaganda negacionista. Faça a sua escolha e se cale.

  51. A estupidez humana é infinita! Estudem biologia: vírus são de tal maneira minúsculos que ultrapassam qualquer material que não seja sólido. Máscaras são instrumentos de controle de personalidade e isso é demonstrado em quem defende o que não conhece…

    1. Concordo totalmente! Pena que tantas pessoas não estão raciocinando! A lógica sumiu! 😢😢

    2. Que absurdo. Os profissionais da saúde usam máscaras há séculos. Se você for fazer uma cirurgia, peça que todos tirem máscaras, luvas e todas as medidas profiláticas, afinal nada disso, segundo o seu raciocínio, protege contra microorganismos

    3. Gente, é sério que a estupidez chegou ao ponto de produzir esse tamanho de absurdo num comentário tão curto. Em todos os sentidos?!

    4. Falta só você postar as provas, os resultados das pesquisas sobre o que você afirma. E quando você precisar de uma cirurgia, diga aos médicos para tirarem as máscaras. Quando for ao dentista faça o mesmo; diga ao dentista para tirar a máscara

  52. Máscara é bom para pessoas que tem alergia 🤧 ao pólen das flores, como se via sempre nos países asiáticos e principalmente o Japão 🇯🇵, e eles tem costume se tiverem gripado também usa máscara, isso eu acho lógico✨✨✨

  53. Olá pessoal!
    Estamos sempre aprendendo sobre tudo. Devemos nos informar constantemente com boas informações sobre todas as coisas que são parte da nossa vida. O SARSCOV-2 é uma dessas coisas. Parece que veio pra ficar. Doenças de transmissão infecciosa pelo ar temos muitas. Algumas vacinas são disponibilizadas todos os anos e sempre nos ajudaram. Sabemos até em que época do ano vamos ao posto para nos vacinar. Aprendemos a proteger os sãos, cuidar dos doentes, evitar o contágio. Não precisa ser cientista ou médico pra isso. Nossas mães e avós nunca nos mandaram circular para pegarmos doenças. Crianças gripadas ou com febre em casa são isoladas, copos, pratos e talheres separados etc, etc. Não mandamos crianças com febre e tossindo para a escola. Já aprendemos muito. As sociedades aprendem. Mudança de comportamento e disseminação de informações de qualidade são fundamentais na saúde em todo o mundo e poupam vidas em qualquer época.

    1. Bla,bla,bla…. Ninguém tem certeza de nada, se tivessem já teria uma norma ou mesmo lei sobre o assunto, todo dia aparecem expert no assunto.bla,bla,bla….

    2. Se deve usar máscaras se estiver com sintomas de gripe, porque desprezar a máscara para se preveni contra o Covid, um vírus pandêmico tal letal, que em pouco tempo ceifou a vida de milhares de seres humanos! Diga sim ao uso de máscaras, vacinas. É digamos não à ignorância.

    3. Professor Nicolelis esteve presente ajudando desmistificar por todo o período pandêmico e sempre esteve a frente dos acontecimentos. Agradeço pelos seus conselhos pois são muitíssimos importantes.

  54. Que piada. Façam a vocês mesmo a pergunta: Eu conheço alguém HOJE que está com Covid-19? Duvido que a resposta seja sim, há mínimos casos no Brasil. A doença está causando muitos estragos psicológicos, abram os olhos, ela vai conviver entre nós, que nem todas as outras gripes e doenças. Não há mais tempo para esperar essa doença acabar, porque ela nunca vai acabar. Vivam o hoje!

    1. A sensatez recomenda continuar a utilizar máscaras ao sair de casa, a Covid continua em atividade, a possibilidade de se contaminar é real e as consequências imprevisíveis.

    2. Ele só disse para continuar se cuidando e usando máscara. Qual parte você não entendeu ?

    3. Não entendeu o texto, certamente! As consequências estão por vir e para todos, em especial os que tiveram os vírus, mesmo de forma branda. Um exemplo: outro dia na TV passou a forma como o vírus atua no cérebro. E muitos outros estudos sobre as consequências virão.

    4. A vida é sua faça o que quiser, agora não critique quem quiser continuar a usar máscara e evitar aglomerações. Cada um é responsável por si.

    5. Claro que conheço. Minha namorada está sem olfato e sem paladar. A mãe de um conhecido meu se recusava a tomar vacina e morreu de Covid.

    6. Tem gente que só abre a boca para falar besteira!

    1. Que falta de inteligência, a um mês atrás um amigo de 52 ano morreu por causa de um sobrinho que achava que a pandemia já havia acabado ele não usa a máscara

    2. Que absurdo. Os profissionais da saúde usam máscaras há séculos. Se você for fazer uma cirurgia, peça que todos tirem máscaras, luvas e todas as medidas profiláticas, afinal nada disso, segundo o seu raciocínio, protege contra microorganismos

  55. Perdi alguma minutos lendo isso.
    Falou pouco e não disse absolutamente nada de novo. Filosofou e não disse nada. Só repetiu o q tds já sabem. Se contradiz qdo diz q não se pode afirmar nada, mas ele afirma algo q a ciência tb não diz. A longo prazo ngm sabe as consequências da vacina, mas a longo prazo vcs já descobrem o q o COVID pode causar? Já deveria falar com a oms.

    1. Ele só disse para continuar usando máscara e continuar se cuidando pois a COVID não acabou. É uma doença gravíssima!
      Qual parte você não entendeu ?

    2. O Dr Nicolelis foi muito claro em relação às sequelas deixadas pela contaminação pelo vírus, mesmo quando os sintomas são brandos. Há muito ainda o que se descobrir sobre as consequências e isso só é possível com o passar do tempo, verificando -se que se passa com os contaminados sobreviventes. A ciência tem sido clara, quanto a isso. Dr Nicolelis foi claro: mantenha-se protegido. Ainda não se tem TODAS as informações sobre este vírus.

    3. As vacinas estão no mundo há mais de 100 anos. A pandemia por covid é recente. Trata-se de um vírus sobre o qual ainda há muito desconhecimento.
      As sequelas deixadas fazem parte de estudos ainda em andamento. É sobre as sequelas que o texto tem seu tema central.

  56. Muito bem Toto Riina .quanta gente se ofendendo um ao outro por políticos,o caso é mascara .vou usar quanto tempo for preciso,eu e minha família. querra basta a que esta matando tantos inocentes na Russia .fe em Deus vamos em frente ,viver é bom de mais .

    1. Enquanto muitos ficam discutindo, a doença em silêncio vai avançando. Quem garante que acabou?

  57. Esse inconsequente Prefeito do Rio de Janeiro nesse momento está levando à população a contratar novamente o vírus COVID 19.
    Inconsequente e irresponsável.
    Povo de Deus não vá atrás dessa história queda pandemia está no fim.
    Não se deixe enganar.
    As consequências serão sérias .
    USEM MÁSCARAS EM
    LUGARES ABERTOS E FECHADOS .
    LIBERTE-SE EM CASA .

  58. Continuarei usando máscaras, pois confio na ciência, e não me envolvo com briga partidária. Estarei defendendo a saúde sempre

    1. Eu também vou continuar usando máscara eu peguei em 2020 e fiquei assintomática. # simasmascarasmarcia

    2. Se você não acredita em um cientista com carreira brilhante…o que fazer? Ele não é qualquer um. É um dos maiores neurologistas do mundo. Só isso

    3. Acredita e confia em Deus, e faz sua parte. Só isso basta. Eu e minha família, vamos usar até dizer chega.

  59. Fico boba mediante a falta de pesquisa e leitura. Fazem uma mistura de opiniões entre Ciência e briga partidária.
    Vou continuar usando máscaras e seguindo os protocolos, pois defendo a Ciência e amo minha saúde.

    1. Vou continuar usando máscaras. Porque os políticos mascarados querem enganar à população

    2. Não se pode vacilar com um vírus que trouxe tantas mortes no Brasil e no mundo.

  60. Continuarei a usar máscara. É um absurdo . A covid está aí. Bem presente em todo planeta

  61. Continuarei usando máscaras. Não tive covid, não tive gripe, rinite , sinusite, etc. Não confio estar próxima de alguém sem máscaras. Amo estar viva e viva com saúde, mais ainda!!!!isso é educação e cuidar do próximo.

  62. Ahh tá…saudável é vc respirar e expirar o mesmo ar o dia inteiro com uso da máscara…isso não causará sérias doenças respiratórias?

    1. Se assim fosse todos os médicos e outros profissionais da saúde que há décadas usam máscaras na maior parte do tempo teriam sérias doenças respiratórias!

    2. @Sonia, esse seu comentário é muito importante, pois usar máscara por longo tempo, reduz a oxigenação do corpo, pois re-inalamos o ar.
      Isso pode evitar alguma virose, mas ocasionar inclusive danos neurais e cerebrais por baixa oxigenação.
      Uso regularmente a máscara, mas qdo estou só retiro.
      Graças a Deus eu e minha esposa Luiza, apesar de termos trabalhado todos os dias da pandemia, não contraímos covid19, nem iremos nos contaminar, se Deus quiser.
      Tomamos ivermectina a cada 15 dias e agora a cada 30 dias e depois iremos pra cada 180 dias, sem nenhuma sequela até agora.

  63. Gente não gosta de pesquisar, mas gosta de comentar. A máscara de pano não milagrosa, mas ajuda. Por pouco, obviamente, mas faz a função dela. A proteção da máscara de pano dura apenas 20 minutos. Obviamente, todo pesquisador defende o uso da PFF2. Inclusive existem estudos sobre a eficácia da máscara e comparando a própria PFF2 com a de tecido. Gente, Google Acadêmico, PubMed, etc, etc tão aí! É só pesquisar.

  64. Gente não gosta de pesquisar, mas gosta de comentar. A máscara de pano não milagrosa, mas ajuda. Por pouco, obviamente, mas faz a função dela. A proteção da máscara de pano dura apenas 20 minutos. Obviamente, todo pesquisador defende o uso da PFF2. Inclusive existem estudos sobre a eficácia da máscara e comparando a própria PFF2 com a de tecido. Gente, Google Acadêmico, PubMed, etc, etc tão aí! É só pesquisar.

  65. Como dar crédito à um “cientista” que defende o maior Câncer do nosso país, chamado STF… que votou na Dilmanta, Haddad e apoia o maior lulaLADRÃO que já existiu ?! Que defende o Comunismo! E vem falar em negacionismo? Em genocidio?! É mais uma farsa que certamente é beneficiado com muito dinheiro público!

    1. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    2. Miguel Angelo Laporta Nicolelis é um médico e cientista brasileiro, considerado um dos vinte maiores cientistas em sua área no começo da década passada pela revista de divulgação Scientific American. Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Wikipédia. AÍ. … vem a Silvana que nem o ensino médio deve ter completado, bostejar sobre o que não conhece apenas porque ama o boçal que nos governa. Silvana, por favor, parodiando Schopenhauer, retorne ao recôndito do nada.

    3. Silvana você sabia que qualquer pessoa que chame o Lula de ladrão pode ser processada por ele? Eu, com o maior prazer, copiei o seu comentário e estou enviando para os advogados dele. Lula foi declarado inocente de todas as falsas acusações contra ele, então, você terá que apresentar as provas do que escreveu. Vai providenciando sua defesa.

    4. Booooaaa! E tem gente aqui que falou em processo pra vc 🤣🤣🤣 nossa, que medo do 🦑 🤮.

    5. O que tem haver diamante e Lulaladrão com esse comentário de covid 19 ? Uma coisa não tem nada haver com outra.

    6. Excelente, isso é narrativa para continuar escravizando à população, CANALHICE

    7. Você nem é comunismo. Provou aqui com seu comentário. Sendo assim, provavelmente também desconhece muitas outras coisas das faz afirmações sem nenhuma base de conhecimento

    8. Se faça um favor: larga o telegram e a Jovem Pan. Sério? Conseguiu meter o comunismo no meio de mais um assunto. Cansaço…

  66. Que discussão boba. Quem for responsável, tiver família…com certeza vai usar, até não ter mais mortes. Quem for negacionista,o dono da verdade, não use, use no céu depois.

  67. Sou médico com pós graduação em epidemiologia. Causa-me perplexidade ver tanta gente sem nenhum conhecimento de causa, criticar e ofender o prof. Nicolelis
    Essa postura do ” não li e não gostei” foi incentivada pelo Olavo de Carvalho entre outros, e o negacionismo científico virou política de estado. Muitos hj tri vacinados, têm a cara de pau de fazer campanha anti-vacina.
    Difícil entender,mas creio que a perversão cria um laço social.

    1. Mazômi, perdendo tempo com essa galera, os “calígulas não passam em uma prova do Mobral, avalie entender de epidemiologia.

  68. Meu Pai, isso é um bando de robô ou um bando de negacionista idiota?
    Mas…como alguém já disse: “quanto mais negacionista, menos negacionista” graças a Deus.

    1. São tantas contradições que eu não sei se tomo uma gelada ou abri uma garrafa de cachaça. 😳🥺

  69. Nos países asiáticos pessoas com qualquer doença respiratória, seja gripe, resfriado ou mesmo uma rinite alérgica, quando saem de casa usam máscara. Esse seria um.bom.costume a ser adotado no Brasil, evitaríamos Covid e uma série de outras doenças.

    1. Apoio esse comentário. Seria uma medida para evitar muitas doenças mesmo.

    2. Eu vou continuar pra minha proteção,e das pessoas que eu amo. E muita irresponsabilidade liberar pra não usar máscaras com 500 mortes por dia

    3. ESSE COMENTÁRIO É PERFEITO. A VISA Q A VIDA SÓ É UMA E POR SINAL MUITO VALIOSA.

    4. Deveria ser assim no mundo todo, isso se chama responsabilidade e respeito ao próximo.

    5. E vdd. Meu filho mora no Japão há 8 anos e diz q por uma simples dor de garganta ou resfriado não saem sem máscara.
      Q o álcool gel é comum nos comércios

  70. O cientista está alertando pra o estrago que o coronavírus pode nos causar, cabe a cada um adotar ou não as medidas de segurança pensando em si e no próximo. Não vamos perder tempo politizando a questão.

    1. Tenho pavor dessa porcaria, estou sempre agitada e me sentindo mal com esse calor horrível e ser obrigada, nunca houve essa palhaçada, cada um usa se quiser.

    1. Eu vou sempre usar máscara , e evitar ao máximo aglomeraçôes.

    2. Nao deveria dizer mas, como acima, quanto mais negacionista, menos negacionista.

  71. Nada do esoesqueleto, esse não me engana, diga com quem anda, que direis quem és. Pode fazer uma devassa nas contas desse petralha, o patrimônio jamais será compatível com seus rendimentos. Assim como os artistas da Globo tinham benefícios de bilhões da lei Rouanet, esse era também o grande beneficiado pelo instituto de Macaíba. Vagabundo!

    1. Vc conhece a Lei Rouanet? Leia-a na íntegra. Convido-o a uma ótima leitura. Não se importe em mudar de opinião.

    2. -Antivírus 2022L13 activated
      -Bolsominion.exe detected
      -Move to quarantine or delete?
      -Delete!

  72. Os babacas sem máscara devem ser levados. A questão é, cada um faz o que quer, desde que não contagie ninguém.

  73. Nicolelis não tem competência profissional pra se posicionar. Ele se diz especialista em área específica que não envolve as epidemias, suas causas e efeitos. É mais um “cientista” que fala sem fundamentar suas conclusões. É o dito cientista do achismo.

    1. Descordou Francisco. Muitas pessoas estão centradas em uma especialidade, mas, tem tbm conhecimento dentro da área. Não acredito que faria esse comentário se não tivesse alguma fundamento referente. Tem lógica o que ele disse. Quero acreditar ser um alerta , um despertar da consciência de maneira geral. Vale a dica.

    2. Quanta ignorância sua a respeito do Dr Nicolelis. Mas vocês são os reis do achismo. Por “acharem” ao invés de saberem é que estamos onde estamos.

  74. Esses “especialistas” só servem para colocar pânico na população, alías cadê aquele ESPECIALISTA que dizia que teríamos 11 mil mortes no RN até o dia 15 de maio de 2020. Passados 2 anos de pandemia mal passamos da metade disso, VERGONHA. Deviam ter ao menos a humildade de se RETRATAREM.
    Colocar a população em pânico não ajuda em nada, muitos passaram a ter problemas psiquiátricos em virtude de tanta previsão ABSURDA desses “especialistas” que só serviram para disseminar o medo e o pânico, afetando a saúde mental de muitos.

    1. Teve um que disse que morreriam oitocentas pessoas, e que não passava de uma “gripezinha”… O que vc diz desse idiota?

    2. Sua mãe tá bem César? Está espirrando? Coitada!

  75. Esse “cientista” vermelho é o mesmo que assistiu o PT saquear o país e ficou quietinho. As universidades são infestadas desse tipinho aí.

    1. Não só o coronavirus, o bozovirus contaminou muita gente neste Pais com burrice e ignorancia

  76. Tem tda a razão, quem quiser colocar sua vida em jogo, que coloque. Em lugares fechados, sempre máscaras e em locais abertos sempre que possível use máscaras.

    1. Eu prefiro continuar com a máscara me protegendo, ainda não temos certeza de nada…portanto… Não é a toa que no decreto diz, que não é obrigado, mas recomendado o uso …

  77. Desde o fiasco na copa que o Miguel vem pervertendo a ciência em seu próprio nome. Vai morrer de máscara. O vírus nunca irá acabar.

    1. Qual fiasco? Esse pesquisador possibilitou a uma pessoa com deficiência colocar a bola em jogo com muito sucesso! Não distorce a realidade José, isso é feio e irresponsável.

    2. Foi uma conquista gigantesca. Se a Globo minimizou, o fato científico não é menos importante por isso.

  78. Não foi proibido o uso de máscara, passou a ser facultativo portanto usa quem quer. Não tem porque esse mimimi, quem quiser usa e acabou-se.

    1. É?…
      É?…
      É mesmo?…
      Então, vamos à cabeça.
      Usa máscara quem quer.
      Talquêi.
      O cara pega covid, que lhe causa um problema crônico.
      O cara não tem plano de saúde.
      Mas optou por não usar máscara.
      Azar o dele?
      Negativo.
      Se ele não tem plano de saúde, vai pra onde?
      Não precisa responder que te ajudo na resposta: o “optante” vai pro SUS.
      Se milhões não usarem máscara e milhões tiverem problema crônico, não vai ter SUS que dê conta.
      Vão aumentar os custos.
      E quem paga?
      Não precisa gastar seus poucos neurônios. Eu te ajudo na resposta: quem paga o SUS É VOCÊ, SUA MÃE, SEU PAI, TUA MULHER etc etc
      Ou seja, eu, tu, ele, nós, vós e eles.
      Entendeu, boboca?

  79. O grande problema de nicolelis é que suas previsões não se confirmaram, virou o profeta do caos.
    Tudo é muito experimental e novo, os cientistas ainda estão perdidos, qualquer opinião dita com veemência, é exagero e tolice.

    1. Poste as previsões que ele fez e o dados. Mas poste documentos oficiais. Texto digitado não vale.

  80. Como se uma máscara de pano, feita num fundo de quintal, sem fiscalização, sem selo do Inmetro, sem qualquer qualidade nos protegesse de algo, nem do mal hálito dos outros nos protege.

  81. Este lix* de esquerda propagador do caos sabe de nada. Segundo ele hoje não teria um ser vivo no RN.

  82. Essa é uma discussão que não deveria existir, quem quer usar, usa, em qualquer ambiente. O que deveríamos estar discutindo é a obrigatoriedade do uso do capacete, o estado ter programas sólidos para acompanhamentos de hipertensos e diabéticos, estamos lidando diuturnamente contra mortes silenciosas por patologias cardio vasculares, por diabetes não controlada, que provocam milhares de amputações aqui no estado. Foi aberto um hospital com essa finalidade, este governo foi lá e fechou, deixando a bangu toda uma linha de cuidados, que já não era boa, hoje a ortopedia tem filas de 4.000 pessoas aguardando uma cirurgia, na cirugia geral nem se fala, urologia, cirugia renal, todas um caos, com essas coisas devíamos nos atentar.

    1. Ninive ema coisa não pode excluir a outra. O presidente cortou verbas destinadas ao SUS. Isso também deveria ser falado

  83. Não acredito que devamos desmerecer a opinião de um cientista renomado internacionalmente, essa tática foi aplicada na CPI do COVID, usar ou não usar é uma questão de preocupação e preservação da própria saúde, jamais uma discussão tola, usa quem quer e onde quer, escuta quem quer, ele está emitindo uma opinião.

    1. Opinião é muito diferente de conhecimento. Um cientista divulga conhecimento, para isso pesquisa e estuda a vida toda. Para ter opinião não precisa nada disso.

    2. Para ter opinião não precisar nem ir à escola. É preciso saber a diferença entre conhecer e achar. Opinião é para quem acha. Para saber precisa de muito estudo

    1. Isto , use máscara dentro do carro sozinho, dentro de casa , durma com máscara , idiota , já voltou a trabalhar o você é da turma que o vírus só ataca quem trabalha???

    2. Que é isso Brasil, pera que agressão? A Máscara é utilizada em alguns locais e deve ser usada em diversos momentos com muita utilidade, se proteger é um direito cidadão, se não quiser não usa, direito cidadão também, não precisa polemizar, vcs precisam aprender a viver.

    3. Eu vou continuar usando. Não me incomoda em nada e prevenir é melhor.

  84. E aparece uma foto dele sem máscara, é aquela famos frase do, faça o que eu digo mas não faça o que eu faço.

    1. kkkkkkkkk! Bem observado! Penso que a liberação das máscaras ao ar livre, é bem plausível. No entanto, pra pessoas com comorbidades, idosos e não vacinados, eu não recomendo. Principalmente em lugares fechados. Um espirro, ou uma tosse cheia nesses ambientes fechados, de quem tá sem máscara, é um “Deus nos acuda”!

    2. O cidadão comenta até da foto! Esse é burro! A maioria aqui na real, né.
      Mano, essa foto é de 2019. Dá um Google aí. Dica: coloca assim “Foto: José Luiz Somensi – Nocolelis” e veja o ano da foto.

    3. Ele está trabalhando de casa faz tempo. Está isolado desde o início da pandemia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Carro atinge parede de padaria e funcionária fica ferida em Natal

Vídeo: Reprodução

Um carro atingiu a parede de uma padaria e abriu um buraco na cozinha do estabelecimento, na manhã desta terça-feira (26), em Natal. Uma funcionária ficou debaixo de escombros e foi retirada do local ferida.

O caso aconteceu próximo à rotatória da Rua dos Caicós com a avenida Lima e Silva, no bairro Nazaré, por volta das 9h. Segundo Leandro Alves, proprietário da padaria, vários acidentes já foram registrados no local.

Ainda de acordo com o proprietário, a condutora do carro sobrou na curva da rotatória, e segurou o pé no acelerador do carro automático, perdendo o controle do veículo.

Um vídeo gravado por câmeras de segurança mostra o momento em que o veículo passa pela rotatória, acelera e bate na parede. Veja acima.

Leandro afirmou que já pediu mudanças no trânsito da região, por causa dos vários acidentes no trecho.

“Aqui não é a primeira vez que acontece isso. Eu quero pedir mais uma vez às autoridades locais. Não faz 30 dias que fiz uma filmagem aqui, por causa de acidentes, para tomarem uma decisão, alguma resolução para esse problema. Hoje estou com um colaborador acidentado”, disse o empresário.

De acordo com o empresário, mesmo com duas paredes na cozinha, o impacto derrubou a estrutura a funcionária ficou embaixo dos destroços.

“A gente tirou aqui, se responsabilizando, esperando uma ambulância chegar para que não acontecesse algo pior”, disse.

Uma ambulância do Corpo de Bombeiros foi acionada ao local e levou a trabalhadora para um hospital. O estado de saúde dela não foi informado, mas ela deixou o local consciente.

A motorista do veículo envolvido no acidente não quis dar entrevistas.

G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Filho em recuperação na escola? Saiba o que fazer nos casos em que o estudante não rendeu o suficiente nos estudos

Foto: Divulgação

A chegada do fim do ano letivo é um momento de tensão não só para os alunos, mas também para os pais, que ficam preocupados e com receio de que seus filhos fiquem em recuperação escolar. Devido a esse sentimento, muitas famílias se sentem frustradas e, em razão das notas insatisfatórias do estudante, surgem dúvidas sobre como agir para ajudá-los a passar por esse desafio.

Nessas situações, Victor Cornetta, especialista em Tendências Educacionais e CEO da Kaizen Mentoria, empresa potiguar de mentoria educacional, explica que é fundamental direcionar a atenção para os conteúdos mais importantes. “Com o tempo curto, é importante focar no que realmente importa. Não adianta estudar todos os conteúdos, mas sim aqueles de maior relevância para o momento”, orienta o especialista.
Victor também destaca que a situação pode ser difícil para os pais, que muitas vezes não dominam todas as matérias e se sentem impotentes para ajudar completamente os filhos e dá como solução a construção de um cronograma de metas de estudo.

“Manter a calma é fundamental. Evite discussões e busque entender o que está acontecendo com o estudante. Perguntas como ‘Qual parte do conteúdo você acha mais difícil?’ ou ‘Como podemos organizar melhor seu tempo de estudo?’ ajudam a envolver o estudante no processo, fazendo-o sentir que está sendo ouvido”, recomenda Victor.

Ele também enfatiza que as metas devem estar adequadas ao tempo e dinâmica do aluno: “Um cronograma realista, alinhado com o tempo disponível e a capacidade de aprendizado do estudante, é essencial para evitar a sobrecarga”, sugere o especialista.

Além disso, o acompanhamento emocional é outro ponto crucial. “Entenda que o domínio do conteúdo não é suficiente. O estudante precisa estar emocionalmente preparado, com estratégias para lidar com situações como ‘dar branco’, falta de concentração e gestão do tempo durante a prova”, finaliza Victor Cornetta.

O especialista deixa o passo a passo para ajudar o estudante na recuperação escolar:

Foque nos conteúdos mais relevantes: Priorize o que é mais importante para a recuperação, evitando estudar tudo de forma superficial.

Crie um cronograma de metas realistas: Estabeleça metas claras, alinhadas com o tempo disponível e a capacidade de aprendizado do estudante.

Mantenha a calma e evite conflitos: Utilize perguntas abertas para engajar o estudante no planejamento de seus estudos.

Acompanhe o aspecto emocional: Esteja atento ao estado emocional do estudante e trabalhe questões como ansiedade e falta de concentração.

Considere a mentoria educacional: Se necessário, busque o apoio de um profissional para orientações mais específicas e intensificação dos estudos.

Os interessados em conhecer de perto o impacto da Kaizen na vida acadêmica dos alunos, basta agendar uma reunião com um dos diretores clicando no link a seguir: https://bit.ly/kaizenmentoriabg

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Rede Municipal de Ensino discute o surfe como prática nas aulas de Educação Física

Foto: SME

Com os objetivos de desmistificar preconceitos sobre o surfe e desenvolver estratégias pedagógicas para introduzir a modalidade nas escolas, explorando temas como equilíbrio, postura e movimentação a Formação Continuada de Educação Física da Rede Municipal de Ensino, abordou práticas de aventura, especificamente surfe, oferece novas possibilidades para a Educação Física Escolar, proporcionando uma experiência prática com os professores da disciplina na praia de Ponta Negra na manhã desta segunda-feira (25). A formação foi ministrada pelo guarda-vidas Paulo Henrique Costa, o surfista profissional Leonardo Macêdo e pelo professor e acadêmico de Educação Física Rovane Carrião Portela.

Pensando nas possibilidades de aulas com os estudantes ao considerar Natal, uma cidade litorânea, a professora Karluza Araújo Moreira Dantas da E. M. Professora Josefa Botelho comentou sobre a formação continuada. “É uma prática extremamente válida, trata-se de uma oportunidade de contato com a natureza, além da prática esportiva e corporal. Podemos refletir sobre questões ambientais com os estudantes e integrar com diversas disciplinas”.

Já o professor Gilson Bezerra da E. M. Professora Maria Cristina Osório Tavares pontuou sobre as possibilidades  de realizar atividades ao ar livre. “A formação permite que professores pensem em espaços públicos para usufruto das populações, estimulando práticas corporais ao ar livre. Desenvolve o gosto dos estudantes por atividades externas e promove dinâmica comunitária.”

O guarda-vidas e estudante de Educação Física Paulo Henrique Costa destacou a iniciativa da formação. “A iniciativa de aulas de surfe é fundamental para escolas. As crianças têm mais oportunidades de esporte, de contato com a natureza e com a diversidade marinha. Como guarda-vidas, valorizo segurança aquática, foi uma experiência única trabalhar com os professores e estudantes”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Áudios indicam que militares estariam divididos sobre golpe

Fachada do Palácio do Planalto à noite. | Sérgio Lima/Poder360 – 05.08.2024

Foto: Reprodução

Áudios obtidos pela PF (Polícia Federal) indicam que os militares estariam divididos sobre aderir aos planos para um eventual golpe de Estado depois das eleições presidenciais vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022. As conversas foram divulgadas pela TV Globo.

Em uma das mensagens, o coronel reformado Reginaldo Vieira de Abreu disse ao general Mario Fernandes que 5 “kids pretos” (grupo formado por militares das Forças Especiais) não desejavam aderir ao plano e 3 “queriam muito”. Os demais estavam na “zona de conforto”. Ele declarou: “É isso. Infelizmente. E a lição que a gente deu para a esquerda é que o Alto Comando tem de acabar”.

Na época, Reginaldo Vieira de Abreu era assessor do então presidente Jair Bolsonaro (PL). O ex-chefe do Executivo, Fernandes e outras 35 pessoas foram indiciadas pela PF na última 5ª feira (21.nov.2024) no inquérito que apura a tentativa de um golpe de Estado em 2022. O relatório final foi encaminhado ao STF (Supremo Tribunal Federal) a cargo de Alexandre de Moraes, ministro relator do caso.

Segundo Moraes, há “robustos e gravíssimos indícios” de que alguns integrantes do governo Bolsonaro discutiram e iniciaram o que seria um planejamento para, em 2022, matar Lula e o então vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), e o próprio ministro do STF.

Na época, Fernandes era secretário-executivo da Secretaria Geral da Presidência. Ele sempre foi o mais efusivo defensor de um ato de força para impedir a posse de Lula e Alckmin. Em grupos de mensagens do governo Bolsonaro, ele reclamava da inoperância da administração federal sobre tomar alguma atitude para não haver a troca de presidentes.

Em novembro de 2022, Fernandes demonstrou insatisfação sobre o que se passava. Em uma mensagem, o general disse a Vieira de Abreu que Bolsonaro precisava “decidir e assinar” um decreto de estado de sítio.

Reginaldo é conhecido como Velame e respondeu a Mario Fernandes em 5 de novembro de 2022, com uma referência a um jargão que era comum em discursos de Bolsonaro, sobre atuar sempre “dentro das 4 linhas da Constituição” (trata-se de uma alegoria com o futebol, quando se diz o que é permitido aos jogadores fazerem dentro de campo, delimitado por 4 linhas).

Eis o que disse Velame, segundo a PF: “O senhor me desculpe a expressão, mas 4 linhas é o caralho. Quatro linhas da Constituição é o caceta. Nós estamos em guerra, eles estão vencendo, está quase acabando e eles não deram um tiro por incompetência nossa. Incompetência nossa, é isso. Estamos igual o sapo, a história do sapo na água quente. Você coloca o sapo na água quente, ele não sente a temperatura da água mudar e vai se aumentando, aumentando, aumentando quando vê ele tá morto. É isso”.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Cadê o áudio com a voz do Bolsonaro ou, até mesmo, algum falando em tirar vida de alguém? Vai sair?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Médicos da UTI do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, paralisam atendimentos a partir desta terça-feira (26)

Foto: Divulgação/Sinmed

Os médicos que atuam nas UTIs do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, decidiram por unanimidade, em assembleia realizada nesta segunda-feira (25) com o Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed RN), iniciar uma paralisação a partir de amanhã (26). A decisão ocorre devido à pendência de pagamentos por parte do Governo do Estado, com repasses atrasados desde o mês de julho.

Segundo o Sinmed RN, o pagamento referente ao mês de julho deveria ter sido realizado até o dia 22 de novembro, conforme um acordo judicial firmado entre as partes. No entanto, até a data de hoje, o Estado não repassou os valores devidos, o que levou os médicos a aprovarem a paralisação, marcada para começar às 7h desta terça-feira.

“O sindicato notificou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), o Juizado Federal do Rio Grande do Norte, a empresa Sama, responsável pela gestão do hospital, e o Conselho Regional de Medicina (CREMERN) sobre a situação. A paralisação seguirá até que o acordo firmado com o Juizado Federal seja cumprido e o pagamento dos médicos seja regularizado”, afirma Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed RN.

A expectativa é de que, assim que o pagamento do mês de julho seja efetuado, os médicos retornem às suas atividades normais, garantindo a continuidade do atendimento na UTI.

PARALISAÇÃO
Durante a paralisação dos médicos, a assistência na UTI será reduzida.  Não serão aceitos novos pacientes e os leitos que ficarem vagos por alta de pacientes não serão ocupados. Os médicos devem prestar cuidados apenas aos pacientes internados, até que recebam alta e aqueles que necessitarem de internação em UTI serão orientados a buscar outras unidades de saúde do Estado.

Portal da Tropical

Opinião dos leitores

  1. Olhem a prova do desmantelo da SESAP, a ortopedia e apenas um segmento que aponta, existem outros tão ou mais sérios a serem vistos, os que estão na SESAP não sabem conviver, estruturar e apagar fogos, a governadora só sabe mentir com aquele jeito que lhe é bem peculiar.

  2. Se tem uma coisa que a silentíssima Governadora prometeu na campanha ela está fazendo o melhor vai começar

  3. É só notícia assim? Esse PT é uma draga de destruição que não desliga nem para nunca… Olhe, que até gafanhoto para pra dormir de noite.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Obras da engorda de Ponta Negra passam de 50% de conclusão

Foto: Adriano Abreu

A obra de engorda da praia de Ponta Negra ultrapassou metade da execução dos serviços, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura de Natal (Seinfra), e atingiu um índice de cerca de 55%. Ao todo, um trecho de 4 quilômetros será aterrado. Os trabalhos se concentram atualmente na altura do Elegance Flat Hotel, com o alargamento da faixa de areia para 50 metros na maré alta e de 100 metros na maré baixa. A Secretaria ainda não definiu a data exata para entrega da obra, mas segue projetando o final de dezembro como prazo máximo de conclusão. A Prefeitura tem prometido que o réveillon ocorrerá na faixa concluída da engorda.

Na semana passada, foram anunciadas as atrações de final de ano, bem como do “Festival Vem Verão”. Em Ponta Negra, os shows começam em 27 de dezembro e vão até o último dia do ano. Não foi divulgado o local exato dessas atrações, mas a secretária de Cultura de Natal, Danielle Mafra adiantou, na sexta-feira (22) que a realização da festa de réveillon no trecho concluído da obra está confirmada. “A engorda é uma área incrível. Do dia 27 a 31 de dezembro vamos celebrar lá o final do ano, o encerramento da gestão e o réveillon com a queima de fogos“, disse.

A reportagem procurou a secretária nesta segunda-feira (25) para obter um melhor detalhamento de como se dará a execução da festa, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição. Os trâmites mais recentes para a engorda remontam a junho deste ano, com a chegada da draga à capital potiguar, mas sem a emissão da última licença necessária, a de Instalação e Operação (LIO) para a intervenção, deixou a cidade logo em seguida. A LIO foi emitida em 23 de julho e a obra começou em 30 de agosto. Em 3 de setembro, os serviços foram paralisados após problemas na jazida de onde era retirada a areia para o aterro.

Pouco mais de 15 dias depois, em 20 de setembro, a Prefeitura publicou um decreto de emergência para justificar a busca por uma nova jazida, que foi localizada a 10 quilômetros da costa. A engorda foi retomada no dia seguinte. Em entrevista à TRIBUNA DO NORTE no início deste mês, o secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes, comemorou o avanço das obras em um curto espaço de tempo. “Nós notamos que a população está aprovando os trabalhos”, disse o secretário à ocasião, quando a obra contava com 1,35 km de conclusão.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Não precisa entende muito de matemática, para ter a certeza que essa obra não será concluída antes de 15 de janeiro de 2025

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Prefeito em exercício, Eriko Jácome, se reúne com secretariado para discutir andamento de obras e ações em Natal

Foto: Divulgação

Na tarde de hoje (26), o prefeito em exercício de Natal, Eriko Jácome, realizou uma reunião com todo o secretariado da Prefeitura para acompanhar o andamento das principais obras e ações em execução na cidade. O encontro aconteceu no Palácio Felipe Camarão e teve como objetivo alinhar estratégias e reforçar o compromisso da gestão com o progresso da capital potiguar.

Durante a reunião, foram apresentados projetos em diversas áreas, como infraestrutura, saúde, educação e assistência social. O prefeito em exercício destacou a importância de manter a eficiência na execução das obras e ações para atender às demandas da população.

“Nosso foco é garantir que as ações da Prefeitura avancem de forma transparente e eficiente. Esse alinhamento com o secretariado é essencial para assegurar que os projetos em andamento sejam entregues com qualidade e no prazo previsto”, afirmou Eriko Jácome.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Governo Lula suspende Operação Carro-Pipa e deixa 1,2 milhão sem água no Nordeste

Foto: Reprodução

A Operação Carro-Pipa está sendo paralisada por falta de recursos federais em seis estados do Nordeste a partir desta segunda-feira (25). A ação atende este mês 344 municípios do semiárido da região em emergência por seca ou estiagem, e sem ela, 1,25 milhão de moradores vão ficar sem o liquido precioso para matar sua sede e fazer outras necessidades.

A informação foi confirmada pelo MDR (Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional), financiador oficial do programa, e pelo Exército Brasileiro, responsável pela execução das ações por meio da contratação dos proprietários de carros pipa.

A paralisação da Operação Carro-Pipa envolve os estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia.

Numero de pessoas que eram atendidas pela operação em novembro:

Alagoas – 134.599 (31 municípios)

Bahia – 339.529 (55 municípios)

Paraíba – 139.399 (90 municípios)

Pernambuco – 508.443 (93 municípios)

Piauí – 52.372 (18 municípios)

Rio Grande do Norte – 72.094 (57 municípios)

Parlamentares do estado da Paraíba já manifestaram indignação por conta dessa decisão do governo do presidente Lula, inclusive com ameaça de promover obstrução de votações no senado federal. Espera-se, que os parlamentares de outros estados, inclusive de Pernambuco, possam manifestar inquietação com essa medida da equipe econômica do presidente Lula, colocando-se ao lado de quem tanto depende dessa ação.

UOL

Opinião dos leitores

  1. Enquanto isso quem trouxe águas para o nordeste, foi rejeitado pela maioria dos nordestinos, até porque uma coisa não tem a ver com a outra né?

  2. 👁️‍🗨️👁️‍🗨️👁️‍🗨️Um erro de digitação fez com que um contrato da Construtora Otima com a Superintendência Regional do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no Piauí fosse registrado no Portal da Transparência, do governo federal, com o valor de R$ 8,9 bilhões. Na realidade, trata-se de um contrato de R$ 79,6 milhões….
    👁️‍🗨️👁️‍🗨️👁️‍🗨️👁️‍🗨️ ISSO NÃO SERIA MAIS UM ARROZÃO QUE NÃO COLOU? 👁️‍🗨️👁️‍🗨️👁️‍🗨️👁️‍🗨️TEM POLÍTICO SÓCIO DESSA EMPRESA E É APOIADOR DO LULA.

  3. EU ACHO É POUCOOOOO!😭😭😭
    👉👉👉CHAPÉU DE OTÁRIO É MARRETA!
    👉👉👉PASSARINHO QUE COME PEDRA, CONHECE BEM O “ORIFÍCIO” DE EVACUAÇÃO QUE TEM!
    👉👉👉QUEM TEM “PORTA” APERTADA NÃO SE METE COM “MÓVEIS” GRANDES.
    👉👉👉TODO CASTIGO PRA CORNO É POUCO!
    👉👉👉 PASSARINHO QUE ACOMPANHA COM MORCEGO, FINDA DORMINDO DE CABEÇA PRA BAIXO!

  4. Eu não comemoro a desgraça de ninguém, mas falta de aviso não foi. Infelizmente a lei da semeadura é implacável e não se dobra a nada nem a ninguém. A ironia é que pra Lei Rouanet e para pagar os artistas que ajudaram a enganar os pobres e ignorantes não está faltando dinheiro. Manchete do Poder360: “Lula autoriza R$ 16,5 bi, maior valor da Rouanet em 21 anos”.

  5. Ô novidade a gente não viu nada ainda o melhor vai começar, não foi assim que a seletíssima Governadora falou
    Mas tem um ditado aí que diz faz o L que melhora
    Sim Esqueci vai vir mais imposto aí, mas não fique agoniado não começou agora

  6. Faz o L no seco!!! Maltratando quem mais vota nele!!! Isso é um absurdo deixar as pessoas sem água!!!

  7. Oh pai dos pobres bom.
    Façam o L.
    Só não acabou o dinheiro para grobo, ONGs, artistas e para os amigos de painho Lula Descondenado.

  8. É amor de matar! Reformas no Palácio e trocas de mobília e enxoval por artigos de alto luxo, para satisfazer aos caprichos da Primeira Lama, ops, “Dama”; viagens com hospedagens nos hotéis mais caros; lagostas, vinhos, queijos de primeira qualidade não faltam. Já a água para o pobre beber… Pior é ainda ouvir de pessoas necessitadas que “Lula é o pai dos pobres”. E tome chibata no lombo.

  9. É gopi, é gopi é gopi!!
    Kkkkkkkkkkkkk.
    Bando de trouxas, acreditaram nesse papudim.
    Ex presidiário.

  10. Isso é o troco que os petralhas deram ao sofrido povo do interior nordestino por terem feito o L.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Marinha questiona idade mínima para aposentadoria de militares e vê risco no ‘fluxo de carreira’

Daniel Teixeira/Estadão

A cúpula da Marinha divulgou um comunicado em que questiona parte das medidas encampadas pelo governo no pacote de ajuste fiscal, que inclui a previdência dos militares. Em documento obtido pelo Estadão, a principal preocupação é com a proposta que cria uma idade mínima de 55 anos para a reserva remunerada, com período de transição. Hoje, o critério para aposentadoria é pelo tempo de serviço – ao menos 35 anos.

No documento, a Marinha aponta uma preocupação envolvendo o “fluxo da carreira”, com a possibilidade de haver uma corrida de militares para a aposentadoria precoce e o consequente “esvaziamento dos postos e graduações superiores da carreira de forma intempestiva”.

Em 2019, uma lei sancionada no governo Jair Bolsonaro promoveu uma reestruturação da carreira dos militares. A lei aumentou o tempo de serviço para o ingresso na reserva de 30 para 35 anos.

“Os Comandantes de Força demonstraram preocupação com o impacto que tal medida poderia gerar no fluxo de carreira dos militares das FFAA (Forças Armadas), dado que ainda está sendo ajustado para acomodar as alterações promovidas pela Lei nº 13.954/2019″, declarou a Marinha no comunicado. “Dessa forma, os subsídios apresentados corroboram o direito adquirido dos militares que reunirem os requisitos legais necessários para a transferência para a reserva remunerada a pedido quando da entrada em vigor da idade mínima.

No documento, a Marinha destaca que a lei de 2019 se preocupou em conter o “alargamento” do topo da carreira e pela “continuidade do serviços”, impedindo que haja uma elevada quantidade de transferências de militares para a reserva remunerada.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira, 25, que as medidas de ajuste fiscal devem ser anunciadas nesta semana após reunião “definitiva” com Lula. O pacote de cortes que o governo prepara tem como objetivo reconquistar a confiança nas contas públicas e dar uma sobrevida ao novo arcabouço fiscal, de modo a controlar a trajetória da dívida pública.

Como mostrou o Estadão, o acordo fechado entre a área técnica do Ministério da Defesa e a Fazenda prevê ainda outros três pontos – que, juntamente à criação da idade mínima, podem gerar uma economia de R$ 2 bilhões por ano.

Um deles é o fim da morte ficta, a chamada “morte fictícia” – quando militares expulsos das Forças por crimes ou mau comportamento têm garantido, às suas famílias, o direito a receber pensão. Agora, a família do militar passará a ter direito a auxílio-reclusão, tal como previsto na Lei 8.112/90, para os servidores públicos.

“Os casos de ‘Morte Ficta’ na Marinha são consideravelmente restritos – apenas 87 casos desde 2001. Portanto, as projeções indicam um universo bastante reduzido de potenciais atingidos por essa supressão”, pontuou a Marinha no comunicado.

Também será proposta uma mudança na transferência de pensão. Uma vez que tenha sido concedida a pensão para os beneficiários da 1ª ordem (cônjuge ou companheiro e filhos), não será mais permitida a concessão sucessiva para os beneficiários das 2ª e 3ª ordens (pais e o irmão dependentes do militar). E será ainda fixado em 3,5% da remuneração a contribuição do militar das três Forças para o Fundo de Saúde, até janeiro de 2026.

Atualmente, de acordo com a Marinha, a contribuição para o Fundo de Saúde da Marinha é de 1,8% para o titular, 0,3% por dependente direto e 1,2% por dependente indireto.

“Cabe destacar que, desde o início das tratativas entre os Ministérios da Defesa e da Fazenda, as equipes técnicas vêm buscando, de forma conjunta, adequações que considerem suficientemente o pleiteado pelo Governo e minimizem os impactos no pessoal das Forças”, destacou a Marinha.

Estadão

Opinião dos leitores

  1. Bom dia deveria acabar com o desconto de pensão militar, o aposentado do INSS, não contribui com nada , depois que se aposenta

  2. Quem já estiver próximo à reserva não vai pensar duas vezes pra pedir e sair fora, antes que inventem mais coisas.

  3. Se hoje estamos vendo CABOS e SARGENTOS indo ser Soldados na PMRJ… com mais essa, a debandada será muito maior em 2025… aí eu pergunto:” pra que modernização da força naval com navios e submarinos, sendo que os militares de carreira estão evadindo”??? Um SG ganhando menos que um SD das polícias!!!! Que melhorem o soldo dos praças, para segurar os que ainda permanecem, senão, navios novos correndo sérios riscos sem mão de obra qualificada para manter a máquina funcionando…. E aumentar ainda mais o tempo para reserva, com certeza a debandada será maior…

  4. SO-MB…
    Um verdadeideiro descalabro a criação da idade mínima. Em 2019 já fomos “cajadados” com o aumento do tempo de serviço para 35 anos. Resta saber se a transição vai beneficiar somente quem já cumpriu os 30 anos de serviço e o pedágio estabelecido pela Lei de 2019. Como fica a situação dos militares que cumprirão os 30 anos de serviço e que vão está pagando o pedágio, estabelecido pela Lei citada, até a publicação da nova lei? Vãoficar no limbo? Vão pagar 2 pedágios?

  5. Só sei que, como aposentado da Marinha de Guerra, estou sem reajuste no salário desde 2014. Pelo que estou observando só Deus sabe (será?) Quando isso ocorrerá.

  6. Para se ter uma tropa coesa é preciso a tropa ser Militarizada, Hierarquizada e Disciplinada e não Vilipendiada, abusada ou Abusada. É uma pena o que vemos hoje com as Forças Armadas Brasileiras.

  7. Quem tiver um pingo de juízo que passe bem longe dessas 3 instituições.
    Salários defasados, progressão da carreira incerta, e carga horária excessiva, entre outras …

  8. E as filhas solteiras dos militares? Como é que fica? Já passou da hora de acabar definitivamente com esse benefício as filhas solteiras dos “frouxas armadas”.

    1. Isso já acabou em 2001, com a medida provisória 2215 do FHC.

    2. O pior é que elas casam, trabalham e tem filhos e não aparece um JUIZ para ameaçar tirar. Agora deixe de pagar alguns impostos…

    3. Desculpe mas você está desinformado. Todo mês o militar desconta parte do seu salário para prover esse “benefício”. Não é gratuito não.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Permanência de Moraes em inquérito contra Bolsonaro pode gerar risco de anulação, alertam juristas

Foto: Wilton Junior/Estadão

As investigações da Polícia Federal que revelaram um trama para matar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, juntamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice-presidente Geraldo Alckmin, reforçam entre juristas uma posição que vem ganhando corpo há muito tempo: o ministro do STF deveria se declarar impedido de julgar os casos envolvendo a tentativa de golpe de Estado articulada por apoiadores e integrantes do governo Jair Bolsonaro.

Juristas ouvidos pela reportagem do Estadão afirmam que os fatos revelados pela PF são graves e exigem uma apuração rigorosa. Como Moraes era um alvo direto dos golpistas, seria ideal que ele se declarasse impedido de continuar na condução do inquérito na Corte. Segundo esses especialistas, essa medida pode evitar que brechas processuais sejam exploradas pelas defesas dos envolvidos e que poderiam levar à anulação do caso. O afastamento também fortaleceria a legitimidade do Supremo, especialmente diante do atual contexto de crise de confiança que a instituição enfrenta.

Procurado via assessoria e por meio do STF, Moraes não se manifestou. Em fevereiro, o ministro Luís Roberto Barroso, presidente da Corte, rejeitou um pedido da defesa de Bolsonaro pelo impedimento de Moraes. “Para essa finalidade, não são suficientes as alegações genéricas e subjetivas, destituídas de embasamento jurídico”, disse Barroso.

Na última semana, o decano do Supremo, ministro Gilmar Mendes, também manifestou apoio à permanência de Moraes na condução dos inquéritos nos quais é apontado como vítima. Mendes afirmou que “seria um absurdo” e que “não faz sentido” afastar Moraes do inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado.

Relatório da PF que embasou a Operação Contragolpe e que contribuiu com o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e 36 de seus aliados revelou que parte dos investigados chegou a executar uma operação clandestina denominada “Copa 2022,” cujo objetivo principal era capturar e assassinar Moraes, como parte de um plano mais amplo para instaurar um golpe.

Após os indiciamentos, cabe à Procuradoria-Geral da República (PGR) decidir pela apresentação da denúncia. Em seguida, Moraes, como relator do inquérito, pode optar por submeter a denúncia à apreciação da Primeira Turma do STF — composta por Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia, Luiz Fux e ele próprio — ou levá-la ao Plenário, que reúne os 11 ministros da Corte. Na sequência, caberá ao Supremo decidir se aceita a denúncia e inicia o processo, tornando réus os indiciados, ou se arquiva o pedido.

Na análise do jurista e professor de Direito Constitucional da Universidade Federal Fluminense (UFF) Gustavo Sampaio, as condutas reveladas indicam que os investigados tinham a intenção de perpetrar crimes contra o Estado Democrático de Direito, por meio de ações direcionadas especialmente contra Moraes — uma circunstância que, na avaliação de Sampaio, deveria levar o ministro a considerar a possibilidade de se declarar impedido de julgar o caso. Esse mecanismo é aplicado quando há indícios de que o magistrado possua interesse pessoal ou manifeste parcialidade no caso, comprometendo sua isenção.

“Neste caso específico, me parece que é de toda prudência que o ministro se afaste da relatoria, para que o tribunal não fique sob suspeita, sob questionamento, sob discussão. Isso preservaria mais a imagem do tribunal”, pontua.

Ele acrescenta que, caso Moraes se declare impedido, a relatoria será redistribuída por sorteio entre os ministros do Supremo.

O jurista e ex-desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo Wálter Maierovitch concorda. Para ele, Moraes deveria se declarar suspeito, não apenas por figurar como vítima, mas por ter conduzido o inquérito, desempenhando um papel semelhante ao de um juiz de garantias. O instituto, considerado constitucional pelo Supremo com o voto favorável de Moraes, prevê a designação de um magistrado exclusivamente para a fase de inquérito, durante a qual são realizadas prisões cautelares, buscas e apreensões ou bloqueios de bens.

Após a denúncia, a competência é transferida para outro juiz, garantindo a imparcialidade no processo. Embora o instituto seja aplicável apenas à primeira instância, Maierovitch considera contraditória a postura de Moraes ao permanecer no caso.

“Ora, se eles defenderam isso, é uma hipocrisia virarem agora as costas. E uma contradição. Nós estamos numa situação patética. Como o Brasil vai ser visto internacionalmente com um juiz que é vítima e julgador? Não estou atacando a pessoa do Alexandre de Moraes. Sou professor de processo penal e isso é estarrecedor para quem atua como operador dessa área do direito processual, constitucional e penal”, pontua.

Em sua avaliação, a amplitude de atribuições exercidas por Moraes guarda semelhanças com o ocorrido na Operação Lava Jato, quando o então juiz Sérgio Moro foi criticado por sua atuação em diferentes investigações. “Tivemos o caso da parcialidade do Moro. Será que já esquecemos? É preciso levar em conta o histórico de Moraes, não é só esse inquérito”, diz.

Brechas processuais

Maierovitch destaca que a permanência do ministro no caso pode gerar contestações futuras por parte das defesas dos investigados, especialmente por meio da arguição de suspeição.

O professor de Direito Penal da USP Gustavo Badaró avalia que, embora o caso esteja no Supremo — última instância do Judiciário, o que dificulta a anulação de atos processuais relevantes —, pedidos de revisão podem ser bem-sucedidos, especialmente se for identificado um possível vício de competência relacionado a Moraes — situação em que o caso é conduzido por um juiz que não seria o responsável legal para julgá-lo. O jurista lembra que, na Lava Jato, o STF julgou casos da operação e, posteriormente, revisou seu entendimento, alterando suas próprias decisões.

“Se acolhida, anularia todos os dados processuais praticados por ele. Mas pode estar existindo um vício de competência”, explica Badaró.

Uma das brechas apontadas pelo professor diz respeito à competência em casos atribuídos à relatoria de Moraes, considerando que o inquérito que apura o suposto plano de golpe de Estado não é o único no qual Bolsonaro aparece como investigado com o ministro como relator.

Sob o comando do inquérito das fake news, instaurado em 2019 pelo próprio STF, Moraes também centraliza a condução de outras investigações, incluindo as relacionadas aos atos antidemocráticos de 2021, às milícias digitais e aos ataques de 8 de janeiro. Todos esses casos permanecem sob o comando de Moraes, com base na regra de que quando há conexão entre os fatos investigados, a competência para julgar os processos deve ser mantida com o mesmo magistrado. Ou seja, a partir do inquérito das fake news, Moraes assumiu, por prevenção, a relatoria de outras investigações devido ao elo probatório nas diferentes ações.

Na avaliação de Badaró, há uma interpretação extensiva do instituto da conexão e, portanto, nem todas as investigações podem ter relação entre si, sendo necessário, nessa situação, separá-las e sorteá-las para outros ministros.

Declaração de impedimento fortaleceria legitimidade da Corte

Wálter Maierovitch destaca que a percepção de que Moraes irá condenar a maioria dos envolvidos na investigação é um indicativo da necessidade de que o magistrado se declare impedido, o que fortaleceria a legitimidade da Corte. “A exemplo daquela velha história da Cornélia, mulher de César: não basta ser honesta, é preciso aparentar ser honesta.”

Gustavo Badaró cita a teoria da aparência de imparcialidade, adotada pela Corte Europeia de Direitos Humanos para avaliar questionamentos sobre a neutralidade de magistrados. “Não basta que o juiz seja imparcial; ele também deve, aos olhos da sociedade, parecer imparcial, para que a sociedade acredite na legitimidade do julgamento”, explica.

O criminalista e coordenador do curso de Direito da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Marcelo Crespo, vai além e destaca que Moraes já deveria ter se declarado impedido anteriormente, considerando o histórico de inquéritos relacionados ao mesmo grupo de investigados. “A Corte está muito personalizada na figura de Moraes, então ele se afastar seria um resguardo para o próprio Supremo, fortalecendo a imagem da instituição”, ressalta.

O criminalista e professor de Direito Penal da PUC-RS Aury Lopes Jr. concorda. “Seria salutar que o ministro que participou da investigação se declarasse suspeito (até por foro íntimo), pois é evidente o imenso prejuízo que decorre dos pré-juízos que ele já realizou. A contaminação, no sentido de ausência de imparcialidade por já ter a imagem mental preestabelecida, é inegável. Não existe uma ‘blindagem’ cognitiva que permita um posterior julgamento imparcial”, diz.

O presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim), Renato Vieira, pontua, por sua vez, que o Supremo enfrenta um desafio complexo: distinguir ofensas pessoais dirigidas a seus ministros — mesmo quando atuam em funções temporárias, como no caso de Moraes, alvo de Bolsonaro e seus aliados durante sua presidência no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2022 — de ações que configuram ataques ao Estado Democrático de Direito.

“Talvez a Corte se depare entre ter que separar o que coloca uma pessoa individualmente como vítima, e assim interessada em se autoproteger e condenar alguém; e outra, que coloca a instituição como um todo como vítima de um ataque antidemocrático”, explica, destacando que o tema da imparcialidade de Moraes precisa ser enfrentado pelo plenário do STF.

“Se há possibilidade de se cogitar da suspeição de ministro, isso deve ser debatido pela Corte, e não pelo próprio ministro. E a deliberação deve vir sem demora para se evitar prolongamento de tentativa de deslegitimar a atuação judicial que, no fim, não é de responsabilidade exclusiva de um ministro, mas de todos da Corte”, completa.

Estadão

Opinião dos leitores

  1. tudo que a GADAIADA IMUNDA queria, só que nao vai nao kkkk XANDÃO vai ate o final do processo, será quem vai assinar a tão esperada prisão do vagabundo corno miliciano, chupa gadaiada imunda é peiaaaaa nesse corno vagabundo

    1. Concordo com vc amigo essa gadaiada são uns idiotas que só sabem mentir . Viva a democracia. Viva Alexandre de Moraes que teve coragem e altivez para que esse energúmeno não desse o golpe de estado. Cadeia nesse usurpador de joias, ladrão de gasolina, segundo ciro Gomes kkk
      Viva Lula que venceu para que nossa democracia não caísse nas mãos desses quadrilheiros e vagabundos

    2. Como bem falou um maluco em relação as quatro linhas da constituição: Tentativa de golpe é o caralho, tentativa de matar alguém o cassete! Tá mais do que na hora de parar com essa palhaçada. Enquanto isso, o país tá na merda.

    3. Seu codinome representa bem os eleitores e defensores do maior ladrão que está na presidência, esquerdiotização pura.

  2. O Brasil já vive uma ditadura, as leis já não cumpridas, portanto, risco zero de anulações de processos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *