Diversos

USP pesquisa preferência de homens e mulheres sobre depilação feminina

O que a escolha do tipo de depilação genital pode revelar sobre a saúde e o comportamento da mulher? Uma pesquisa desenvolvida pelo Ambulatório de Estudos em Sexualidade Humana (AESH), no campus da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto (SP), quer trazer a resposta para esse tipo de questão.

depi2

Por meio de um questionário disponível na internet, pesquisadores da universidade pretendem traçar o perfil de homens e mulheres em relação à preferência do tipo de depilação, e analisar se tal escolha, no caso das mulheres, exerce algum tipo de influência no comportamento sexual e em eventuais sintomas clínicos.

O estudo

Segundo a pesquisadora Maria Luiza Prudente de Oliveira, o estudo surgiu a partir da observação de que a depilação genital é uma prática cada vez mais comum entre mulheres.

“Hoje em dia quase todas as mulheres fazem depilação. A tendência estética, a crença na melhoria da higiene genital ou a preferência masculina parecem influenciar essa prática. Queríamos saber qual a motivação, e concomitantemente, a gente pensou em saber se a preferência masculina responde um pouco a isso”, explica.

No questionário, disponível desde maio na internet, as mulheres respondem a 22 questões sobre orientação sexual, tipo de depilação preferido, frequência e satisfação sexual, entre outras. Já os homens respondem a 12 perguntas, também presentes na lista feminina. “Perguntas referentes à técnica de depilação, local e método contraceptivo utilizado foram feitas só para as mulheres”, afirma Maria Luiza.

Não é preciso se identificar para responder as questões e as perguntas ficarão disponíveis na web por seis meses. O objetivo, segundo Maria Luiza, é conseguir ao menos mil homens e mil mulheres para então iniciar a análise dos dados.

“Queremos observar, por exemplo, se existe correlação entre grau de escolaridade, idade, orientação sexual, tipo de relacionamento. E analisar também a função sexual, tanto dos homens quanto das mulheres. O que é esperado como hipótese do trabalho é que exista uma confluência entre a preferência masculina e feminina”, diz.

Saúde

Outro aspecto a ser analisado é a possível relação entre saúde e depilação. Segundo a pesquisadora, não há muitos estudos científicos sobre o tema. “Existem várias hipóteses de que o pelo é proteção, ou de que em compensação, pelo demais, em um ambiente tropical, prejudica a ventilação. Acreditamos que os resultados dos questionários nos mostrem que há certa diferença, dependendo do tipo de depilação, para a parte clínica”, explica.

O grande diferencial esperado na análise dos questionários diz respeito à idade dos participantes. De acordo com Maria Luiza, é possível que a diferença de idade influencie no gosto pela depilação. “A curiosidade é: homens mais jovens, da geração filme pornô, preferem mulheres completamente depiladas? Porque é isso que aparece nos filmes. E homens mais velhos, preferem a mulher parcialmente depilada, já que na época deles a sexualidade era uma coisa mais velada?”, questiona.

depilaçãoNa prática

Nos salões de beleza, quem trabalha diretamente com estética é categórico ao dizer que a idade é um dos fatores que mais influenciam no tipo de depilação adotada. Segundo a esteticista Thaís Amorim Ferreira, de 23 anos, mulheres mais jovens preferem a depilação completa, enquanto as mais maduras optam por retirar menos pelos.

“Mulheres até uns 25, 30 anos, costumam tirar tudo. Não deixam um pelo sequer. Já as senhoras tiram bem pouquinho, só a virilha simples. É muito raro uma senhora pedir para tirar tudo. Uma vez fiz depilação completa em uma delas e ela estranhou porque nunca tinha tirado, achou aquilo vulgar. Elas são mais recatadas”, conta.

Questões de higiene e preferência do parceiro também contam na hora da escolha da depilação, segundo Thaís. “As meninas novas dizem que preferem depilar tudo porque acham mais higiênico, não gostam de pelo quando menstruam. Outras já fazem para agradar o parceiro. Dizem, por exemplo: ai, ele gosta que fica um fiozinho, eu já não gosto. Mas acabam fazendo por eles também”, diz.

Há mais de 20 anos no ramo, a esteticista Iraci Aparecida Faustino dos Reis, de 35 anos, também atribui a mudança nos tipos de depilação ao lugar que a mulher ocupa atualmente na sociedade. “O comportamento da mulher foi mudando ao longo do tempo. A depilação ficou mais ousada. Antigamente tirava-se só por conta do biquíni. Hoje é mais por higiene, preferência com o parceiro. Evoluiu bastante”, afirma.

G1-SP

Opinião dos leitores

  1. Sou Depiladora e 90% das clientes fazem virilha completa, por causa da higiene e preferencia do parceiro.

  2. Tá na moda a máquina zero, mas um bigodinho de Hitler eu fico doido. E num tô falando do bigode do caba que botou pra lascar nos caras do Tribunal nã. Ô dismantelo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RN perde 628 vagas de emprego formal em janeiro, aponta Caged

Foto: Davi Pinheiro

O Rio Grande do Norte é um dos dez estados brasileiros que mais perderam postos de trabalho em janeiro, com 628 vagas de carteira assinada a menos, resultado de 19.694 admissões e 20.322 desligamentos.

Dos cinco grandes setores econômicos, quatro tiveram mais demissões do que contratações. A Construção Civil foi a única exceção, ao criar 781 empregos. Na contramão da construção, o setor agropecuário teve o pior resultado (-620). O Comércio (-581), a Indústria (-192) e os Serviços (-16) também registraram perdas no mês. Já o setor de Serviços mostrou um crescimento mais lento do que no ano anterior.

No mês anterior, o saldo do RN foi ainda pior (-2.785), embora tenha encerrado 2024 com um desempenho positivo de mais de 34 mil novas vagas, um crescimento de 31,7% em relação a 2023.

Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgado nesta quarta-feira (26) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

Brasil

No Brasil, o saldo de empregos formais cresceu em 137.303 postos em janeiro, resultado de 2.271.611 admissões e 2.134.308 desligamentos. Quatro dos cinco setores econômicos tiveram saldo positivo, com a Indústria Geral liderando a geração de empregos. São Paulo registrou o maior saldo (+36.125), com crescimento de 0,25% em relação ao mês anterior. Em seguida, aparecem Rio Grande do Sul (26.732 postos, 0,94%) e Santa Catarina (23.062 postos, 0,90%). Já Rio de Janeiro (-12.960 postos, -0,33%), Pernambuco (-5.230 postos, -0,34%) e Pará (-2.203 postos, -0,22%) tiveram os piores resultados.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Redenção é reconhecida pela Renault do Brasil como Concessionária do Ano pelo segundo ano consecutivo

A Redenção Renault acaba de ser reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, como uma das melhores concessionárias do Brasil ao conquistar o DOTY (Dealer Of The Year) 2024, prêmio concedido pela Renault às operações que se destacam pela excelência.

Em 2023, a Redenção ficou em 1° lugar e em 2024 foi a 2ª melhor concessionária Renault do Brasil.

O reconhecimento avalia rigorosamente os seguintes critérios: participação de mercado no varejo, qualidade em vendas, qualidade no pós-vendas, avaliações no Google Meu Negócio, vendas de peças, penetração MFS e vendas do modelo Master.

Com duas premiações consecutivas, a Redenção Renault reafirma sua posição de destaque no mercado e reforça seu compromisso com a excelência em todas as etapas da jornada do cliente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Papa Francisco está trabalhando no hospital e condição melhora lentamente, diz Vaticano

Foto: REUTERS

O papa Francisco está trabalhando no hospital enquanto passa por vários tratamentos para pneumonia bilateral, informou uma autoridade do Vaticano nesta quinta-feira (27).

O pontífice de 88 anos passa por seu 14º dia no hospital Gemelli de Roma com uma infecção respiratória grave, que desencadeou várias complicações.

O Vaticano informou que ele teve uma noite tranquila, após uma atualização na quarta-feira (27) à noite que houve uma “pequena melhora” em sua condição.

Também foi informado que uma “insuficiência renal leve” foi resolvida, mas que o prognóstico do religioso ainda era “reservado”, o que significa que ele não estava fora de perigo.

Francisco, conhecido por trabalhar até a exaustão, continuou liderando o Vaticano do hospital, já que as nomeações de funcionários que exigem sua aprovação são anunciadas diariamente.

Na quarta-feira, ele disse que havia criado uma comissão para incentivar doações para ajudar a resolver uma lacuna crescente nas finanças, incluindo um déficit orçamentário de 83 milhões de euros.

O Vaticano tem sido muito mais aberto sobre a saúde do papa do que no passado, tentando evitar a disseminação de desinformação. Breves declarações matinais são seguidas diariamente por atualizações noturnas mais detalhadas

CNN Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula diz que ainda não sabe quantas trocas serão feitas em reforma ministerial

Foto: Evaristo Sá/AFP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (27) que irá fazer mais trocas em seu ministério e que espera concluir a reforma no primeiro escalão do governo até depois do Carnaval.

Em entrevista à TV Record, o presidente afirmou que não sabe ainda quantas mudanças serão feitas, mas disse que em algumas áreas precisa de “mais agressividade, mais agilidade e mais rapidez nas decisões.”

Na terça-feira, Lula trocou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, por Alexandre Padilha, que ocupava a Secretaria de Relações Institucionais. O substituto de Padilha ainda não foi anunciado, mas uma das cotadas é a presidente do PT, Gleisi Hoffmann. Segundo Lula, a pessoa já foi escolhida, mas só será anunciada depois de uma conversa com ele.

UOL com Reuters

Opinião dos leitores

  1. Esse não sabe de nada. O barco está navegando à deriva, sem capitão. Sem o boom de commodities, não consegue neh?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Taxa de desemprego sobe para 6,5% no trimestre encerrado em janeiro de 2025, diz IBGE

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A taxa de desemprego no país subiu para 6,5% no trimestre encerrado em janeiro de 2025 em comparação com o trimestre concluído em outubro (6,2%). Também foi maior em relação ao período de três meses encerrados em dezembro de 2024 (6,2%).

A taxa se iguala à registrada no trimestre encerrado em janeiro de 2014, que foi a menor da série histórica, para o período, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta quinta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com o trimestre móvel de novembro de 2023 a janeiro de 2024, a taxa recuou 1,1 ponto percentual.

O resultado ficou abaixo da mediana das expectativas de 26 consultorias e instituições financeiras ouvidas pelo Valor Data, que apontava para uma taxa de 6,6% no trimestre encerrado em janeiro. O intervalo das projeções ia de 6,2% a 6,7%.

Tradicionalmente, o início do ano é uma época de dispensa de trabalhadores temporários contratados no fim do ano anterior, por causa de Natal, o que pressiona o mercado.

No trimestre encerrado em janeiro, o país tinha 7,2 milhões de desempregados – pessoas de 14 anos ou mais que buscaram emprego, mas não conseguiram encontrar. O número aponta aumento de 5,3% frente ao trimestre anterior, encerrado em outubro (mais 364 mil pessoas) e queda de 13,1% frente a igual período de 2024 (menos 1,1 milhão de pessoas).

A população ocupada (empregados, empregadores, funcionários públicos) no trimestre encerrado em janeiro, por sua vez, era de 103 milhões de pessoas. Isso representa um recuo de 0,6% em relação ao trimestre anterior, encerrado em outubro (menos 641 mil pessoas ocupadas). Frente a igual trimestre de 2024, subiu 2,4% (2,4 milhões de pessoas).

Valor Econômico

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Contas externas do Brasil têm deficit de US$ 8,66 bilhões em janeiro de 2025

Foto: Priscila Zambotto/Getty Images

As contas externas do Brasil registraram um deficit de US$ 8,66 bilhões em janeiro deste ano, segundo o BC (Banco Central). Esse é o maior saldo negativo para o mês desde 2020. A série histórica começou em 1995.

A autoridade monetária divulgou o relatório de estatísticas do setor externo nesta 5ª feira (27.fev.2025). Em comparação com janeiro de 2024, o saldo negativo das contas externas aumentou 96,4%.

As transações correntes do setor externo do Brasil são as movimentações financeiras do país com o exterior. Entram na conta o saldo da balança comercial (exportações e importações), os serviços adquiridos por brasileiros no exterior e as transferências de renda, como remessa de juros, lucros e dividendos para outros países.

A balança comercial registrou superavit de US$ 1,22 bilhão em janeiro. Caiu em relação ao mesmo mês de 2023, quando somou US$ 5,56 bilhões. A queda foi de US$ 4,34 bilhões.

Na conta de serviços, o deficit totalizou US$ 4,55 bilhões, maior que em janeiro de 2024 (US$ 3,53 bilhões).

Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FETRONOR capacita mais de mil motoristas de transportes de passageiros em Natal

A qualificação contínua de motoristas de transporte coletivo tem se mostrado uma estratégia eficaz na redução de acidentes no trânsito e avanço na segurança viária, especialmente no convívio com ciclistas e pedestres. No ano passado, a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste – FETRONOR, através do SEST SENAT NATAL, ofereceu 58 turmas de treinamentos, 894 horas de aulas, que trabalharam conteúdos importantes para um transporte seguro e humanizado – direção defensiva, primeiros socorros, relacionamento interpessoal, responsabilidade civil e criminal, e legislação de trânsito –, capacitando cerca de 1.100 condutores de transporte coletivo de passageiros.

“Para 2025, a previsão é atender mais de 1.500 motoristas em capacitações diversas”, afirma o presidente da FETRONOR e do Conselho Regional do SEST SENAT, Eudo Laranjeiras.

A capacitação tem como objetivo garantir a convivência segura nas vias urbanas. Todos os motoristas de transporte de passageiros passam por treinamentos periódicos oferecidos gratuitamente pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT). As capacitações e reciclagens periódicas, sendo necessárias para que os profissionais possam conduzir os veículos – alguns cursos são pré-requisitos para que os profissionais assumam o volante dos veículos e critério para a aprovação nos processos de seletivos realizados pelas empresas transportadoras, para a admissão de novos condutores.

“Nosso compromisso é capacitar motoristas para enfrentar os desafios do trânsito urbano, promovendo a segurança de ciclistas, pedestres, motociclistas, idosos e pessoas com deficiência”, destaca Eudo Laranjeiras. O presidente explica que as empresas têm investido na conscientização sobre o respeito ao espaço das bicicletas e na redução da velocidade ao ultrapassar ciclistas. Além disso, as empresas contam com ouvidorias ou serviços especializados para receber e analisar denúncias de direção perigosa, garantindo que providências sejam tomadas com rapidez.

Os cursos oferecidos pelo SEST SENAT vão além da atualização de normas de trânsito. Segundo Marcelo Barros, supervisor da entidade, as formações incluem vivências práticas que permitem aos motoristas experimentar a perspectiva dos ciclistas, compreendendo os desafios enfrentados por quem utiliza a bicicleta como meio de transporte. As orientações abrangem ainda a identificação de pontos cegos dos veículos e a obrigatoriedade de manter uma distância mínima de 1,5 metro ao ultrapassar bicicletas.

As iniciativas não apenas aprimoram a eficiência e a responsabilidade dos motoristas, mas também contribuem diretamente para a segurança da população nas vias urbanas. Ao investir na capacitação contínua, as empresas de transporte de passageiros reforçam compromisso com a redução de acidentes e com a convivência harmoniosa entre todos os usuários das vias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Erika Hilton buscará Lula por apoio à PEC contra escala 6×1

Foto: Bruno Spada

A deputada federal Erika Hilton (SP) disse à CNN que buscará o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa reduzir a jornada máxima de trabalho. O texto ficou conhecido como “PEC do 6×1”.

A parlamentar de esquerda esteve no ano passado com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que respaldou a apresentação da proposta.

“Com toda a certeza vou procurar o Palácio do Planalto novamente”, afirmou a congressista à CNN.

Hilton também pretende marcar uma audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que ainda não tem opinião formada sobre a iniciativa. A ideia é conseguir apoio para que a PEC seja aprovada ainda em 2025.

Lula avalia se engajar na defesa da iniciativa. O texto contou com a assinatura de congressistas de centro e de esquerda. Em conversas reservadas, o petista já sinalizou ser simpático à PEC, desde que se discuta um meio-termo.

No texto apresentado à Câmara, Hilton manteve a adoção da escala 4 por 3. Ela admite, porém, que há espaço para uma discussão.

A avaliação do Palácio do Planalto é de que a iniciativa de Lula pelo apoio à PEC pode ser uma oportunidade de o presidente retomar uma bandeira trabalhista, aproximando-se dos empreendedores.

Nos últimos anos, os trabalhadores informais têm aderido à direita, como foi o caso de Pablo Marçal (PRTB-SP), na eleição municipal de São Paulo.

No governo federal, o debate também é visto como uma oportunidade de Lula antagonizar com Jair Bolsonaro (PL), já que nomes da direita se posicionaram contra a proposição.

CNN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carnaval 2025

Carnaval de Ceará-Mirim começa nesta sexta-feira (28); confira as atrações

Foto: Divulgação
A Prefeitura de Ceará-Mirim inicia nesta sexta-feira (28) a programação do Carnaval 2025, que promete ser um dos maiores do Estado. A festa acontecerá de 28 de fevereiro a 5 de março, com uma estrutura planejada para garantir segurança, diversão e organização para os foliões. O ponto alto das comemorações será a Arena Ruy Pereira Júnior, em Muriú, espaço que homenageia o ex-prefeito e se consolida como o epicentro da folia.
O prefeito Antônio Henrique destacou a importância do evento para a cidade. “Estamos preparando tudo com muito carinho para oferecer uma festa inesquecível. Teremos uma excelente estrutura que facilitará o fluxo dos foliões, tanto no litoral quanto na sede do município”, afirmou.Além do aspecto cultural, o gestor ressaltou o impacto econômico da festividade. “O Carnaval de Ceará-Mirim é uma tradição que se fortalece a cada ano. Enquanto algumas cidades interromperam suas festividades, mantemos nosso compromisso de impulsionar a cultura e a economia local. Esperamos receber mais de 30 mil foliões por dia, movimentando bares, restaurantes, ambulantes e toda a rede de hospedagem”, enfatizou o prefeito.
Com uma programação diversificada e um foco especial na organização e segurança, Ceará-Mirim se prepara para mais uma edição de sucesso do seu tradicional Carnaval.
Confira a programação completa:
SEDE DO MUNICÍPIO
SÁBADO – 01 DE MARÇO
•09h30 – Trivela com Orquestra de Frevo na Rua General João Varela, Feira Livre e Mercados Públicos.
•15h00 – Trivela com Orquestra de Frevo pelos bairros: Barretão, Santa Paula, Nova Descoberta, São Geraldo, Novo Horizonte, Portas Vermelhas e Nova Ceará-Mirim.
DOMINGO – 02 DE MARÇO
•09h00 – Trivela com Orquestra de Frevo na Feira das Cinco Bocas.
QUARTA-FEIRA – 05 DE MARÇO
•20h30 – Dodô Pressão.
•Encerramento: Renan Cruz e Banda.
POLO MURIÚ
SEXTA-FEIRA – 28 DE FEVEREIRO
•16h00 – Trivela com Orquestra de Frevo.
•18h00 – Escola de Samba com apresentação dos Bambelôs e Índios (descendo pela principal).
•19h00 – Junior Bahia (Pranchão) puxando o Bloco das Virgens.
•21h30 – Giullian Monte (Palco).
•23h00 – Nana e Banda (Pranchão).
SÁBADO – 01 DE MARÇO
•16h00 – Grafith (Pranchão).
•17h30 – Forró do Japa (Palco).
•19h00 – Segundo Sanfoneiro (Pranchão).
•21h00 – Suellen Pimentel (Palco).
•22h30 – Pedro e Erick (Pranchão).
DOMINGO – 02 DE MARÇO
•17h00 – Márcia Felipe (Pranchão).
•19h00 – Messias Paraguai (Palco).
•21h00 – Nuzio Medeiros (Pranchão).
•22h30 – Banda Eita Mamãe (Palco).
•00h00 – Biel e Banda (Pranchão).
SEGUNDA-FEIRA – 03 DE MARÇO
•17h00 – Cavaleiros do Forró (Pranchão).
•19h00 – Joãozinho e Banda (Palco).
•20h00 – Pedro Lucas (Pranchão).
•21h30 – Forró do Griff (Palco).
•23h30 – Cheiro de Amor (Pranchão).
TERÇA-FEIRA – 04 DE MARÇO
•09h00 – Trivela com Orquestra de Frevo nas ruas de Muriú.
•17h00 – Raí Saia Rodada (Pranchão).
•19h00 – Robério Silva e Banda (Palco).
•20h30 – Kadu Martins (Pranchão).
•22h30 – Priscila Freire (Palco).
POLO JACUMÃ
DOMINGO – 02 DE MARÇO
•18h00 – Giovanna Gabrielle.
•19h30 – Banda Dubê.
•21h30 – N10.
SEGUNDA-FEIRA – 03 DE MARÇO
•18h00 – Grupo Ousadia.
•19h30 – Igor Karuzo.
•21h30 – Johny Suassuna.
TERÇA-FEIRA – 04 DE MARÇO
•17h00 – Trivela com Orquestra de Frevo nas ruas de Jacumã.
Obs.: Haverá transporte gratuito para os foliões. Dois ônibus sairão às 14h da Avenida Principal (em frente ao SAAE) com destino à praia de Muriú. O retorno será às 00h.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Ações da Petrobras derretem em NY após balanço que assustou mercado

Foto: Reprodução

O mercado financeiro já se prepara para um “banho de sangue” nesta quinta-feira (27/2), no rescaldo da divulgação do balanço da Petrobras referente ao ano de 2024, considerado uma decepção pelos investidores.

O que aconteceu

  • Ainda na noite de quarta-feira (26/2), pouco depois do anúncio dos resultados da companhia, os ADRs (American Depositary Receipts ou recibo de ações negociados na Bolsa de Nova York) registravam fortes perdas, em um prenúncio do que pode ocorrer no pregão desta quinta.
  • O ADR é um certificado que representa ações de uma empresa. Ele é emitido no exterior e negociado em países diferentes daquele de origem da companhia.
  • Por volta das 20h50 (pelo horário de Brasília), os papéis PBR (que equivalem às ações ordinários) da Petrobras desabavam 5,73% e eram negociados a US$ 13,50 no pós-mercado de Nova York.
  • Já os PBR-A (equivalentes aos papéis preferenciais) tombavam 5,04%, negociados a US$ 12,43.

O tombo da Petrobras
A Petrobras reportou um prejuízo líquido de R$ 17,04 bilhões no quarto trimestre do ano passado, de acordo com dados divulgados pela companhia na noite desta quarta-feira (26/2).

Em 2024, a empresa registrou um lucro acumulado de R$ 36,6 bilhões – foi o sexto ano consecutivo de resultados positivos. Entretanto, em relação ao ano anterior, a queda foi de 70,6%.

Em 2023, a Petrobras havia registrado o maior lucro líquido de sua história: R$ 124,6 bilhões.

Analistas do mercado projetavam que a Petrobras teria um lucro de R$ 70 bilhões em 2024. Ou seja, o resultado do ano passado veio bem abaixo das expectativas.

Este foi o primeiro balanço anual divulgado pela Petrobras desde a posse da nova presidente da empresa, Magda Chambriard, em junho do ano passado.

Segundo a Petrobras, o resultado negativo do período entre outubro e dezembro se deve, principalmente, aos impactos da desvalorização cambial e a maiores provisões nas despesas operacionais.

Opinião dos leitores

  1. Foram avisados!
    O petróleo é nosso cumpaero!
    Com essa máfia PT, é assim!
    Desde 2002, que o Brasil colocou a corda no pescoço, o tamborete com dois pés falsos, um bêbado de nove dedos, dando rasteiras pro Brasil ficar sonhando com os anjos!
    Ainda tem mais.
    Bola pra frente
    Bando de trouxas.

  2. Uma a uma, as empresas estatais e/ou sociedades de economia mista com ações negociadas nas bolsas de valores cuja participação do Governo é relevante, irão derreter, porque o plano é exatamente esse: quebrar o Brasil, para implantarem a nefasta ideologia comunista, que não deu certo em nenhum país. Correios, Eletrobras, Petrobras, e quantas mais existam, serão dilapidadas por esse desgoverno petista. Falta de aviso não foi. Essa culpa eu não carrego!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *