Foto: Miguel Noronha/Futura Press/Estadão Conteúdo
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou nesta quarta-feira (17) que 230,7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 serão entregues até 31 de julho.
Pazuello deu a declaração ao participar de uma reunião virtual com governadores, organizada pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), coordenador do tema “Vacinas” no Fórum Nacional de Governadores.
Segundo o ministério, o cronograma leva em consideração a negociação de vacinas Sputnik V, desenvolvida pelo instituto russo Gamaleya, e a indiana Covaxin. As duas vacinas ainda não foram aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
No encontro, de acordo com a assessoria do Ministério da Saúde, Pazuello apresentou cronograma de entrega; quantidade de doses; e contratos para aquisição de mais imunizantes.
Segundo a pasta, as próximas entregas vão acontecer ainda em fevereiro:
2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, importadas da Índia;
9,3 milhões de doses da Sinovac/Butantan, produzidas no Brasil.
Em março, conforme o ministério, são aguardadas 18 milhões de doses do Instituto Butantan e outras 16,9 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca.
O Ministério da Saúde informou que existe a expectativa de que contratos de aquisição dessas vacinas aconteça ainda nesta semana.
Campanhas interrompidas
Nesta semana, duas capitais brasileiras, Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), interromperam suas campanhas de vacinação por falta de imunizantes.
Diante desse quadro, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) divulgou nota nesta terça-feira (16) em que solicitou a “troca urgente” do comando do Ministério da Saúde “para o bem dos brasileiros”.
Outros tópicos
Na reunião virtual, além da compra e entrega de vacinas, os governadores abordaram outros temas relacionados ao enfrentamento da crise provocada pelo novo coronavírus:
Auxílio do governo federal na compra de remédios e equipamentos;
Ampliação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
A TV Globo apurou que, na audiência, Pazuello disse aos governadores que tem competência e qualificação para conduzir o Ministério da Saúde e pediu união no enfrentamento à pandemia.
O ministro é alvo de inquérito que apura suposta omissão dele na crise no Amazonas. No Senado, há um pedido de CPI para investigar Pazuello.
Na audiência desta quarta-feira, o ministro também falou sobre atendimento precoce e autonomia de médicos para prescrever medicamentos para os pacientes.
Em nome dos governadores, Wellington Dias também falou em união e em prioridade a laboratórios nacionais.
No Brasil, a farmacêutica União Química quer produzir a vacina russa Sputnik V contra a Covid-19.
G1
Saudosa Mãe Diná faria previsões melhores!
kkkkkkkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkk
Pesadello fazendo piada, como sempre.
Foi só levar fumo que Pazzuelo Pau-mandado se tá querendo tomar jeito.
Vai findar igual a Moro e Regina Duarte, sem emprego. HUAHUAHUHA
Ôôôô governo bom!!
Mentiroso
Tomara que seja verdade…???
O fantoche do Bozo agora tá prometendo milhões de doses. Pena que a palavra do chefe não vale o que o gato enterra.
Título do livro: “O mundo encantado do Min. Pazuello”
Dizer é fácil, quero ver cumprir.
Pessimista danado…vai dá certo!!
A torcida pelo pior é uma aberração. Tem gente que faz a critica pela irresponsável critica, sem qualquer base real e se acha o visionário. Por acaso quando o país era roubado pelos corruptos, você reclamou? Só para avisar a mais esse adivinho, que não sabe nada do passado e todo roubo feito aos cofres públicos, mas se acha no direito de palpitar o futuro.
Avisando, o Brasil começou a vacinar depois de alguns países, mais já passou o quantitativo de vacinados de quase todos, ficando entre os 05 que mais aplicaram vacinas.
Não é torcida pelo pior. É constatação de incapacidade.
Ohhh 'brasileiro', você faz parte daquele time que bota culpa nos outros pelo seu fracasso neh: "não deu certo pq botaram olhado", "tava todo mundo torcendo contra e não consegui". Homi, vou contar uma que vc n sabe pra ver se vc se garante, trabalhava na segurança pública e ganhava uma miséria, mas fazia meu trabalho, um dia enquadrei uma mulher que me jogou uma praga "vou botar uma macumba pra vc sair do seu emprego", O PIOR É QUE DEU CERTO, saí de lá e fui assumir um concurso federal.
HAUHAUHUA
Vá estudar pra se garantir e deixar de culpar os outros.