Brasil

Venezuela: Itamaraty indica que divulgação de atas pode não ser suficiente para Brasil reconhecer resultado

Foto: Reprodução

Ao mesmo tempo em que o governo brasileiro afirma esperar a divulgação das atas das eleições na Venezuela, interlocutores no Itamaraty avaliam que a publicação pode não ser suficiente para se reconhecer a vitória ou a derrota de Nicolás Maduro.

Maduro pediu para que Suprema Corte do país audite as eleições, mas a saída do Centro Carter foi vista com preocupação por diplomatas porque deixa um vácuo de possibilidade de auditoria confiável. A entidade é vista como uma das instituições mais independentes no fornecimento de análises sobre os resultados.

Nesta terça (30), o Centro Carter cancelou a divulgação de um relatório preliminar e alertou sobre a retirada de funcionários da Venezuela. Em um comunicado divulgado no início desta quarta-feira (31), a organização pró-democracia fundada pelo ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter, afirmou que as eleições na Venezuela não podem ser consideradas democráticas.

Com isso, o Brasil deve seguir no “modo cautela” ditado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e segurar um reconhecimento do resultado por tempo indeterminado, a depender também do termômetro dos acontecimentos no país vizinho. Uma das principais preocupações é com o aumento da violência urbana em território venezuelano.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Em 2026, “o candidato é o presidente Bolsonaro”, diz Tarcísio

Foto: Divulgação/Campanha Ricardo Nunes

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou, nesta terça-feira (22/10), ao lado de Jair Bolsonaro, que o ex-presidente é seu candidato para as eleições presidenciais de 2026. Bolsonaro, no entanto, está inelegível por abuso de poder político e econômico, após ter convocado diplomatas estrangeiros para uma reunião em que compartilhou informações falsas sobre as urnas eletrônicas, em 2022.

“O candidato é o presidente Jair Bolsonaro”, declarou Tarcísio quando questionado se ele seria o nome da direita para a próxima disputa presidencial, considerando a inelegibilidade de seu aliado. O governador e o ex-presidente estavam em um restaurante de luxo no Morumbi, zona oeste da capital paulista, onde participavam de um evento de apoio à candidatura de Ricardo Nunes (MDB) à reeleição como prefeito de São Paulo.

Em conversa com jornalistas, Bolsonaro voltou a criticar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornou inelegível.

“Estou inelegível por quê? Primeiro, por abuso de poder político. Reuni-me com embaixadores fora do período de campanha. O que ganho politicamente ao me reunir com embaixadores, algo que faz parte da minha prerrogativa como chefe de Estado?”, questionou, concluindo: “Foi um julgamento político.”

Bolsonaro também rebateu a acusação de abuso de poder econômico: “Depois, dizem que foi abuso de poder econômico. No 7 de setembro, na Esplanada, havia aproximadamente um milhão de pessoas, e eu subi no carro de som do pastor Silas Malafaia. Não gastei um centavo com isso”, afirmou, acrescentando: “É perseguição, ou não é?”

Durante a entrevista, Tarcísio destacou que o PT havia conquistado apenas três prefeituras no estado de São Paulo, ao que Bolsonaro aproveitou para ironizar o adversário Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Olha só, quem é o substituto do Lula na política brasileira? Não tem. Agora, do Bolsonaro, tem um monte por aí. Eu colaborei para formar lideranças, e estou muito feliz com isso. Fiz um bom governo, e o povo reconhece”, afirmou o ex-presidente.

Bolsonaro ainda fez questão de comentar sobre seu apelo popular: “Tenho sido recebido por multidões em qualquer lugar do Brasil, e o pessoal tem saudade de mim. Sou o ex mais amado do Brasil”, declarou.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Daniel Silveira comemora banho quente após deixar Bangu 8; “Dignidade”

Foto: Agência Brasil

O ex-deputado federal Daniel Silveira citou dois motivos para comemorar após deixar o presídio de Bangu 8, no Rio de Janeiro. O primeiro é que a colônia agrícola para a qual foi transferido, em Magé, conta com chuveiro elétrico, proporcionando banhos quentes.

Em conversas com pessoas próximas, Daniel Silveira lembrou os incômodos chuveiros gelados da penitenciária de Bangu, onde ficou preso por mais de um ano e meio. E disse que a mudança lhe causou um sentimento de ˜dignidade˜.

Outro ponto celebrado pelo ex-deputado é o fato de a Colônia Agrícola Marco Aurélio Vergas Tavares de Mattos não possuir celas ou grades para evitar a fuga dos detentos. Daniel Silveira relatou que poder olhar para a frente e para os lados e não ver grades o ajudou a recuperar o lado psicológico.

“Quando passamos por situações de privação, passamos a dar mais valor às coisas simples˜, contou. A nova unidade de detenção representa um upgrade em termos de bem-estar. Advogado do político, Paulo Faria chegou a afirmar que a cela de seu cliente, em Bangu 8, era frequentada por ratos.

Liberdade condicional

Daniel Silveira foi transferido no último dia 8, por determinação do ministro Alexandre de Moraes (STF). O magistrado avaliou documentos e laudos que atestaram a aptidão do ex-parlamentar para trabalhar nesse modelo de prisão.

Na colônia agrícola, os detentos trabalham em programas de reflorestamento. Até agora, contudo, nenhuma tarefa específica foi ordenada a Daniel Silveira.

A defesa do ex-deputado pleiteia que ele migre para a liberdade condicional, fora das dependências da colônia agrícola. O argumento é que Daniel Silveira cumpriu mais tempo do que deveria em regime fechado e que, por isso, já teria o direito de ir para casa e de trabalhar em sua área de atuação profissional.

O pleito é semelhante aos feitos por outros políticos, como Paulo Maluf e José Dirceu, quando deixaram o cárcere.

Fonte: Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. “Deus, Pátria e Família” com Dignidade e agora claro mansinho como um gatinho e nada mais de marcar ninguém kkkkm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MAIS DUAS DERROTAS: Justiça condena Natália em R$ 20 mil por ataques a Paulinho

 

Em mais duas decisões na tarde desta terça-feira (22), a Justiça Eleitoral condenou a candidata Natália Bonavides, da coligação Natal Merece Mais, por impulsionamento negativo contra Paulinho Freire. O valor total das multas é de R$ 20 mil.

As duas novas condenações foram publicadas nesta tarde, pela 3ª Zona Eleitoral, que tem como titular o magistrado Gustavo Marinho Nogueira Fernandes.

Os números dos processos são 0600149-34.2024.6.20.0003 e 0600146-79.2024.6.20.0003. Além das multas, a justiça determinou a exclusão imediata do conteúdo de ataque a Paulinho Freire.

Opinião dos leitores

  1. A “Boavides” está descontrolada. Nem a presença do larápio-mor adiantou. Daqui pra domingo vai ter canhoto pirando de vez pq não vai poder furtar por necessidade nos mercadinhos de Natal livremente. 44 neles.

  2. BG, SE POR ACASO, NATÁLIA GANHAR, TU E TURMINHA “BOA” DA MÍDIA NATALENSE SURTAM, NÉ? MAS SURTAM BONITINHO.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministério da Agricultura proíbe a venda de lotes de 12 marcas de azeite de oliva; saiba quais

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou, nesta terça-feira (22), uma nova lista com 12 marcas de azeite de oliva que tiveram lotes considerados impróprios para o consumo (veja quais são)Seis marcas tiveram todos os seus lotes desclassificados.

g1 não localizou os contatos de nenhuma marca, apenas os das distribuidoras, embaladoras e supermercados que as comercializam. A reportagem já acionou as empresas e aguarda posicionamento.

As análises do Ministério revelaram a presença de outros óleos vegetais misturados aos azeites, comprometendo a qualidade e a segurança dos produtos.

 

De acordo com o Ministério, os produtos foram analisados pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária e foram desclassificados por estarem em desacordo com os parâmetros estabelecidos pelas normas vigentes.

Esses produtos representam risco à saúde devido à incerteza sobre a sua origem e composição.

Algumas das empresas responsáveis por essas marcas estão com CNPJs suspensos ou baixados pela Receita Federal, “o que reforça a suspeita de fraude”, diz o Ministério.

“A comercialização desses produtos configura uma infração grave, e os estabelecimentos que continuarem a vendê-los poderão ser responsabilizados”, acrescenta.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Deputado Gustavo Carvalho aponta “todas as contradições e mentiras do PT” e reafirma seu apoio a Paulinho Freire

Em pronunciamento na Sessão Plenária desta terça-feira (22), o deputado estadual Gustavo Carvalho apontou todas as contradições e mentiras do PT e reafirmou meu apoio a Paulinho Freire para prefeito de Natal.

O Canditado também fez uma publicação em suas redes sociais enfatizando que Paulinho é “o caminho certo para Natal”

“Não aceitamos mais as mentiras do PT, que agora quer repetir o descaso que vivemos a nível estadual, na nossa capital, pra tirar Natal do caminho de prosperidade que vem vivendo.

O povo reconhece quem trabalha e sabe que p exemplo que temos, no desgoverno do RN, é um dos piores do Brasil, por isso não vamos admitir esse retrocesso.

Paulinho é o caminho certo pra Natal, é sinônimo de desenvolvimento e muito trabalho e estamos juntos nessa caminhada. Vem aí a maior vitória da história de Natal. Quem quer o desenvolvimento, vota 4️⃣4️⃣ neste domingo ✅ É Paulinho Freire prefeito de Natal e um basta a todas as mentiras e descasos do PT.”, Disse o deputado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Bombeiros vistoriam sede do STF um dia após princípio de incêndio

Foto: STF

Corpo de Bombeiros realizou nesta terça-feira (22) uma vistoria na sala onde começou o princípio de incêndio ocorrido nesta segunda-feira (21) no Supremo Tribunal Federal (STF).

Ontem, o anexo 2 da Corte foi evacuado após chamas surgirem de um aparelho de ar-condicionado localizado no segundo andar, onde estão os gabinetes dos ministros e o setor administrativo.

De acordo com o Supremo, a equipe de bombeiros que realizou a vistoria percorreu os locais afetados, entrevistou funcionários terceirizados e servidores que estavam no prédio e recolheu objetos para perícia.

A sala foi liberada para limpeza e reformas necessárias. O restante da Corte está funcionando normalmente.

O laudo do Corpo de Bombeiros deve ficar pronto em 30 dias.

Incêndio

O princípio de incêndio começou por volta das 19h de ontem. Após o acionamento do sistema de alarme, equipes de brigadistas particulares entraram em ação e evitaram a propagação das chamas. Em seguida, o Corpo de Bombeiros chegou e auxiliou no trabalho.

Segundo a corporação, seis pessoas inalaram fumaça, foram atendidas, mas não precisaram ser levadas ao hospital.

Fonte: Agência Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Avião da FAB que caiu em Parnamirim foi adquirido em 1973; conheça o modelo

Foto: Divulgação/Força Aérea Brasileira

caça da Força Aérea Brasileira (FAB) que caiu no início da tarde desta terça-feira (22) em Parnamirim foi adquirido em 1973, segundo informações da própria corporação.

A aeronave acidentada é do modelo F-5M.

A FAB adquiriu 79 caças do modelo em três lotes diferentes, sendo que o primeiro –composto por 42 unidades– foi recebido dois anos após o fechamento do contrato, avaliado em US$ 115 milhões, o equivalente a R$ 650 milhões.

O avião tem peso máximo de 11.193 quilos e 14,45 metros de comprimento. Fabricado pela empresa americana Northrop Grumman Corporation, o F-5M tem assento ejetável, um radar produzido na Itália, sistemas de autoproteção, bem como a possibilidade do uso de armas inteligentes e mísseis de alcance além do visual.

No acidente desta terça, inclusive, o piloto da aeronave ejetou antes da queda.

No Brasil, o modelo tem 51 exemplares e atua em quatro unidades aéreas com as funções de defesa aérea, ataque, interdição e guerra eletrônica.

Segundo a FAB, todas as aeronaves deste modelo na frota tem a capacidade de realizar reabastecimento em voo.

Ficha técnica do F-5:

  • Fabricante: Northrop Grumman Corporation
  • Envergadura: 8,13 m
  • Comprimento: 14,45 m
  • Altura: 4,08 m
  • Peso vazio: 4.349 kg
  • Peso máximo: 11.193 kg
  • Velocidade máxima: 1.960 km/h
  • Teto operacional: 15.800 metros
  • Até 1.814 km

Fonte: CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

[VÍDEO] Antes de queda, piloto da FAB levou caça para área desabitada

Antes de cair durante um voo de treinamento nesta terça-feira (22/10), um caça modelo F-5M da Força Aérea Brasileira (FAB) foi direcionado pelo piloto para uma região desabitada de Natal (RN), informou a instituição.

De acordo com a FAB, o militar, antes de conseguir realizar o procedimento de ejeção da aeronave, direcionou-a para uma região de mata, onde os riscos seriam minimizados.

Uma equipe de salvamento da FAB se direcionou até o local para efetuar o resgate do piloto militar.

Segundo informações preliminares, a aeronave teve uma pane nos motores, identificada pelo piloto. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) será responsável pela investigação do acidente, a fim de identificar os motivos para a queda da aeronave de combate.

Fonte: Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Meu pai tinha uma Brasília 73, faz algo em torno de 30 anos que ela foi para o lixo, portanto o lixo já aguardava esse aí a um bom tempo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

[VÍDEO] Trecho da BR-406 é bloqueado na Grande Natal por causa de incêndio

A BR-406 foi totalmente interditada na tarde desta terça-feira (22) devido a um incêndio de grandes proporções em Ceará-Mirim, na Grande Natal. O trecho bloqueado, em ambos os sentidos, foi no km 156 da rodovia federal, desde às 13h30. A informação foi divulgada pela Polícia Rodoviária Federal.

A PRF informou que a interdição é decorrente da visibilidade da rodovia, que está prejudicada em ambos os sentidos em decorrência do incêndio de grandes proporções na vegetação local.

Além da PRF, uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar está no local para debelar as chamas.

Fonte: Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Equipe médica afirma que Lula está ‘apto a exercer rotina de trabalho’

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Os médicos que atendem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgaram nota em que dizem que o exame de imagem realizado no petista nesta terça-feira (22) “está estável” na comparação com o anterior e que Lula “está apto a exercer sua rotina de trabalho”.

Lula retornou ao hospital Sírio-Libanês, em Brasília, nesta terça para a realização de exames em razão do acidente doméstico que sofreu no sábado (19) no Palácio da Alvorada.

O presidente ficou na unidade hospitalar por cerca de uma hora. Ele deve ser submetido a um novo exame no prazo de 72 horas.

“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje, 22/10/2024, no Hospital Sírio Libanês, unidade Brasília, para reavaliação. O exame de imagem está estável em comparação ao anterior, com a programação de realizar novo exame de controle em 72 horas. Encontra-se apto a exercer sua rotina de trabalho”, diz comunicado da equipe médica.

A nota divulgada pelos profissionais de saúde não especifica para qual rotina de trabalho Lula está liberado, se isso inclui, por exemplo, despachos no Palácio do Planalto ou viagens de longa distância.

Lula caiu em um banheiro da residência oficial da Presidência e bateu a região da nuca. Ele precisou levar cinco pontos no sábado e realizou exames de imagem, que foram repetidos.

No sábado, o presidente foi liberado para voltar para casa, mas orientado a cancelar viagens longas pelas próximas semanas – incluindo o embarque para a Rússia, onde participaria da reunião de cúpula do Brics.

O petista, que tem 78 anos, realizou reuniões de trabalho na segunda-feira (21) e nesta terça no Alvorada.

O presidente comentou o acidente em uma conversa por telefone com Luiz Caetano, candidato do PT à prefeitura de Camaçari (BA).

“Estou bem, querido. Eu tive um acidente aqui, mas uma bobagem minha. Foi grave, mas não afetou nenhuma parte mais delicada. Eu tô cuidando, porque qualquer coisa na cabeça é muito forte”, disse o presidente.

Lula é eleitor em São Bernardo do Campo (SP), cidade com segundo turno na eleição municipal do próximo domingo (27). Na próxima semana, o presidente tem previsão de participar da COP da Biodiversidade em Cali, na Colômbia.

Fonte: g1

Opinião dos leitores

  1. Não tiraram uma foto de Lula no hospital, nem muito menos onde levou os pontos na cabeça. Pq será??

  2. Como hoki? Essa criatura só trabalhou como X9 de Romeu Tuma, entregava todos os comparsas por um prato de sopa e um pão duro, fora isso trabalhou como lobista de várias construtoras e grandes conglomerados financeiros, as suas mãos são leves e lisas.

  3. Agora é só curar a ressaca. Essa queda acho que se deve ao peso excessivo no crânio. Parece uma antena de TV.

  4. E a viuva ( Nação Brasileira) pagando tudo tendo que vir medicos de São Paulo, em Brasilia nao existe medicos competentes para tratar sua “incelencia”, enquanto isto o povão abandonado em hospitais publicos superlotados do Pais. Uma vergonha. Ele tinha que ir era para o SUS.

  5. Lula não tem é nada. BIDEN foi quem deu a ordem pra ele não viajar. E sendo um vassalo do Biden, só simulou um acidente. Por que será que ele tá restringindo a Venezuela no BRICs?

  6. A bobagem é traduzida com embriaguez e pior, com a sua cuidadora longe dele, certamente não aguenta o bafo.

  7. Então Já pode ir pra Russia se encontrar com Putin…. Quem quiser que acredite nessa queda fake, esquerdista é capaz de tudo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *