O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ameaçou ontem (20) tirar do ar a rede internacional de notícias CNN. Em um pronunciamento a trabalhadores do serviço Metrobus, Maduro disse ter dado um ultimato à CNN para que pare de “transmitir propaganda de guerra” ou “terão que sair do país”.
Segundo Maduro, os meios de comunicação internacionais, como o canal CNN em espanhol, se dedicam a difundir o ódio. “Eu pedi à ministra de Comunicação e Informação, Delcy Rodríguez, que emita um comunicado à CNN na Venezuela para que retifiquem sobre sua programação de guerra. A emissora sairá do país se não se retificar. Não aceito mais guerra midiática”, disse.
A ministra Delcy Rodríguez confirmou em sua conta no Twitter que começou o procedimento administrativo para a retirada do canal, “se não houver retificação”.
A Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel) emitiu uma nota na semana passada informando que meios de comunicação que transmitissem atos violentos – referindo-se à cobertura dos protestos e manifestações de vandalismo – seriam penalizados.
Um dos primeiros afetados, que para a Conatel teria infringido a regra, foi o Canal de Notícias colombiano NTV24. O sinal da TV no país, distribuído por assinatura, foi interrompido.
Simone Biles e Rebeca Andrade com o troféu do Laureus — Foto: divulgação
A lista de conquistas de Rebeca Andrade aumentou, nesta segunda-feira (21), durante a cerimônia do Prêmio Laureus, sediada em Madri, na Espanha. A ginasta ganhou o troféu na categoria “Retorno do Ano” e se tornou a primeira brasileira da história a vencer o “Oscar do Esporte”, que completa 25 edições.
Principal nome do esporte brasileiro em Jogos Olímpicos, Rebeca Andrade derrotou a lendária Simone Biles na prova de solo, em Paris 2024, faturando a medalha de ouro. A ginasta, que ainda saiu dos Jogos com duas pratas (individual geral e salto) e um bronze por equipes, alcançou este resultado mesmo após ser submetida a três cirurgias no joelho. O pentacampeão mundial Cafu foi o encarregado de entregar a estatueta à compatriota.
– Eu me sinto muito feliz e honrada por receber meu primeiro Laureus. Estou orgulhosa, me sinto abençoada pela equipe que tenho e pela família que eu tenho. Eles acreditaram em mim mesmo quando eu não acreditava. Eu gostaria de fazer um agradecimento especial para uma pessoa que está aqui conosco essa noite, que foi uma peça importantíssimo para que o mundo me conhecesse não só como atleta, mas como pessoa também, que é a Aline (Wolff), minha psicóloga. Quero agradecer pelo trabalho, companheirismo, pelo cuidado durante meu período de lesões. Fico feliz de ser uma grande referência para as gerações que estão vindo e para pessoas em geral, de força, de mostrar que a gente pode alcançar os nossos objetivos, independentemente do lugar de onde a gente tenha vindo. – declarou Rebeca.
A volta por cima de Rebeca Andrade superou a de seus concorrentes, o nadador americano Caeleb Dressel, que se afastou das piscinas para cuidar da saúde mental e voltou de Paris 2024 com medalhas olímpicas; a esquiadora alpina suíça Lara Gut-Behrami, bicampeã da Copa do Mundo oito anos após o primeiro título; o motociclista espanhol Marc Márquez, que cogitou aposentadoria após lesão no braço, mas encerrou a “seca” de 1000 dias sem vitórias no circuito de motovelocidade; o jogador de críquete indiano Rishabh Pant, reintegrado à seleção nacional depois de um grave acidente de carro; e a nadadora australiana Ariarne Titmus, primeira mulher a defender com êxito o título olímpico dos 400m, depois de retirar um tumor no ovário.
Veja todos os vencedores do Laureus 2025
Atleta Masculino do Ano
Armand Duplantis (salto com vara – Suécia)
Time do Ano
Real Madrid (futebol – Espanha)
Atleta Feminina do Ano
Simone Biles (ginástica artística – EUA)
Revelação do Ano
Lamine Yamal (futebol – Espanha)
Retorno do Ano
Rebeca Andrade (ginástica artística – Brasil)
Atleta do Ano com Deficiência
Jiang Yuyan (natação – China)
Atleta do Ano em Esportes de Ação
Tom Pidcock (ciclismo de montanha – Reino Unido)
Prêmio Esporte para o Bem
Kick4life (Lesoto) – usa o futebol para ajudar crianças e jovens em risco
O papa Francisco deixou um testamento no qual apontou as orientações para seu sepultamento. Divulgado nesta segunda-feira (21), o documento é datado de 29 de junho de 2022.
O santo padre expressou que gostaria que seus restos mortais fossem colocados na Basílica de Santa Maria Maggiore, num túmulo simples, escavado no solo, sem decoração e apenas com a inscrição “Franciscus”.
“Em Nome da Santíssima Trindade. Amém.
“Sentindo que se aproxima o ocaso da minha vida terrena e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar a minha vontade testamentária somente no que diz respeito ao local da minha sepultura.
“Sempre confiei a minha vida e o ministério sacerdotal e episcopal à Mãe do Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que os meus restos mortais repousem, esperando o dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maior.
“Desejo que a minha última viagem terrena se conclua precisamente neste antiquíssimo santuário Mariano, onde me dirigia para rezar no início e fim de cada Viagem Apostólica, para entregar confiadamente as minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer-Lhe pelo dócil e materno cuidado.
“Peço que o meu túmulo seja preparado no nicho do corredor lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza desta mesma Basílica Papal, como indicado no anexo.
“O túmulo deve ser no chão; simples, sem decoração especial e com uma única inscrição: Franciscus.
“As despesas para a preparação da minha sepultura serão cobertas pela soma do benfeitor que providenciei, a ser transferida para a Basílica Papal de Santa Maria Maior e para a qual dei instruções apropriadas ao Arcebispo Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Cabido da Basílica.
“Que o Senhor dê a merecida recompensa àqueles que me quiseram bem e que continuarão a rezar por mim. O sofrimento que esteve presente na última parte de minha vida eu o ofereço ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos.
Insuficiência cardíaca e um AVC foram as causas da morte do papa Francisco, afirmou nesta segunda-feira (21) o Vaticano.
Segundo a certidão médica que atestou a morte do papa, Francisco sofreu um AVC cerebral, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível às 7h35, pelo horário de Roma (2h35 em Brasília).
O boletim médico informa que o quadro foi agravado por uma pneumonia bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão e diabetes tipo II. A morte foi confirmada por registro eletrocardiotanatográfico.
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos às 2h35 pelo horário de Brasília, 7h35 pelo horário local, desta segunda-feira (21). As informações foram confirmadas pelo Vaticano.
O pontífice, que ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos, se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado 38 dias internado. Ele morreu em seu apartamento, na residência de Santa Marta, na Cidade do Vaticano, onde vivia desde sua eleição em 2013.
Desde 7 de dezembro de 2024, quando ocorreu o último consistório, o Colégio Cardinalício é composto por 252 membros, dos quais 135 eleitores e 117 não eleitores. Em dez reuniões do gênero, o papa Francisco – que morreu nesta segunda-feira, 21 – nomeou 150 cardeais. Na prática, apenas 2 em cada dez eleitores não devem seu título ao pontífice argentino, o que deve influenciar fortemente sua sucessão.
Hoje, 108 dos futuros eleitores do conclave foram escolhidos pelo papa Francisco, 22 por Bento XVI e apenas 5 por João Paulo II. No Conclave que elege o próximo pontífice nem todos os cardeais participam, somente os eleitores, aqueles com menos de 80 anos de idade, incluindo sete brasileiros.
Desde 2013, quando os cardeais eleitores da Europa representavam 56% do total, Francisco buscou as chamadas “periferias” da Igreja, com foco sobretudo em África, Ásia e Oceania – então com 22 cardeais eleitores na soma dos três continentes.
Agora, a Europa tem 53 (39%) dos votantes (alguns dos quais com responsabilidades eclesiais noutros continentes), a América tem 37 (17 da América do Sul), a Ásia tem 23, África tem 18 e a Oceania tem 4. Só no último consistório, em dezembro, foram 11 europeus, dos quais 5 italianos; 6 do continente americano, dos quais 5 sul-americanos, 3 asiáticos e um africano.
Francisco ainda ampliou o grupo de eleitores, que havia sido definido em 120 por Paulo VI em 1970. Foi esse papa também quem definiu a idade de 80 anos para eleitores, o que permitiu a Francisco ampliar esse colégio. Para se ter ideia, 15 membros do Colégio de Cardeais fizeram 80 anos no ano passado, perdendo assim a condição de participar de um futuro conclave.
Os cardeais brasileiros
Cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida (SP) / Criado cardeal por Bento XVI – cardeal não-eleitor
Cardeal João Braz de Aviz, prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica / Criado cardeal por Bento XVI – cardeal eleitor
Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo (SP) / Criado cardeal por Bento XVI – cardeal eleitor
Cardeal Orani João Tempesta, O.Cist. arcebispo do Rio de Janeiro (RJ) / Criado cardeal por Francisco – cardeal eleitor
Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, O.F.M., arcebispo de Manaus (AM) / Criado cardeal por Francisco – cardeal eleitor
Cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador (BA) / Criado cardeal por Francisco – cardeal eleitor
Cardeal Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília / Criado cardeal por Francisco – cardeal eleitor
Cardeal Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB e do Celam / Criado cardeal por Francisco – cardeal eleitor
Que o próximo papa seja um reformista assim como Francisco foi e não um conservador. E independentemente de quem seja, que a Igreja não se associe à política partidária que tanto destrói o mundo.
Pra mim pouco importa quem vai ser proclamado Papa, acredito em Deus, nos membros da Igreja Católica, não confio nem acredito, minha fé é em Deus não na igreja que um dia já foi a casa do Senhor.
Um incêndio atingiu a plataforma de petróleo Cherne 1 (PCH-1), operada pela Petrobras na Bacia de Campos, na manhã desta segunda-feira, 21. O fogo começou após uma explosão em um dos equipamentos e deixou onze trabalhadores feridos com queimaduras — segundo o Sindicato dos Petroleiros de Nova Friburgo (Sindipetro-NF), um dos operários caiu no mar e precisou ser resgatado.
A plataforma Cherne 1 está localizada a aproximadamente 130 quilômetros de distância de Macaé, no litoral do Rio de Janeiro. Ainda de acordo com o Sindipetro, o incêndio começou por volta das 7h25 desta segunda e foi controlado cerca de quatro horas depois. No momento da explosão, 176 pessoas estavam na plataforma.
Com o incidente, o escoamento de gás foi interrompido, e as comunicações da plataforma foram afetadas. Em nota, a Petrobras confirmou que o incêndio foi controlado pelas equipes de emergência e que a produção segue paralisada. A empresa informou ainda que a plataforma não produzia petróleo desde 2020, mas era utilizada para escoamento de gás e reforçou que todas as pessoas a bordo estão bem e que os trabalhadores não essenciais serão desembarcados preventivamente para que a integridade das instalações seja avaliada. Uma comissão será formada para apurar as causas do incêndio.
A Arquidiocese de Natal vai celebrar às 16h30, na Catedral Metropolitana, uma missa por ocasião do falecimento do Papa Francisco. A missa será celebrada pelo Arcebispo de Natal Dom João Santos Cardoso.
Pouco antes de informar sobre a missa, a Arquidiocese de Natal publicou uma nota de condolências pela morte do pontífice, que aconteceu na madrugada desta segunda-feira (21). Leia abaixo a íntegra da nota de condolências:
“A Arquidiocese de Natal, na pessoa de seu Arcebispo Metropolitano, Dom João Santos Cardoso, em comunhão com o clero, os religiosos de vida consagrada e os fiéis leigos, recebeu, consternada, a notícia do falecimento do Papa Francisco, ocorrido na manhã deste dia 21 de abril, em sua residência, na Cidade do Vaticano, e associa-se a todos os cristãos do orbe católico em preces pelo descanso eterno de Sua Santidade.
O Santo Padre, sucessor do Apóstolo Pedro, cumpriu amorosa e fielmente a missão de governar a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, como incansável servidor do Evangelho e com amor universal, com especial atenção aos mais pobres e marginalizados.
No ensejo da oitava da Páscoa, com sentimentos de profunda gratidão por seu testemunho de fiel discípulo de Nosso Senhor Jesus Cristo, encomendamos a alma do Papa Francisco à infinita e amorosa misericórdia de Deus.
Por ocasião do falecimento do Papa Francisco, na manhã desta segunda-feira (21), o Arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, presidirá uma missa, na intenção do Sumo Pontífice. A celebração será realizada às 16h30, na Catedral Metropolitana, situada no bairro do Tirol, na capital, aberta a todos os fiéis.”
Foto: Vyacheslav Prokofyev/Sputnik/Pool via Reuters
Os combates na Ucrânia foram retomados após o cessar-fogo da Páscoa, afirmou nesta segunda-feira (21) o presidente da Rússia, Vladimir Putin, acrescentando que Moscou estava aberta a qualquer iniciativa de paz e esperava uma atitude semelhante de Kiev.
Tanto a Ucrânia quanto a Rússia se acusaram mutuamente de milhares de ataques e de violar o cessar-fogo proposto pelo Kremlin durante as celebrações da Páscoa.
“Sempre temos uma atitude positiva em relação a uma trégua, e é por isso que apresentamos essa iniciativa, especialmente porque estamos falando sobre os dias brilhantes da Páscoa”, disse Putin a um repórter da TV estatal russa.
“Sempre falamos sobre isso, que temos uma atitude positiva em relação a qualquer iniciativa de paz. Esperamos que os representantes do regime de Kiev tenham a mesma posição”, acrescentou.
Washington havia afirmado que aceitaria uma extensão da trégua, e o presidente ucraniano Volodimir Zelenski reiterou várias vezes a disposição da Ucrânia de concordar com uma pausa nos ataques à infraestrutura civil por 30 dias na guerra.
Putin disse que a Rússia precisa estudar cuidadosamente essa e outras propostas.
O Papa Francisco morreu na manhã desta segunda-feira (21) na Casa Santa Marta, uma casa de hóspedes perto da Basílica de São Pedro, onde morou desde sua eleição em 2013, segundo o porta-voz do Vaticano.
O pontífice morreu no segundo andar da residência, informou a Sala de Imprensa do Vaticano.
O corpo de Francisco será sepultado em um caixão às 20h, horário local (14h, horário de Brasília), desta segunda-feira, declarou a Santa Sé em um comunicado divulgado hoje.
Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa, disse estar “esperançoso” de que o Vaticano divulgue a causa da morte na noite desta segunda-feira, após a certificação oficial do óbito.
A missa de sufrágio do pontífice ocorrerá na Basílica de São João de Latrão, em Roma, às 14h de Brasília, 19h no horário local, e será realizada pelo cardeal Baldo Reina. Durante o rito de constatação da morte do pontífice, mais detalhes devem ser informados, como se o papa estava dormindo, quando morreu, etc.
O corpo do papa Francisco será colocado em um caixão às 15h de Brasília, 20h local, informou a Santa Sé em um comunicado.
Kevin Joseph Farrell, cardeal e também camerlengo do Vaticano, vai presidir a certificação da morte de Francisco e a colocação de seu corpo no caixão.
O caixão do pontífice deve ser apresentado na manhã de terça-feira (22), mas o horário não foi informado.
Anteriormente o corpo do papa era exposto primeiro na capela privada, depois na Sala Clementina do Palacio Apostólico e só depois na basílica. Com Francisco, depois da capela privada em Santa Marta, o corpo vai ser exposto no caixão aberto na basílica.
Verdade, vive comendo camarão com farofa, tomando remédio pra lupus sem ter a doença… mas sou patriota, cristão e cidadão de bem e não desejo a morte dos outros.
O papa Francisco, líder da Igreja Católica que canonizou os 30 mártires de Cunhaú e Uruaçu em outubro de 2017, faleceu nesta segunda-feira (21), no Vaticano. A morte ocorre quase oito anos após a cerimônia histórica que elevou ao status de santos os católicos mortos em massacres ocorridos no Rio Grande do Norte, em 1645, durante as invasões holandesas ao Brasil.
A celebração da canonização, realizada em 15 de outubro de 2017 na Praça São Pedro, reuniu cerca de 50 mil fiéis e contou com a participação de 450 concelebrantes. Foi presidida pelo cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação da Causa dos Santos, sob a autoridade do então papa Francisco. Em sua homilia, o pontífice afirmou: “Que estes que agora são santos indiquem a todos nós o verdadeiro caminho do amor e da intercessão junto ao Senhor para um mundo mais justo.”
A cerimônia teve um forte componente simbólico para o Brasil, especialmente para os potiguares. A Camerata de Vozes do Rio Grande do Norte, regida pelo monsenhor Pedro Ferreira, marcou presença com cânticos sacros. Os novos santos são os primeiros mártires oficialmente reconhecidos do país, conhecidos também como os Protomártires do Brasil.
Martírio em nome da fé
Os massacres de Cunhaú e Uruaçu ocorreram respectivamente nas atuais cidades de Canguaretama e São Gonçalo do Amarante. Em ambos os episódios, fiéis católicos foram brutalmente assassinados por tropas aliadas aos invasores holandeses, lideradas por Jacob Rabbi. Os ataques aconteceram dentro de igrejas, durante celebrações religiosas.
No Engenho de Cunhaú, em 16 de julho de 1645, fiéis assistiam à missa celebrada pelo padre André de Soveral quando as portas da igreja foram trancadas e os ataques começaram. Já em Uruaçu, o massacre ocorreu em 3 de outubro do mesmo ano, com cenas ainda mais brutais. Os relatos falam de vítimas mutiladas, línguas arrancadas para evitar orações, e até crianças degoladas. Entre os mortos estavam o padre Ambrósio Francisco Ferro, o camponês Mateus Moreira — que, mesmo com o coração arrancado, teria exclamado: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento” — e muitos outros leigos, homens, mulheres e crianças.
Reconhecimento e legado
O processo de beatificação dos mártires teve início em 1989 e culminou com a cerimônia presidida por João Paulo II, em 5 de março de 2000, no Vaticano. O decreto reconhecendo o martírio havia sido assinado dois anos antes, em 1998.
Em memória dos mártires, o governo do Rio Grande do Norte instituiu, por meio da Lei Nº 8.913, o feriado estadual no dia 3 de outubro. Na cidade de São Gonçalo do Amarante, foi inaugurado em 2000 o Monumento aos Mártires, com capacidade para receber até 20 mil peregrinos. O local, aberto ao público e situado em uma área doada pela família Veríssimo, é hoje um importante destino de fé e turismo religioso. O projeto arquitetônico é assinado por Francisco Soares Júnior.
A canonização marcou não apenas um reconhecimento espiritual, mas também um resgate histórico de episódios pouco discutidos da colonização brasileira. A morte do papa Francisco, responsável por selar esse reconhecimento, encerra um ciclo, mas fortalece ainda mais o legado deixado por aqueles que morreram por sua fé.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou nesta segunda-feira (21) luto oficial de sete dias no Brasil pela morte do papa Francisco.
Jorge Mario Bergoglio morreu aos 88 anos às 7h35 desta segunda no horário do Vaticano (2h35, no horário de Brasília). O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.
À frente da Igreja Católica por quase 12 anos, Francisco foi o papa número 266. Em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI, Bergoglio foi escolhido como o novo líder – inclusive contra a sua própria vontade, segundo ele mesmo admitiu.
“A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos”, escreveu Lula em uma nota oficial.
“Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio. A união, onde havia a discórdia. E a compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados”, seguiu.
“Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças. Mostrou que esse mesmo modelo é que gera desigualdade entre países e pessoas. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito.”
“Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o Papa Francisco e sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará”, continuou Lula.
“Que Deus conforte os que hoje, em todos os lugares do mundo, sofrem a dor dessa enorme perda. Em sua memória e em homenagem à sua obra, decreto luto de sete dias no Brasil. O Santo Padre se vai, mas suas mensagens seguirão gravadas em nossos corações.”
Ditador safado e sanguinário. E o pior é que nosso governo cubanizado anda apóia essa ditadura disfarçada.