Foto: EFE/ Miguel Gutiérrez
Em meio à profunda crise econômica da Venezuela, 94,5% da população do país vivem em situação de pobreza, e mais de três em cada quatro venezuelanos sofrem com a extrema pobreza, com renda insuficiente para garantir as suas necessidades alimentares. As conclusões são da Pesquisa Nacional de Condições de Vida 2021, realizada pela Universidade Católica Andrés Bello (UCAB), publicada na quarta-feira (29).
Segundo os resultados, a extrema pobreza atinge agora 76,6% dos venezuelanos, um aumento em relação aos 67,7% registrados no ano anterior.
“O empobrecimento tem sido dramático”, afirmou o economista venezuelano Pedro Palma, ao comparar os resultados do último levantamento aos dados de nove anos atrás. “Em 2012 (ao fim da bonança petroleira), a pobreza estava em 32,6% e a extrema pobreza em 9,3%.”
Crise econômica, perda de institucionalidade, pandemia de Covid-19 e a escassez crônica de combustíveis foram apontadas como os principais fatores para o empobrecimento dos venezuelanos. Cerca de 20% dos entrevistados afirmaram que não conseguiam abastecer os seus carros, o que prejudica a suas atividades profissionais.
Os números da pesquisa diferem daqueles apresentados pela ditadura de Nicolás Maduro, que em sua prestação de contas ao parlamento afirmou que 17% dos venezuelanos viviam na pobreza em 2020, e apenas 4% em pobreza extrema.
Segundo os pesquisadores da UCAB, a população da Venezuela foi reduzida para 28,7 milhões, depois que pouco mais de 4 milhões de pessoas deixaram o país entre 2015 e 2020, fugindo da crise econômica e social. Além disso, a taxa de natalidade diminuiu, porque “as potenciais mães migraram”. Estima-se que 340 mil crianças deixaram de nascer nos últimos cinco anos no país.
Houve também perda de três anos de expectativa de vida. “As gerações nascidas no período de crise (2015-2020) irão viver menos anos do que os que nasceram antes (2000-2005). Antes da crise, estimava-se uma expectativa de vida de 83 anos para 2050, agora o número baixou para 76,6.
A taxa de mortalidade infantil no país, que chega a 25,7 para cada 1.000 nascidos vivos, é a mesma de 30 anos atrás.
Apenas cerca da metade dos venezuelanos em idade de trabalhar está em atividade, o que corresponde a cerca de 7,6 milhões de pessoas, estima a pesquisa. Para as mulheres, a situação é ainda pior: apenas 32,9% das trabalhadoras estão em atividade, um índice muito inferior à média da América Latina.
As medidas de combate à pandemia da Covid-19, com restrições à circulação, somadas à falta de combustível na nação que já foi um gigante petrolífero, levaram à paralisação de parte do setor produtivo, reforçando a recessão no país.
Diante do colapso das condições de vida, 86,5% dos domicílios recebem ajudas governamentais, enquanto 20% recebem remessas de familiares no estrangeiro.
A pesquisa foi conduzida com a aplicação de questionários distribuídos a 17 mil domicílios em 22 dos 24 estados da Venezuela entre fevereiro e abril de 2021.
Gazeta do Povo
Sob o governo do desqualificado já temos mais de 20% nessa situação e 120 milhôes em risco alimentar. Com o mentiroso e os bichos de chifres poderemos bater a Venezuela até 2022. Fora bicho de chifre.
Acuse os do que vc faz. O presidente qdo candidato e até hj diz que se o seu concorrente ganhasse o brazil viraria uma Venezuela, hj, de fato, estamos nos tornando uma Venezuela e adovinha quem e o presidente? O mesmo que acusava o seu oponente.
Só pq vc quer
Como é?, é graças ao PRESIDENTE BOLSONARO que não caminhamos para o socialismo, que não seremos mais uma nação devastada pelo comunismo.
Íamos ser a Venezuela se continuássemos com governos de ESQUERDA, que destroem a economia, destroem as empresas, destroem a iniciativa privada, que afastam os investidores, e que só servem para bancar servidores públicos que pouco produzem e custam muito.
É a produção da iniciativa privada que gera RIQUEZA, distribuir o que alguns poucos produzem para muitos que nada fazem é o caminho da Venezuela, é dessistimular àqueles que produzem, é o caminho da falência da economia do país.
Quem apoia o regime “democrático” na Venezuela é o PT e seus asseclas. Enquanto isso, nossas ruas estão cheias de pedintes venezuelanos.
Nunca vi pobre comer carne de primeira, salva as vezes em alguma comemoração. Vamos deixar de ser hipócrita, onde poderá Lula vai nos salvar, votei nele em 2002, 2006 e em Dilma põe causa de Lula em 2010 e 2014. A culpa hj não é apenas de Bolsonaro, mas as políticas públicas utilizadas no governo PT, junta isso a pandemia. Não posso esquerda nunca do MENSALÃO E O PETROLAO. Casos que acabaram com nosso país.
A falsa simetria anda imperando. Então qualquer um que critique a nova família real miliciana, tem que ir para a Venezuela? Vão ver as estatísticas, o pessoal anda indo para Portugal e Estados Unidos, porque liberal (menos Ministro Guedes) não gosta de imposto e nem de inflação, enquanto os babões ganham salário mínimo e torram boa parte em gasolina para motociatas.
Estão vendo que o socialismo deu certo? Quase todo mundo na igualdade. Os 6% restantes que não estão vivendo na pobreza deve ser do governo.
O Brasil está caminhando para isso, irônica e infelizmente.
Quantas expropriações e congelamentos Bolso fez? Não diga imbecilidade.
Estamos caminhando pra isso. Aguardemos mais 5 anos.
Queremos que o pobre volte a ter vez novamente, que possa ir ao mercado comprar carne de primeira, estamos com saudades do governo que governou pra todos e quem estava no comando era Luiz Inácio Lula da Silva…#Lula2022
Ter feito isso em cima de uma bolha artificial de gasto público e juro alto pra derrubar o câmbio deu uma rebordosa medonha.
País rico em petróleo, administrado por lunaticos que socializaram o povo à pobreza. Esse é o resultado da experiencia do socialismo do seculo XXI… por puro desvaneio ideologico da esquerda latina. A FOME QUE O PT ALMEJA AO BRASIL. Dependência do governo pra passar fome. Aqui ainda é menos ruim com um lunatico que deseja que a economia prospere, do que um mentiroso que deseja a fome e a morte em prol do socialismo latino.
brasil … brasi … bras … brasu … brasuela
em menos de dez anos se continuar com esses sacripantas no comando, o nosso povo vai terminar comendo carne de cachorro no meio da rua.
Ideologias totalitárias e ateias como o comunismo ou socialismo, são devastadoras. Rezemos pelos venezuelanos e vigiemos para não permitir esse mal no Brasil.
Enquanto isso… O Brasil está uma maravilha na mão de bozo.
Você é desmiolado, perdeu completamente a razão ou se faz de pateta para aparecer.
Que tal comparar o governo do bozo com os 02 do PT?
Quer comecar por onde? Número de escâdalos por corrupção? Transposiçao do Rio São Francisco? Obras concluídas? Promessas de campanha realizadas? Escolha!
Com um detalhe: De 2003 a 2010 o mundo viveu um apogeu econômico, tudo crescendo e dando certo. De 2019 a 2021 tivemos 18 meses de pandemia.
Vamos comparar?
Está ruim ?? Homem se mude para o paraíso Venezuela ou Cuba,tem alguém te obrigando a ficar no Brasil ??? Há já sei , você é o socialista de iPhone na mão , ou igual ao socialista JEAN WILLIANs , ama o socialismo mas mora em BARCELONA…deixa de escrever MERDA vagabundo
Perto da Venezuela, tá sim.
Quem ferrou a economia foram prefeitos e governadores.
Estamos saindo dessa.
Vai pra lá. Mas passe num cruzamento de nossa cidade antes e peça a uma daquelas senhoras de vestido florido umas dicas de sobrevivência.
Vcs são o chorume da sociedade. Tenha vergonha homem.
Brasileiro, não sei se vc sabe, petralhas são bucéfalos.
Brasileiro, compare os preços da carne e da gasolina.
Maduro deixou a fronteira aberta para pessoas que não estão satisfeitos com o presidente!
Vá para a Venezuela onde seu ex presidente tem amizade com maduro kkkkk
O socialismo na Venezuela deu certo ! Parabéns para a esquerda ! Agora podemos comparar de forma real o q queremos no Brasil!
Para o líder MADURO é excelente, ele fuma charuto cubano e come churrasco caríssimo em Stambul, cadê o nosso socialista JEAN WILLIAN ? Me lembrei está em Barcelona…povo MALANDRO , socialista só para os IDIOTAS PTRALHAS, aqueles imbecis que ficam balançando bandeira vermelha nas esquinas
E aqui vai bem direitinho amigo, seu presidente matando o povo de fome e vcs aplaudindo, antes do mimimi Lula também não presta.
Dizaí como é que um Presidente faz para conter preços. A Venezuela fez todo o tipo de congelamento, expropriação, tabelamento, estatização. Bolsonaro está aprovando leis que justmente promovem maior liberdade econõmica, menos estado na vida da empesas.