O vereador de Extremoz Rafael Correia apresentou nesta terça-feira (28), um Projeto de Lei para que se torne obrigatória a afixação de adesivo na porta dos veículos que prestam serviços aos poderes Executivo, Legislativo e autarquias da Prefeitura, informando sobre a exclusividade para os serviços no município.
A frase “Uso exclusivo em serviço do município de Extremoz” deverá ser utilizada apenas em veículos oficiais do poder público municipal ou utilizados para prestação de serviços, como carros, caminhões, máquinas agrícolas e rodoviárias, ônibus escolares, entre outros.
De acordo com o vereador, a iniciativa de transformar em Lei vai de acordo com o artigo 37 da Constituição Federal, sobre transparência, publicidade e legalidade quanto aos atos da administração pública. “A Lei sendo cumprida, é possível uma melhor fiscalização por parte da Câmara Municipal quanto da própria população no sentido de ver que os veículos estão sendo usados para trabalho e não para benefício exclusivo e particular dos profissionais com destinos indevidos”, disse o vereador.
Para o parlamentar, a iniciativa representa mais um passo em relação a transparência entre os poderes e a população, já que todos terão condições de acompanhar e sentir-se seguros quanto à aplicação dos valores arrecadados através dos impostos que pagam.
Ingredientes:
2 kg de pernil de porco
1 colher páprica defumada2 xícaras chá de vinho branco seco4 dentes de alho amassados1 colher do tempero do chef
1 abacaxi
1 maço de alecrim fresco1 xícara chá de azeite de olivaSal a gostoPimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Coloque o pernil em uma travessa e tempere com o sal, alho, pimenta, vinho, tempero do chef e massageio o pernil para penetrar bem na carne.
Deixe marinando por no mínimo 2 horas na geladeira.
Passado esse tempo transfira o pernil para uma assadeira, com um fio de azeite e despeje o líquido da marinada.
Cubra com papel alumínio e leve ao forno para assar, em forno pré-aquecido, 180ºC, por 2 horas
Regar, a cada 30 /40 minutos com o líquido da marinada.
Depois que o pernil estiver cozido retire do caldo e volte ao forno, em máxima, para dourar, por volta de 30 minutos.
Retirar do forno e fatiar.
Selar as rodelas de abacaxis com um fio de azeite.
Batatas sauté
300g de batata aperitivo
Azeite a gosto
1 galinho de Alecrim
Sal a gosto
Modo de preparo:
Lave bem as batatas e cozinhe na água até ficarem bem macias.
Aqueça uma frigideira, coloque muma colher de manteiga e um fio de azeite, um pouco de Alecrim e doure as batatas.
Sirva em seguida ou pode dar uns pequenos murros nas batatas, pra ficarem amassadas.
Sirva em seguida com o pernil as batatas e as rodelas de abacaxis.
Tempo de preparo: 2h
Tempo de cozimento: 2h30
DICA RÁPIDA
ROCAMBOLE DE BATATA COM CREME DE BACALHAU
Ingredientes:
3 Batatas grande
1/2 Xícara de leite
1 Colher de sopa de manteiga
2 Colheres de sopa de farinha de trigo
1 Colher de sopa de queijo ralado
1 Gema
2 Claras
1 pitada de sal
Modo de preparo:
Cozinhe as batatas e esprema, junte a manteiga, o sal, o leite, o queijo ralado e misture bem.
Bata as claras até ficarem em neve.
Acrescente as batatas, as gemas, a farinha de trigo, as claras batidas em neve e mexa, delicadamente e lentamente até unir bem.
Unte a placa com manteiga e polvilhe com farinha de mandioca.
Espalhe a massa na forma com a ajuda de uma colher e leve ao forno pré-aquecido à 180 graus, por aproximadamente 25 minutos ou até começar a dourar nas laterais, espere um pouco, e deixe amornar.
Vire a placa sobre um pano de prato limpo, coloque o recheio por cima da massa e enrole. Coloque o molho de tomate por cima e polvilhe com queijo ralado.
RECHEIO DE BACALHAU:
300g de bacalhau dessalgado
Azeite
½ pimentão vermelho e amarelo picados
Cheiro verde picado
½ cebola picada
2 dentes de alho200ml de creme branco
Sal e pimenta do reino a gosto
CREME BRANCO:
Aqueça uma frigideira, refogue a cebola, o alho e os pimentões até ficarem macios.
Acrescente o bacalhau e refogue bem. Pode acrescentar azeitonas.
Misture no molho branco até ficar bem uniforme.
O terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva apresenta o pior desempenho na aprovação de Medidas Provisórias (MPs) nos dois primeiros anos de governo em relação aos seus antecessores. Das 126 MPs apresentadas, apenas 19 foram sancionadas e convertidas em lei, resultando em uma taxa de aprovação de 15,87% — a menor desde 1988. Os dados apontam desafios crescentes na articulação política do Executivo diante de um Legislativo fortalecido por mudanças institucionais recentes que limitaram os instrumentos de negociação disponíveis ao governo.
Procurada, a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República ainda não se manifestou. O espaço permanece aberto para posicionamento.
A MP é um instrumento utilizado pelo presidente para editar normas com força de lei em casos de relevância e urgência. Após a sua publicação, passa a vigorar imediatamente, mas precisa ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias — 60 dias, prorrogáveis por mais 60 — para se tornar uma lei definitiva. Durante sua tramitação, a MP é analisada por uma Comissão Mista (composta por deputados e senadores) e, se aprovada, segue para votação nos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado. Caso não seja votada dentro do prazo, perde sua eficácia e não se torna lei. Mesmo assim, medidas ainda dentro do prazo podem ser aprovadas no ano seguinte.
Em 2024, o governo Lula editou 74 MPs, das quais apenas 8 foram convertidas em lei, resultando em uma taxa de sucesso de 10,08% — índice que pode crescer nos próximos meses, dado que algumas dessas medidas ainda estão em tramitação.
Neste ano, por exemplo, o governo Lula enfrentou resistência quando o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), optou por devolver ao Executivo parte da MP que restringia o crédito de PIS/Cofins para empresas.
Considerando os dois primeiros anos do atual mandato, a aprovação sobe para 15,87%, mas ainda permanece abaixo dos índices registrados por Jair Bolsonaro (2019-2020), com 47,44%;
Michel Temer (2016-2018), com 58%; Dilma Rousseff, com 82,72% no primeiro mandato (2011-2012) e 76,2% no segundo (2015-2016);
Pelos próprios governos anteriores de Lula, com 86,36% (2007-2008) e 93,89% (2003-2004); e
Fernando Henrique Cardoso, com 82,4% no segundo mandato (2001-2002), conforme levantamento da Coordenação de Relacionamento, Pesquisa e Informação do Centro de Documentação e Informação (CEDI) da Câmara dos Deputados.
A segunda noite do Festival Vem Verão reuniu aproximadamente 70 mil pessoas na Praia de Ponta Negra. O público que foi acompanhar a programação deste sábado (28) foi presenteado com grandes apresentações. A mistura de ritmos deu o tom da festa. Não faltou alegria, energia e empolgação nos shows de Pedro & Erick, Raça Negra, Ricardo Chaves e Taty Girl. O prefeito de Natal, Álvaro Dias, curtiu o evento ao lado da primeira dama, Amanda Dias, e da secretária municipal de Cultura, Danielle Mafra.
A abertura dos shows de sábado ficou sob a responsabilidade da dupla sertaneja local Pedro & Erick. Na sequência, o público presente foi ao delírio ao som inconfundível da banda Raça Negra, que tocou os maiores sucessos da trajetória do grupo. Depois do samba e do pagode romântico, foi a vez da Axé Music comandar o som. Ricardo Chaves e sua legião de fãs fizeram bonito e quebraram tudo em Ponta Negra. Por fim, Taty Girl, uma das maiores estrelas do momento do forró fez um grande show de encerramento.
“O Festival Vem Verão é um verdadeiro sucesso. A grande participação popular só comprova o acerto na aposta da nossa gestão em realizar esse evento. Neste sábado quebramos mais uma vez o recorde de público. Estamos valorizando a cultura, gerando emprego, renda e trazendo progresso para Natal”, enfatizou o prefeito.
A noite de sábado vai ficar marcada na memória de quem foi acompanhar a programação de shows. Helena Peixoto, 35, aproveitou cada momento da noite: “Não poderia faltar aos shows de hoje. Foi um verdadeiro espetáculo”, disse a moradora do bairro de Lagoa Nova.
Não foi só a população de Natal que se esbaldou com a festa. Os turistas também tiveram a chance de festejar. Vindo de São Paulo, o casal André Mendes e Carolina Andrade está passando as férias na capital potiguar e assim que souberam do festival fizeram questão de participar, elogiando inclusive o novo visual de Ponta Negra com o avanço da obra da engorda: “Essa cidade é muito linda. Estivemos aqui outras duas vezes, mas agora fomos surpreendidos positivamente não só pela realização dos shows, como também pela nova praia. A faixa de areia ampliada trouxe um charme especial e potencializou a beleza local. Está demais”, contou a visitante paulista.
Economia
Quem foi trabalhar na festa também não escondeu a satisfação. Vanvan veio de Macaíba comercializar bebidas e drinks no espaço do festival. O vendedor ambulante estava sorrindo de orelha a orelha com o resultado das vendas: “O movimento superou as expectativas. Estou complementado a renda doméstica nesse período de festejos de final de ano. Daqui até o réveillon as expectativas são as melhores possíveis”, disse.
O Festival Vem Verão segue com tudo neste domingo (29). Desta vez a festa vai ser em dose dupla. Em Ponta Negra, acontecem os shows de Efraim Lima, Olodum e Pedro Sampaio. A praia da Redinha terá a sua primeira noite de shows com Circuito Musical, Aline Reis, Raí Saia Rodada e Heitor Costa.
Já na segunda-feira (30), a Redinha receberá os shows Desejo de Menina, Amanda e Ariana, Forró dos 3 e Kadu Martins. Em Ponta Negra, acontecerão as apresentações de Pedro Luccas, Éric Land e Michele Andrade.
Na terça-feira (31), para marcar a despedida de 2024 e celebrar a chegada do ano novo, a Redinha terá um super réveillon com Cheiro de Amor, Banda Pretta, JN Explode, Banda Virote e Melissa Farias. Já em Ponta Negra, a festa será comandada por Fabinho Miranda, Beto Barbosa e Thúllio Milionário.
“Estamos tendo dias inesquecíveis com a presença marcante dos natalenses e turistas, que estão brincando na mais perfeita tranquilidade e segurança. Até o dia 31 ainda teremos muita folia e alegria”, disse Danielle Mafra.
Alguém aí me explique como pode num país quebrado, num estado pobre, com a economia dando errado, os eventos estarem todos lotados e tantas obras do setor privado surgindo a todo momento. Fico sem entender.
Pela primeira vez na história, as mulheres vão poder se alistar nas Forças Armadas de forma voluntária. A inscrição começa no dia 1º de janeiro e vai até o dia 30 de junho de 2025. Para isso, precisa ter 18 anos completos em 2025 e residir em um dos municípios contemplados no Plano Geral de Convocação.
Serão inicialmente 1.465 vagas, sendo 1.010 para o Exército, 155 para a Marinha e 300 para a Aeronáutica. As oportunidades serão distribuídas em 28 municípios em 13 estados, além do Distrito Federal.
Atualmente, o acesso feminino é por meio de concursos públicos específicos. As Forças Armadas têm 37 mil mulheres, o que corresponde a cerca de 10% de todo o efetivo. Mas elas atuam principalmente nas áreas de saúde, ensino e logística.
Para o alistamento, as candidatas poderão se inscrever de forma online ou presencial em uma Junta de Serviço Militar nos 28 municípios contemplados no Plano Geral de Convocação.
Entre os documentos solicitados estão a certidão de nascimento ou prova de naturalização; comprovante de residência; documento oficial com foto, como identidade ou carteira de trabalho.
Segundo o Ministério da Defesa, as pessoas interessadas devem ficar atentas às regras do recrutamento. O processo de recrutamento será realizado em etapas.
As etapas do recrutamento
alistamento
seleção geral
seleção complementar
designação/distribuição
incorporação
As candidatas passarão por uma seleção que inclui entrevista, inspeção de saúde (exames clínicos e laboratoriais) e testes físicos.
Elas poderão escolher a Força que desejam incorporar, no entanto, será levado em consideração a disponibilidade de vagas, aptidão da candidata e a especificidade exigida pela Marinha, Exército e Aeronáutica.
Uma vez incorporadas, as mulheres ocuparão a graduação de soldado, sendo denominado marinheiro-recruta na Marinha, e terão os mesmos direitos e deveres dos homens.
A incorporação poderá ocorrer no 1º semestre de 2026 (de 2 a 6 de março) ou no segundo semestre (de 3 a 7 de agosto). O serviço militar terá duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos.
O Ministério da Defesa pretende aumentar, progressivamente, o número de mulheres recrutadas pelo Serviço Militar Inicial Feminino, atingindo o índice de 20% das vagas. Para os jovens do sexo masculino, o alistamento é obrigatório aos que completam 18 anos de idade.
Um homem responsável de assaltar uma agência dos Correios na cidade de Alto do Rodrigues, localizada no Oeste do Rio Grande do Norte, foi preso por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Penal na tarde deste sábado (28) durante uma fiscalização em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Conforme informou a PRF, que foi pré-candidato a vereador em um município de Mato Grosso, admitiu que havia emitido um CPF utilizando os dados de outra pessoa. Ele não teve a identidade divulgada pela PRF.
Ainda de acordo com informações da PRF, a ação foi realizada no km 166 da BR-406. No local, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou uma caminhonete com películas espelhadas. A infração chamou atenção dos policiais, que identificaram inconsistências no documento apresentado por um dos ocupantes. A validade do documento apresentava indícios de falsificação.
No momento da abordagem, um dos policiais penais reconheceu o passageiro como um foragido da justiça, que responde pelo crime de roubo (Art. 157 do Código Penal), decorrente de sua participação no assalto a uma agência dos Correios na cidade de Alto do Rodrigues no ano de 2012. O foragido estava morando com a família no Mato Grosso e recentemente foi pré-candidato ao cargo de vereador pela cidade de Boa Esperança do Norte/MT. Ele estava passando férias em Natal/RN.
Além de responder por falsidade ideológica (Art. 299 do Código Penal), o suspeito foi detido e encaminhado às autoridades competentes para o cumprimento de sua pena e apuração dos novos crimes.
De acordo com um levantamento feito pelo Ministério da Justiça, pelo segundo mês seguido, Natal é a capital menos violenta do Nordeste. Em outubro, a taxa de assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes foi de 16,50. No mês de novembro, a taxa de mortes violentas caiu para 15,00. A média nacional é de 18,07.
Recife/PE segue com a pior taxa do Nordeste: 39,51. Os dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e levam em consideração a taxa de mortalidade das capitais, que é calculada dividindo o total de mortes violentas para cada grupo de 100 mil habitantes. A segunda capital com a menor taxa é São Luís/MA, com 17,14 mortes para cada 100 mil habitantes.
Parabéns aos agentes de segurança pública da PM, PC, ITEP e da Polícia Penal que estão dando seu melhor cumprindo a missão de fazer o RN mais seguro para a sociedade. A experiência dos mais antigos e a oxigenação das forças de segurança com a chegada dos novos foram super importantes para esse resultado. A recomposição dos efetivos, inclusive dos policiais penais também contribuíram para o resultado. O Ministério Público ambém tem mérito nesse resultado.
O prefeito de Pedro Canário, município do Norte do Espírito Santo, encontrou uma maneira nada convencional para anunciar a inauguração da capela mortuária da cidade, sua última obra antes de encerrar os oito anos de mandato.
Em um vídeo publicado nas redes sociais nesta sexta-feira (27), Bruno Araújo (Republicanos) aparece deitado em um caixão, ao som de “Thriller”, de Michael Jackson. Em certo momento, o compartimento se abre e o prefeito faz o convite para a inauguração.
“Sextou! Meio-dia. Não dá tempo de mais nada. Pessoal, passando aqui para convidar todos vocês, na próxima semana, para a inauguração da nossa capela mortuária. Será uma grande satisfação tê-los aqui conosco”, disse no vídeo, enquanto apontava para o caixão novo.
Em seguida, o prefeito diz “Fechou, não dá tempo pra mais nada” e volta para o caixão fechado
O convite inusitado gerou repercussão nas redes, dividindo opiniões entre os que elogiaram a criatividade e os que criticaram o tom descontraído para um tema delicado.
Na legenda, o gestor ainda explicou que a publicação foi feita na última sexta-feira antes de mandato.
”O tempo está curto, mas a gente ainda está aqui entregando tudo o que dá. Será que dá tempo de inaugurar a capela mortuária? Só Deus sabe. Se não der, fica aí a lembrança, até para fechar o caixão a gente entrega com estilo. Fechou?”, informou.
A oposição ao governo Lula, conhecida pelo forte engajamento nas redes sociais e por fazer barulho, amargou derrotas em 2024 no Congresso Nacional ao não conseguir apoio político para avançar com temas caros ao grupo.
Entre os projetos que eram prioridades para o ano e que não foram votados estão o Projeto de Lei (PL) da Anistia, o PL que queria proibir o aborto e equiparar a prática acima de 22 semanas ao crime de homicídio, com pena de até 20 anos, e a proposta de emenda à Constituição (PEC) para proibir o porte e a posse de todas as drogas no Brasil.
Assim como a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) depende de votos de parlamentares do centro, conhecido como “Centrão”, a oposição também carece de apoio do segmento quando quer avançar com suas pautas. Atualmente, nenhum dos dois lados da polarização PL e PT conseguem pautar agendas sem o apoio político do centro.
A falta de sintonia da Câmara com o Senado também contribui para que a oposição não consiga votar projetos. A PEC das Drogas, por exemplo, foi aprovada pelos senadores, mas, quando chegou à Câmara, só avançou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), comandada neste ano pela deputada bolsonarista Caroline de Toni (PL-SC).
Depois de ser aprovada pela CCJ da Câmara, a proposta não andou mais dentro da Casa. Pelo regimento, deveria seguir para uma comissão especial, o que não ocorreu. Bolsonaristas tentaram trabalhar para que o texto fosse direto ao plenário, mas também não tiveram sucesso.
Em outro episódio, um tema andou na Câmara, mas, ao chegar no Senado, o governo fechou um acordo, e um projeto que derrubava um decreto sobre armas, do presidente Lula, não foi votado. Na ocasião, a oposição concordou em esperar um novo decreto. O texto, no entanto, ainda não foi publicado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A previsão é de que ele saia no começo do próximo ano.
CCJ da Câmara pautada pelas demandas da oposição
A maioria das pautas caras à oposição no Congresso teve andamento na comissão comandada por De Toni. Aliada fiel do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a parlamentar fez avançar até mesmo uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha sobre aborto.
A proposta aprovada pelos deputados do colegiado proíbe o aborto em qualquer circunstância, incluindo quando a pessoa é vítima de estupro. À época, a votação foi feita sob forte protesto. A comissão precisou ser interrompida, e o plenário, esvaziado de pessoas que não fossem do colegiado, para que a votação pudesse ser feita.
O presidente Lula (PT) sancionou a lei que torna permanentes os recursos do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).
A nova legislação, conhecida como Lei 15.076/24, também autoriza o uso de R$ 4 bilhões do Fundo Garantidor de Operações (FGO) para o Programa Pé-de-Meia.
Com essa nova lei, o uso do FGO no Pronampe será permanente. O FGO atua como uma garantia para instituições financeiras, cobrindo o valor de empréstimos que pequenos empresários não consigam pagar, o que facilita a concessão de financiamentos a esse segmento.
A lei estabelece que 50% dos valores não utilizados do FGO devem ser destinados como garantia para empréstimos do Pronampe, enquanto o restante será utilizado para financiar o Programa Pé-de-Meia, que atualmente carece de recursos.
Essa mudança significa que as sobras do FGO não serão mais direcionadas ao pagamento da dívida pública.
Originalmente, quando o Pronampe foi criado pela Lei 13.999/20, qualquer sobra do fundo era destinada a esse fim, mas a situação começou a mudar com a introdução do Programa Pé-de-Meia.
O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional que funciona na forma de uma poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão do ensino médio para alunos de escolas públicas.
Criado pela Lei 14.818/24, o programa tem um custo total previsto de R$ 20 bilhões.
É pouco! 4 bilhões para educação e para evitar que garotos(as) sejam atraídos pelos marginais.
A gadaiada faz: 🤬
4 bilhões para os deputados “gastarem” a vontade.
A gadaiada: 🤐
Hipocrisia!!
A cadaoada faz cara feia pros 34 bilhões da Ruanet, em quando vc burrico útil fica feliz.
Kkkkkkk.
Aprenda a votar jumento.
Desde 2020, senadores e deputados federais conseguiram torrar mais de R$1,11 bilhão apenas com “ressarcimento de despesas”, que batizaram de “cota para exercício da atividade parlamentar”, o popular “cotão”.
Essa criação malandra, na prática, multiplica os ganhos dos parlamentares, que podem ressarcir quaisquer despesas, do pãozinho de queijo aos aluguéis, propaganda, almoços e jantares, aluguel de jatinhos etc. Em cinco anos, o gasto cresceu mais de 42%, na Câmara e no Senado.
Estrutura caríssima
Os salários dos (muitos) assessores parlamentares, que não se queixam dos salários, estão de fora do “cotão”.
Ele contrata, você paga
Cada deputado ou senador pode gastar um total de R$125 mil por mês para contratar assessores de livre escolha, sem concurso.
Conta milionária
No Senado, o cotão já consumiu R$18 milhões em ressarcimentos para suas excelências, mas, calma, o ano ainda não acabou.
Pisando na jaca sem dó
Os deputados federais não se importam em pisou na jaca sem piedade: em 2024, eles já tiveram R$209 milhões em despesas “ressarcidas”.
Se brasileiro pensar bem na hora de votar isso não aconteceria. Quando uma empresa precisa contratar alguém ela leva em consideração o currículo dos candidatos a vaga. Nesse país que a maioria dos políticos em geral do Vereador, Prefeito, Deputados Estadual e Federal, Senador, Governador e Presidente tem seus históricos de erros e voltam par a as cadeiras ou mudam de cadeira tipo vereador vira prefeito vice versa. a título de exemplo isso se repete para as outras categorias esses personagens passam anos e anos no uso fruto do dinheiro do cidadão gastando e repetindo o mesmo discurso de aponta erros dos outros de todos menos deles . Fazem isso porque o cidadão recebe propina dentadura, tijolo um dinheiro em espécie na hora de votar e diz que os candidatos são corrupto. O cidadão fura a fila de qualquer instituição não respeitam as leis e dizem que os candidatos são corruptos. Será? Vejam em quem votar em caso de não fazer uso desse papel como político vaza não votemos mais. Por um país mais justo e cidadãos que pensam na hora de votar .
Comente aqui