Foto: Reprodução
“Já extrapolamos todos os prazos, não podemos mais continuar esperando de braços cruzados. Acessibilidade é um direito de todos, e a sede do Poder Executivo deve ser exemplo pra sociedade”. Essa é a justificativa do vereador Tércio Tinoco para judicializar a prefeitura de Natal, que ainda não cumpriu a promessa de tornar o próprio prédio acessível. A ação popular foi protocolada na 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal (processo número 0814368-15.2022.8.20.5001).
O vereador conta que em julho do ano passado se reuniu com representantes do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para tratar de acessibilidade em prédios da capital, tombados como Patrimônio Histórico. O Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura, foi um dos citados na reunião.
“O Iphan explicou que fazer mudanças nesse tipo de imóvel não é um processo tão simples, mas garantiu que obras básicas de acessibilidade poderiam ser autorizadas”, diz Tércio. “Como essa informação derrubava o argumento da prefeitura para não realizar a reforma, fui pessoalmente cobrar do prefeito Álvaro Dias uma solução. Mas até hoje estamos na promessa”, completa.
O Palácio Felipe Camarão é a sede do Poder Executivo Municipal e fica localizado na Cidade Alta. Em setembro, comemora seu centenário. A ação judicial movida pelo vereador Tércio Tinoco cobra acessibilidade não apenas no Palácio, mas em todos os órgãos da prefeitura da capital.
Houve um projeto de construção de um centro administrativo da prefeitura do Natal pelo ex prefeito Carlos Eduardo pelo qual inicialmente seria construido em um terreno no bairro Pitimbu e depois os técnicos da Semurb escolheram o terreno do bairro da redinha próximo a ponte Newton Navarro onde funcionaria a novo prédio da prefeitura e todas as secretárias, fundações e autarquias do município do Natal, o projeto foi totalmente esquecido, na época havia uma possibilidade fazer um empréstimo de varios de milhões de reais junto ao banco do Brasil para execução do projeto de infraestrutura da prefeitura Municipal.
Pesquisando no google pelo BNDES onde tem uma materia no site da prefeitura no dia 13/10/2013 onde anuncia:prefeitura busca no BNDES financiamento para construção de centro administrativo onde aparecem na foto o prefeito, 2 secretários e um representante do BNDES na cidade do Rio de Janeiro.
Mero engano amigo, o prédio é a luta foi do ex vereador e hoje deputado DR ALBERT DICKSON, QUE LUTOU PRA CONSEGUIR O TERRENO PRA CONSTRUÇÃO DA CAMARA E DO CENTRO ADMINISTRATIVO, DEIXOU NA EPOCA MAIS DE DOIS MILHOES PARA A CONSTRUÇÃO, E ATE HOJE NAO HOUVE INTERESSE DA PREFEITURA E NEM DA CAMARA POR PRECONCEITO COM A ZONA NORTE, PRA ELES E MUITO MAIS FACIL PAGAR ALUGUEL CARO COM O DINHEIRO DO CONTRIBUINTE
Com todo respeito senhor vereador, exigir, nesmo sendo um direito, alteração em prédios centenário, às vezes, até, tombado, não é tão simples.