Política

Vereadora de Natal, Divaneide Basílio(PT), vai a Cuba conhecer projetos em parceria com MST

 

Ver essa foto no Instagram

 

#Release ⠀ A vereadora de Natal, Divaneide Basílio (PT-Natal) está em Cuba, à convite do MST, para conhecer experiências exitosas nas áreas de educação, saúde e agricultura urbana e familiar que acontecem no país. ⠀ A programação da parlamentar, que chegou no território Caribenho na última segunda-feira, 27, incluí visitas à instituições como a Organización de las Naciones Unidas para la Alimentación y la Agricultura (FAO), entidade ligada às ONU que atua em todo mundo desenvolvendo projetos para reduzir a insegurança alimentar e a pobreza rural entre a população com menos renda. ⠀ “Na reunião com o representante da FAO em Cuba, Marcelo Resende, pudemos aprender sobre os projetos fomentados pela entidade na ilha e apresentar as iniciativas desenvolvidas pelo nosso mandato em Natal, como a Lei da Agricultura Urbana e Periurbana e a Frente Parlamentar de Soberania Alimentar”, conta Divaneide.

Uma publicação compartilhada por Divaneide Basílio (@divaneidebasilio) em

A vereadora de Natal, Divaneide Basílio (PT-Natal) está em Cuba, à convite do MST, para conhecer experiências exitosas nas áreas de educação, saúde e agricultura urbana e familiar que acontecem no país. A programação da parlamentar, que chegou no território Caribenho na última segunda-feira, 27, incluí visitas à instituições como a Organización de las Naciones Unidas para la Alimentación y la Agricultura (FAO), entidade ligada às ONU que atua em todo mundo desenvolvendo projetos para reduzir a insegurança alimentar e a pobreza rural entre a população com menos renda. ⠀

“Na reunião com o representante da FAO em Cuba, Marcelo Resende, pudemos aprender sobre os projetos fomentados pela entidade na ilha e apresentar as iniciativas desenvolvidas pelo nosso mandato em Natal, como a Lei da Agricultura Urbana e Periurbana e a Frente Parlamentar de Soberania Alimentar”, conta Divaneide.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

#FuiPraCuba #Dia02 ⠀ Hoje foi nosso segundo dia em Cuba e já temos a certeza de que a viagem valeu a pena. A revolução cubana não é apenas simbólica ou retórica. Ela mudou a vida do povo campesino desse país, devolvendo a eles o controle sobre seus caminhos, suas terras e seu modo de existir e resistir. ⠀ ?? ✔ Noite das “Antorchas”, em homenagem ao herói e mártir da independência cubana, José Martí. ✔ Visita ao Monumento al Maine, em memória aos marinheiros mortos no atentado ao USS Maine, em 1898. ✔ Conhecendo experiências agroecológicas conduzidas pela Asociación Nacional de Agricultores Pequeños (ANAP) nas fincas, no município de La Lisa.

Uma publicação compartilhada por Divaneide Basílio (@divaneidebasilio) em

Opinião dos leitores

  1. Se ela fosse aos EUA, vcs perguntariam porque não foi à Cuba.
    Agora que ela vai, reclamam também.
    Ano passado, Bolsonaro visitou a Arábia Saudita, onde não há eleições e se vc for visto com uma Bíblia, pode ser preso. Não vi nenhum "democrata" aqui, ficar indignado!

  2. Essa é a turma q afirma que no Brasil a democracia está em vertigem….kkkkkkkkkkkkkkkkk…patetas, amam um ditadurazinha…

  3. Um representante político qualquer ir à Cuba, um lugar no qual a mesma ditadura governa há sessenta anos, pra conhecer "exemplos de projetos", já chama atenção pela referência, imagina o projeto! E, como se já não bastasse, com a parceria de uma instituição, pela forma como atua, de credibilidade invejável que é o MST! Daí porque que determinados partidos não podem chegar ao poder. E teve um aí que esbravejou que "Cuba é um país livre!", como se fosse realmente uma democracia e, pior, exemplo disto – Santa ignorância!!! Fico imaginando como determinadas pessoas têm a audácia de falarem em democracia, de dizerem publica e descaradamente que são seus defensores, se seus partidos são representações ideológicas e seguidores ferrenhos de notórias ditaduras mundo afora! É totalmente inconcebível associar países como Cuba ou Venezuela e democracia. Perdoem-me a franqueza, mas, pra acreditar e ainda ardorosamente defender uma tese dessas, não pode ser muito bem da cabeça.

    1. Teu Bozo não foi a Ditadura da Arábia Saudita?
      Depois não foi a China Comunista?
      Acorda desorientado. A terra é Redonda e não Plana.

  4. Quem danado é essa?
    Nunca ouvi falar.
    E por essas e outras que p RN está dessa forma.
    Fica por aí você só dá despesa por aqui.
    E pensar que pagamos teu salário para isso.

  5. Eu vejo todo tipo de comentário se detendo à ideologia do PT e sua afinidade com Cuba, indicador A ou B, mas esquecem do principal: CUBA É UMA DITADURA SANGUINÁRIA. Que oprime e mata seu povo e adversários políticos. #PtPrecisaSumir

  6. Essa gente enche a boca falando em democracia mas gostam mesmo é de uma "boa" ditadura, desde que de esquerda, comandada por amigos. A realidade é que a democracia brasileira esteve em "vertigem" (aproveitando a dica do pseudo documentário mentiroso) enquanto Lula e Dilma foram inquilinos no Planalto. No poder, Lula e seus seguidores tentaram criar um Conselho Federal de Jornalismo, para amordaçar a imprensa. Quiseram expulsar o americano Larry Rohter do Brasil, porque o correspondente do jornal The New York Times fez uma reportagem sobre o alto consumo etílico do petista cachaceiro. Tiraram da editora Abril publicidade de estatais, por causa da cobertura da Veja dos escândalos petistas. Instituíram o mensalão, esquema para comprar votos da base aliada com dinheiro público. Forjaram um dossiê contra José Serra, pago com dinheiro da Odebrecht (o nosso dinheiro, quer dizer). Financiaram, com recursos públicos, blogs sujos para manchar a reputação de jornalistas críticos ao governo. Aparelharam a máquina federal de alto a baixo. Criaram um Conselho Nacional de Justiça para tentar controlar magistrados independentes. Cumpliciados com as maiores empreiteiras do país, dilapidaram a Petrobras, para enriquecer pessoalmente e promover campanhas políticas com montanhas de dinheiro roubado, um claro atentado ao âmago da democracia representativa. Aliaram-se ao venezuelano Hugo Chávez e ao cubano Fidel Castro, além de outros tiranetes latino-americanos, para minar liberdades fundamentais e tentar perpetuar-se no poder. Ao final, Dilma Rousseff — criatura de Lula — destruiu a economia, botou milhões de brasileiros na fila do desemprego e promoveu uma enorme fraude fiscal para maquiar as contas do governo, contrariando a lei e cometendo o crime de responsabilidade que a levou ao impeachment. Assim agem os "democratas" da esquerda brasileira.

  7. Cuba não é um Paraíso e ninguém diz isso em canto nenhum. Vamos ser pelo menos honestos em nossos comentários. Cuba é LIVRE, INDEPENDENTE E AUTÔNOMO em ralação a SUBMISSÃO, SUBORDINAÇÃO E DEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS OU DE QUALQUER OUTRO PAÍS. Se relacionando com Russia, China e todos os demais países com quem os Estados Unidos também se relacionam, com INDEPENDÊNCIA e AUTODETERMINAÇÃO.
    É ISSO QUE MINIONS ALIENADOS NÃO CONSEGUEM COMPREENDER. ESCRAVO É ESCRAVO, MESMO SE SUA ESCRAVIDÃO FOR EM UM PALÁCIO DE OURO.
    JÁ A LIBERDADE, TEM SEUS RISCOS E PODE ATÉ SER NA POBREZA, MAS É LIBERDADE.
    LEIAM O FILOSOFO Epiteto ou Epicteto, QUE ERA ESCRAVO E NO ENTANTO LIVRE. POIS A
    "A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres."

    1. A ditadura cubana nasceu sobre os cadáveres de seus opositores. Ainda hoje suas cadeias abrigam muitos presos políticos, gente que apenas discorda dos ditadores comunistas. Se derem bobeira, os cubanos fogem dessa porcaria, enfrentando o Mar do Caribe com tubarões e tormentas tentando entrar nos EUA de qq maneira. Para evitar que os pseudos médicos fugissem no Brasil, mantiveram seus familiares reféns em Cuba, enquanto repassavam aos profissionais apenas 30% do dinheiro por eles recebido (trabalho escravo). E eram vigiados por agentes da ditadura. Aquela ilha, que já foi próspera, hoje é o retrato do atraso, do fracasso dos regimes comunistas/socialistas.

    2. Graças aos boicotes e embargos protagonizados pelos Estados Unidos. Ou vc não tem noção de Política INTERNACIONAL?
      Nascimento numa revolução, portanto justificada está a morte de ambos os lados que travaram esta guerra.

    3. Quanta baboseira, "cumpanhero". Vc deve ter vivido numa "redoma" comunista a vida toda. Não deve ter lido nada sobre Lênin, Stalin, Mão Tsé Tung, Pol Pot, Fidel Castro, Che Guevara, todos assassinos da pior estirpe, escória da humanidade. E acho engraçado gente como vc, que DIZEM ODIAR o capitalismo e o "satã" americano, mas querem justificar o fracasso dessa ilhota porcaria com o embargo dos EUA. Afinal, "cumpanhero", a parceria com os gringos é benéfica a um país ou não? Desça do muro e escolha logo seu lado. Kkkkkkkk

    4. E vc parece que não tem acompanhado as guerras que os seus ídolos americanos tem provocado, apoiando e payrovinado no mundo todo, matando milhoes de pessoas por petróleo.

  8. Se Cuba é um "Paraíso" como diz a Petralhada,pq os cubanos fogem a Nado para Miami???.
    Magote de Idiotas……

  9. Vereadora coerente…a referência dos esquerdistas têm q ser essa mesmo…Cuba, Venezuela…Quem vota neles têm q se espelhar nesse pessoal…Querer interagir com EUA, Reino Unido é hipocrisia…Viva la revolucion..kkkkk

  10. Perfeito Diva. Mesmo com bloqueio de toda ordem, uma ilha destroçada isolando esse povo, esse bloqueio significou RESISTÊNCIA, SUPERAÇÃO e CONFRONTO. A prova é ter mesmo assim o IDH maior que o BRASIL.

    1. Idh do Brasil é resultados de 16 anos de capachos de fidel, os petralhas, só podia ter um resultado desse. Estarrecedor

    2. O bloqueio é só americano. Cuba tem liberdade de comércio com todos os demais países de Mundo. Engraçado que vcs comunistas vivem botando culpa nos males de América Latina ás relações comerciais com os americanos e, ao mesmo tempo, culpa a ruína cubano ao 'embargo' americano. Cadê a vergonha na cara?

  11. A única tecnologia desenvolvida por Cuba nos últimos 60 anos foi a de construir botes e jangadas para se chegar em Miami. Quem acha que eles tem altas pesquisas na área de saúde, recomendo sites que fazem rankings de citações acadêmicas internacionais. Cuba, mesmo falando a língua mais falada fora da Ásia, faz feio.

  12. Seja autêntica vereadora, já que descobriu o paraíso, fique morando aí.
    Qual é a renda mensal do povo cubano?
    Qual é a taxa de empregabilidade em Cuba?
    Qual é o índice de desenvolvimento cubano?
    Quantas indústrias são produtivas e geram emprego em Cuba?
    O povo pode expressar sua opinião publicamente?
    O que acontece a quem não bate palmas e faz o que o governo cubano determina?
    Quanto ganha um médico e um coveiro em Cuba?
    Qual a razão de Cuba proibir a saída dos cubanos para morar em outros países?
    São apenas perguntas que precisam ser respondidas e esclarecidas para que o povo brasileiro entenda melhor todo progresso, desenvolvimento e democracia em Cuba.

  13. Excelente iniciativa, MTS é o maior produtor de alimento orgânico do Brasil…com certeza muitos produtos que você tem na prateleira que seu nutricionista passou na receita foi o MST que produziu…só não vem com a etiqueta deles, mas sim eles vendem pra empresas que colocam suas etiquetas gourmet e o mercado vende mais caro (sim, faz parte).

    1. Se o Mundo dependesse dessa nutelice descolada e de nicho chamada agricultura orgância, haveria fome em proporções comunistas no Planeta. Um flagelo só. O BOM USO de corretores de solo, pesticidas, fertizantes etc é que estão permitindo a fome ser cada vez menor no Mundo.

    2. Parabéns Diva, que volte com boas ideias! Pegando o gancho do companheiro Grag tenho certeza que muita gente consome o que é produzido pelo MST e até lambe o beiço. Tmj junto @Diva !!! Parabéns está fazendo um excelente trabalho na câmara , só fala mal de você quem não te conhece! Abração

    3. Se alguém pretende emagrecer, tenho uma dica infalível: consuma APENAS alimentos produzidos pelo MST. Em pouquíssimo tempo vc estará necessitando tomar soro hospitalar prá evitar a morte.

  14. O problema não é ela ir. É ela voltar.
    Até porque poderia aproveitar que em Cuba temos a versão terrena do Éden, e ficar por lá.
    Para mostrar que ela acredita no que defende.

    1. BG
      Mulé fica por ai mesmo, ai é uma maravilha essa ditadura, porque voltar. Tchau querida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Diversos

Verão SL movimenta a Praia de Pirangi com nove arenas esportivas e ações voltadas ao público estudantil e comunidade

Foto: Divulgação 

A SL Educação realiza, a partir deste sábado (10), o Verão SL, um projeto especial que ocupa a Praia de Pirangi durante a temporada de verão, com uma programação que reúne esporte, lazer, convivência e ações de integração voltadas a estudantes e ao público em geral. A iniciativa será realizada em um dos trechos mais movimentados do litoral potiguar.

Ao todo, o projeto contará com nove arenas esportivas, além de ativações interativas e ações pensadas para estimular o encontro, o movimento e a troca de experiências em um ambiente aberto, acessível e voltado ao convívio coletivo. A proposta é criar um espaço de participação ativa, integrando jovens, professores e a comunidade local.

O Verão SL nasce com a ideia de ir além da presença institucional, reforçando que o processo educacional também se constrói fora da sala de aula. A programação valoriza momentos de bem-estar, socialização e aprendizado informal, alinhados a um estilo de vida saudável e participativo, especialmente durante o período de férias escolares.

Durante os finais de semana, o público que passar pelas arenas poderá participar de atividades esportivas, ações interativas, experiências de convivência e iniciativas voltadas ao engajamento estudantil. As ações foram planejadas para dialogar com jovens que vivem um momento de planejamento acadêmico e definição de novos caminhos educacionais.

O projeto acontece em um período estratégico do calendário educacional, próximo à divulgação dos resultados do SISU, quando muitos estudantes avaliam escolhas profissionais e possibilidades de formação. A presença no litoral reforça a proposta de acompanhamento contínuo dos alunos, inclusive fora do ambiente formal de ensino.

Com o Verão SL, a SL Educação amplia sua atuação para além dos espaços tradicionais, apostando em iniciativas que unem educação, lazer e experiência social, fortalecendo a proximidade com os estudantes e a comunidade em um dos principais destinos de verão do Rio Grande do Norte.

*Mais informações nos canais oficiais da SL Educação ou pelo o Instagram:* @prof.sergiolima

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Viver Saúde amplia acesso com telemedicina de urgência 24h e atendimento na Zona Norte de Natal

Foto: Divulgação 

O Viver Saúde, plano de saúde genuinamente potiguar, ampliou seus serviços com a oferta de telemedicina para atendimentos de urgência, disponível por meio do aplicativo Viver Saúde, gratuito para Android, na Google Play, e iOS, na App Store.

O serviço funciona com atendimento imediato, 24 horas por dia, para pacientes adultos e pediátricos, oferecendo orientação médica online em situações de urgência e mais praticidade no cuidado com a saúde.

Além do atendimento digital, o Viver Saúde iniciou o atendimento presencial em uma unidade de atendimento na Zona Norte de Natal, localizada na Avenida Dr. João Medeiros Filho, nº 500, em Igapó, ampliando a proximidade com os beneficiários da região.

Com menos de 50 dias de operação, o plano já ultrapassou a marca de 13 mil vidas, refletindo a rápida adesão do público à proposta de ampliar o acesso à saúde no Rio Grande do Norte.

Ao unir tecnologia, atendimento presencial e atuação local, o Viver Saúde segue fortalecendo sua presença entre os potiguares.

Serviço
App Viver Saúde – gratuito para Android (Google Play) e iOS (App Store)
Telemedicina de urgência: atendimento imediato, 24h, adulto e pediatra
Unidade de atendimento: Av. Dr. João Medeiros Filho, 500 – Igapó, Natal/RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Femurn diz que veto de Fátima é desrespeito à população e aos municípios

Foto:  Adriano Abreu

O veto integral da governadora Fátima Bezerra (PT) ao Projeto de Lei nº 632/2025, que estabelecia novos critérios para o repasse aos municípios de parcelas do ICMS, IPVA e Fundeb, segue gerando forte reação entre prefeitos e entidades municipalistas. Ainda na quinta-feira (8), a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) classificou a decisão como um “desrespeito” aos gestores municipais, à Assembleia Legislativa e à população potiguar.

A proposta, de autoria do deputado estadual Gustavo Carvalho (PL), havia sido aprovada por unanimidade pelos parlamentares em dezembro passado. O texto buscava dar maior previsibilidade e regularidade aos repasses constitucionais que pertencem aos municípios para evitar atrasos.

O Governo do Estado, por sua vez, justificou o veto com base em pareceres da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que apontaram risco fiscal, interferência na gestão da Conta Única do Tesouro e insegurança jurídica.

Na avaliação do presidente da Femurn, Babá Pereira, o veto representa um desrespeito institucional e traz impactos diretos para a população. “Nós achamos um total desrespeito por parte da governadora para com os prefeitos e as prefeitas, para com os deputados, todos da Casa Legislativa que aprovaram a unanimidade e principalmente com a população, que é quem vai sofrer, quem está sofrendo, na verdade, com o atraso desse repasse.”

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prazo para pagar IPTU com desconto de 16% termina hoje em Natal; saiba como

Foto: Magnus Nascimento

Contribuintes de Natal têm até esta sexta-feira (9) para garantir o desconto de 16% no pagamento antecipado do IPTU 2026, em parcela única. A Prefeitura orienta que os contribuintes priorizem os canais digitais da Sefin para emitir o boleto e efetuar o pagamento, evitando deslocamentos desnecessários. O desconto é válido apenas para quem estava regularizado com o município até 30 de dezembro de 2025.

No boleto do IPTU já estão incluídas a Taxa de Lixo e, no caso de imóveis do tipo terreno, a Contribuição de Iluminação Pública (Cosip). Segundo a Sefin, pessoas que regularizaram pendências após o prazo não têm direito ao desconto, mesmo quitando débitos agora.

Até o fim de novembro do ano passado, a Prefeitura enviou pelos Correios mais de 118 mil carnês a contribuintes adimplentes. Desse total, cerca de 32 mil já quitaram o imposto à vista. Quem não recebeu o carnê pode emitir o boleto pelo portal da Sefin ou pelo WhatsApp (84) 98786-1990.

O IPTU 2026 pode ser pago via PIX, em qualquer banco, além de cartão de crédito e pelos canais digitais do Banco do Brasil. Correntistas do BB também podem consultar e pagar o imposto diretamente pelo aplicativo, internet banking ou terminais de autoatendimento, sem necessidade de boleto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Trump diz que cancelou segundo ataque contra a Venezuela após cooperação

Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (9) que cancelou uma segunda onda de ataques contra a Venezuela, anteriormente prevista, após a cooperação do país sul-americano.

“Os EUA e a Venezuela estão trabalhando bem juntos, especialmente no que diz respeito à reconstrução, em uma forma muito maior, melhor e mais moderna, de sua infraestrutura de petróleo e gás”, escreveu Trump em uma publicação na Truth Social. “Devido a essa cooperação, cancelei a segunda onda de ataques anteriormente prevista, que parece não ser necessária”, continuou o presidente.

Porém, ele afirmou que os navios anteriormente enviados para a região continuarão perto do país por “questões de segurança”.

“Pelo menos 100 bilhões de dólares serão investidos pelas grandes empresas petrolíferas, com as quais me reunirei hoje na Casa Branca”, completou Trump

CNN

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Novo comando na Venezuela acena aos EUA e abre negociações sobre petróleo e direitos humanos

Foto: Jesus Vargas/Getty Images

Poucos dias após a queda de Nicolás Maduro, o novo governo da Venezuela, liderado por Delcy Rodríguez, começou a emitir sinais de aproximação com os Estados Unidos. As primeiras movimentações envolvem negociações sobre o petróleo venezuelano, mudanças na relação comercial entre os países e gestos no campo dos direitos humanos.

O primeiro anúncio feito pelo presidente norte-americano Donald Trump após a captura de Maduro teve como foco o petróleo — principal interesse estratégico dos EUA no país sul-americano, que detém as maiores reservas do mundo. Na última terça-feira (6), Trump afirmou que o governo interino venezuelano concordou em entregar entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo aos Estados Unidos. Segundo ele, os recursos obtidos com a venda seriam administrados diretamente por Washington, com a promessa de uso em benefício “do povo venezuelano e dos Estados Unidos”.

Apesar da declaração, autoridades em Caracas não se manifestaram de imediato. A resposta oficial veio no dia seguinte, por meio da estatal PDVSA, que confirmou estar em negociações com os EUA para a venda de petróleo, classificando o diálogo como “estritamente comercial”. A empresa citou como precedente a continuidade das operações da petroleira americana Chevron no país, mesmo sob sanções internacionais.

Além da pauta energética, Trump anunciou, de forma unilateral, um novo marco comercial. Segundo o presidente dos EUA, o governo liderado por Delcy Rodríguez teria concordado em adquirir exclusivamente produtos norte-americanos com recursos provenientes do petróleo, incluindo alimentos, medicamentos, equipamentos médicos e itens para recuperação da rede elétrica. Paralelamente, houve um gesto na área de direitos humanos: o presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, anunciou a libertação de presos políticos, embora persistam denúncias de censura, novas prisões e perseguição a jornalistas no país.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa diz que Vorcaro não contratou influenciadores e afirma que banqueiro é vítima de campanha difamatória

Foto: Arte Metrópoles

A defesa do banqueiro Daniel Vorcaro negou, nesta quinta-feira (8), que ele tenha contratado influenciadores digitais para difamar o Banco Central (BC) ou autoridades públicas. Em petição protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF), os advogados afirmam que Vorcaro é, na verdade, alvo de uma campanha difamatória organizada e pedem que a Corte investigue a origem das publicações que o envolvem.

A informação é da coluna Dinheiro & Negócios, do Metrópoles. O pedido foi endereçado ao ministro Dias Toffoli e assinado pelos advogados Roberto Podval, Pierpaolo Cruz Botini e Sérgio Leonardo. No documento, a defesa sustenta que o banqueiro sofre um “massivo ataque reputacional”, com disseminação constante de fake news de forma “orquestrada e coordenada”. Segundo os advogados, Vorcaro não difamou nem contratou terceiros para atacar qualquer instituição.

A manifestação ocorre no mesmo dia em que a Polícia Federal informou analisar a abertura de um inquérito para investigar a suposta contratação de influenciadores digitais com o objetivo de defender o Banco Master e atacar o BC após a liquidação da instituição financeira. O caso ganhou repercussão depois que um influenciador relatou ter sido procurado para participar da suposta campanha.

Na petição, a defesa afirma que Vorcaro tem sido alvo recorrente de matérias que extrapolariam o direito à informação, citando “perseguição sistemática” e até “cyberstalking” por parte de sites e blogs. Os advogados anexaram links que, segundo eles, comprovariam os ataques ao banqueiro. Também destacam que Vorcaro nega qualquer envolvimento com uma suposta milícia digital e que vem cumprindo medidas cautelares impostas pela Justiça, como o uso de tornozeleira eletrônica.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: Irã vive “dias sangrentos” em meio a protestos, mortes e apagão da internet

 

View this post on Instagram

 

A post shared by TUDO É GEOGRAFIA (@tudo_e_geografia)

Vídeo: Reprodução/Instagram

Ao menos 45 pessoas morreram no Irã nos últimos 12 dias durante uma onda de protestos contra a crise econômica que atinge o país. Entre as vítimas estão oito crianças. As manifestações começaram em Teerã e rapidamente se espalharam por 25 das 31 províncias iranianas, sendo reprimidas com violência pelas forças de segurança.

Em meio aos atos, manifestantes derrubaram uma estátua de Qassem Soleimani, ex-comandante da Guarda Revolucionária iraniana morto em um ataque dos Estados Unidos em 2020, no Iraque. Em outro ponto, um grupo foi flagrado rasgando a bandeira do Irã, gesto considerado altamente simbólico e provocador pelo regime.

Durante os confrontos, além das oito crianças mortas, um policial também perdeu a vida ao tentar conter a multidão. O governo iraniano impôs restrições severas à internet em várias regiões, dificultando a circulação de informações e imagens sobre a repressão.

Nesta quinta-feira (8), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o Irã será “duramente atingido” caso as autoridades continuem matando manifestantes, sem detalhar quais medidas poderiam ser adotadas. O vice-presidente JD Vance também declarou apoio aos protestos, dizendo que os iranianos estão nas ruas lutando por direitos. Irã e Estados Unidos não mantêm relações diplomáticas há décadas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Administrador ligado ao grupo de Leo Dias fechou contratos com influenciadores e multa de R$ 800 mil citava iniciais de Vorcaro

Foto: Dida Sampaio/Estadão

Um dos envolvidos no pagamento a influenciadores para publicar conteúdos com ataques ao Banco Central é administrador de empresas vinculadas ao jornalista Leo Dias. Desde dezembro do ano passado, perfis de fofoca e política passaram a receber propostas para levantar suspeitas sobre a decisão do BC de liquidar o Banco Master, de Daniel Vorcaro. As informações foram reveladas pelo Estadão.

Mensagens obtidas pelo jornal mostram que André Silva Salvador abordava influenciadores afirmando atuar em uma “gestão de crise” de um executivo do mercado financeiro e oferecendo “serviços de divulgação”. Nas conversas, ele dizia ter parceria com Thiago Miranda, descrito como “sócio do grupo Leo Dias”. Na prática, Miranda é dono da agência Mithi e administrador de empresas do jornalista, como a Leo Dias Comunicação e Jornalismo Ltda, segundo registros da Junta Comercial de São Paulo.

Apesar da menção a Miranda, os contratos foram firmados por meio da empresa de Salvador, a UNLTD. Conforme revelou o Estadão, os acordos incluíam cláusula de confidencialidade do chamado “projeto DV” — iniciais que remetem a Daniel Vorcaro — e previam multa de R$ 800 mil em caso de quebra do sigilo. De acordo com a jornalista Malu Gaspar, em O Globo, os valores pagos a influenciadores poderiam chegar a até R$ 2 milhões, conforme o alcance dos perfis contratados.

A UNLTD tem sede em Águas Claras (DF), capital social de apenas R$ 5 mil e é classificada como empresa de pequeno porte. Mesmo assim, foi por meio dela que se viabilizaram os pagamentos das publicações críticas ao BC. A estratégia ganhou força após despacho do ministro Jhonatan de Jesus, do TCU, questionando a liquidação do Banco Master — decisão depois recuada. O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) acionou a PGR pedindo investigação por abuso de autoridade, enquanto os influenciadores usaram o episódio para colocar em dúvida a atuação do Banco Central.

Com informações do Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: “Maduro foi escolhido pela população”, diz presidente do PT-SP em evento sobre 8 de janeiro

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jovem Pan NEWS (@jovempannews)

Vídeo: Reprodução/Jovem Pan News

Durante um evento da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em São Paulo em memória aos três anos da invasão aos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023, o deputado federal e presidente do PT-SP, Kiko Celeguim, comentou sobre a recente captura do ditador venezuelano Nicolás Maduro pelos Estados Unidos no último sábado (3), em uma ação militar ordenada pelo presidente Donald Trump.

Em sua fala, Celeguim criticou a narrativa de que a operação americana teria sido motivada pelo combate ao narcotráfico, classificando essa explicação como “ingenuidade tamanha”. Ele afirmou ainda que a sigla tomará medidas legais contra deputados que associaram o PT ao narcotráfico neste contexto, reforçando que tais acusações não condizem com a postura do partido.

O parlamentar também defendeu que Maduro foi “escolhido pela população venezuelana” como seu líder, argumento usado por aliados para contestar a legitimidade da ação militar dos EUA e criticar a interferência estrangeira em assuntos internos de outra nação. Celeguim reforçou a posição de que nenhum país tem o direito de intervir militarmente em outra soberana, em referência direta à operação que resultou na captura de Maduro.

As declarações foram feitas no teatro da USP São Francisco, em São Paulo, em um ato que reuniu militantes e lideranças de esquerda para marcar a data de 8 de janeiro — símbolo de luta pela democracia após os ataques às sedes do governo federal em 2023.

Com informações da Jovem Pan News

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *