Política

Vereadora de Natal, Divaneide Basílio(PT), vai a Cuba conhecer projetos em parceria com MST

 

Ver essa foto no Instagram

 

#Release ⠀ A vereadora de Natal, Divaneide Basílio (PT-Natal) está em Cuba, à convite do MST, para conhecer experiências exitosas nas áreas de educação, saúde e agricultura urbana e familiar que acontecem no país. ⠀ A programação da parlamentar, que chegou no território Caribenho na última segunda-feira, 27, incluí visitas à instituições como a Organización de las Naciones Unidas para la Alimentación y la Agricultura (FAO), entidade ligada às ONU que atua em todo mundo desenvolvendo projetos para reduzir a insegurança alimentar e a pobreza rural entre a população com menos renda. ⠀ “Na reunião com o representante da FAO em Cuba, Marcelo Resende, pudemos aprender sobre os projetos fomentados pela entidade na ilha e apresentar as iniciativas desenvolvidas pelo nosso mandato em Natal, como a Lei da Agricultura Urbana e Periurbana e a Frente Parlamentar de Soberania Alimentar”, conta Divaneide.

Uma publicação compartilhada por Divaneide Basílio (@divaneidebasilio) em

A vereadora de Natal, Divaneide Basílio (PT-Natal) está em Cuba, à convite do MST, para conhecer experiências exitosas nas áreas de educação, saúde e agricultura urbana e familiar que acontecem no país. A programação da parlamentar, que chegou no território Caribenho na última segunda-feira, 27, incluí visitas à instituições como a Organización de las Naciones Unidas para la Alimentación y la Agricultura (FAO), entidade ligada às ONU que atua em todo mundo desenvolvendo projetos para reduzir a insegurança alimentar e a pobreza rural entre a população com menos renda. ⠀

“Na reunião com o representante da FAO em Cuba, Marcelo Resende, pudemos aprender sobre os projetos fomentados pela entidade na ilha e apresentar as iniciativas desenvolvidas pelo nosso mandato em Natal, como a Lei da Agricultura Urbana e Periurbana e a Frente Parlamentar de Soberania Alimentar”, conta Divaneide.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

#FuiPraCuba #Dia02 ⠀ Hoje foi nosso segundo dia em Cuba e já temos a certeza de que a viagem valeu a pena. A revolução cubana não é apenas simbólica ou retórica. Ela mudou a vida do povo campesino desse país, devolvendo a eles o controle sobre seus caminhos, suas terras e seu modo de existir e resistir. ⠀ ?? ✔ Noite das “Antorchas”, em homenagem ao herói e mártir da independência cubana, José Martí. ✔ Visita ao Monumento al Maine, em memória aos marinheiros mortos no atentado ao USS Maine, em 1898. ✔ Conhecendo experiências agroecológicas conduzidas pela Asociación Nacional de Agricultores Pequeños (ANAP) nas fincas, no município de La Lisa.

Uma publicação compartilhada por Divaneide Basílio (@divaneidebasilio) em

Opinião dos leitores

  1. Se ela fosse aos EUA, vcs perguntariam porque não foi à Cuba.
    Agora que ela vai, reclamam também.
    Ano passado, Bolsonaro visitou a Arábia Saudita, onde não há eleições e se vc for visto com uma Bíblia, pode ser preso. Não vi nenhum "democrata" aqui, ficar indignado!

  2. Essa é a turma q afirma que no Brasil a democracia está em vertigem….kkkkkkkkkkkkkkkkk…patetas, amam um ditadurazinha…

  3. Um representante político qualquer ir à Cuba, um lugar no qual a mesma ditadura governa há sessenta anos, pra conhecer "exemplos de projetos", já chama atenção pela referência, imagina o projeto! E, como se já não bastasse, com a parceria de uma instituição, pela forma como atua, de credibilidade invejável que é o MST! Daí porque que determinados partidos não podem chegar ao poder. E teve um aí que esbravejou que "Cuba é um país livre!", como se fosse realmente uma democracia e, pior, exemplo disto – Santa ignorância!!! Fico imaginando como determinadas pessoas têm a audácia de falarem em democracia, de dizerem publica e descaradamente que são seus defensores, se seus partidos são representações ideológicas e seguidores ferrenhos de notórias ditaduras mundo afora! É totalmente inconcebível associar países como Cuba ou Venezuela e democracia. Perdoem-me a franqueza, mas, pra acreditar e ainda ardorosamente defender uma tese dessas, não pode ser muito bem da cabeça.

    1. Teu Bozo não foi a Ditadura da Arábia Saudita?
      Depois não foi a China Comunista?
      Acorda desorientado. A terra é Redonda e não Plana.

  4. Quem danado é essa?
    Nunca ouvi falar.
    E por essas e outras que p RN está dessa forma.
    Fica por aí você só dá despesa por aqui.
    E pensar que pagamos teu salário para isso.

  5. Eu vejo todo tipo de comentário se detendo à ideologia do PT e sua afinidade com Cuba, indicador A ou B, mas esquecem do principal: CUBA É UMA DITADURA SANGUINÁRIA. Que oprime e mata seu povo e adversários políticos. #PtPrecisaSumir

  6. Essa gente enche a boca falando em democracia mas gostam mesmo é de uma "boa" ditadura, desde que de esquerda, comandada por amigos. A realidade é que a democracia brasileira esteve em "vertigem" (aproveitando a dica do pseudo documentário mentiroso) enquanto Lula e Dilma foram inquilinos no Planalto. No poder, Lula e seus seguidores tentaram criar um Conselho Federal de Jornalismo, para amordaçar a imprensa. Quiseram expulsar o americano Larry Rohter do Brasil, porque o correspondente do jornal The New York Times fez uma reportagem sobre o alto consumo etílico do petista cachaceiro. Tiraram da editora Abril publicidade de estatais, por causa da cobertura da Veja dos escândalos petistas. Instituíram o mensalão, esquema para comprar votos da base aliada com dinheiro público. Forjaram um dossiê contra José Serra, pago com dinheiro da Odebrecht (o nosso dinheiro, quer dizer). Financiaram, com recursos públicos, blogs sujos para manchar a reputação de jornalistas críticos ao governo. Aparelharam a máquina federal de alto a baixo. Criaram um Conselho Nacional de Justiça para tentar controlar magistrados independentes. Cumpliciados com as maiores empreiteiras do país, dilapidaram a Petrobras, para enriquecer pessoalmente e promover campanhas políticas com montanhas de dinheiro roubado, um claro atentado ao âmago da democracia representativa. Aliaram-se ao venezuelano Hugo Chávez e ao cubano Fidel Castro, além de outros tiranetes latino-americanos, para minar liberdades fundamentais e tentar perpetuar-se no poder. Ao final, Dilma Rousseff — criatura de Lula — destruiu a economia, botou milhões de brasileiros na fila do desemprego e promoveu uma enorme fraude fiscal para maquiar as contas do governo, contrariando a lei e cometendo o crime de responsabilidade que a levou ao impeachment. Assim agem os "democratas" da esquerda brasileira.

  7. Cuba não é um Paraíso e ninguém diz isso em canto nenhum. Vamos ser pelo menos honestos em nossos comentários. Cuba é LIVRE, INDEPENDENTE E AUTÔNOMO em ralação a SUBMISSÃO, SUBORDINAÇÃO E DEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS OU DE QUALQUER OUTRO PAÍS. Se relacionando com Russia, China e todos os demais países com quem os Estados Unidos também se relacionam, com INDEPENDÊNCIA e AUTODETERMINAÇÃO.
    É ISSO QUE MINIONS ALIENADOS NÃO CONSEGUEM COMPREENDER. ESCRAVO É ESCRAVO, MESMO SE SUA ESCRAVIDÃO FOR EM UM PALÁCIO DE OURO.
    JÁ A LIBERDADE, TEM SEUS RISCOS E PODE ATÉ SER NA POBREZA, MAS É LIBERDADE.
    LEIAM O FILOSOFO Epiteto ou Epicteto, QUE ERA ESCRAVO E NO ENTANTO LIVRE. POIS A
    "A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres."

    1. A ditadura cubana nasceu sobre os cadáveres de seus opositores. Ainda hoje suas cadeias abrigam muitos presos políticos, gente que apenas discorda dos ditadores comunistas. Se derem bobeira, os cubanos fogem dessa porcaria, enfrentando o Mar do Caribe com tubarões e tormentas tentando entrar nos EUA de qq maneira. Para evitar que os pseudos médicos fugissem no Brasil, mantiveram seus familiares reféns em Cuba, enquanto repassavam aos profissionais apenas 30% do dinheiro por eles recebido (trabalho escravo). E eram vigiados por agentes da ditadura. Aquela ilha, que já foi próspera, hoje é o retrato do atraso, do fracasso dos regimes comunistas/socialistas.

    2. Graças aos boicotes e embargos protagonizados pelos Estados Unidos. Ou vc não tem noção de Política INTERNACIONAL?
      Nascimento numa revolução, portanto justificada está a morte de ambos os lados que travaram esta guerra.

    3. Quanta baboseira, "cumpanhero". Vc deve ter vivido numa "redoma" comunista a vida toda. Não deve ter lido nada sobre Lênin, Stalin, Mão Tsé Tung, Pol Pot, Fidel Castro, Che Guevara, todos assassinos da pior estirpe, escória da humanidade. E acho engraçado gente como vc, que DIZEM ODIAR o capitalismo e o "satã" americano, mas querem justificar o fracasso dessa ilhota porcaria com o embargo dos EUA. Afinal, "cumpanhero", a parceria com os gringos é benéfica a um país ou não? Desça do muro e escolha logo seu lado. Kkkkkkkk

    4. E vc parece que não tem acompanhado as guerras que os seus ídolos americanos tem provocado, apoiando e payrovinado no mundo todo, matando milhoes de pessoas por petróleo.

  8. Se Cuba é um "Paraíso" como diz a Petralhada,pq os cubanos fogem a Nado para Miami???.
    Magote de Idiotas……

  9. Vereadora coerente…a referência dos esquerdistas têm q ser essa mesmo…Cuba, Venezuela…Quem vota neles têm q se espelhar nesse pessoal…Querer interagir com EUA, Reino Unido é hipocrisia…Viva la revolucion..kkkkk

  10. Perfeito Diva. Mesmo com bloqueio de toda ordem, uma ilha destroçada isolando esse povo, esse bloqueio significou RESISTÊNCIA, SUPERAÇÃO e CONFRONTO. A prova é ter mesmo assim o IDH maior que o BRASIL.

    1. Idh do Brasil é resultados de 16 anos de capachos de fidel, os petralhas, só podia ter um resultado desse. Estarrecedor

    2. O bloqueio é só americano. Cuba tem liberdade de comércio com todos os demais países de Mundo. Engraçado que vcs comunistas vivem botando culpa nos males de América Latina ás relações comerciais com os americanos e, ao mesmo tempo, culpa a ruína cubano ao 'embargo' americano. Cadê a vergonha na cara?

  11. A única tecnologia desenvolvida por Cuba nos últimos 60 anos foi a de construir botes e jangadas para se chegar em Miami. Quem acha que eles tem altas pesquisas na área de saúde, recomendo sites que fazem rankings de citações acadêmicas internacionais. Cuba, mesmo falando a língua mais falada fora da Ásia, faz feio.

  12. Seja autêntica vereadora, já que descobriu o paraíso, fique morando aí.
    Qual é a renda mensal do povo cubano?
    Qual é a taxa de empregabilidade em Cuba?
    Qual é o índice de desenvolvimento cubano?
    Quantas indústrias são produtivas e geram emprego em Cuba?
    O povo pode expressar sua opinião publicamente?
    O que acontece a quem não bate palmas e faz o que o governo cubano determina?
    Quanto ganha um médico e um coveiro em Cuba?
    Qual a razão de Cuba proibir a saída dos cubanos para morar em outros países?
    São apenas perguntas que precisam ser respondidas e esclarecidas para que o povo brasileiro entenda melhor todo progresso, desenvolvimento e democracia em Cuba.

  13. Excelente iniciativa, MTS é o maior produtor de alimento orgânico do Brasil…com certeza muitos produtos que você tem na prateleira que seu nutricionista passou na receita foi o MST que produziu…só não vem com a etiqueta deles, mas sim eles vendem pra empresas que colocam suas etiquetas gourmet e o mercado vende mais caro (sim, faz parte).

    1. Se o Mundo dependesse dessa nutelice descolada e de nicho chamada agricultura orgância, haveria fome em proporções comunistas no Planeta. Um flagelo só. O BOM USO de corretores de solo, pesticidas, fertizantes etc é que estão permitindo a fome ser cada vez menor no Mundo.

    2. Parabéns Diva, que volte com boas ideias! Pegando o gancho do companheiro Grag tenho certeza que muita gente consome o que é produzido pelo MST e até lambe o beiço. Tmj junto @Diva !!! Parabéns está fazendo um excelente trabalho na câmara , só fala mal de você quem não te conhece! Abração

    3. Se alguém pretende emagrecer, tenho uma dica infalível: consuma APENAS alimentos produzidos pelo MST. Em pouquíssimo tempo vc estará necessitando tomar soro hospitalar prá evitar a morte.

  14. O problema não é ela ir. É ela voltar.
    Até porque poderia aproveitar que em Cuba temos a versão terrena do Éden, e ficar por lá.
    Para mostrar que ela acredita no que defende.

    1. BG
      Mulé fica por ai mesmo, ai é uma maravilha essa ditadura, porque voltar. Tchau querida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Eduardo compara prisão de Bolsonaro com a de Maduro: “Tenho inveja”

Vídeo: Reprodução/Redes sociais

O deputado federal cassado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou, nesta segunda-feira (12), ter “inveja” do presidente afastado da Venezuela, Nicolás Maduro. A declaração foi feita ao comparar os locais onde o venezuelano e o pai dele, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), estão presos, nos Estados Unidos e em Brasília, respectivamente.

“Quando vemos esse tipo de imagem, em que ele [Maduro] pode circular por um espaço tão amplo, eu começo a comparar com o meu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que foi condenado a 27 anos de prisão por uma suposta tentativa de golpe, em um dia em que nenhuma arma foi apreendida, nenhum tiro foi disparado, e em 8 de janeiro de 2023, quando meu pai estava literalmente na Disney, em Orlando”, declarou Eduardo em um vídeo gravado em inglês e publicado no X (antigo Twitter), com legendas em português.

Maduro foi capturado pelo governo norte-americano em Caracas, capital da Venezuela, no início do mês. Ele está detido em uma penitenciária federal no Brooklyn, em Nova York (EUA), frequentemente descrita como “precária”, “violenta” e “um inferno na Terra”. Conhecida como “prisão dos famosos”, a unidade abriga mais de 1,3 mil detentos e já teve um brasileiro de grande notoriedade entre seus internos, entre 2018 e 2020.

No vídeo, Eduardo afirmou ainda que tem “inveja de Maduro porque, quando se imagina que algo possa acontecer com ele, é certo que receberá assistência médica adequada”.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão no âmbito da trama golpista. O ex-mandatário está detido na Superintendência da Polícia Federal.

A rotina sob custódia do ex-presidente inclui o recebimento de refeições particulares, enviadas por Michelle Bolsonaro, atendimento médico por profissionais da PF, banhos de sol de até duas horas e visitas de parentes e advogados nas terças e quintas-feiras.

O espaço, de acordo com a PF, tem 12 metros quadrados e passou por melhorias para receber o ex-presidente. A sala onde Jair Bolsonaro está preso tem ar-condicionado, frigobar, cama de solteiro, televisão e um banheiro próprio.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Master: TCU espera que BC retire embargos e evite racha em plenário

Foto: Reuters/Adriano Machado

O TCU (Tribunal de Contas da União) espera que o BC (Banco Central) retire, nos próximos dias, os embargos de declaração sobre a necessidade de inspeção na autoridade monetária envolvendo o Banco Master.

O gesto, se concretizado, impede que o caso seja levado ao plenário do órgão no dia 21 de janeiro e, sobretudo, blinda o relator, ministro Jhonatan de Jesus, do risco de uma derrota imposta por seus pares no colegiado.

Nesta segunda-feira (12), o presidente do BC, Gabriel Galípolo, recebeu o presidente do TCU, Vital do Rêgo Filho, e o relator Jhonatan de Jesus. Após dias de crise, o encontro abriu caminho para um acordo para que uma diligência seja realizada, com o BC franqueando acesso aos técnicos da AudBancos, servidores que atuam na área de auditoria de bancos públicos e reguladores financeiros.

De outro lado, o TCU se comprometeu, durante a fiscalização, a respeitar os sigilos bancário e do negócio.

Segundo apurou a CNN Brasil, o BC está disposto a retirar os embargos com a justificativa de que os pontos questionados nos embargos de declaração foram esclarecidos na reunião desta segunda-feira. Com isso, perderia sentido a manutenção do recurso previsto para ir ao plenário no dia 21.

O movimento é, na prática, uma solução jurídica que ajuda a aliviar a pressão sobre o TCU, cuja competência e atuação foram alvo de críticas no mercado financeiro, e, principalmente, evita expor o relator a uma derrota no plenário.

No encontro, segundo relatos à CNN Brasil, o ministro Jhonatan de Jesus demonstrou incômodo com vazamentos sobre o caso e se queixou de acusações de atuação política.

Na conversa, o relator reafirmou a Galípolo que não estava a serviço do Banco Master nem de seu dono, Daniel Vorcaro.

Ainda de acordo com esses relatos, o presidente do BC negou responsabilidade por vazamentos e teria concordado que o TCU atuava dentro de suas atribuições legais.

Após a reunião, o presidente do TCU, Vital do Rêgo, afirmou em entrevista que o Banco Central busca o selo de qualidade do tribunal.

“Nós tivemos do Banco Central as portas inteiramente abertas e necessárias para o poder fiscalizatório do TCU. Eu agradeço muito a forma como o BC se portou porque o Banco Central quer o selo de qualidade do TCU, a segurança jurídica que o TCU pode dar”, disse o presidente em coletiva de imprensa após o encontro.

Segundo ele, na conversa, o Banco Central entendeu que o tribunal é um “colaborador”.

A jornalistas, Vital do Rêgo disse esperar que o processo dure menos de um mês e que seguirá respeitando o sigilo bancário e criminal.

“Há uma convergência de fazê-la no menor tempo possível. Efetivamente, eu não tenho como cravar uma data. Eu acho que um tempo assim, de um mês para baixo.”

Ele explicou ainda que o TCU não tem poder para reverter a liquidação do Banco Master, declarada pelo BC.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lobista orientou entrega ‘discreta’ de propina a chefe no INSS: ‘Para evitar o desconforto para ele’

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Os diálogos extraídos pela Polícia Federal no celular do empresário e lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, mostram que ele orientou funcionários sobre a entrega “discreta” de dinheiro vivo para dirigentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Procurada, a defesa do Careca do INSS afirmou que não ia se manifestar sobre os trechos porque não teve acesso à íntegra da extração do telefone celular dele até o momento, nem teve resposta do STF a pedidos feitos sobre averbação de bens e liberação de valores para pagamentos de dívidas trabalhistas.

Uma das conversas envolvia, segundo a PF, entregas de propina para o então superintendente do INSS no Nordeste, Marcos de Brito Campos Júnior, que foi alvo da última fase da Operação Sem Desconto, em dezembro, de uma ordem para uso de tornozeleira eletrônica. Ele atualmente é diretor de Administração e Finanças do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) e foi mantido no cargo mesmo após ter sido alvo da operação.

A defesa dele rebateu as acusações da PF, negou que ele tenha recebido dinheiro do esquema de desvios de aposentadorias e afirmou que ele possui um “modesto patrimônio” compatível com suas receitas. Brito colocou o cargo à disposição do Dnit para adotar as medidas que considerar pertinentes.

“O Dr. Marcos de Brito Campos Jr. possui modesto patrimônio, todo ele compatível com as suas receitas, estando inteiramente regular com suas obrigações civis e fiscais, como inexoravelmente será demonstrado perante o Judiciário ou a qualquer outra autoridade incumbida de investigar o assunto”, afirmou, em nota, o advogado Flávio Henrique Santos (leia ao final a íntegra do posicionamento).

Em 10 de agosto de 2023, o Careca do INSS pediu que um dos seus funcionários, Rubens Costa, organizasse a entrega de R$ 20 mil para Marcos de Brito.

“Bom dia. Estou em voo. Preciso de uma gentileza no modo sigiloso. O Marcos de Brito irá pegar com vc uma quantia de 20 mil reais”, escreveu por mensagem de WhatsApp. Rubens lhe pergunta se o dinheiro estava dentro do cofre. “Pegue no cofre e já deixe preparado para dar a discrição que a situação exige”, orientou o Careca do INSS.

Pouco depois, ele reforçou a orientação: “Coloque de maneira discreta em um envelope ou recipiente que não deixe transparecer o que é! Evitar o desconforto para ele!”.

A PF também identificou diálogos sobre entrega de dinheiro vivo a um assessor parlamentar do senador Weverton Rocha (PDT-MA).

Essas informações foram encaminhadas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça, relator do caso. O Careca do INSS está preso desde setembro, sob suspeita de comandar um esquema de descontos indevidos em aposentadorias do INSS e pagamento de propina a funcionários públicos.

Leia a íntegra da nota da defesa do advogado de Marcos de Brito:

“i. O Dr. Marcos de Brito Campos Jr. foi surpreendido com a notícia de seu envolvimento na referida “Operação Sem Desconto”, inclusive por força de medidas cautelares que lhe foram impostas por ordem de S. Exa., o Min. André Mendonça, do STF;

ii. até o presente momento, porque os procedimentos judiciais seguem em sigilo máximo perante o STF, malgrado tenhamos solicitado o acesso aos respectivos autos, o mesmo não foi ainda apreciado e deferido, não sendo de nosso conhecimento, portanto, o inteiro teor das investigações que motivaram as aludidas medidas cautelares;

iii. adiantamo-nos, entretanto, sobretudo em função das notícias divulgadas pela imprensa nacional, para afirmar categoricamente que o Dr. Marcos de Brito Campos Jr. não participou, direta ou indiretamente, de qualquer atividade ilícita em qualquer dos cargos que tenha assumido em sua trajetória profissional, especialmente junto ao INSS, Instituição à qual é vinculado por concurso público e onde exerceu a Superintendência da Região Nordeste, até o dia 25.03.2023, antes de assumir a Diretoria de Administração e Finanças do DNIT;

iv. convém mais especialmente referir que, novamente, em função das notícias apregoadas pela imprensa, há imperiosa necessidade de refutar que o Dr. Marcos de Brito Campos Jr. haja recebido qualquer numerário oriundo do empresário Antônio Antunes ou de qualquer outra terceira pessoa envolvida nos atos apurados pela mencionada “Operação Sem Desconto”, tampouco tenha participado de engrenagens criminosas visando a enriquecer ilicitamente ou a lesar os beneficiários de pensão ou aposentadoria do INSS;

v. o Dr. Marcos de Brito Campos Jr. possui modesto patrimônio, todo ele compatível com as suas receitas, estando inteiramente regular com suas obrigações civis e fiscais, como inexoravelmente será demonstrado perante o Judiciário ou a qualquer outra autoridade incumbida de investigar o assunto;

vi. por último, adianto a V. Sa. que o Dr. Marcos de Brito Campos Jr., dado o teor das notícias de ampla divulgação nacional e considerando o profundo respeito que guarda em relação ao Departamento Nacional de Infraestrutura – DNIT, houve por bem deixar à disposição da Diretoria Geral da referida Autarquia Federal, a fim de resguardar a referida Instituição, o seu cargo de Diretor de Administração e Finanças, inclusive para permitir o pleno exercício do seu direito de defesa nos autos dos procedimentos que apuram os atos objeto da “Operação Sem Desconto”.

Com informações do Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Favorito para comandar Justiça topa ministério desmembrado

Wellington-César-Lima-e-SilvaFoto: Valter Campanato/Agência Brasil

Favorito para comandar o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o jurista Wellington César Lima e Silva deve aceitar o cargo de ministro mesmo que a pasta seja desmembrada.

O nome de Wellington, como a coluna da Milena Teixeira, do Metrópoles. Mostrou, vem sendo defendido por alguns dos principais conselheiros do presidente Lula, entre eles o chefe da Casa Civil, Rui Costa; o líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA); e o ministro da AGU, Jorge Messias.

A avaliação de pessoas próximas ao jurista é de que, se ele for chamado pelo presidente Lula, deve aceitar assumir o cargo ainda que a pasta esteja divida.

Lula é aconselhado a não desmembrar

Como a coluna mostrou, o presidente foi aconselhado por seus principais auxiliares a não separar a pasta nesse momento.

Ao menos dois pontos principais foram citados pelos conselheiros do petista. O primeiro está relacionado à questão do tempo.

A avaliação dos assessores do presidente é de que não há prazo hábil para a separação da pasta, já que os servidores precisariam se dedicar por um longo período ao processo de reestruturação.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Defesa de Bolsonaro usa Mensalão para derrubar acusação de quadrilha

Foto: Rosinei Coutinho/STF

A defesa de Jair Bolsonaro entrou com um agravo no STF nesta segunda-feira (12) para contestar a condenação por organização criminosa. O argumento é claro: participar de atos específicos não é formar quadrilha, e o ex-presidente tem respaldo no precedente do Mensalão.

Segundo os advogados, não havia uma estrutura permanente para crimes contínuos, apenas uma união temporária para atos determinados. “A hipótese dos autos revela concurso de agentes, e não a caracterização do crime de quadrilha”, destacam, lembrando decisões do STF em 2012.

O agravo explica que o crime de quadrilha exige reunião de agentes e associação estável ou permanente para cometer uma série indeterminada de delitos. Quando os crimes já são predefinidos, trata-se de coautoria, não quadrilha — entendimento que absolveu parte dos réus do Mensalão.

O Mensalão, recordando, foi o esquema de desvio de verbas e pagamento de propina a parlamentares do PT. Muitos foram condenados por corrupção, mas houve absolvição parcial no crime de quadrilha, exatamente o precedente agora usado por Bolsonaro para se proteger das acusações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

TERROR NA CÂMARA: Natal reforça segurança após ameaças a vereadores

Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Natal está em alerta máximo depois que um homem passou a ameaçar vereadores, enviando mensagens diretas e até uma foto sugerindo um ataque contra parlamentares. Servidores e parlamentares acionaram a Polícia Militar assim que tomaram conhecimento das ameaças, mostrando que o perigo não é só virtual.

O suspeito também teria ligado para a ouvidoria da Prefeitura de Natal anunciando o ataque. Com a Casa fechada por conta do recesso, a situação ainda assim mobilizou forças de segurança, segundo informações do Via Certa Natal.

Uma viatura da PM, do Comando de Policiamento da Capital (CPC), reforça a segurança na frente do prédio, enquanto a Guarda Municipal foi chamada para patrulhar o entorno.

O objetivo é proteger vereadores, servidores e terceirizados que circulam pelo local. Alguns parlamentares contrataram segurança privada; outros preferem evitar escolta, mas todos demonstram preocupação. A Polícia Civil investiga o caso para identificar o autor das ameaças e avaliar o risco real.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Trump dá ultimato: 25% de tarifa para quem negociar com Irã

Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (12) que vai aplicar tarifa de 25% em todas as transações com os EUA para qualquer país que faça negócios com o Irã. A medida tem efeito imediato e é irrecorrível, segundo o próprio Trump.

O anúncio vem em meio a uma onda de protestos no Irã, onde a população desafia o regime de Teerã. Ao mesmo tempo, atos pró-governo tentam justificar a repressão violenta que já deixou mais de 600 mortos, de acordo com ONGs internacionais, conforme a Agência Brasil.

Trump não esconde a carta militar na manga. Nos últimos dias, ele repetiu ameaças de intervenção e afirmou que possui “opções muito fortes”, incluindo ação militar, além de manter contato com líderes da oposição iraniana.

A tensão chega no momento em que o Irã tenta se manter no mercado internacional, mas enfrenta resistência dos EUA. Com a tarifa de Trump, países aliados aos americanos terão que escolher entre lucro ou alinhamento estratégico, e o recado é claro: negociar com Teerã vai custar caro

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Promessa não cumprida: 44% dos aposentados do RN ainda esperam 13° de Fátima

Foto: Reprodução

O governo de Fátima Bezerra prometeu pagar o 13° salário de 2025 de aposentados e pensionistas no dia 9 de janeiro. Passada a data, o dinheiro não caiu e, nesta segunda-feira (12), apenas 56% dos beneficiários receberam o benefício, causando revolta e transtornos. Muitos servidores planejavam compromissos contando com o pagamento. Agora, o Executivo estadual anuncia nova data: o restante, 44%, terá o 13° depositado até o meio-dia desta terça-feira (13).

Em nota divulgada por volta das 19h de segunda, o governo afirma que os recursos já foram encaminhados ao banco e o pagamento está “concluindo”. Segundo o próprio comunicado, 100% dos servidores ativos receberam o 13° dentro do prazo, mas aposentados e pensionistas seguem pagando o preço da desorganização do governo. A demora tem gerado indignação entre quem depende do benefício para quitar dívidas e compromissos essenciais.

O episódio acende alerta para o risco de atrasos recorrentes no funcionalismo do RN, enquanto o governo Fátima continua a criar datas e promessas que não se cumprem. Para aposentados e pensionistas, a confiança na gestão estadual se desgasta a cada adiamento.

NOTA

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte informa que encaminhou para banco o décimo terceiro de parte dos aposentados e pensionistas que ainda não havia recebido. Dessa forma, está concluindo o pagamento do décimo terceiro. Devido ao horário, os recursos serão repassados para as contas bancárias até meio dia desta terça-feira. Cem por cento dos servidores ativos e 56% dos aposentados e pensionistas receberam o décimo terceiro até esta segunda-feira, 12.

Natal, 12 de Janeiro de 2026
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Corpo de Titina Medeiros é sepultado em Acari sob aplausos e emoção

Imagens: Instagram/Suerda Medeiros

O corpo da atriz potiguar Titina Medeiros, que morreu aos 49 anos em Natal, foi sepultado na noite desta segunda-feira (12) em Acari, cidade do Seridó onde nasceu e manteve suas raízes até o fim da vida. O caixão carregava as bandeiras do RN e de Acari, símbolo do amor que ela sempre teve pela terra natal.

O velório começou ainda na noite de domingo(11) no Teatro Alberto Maranhão, um dos palcos mais tradicionais do RN, e seguiu até a manhã de segunda. Pouco antes das 10h, familiares, amigos e fãs acompanharam a saída do corpo para Acari, onde foi recebido com homenagens emocionadas e aplausos, conforme o G1 RN.

Foto: Reprodução/G1 RN

Em Acari, o corpo foi velado na casa de cultura local antes da missa de corpo presente na Basílica Menor de Nossa Senhora da Guia. Em seguida, Titina foi sepultada no cemitério municipal, cercada pela comoção de todos que acompanharam sua trajetória artística e pessoal.

O ator César Ferrario, ex-marido da atriz, lembrou o desejo de Titina de manter sua luta contra a doença em segredo, preservando sua vida e intimidade. “Quando alguém termina um grande espetáculo, merece aplausos”, disse ele, encerrando a despedida de uma das artistas mais respeitadas do RN.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Brasil pagará R$ 157 mil para doar blindados e helicópteros ao Paraguai

Foto: Divulgação

O governo federal vai bancar o transporte de blindados do Exército e helicópteros da Polícia Federal que serão doados ao Paraguai. Só para levar seis blindados M108 e uma passadeira flutuante de alumínio até a fronteira, o brasileiro vai pagar cerca de R$ 157 mil, segundo parecer do senador Sérgio Moro (União Brasil).

O custo inclui R$ 38 mil para a passadeira e R$ 119 mil para os blindados.

A doação de aeronaves da Marinha ao Uruguai, no entanto, é diferente: os helicópteros Bell Jet Ranger III terão o transporte pago pelos próprios uruguaios.

Já os dois Bell 412 Classic da PF para o Paraguai terão o frete por conta da União, sem economia para o bolso do contribuinte.

Os equipamentos doados não são novos: estão desativados, fora de uso operacional ou em fase de substituição pelos modelos mais modernos, como o M109 A5+ BR. Segundo os pareceres, a justificativa oficial é fortalecer a cooperação policial e militar nas regiões de fronteira.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *