Durante sessão ordinária, a Câmara Municipal de Natal deu início à segunda discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2025 da Prefeitura de Natal, que estima a receita e despesa em R$ 5.298.687.582,63, valor superior em 9,37% àquele previsto no orçamento para o atual exercício. Nesta quarta-feira (18), os vereadores aprovaram 1.089 emendas parlamentares consensualizadas entre as bancadas da situação e oposição. Agora, o plenário segue para a análise das emendas não consensuais, o que deve acontecer amanhã (19). Ao todo, 1.235 emendas foram encaminhadas para votação.
Entre os textos encartados à peça orçamentária, destaque para uma iniciativa do vereador Robson Carvalho (União Brasil) que garante recursos para a construção do segundo Hospital Público Veterinário de Natal. “Remanejamos receitas para assegurar a construção, na zona Norte da nossa cidade, de mais um equipamento público voltado para a saúde animal. A intenção é descentralizar os atendimentos, contemplar mais tutores e reforçar a rede de apoio”, afirmou.
Por sua vez, o vereador Kleber Fernandes (Republicanos) destinou emenda para a aquisição de novas unidades móveis de para o Procon Municipal. “Com mais estrutura, as equipes terão condições de realizar, de forma itinerante, um trabalho de orientação, atendimento e acolhimento aos consumidores natalenses que precisam do amparo do Poder Público”.
Já o vereador Herberth Sena (PV) direcionou investimentos para serviços de infraestrutura no bairro da Redinha. “Trata-se de uma comunidade importante que ainda sofre com lama, falta de drenagem e alagamentos. Diante disso, apresentamos proposições para melhorar a vida das pessoas que vivem numa região que, inclusive, integra o roteiro turístico do município. Esperamos que o próximo prefeito concretize o que estamos propondo”.
A vereadora Nina Souza (União Brasil), que presidiu a sessão neste primeiro dia de apreciação de emendas, avaliou como positivo o desempenho do plenário. “Os debates aconteceram de forma célere, tranquila e democrática, haja vista que conseguimos aprovar mais de mil emendas consensuais à LOA 2025. Interessante notar que os vereadores apresentaram matérias que traduzem os requerimentos que recebem da população ao longo do ano. Isso se reflete no orçamento do município e é muito bom que seja assim, pois representa os anseios do povo de Natal. Em tempo: amanhã retomaremos os trabalhos para votar as emendas não consensuais”, concluiu.
Comente aqui