Reproduzo matéria do Portal Nominuto.com, mas antes pergunto quando os Vereadores do PSB que se dizem independentes ou oposicionistas a partir de agora irão entregar os cargos que tem na PMN?
Em reunião com a bancada do PSB na Câmara Municipal de Natal, na manhã desta sexta-feira (1º), a ex-governadora e presidente estadual da legenda, Wilma de Faria, cobrou que os parlamentares assumam a condição de oposição à gestão da prefeita Micarla de Sousa (PV).
Como primeira consequência disso, o vereador Bispo Francisco de Assis avisou que vai deixar a vice-liderança da prefeita na CMN. O parlamentar vai comunicar a decisão ao ainda líder governista no Palácio Padre Miguelinho, Enildo Alves (sem partido), via ofício.
“Disse que os vereadores têm que deixar isso claro: nós somos oposição [à administração municipal]. Tive uma candidata em 2008, a deputada federal Fátima Bezerra [PT], mas não vencemos a eleição e permanecemos na oposição”, declarou a ex-governadora em entrevista à nossa reportagem.
Dos seis vereadores do PSB, somente Franklin Capistrano não participou da reunião, que contou com a presença de Júlio Protásio, líder da bancada, Júlia Arruda, Adenúbio Melo, Dickson Nasser e do Bispo Francisco de Assis. A presidente do diretório municipal, deputada estadual Márcia Maia, também compareceu ao encontro.
Wilma de Faria disse que, como não é mais governadora, agora pode exercitar “muito mais essa posição” de oposição à prefeita de Natal. “Estamos exercendo nosso papel com muita responsabilidade”, frisou.
A ex-governadora contou, ainda, que os cinco vereadores explicaram que estão numa situação de “independência” na Câmara Municipal, aprovando só projetos importantes para natal. Wilma, porém, pediu que seus correligionários deixassem claro que não há alinhamento político do PSB com Micarla.
O líder da bancada peessebista, Júlio Protásio, disse que Wilma não deixou dúvidas sobre o posicionamento do partido: o lugar do PSB é na oposição. “Ela reiterou que o PSB é oposição, mas disse que não quer que o partido faça oposição gratuita. O que for produtivo para a cidade, vamos votar a favor, mas sem nenhum alinhamento político [com a prefeita]”, declarou o vereador.
A partir de agora, portanto, a tese da “independência” do PSB, gradativamente, vai perder força. O partido assumirá, assim, um viés mais oposicionista. Júlio afirmou que a legenda tem um projeto político claro: “Queremos que a professora Wilma de Faria volte à Prefeitura de Natal. Essa é a vontade do partido, dos filiados e dos militantes. Vamos conduzir, a partir de agora, nosso projeto político, levando isso aos bairros de Natal”.
Na mesma reunião, os peessebistas definiram um calendário de encontros para o segundo semestre nas quatro regiões administrativas de Natal, começando pela zona Oeste, no dia 06 de agosto. Depois, no dia 20, será a vez da zona Norte. Nos dias 03 e 17 de setembro, o partido fará encontros, respectivamente, nas zonas Sul e Leste da cidade.
No dia 24 do mesmo mês, os socialistas vão realizar o encontro municipal da legenda, quando farão uma campanha de filiação, discutirão o fortalecimento da chapa proporcional e promoverão a capacitação de filiados e militantes.
Mesmo com as declarações dos seus correligionários dando como certa sua candidatura, Wilma ainda resiste em assumir que concorrerá à sucessão de Micarla, argumentando que essa será uma decisão “coletiva” e que ainda “não está no tempo” de falar em eleição.
Comente aqui