Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (02), os vereadores de Natal discutiram a moção apresentada pela vereadora Divaneide Basílio (PT), que trata do apoio aos servidores que buscam a atualização da matriz salarial e a mudança na implementação dos níveis de carreira. Ficou definido durante uma reunião entre os vereadores da base e de oposição, com a presença do Sindicato dos Servidores de Natal (SINSENAT), que a Prefeitura tem até a próxima quinta-feira (04), para apresentar uma proposta salarial. O líder do prefeito, vereador Kleber Fernandes avaliou o encontro e destacou os pontos debatidos. “Foi consensualizado que a aprovação da moção não tem repercussão nem efeito jurídico acerca do processo que está tramitando no poder judiciário. O interesse da categoria é que seja apresentando um projeto de atualização da matriz salarial, então o que nós acordamos foi a suspensão da votação da moção, para que possamos obter um diálogo junto ao poder executivo e buscar uma proposta de atualização ou cronograma e na sessão de quinta-feira analisar o que foi encaminhado”, disse.
A vereadora Divaneide Basílio (PT) acredita que possa haver um diálogo e o assunto acabe sendo resolvido da melhor forma possível. Ela também cobrou esclarecimentos do executivo municipal. “Os servidores aqui presentes precisam de uma resposta. Não adiantava a gente forçar a barra e votar a moção de qualquer jeito, se existe a possibilidade de tudo ser resolvido de maneira decisiva. Vale salientar que não estamos retirando nosso requerimento de pauta, nós estamos apenas concordando com a suspensão da pauta, para que a prefeitura apresente uma proposta concreta. Ficou claro que a abertura dessa discussão vai fazer que o poder executivo se posicione”, finalizou.
“O SINSENAT foi chamado para uma reunião entre as bases no sentido de que o prefeito se posicione a respeito da matriz salarial e da devolução dos valores descontados nos salários dos servidores. Nós voltaremos na quinta-feira, ou com a moção aprovada na Câmara ou com a garantia de um projeto de lei que atualize as correções salariais desses servidores que estão nesse plano desde 1992”, ressaltou Soraya Godeiro, que é a presidente do SINSENAT.
OUTRAS VOTAÇÕES
Os vereadores também aprovaram na sessão desta terça-feira (02), três projetos de lei em segunda discussão. O primeiro é o Projeto de Lei Nº 226/2018 de autoria do vereador Ary Gomes (PDT), que institui o Dia Municipal do Evangelizador; o segundo é o Projeto de Lei Nº 160/2018 do vereador Felipe Alves (MDB) e subscrito pelo vereador Raniere Barbosa (Avante), que dispõe sobre a obrigatoriedade de inspeções e fiscalização nas obras do município; o terceiro e último Projeto de Lei aprovado foi o de Nº 108/2018 de autoria do vereador Ney Lopes Junior (PSD), que reserva espaços em todos os lugares de eventos culturais e esportivos da cidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Desde 1992.. quando reajustar já vai tá mega defasado.
vão produzir que tem mais futuro !!! esses servidores estão por fora da realidade .. se estão achando ruim,vá
para iniciativa privada que vcs verão a realidade…
Existem bons trabalhadores tanto no serviço público, como na iniciativa privada! Generalizar é ignorância!
Vá estudar pra passar em um concurso.
O reajuste dos servidores incluirá os profissionais do Plano de Cargos da Saúde?