Foto: Ricardo Stcukert
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) percorreu mais de 247 mil quilômetros ao longo de 2024, entre viagens nacionais e internacionais.
O levantamento do Metrópoles foi feito com base nos registros da agenda do chefe do Planalto. Para calcular a distância, a reportagem usou as ferramentas Google Maps e Distance.to.
Entre janeiro e dezembro, o petista passou por 59 cidades de 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal. No campo internacional, foram 15 destinos. O levantamento inclui tanto locais em que o presidente cumpriu compromissos, quanto paradas para escala, por exemplo.
No primeiro ano de mandato, o presidente priorizou agendas no exterior para “recuperar a imagem do país”. Mas em 2024, ano de eleições municipais, o foco mudou e a maioria das viagens ficou centrada no interior do Brasil.
Alguns destinos aparecem com mais frequência na agenda no presidente. São Paulo, por exemplo, recebeu 18 visitas de Lula ao longo do ano. Já no Rio de Janeiro foram 10 passagens. A última, em novembro, foi dedicada à cúpula de líderes do G20, que reuniu dezenas de chefes de Estado.
As grandes tragédias também fizeram o titular do Planalto se movimentar pelo país. Com as enchentes no Rio Grande do Sul, Lula visitou sete municípios do estado em quatro oportunidades. Ele passou por Porto Alegre, Lajeado, Canoas, São Leopoldo, Santa Maria, Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio.
Em julho, o petista foi a Corumbá, no Mato Grosso do Sul, acompanhar as ações de combate às queimadas no Pantanal. Aliás, o estado não havia sido visitado pelo presidente no primeiro ano de mandato. Já em 2024, foram três passagens.
Viagens internacionais
Apesar de reduzir o ritmo das viagens internacionais, o petista ainda esteve em 15 cidades estrangeiras. Vale lembrar que os registros da agenda oficial incluem escalas, como foi o caso da passagem pelo Panamá, quando a comitiva presidencial voltava do México e fez uma parada para abastecer antes de retornar para o Brasil.
Foi nessa viagem que o avião do presidente apresentou problemas técnicos e precisou ficar cinco horas dando voltas pelo espaço aéreo mexicano. Na ocasião, o petista havia ido prestigiar a posse de Claudia Sheinbaum na presidência do país.
Entre os compromissos internacionais, Lula participou da Cúpula do G7, na Itália; da 112ª Conferência Internacional do Trabalho, na Suíça; da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas, nos Estados Unidos; e da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, no Uruguai. Além disso, fez visitas à Etiópia, Egito, Guiana, Bolívia e outros países.
Metrópoles
E o segurança?
É só quem tá comendo!
GG Mafra doido por uma caroninha aí nessa viagem. Cuidado que a janja é braba.
Aproximadamente 6 voltas ao redor da terra. O homi é um astronauta. Vixe
O grosso já começou kkk o dólar uma maravilha kk Faz o L
Muita picanha nesse verão e cerveja kkkk o maior rombo fiscal da história kkkk