Uma publicação compartilhada por Blog do BG (@blogdobg) em
Na última sexta-feira(12), a Sesap alertou a região de João Câmara, no agreste potiguar, com destaque preocupante para o aumento de casos por Covid-19 nas últimas semanas. As imagens enviadas ao Zap do Meio-Dia RN nesta segunda-feira(15), de fato, ligam sinal de alerta.
Registro de aglomeração nesse fim de semana revolta moradores do município. “Enquanto nós ficamos em casa, e outras pessoas só saem para trabalhar nos serviços essenciais, esse bando de sem noção coloca em risco a saúde de toda uma cidade”, desabafou um denunciante.
Segundo a Sesap, a região metropolitana de Natal lidera o número de casos pelo novo coronavírus, seguido da região de Mossoró. O interior, especialmente no agreste, deve começar a também se preocupar.
De nada adianta os decretos municipais sem as mínimas condições de fiscalizar o cumprimento das ações propostas para o combate ao Covid. Cadê os Guardas Municipais aprovados no último concurso, que o prefeito nem fala neles?!!
Após o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que aceitou a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete aliados por golpe de estado – entre outros crimes –, parte da oposição quer resgatar e pautar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com o foro privilegiado. O texto tramita no Congresso desde 2013.
A ideia foi defendida pelo próprio Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (26) para a imprensa, logo após se tornar réu.
“Meu foro foi mudado há poucas semanas. Eu era primeira instância. Há poucas semanas, talvez um mês e pouco, mudaram”, disse o ex-presidente. “Eu acho que interessa pra muita gente aí essa PEC”, completou.
Bolsonaro se referia a um julgamento do Supremo, concluído no dia 11 de março, que ampliou a previsão do foro também para quem sair dos mandatos. Contudo, o caso que investiga a tentativa de golpe de estado já tramitava no STF, mesmo antes desta decisão.
O chamado “foro privilegiado” é a previsão de que autoridades sejam julgadas em tribunais superiores por crimes comuns cometidos no exercício da função. No caso de presidente e vice-presidente da República, deputados, senadores e ministros, por exemplo, o caso é julgado no STF. Já para governadores e desembargadores, a ação fica a cargo do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O foro sempre teve amplo apoio entre os parlamentares, que acreditam em uma maior chance de absolvição ou de prescrição das ações. Também pesa o argumento de que o foro permite evitar eventuais perseguições de opositores ou juízes de 1ª instância.
Mas esse não é mais o sentimento da oposição, que tem criticado a atuação de ministros do STF. Por isso, deputados bolsonaristas querem dar sobrevida a uma PEC que joga ações sobre crimes comuns cometidos por autoridades para a 1ª instância. Se aprovada, a proposta seria uma forma de tentar retirar o caso de Bolsonaro do Supremo Tribunal Federal, em especial da relatoria do ministro Alexandre de Moraes.
A gestão da Unimed Natal, sob a liderança do médico Fernando Pinto, obteve uma aprovação de 66% dos médicos cooperados, conforme apontam os dados da pesquisa realizada pelo Instituto Consult. Por outro lado, 24% dos entrevistados desaprovam a administração, e 10% preferiram não opinar. Os números foram divulgados hoje (28) no portal da 96 FM Natal.
A PESQUISA CONSULT/UNIMED/96FM entrevistou 300 médicos cooperados, presencialmente e por telefone, entre os dias 24 e 27 de março. A margem de erro é de 6%, com confiabilidade de 95%.
O portal da 96FM divulga hoje (28) a terceira pesquisa Consult para o pleito da UNIMED NATAL, que vai acontecer na próxima segunda-feira, dia 31.
A liderança no cenário “espontâneo” é do cardiologista Ricardo Queiroz.
Nos números divulgados pela terceira e última pesquisa Consult, Ricardo Queiroz é citado por 37,67% dos médicos entrevistados, enquanto Márcio Rêgo tem 32,67% dos votos.
Veja os números:
Ricardo Queiroz: 37,67%;
Márcio Rêgo: 32,67%;
Não sabe dizer: 28,67%;
Nenhum: 1%.
A PESQUISA CONSULT/UNIMED/96FM entrevistou 300 médicos cooperados, presencialmente e por telefone, entre os dias 24 e 27 de março. A margem de erro é de 6%, com confiabilidade de 95%.
O portal da 96FM divulga hoje (28) a terceira pesquisa Consult para o pleito da UNIMED NATAL, que vai acontecer na próxima segunda-feira, dia 31.
Nos votos válidos, o cardiologista Ricardo Queiroz, que liderou todas as pesquisas, tem uma vantagem de 5% sobre o ortopedista Márcio Rêgo. A diferença entre Ricardo e Márcio é estimada entre 70 e 100 votos, considerando a margem de erro.
Estimulada – votos válidos:
Ricardo Queiroz: 52,43%;
Márcio Rego: 47,57%.
A PESQUISA CONSULT/UNIMED/96FM entrevistou 300 médicos cooperados, presencialmente e por telefone, entre os dias 24 e 27 de março. A margem de erro é de 6%, com confiabilidade de 95%.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 6ª feira (28.mar.2025) que o Vietnã vai comprar carne brasileira pela 1ª vez. Segundo ele, o Brasil tentava exportar ao país asiático há mais de 20 anos, sem sucesso.
Conforme Lula, o que “causou” a decisão do primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chihn, foi a presença do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e o presidente da Câmara. Hugo Motta (Republicanos-PB), “que mostrou a força da amizade que nós queremos ter com o Vietnã”.
“Depois de anos de tentativa, finalmente o Brasil vai exportar carne para o Vietnã. A decisão foi tomada ao lado do primeiro-ministro vietnamita, Pham Minh Chinh, com a presença dos presidentes da Câmara e do Senado do Brasil. Mais um mercado aberto para a conta e muito trabalho para fortalecer nossa agricultura”, escreveu o petista em sua página no X (ex-Twitter).
A abertura do mercado de carne faz parte do Plano de Ação para Implementação da Parceria Estratégica, que abrange o período de 2025 a 2030. O objetivo é fortalecer o comércio bilateral entre os 2 países, que já se aproxima de US$ 8 bilhões.
Uma das principais ações do plano é a negociação para a venda de jatos da Embraer à companhia estatal Vietnam Airlines. O chefe do Executivo afirmou que a aeronave é “extremamente importante para a necessidade regional do Vietnã”.
Depois de ter a sentença por estupro revogada nesta sexta-feira (28) pelo Tribunal Superior de Justiça da Catalunha, Daniel Alves pode também ter o valor da fiança devolvido.
O ex-lateral deixou a prisão em Barcelona em março de 2024, após pagar fiança de 1 milhão de euros, cerca de R$ 5,4 milhões na cotação da época. O brasileiro passou então a uma liberdade provisória, com uma série de medidas cautelares, como a entrega dos passaportes brasileiro e espanhol.
Em entrevista à CNN, o advogado Eduardo Maurício, que atua no Brasil, Espanha, Portugal e Hungria, explicou que a legislação espanhola prevê que, em caso de absolvição, o valor depositado em juízo como fiança, que tem caráter indenizatório à vítima, deve ser restituído ao réu.
“Pela absolvição do Daniel, ou seja, por ele não ter praticado o crime, né? Pelo menos esse é o entendimento da segunda instância da corte espanhola. […] Ele tem o direito de revogação de todas as medidas cautelares impostas e, sobretudo, estar levantando a fiança”, explicou Maurício.
Processo de devolução
O advogado esclareceu que o montante não foi levantado pela vítima, permanecendo depositado em juízo até o trânsito em julgado do processo. Com a absolvição em segunda instância, Eduardo Maurício acredita que a defesa de Daniel Alves não apresentará recurso.
No entanto, ele ressaltou que o Ministério Público ainda pode recorrer ao Supremo e, posteriormente, ao Tribunal Europeu.
“Com a absolvição do Daniel Alves, fica claro e cristalino que esse valor depositado em juízo faz jus à devolução ao Daniel Alves. Agora o momento em que isso vai de fato ocorrer, é com a certidão de trânsito em julgado do processo”, afirmou o especialista.
Na decisão, a Justiça espanhola apontou ” falta de fiabilidade do depoimento da autora”, o que significa que, para eles, havia inconsistências no que a jovem que apontou o estupro contou sobre o ocorrido.
—-
O acusado mudou de versão 4x , mas quem não tem fiabilidade é o depoimento da vítima. Vai entender…
A barreira ortopédica instalada pelo Governo do Rio Grande do Norte em Macaíba, no Hospital Regional Alfredo Mesquita, para desafogar o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, completa 49 dias desde a abertura dos serviços. Após a instalação do serviço, o Governo do RN comemorou, nas redes sociais, a manutenção dos corredores da unidade sem macas com pacientes internados. No entanto, o esvaziamento do corredor não pode ser mantido e novamente os corredores da unidade foram utilizados para manter pacientes. No final da tarde desta quinta-feira (27), pelo menos 10 pacientes aguardavam em um dos corredores da unidade, conforme obtido com EXCLUSIVIDADE pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE. A reportagem identificou a presença de pacientes nos corredores dois dias seguidos: na última quarta (26) e nesta quinta (27).
Uma das acompanhantes de uma paciente, que optou por não se identificar, revelou que estava aguardando no corredor desde quarta-feira (26). A cunhada de 65 anos teria sofrido uma fratura no braço e estava com o membro enfaixado e mobilizado, enquanto aguardava em uma maca no corredor por uma prometida cirurgia. A acompanhante aguardava sentada, ainda sem previsão definida. Segundo ela, a equipe que as atendeu alegou que não existia espaço nas salas. Questionada sobre a situação do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e as razões da retomada de pacientes aos corredores, a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado não retornou até o fechamento desta matéria.
Aberta no dia 7 de fevereiro, a barreira começou a realização dos procedimentos cirúrgicos no dia 25 de fevereiro. Durante esse período, a unidade realizou 102 cirurgias e 834 atendimentos até o início desta quarta-feira (26), conforme dados repassados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) à reportagem da TRIBUNA DO NORTE na última quarta-feira (26). Em publicação nas redes sociais no dia 21 de março, a governadora Fátima Bezerra comemorava os corredores do Walfredo Gurgel vazios há um mês, atribuídos à implementação do novo serviço. “Walfredo desafogado e pacientes satisfeitos”, escreveu. Nos últimos meses do ano passado, o Walfredo chegou a ter mais de 40 pacientes nos corredores. Ainda que as macas tenham voltado, o número de internações em local precário ainda parece ser menor do que no período anterior à barreira.
A volta dos pacientes aos corredores do Walfredo foi relatada por outra acompanhante, que também não quis se identificar. Ela afirma que chegou pela manhã desta quinta-feira (27). A paciente, já idosa, sofreu um acidente doméstico e fraturou o ombro e o pé. Após o atendimento e constatada a necessidade de uma cirurgia, foram direcionadas ao corredor, enquanto ela aguardava em uma maca. A acompanhante ficou esperando em pé. Ao fim da tarde, já sem suportar a situação em que foram colocadas, decidiram deixar o Walfredo Gurgel e a paciente assinou um termo se responsabilizando. Ela afirma que deverá fazer a cirurgia na rede particular.
A iniciativa da barreira ortopédica é voltada para atendimentos de baixa e média complexidade na Região Metropolitana de Natal. De acordo com a Sesap, o serviço tem capacidade de realizar até oito cirurgias por dia, além de atendimentos de sutura, imobilização, reduções e outros de baixa complexidade. A implementação da nova estrutura é fruto de uma articulação do Governo do RN junto ao Ministério da Saúde, que assegurou um investimento de R$ 10,8 milhões para financiar os atendimentos no Hospital Regional de Macaíba.
Na avaliação de Geral do Ferreira, presidente do Sindicato dos Médicos do RN (Sinmed-RN), a barreira ortopédica não tem como ser uma solução definitiva para os corredores do Walfredo. “É absolutamente previsível que isso seja temporário. A barreira é para baixa e média complexidade, quem lota os corredores é alta complexidade que precisa de cirurgia. O que pode ocorrer é desobstruir um pouco a circulação de pessoas”, afirma.
Ainda segundo Geraldo, outro fator que pode estar contribuindo para o retorno de pacientes dos corredores seria o uso de uma das salas da urgência para a realização de cirurgias eletivas. “Isso retarda os procedimentos cirúrgicos de urgência, que é mais grave ainda”, pontua. O presidente do Sinmed-RN indica que o cenário só terá uma mudança real após abertura de leitos em quantidades significativas, seja através do Novo Hospital Municipal de Natal ou do Hospital Metropolitano, que o Governo lançou edital para construção em dezembro de 2024.
Um mentor individual de graça até o ENEM 2025: é isso que você pode ter, a depender da sua nota na Prova de Bolsas da @amentoria.enem.
Pensando nos alunos que precisam de máxima performance no ano final de preparação e pensando nos alunos de escolas públicas que não tem condições para custear um mentor individual aprovado em Medicina, a AMentoria pela primeira vez lança a sua prova de bolsas.
A empresa potiguar é a maior do país inteiro em mentorias individuais, já tendo acumulado mais de 30 mil horas de acompanhamentos que entregam um horário de estudos personalizado para trazer a segurança de estar no caminho certo.
As bolsas são de 100% e incluem mentorias individuais, simulados semanais inéditos, e uma plataforma de estudos com aulas e monitoria para Matemática, Física, Química e Biologia (que levam qualquer aluno do zero ao domínio na matéria).
A Prova será um simulado autoral da AM, elaborado pelo time pedagógico que compõe esse que é o único cursinho no Brasil pedagogicamente criado para trazer o máximo de eficiência a quem tem uma rotina de simulados.
A Prova será realizada no dia 06/04. As inscrições são gratuitas e vão até as 23h59 do dia 05/04. Interessados devem procurar mais informações no perfil @amentoria.enem.
A taxa de desocupação no Brasil atingiu 6,8% no trimestre encerrado em fevereiro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
É uma alta 0,7 ponto percentual em comparação ao trimestre anterior (6,1%).
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (28).
No período, o IBGE contabilizou 7,5 milhões de pessoas desocupadas, alta de alta de 10,4% no trimestre (701 mil pessoas). Na comparação anual, houve um recuo de 12,5% (1,1 milhão de pessoas a menos).
Isso sem levar em conta a matemática criativa do pokemom, que, como todos nós sabemos, exclue dessa cifra, os que sao agraciados com o bolsa miseria que o governo doa, e assim eles ficam empregados.
O policial militar baleado na noite dessa quinta-feira (27) em Parnamirim, na Grande Natal, passou por cirurgia e recebeu alta médica. De acordo com a Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), a vítima não teve danos vasculares ou neurológicos.
O policial militar foi atingido por uma bala perdida enquanto estava de folga na noite de ontem. Ele foi socorrido pelo SAMU e encaminhado ao Hospital Deoclécio Marques, onde passou pelo procedimento cirúrgico.
Até o momento, não há informações sobre o responsável por efetuar os disparos que atingiram o policial militar.
De nada adianta os decretos municipais sem as mínimas condições de fiscalizar o cumprimento das ações propostas para o combate ao Covid. Cadê os Guardas Municipais aprovados no último concurso, que o prefeito nem fala neles?!!
Bota essa ruma de idiota para limpar hospital que eles aprendem…
João Câmara está sem controle as autoridades estadual tem que tomar uma providência urgente urgentissimsa