Saúde

VÍDEO: Após vacinação em massa, Serrana-SP está sem intubar pacientes desde 28 de março, afirma prefeito da cidade, Leo Capitelli

Foto: Reprodução. Assista vídeo AQUI.

A cidade de Serrana, no interior de São Paulo, foi escolhida pelo Instituto Butantan para participar de um estudo denominado “Projeto S”, que analisa o resultado da imunização com a Coronavac em toda a população adulta do município.

Iniciado em fevereiro, o projeto S vem colhendo frutos e, segundo o prefeito da cidade, Leo Capitelli (MDB), Serrana está sem intubar pacientes de Covid-19 desde o dia 28 de março.

“Vimos diminuição na lotação da UPA e da Santa Casa da cidade, o fluxo de casos graves diminuiu bastante e desde o dia 28 de março não precisamos intubar pacientes de Covid-19. Ainda é cedo para fazer correlação com a vacinação, mas já estamos vendo resultados”, disse o prefeito em entrevista à CNN.

Capitelli afirmou que, apesar de não poder cravar que a vacina foi a responsável pelos resultados positivos, o relatório sobre o projeto deve sair na primeira semana de maio, e pode confirmar a teoria de que o imunizante foi eficiente no combate à Covid-19 em Serrana.

Número de mortos

Do total de 27.150 voluntários imunizados com as duas doses da vacina Coronavac na cidade, um morreu em decorrência do novo coronavírus. Isso indica um índice de mortalidade pela pandemia em vacinados de 0,004%.

Quando analisados também os voluntários que tomaram apenas uma dose da vacina, o número de óbitos sobe para seis, ou seja, cinco pessoas morreram após terem tomado apenas uma dose da Coronavac e uma pessoa morreu após ter tomado as duas doses.

No total, Serrana tem pouco mais de 43 mil habitantes, segundo o IBGE. O ‘Projeto S’, uma parceria do Instituto Butantan e o governo do estado de São Paulo, se propôs a vacinar toda a população adulta do município.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Vamos lá Sr. Santos inteligente kkkkk.
    As atuais vacinas NÃO conferem imunização absoluta, fato.
    No Sírio Libanês e Albert Einstein, hoje, lotação das UTIS com diversos pacientes completamente imunizados com as vacinas atuais para covid..
    O Diretor Clínico do Butantan, disse na CNN, que talvez seja necessária e terceira dose da coronavac.
    A ivermectina, cloroquina e azitromicina são usados largamente a vários anos e quando usados na fase Inicial da doença ou de forma precoce, evidências científicas relatam a sua eficácia contra o covid.
    A insanidade pela queda do presidente, leva alguns partidos ao Vale tudo, inclusive mortes.
    Pena, ficam para as galinhas que só sabem cacarejar como vc.
    Repetir mantras imbecis como verdadeiros, só denotam a incapacidade de discussão e fraqueza de caráter.
    Por último, não tome nada, ou tome apenas Dipirona, seu médico deve ser tampa, só não sei de que, mais lhe serve.

  2. Foi a cloroquina, hidroxicloroquina e forçando a barra pro lado do presidente, ou a Ivermectina?
    Ah não!
    Foi a vacina mesmo.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Olha, de bolsonarista pra burro só falta uma coisa, as penas.
    kkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Raciocínio lógico e provado cientificamente, enquanto esses esquerdistas safados estiverem querendo destruir o presidente e o Brasil, com essa politização ridícula da pandemia, o povo nos vamos seguir morrendo a passos largos

  4. As medidas realmente eficazes contra esse vírus são: distanciamento social, medidas sanitárias, uso de máscara quando necessário, tratamento precoce, investimento na saude (leitos, respiradores, etc.) e vacinação. Esse “lockdown” absurdo e irresponsável não resolve nada, só piora a situação, criando problemas maiores que o virus em si.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Farmácia fiscaliza UPA após jovem ter parada cardíaca por erro de medicação em Natal

Foto: Divulgação/Sindsaúde

O Conselho Regional de Farmácia do RN (CRF-RN) realizou, na manhã desta sexta-feira (19), uma fiscalização na UPA Potengi, na Zona Norte de Natal, onde uma jovem de 19 anos sofreu parada cardíaca após receber um medicamento diferente do que havia sido prescrito. O caso segue sob investigação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Segundo o presidente do CRF, Joselito Rangel, a paciente deveria ter recebido Succinato de Hidrocortisona (100mg), mas foi medicada com Succinil Colin (cloridrato de suxametonio), também 100mg. A informação foi confirmada ao Conselho pela responsável técnica da farmácia da unidade. Rangel afirma que ainda não é possível identificar em qual etapa ocorreu o erro.

O cloridrato de suxametonio é um bloqueador neuromuscular de uso restrito, enquanto o succinato de hidrocortisona é um corticoide indicado para controle inflamatório e reações alérgicas. A jovem havia procurado atendimento na UPA com sintomas gripais. Após a parada cardíaca, ela foi estabilizada e transferida para um hospital da rede privada, onde permanece internada.

A fiscalização foi conduzida por um fiscal e por uma conselheira do CRF-RN, que preside a Comissão de Farmácia. O Conselho afirma que adotará as providências cabíveis após análise técnica do caso. A SMS foi procurada para atualização do estado de saúde da paciente, mas ainda não respondeu.

Nota do CRF-RN na íntegra:

“O Conselho Regional de Farmácia informa que, ao tomar conhecimento do incidente envolvendo medicamento na UPA Potengi realizou fiscalização no local para apuração dos fatos.

A ação teve como objetivo verificar as condições técnicas e os procedimentos de dispensação.

O caso segue em acompanhamento pelo Conselho, que adotará as medidas cabíveis, dentro de suas atribuições legais, reforçando o compromisso com a segurança do paciente, a qualidade da assistência e o exercício ético da profissão farmacêutica.

O CRF mantém-se à disposição das autoridades competentes e da sociedade para os devidos esclarecimentos.“

Com informações da Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PF aperta cerco e oposição diz que caso Lulinha leva investigação ao “núcleo do governo”

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

A nova fase da Operação Sem Desconto, que envolveu o filho do presidente Lula, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha; a empresária Roberta Luchsinger; e o senador Weverton Rocha (PDT-MA), vice-líder do governo no Senado, acendeu o alerta na oposição. Parlamentares afirmam que a investigação sobre fraudes no INSS agora chega ao “núcleo duro” do governo federal. “Fica evidente que as investigações se aproximam do núcleo duro do governo. Esse roteiro não é novidade”, declarou o deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS).

Os citados passaram a ser alvo de requerimentos na CPMI que apura irregularidades no INSS, e o relator do colegiado, Alfredo Gaspar (União-AL), pediu a convocação dos envolvidos. Deputados oposicionistas afirmam que mensagens encontradas pela PF reforçam a suspeita de ligação com o esquema.

Para Marcel van Hatten (Novo-SC), as referências a Lulinha “são provas de que o filho de Lula está implicado neste escândalo”. Deputados Zucco (PL-RS) e Capitão Alden (PL-BA) também cobram o avanço das oitivas sobre os nomes ligados ao Planalto.

O deputado Rodrigo da Zaeli (PL-MT) avalia que a investigação “vai chegar no núcleo mais íntimo do presidente”, citando o filho e a nora de Lula, mas diz acreditar que o processo enfrentará barreiras no STF. Até o momento, Lulinha não é alvo formal do inquérito, e o governo não comentou as declarações.

Com informações do Diário do Poder

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Lula determinou cancelamento de convênio que iria pagar show de Zezé Di Camargo e prefeito detona o presidente

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Metrópoles (@metropoles)

Vídeo: Reprodução/Metrópoles

O prefeito de Marabá (PA), Toni Cunha (PL), publicou um vídeo nas redes sociais nesta sexta-feira (19) acusando o presidente Lula de perseguição política após o cancelamento de um convênio federal que destinaria R$ 1 milhão para um show de Zezé Di Camargo na virada do ano no município. A apresentação já havia sido anunciada pela prefeitura e, segundo Cunha, o valor estava empenhado pelo governo federal por meio do Ministério do Turismo.

No pronunciamento, o prefeito afirmou que a decisão ocorreu por “sentimentos pessoais” do presidente em relação ao sertanejo e classificou o ato como “vergonhoso”. Segundo ele, Marabá havia recebido repasses da pasta para realização de shows no Réveillon, incluindo o do cantor. Com o cancelamento, acredita que o município foi prejudicado financeiramente e politicamente.

Cunha também acusou Lula de tentar controlar o posicionamento de artistas por meio de verbas públicas. “Se te apoiarem, podem ser contratados com recursos federais, caso contrário serão isolados”, afirmou. O prefeito disse ainda que pretende acionar a Justiça para tentar reaver a verba suspensa às vésperas do evento.

A prefeitura não apresentou documentos sobre o cancelamento do repasse, e o Ministério do Turismo não havia se manifestado até o momento. O governo federal também não respondeu às críticas feitas pelo prefeito.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Veja decisão com troca de mensagens sobre ‘filho do rapaz’; Lula pede ampla investigação

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jornal Nacional (@jornalnacional)

Vídeo: Reprodução/Jornal Nacional

A investigação sobre fraude no INSS encontrou mensagens que se referem a repasses de dinheiro para alguém denominado “o filho do rapaz”. Durante uma entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto, o presidente Lula disse que todos que tiverem envolvimento devem ser investigados, inclusive o filho dele.

Segundo a PF, em uma mensagem o Careca do INSS fez referência à necessidade de se fazer mais uma parcela de pagamento de R$ 300 mil. Questionado por Milton sobre quem seria o destinatário, o Careca do INSS afirmou: “O filho do rapaz”.

A investigação aponta que, ao todo, foram cinco pagamentos no valor de R$ 300 mil feitos a pedido do Careca do INSS, que totalizaram R$ 1,5 milhão.

Nesta quinta-feira (18), em uma entrevista com jornalistas que cobrem o Palácio do Planalto, o presidente Lula foi questionado sobre o suposto envolvimento do filho, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, no esquema. Lulinha não é alvo do inquérito. O presidente defendeu o aprofundamento das investigações.

Com informações do G1 e Jornal Nacional

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PF aponta que “Careca do INSS” controlava entidade que movimentou R$ 221 milhões em fraudes

Foto: Vinicius Schmidt/Metrópoles

A Polícia Federal afirma que o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, era o dono de fato da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca (CBPA), uma das principais entidades envolvidas no esquema de descontos indevidos em aposentadorias — operação que compõe a chamada Farra do INSS. Segundo o Portal da Transparência, a confederação já arrecadou R$ 221 milhões.

Investigações revelam que a CBPA repassou R$ 400 mil à Federação das Colônias dos Pescadores do Maranhão, presidida pelo deputado estadual Edson Araújo (PSB). O parlamentar também teria recebido R$ 5,4 milhões da entidade. A PF aponta que Antunes comandava o esquema ao lado de Gabriel Negreiros e Tiago Schettini, ambos identificados como administradores e operadores financeiros do grupo.

De acordo com o relatório, a confederação era usada para justificar contratos e serviços que não eram prestados, com emissão de notas fiscais pela ACCA Consultoria — empresa ligada ao “Careca do INSS”. As mensagens coletadas nas investigações indicam que Negreiros gerenciava empresas criadas para dar legalidade ao fluxo de recursos, enquanto Schettini também atuava como sócio oculto na estrutura.

A PF cita ainda indícios de que Antunes blindou Schettini antes da deflagração da Operação Sem Desconto, em abril. O objetivo seria evitar exposição, já que ele estaria envolvido em outra fraude no DNIT. A defesa dos investigados não foi localizada até a publicação desta matéria, e o espaço permanece aberto para manifestação.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Gleisi acusa que família Bolsonaro colocou “faca no pescoço do Brasil”

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta sexta-feira (19), em Foz do Iguaçu (PR), que a família do ex-presidente Jair Bolsonaro colocou “a faca no pescoço do Brasil”. Segundo ela, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) buscou o diálogo e evitou ceder em questões de soberania nacional.

Ministra de Relações Institucionais, Gleisi discursou durante a inauguração da Ponte da Integração, que liga Foz do Iguaçu a Presidente Franco, no Paraguai. A obra foi financiada pela parte brasileira de Itaipu Binacional e se soma à Ponte da Amizade, inaugurada em 1965.

“Enquanto a família Bolsonaro colocava a faca no pescoço do Brasil, o presidente Lula, com altivez, sabia negociar, mas não negociou a soberania no processo judicial e no processo político interno”, afirmou Gleisi diante do público.

A ministra já havia usado a expressão anteriormente contra aliados do ex-presidente. Em janeiro de 2024, criticou o Congresso por derrubar veto presidencial sobre cortes em emendas, classificando a atitude como “faca no pescoço”. Em agosto deste ano, voltou a repetir o termo ao rebater declarações do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Durante o mesmo evento, Lula criticou o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), por ter inaugurado antes o acesso à ponte, financiado integralmente por Itaipu. O presidente chegou a confundir o estado ao mencionar o “governador do Pará”, mas reforçou que a obra faz parte de um projeto iniciado em 1992.

O discurso de Lula foi interrompido após uma queda de energia. Visivelmente irritado, ele deixou o palco e não retomou a fala.

Com informações do Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Microfone falha, Lula interrompe discurso e deixa palco irritado em Foz do Iguaçu

Vídeo: Reprodução/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) interrompeu seu discurso e deixou o palco irritado após enfrentar problemas técnicos durante a inauguração da Ponte da Integração, que conecta Brasil e Paraguai, nesta sexta-feira (19), em Foz do Iguaçu (PR). O microfone travou enquanto o presidente falava, e, após alguns minutos de silêncio e tentativa de retomada, Lula entregou o equipamento e saiu do palco.

A transmissão da cerimônia, feita pela EBC, apresentou falhas ao longo de toda a participação do presidente. Mesmo após a equipe tentar ajustar o equipamento, o áudio não voltou ao normal. Lula chegou a comentar algo com o público antes de descer do palco e se dirigir a militantes ao lado da estrutura montada para o evento. A Secom não se manifestou sobre a origem do problema nem informou se o discurso será retomado.

Antes da interrupção, Lula falou por cerca de nove minutos. Ele destacou os ganhos econômicos esperados com a nova ponte, defendendo o crescimento conjunto entre Brasil e Paraguai. Também aproveitou para criticar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao mencionar propostas de muro e conflitos internacionais.

A Ponte da Integração liga Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco e será liberada para o tráfego de caminhões a partir deste sábado (20). Lula permanece na cidade para participar da reunião do Conselho do Mercosul, que ocorrerá sem a assinatura do acordo entre o bloco sul-americano e a União Europeia.

Com informações do Estadão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Entenda os próximos passos após Moraes autorizar cirurgia de Bolsonaro

Foto: Reuters/Amanda Perobelli

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (19) a realização da cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atendendo ao pedido feito por sua defesa. Agora, os advogados deverão indicar ao Supremo a data e o local do procedimento, que será eletivo.

Segundo laudo da perícia médica oficial, Bolsonaro apresenta hérnia inguinal bilateral, com recomendação de intervenção cirúrgica pela maioria dos médicos, mas sem caráter emergencial. Por isso, o procedimento deverá ser agendado previamente, e o STF aguarda a programação para dar continuidade aos trâmites. Após a indicação da defesa, a Procuradoria-Geral da República terá até 24 horas para se manifestar.

O ministro Moraes ainda decidirá como será feita a transferência de Bolsonaro da Superintendência da Polícia Federal para o hospital, bem como as regras de segurança e custódia durante o procedimento. Também poderá deliberar sobre a presença de familiares no acompanhamento.

Informações apuradas pela CNN Brasil apontam que a cirurgia deve ocorrer neste domingo (21) ou segunda-feira (22), considerando os ajustes logísticos. De acordo com o laudo, o ex-presidente tem apresentado soluços persistentes devido a um bloqueio do nervo frênico, condição associada à hérnia e que pode afetar sono, alimentação e gerar novas complicações. A defesa sustenta que o quadro de saúde deriva do atentado a faca sofrido em 2018.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula prepara novo ato em defesa da democracia no 8 de Janeiro de 2026

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que vai realizar, pelo terceiro ano seguido, um ato em defesa da democracia no dia 8 de janeiro de 2026. O comunicado foi feito durante a última reunião ministerial do ano, realizada na quarta-feira (17), na Granja do Torto, em Brasília.

Segundo auxiliares, Lula sinalizou que espera a presença dos ministros no evento, mesmo com muitos deles planejando férias para o período. A preparação antecipada teria como objetivo evitar ausências e reforçar o caráter institucional da cerimônia.

A edição de 2026 terá um peso simbólico ainda maior. A data acontecerá após a condenação da maior parte dos investigados pelo STF por participação na tentativa de ataque às instituições democráticas, ocorrida em 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes.

Com o gesto, o governo pretende manter a data como um marco anual de defesa das instituições, ampliando o discurso contra retrocessos democráticos e reforçando a narrativa de estabilidade política.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Novo Centro de Gemologia no RN: Zenaide Maia destina R$ 4 milhões e aposta em mineração e inovação

Foto: Divulgação

Na tarde desta sexta-feira (19), a senadora Zenaide Maia participou da solenidade de inauguração do Centro de Gemologia Jomar de Freitas, no Centro de Tecnologia Mineral – CT Mineral do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), no município de Currais Novos.

O novo equipamento foi viabilizado com investimento de R$ 4 milhões em emendas do mandato da parlamentar e representa um marco para o desenvolvimento científico, econômico e social do Rio Grande do Norte.

O prédio passa a integrar a infraestrutura estratégica do Centro de Tecnologia Mineral – Polo de Inovação do IFRN, voltado à pesquisa aplicada, formação profissional e inovação tecnológica no setor mineral. A iniciativa fortalece o papel do IFRN no Arranjo Produtivo Local (APL) de Gemas, Joias, Metais Preciosos e Afins, ampliando a capacidade de atendimento ao setor produtivo, estimulando a agregação de valor à cadeia mineral e impulsionando o desenvolvimento regional e nacional.

Foto: Divulgação

Durante a solenidade, a senadora Zenaide Maia destacou o papel transformador da educação. “Vocês são a prova viva de que é possível oferecer educação pública de qualidade. E quem quis diminuir a violência, fez isso oferecendo educação”, afirmou.

Zenaide ressaltou ainda a importância estratégica do Centro de Gemologia para Currais Novos e para o Estado. “Nossa região é reconhecida pela riqueza de seus minerais, como a turmalina paraíba, o ouro e a água-marinha. Por muito tempo, essa riqueza saiu daqui sem gerar todo o valor que poderia. Com este laboratório, passamos a lapidar, certificar e qualificar as gemas produzidas aqui, agregando valor, ampliando a competitividade e abrindo portas para novos mercados, inclusive internacionais”, destacou.

A parlamentar também enfatizou o impacto social do investimento. “Currais Novos se consolida hoje como um centro de valorização da mineração. O laboratório gera empregos qualificados, estimula inovação, pesquisa e formação profissional, oferecendo aos jovens a oportunidade de construir seu futuro sem precisar sair da região”, completou.

Foto: Divulgação

O reitor do IFRN, Arnóbio, destacou a parceria institucional com a senadora. “É importante reconhecer o papel da senadora Zenaide, que tem sido uma parceira fundamental do IFRN e uma defensora incansável da educação pública e do desenvolvimento do nosso país”, afirmou.

A solenidade contou com a presença do reitor Arnóbio Araújo, da pró-reitora Francinaide Nascimento, do prefeito Lucas, do presidente da Câmara Municipal, João Gustavo, os vereadores, Cleyber Trajano, Mattson, professor Jaire e Leilza Palmeira, além de professores, alunos e representantes da comunidade acadêmica e política.

Ainda em Currais Novos, a senadora Zenaide Maia realizou a entrega de um equipamento para fortalecer a agricultura local: uma pá carregadeira, destinada a apoiar o homem do campo e contribuir com o desenvolvimento rural do município.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *