O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou nesta terça-feira (18) que é “improvável” uma decisão do STF antes do Carnaval sobre o inquérito da suposta tentativa de golpe de Estado, mas destacou que uma iniciativa da PGR (procuradoria-Geral da República) é “bastante possível”.
A declaração de Barroso foi dada a jornalistas após visita do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, deve apresentar ao STF nesta semana denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por suposto envolvimento em um plano de golpe de Estado após as eleições de 2022. No ano passado, a Polícia Federal indiciou o ex-presidente e outros no caso. O R7 apurou que a denúncia deve ser apresentada nos próximos dias.
Com a denúncia, o ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo caso no STF, dará 15 dias para que os denunciados enviem uma resposta escrita. Depois, Moraes libera a ação para o plenário julgar de forma colegiada o recebimento da denúncia. A Primeira Turma será responsável por analisar o documento e dar uma decisão. Ainda caberá recurso.
Caso a denúncia seja aceita pelo STF, os denunciados se tornam réus e passam a responder penalmente pelas ações na corte. Então, os processos seguem para a instrução processual, composta por diversos procedimentos para investigar tudo o que aconteceu e a participação de cada um dos envolvidos no caso. Depoimentos, dados e interrogatórios serão coletados neste momento.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu nesta 3ª feira (18.fev.2025) que o Brasil vai aderir à carta de cooperação entre os países produtores de petróleo. Isso não significa que o país integrará oficialmente a Opep+ (Organização dos Países Produtores Exportadores de Petróleo e Aliados), porque não poderá opinar nas discussões sobre políticas voltadas ao petróleo, como corte de produção e definição de preços.
A participação se limitará a acompanhar as decisões técnicas do cartel e a apresentar novas ideias e alternativas para promoção da transição energética.
A entrada no chamado “Fórum dos Países Produtores de Petróleo” foi decidida no CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) nesta 3ª feira. Na reunião, também foi acordada a adesão do país na IEA (Agência Internacional de Energia) e na Irena (Agência Internacional de Energia Renovável).
Com a entrada em 3 grupos com diferentes visões sobre a transição energética, o país se blinda de críticas por se aproximar do cartel do petróleo.
Nos encontros com a Opep, o Brasil terá um papel secundário, mas dentro dos planos do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Segundo ele, a aproximação com o cartel tem como objetivo apresentar novas ideias e alternativas para a descarbonização diretamente aos países produtores de petróleo, em especial acelerar a transição energética com os biocombustíveis.
“É apenas uma carta e um fórum de discussão de estratégias dos países produtores de petróleo. Não devemos nos envergonhar de sermos produtores de petróleo”, disse Silveira a jornalistas.
Existia uma certa resistência de parte do governo em aderir ao grupo petrolífero. Além do anúncio de entrada no fórum ocorrer no mesmo ano em que o Brasil sediará a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), também existe a preocupação com a repercussão ante as pretensões do país de se colocar como o líder global da transição energética.
O ex-presidente Jair Bolsonaro será denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) na investigação envolvendo uma trama golpista para mantê-lo no poder após as eleições de 2022. A acusação já foi finalizada e será apresentada nesta terça-feira pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, ao Supremo Tribunal Federal (STF). A informação é do jornal O Globo.
Após o oferecimento da denúncia pela PGR, o caso será remetido ao ministro Alexandre de Moraes, relator do processo no Supremo e, depois, apreciado pela Primeira Turma.
O GLOBO apurou que Gonet bateu o martelo e optou pela estratégia do fatiamento da denúncia, e não vai oferecer as acusações ao Supremo todas de uma vez. Inicialmente, a denúncia deve incluir, além do ex-presidente, o general Walter Braga Netto e outros integrantes do plano considerados como parte da “cúpula” da trama golpista.
Mais cedo, Bolsonaro negou que tenha participado de uma trama golpista.
— Você já viu a minuta do golpe? Não viu. Viu a delação do Mauro Cid? Não viu — disse durante visita ao Senado.
Investigação da PF
A Polícia Federal apontou, no relatório de 884 páginas encaminhado ao STF no final do ano passado, que Bolsonaro “planejou, atuou e teve domínio de forma direta e efetiva” em um plano de golpe de Estado para mantê-lo no poder no fim de 2022. Além dele, outras 39 pessoas foram indiciadas pelos investigadores.
As investigações apontaram para o envolvimento do ex-presidente em trama golpista após ser derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022. Além do ex-presidente e do general Braga Netto, foram indiciados o general Augusto Heleno, ex-Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Paulo Sérgio Nogueira, que foi ministro da Defesa e o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier.
Segundo a PF, os “atos executórios” realizados por um grupo “liderado” por Bolsonaro tinham o objetivo de abolir o Estado democrático de direito — “fato que não se consumou em razão de circunstâncias alheias à vontade de Bolsonaro”. Desde que foi indiciado, o ex-presidente tem negado envolvimento em qualquer discussão sobre tentativa de golpe no fim de seu governo.
A expectativa no STF é que ao menos até o final do ano o julgamento seja concluído, evitando que o caso siga para 2026, ano eleitoral.
O que acontece agora?
A denúncia é a acusação formal contra Bolsonaro e seus aliados, após a análise dos indícios levantados pela Polícia Federal. O caso tem como relator o ministro Alexandre de Moraes, responsável pela próxima etapa do processo: dar prazo de 15 dias para que as partes se manifestem.
Em seguida, a Primeira Turma do STF decide se a denúncia da PGR será recebida ou rejeitada. Caso os ministros entendam que há indícios do cometimento de crime, a denúncia será recebida, e o ex-presidente vai virar réu.
Só então, inicia-se a fase de instrução do processo, em que são colhidas as provas: as partes são ouvidas, pode haver solicitação de diligências e perícias, bem como pedidos de nulidade.
Uma vez encerrada a instrução do caso, é Moraes, na condição de relator, que deverá elabora o voto. Não há prazo para que essa análise seja feita e o julgamento só ocorre após a apresentação do relatório.
O médico infectologista Alexandre Motta será o novo secretário de Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte. O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra nas redes sociais, em que também agradeceu a médica Lyane Ramalho, que deixará o comando da pasta.
“Dr. Alexandre Motta será o novo sec. de Saúde do RN. Médico infectologista, com vasta experiência no SUS, substituirá a Dra. Lyane, a quem agradeço pelo empenho e dedicação à frente da Sesap. Desejo a ele uma gestão profícua e comprometida com o fortalecimento do SUS!”, escreveu Fátima nas redes sociais.
Durante a leitura da mensagem anual na Câmara Municipal, o prefeito Paulinho Freire anunciou que todas as salas de aula da rede municipal de Natal serão climatizadas até o fim de sua gestão. Segundo ele, a medida visa garantir um ambiente mais adequado para o ensino, contribuindo para a qualidade da educação na cidade.
“Estamos investindo na reestruturação das nossas escolas. A ampliação da climatização das salas de aula reforça nosso compromisso com um ambiente escolar mais acolhedor e propício para o aprendizado”, declarou.
Além da climatização, Freire destacou que todas as crianças matriculadas na rede municipal receberão fardamento no início de março e que a fila de espera para creches foi zerada nos primeiros 50 dias de gestão.
O prefeito também mencionou a parceria com o Instituto Ayrton Senna e o programa “Avança Educando”, voltado para incentivo a estudantes e profissionais da educação, com o objetivo de melhorar o desempenho acadêmico.
O papa Francisco foi diagnosticado com uma pneumonia bilateral, afirmou o Vaticano nesta terça-feira (18). O comunicado afirma que o pontífice “continua a apresentar um quadro complexo”.
A pneumonia bilateral afeta os dois pulmões e é considerada um pouco mais grave que a pneumonia comum. Isso acontece porque a capacidade respiratória fica mais comprometida, o que pode afetar outros órgãos e a própria consciência do paciente.
Mais cedo, a Santa Sé havia cancelado toda a agenda de atividades do papa para próximo fim de semana por conta da hospitalização.
“Exames laboratoriais, radiografias de tórax e as condições clínicas do Santo Padre continuam apresentando um quadro complexo. A infecção polimicrobiana, que surgiu num contexto de bronquiectasia [dilatação permanente dos brônquios] e bronquite asmática, e que exigiu o uso de antibioticoterapia com cortisona, torna o tratamento terapêutico mais complexo”, diz o boletim médico.
Também segundo o comunicado, Francisco está de bom humor.
Francisco foi hospitalizado para tratar uma bronquite que se desenvolveu para uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias (leia mais abaixo). Em boletim na segunda-feira (17), médicos disseram que seu quadro clínico é complexo.
O Vaticano divulgou um novo boletim nesta terça em que diz que o papa teve uma “noite pacífica” e comeu café da manhã nesta manhã.
A agenda do fim de semana foi cancelada porque não há previsão de alta, segundo o Vaticano — na segunda, médicos disseram que sua internação deverá ser longa.
Francisco entrou no quinto dia de internação nesta terça, no hospital Policlinica Gemelli, em Roma.
O último boletim sobre a saúde do pontífice, divulgado na tarde de segunda-feira, afirmava que o papa não tinha febre e seu estado era estável.
“O Santo Padre continua afebril e continua a terapia prescrita. As condições clínicas são estáveis. Esta manhã recebeu a Eucaristia e posteriormente dedicou-se a algumas atividades de trabalho e leitura de textos”, detalha o comunicado.
Ainda segundo o Vaticano, o papa ficou “comovido com as numerosas mensagens de carinho” que recebeu, além de mensagens e desenhos com votos de melhoras de fiéis que também estão internados no hospital:
“O Papa Francisco está comovido com as numerosas mensagens de carinho e de proximidade que continua a receber nestas horas; em particular, deseja expressar o seu agradecimento aos que se encontram atualmente internados no hospital, pelo carinho e amor que expressam através dos desenhos e mensagens de bons votos. Ele ora por eles e pede que orem por ele”.
Também de acordo com a Santa Sé, o tratamento foi alterado após o diagnóstico.
Mais cedo, às 9h, outro comunicado informou que o pontífice, de 88 anos, que assumiu o posto em 2013, está com uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias e que sua situação clínica é “complexa”.
“Os resultados dos testes realizados nos últimos dias e hoje demonstraram uma infecção polimicrobiana do trato respiratório que levou a uma nova modificação da terapia. Todos os exames realizados até o momento são indicativos de um quadro clínico complexo que exigirá internação hospitalar adequada”, diz a íntegra do boletim.
Por causa da internação de Francisco, o Vaticano também informou que a audiência geral da próxima quarta-feira (19) foi cancelada.
O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, reuniu-se nesta terça-feira (18) com representantes da Zurich Airport para fortalecer a parceria público-privada e fomentar novos investimentos no município. O encontro aconteceu no Gabinete do Prefeito e contou com a presença da diretora de Operações, Artemis Papanika, do gerente de Engenharia, Manutenção e Sustentabilidade, Anderson Pinheiro, e do gerente de Operações, André Lima.
Participaram da reunião os secretários municipais: Mario David (Gabinete Civil), Carlos Leão (Defesa Social), Juseni Tavares (Desenvolvimento Econômico), Marcio Barbosa (Infraestrutura), Valério França (Tributação), Hélio Dantas (Meio Ambiente e Urbanismo) e Ledson França (Comunicação e Eventos).
Entre os temas debatidos, destacaram-se a modernização da infraestrutura aeroportuária, o incentivo ao artesanato local e a implantação de um projeto de energia fotovoltaica. As iniciativas visam consolidar o Aeroporto Internacional de São Gonçalo como um polo estratégico para o desenvolvimento econômico do estado e da região.
Para o prefeito Jaime Calado, a parceria com a Zurich Airport é essencial para gerar novas oportunidades de emprego e garantir um crescimento sustentável. “Nosso objetivo é transformar São Gonçalo do Amarante em um destino atrativo para investimentos, promovendo melhorias estruturais e impulsionando o desenvolvimento econômico”, afirmou.
A Zurich Airport reafirmou seu compromisso com o município e ressaltou o potencial de crescimento da cidade. O encontro representa mais um avanço na relação entre o setor público e privado, contribuindo para o progresso da região.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta terça-feira (18), que está tranquilo em relação ao parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre a trama golpista, que deve apresentar a primeira denúncia ainda nesta semana, segundo apuração da CNN.
“Olha pra minha cara, não tenho nenhuma preocupação com as acusações, zero”, disse o ex-presidente após almoço com líderes da oposição.
Jair Bolsonaro já foi indiciado três vezes. O último, pela Polícia Federal, ocorreu em novembro de 2024, junto com outros 39 nomes, incluindo ex-ministros e militares de alta patente, como os generais Braga Netto e Augusto Heleno.
Ele é acusado de cometer crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. Juntos, as penas para os crimes somam 28 anos de prisão.
Se a PGR admitir todos os crimes e as denúncias forem aceitas, os investigados se tornarão réus e o Supremo Tribunal Federal irá realizar o julgamento de mérito das acusações.
O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), tem reforçado cada vez mais sua sintonia com os senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (PSDB) e o ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos), consolidando uma aliança que promete ser decisiva para as eleições de 2026. Em declarações recentes, Paulinho tem reiterado sua lealdade ao grupo político e sua disposição para atuar ao lado de Rogério e Álvaro na construção de um projeto para o Rio Grande do Norte. Nos bastidores, o grupo tem se mantido unido e em constante diálogo.
A parceria entre os quatro líderes já se mostrou vitoriosa em diversas frentes, incluindo a gestão municipal e a atuação política no estado. Agora, a expectativa cresce sobre os próximos passos desse grupo, que deve desempenhar um papel central no tabuleiro eleitoral potiguar.
Paulinho Freire, que assumiu a prefeitura de Natal recentemente, tem mantido uma gestão alinhada com as diretrizes de seu antecessor, Álvaro Dias, e fortalecido os laços com Rogério Marinho, um dos principais nomes da oposição ao governo federal. Nos bastidores, a permanência dessa unidade política é vista como um indicativo de que a disputa de 2026 já começa a ser desenhada.
A aliança entre Paulinho, Rogério, Styvenson e Álvaro se consolida em meio às movimentações políticas no estado, e o posicionamento do grupo deve ser um dos principais pontos de atenção na corrida eleitoral dos próximos anos. Enquanto isso, a reafirmação de Paulinho Freire como parte desse projeto político sinaliza que a oposição potiguar estará ainda mais estruturada para os desafios que virão.
Um incêndio atinge uma área da Cidade Cenográfica nos Estúdios Globo no bairro da Curicica, na zona oeste do Rio de Janeiro, na tarde desta terça-feira (18). A área afetada faz parte das gravações da novela Dona de Mim, segundo informou a TV Globo.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo acontece em um galpão, na Estrada do Bandeirantes, altura do número 6.700. Equipes foram acionadas para atender a ocorrência por volta das 14h05.
A corporação informou que cerca de 40 militares de sete unidades trabalham no combate às chamas. Além de 13 viaturas, os Bombeiros também trabalham com o apoio de drones com câmeras térmicas.
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais é possível ver as chamas destruindo parte do lugar onde acontece o incêndio.
Em nota, a TV Globo informou que o incêndio não deixou feridos e que não havia gravação nas instalações no momento.
NOTA TV GLOBO
Incêndio sem feridos em cenário da novela Dona de Mim
Está sendo combatido pelo 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros, com o apoio da Brigada da Globo, um incêndio na cidade cenográfica de Dona de Mim, próxima novela das sete da TV Globo, nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro.
Não havia gravação no local no momento e não há feridos.
Santo Teófilo Francisco engole o Brasil inteiro!
Foi engolido mas a baleia não gostou do tempero e regurgitou.
Vocês pensam que só o ex-presidiario mente .
Aqui no Brasil tem um tal de lula engolindo o po(L)vo