O estudante do 7º período de jornalismo da UFRN, Rodrigo Maker, foi questionado e empurrado por outros alunos no Setor 2 da Universidade após retirar uma faixa que fazia referência ao Comunismo com a seguinte frase: “Que as classes dominantes tremam à ideia de revolução comunista” e a imagem de Karl Marx. A faixa era assinada pelo movimento ‘Faísca Revolucionária’. O caso aconteceu na noite desta segunda-feira (16).
“Eu me senti ofendido, porque a faixa fazia apologia a um regime criminoso e genocida”, disse Rodrigo que também contou que após retirar a faixa foi cercado por um grupo de estudantes questionando a atitude dele. “Ficaram revoltados, tentaram tirar a faixa da minha mão e um deles me empurrou. Eu revidei, claro, para me proteger”, contou Rodrigo.
“Desde o início do semestre que um grupo de alunos colocou uma faixa fazendo apologia e pedindo revolução comunista no Brasil. Isso me incomodou bastante, porque o regime comunista matou mais de 110 milhões de pessoas no mundo”, disse.
“Isso me causa revolta porque há uma seletividade dentro da Universidade. Se fosse uma faixa em alusão ao Nazismo, o que eu também condeno, eles estariam muito revoltados. Mas nota-se que há uma revolta seletiva”, disse o estudante.
Rodrigo contou que os estudantes tomaram à força a faixa das mãos dele, mas não recolocaram no local em que estava estendida.
Por muito menos chamam Lula de cachaceiro, mas não lembro dele cair na lei seca…
Universidades,:verdadeiros antros de pessoas alienadas e incentivadoras dos maus costumes… mas na hora de conseguir uma entrevista de emprego, posam de bons e corretos moços . Até mentem para os entrevistadoes. Mas procura no fundo que deve ter uma tatuagem igual à da Anitta… povo sem futuro…
Né isso.
Esses direitopatas idiotas não respeitam opinião que não seja as deles violando os direitos da democracia!
Povo imbecilizado pelo lixo capitalista e pelos prefeitos da Santa madre igreja, padroeira dos imbecis
Só um imbecil direitopata iludido com o lixo capitalista empurrado no rabo da direita podre, querendo aparecer.
Vai estudar imbecil!
O Maio Culpado Dessa Corrupcao Sem Controle SÃO TODOS OS GONVERNADORES DOS ESTADO QUE ESTÃO FAZENDO OPOSIÇÃO AO PRESIDENTE BOSSONARO, E DEPOIS DIZEREM AO POVO BRASILEIRO QUE O PRESIDENTE BOSSONARO É ANTE DEMOCRÁTICO E ASSIM PODER BOTAR A CULPA NO PRESIDENTE BOSSONARO E NA NOSSA FORÇAS ARMADAS ARMADAS
Respeite o Liberal que não vive sem fomento do estado!
Parabéns Rodrigo, você será um grande jornalista, pois essa sua atitude já o coloca nessa posição. Quanto a esses desocupados e maconheiros e baderneiros da esquerda que querem fazer da universidade pública o quintal de suas casas, só tem duas coisas a fazerem, solicitarem o deslizamento da UFRN para darem suas vagas a quem realmente quer estudar e serem alguma coisa na vida, e pegarem suas malas para ir morar em Cuba, Coreia do Norte, Nicarágua, Venezuela, Bolívia ou mesmo na velha Argentina quebrada economicamente pelo socialismo.
Comunismo é a igualdade dos mais miseráveis, Venezuela não tem embargos dos EUA, Argentina também não e hoje estão na miséria, os pobres ficam ricos quando os comunistas dizem ser classe média as famílias que tenham renda per capita a partir de R$ 291,00, impõem regulação das mídias, impõem desarmamento do cidadão, prendem pessoas por opinião, roubam o estado sugando toda a sua riqueza para distribuir entre os integrantes de sua gang, impõem aumento de impostos para a população e empresas para garantir a continuação da máquina pública, só que em algum momento população e empresas não aguentam e quebram ou tiram suas riquezas do país, ai o caos se instala.
Por trás de todo estudante “revolucionário” de esquerda, que diz que o capitalismo é injusto, há uma família honesta, cristã e conservadora que paga suas contas. Simples assim.
Cada pessoa que morre de fome, de frio, de doença, de miséria em um país capitalista, é vítima desse sistema, onde poucos tem muito e muitos tem nada. Dá pra calcular quantos milhões o capitalismo já matou??????
A Polônia, cuja população sofreu na pele as mazelas desse regime defendido por esses descerebrados, tratou de criminalizar o comunismo, assim como o fez com o nazismo. Quem passou pelo pesadelo é que tem lugar de fala nessa história. Esses robozinhos com a mente lavada pelas viúvas da URSS, que ainda vivem na guerra fria, são de dar pena. Não acreditam na própria capacidade e sonham com bolsas pagas pelo estado para que fiquem eternamente sem trabalhar apenas fazendo política na universidade.
Por que esses idólatras de comunistas não vão morar em seus “paraísos”? Cuba, Venezuela e Nicarágua são próximos do Brasil. E tem os “novatos”, países que estão entrando nesse “seleto clube” mais recentemente. Sugiro a Argentina, por exemplo. O Comunismo é nada mais que uma utopia sanguinária, baseada no terror e na miséria do povão. Nada de bom veio ou virá desse regime absurdo, defendido por parasitas, incapazes, imaturos e pessoas de má índole em geral (há poucas exceções). Amadureçam, estudem, trabalhem, criem responsabilidade e sejam GENTE de verdade.
Idiotas defendendo um regime falido e autoritário, responsável por milhões de mortes “matadas” e outros milhões de mortes “morridas” (principalmente devido à fome). Enquanto isso, o ídolo brasileiro dessa corja, o ladrão, alcoólatra, analfabeto e mentiroso de 9 dedos, casa-se com uma sonegadora de impostos (procurada pela Receita Federal), num casamento luxuosíssimo, regado com tudo o que há de melhor. Hipocrisia, mentiras e imbecilidade são marcas registradas desses vermes. Parabéns ao patriota que arrancou a faixa. Ainda há esperança.
Esses pseudos Comunistas que surtaram são todos sustentados pelos seus pais,muitos deles vivem dependendo das bolsas e auxílios que a Nação lhes paga e nunca produziram um “Didal” de nada, são uns inúteis,amebas natimortos como todo comunista o é!
São os idiotas úteis , que não sabem nem diferenciar regime de governo e econômico e muito menos o significado de ideologia ! Gerações de alienados sem rumo e sem noção da ordem mundial.Nosso ensino universitário é a cara dos dirigentes da ORCRIM ESTRELADA E CIA , que invadiram nossas universidades, PRA FRENTE BRASIL…DO ABISMO !!!
Somente mais um OTÁRIO que quer aparecer!
Ou ele se faz de IDIOTA ou esquece que estamos numa DEMOCRACIA, pois os anos de chumbo comandados pelos milicos chupa ovos dos norte americanos, são apenas uma amarga lembrança de um passado sombrio.
Os eua só são hoje o país mais desenvolvido do planeta por que depois da segunda grande guerra mundial, onde no seu território não caiu um tijolo, os países da Europa e Àsia estavam dizimados e começaram a atual corrida pelo progresso em total desvantagem!
E claro que, o pai do capitalismo selvagem, onde o rico deve ser cada vez mais rico e o pobre cada vez mais fudido, jamais iria deixar que o comunismo – comum e igual para todos – fosse implantado no ocidente. Aqui por essas bandas, todos devem sempre engolir lixo capitalista e arrotar bosta sem conhecimento de causa! Quem se opuser sofre embargos, como aconteceu com Cuba e dissimuladamente no Brasil com o golpe militar de 1964.
E o povo, levando fumo e cantando, foi se acostumando a essa cartilha, comunismo é coisa do satanás. Fortalecidos pela hipocrisia religiosa, que JAMAIS exploraria livremente a fé do povo e PAGARIA IMPOSTOS se aqui o regime fosse comunista!
A elite hipócrita nem se fala!
Se ja se sente incomodada por ver alguém das minorias numa faculdade ou fazendo cursos no exterior graças ao governo Lula, imagine se ver em igualdade de condições com os mais pobres!
Claro que sempre vai evacuar pela boca idiotices contra o regime comunista…
Por essas e muitas outras que está longe, muito longe desse pais deixar de ser província e quintal dos estados (des)unidos!
Mas o regime contra revolucionário implantado no Brasil em 31 de Março de 64 tinha razão,os que foram presos lá no terrível regime ditatorial também o foram na democracia demonstrando que o caráter ou a falta deste é um traço que permeia a vida dos indivíduos independente do regime a que esteja submetido,um dos poucos erros dos Militares pós 31 de Março foi não ter feito o trabalho de forma profissional
Deixa de conversar bosta !!! Por quê você não vai morar em um país comunista ? Comunismo = Fome e Mortes
O rapaz está correto. O Comunismo foi tão genocida quanto o Nazismo. Não se deve fazer apologia a nenhum dos dois.
Vai conversar merda pra lá. Você é covarde, nem seu verdadeiro nome tem coragem de escrever aqui.
OTÁRIO Ê VOCÊ, COM UMA MENTE DESSAS. VAI PRA CUBA, OTÁRIO!!
a) Não fossem os EUA toda a Europa teria sucumbido ao nazismo e ao stalinismo. O próprio front soviético (com os seus méritos) não teria a mesma eficiência se EUA e Inglaterra não tivessem devastado a indústria, sobretudo a de combustíveis, alemã, situada no leste. Tá achando que o Hiroito e Tojo eram bonzinhos com os demais asiáticos, né?
b) Pobre cada vez mais pobre. Pra rir. Vai ver, por exemplo, a crescente a proporção de lares, ao longo do tempo (pode ficar aqui no RN mesmo), quanto à disposição de itens de consumo. Geladeira, fogão, TV. Carro já foi coisa de muito rico. E hoje? (cada jumento). Se vc tá querendo como referência ‘bens espirituais’, a conversa é outra.
c) Dizer que o Brasil foi aliado incondicional dos EUA no pós-64 a mentira deslavada ou má-fé mesmo. Vcs comunas reclamam de que a relação comercial com os EUA é predatória, mas ao mesmo tempo culpam o embargo americano (que é só americano, demais países podem comprar e vender da ilha-presídio) pelas consequências naturais de um regime que ferra quem quer empreender.
d) Lá vem de novo esse papo mistificador de ‘zelites’ incomodadas com pobre em faculdade. Como se parte da verdadeira elite mesmo (a das mantenedoras, aquela que financiam político, e não meia-dúzia de ‘reiados’ com complexo de Dona Florinda… sim existe) não tivesse lavado a burra com grana dos mais pobres ainda, via impostos, fabricando ‘canudos’ em escala ‘soviética’.
e) A gente bem sabe que para quem esse Turismo sem Fronteiras serviu. Para meia-dúzia de famílias engajadas. Um treco que não trouxe retorno pro Brasil, não ser pra voltarem dizendo que país nórdico é socialista e que devemos imitá-los por que.
Quem ama (sem broteragem, viu?) educa.
f) Ter diferença é resultante das diferenças pessoais (de esforço, de meta, de talento, da capacidade de poupar para depois investir em algo produtivo, em vez de torrar dinheiro com raparigagem) das pessoas. Melhor que se não houvesse, mas a vida é assim (vamos ter maturidade, né), já e as tentativas de igualar tudo na marra só resultam em mais desigualdade e ruína.
Com muito amor no coração, MAS SEM BRODERAGEM, de seu amigo Analfa, que torce que vc encontre o caminho da luz.
Pra sua informação, os EUA só entraram de cabeça na segunda guerra porque foram atacados pelo Japão e a população exigiu uma reação ao ataque de Pearl Harbor. E mesmo assim ficaram fazendo jogo duplo, se fazendo de aliado e vendendo armamentos aos países do eixo.
Só pra mostrar que você ainda precisa se informar muito mas não vou cobrar consusaltoria. E que vc encontre o caminho da cultura!
Agradeça aos EUA. Se não fossem eles não haveria desestabilização do cenário na Euorpa e, por consequência, nos demais continentes. Que feio ele terem entrado na guerra depois de atacados por um país aliado de outro, né? Mas para quem acha o regime comunista o ápice do humanimo, só posso recomendar a busca de um psquiatra.
Tá nervosX, santX? Quando eu terminar a minha alfabetização eu prometo que vou. Nunca li nada sobre isso. Vc é um potença. Mas agora vou pedir um McLanche Feliz, pelo aifude, no celular (Claude Shannon seja louvado) e girar um pouco a economia, enquanto adianto umas besteiras por aqui. Sacumé… preciso defender o leite das criancinhas. Bati a minha cota de dilentantismo aqui me embrenhando por estes umbrais, tentando resgatar umas almas.
Quem vive reclamando de classe dominante é pq quer substituí-la por sua turma..
Um universitário falar isso da vergonha. Primeiro o comunismo nunca foi implantado do jeito correto. Segundo. Matou 110 milhões onde ? Esse cálculo foi feito pela turma bolsonarista que e claro não estuda e nem sabe o que. Comunismo. Terceiro. Nazismo e comunismo kkkkk meu deus. Então tradução. Eleitor de Bolsonaro sendo eleitor de Bolsonaro kkkkkk
China, 1949-1960.
Rússia, 1917-1928.
Cara, contribua com a discussão pública se calando quando não tiver noção do que estiver falando. É mais nobre que vomitar fezes. Obrigado.
É simples Quer viver num um país comunista? Vá pra Cuba. Aqui NÃO!
Deixa de falar merda que a Venezuela, da qual vocês comedores de bosta capitalista tanto desdenham foi onde os Estados Unidos vieram com pires na mão pedir arrego depois que começou a guerra entre Rússia e Ucrânia!
Vai estudar jumenta!
Foi lá comprar durante um momento de choque de oferta, e daí?
O mundo é cinza, criancinha.
É um absurdo, estes alunos deveriam ser expulsos da universidade. Vejam o exemplo da Ucrânia: um povo que prefere morrer lutando, mas não querem fazer parte da Rússia. Se comunismo fosse bom,eles nunca teriam ficado independentes da antiga URSS. Vai uma dica façam intercâmbio com o faísca revolucionária e enviem eles para Ucrânia, para eles sentirem na pele, o regime que eles defendem.
Cadê o fora da lei o imbecil o ditafone barato e criminoso Alexandre de Moraes para colocar na cadeia quem faz apologia ao regime assassino chamado CÃOMUNISMO e todos sabemos que as universidades brasileiras principalmente a UFRN se tornaram antros de PROFESSORECOS militantes PETRALHAS CÃOMUNISTAS que doutrinam e usam alunos como massa de manobra a serviço da ESQUERDALHA e da quadrilha dos Petralhas? Falar de AI-5 e de artigo 142 que está na constituição não pode falar do regime militar melhor governo da história do BRASIL não pode mas fazer apologia ao CÃOMUNISMO dentro de universidades pode né BANDIDOS DE TOGA?
Pqp… cadê os país desses farsantes chamado de estudante, se eu estudasse na UFRN também tomaria a mesma atitude e tiraria essa faixa. Escola é lugar de estudar e não pra criar vagabundos. TNC… car…
Nada me surpreende numa Universidade, principalmente daqui deste estado, onde os “ditos professores”, me desculpem se existirem exceções, não cumprem o dever pelo qual nós contribuintes pagamos os salários altíssimos para o qual deveriam servir a nobre e esquecida profissão de professores, para deixarem de serevmeros esquerdistas que não mostram a história como realmente foi, nao dizem que muitos “políticos” soltos por aí foram ladroes de bancos, sequestradores, participaram de guerrilhas, e não foi por amor à Pátria porque agora estão todos ávidos por dinheiro.
Porque não mostram o sofrimento dos povos de países comunistas cujas economias estão destroçadas. Organizem excursões para Cuba, Argentina, Rússia.
Estimulem os alunos para que abram mão dos seus IPhones, das férias no exterior, dos carros e comecem a exercer a divisão igualitária de bens.
O ex presidiário disse há poucos dias atrás “para que uma casa ter mais de uma TV?”
Ensinem aos alunos para que levem para suas casas os que moram nas ruas, afinal igualdade eh isso.
Sros( sra) professores aceitem o resultado das urnas de 2018 afinal vocês juram que são incorruptíveis, assumam que o ex presidiário não pode sair às ruas, que nem o show da ultrapassada cantora que cantaria pela salvação da Pátria acompanhada de R$ 160mil foi um fiasco, o evento do último fim de semana foi vergonhoso; esqueçam Marielle ela eh só mais uma vítima como de milhões de outras que morrrem no nosso país e fica por isso mesmo.
Vão transmitir aos alunos além de conhecimento, o verdadeiro significado da palavra honestidade, dignidade, e tantas outras que foram riscadas do nosso dicionário de 2002 a 2018.
Esses pseudos Comunistas que surtaram são todos sustentados pelos seus pais,muitos deles vivem dependendo das bolsas e auxílios que a Nação lhes paga e nunca produziram um “Didal” de nada, são uns inúteis,amebas natimortos como todo comunista o é!
O dono do X (ex-Twitter), Elon Musk, comemorou nesta 4ª feira (22.jan.2025) a marca de 673 milhões de visualizações na rede social em vídeos da posse do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano), realizada na 2ª feira (20.jan).
“Quase 5 bilhões de impressões de texto e agora se aproximando de 700 milhões de visualizações de vídeo!”, disse o bilionário na plataforma.
Os números foram compartilhados pela CEO do X, Linda Yaccarino. Segundo a executiva, as publicações relacionadas à cerimônia chegaram a 4,8 bilhões de impressões (número de vezes que um usuário viu um determinado post) e 673 milhões de visualizações.
Yaccarino afirma ainda que os números representam um crescimento de 15% em comparação à posse do ex-presidente Joe Biden (Democrata) em 2021.
A CEO não detalha quais conteúdos foram analisados e nem como chegou aos valores divulgados.
Há publicações relacionadas ao evento no perfil oficial da Casa Branca e na conta pessoal de Trump.
A transmissão realizada pelo republicano, por exemplo, teve, até as 14h desta 4ª (22.jan), 74 milhões de visualizações.
Trump havia sido banido do X, à época Twitter, depois do ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, sob a alegação de “risco de prolongamento da incitação à violência”. Depois de comprar a rede social, Musk reativou a conta do republicano em novembro de 2022.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comemorou, nesta quarta-feira (22), o anúncio do CEO da Meta, Mark Zuckerberg, sobre a mudança no sistema de verificação de fatos (fact-checking) realizado por terceiros, que está sendo oficialmente descontinuado nos Estados Unidos.
“Que alegria de ver o Zuck, não é meu amigo, não que eu não conversei com ele, mas que alegria de ver o Zuckerberg vir pro nosso lado, ir pro lado do Elon Musk, entre outros”, disse o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma live para o portal AuriVerde Brasil nesta quarta-feira (22).
No dia 7 de janeiro, a empresa anunciou as novas diretrizes para garantir mais “liberdade de expressão” nas redes sociais. As novas medidas foram celebradas pelos políticos de direita.
Zuckerberg publicou um vídeo, anunciando que a mudança serve para evitar cenários ruins e reduzir a quantidade de publicações e perfis de pessoas que foram acidentalmente removidos devido ao serviço de checagem de fatos. O CEO afirmou que a companhia trabalhará em conjunto com a administração do presidente dos EUA, Donald Trump.
“É hora de voltar às nossas raízes em torno da liberdade de expressão. Estamos substituindo verificadores de fatos pelo [recurso] notas da comunidade, simplificando nossas políticas e focando em reduzir erros”, disse Zuckerberg.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor novas sanções e tarifas contra a Rússia nesta quarta-feira (22) se a guerra na Ucrânia não for encerrada.
Em publicação nas redes sociais, ele advertiu que “podemos fazer isso do jeito fácil ou do jeito difícil”.
“Se não fizermos um ‘acordo’, e logo, não tenho outra escolha a não ser colocar altos níveis de impostos, tarifas e sanções em qualquer coisa vendida pela Rússia aos Estados Unidos e vários outros países participantes. Vamos acabar com essa guerra, que nunca teria começado se eu fosse presidente!”, escreveu Trump.
O presidente americano também dirigiu-se diretamente a Putin que afirma que acabar com a guerra é benéfico para a Rússia, dado o estado atual da sua economia. “Pare com isso agora e pare com esta guerra ridícula”, finalizou.
O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou em entrevista ter a sensação da Polícia Federal na porta, após seu indiciamento nos inquéritos de golpe de Estado, da fraude nos cartões de vacinação e da venda ilegal de joias da Arábia Saudita.
“Eu acordo todo dia com a sensação da PF na porta. Qual acusação? Não interessa”, disse Bolsonaro ao canal Auriverde Brasil.
Bolsonaro voltou a lamentar não ter ido à posse de Trump. O ex-presidente está com o passaporte retido e não conseguiu liberação para viajar ao país vizinho. Ele é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na trama do golpe e por isso está com o passaporte confiscado.
“Eu queria estar nos Estados Unidos para ter essas conversas (com líderes). Nunca pensei em sair do meu país em definitivo. Eu sai lá atrás e poderia ter ficado”, disse o ex-presidente.
A população do bem tá vendo toda essa perseguição política que o nosso mito Jair Messias Bolsonaro tá sofrendo e, no momento certo, saberá responder e corrigir os erros cometidos contra esse patriota amado pelo povo e ODIADO PELOS corruptos, maconheiros, estrupadores, pedófilos, faccionados e políticos integrantes do mecanismo.
Policiais civis do Rio de Janeiro fazem nesta quarta-feira (22) uma operação contra uma empresa suspeita de comprar e revender carne bovina estragada, que ficou submersa durante as enchentes no Rio Grande do Sul, em 2024.
A polícia afirma que a revenda do produto teve alcance nacional.
A empresa, que não teve o nome revelado, fica em Três Rios, município do sul fluminense a 129 km da cidade do Rio.
Policiais da Decon (Delegacia do Consumidor), responsáveis pela Operação Carne Fraca, prenderam um representante da empresa em flagrante. Ele não teve o nome revelado e a polícia não informou se constituiu advogado.
Segundo as investigações, sócios de uma empresa compraram 800 toneladas de carne bovina estragada, que estava submersa em ruas de Porto Alegre no mês de maio do ano passado.
No momento da compra, sócios informaram que o objetivo era a produção de ração animal. O produto tem uma escala diferente de contaminação daquela considerada aceitável para humanos por órgãos de fiscalização de alimentos.
O grupo vendeu a carne estragada para outras empresas. A polícia afirma que o lucro obtido passou de 1.000% e que a empresa colocou “em risco consumidores de todo o Brasil”.
Os investigados podem responder por associação criminosa, receptação, adulteração e corrupção de alimentos.
As chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024 causaram inundação em ao menos 364 dos 497 municípios gaúchos, e mais de 180 pessoas morreram. Comércio, fábricas e parte da produção agrícola foram fortemente afetados por perdas de produtos.
Com a aproximação do Carnaval, a indústria hoteleira do Rio Grande do Norte trabalha com expectativas positivas para a ocupação nos principais destinos turísticos do estado. Apesar de a Prefeitura do Natal ainda não ter divulgado a programação oficial para a festividade, a expectativa é que a combinação de clima favorável e atrativos locais continue posicionando a capital como um dos destinos mais procurados no período. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN), a projeção é de 85% de ocupação durante o período.
De acordo com Edmar Gadelha, presidente da ABIH-RN, o setor está preparado para atender à demanda, apostando na excelência do atendimento e no acolhimento característico da hotelaria potiguar. “Isso evidencia não apenas o potencial turístico do nosso estado, mas também o fortalecimento de nossas estratégias de divulgação e a qualidade dos serviços oferecidos pelas redes de hospedagem. O Carnaval é uma das épocas mais aguardadas do ano, e acreditamos nos atrativos do nosso destino”, afirma.
A mesma percepção é reforçada por Grace Gosson, presidente do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do RN (SHRBS-RN), destacando que a ocupação hoteleira deve se manter elevada, especialmente com o incremento de turistas regionais. “Devemos ter a vinda de bastante turista vindos da Paraíba, Pernambuco e de interiores do nosso estado, motivados pelas festas que a Prefeitura normalmente realiza ao longo dos últimos anos. A expectativa é que haja um aumento em relação ao ano anterior”, explica.
O Carnaval, que acontecerá entre os dias 1 a 4 de março, surge como um período estratégico para a hotelaria potiguar após a redução natural no fluxo de visitantes registrada em fevereiro, quando se encerra o auge da alta temporada de verão devido à retomada das aulas e fim dos recessos prolongados de início de ano. Nesse contexto, as festas tradicionais e as belezas naturais continuam a ser um diferencial competitivo.
O prefeito de Natal. Paulinho Freire (União), sancionou a Lei 7.819/25, que estima em R$ 5,298 bilhões o Orçamento Geral do Município (OGM) para o exercício financeiro de 2025, sendo que R$ 2,93 bilhões são recursos de transferências correntes, como royalties do petróleo, ICMS e FPM. Orçamento Fiscal corresponde R$ 3.657.326.682,63 (69%), enquanto restante, ou seja, 31% e da Seguridade Social, no valor de R$ 1.641.360.900,00.
A estimativa orçamentária de receita e despesa supera em 9,37% o orçamento municipal do ano passado sendo que a Prefeitura de Natal poderá abrir créditos suplementares até o limite de 40% total da despesa, o equivalente a R$ 2,12 bilhões. Em relação aos encargos, cerca de R$ 2,21 bilhões destinam´-se à despesa com pessoal e quanto aos recursos para investimentos estão previstos R$ 655,9 milhões e R$ 44,5 milhões para amortização de dividas.
A LOA também autoria o Poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Administração, a implantar e executar um sistema de informação, controle e avaliação, destinado a monitorar o desempenho das metas físicas e financeiras da Lei Orçamentária Anual, com sazonalidade quadrimestral, preconizando o controle social.
Segundo a LOA, que publicada no “Diário Oficial do Município” da terça-feira (21), os vereadores poderão destinar, no máximo, 50% do valor total de suas emendas individuais, no âmbito do orçamento impositivo, para uma única Secretaria Municipal. As emendas Parlamentares do Orçamento Impositivo do ano de 2025, poderão ser remanejadas, até o dia 30 de junho, por meio de ofício a ser encaminhado ao Gabinete Civil do Município.
Já nos casos de emendas parlamentares individuais de parlamentares que não se reelegeram para a legislatura 2025/2028, o remanejamento deve ser informado diretamente à Presidência da Mesa Diretora da Câmara, que providenciará o envio para o Gabinete Civil.
Durante a votação do orçamento na Câmara Municipal de Natal (CMN), no ano passado, o então relator, o ex-vereador Raniere Barbosa, informava que cada um dos 29 vereadores de Natal teria direito a cerca de R$ 900 mil em emendas ao Orçamento Geral do Município em 2025. Em 2024 esse valor era de R$ 731 mil.
A Lei Orgânica do Município (LOM) determina o percentual de 2% em cima das receitas tributárias, estimadas em R$ 1,3 bilhão, o que dá cerca de R$ 26,13 milhões em emendas parlamentares. O “Diário Ofical” também traz a a listagem das emendas com o valor e ações beneficiadas com destinação de recursos pelos vereadores.
Não é uma crítica direta à Prefeitura, mas ao estado em si. Gastamos mais com juristas, folha de pagamento e administração do que com o que realmente importa: o cidadão (saúde, segurança, bem-estar). O estado e a administração pública precisam ser mínimos. Caso contrário, o Brasil — incluindo estados e municípios — nunca será um lugar bom para viver. Continuaremos vivendo neste “umbral”, onde trabalhamos apenas para pagar impostos em nível de Suíça e recebemos serviços em nível de Somália.
A Prefeitura de Ceará-Mirim divulgou o calendário anual de pagamento dos servidores públicos, com início a partir do dia 25 de cada mês. A medida reforça a transparência e a organização das finanças do município.
O calendário especifica as datas em que os servidores receberão seus salários ao longo do ano, permitindo maior planejamento financeiro para os funcionários públicos. A iniciativa também reflete a boa gestão da prefeitura, oferecendo à população a oportunidade de acompanhar a regularidade dos pagamentos e a saúde financeira da administração.
Com um cronograma bem definido, a Prefeitura de Ceará-Mirim demonstra compromisso com seus servidores e com a eficiência na gestão dos recursos públicos. “Esse calendário é essencial para que os funcionários possam se organizar com suas despesas mensais e compromissos financeiros. Além disso, ao divulgar antecipadamente as datas, os servidores podem se preparar para imprevistos, como emergências ou oportunidades de compra”, destacou o prefeito Antônio Henrique.
Em Ceará-Mirim o trabalho não para!Prefeitura de Ceará-Mirim anuncia o Calendário Anual de vencimentos dos servidores públicos
A Prefeitura de Ceará-Mirim divulgou o calendário anual de pagamento dos servidores públicos, com início a partir do dia 25 de cada mês. A medida reforça a transparência e a organização das finanças do município.
O calendário especifica as datas em que os servidores receberão seus salários ao longo do ano, permitindo maior planejamento financeiro para os funcionários públicos. A iniciativa também reflete a boa gestão da prefeitura, oferecendo à população a oportunidade de acompanhar a regularidade dos pagamentos e a saúde financeira da administração.
Com um cronograma bem definido, a Prefeitura de Ceará-Mirim demonstra compromisso com seus servidores e com a eficiência na gestão dos recursos públicos. “Esse calendário é essencial para que os funcionários possam se organizar com suas despesas mensais e compromissos financeiros. Além disso, ao divulgar antecipadamente as datas, os servidores podem se preparar para imprevistos, como emergências ou oportunidades de compra”, destacou o prefeito Antônio Henrique.
O Hospital Infantil Varela Santiago comunica que, a partir desta quinta-feira, dia 23 de janeiro de 2025, haverá suspensão dos procedimentos cirúrgicos eletivos realizados em nossa instituição, abrangendo as seguintes especialidades: cirurgia pediátrica, cirurgia torácica, ortopedia e otorrinolaringologia.
Essa medida é decorrente da paralisação dos médicos cooperados da Cooperativa Médica do RN (Coopmed-RN), motivada pela falta de repasse financeiro necessário ao cumprimento das obrigações com os profissionais por parte da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), totalizando 15 médicos que atuam em nossa instituição.
Devido à paralisação, 24 procedimentos foram cancelados somente esta semana, o que evidencia o impacto direto na prestação de nossos serviços e no atendimento às crianças que dependem de nossa assistência.
O Hospital Infantil Varela Santiago lamenta profundamente os transtornos causados e reafirma seu compromisso com a saúde e o bem-estar das crianças atendidas. Continuamos à disposição para prestar esclarecimentos e esperamos que a situação seja regularizada com a maior brevidade possível.
No mesmo dia em que o Blog do Dina revelou um esquema envolvendo desvios de R$ 3,6 milhões da Prefeitura de Natal, sob a gestão Carlos Eduardo Alves, segundo o Ministério Público do RN, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) deixou sua marca de conivência ao avalizar uma licitação da URBANA repleta de vícios e irregularidades gritantes. Sob a justificativa de que o cancelamento do certame geraria “mais prejuízos que benefícios”, a Corte decidiu desconsiderar os alertas do próprio corpo técnico e do Ministério Público de Contas (MPC).
A decisão soa, no mínimo, insidiosa. Afinal, como explicar que apenas a empresa Marquise, já contratada emergencialmente há anos pelo município, tenha reunido condições para participar de uma licitação tão relevante? Mais do que um acidente de percurso, o caso exala o cheiro de um jogo de cartas marcadas, onde a competitividade é apenas um adorno retórico.
Devemos, nós munícipes de Natal, tomar por consolo a determinação do TCE para que em 60 dias se abra nova licitação? Ora mais, se assim o será, porque não houve então a determinação para renovar o contrato emergencial em vigor com a Marquise? São questões onde a técnica e o rigor ficaram de fora do debate.
tce
Os vícios que deveriam ter travado a licitação
O corpo técnico do TCE e o MPC não economizaram detalhes ao descrever os problemas da licitação nº 01/2021 da URBANA, cujo objeto é a gestão de resíduos sólidos. O processo foi permeado por inconsistências que levantam suspeitas legítimas sobre sua integridade. Entre os pontos destacados, estão:
Competitividade nula
A licitação atraiu apenas três participantes, dos quais duas empresas foram desclassificadas por critérios que o MPC classificou como “elevadamente subjetivos”. A Marquise, curiosamente, foi a única habilitada, reforçando a tese de que o edital pode ter sido moldado para beneficiar a atual contratada emergencialmente.
Subjetividade na análise das propostas técnicas
A metodologia de avaliação das concorrentes foi amplamente questionada. Segundo o MPC, a ausência de parâmetros claros no edital gerou um julgamento técnico opaco, que favoreceu a Marquise. A discrepância nas pontuações entre as propostas, sem justificativas plausíveis, reforça a suspeita de direcionamento.
Problemas no planejamento e no edital
O termo de referência apresentava falhas graves, como a inclusão de serviços e itens que extrapolavam as necessidades essenciais da URBANA. Isso elevou os custos da licitação sem que se justificasse a efetiva necessidade.
Ausência de dados técnicos cruciais
Informações sobre quantidades históricas de resíduos coletados, sazonalidades e frequências operacionais não foram devidamente especificadas no edital. Essa omissão comprometeu a transparência do processo e tornou mais difícil a elaboração de propostas competitivas por outros players do mercado.
Falta de planejamento financeiro e segurança operacional
A Marquise, vencedora única, opera sob contrato emergencial há anos, e o edital atual não exigiu garantias claras de que os custos refletem preços justos de mercado. Pior: o processo desconsiderou totalmente os riscos de continuidade do monopólio na gestão de resíduos sólidos, um serviço essencial à população.
A escolha pela empresa de sempre
A decisão de seguir com a contratação da Marquise não é apenas suspeita; é um golpe direto na credibilidade do processo licitatório e da própria fiscalização exercida pelo TCE. Afinal, como explicar que apenas a empresa que já detém o contrato emergencial desde 2021 tenha condições de competir? Será que nenhuma outra companhia no Brasil reúne capacidade técnica e operacional para esse serviço?
O silêncio sobre esse ponto é ensurdecedor. A situação levanta a dúvida: o edital foi desenhado para restringir a concorrência e garantir a continuidade do contrato atual? Se não foi essa a intenção, é assim que o processo soa. E isso é inaceitável para uma licitação de quase R$ 500 milhões.
TCE: cúmplice ou omisso?
Ao aprovar o contrato com a Marquise, o TCE não apenas ignorou os alertas técnicos e jurídicos, mas endossou uma decisão que perpetua um modelo insustentável de gestão de resíduos sólidos. A justificativa do “pragmatismo administrativo”, usada pelo relator, soa mais como uma desculpa do que como uma razão.
Em um momento em que conselheiros do TCE ostentam vencimentos de seis dígitos, a Corte parece mais preocupada em garantir conforto próprio do que em proteger o interesse público. Essa postura revela uma contradição: como esperar moralidade e justiça de um órgão que, na prática, valida irregularidades enquanto acumula privilégios?
A conta quem paga é o cidadão
Enquanto isso, a população de Natal é quem sofre. Com uma gestão de resíduos monopolizada, custos elevados e um processo que deveria ser um exemplo de transparência, mas que, na realidade, alimenta as sombras da dúvida. A lição deixada pelo TCE é clara: quando se trata de escolher entre proteger o erário ou beneficiar quem já está dentro do sistema, a balança pende para o segundo lado.
E assim seguimos, com um órgão que deveria ser o guardião do dinheiro público, mas que, nesse caso, escolheu ser cúmplice de sua dilapidação.
Assessor do deputado general Girão neh? Çabemus.
Por muito menos chamam Lula de cachaceiro, mas não lembro dele cair na lei seca…
Universidades,:verdadeiros antros de pessoas alienadas e incentivadoras dos maus costumes… mas na hora de conseguir uma entrevista de emprego, posam de bons e corretos moços . Até mentem para os entrevistadoes. Mas procura no fundo que deve ter uma tatuagem igual à da Anitta… povo sem futuro…
Né isso.
Esses direitopatas idiotas não respeitam opinião que não seja as deles violando os direitos da democracia!
Povo imbecilizado pelo lixo capitalista e pelos prefeitos da Santa madre igreja, padroeira dos imbecis
Só um imbecil direitopata iludido com o lixo capitalista empurrado no rabo da direita podre, querendo aparecer.
Vai estudar imbecil!
Que babaca esse Rodrigo
Parabéns ao jornalista, tomara que ele trabalhe na rádio 98 no lugar daquele gordinho que só defende lula no jornal das 18h
kkkkkkkkkkkkk………Boa, depois que esse cidadão apareceu por lá, já pulei fora…..100 condições! kkkkkkkkkkkk….
É VERGONHOSO VER TURMAS DE UNIVERSIDADE ALIENADAS NO PASSADO, E COM IDEIAS DESEMCORAJADORAS PARA O FUTURO. DEUS SALVE O BRASIL E OS ESTUDANTES.
O Maio Culpado Dessa Corrupcao Sem Controle SÃO TODOS OS GONVERNADORES DOS ESTADO QUE ESTÃO FAZENDO OPOSIÇÃO AO PRESIDENTE BOSSONARO, E DEPOIS DIZEREM AO POVO BRASILEIRO QUE O PRESIDENTE BOSSONARO É ANTE DEMOCRÁTICO E ASSIM PODER BOTAR A CULPA NO PRESIDENTE BOSSONARO E NA NOSSA FORÇAS ARMADAS ARMADAS
Rodrigo Maker, cabra bom, é jornalismo ou medicina? Lidere pelo exemplo, tá para se formar faz quantos anos?
Respeite o Liberal que não vive sem fomento do estado!
Parabéns Rodrigo, você será um grande jornalista, pois essa sua atitude já o coloca nessa posição. Quanto a esses desocupados e maconheiros e baderneiros da esquerda que querem fazer da universidade pública o quintal de suas casas, só tem duas coisas a fazerem, solicitarem o deslizamento da UFRN para darem suas vagas a quem realmente quer estudar e serem alguma coisa na vida, e pegarem suas malas para ir morar em Cuba, Coreia do Norte, Nicarágua, Venezuela, Bolívia ou mesmo na velha Argentina quebrada economicamente pelo socialismo.
Comunismo é a igualdade dos mais miseráveis, Venezuela não tem embargos dos EUA, Argentina também não e hoje estão na miséria, os pobres ficam ricos quando os comunistas dizem ser classe média as famílias que tenham renda per capita a partir de R$ 291,00, impõem regulação das mídias, impõem desarmamento do cidadão, prendem pessoas por opinião, roubam o estado sugando toda a sua riqueza para distribuir entre os integrantes de sua gang, impõem aumento de impostos para a população e empresas para garantir a continuação da máquina pública, só que em algum momento população e empresas não aguentam e quebram ou tiram suas riquezas do país, ai o caos se instala.
Cria de Lula. Vagabundo.
Por trás de todo estudante “revolucionário” de esquerda, que diz que o capitalismo é injusto, há uma família honesta, cristã e conservadora que paga suas contas. Simples assim.
Ou milhares de contribuintes ou consumidores.
Cada pessoa que morre de fome, de frio, de doença, de miséria em um país capitalista, é vítima desse sistema, onde poucos tem muito e muitos tem nada. Dá pra calcular quantos milhões o capitalismo já matou??????
Parabéns garoto por enfrentar esses vagabundos inúteis fumadores de maconha e dadores de cu.
A Polônia, cuja população sofreu na pele as mazelas desse regime defendido por esses descerebrados, tratou de criminalizar o comunismo, assim como o fez com o nazismo. Quem passou pelo pesadelo é que tem lugar de fala nessa história. Esses robozinhos com a mente lavada pelas viúvas da URSS, que ainda vivem na guerra fria, são de dar pena. Não acreditam na própria capacidade e sonham com bolsas pagas pelo estado para que fiquem eternamente sem trabalhar apenas fazendo política na universidade.
Setor 2 sendo Setor 2…
Ah uma pisa boa em casa… Mas esses “alunos” são assim pq n tem pais presentes… merecem pena…
Por que esses idólatras de comunistas não vão morar em seus “paraísos”? Cuba, Venezuela e Nicarágua são próximos do Brasil. E tem os “novatos”, países que estão entrando nesse “seleto clube” mais recentemente. Sugiro a Argentina, por exemplo. O Comunismo é nada mais que uma utopia sanguinária, baseada no terror e na miséria do povão. Nada de bom veio ou virá desse regime absurdo, defendido por parasitas, incapazes, imaturos e pessoas de má índole em geral (há poucas exceções). Amadureçam, estudem, trabalhem, criem responsabilidade e sejam GENTE de verdade.
Idiotas defendendo um regime falido e autoritário, responsável por milhões de mortes “matadas” e outros milhões de mortes “morridas” (principalmente devido à fome). Enquanto isso, o ídolo brasileiro dessa corja, o ladrão, alcoólatra, analfabeto e mentiroso de 9 dedos, casa-se com uma sonegadora de impostos (procurada pela Receita Federal), num casamento luxuosíssimo, regado com tudo o que há de melhor. Hipocrisia, mentiras e imbecilidade são marcas registradas desses vermes. Parabéns ao patriota que arrancou a faixa. Ainda há esperança.
Parabéns Rodrigo, você fez o que o reitor deveria ter mando fazer, esses comunistas de papel, deveriam ser expulsos.
Esses pseudos Comunistas que surtaram são todos sustentados pelos seus pais,muitos deles vivem dependendo das bolsas e auxílios que a Nação lhes paga e nunca produziram um “Didal” de nada, são uns inúteis,amebas natimortos como todo comunista o é!
São os idiotas úteis , que não sabem nem diferenciar regime de governo e econômico e muito menos o significado de ideologia ! Gerações de alienados sem rumo e sem noção da ordem mundial.Nosso ensino universitário é a cara dos dirigentes da ORCRIM ESTRELADA E CIA , que invadiram nossas universidades, PRA FRENTE BRASIL…DO ABISMO !!!
Esses mesmos criticam quem pede o AI5. Revolução comunista é muito pior. Aliás, comunismo deveria ser criminalizado.
Parabéns jovem patriota. Esses covardes do agem em bando. Até q enfim uma nova leva de jornalistas está surgindo no antro do comunismo: UFRN.
Somente mais um OTÁRIO que quer aparecer!
Ou ele se faz de IDIOTA ou esquece que estamos numa DEMOCRACIA, pois os anos de chumbo comandados pelos milicos chupa ovos dos norte americanos, são apenas uma amarga lembrança de um passado sombrio.
Os eua só são hoje o país mais desenvolvido do planeta por que depois da segunda grande guerra mundial, onde no seu território não caiu um tijolo, os países da Europa e Àsia estavam dizimados e começaram a atual corrida pelo progresso em total desvantagem!
E claro que, o pai do capitalismo selvagem, onde o rico deve ser cada vez mais rico e o pobre cada vez mais fudido, jamais iria deixar que o comunismo – comum e igual para todos – fosse implantado no ocidente. Aqui por essas bandas, todos devem sempre engolir lixo capitalista e arrotar bosta sem conhecimento de causa! Quem se opuser sofre embargos, como aconteceu com Cuba e dissimuladamente no Brasil com o golpe militar de 1964.
E o povo, levando fumo e cantando, foi se acostumando a essa cartilha, comunismo é coisa do satanás. Fortalecidos pela hipocrisia religiosa, que JAMAIS exploraria livremente a fé do povo e PAGARIA IMPOSTOS se aqui o regime fosse comunista!
A elite hipócrita nem se fala!
Se ja se sente incomodada por ver alguém das minorias numa faculdade ou fazendo cursos no exterior graças ao governo Lula, imagine se ver em igualdade de condições com os mais pobres!
Claro que sempre vai evacuar pela boca idiotices contra o regime comunista…
Por essas e muitas outras que está longe, muito longe desse pais deixar de ser província e quintal dos estados (des)unidos!
Mas o regime contra revolucionário implantado no Brasil em 31 de Março de 64 tinha razão,os que foram presos lá no terrível regime ditatorial também o foram na democracia demonstrando que o caráter ou a falta deste é um traço que permeia a vida dos indivíduos independente do regime a que esteja submetido,um dos poucos erros dos Militares pós 31 de Março foi não ter feito o trabalho de forma profissional
Deixa de conversar bosta !!! Por quê você não vai morar em um país comunista ? Comunismo = Fome e Mortes
O rapaz está correto. O Comunismo foi tão genocida quanto o Nazismo. Não se deve fazer apologia a nenhum dos dois.
Vai conversar merda pra lá. Você é covarde, nem seu verdadeiro nome tem coragem de escrever aqui.
OTÁRIO Ê VOCÊ, COM UMA MENTE DESSAS. VAI PRA CUBA, OTÁRIO!!
a) Não fossem os EUA toda a Europa teria sucumbido ao nazismo e ao stalinismo. O próprio front soviético (com os seus méritos) não teria a mesma eficiência se EUA e Inglaterra não tivessem devastado a indústria, sobretudo a de combustíveis, alemã, situada no leste. Tá achando que o Hiroito e Tojo eram bonzinhos com os demais asiáticos, né?
b) Pobre cada vez mais pobre. Pra rir. Vai ver, por exemplo, a crescente a proporção de lares, ao longo do tempo (pode ficar aqui no RN mesmo), quanto à disposição de itens de consumo. Geladeira, fogão, TV. Carro já foi coisa de muito rico. E hoje? (cada jumento). Se vc tá querendo como referência ‘bens espirituais’, a conversa é outra.
c) Dizer que o Brasil foi aliado incondicional dos EUA no pós-64 a mentira deslavada ou má-fé mesmo. Vcs comunas reclamam de que a relação comercial com os EUA é predatória, mas ao mesmo tempo culpam o embargo americano (que é só americano, demais países podem comprar e vender da ilha-presídio) pelas consequências naturais de um regime que ferra quem quer empreender.
d) Lá vem de novo esse papo mistificador de ‘zelites’ incomodadas com pobre em faculdade. Como se parte da verdadeira elite mesmo (a das mantenedoras, aquela que financiam político, e não meia-dúzia de ‘reiados’ com complexo de Dona Florinda… sim existe) não tivesse lavado a burra com grana dos mais pobres ainda, via impostos, fabricando ‘canudos’ em escala ‘soviética’.
e) A gente bem sabe que para quem esse Turismo sem Fronteiras serviu. Para meia-dúzia de famílias engajadas. Um treco que não trouxe retorno pro Brasil, não ser pra voltarem dizendo que país nórdico é socialista e que devemos imitá-los por que.
Quem ama (sem broteragem, viu?) educa.
f) Ter diferença é resultante das diferenças pessoais (de esforço, de meta, de talento, da capacidade de poupar para depois investir em algo produtivo, em vez de torrar dinheiro com raparigagem) das pessoas. Melhor que se não houvesse, mas a vida é assim (vamos ter maturidade, né), já e as tentativas de igualar tudo na marra só resultam em mais desigualdade e ruína.
Com muito amor no coração, MAS SEM BRODERAGEM, de seu amigo Analfa, que torce que vc encontre o caminho da luz.
Pra sua informação, os EUA só entraram de cabeça na segunda guerra porque foram atacados pelo Japão e a população exigiu uma reação ao ataque de Pearl Harbor. E mesmo assim ficaram fazendo jogo duplo, se fazendo de aliado e vendendo armamentos aos países do eixo.
Só pra mostrar que você ainda precisa se informar muito mas não vou cobrar consusaltoria. E que vc encontre o caminho da cultura!
Agradeça aos EUA. Se não fossem eles não haveria desestabilização do cenário na Euorpa e, por consequência, nos demais continentes. Que feio ele terem entrado na guerra depois de atacados por um país aliado de outro, né? Mas para quem acha o regime comunista o ápice do humanimo, só posso recomendar a busca de um psquiatra.
Tá nervosX, santX? Quando eu terminar a minha alfabetização eu prometo que vou. Nunca li nada sobre isso. Vc é um potença. Mas agora vou pedir um McLanche Feliz, pelo aifude, no celular (Claude Shannon seja louvado) e girar um pouco a economia, enquanto adianto umas besteiras por aqui. Sacumé… preciso defender o leite das criancinhas. Bati a minha cota de dilentantismo aqui me embrenhando por estes umbrais, tentando resgatar umas almas.
Quem vive reclamando de classe dominante é pq quer substituí-la por sua turma..
Escória esquerdista!
Parabéns, Rodrigo!!! Vc tem que defender mesmo a sua classe dominante!! Que o MESSIAS TERRESTRE blessed you! Somos todos Rodrigo Fazer!!
Um universitário falar isso da vergonha. Primeiro o comunismo nunca foi implantado do jeito correto. Segundo. Matou 110 milhões onde ? Esse cálculo foi feito pela turma bolsonarista que e claro não estuda e nem sabe o que. Comunismo. Terceiro. Nazismo e comunismo kkkkk meu deus. Então tradução. Eleitor de Bolsonaro sendo eleitor de Bolsonaro kkkkkk
China, 1949-1960.
Rússia, 1917-1928.
Cara, contribua com a discussão pública se calando quando não tiver noção do que estiver falando. É mais nobre que vomitar fezes. Obrigado.
É simples Quer viver num um país comunista? Vá pra Cuba. Aqui NÃO!
Certíssimo o aluno, claro. Parabéns a ele!
Ei, sinto informar, mas a guerra fria acabou faz tempo e sua amada URSS fracassaram enquanto regime modelo. Aliás, qual comunismo deu certo?
esses idiotas queimadores de rosca deveriam ir para venezuela, aposto que a maioria sao hospedeiros do HIV,ou seja Baitolas
Seria interessante enviar esses psedo-alunos comunistas para um estágio na Coreia do Norte.
Com passagem só de ida.
Pq esses alunos não vão estudar na Venezuela?? Afinal não é tão longe daqui, e o regime político lá é o que eles gostam. Vão pra lá!!
Deixa de falar merda que a Venezuela, da qual vocês comedores de bosta capitalista tanto desdenham foi onde os Estados Unidos vieram com pires na mão pedir arrego depois que começou a guerra entre Rússia e Ucrânia!
Vai estudar jumenta!
Foi lá comprar durante um momento de choque de oferta, e daí?
O mundo é cinza, criancinha.
É um absurdo, estes alunos deveriam ser expulsos da universidade. Vejam o exemplo da Ucrânia: um povo que prefere morrer lutando, mas não querem fazer parte da Rússia. Se comunismo fosse bom,eles nunca teriam ficado independentes da antiga URSS. Vai uma dica façam intercâmbio com o faísca revolucionária e enviem eles para Ucrânia, para eles sentirem na pele, o regime que eles defendem.
Cadê o fora da lei o imbecil o ditafone barato e criminoso Alexandre de Moraes para colocar na cadeia quem faz apologia ao regime assassino chamado CÃOMUNISMO e todos sabemos que as universidades brasileiras principalmente a UFRN se tornaram antros de PROFESSORECOS militantes PETRALHAS CÃOMUNISTAS que doutrinam e usam alunos como massa de manobra a serviço da ESQUERDALHA e da quadrilha dos Petralhas? Falar de AI-5 e de artigo 142 que está na constituição não pode falar do regime militar melhor governo da história do BRASIL não pode mas fazer apologia ao CÃOMUNISMO dentro de universidades pode né BANDIDOS DE TOGA?
Pqp… cadê os país desses farsantes chamado de estudante, se eu estudasse na UFRN também tomaria a mesma atitude e tiraria essa faixa. Escola é lugar de estudar e não pra criar vagabundos. TNC… car…
Nada me surpreende numa Universidade, principalmente daqui deste estado, onde os “ditos professores”, me desculpem se existirem exceções, não cumprem o dever pelo qual nós contribuintes pagamos os salários altíssimos para o qual deveriam servir a nobre e esquecida profissão de professores, para deixarem de serevmeros esquerdistas que não mostram a história como realmente foi, nao dizem que muitos “políticos” soltos por aí foram ladroes de bancos, sequestradores, participaram de guerrilhas, e não foi por amor à Pátria porque agora estão todos ávidos por dinheiro.
Porque não mostram o sofrimento dos povos de países comunistas cujas economias estão destroçadas. Organizem excursões para Cuba, Argentina, Rússia.
Estimulem os alunos para que abram mão dos seus IPhones, das férias no exterior, dos carros e comecem a exercer a divisão igualitária de bens.
O ex presidiário disse há poucos dias atrás “para que uma casa ter mais de uma TV?”
Ensinem aos alunos para que levem para suas casas os que moram nas ruas, afinal igualdade eh isso.
Sros( sra) professores aceitem o resultado das urnas de 2018 afinal vocês juram que são incorruptíveis, assumam que o ex presidiário não pode sair às ruas, que nem o show da ultrapassada cantora que cantaria pela salvação da Pátria acompanhada de R$ 160mil foi um fiasco, o evento do último fim de semana foi vergonhoso; esqueçam Marielle ela eh só mais uma vítima como de milhões de outras que morrrem no nosso país e fica por isso mesmo.
Vão transmitir aos alunos além de conhecimento, o verdadeiro significado da palavra honestidade, dignidade, e tantas outras que foram riscadas do nosso dicionário de 2002 a 2018.
Esses pseudos Comunistas que surtaram são todos sustentados pelos seus pais,muitos deles vivem dependendo das bolsas e auxílios que a Nação lhes paga e nunca produziram um “Didal” de nada, são uns inúteis,amebas natimortos como todo comunista o é!
Meninos valentes
Parabéns Rodrigo !