Cidades

VÍDEO: Leitora expõe transtornos causados por infiltração em prédio novo; construtora responde realizando reparo

por Dinarte Assunção

Uma leitora enviou ao blog o registro em vídeo da situação pela qual está passando no apartamento que comprou à construtora IG Potiguar. Nas imagens, ela mostra que as chuvas fizeram abrir parte do forro do teto, obrigando-a a colocar recipientes e panos em sua casa para aparar a água.

Em nota, a IG Potiguar informou ter ciência do problema e que não se negou a prestar o devido atendimento.

O imóvel em questão é do Residencial Planalto Dream. A leitora reclama que ele está nas condições do vídeo acima mesmo tendo pouco tempo da aquisição, de dois anos.

“A toalha que coloquei está toda molhada. daqui a pouco aqui vai ficar intransitável”, diz ela no vídeo. Em mensagens ao blog, ela ainda reclamou estar sem energia elétrica.

Ainda de acordo com o relato, no meio da semana, para tentar solucionar a situação, uma equipe foi enviada ao local, mas a solução foi colocar sacos sobre a laje para evitar a infiltração.

A leitora também enviou conversa com representante da IG Pogituar em que a construtora estava disponibilizando recipientes para ela colocar dentro de casa e aparar a água.

Outro lado

A IG Potiguar enviou nota esclarecendo que foi notificada do ocorrido na quarta-feira (14) e mandou equipe para averiguar a situação. Acrescentou que as chuvas dos últimos dias dificultou a realização dos reparos em tempo mais hábil.

“Verificou-se a causa da infiltração, porém, o reparo definitivo exige colaboração do clima. É necessário que cessem as chuvas, o substrato esteja seco e o tempo sem previsão de chuva, para que possamos executar o serviço e a chuva não atrapalhe a execução e finalização do serviço. Sobre o clima não temos domínio, temos realmente que aguardar as condições favoráveis, pois se trata de um local aberto”, explicou a construtora.

Sobre a falta de luz, a IG explicou que por questões de segurança precisou restringir o uso apenas da luminária da cozinha.

Por fim, a construtora ainda enviou imagens de seus funcionários realizando os reparos na manhã deste sábado, conforme se vê abaixo no registro, seguido pela íntegra da nota:

 

Nota

Prezado, quanto à denuncia, salientamos que:

1- A IG Potiguar tem ciência do problema apresentado, que se iniciou na ultima quarta-feira (14/02) e intensificou-se com as fortes chuvas que assolam Natal desde então.

2- Vale ressaltar que, em nenhum momento a construtora se negou a prestar o atendimento necessário, ou se eximiu de qualquer responsabilidade. Fomos comunicados do ocorrido na quarta-feira às 13:00hrs, e às 13:30hrs estávamos com uma equipe no local para averiguar a demanda.

3- A denunciante mora no ultimo pavimento habitado de um dos blocos do empreendimento, acima da unidade dela há a laje de cobertura e o telhado.

4- Verificou-se a causa da infiltração, porém, o reparo definitivo exige colaboração do clima. É necessário que cessem as chuvas, o substrato esteja seco e o tempo sem previsão de chuva, para que possamos executar o serviço e a chuva não atrapalhe a execução e finalização do serviço. Sobre o clima não temos domínio, temos realmente que aguardar as condições favoráveis, pois se trata de um local aberto.

5- A todo o momento mantivemos contato com a cliente para explicar a situação e deixa-la a par do ocorrido. Realizamos um reparo paliativo na própria quarta-feira, quando fomos comunicados, a fim de tentar os danos causados pela infiltração.

6- O reparo não se mostrou eficaz. Hoje de manhã recebi um vídeo da proprietária da unidade com as consequências das chuvas da noite de ontem e madrugada de hoje. No momento que recebi, retornei o contato informando que iriamos no local realizar uma nova vistoria e tentar uma nova solução paliativa. E assim fizemos, uma equipe de 4 funcionários esteve no local durante a maior parte da manhã, trabalhando no sobre o telhado, mesmo sob ação da chuva, onde adotou-se uma nova técnica que tem maior chances de obter sucesso, enquanto não podemos realizar o reparo definitivo.

7- Quanto à instalação elétrica do apartamento, não há falta de energia há 4 dias, conforme mencionado. No dia da primeira vistoria houve um curto circuito, devido a água que se acumulou no forro da cozinha ter inundado a luminária com as lâmpadas dentro. E o disjuntor que disparou foi apenas o que reponde pela iluminação do apartamento, em nenhum momento até então havia sido desligado nenhum outro disjuntor. Porém, no mesmo dia desativamos essa luminária e reestabelecemos a iluminação do resto do apartamento, ficando apenas essa restrição de não poder usar a luminária da cozinha. Todas as demais luminárias e tomadas, funcionam perfeitamente.

8- Cabe ainda reforçar a intenção de resolver o problema, desde o inicio, da construtora perante a proprietária. Em nenhum momento houve negativa alguma quanto a essa reclamação. Sempre mostramos empatia e interesse em resolver a questão de forma pacifica e de boa fé.

Opinião dos leitores

  1. O desespero em ''resolver'' foi após veiculação por meio desse BOLG, tendo em vista que a infiltração decorre a dois anos e só após acionamento da mídia. está fazendo algo ao seu alcance usando sacos plásticos !

  2. Nós, moradores do Condomínio Residencial Planalto Dream, temos problemas com o piso com cerâmica claramente defeituosa até para um leigo, pois ao molhar (muda de cor e quebra com facilidade até mesmo com impacto de copo de vidro comum) que ao ser trocada pela empresa (pois ela ofereceu essa alternativa) causou muito transtorno em meses e meses com barulho, poeira passando para dentro de apartamentos vizinhos.
    Imagine se mudar com sua família, filhos pequenos e viver dentro de uma construção por meses. Você aceitaria só a troca? O transtorno não conta? É só perdoar?
    A empresa tentou se defender dizendo que não percebeu. A pergunta é, ao sentar a ceramica, a cerâmica não foi molhada? A argamassa usada foi seca? Como leigos percebem e uma empresa profissional do ramo de construção, com engenheiros e pedreiros profissionais não perceberam cerâmica defeituosa em TODO o condomínio?
    E para os que não podem se mudar pelo tempo que a troca dura ou não querem trocar, ofereceu 2500 reais, o que não dá nem pra comprar o material. Eu tive que sair de casa por várias semanas pq com filho pequeno era dificílimo continuar aqui, até porque respirando pó de cerâmica por meses, qualquer criança adoece, mesmo a troca não sendo no meu apartamento, pois o som e a poeira entram.
    Descobrimos que tem muita coisa diferente do que consta no memorial descritivo, (documento que descreve em mínimos detalhes, o que é usado na construção e todas as suas características).

    Tem gesso para esconder falhas no sistema elétrico, infiltraçoes em vários apartamentos (claramente mostra a falta de qualidade, pois se fosse somente em um, seria aceitável, mas não é). Sistema eletrico sem equipamento prometido no memorial descritivo, portas de qualidade inferior às descritas no memorial, pia que deveria ser de granito, de alumínio que já mostrava oxidação antes de ser usada, ceramicas sentadas por profissionais péssimos (no meu apartamento foram trocadas cerca de 20 peças pois estavam ocas, soltas). Não há como crer que são erros inocentes, pois são muitos "erros" esdrúxulos, o teto que é descrito como forrado com placas de gesso, não é forrado e é forrado em areas dos halls dos prédios apenas onde a rede eletrica passa por fora da laje? Como isso pode ser "sem querer"? Conduites em laje para fiação de tv a cabo ou internet dobrados dentro da laje de forma a ser quase impossível a instalação da fiação. São muitos, muitos problemas.

    Na cozinha, que deveria ter uma porta metálica de 2,10m de altura para fechar a visão de outros apartamentos, foi substituída por uma de 1,10m o que faz com que um vizinho veja a cozinha do outro, ou seja, até mesmo à noite ou em dias de calor, nós temos que estar sempre bem vestidos para não sermos vistos à vontade em nossos próprios lares. Privacidade 0. Gostaria de acreditar na boa fé da empresa, mas é muito difícil. Ou é isso ou é incompetência total.

    Não é só a empresa dizer que está tentado resolver. Só está tentando resolver porque fez muita coisa mal feita, errada e nós percebemos. Agora temos 5 anos de garantia pra perceber todas as falhas existentes. Não merecemos sermos indenizados?

    Dá pena é do engenheiro, que entrou nessa enrascada após a entrega dos aps, pois o engenheiro na construção era outro. Certeza que ele não sabia no que estava se metendo.

  3. Infelizmente o bom acabamento não é o caso do Planalto drean, o condomínio com menos de cinco anos já apresenta problemas, fora o péssimo acabamento, dentre outras coisas que fosse para enumerar aqui séria uma série de TV de muito mal gosto!

  4. Nem conheço essa empresa, porém acho que essa exposição teria que ser vista de uma melhor forma pelo blogueiro. Já pensou se todo e Qualquer questionamento for parar em blogs ?

    1. Tudo, Deve Ser exposto que é para as pessoas inocentes não ser enganada Assim como nós fomos!

  5. Moro a 7 anos em um empreendimento da Ig e nao temos nenhum problema, pelo contrário sempre somos sempre bem atendidos…. eu indico !

  6. Sou morador do Condomínio em questão, infelizmente não posso compactuar com os comentários positivos sobre a Construtora IG Potiguar, os problemas aqui não são pontuais e não são ocasionais, os problemas aqui no Planalto Dream existem desde pouco tempo da sua entrega, e por mais que a referida construtora tenha uma excelência em atendimento isso não eximi a sua culpa com os erros, que são muitos. Aqui no Planalto Dream, esses começam desde o piso, até o teto, não sei o que houve para ocorrer esses deslize de qualidade, mais os erros aqui atingiram todos os apartamentos, e mesmo tendo seu atendimento de excelência, a Construtora infelizmente não se propôs ao menos responder de forma satisfatória email enviado com 15 inconformidades encontrada, sendo a maioria com o Memoria Descritivo, documento registrado em cartório que norteia a qualidade do objeto vendido, e que nele tem informando que Calhas seriam impermeabilizadas com Manta de alumínio e assim deveriam ter ocorridos com os rufos, pois se trataram de locais correlatos e isso não o fizeram, esse é apenas o começo de um problema que apenas a Justiça irá resolver, por que a IG Potiguar não está resolvendo.

  7. Bem, complicado falar da IG potiguar… Adquiri um imóvel no mesmo condomínio da denúncia, e, antes de adquirir pesquisei pelos processos que a mesma respondia; isso em 2013. Pois bem. Há época, não havia nenhuma informação contra a empresa, bem por isso, adquiri e resido no referido condomínio.
    Pois bem… No primeiro momento, vale-se frisar, TODOS os apartamentos vieram com os pisos defeituosos… Agora, já em 2018, nós moradores descobrimos que todo material constante no memorial descritivo veio disto com o que fora entregue, ou seja, compramos uma coisa é recebemos outra. Não posse asseverar a má fé da referida empresa, todavia, nesse empreendimento, os produtos utilizados foram de baixa qualidade e o acabamento deve ter sido feito por aprendizes de pedreiros (sim, pq meu filho de dez anos pinta uma parede melhor do que a que foi entregue).
    Enfim, espero que os proprietários da empresa possam colocar a cara à tapa, serem homens e corrigirem essas falhas.

  8. Parece claro que a empresa está fazendo oq está ao seu alcance para resolver o problema. Conheço alguns empreendimentos da construtora e parecem ser mto bem feitos e acabados.

    1. Não estariam tendo que fazer reparos o tempo todo, sem parar, por mais de 2 anos se tivessem feito de boa qualidade de início, deveriam ter seguido o que colocaram no memorial descritivo aprovado pela caixa e registrado em cartório. É fácil fazer mal feito para depois ficar reparando pouco a pouco tudo de errado que vem à tona e se fazer de inocente.

    2. Eu não fiz nenhuma reforma no meu apartamento! No primeiro ano que recebi deu vazamento! eles corrigiram, no segundo ano vazamento novamente! Eles corrigiram, ou seja… serviço mal feito, e material de péssima qualidade. Diferente das construtoras, iG Potiguar não preza por um padrão de qualidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pesquisa encomendada aponta queda na popularidade de Lula e reprovação na condução da crise no Rio

Foto: PABLO PORCIUNCULA / AFP

Um levantamento encomendado pela Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) mostrou uma nova queda na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e avaliação negativa sobre a atuação do governo federal diante da megaoperação policial no Rio de Janeiro.

A informação é da coluna do Lauro Jardim, do jornal O Globo. O tracking, realizado por telefone entre sexta (31) e segunda-feira (3), ouviu 2.803 pessoas. De acordo com os resultados, Lula é avaliado como “ótimo/bom” por 34% dos entrevistados, “regular” por 19% e “ruim/péssimo” por 44%. É a segunda queda consecutiva, levando o presidente de volta ao mesmo patamar de agosto — anulando a recuperação registrada em setembro.

A pesquisa também avaliou a percepção da população sobre a operação contra o Comando Vermelho, que teve ampla repercussão nacional: 98% dos brasileiros e 100% dos cariocas disseram ter conhecimento da ação. Entre eles, 72% aprovaram a operação (73% no Rio). Para 46%, a ação “foi necessária e positiva”; 18% a consideraram “necessária, mas violenta”; 24% apontaram “falta de inteligência e coordenação”; e 6% a classificaram como “desnecessária”.

Apesar dos números desfavoráveis, Lula optou por endurecer o discurso nesta semana, chamando a operação de “desastrosa” e criticando o número de mortes. O Planalto aposta que, com o tempo, investigações e novas informações possam mudar a percepção pública sobre o episódio.

Mesmo assim, os índices relacionados à atuação do governo são baixos:

  • Desempenho de Lula diante da operação: “Ótimo/Bom” – 21%; “Regular” – 26%; “Ruim/Péssimo” – 45%.

  • Desempenho do governo federal: “Ótimo/Bom” – 27%; “Regular” – 27%; “Ruim/Péssimo” – 39%.

  • Percepção sobre a preocupação do governo com o Rio: “Muito preocupado” – 13%; “Nada preocupado” – 29%.

A pesquisa mostra ainda que 56% dos entrevistados acreditam que cabe ao governo federal resolver o problema da violência no Rio, enquanto 29% atribuem essa responsabilidade ao governo estadual.

Com informações do O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Influenciadora conhecida como “Barbie humana” é encontrada morta; polícia investiga caso

Foto: Redes sociais

A influenciadora Barbara Jankavski Marquez, conhecida nas redes sociais como “Barbie humana”, foi encontrada morta aos 31 anos na noite de domingo (2), dentro de sua casa na zona oeste de São Paulo.

De acordo com a Polícia Militar, um homem que estava no local contou ter passado a noite com a influenciadora após contratar os “serviços sexuais” dela. Ele afirmou que ambos consumiram substâncias ilícitas e que, em determinado momento, Barbara adormeceu e parou de se mover. O Samu foi acionado, mas ela não resistiu.

O corpo apresentava uma lesão no olho esquerdo e marcas nas costas. Em depoimento, uma amiga do homem relatou que passou o dia com o casal, mas não estava presente na hora da morte. Ela afirmou que Barbara teria caído após escorregar, o que teria causado o ferimento no rosto.

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo informou que exames necroscópico e toxicológico foram solicitados. O caso foi registrado como morte suspeita no 91º Distrito Policial (Ceasa).

Com informações da CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Navios de luxo vão abrigar delegações durante a COP30 em Belém com diárias de até R$ 25 mil

Foto: Divulgação

Dois gigantes dos mares, o MSC Seaview e o Costa Diadema, serão transformados em hotéis flutuantes para hospedar delegações e representantes internacionais durante a COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que será realizada em Belém (PA).

As embarcações, que juntas comportam cerca de 9 mil pessoas em 3.882 cabines, já cruzam o Atlântico apenas com as tripulações e ficarão atracadas no novo terminal do Porto de Outeiro. As diárias variam de € 500 a € 4 mil — o equivalente a R$ 3 mil a R$ 25 mil, conforme o tipo de cabine. Segundo a operadora Qualitours, responsável pela logística, 80% das acomodações já estão reservadas.

Os navios receberão membros de delegações oficiais, representantes de empresas e organizações internacionais, além da equipe de apoio da própria delegação brasileira. Nenhum chefe de Estado, no entanto, ficará hospedado nas embarcações.

Para garantir a presença de países com menos recursos, a ONU aprovou o aumento do Subsídio de Subsistência Diária (DSA), de US$ 143 (R$ 765) para US$ 197 (R$ 1 mil).

Com 323 metros de comprimento, 16 andares e 153,5 mil toneladas, o MSC Seaview oferece cabines de até 35 m², além do exclusivo Yacht Club — área de luxo com lounge privativo, piscina panorâmica, restaurante e serviço de mordomo 24 horas. Já o Costa Diadema, um pouco menor (306 metros e 133 mil toneladas), conta com 11 restaurantes, 12 bares, oito jacuzzis e um boulevard de 500 metros.

As embarcações também dispõem de academias, spas, quadras, auditórios e salas de reunião — estrutura que transforma os cruzeiros em verdadeiros centros de convenções flutuantes durante o evento climático.

Com informações do O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Governo Lula não cumpre previsão de aporte em fundo da Reforma Tributária

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou de incluir no Orçamento de 2025 o aporte de R$ 8 bilhões previsto para o Fundo de Compensação de Benefícios Fiscais (FCBF), criado pela Reforma Tributária para ressarcir Estados pela perda de isenções do ICMS. Apesar de a emenda constitucional determinar o repasse, o valor reservado foi de apenas R$ 80,8 milhões — 1% do montante original.

Para corrigir a omissão, o Executivo enviou ao Congresso um projeto de crédito suplementar de R$ 8,3 bilhões, assinado pela ministra do Planejamento, Simone Tebet. A proposta já foi aprovada pela Comissão Mista de Orçamento e aguarda votação no plenário. O fundo começará a operar em 2025 e terá repasses progressivos: R$ 17,6 bilhões em 2026, R$ 24 bilhões em 2027 e R$ 32 bilhões em 2028.

Além do desafio fiscal, há indefinição sobre a divisão dos recursos entre os Estados. Setenta por cento do fundo seguirá os critérios do Fundo de Participação dos Estados (FPE), cuja fórmula de partilha deve ser revista pelo Congresso até dezembro de 2025, por determinação do STF. Caso contrário, o FPE deixará de ser pago a partir de 2026.

Ex-secretários da Receita alertam que o custo dos fundos criados pela reforma pode comprometer o equilíbrio das contas públicas. José Tostes, que chefiou o órgão entre 2019 e 2021, afirmou que o modelo repete a fragilidade da antiga Lei Kandir e pode forçar o governo a aumentar impostos ou acumular dívidas com os entes federativos.

Com informações do Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Maduro agradece a Lula e ao papa por apelos em meio à tensão com os EUA

Foto: REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, agradeceu nesta terça-feira (4) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao papa Leão XIV pelos apelos ao diálogo e à paz diante da crescente tensão entre Caracas e Washington. A manifestação ocorreu durante o congresso do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV).

Maduro destacou a recente declaração do papa, que pediu entendimento entre Estados Unidos e Venezuela para evitar uma escalada militar no Caribe. Ele também elogiou a postura de Lula em defesa da paz regional e da CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), além de agradecer ao Alto Comissariado da ONU por condenar o uso da força contra o país.

O agradecimento ocorre em meio à intensificação das atividades militares dos EUA no Caribe e ao aumento da pressão internacional sobre o governo venezuelano, acusado de violar direitos humanos e restringir a oposição. Caracas, por sua vez, acusa Washington de tentar promover uma mudança de regime.

Lula afirmou que pretende discutir o tema na próxima cúpula da CELAC, marcada para os dias 9 e 10 de novembro. “A reunião só faz sentido se for para tratar da presença dos navios de guerra dos EUA”, disse o petista, ressaltando que a América Latina “é uma região de paz, não de guerra”.

Com informações da CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Senador critica Lula por fala sobre megaoperação no Rio: “Infeliz e precipitada”

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator da CPI do Crime Organizado, criticou nesta segunda-feira (4) a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação à megaoperação policial no Rio de Janeiro. Segundo Vieira, Lula foi “infeliz” ao criminalizar a ação dos agentes antes de haver qualquer prova de irregularidade.

O parlamentar reconheceu que a operação foi violenta, mas destacou que isso era esperado diante do tipo de confronto enfrentado pelas forças de segurança. “Todos os envolvidos sabiam que o resultado seria nessa linha, porque foi uma escolha de uma ação de confronto”, afirmou o senador em entrevista ao programa WW da CNN.

Vieira também cobrou transparência do governo do Rio e das autoridades de segurança, defendendo que o enfrentamento não pode ser o único objetivo da ação. Ele lembrou que dias antes da operação, uma idosa morreu em meio à disputa entre facções rivais, o que, segundo ele, demonstra a gravidade da situação nas comunidades.

Para o senador, o debate sobre segurança pública segue polarizado por motivações políticas. “Criminalizar antecipadamente a polícia é tão equivocado quanto achar que todo morador de comunidade é criminoso”, afirmou, avaliando que a fala de Lula reflete uma visão tradicional da esquerda sobre o tema.

Com informações da CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Relatora vota por cassar Cláudio Castro, e julgamento é suspenso no TSE

Foto: Pablo PORCIUNCULA / AFP

O julgamento que pode resultar na cassação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), foi suspenso nesta terça-feira (4) após pedido de vista do ministro Antonio Carlos Ferreira, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A relatora do caso, ministra Isabel Gallotti, havia votado pela cassação e inelegibilidade de Castro e aliados, sob a acusação de abuso de poder político nas eleições de 2022.

Gallotti entendeu que Castro e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Rodrigo Bacellar (União Brasil), utilizaram a máquina pública em benefício eleitoral, por meio de contratações irregulares na Fundação Ceperj e na Uerj. Segundo o Ministério Público Eleitoral, cerca de 27,6 mil terceirizados teriam sido contratados de forma irregular, com impacto de mais de meio bilhão de reais.

O caso voltou à pauta após o MP recorrer da decisão do TRE-RJ, que havia absolvido os investigados em maio de 2024. O vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Espinosa, defendeu no TSE a cassação dos mandatos e aplicação de multas, alegando “abuso de poder político e econômico” e uso de servidores públicos com fins eleitorais.

Com o pedido de vista, o julgamento foi interrompido com placar de 1 a 0 pela cassação. O prazo para devolução do processo é de até 60 dias, o que deve empurrar a retomada do caso para 2026, já que o Judiciário entra em recesso no fim de dezembro.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Licença-paternidade de 20 dias é aprovada na Câmara dos Deputados

Foto: Reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (4) o projeto que amplia de forma gradual a licença-paternidade no Brasil — hoje de cinco dias — para até 20 dias. A proposta foi aprovada de forma simbólica, com voto contrário apenas do partido Novo, e agora segue para o Senado.

O texto prevê aumento escalonado: 10 dias nos dois primeiros anos de vigência, 15 dias no terceiro e 20 dias a partir do quarto ano, desde que o governo cumpra as metas fiscais da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Se não bater a meta, o aumento fica suspenso até o segundo exercício seguinte. O benefício será pago pelo INSS e terá impacto fiscal de R$ 2,6 bilhões já em 2026, podendo chegar a R$ 5,4 bilhões em 2029.

A nova lei também cria o “salário-paternidade”, equivalente ao salário-maternidade, e permite que pais e mães recebam o benefício simultaneamente, desde que estejam afastados do trabalho. A licença poderá ser suspensa se o pai for acusado de violência doméstica ou abandono.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Secretário do RJ reage a Lula e cutuca o Planalto: “Não temos medo de investigação”

Foto: Reprodução

O secretário de Segurança Pública do Rio, Victor Santos, respondeu nesta terça-feira (4) às críticas do presidente Lula sobre a megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha, que terminou com 121 mortos — quatro deles policiais. Segundo ele, “não há qualquer preocupação com investigação paralela” e o Estado está tranquilo quanto à legalidade da ação.

A fala veio depois de Lula afirmar que o governo federal vai pressionar por uma apuração “independente” sobre o caso, alegando que a operação “tinha ordem de prisão, não de matança”. O comentário causou mal-estar político, já que o governador Cláudio Castro e as forças de segurança do Rio classificaram a ação como a mais bem-sucedida contra o Comando Vermelho, que domina parte das favelas locais.

Santos evitou confronto direto com Lula, dizendo que não comentaria “questões políticas”, mas reforçou que a operação foi acompanhada desde o início pelo Ministério Público, Judiciário e órgãos de controle. “Não temos receio de apuração adicional, até porque ela começou com uma investigação de um ano”.

A operação do dia 28 de outubro foi a mais letal da história do Brasil. Enquanto o Planalto fala em “excessos”, o governo fluminense sustenta que as únicas vítimas inocentes foram os policiais assassinados em serviço.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

BBC distorceu fala de Trump para parecer que ele incitou invasão do Capitólio

Foto: Reprodução

A BBC foi flagrada manipulando um discurso de Donald Trump para parecer que o ex-presidente dos Estados Unidos teria incentivado a invasão do Capitólio. A denúncia foi feita pelo jornal britânico The Telegraph, poucos dias antes das eleições americanas de 2024 — o que levanta suspeitas sobre interferência política da emissora.

O programa Panorama, exibido uma semana antes do pleito, apresentou uma versão editada da fala de Trump, cortando o trecho em que ele pedia que seus apoiadores agissem “de forma pacífica e patriótica”.

A manipulação fez soar como se o republicano tivesse convocado a invasão, o que não aconteceu. A farsa veio à tona em um dossiê de 19 páginas sobre o viés ideológico da BBC, elaborado por um ex-integrante do próprio comitê de padrões da emissora.

O documento afirma que o programa fez Trump “dizer” coisas que ele nunca disse, ao juntar frases ditas em momentos diferentes do discurso original.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *