Durante audiência pública na Câmara Municipal de Natal, uma participante tentou agredir a Presidente do Conselho Municipal da Saúde, Ana Maria do Nascimento Evangelista, com uma cadeira. O caso aconteceu enquanto Ana Maria comentava sobre a falta de atendimento a população da cidade, principalmente no quesito serviço psicossocial. Apesar do transtorno, ninguém se feriu. A mulher ainda tentou jogar a cadeira contra a representante do Conselho três vezes.
Após as tentativas de agressão, a mulher passou mal e foi acalmada pelos outros participantes e pela segurança da Câmara. O motivo da tentativa de agressão ainda é desconhecida. Ana Maria ainda pediu que a mulher falasse o que ela tinha para dizer, mas ela não quis se expressar.
Minutos antes do caso, Ana Maria falava de como o fechamento do Caps altera o andamento do sistema de saúde de outras unidades como as UPAs. “Deixar uma unidade de saúde chegar ao ponto de não atender mais ninguém e fechar é uma crueldade. O resultado disso é a demanda gigante nas UPAS que não tem assistência e não tem como acolher o paciente de saúde mental”, disse a presidente.
Veja o vídeo:
A VERDADE É QUE a atenção a saúde mental do país virou uma política infrutífera, sem início, meio e fim, ou seja, não EXISTE, em um momento de extrema dificuldade para os que dela precisam, é uma VERGONHA.
O politica podre
A Clínica Santa Maria, em Neópolis, próximo ao Flamboyant, fechou e era uma opção para tratamento de pessoas com algum problema mental. Acredito que o local deverá ser mais um Condomínio residencial. Cada dia que passa, a saúde pública é cada vêz mais sucateada ou abandonada.