Durante audiência pública na Câmara Municipal de Natal, uma participante tentou agredir a Presidente do Conselho Municipal da Saúde, Ana Maria do Nascimento Evangelista, com uma cadeira. O caso aconteceu enquanto Ana Maria comentava sobre a falta de atendimento a população da cidade, principalmente no quesito serviço psicossocial. Apesar do transtorno, ninguém se feriu. A mulher ainda tentou jogar a cadeira contra a representante do Conselho três vezes.
Após as tentativas de agressão, a mulher passou mal e foi acalmada pelos outros participantes e pela segurança da Câmara. O motivo da tentativa de agressão ainda é desconhecida. Ana Maria ainda pediu que a mulher falasse o que ela tinha para dizer, mas ela não quis se expressar.
Minutos antes do caso, Ana Maria falava de como o fechamento do Caps altera o andamento do sistema de saúde de outras unidades como as UPAs. “Deixar uma unidade de saúde chegar ao ponto de não atender mais ninguém e fechar é uma crueldade. O resultado disso é a demanda gigante nas UPAS que não tem assistência e não tem como acolher o paciente de saúde mental”, disse a presidente.
A VERDADE É QUE a atenção a saúde mental do país virou uma política infrutífera, sem início, meio e fim, ou seja, não EXISTE, em um momento de extrema dificuldade para os que dela precisam, é uma VERGONHA.
O Brasil ocupa o 3º lugar no ranking global de juros reais (quando é descontada a inflação). A taxa do Brasil anualizada esperada será de 8,08% com a nova alta de 0,5 p.p. da Selic promovida pelo Banco Central nesta quarta-feira (6). O levantamento foi feito pelo economista Jason Vieira, da consultoria MoneYou.
O percentual brasileiro fica atrás só da Turquia e da Rússia. Desceu uma posição em relação a 18 de setembro, quando foi realizada a reunião anterior do Copom (Comitê de Política Monetária).
O ranking é feito com base na estimativa “ex-ante”, quando as alíquotas anualizadas são estimadas com base nas estimativas da taxa básica e a inflação estimada para os próximos 12 meses. Leva em conta a análise de 40 países considerados os mais relevantes no mercado de renda fixa.
O último lugar da lista é ocupado pela Argentina, com uma taxa real negativa de 33,66%. Fica atrás do Japão (-1,64%).
A posição do juro real brasileiro no ranking mundial é uma das principais queixas dos aliados do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na política monetária. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, foi constantemente criticado pelo presidente desde 2023.
Apesar disso, o futuro chefe da autoridade monetária, Gabriel Galípolo, já sinalizou que tomará decisões técnicas e descompromissadas em relação aos juros. Segundo economistas, ele realmente deve seguir esse caminho –ao menos a curto prazo.
JUROS NOMINAIS
O Brasil se mantém 4º no ranking de maiores juros nominais, em relação ao levantamento de setembro. A taxa Selic passou de 10,75% para 11,25% ao ano nesta quarta-feira (6).
Os preços das carnes avançaram 5,81% em outubro, em relação a setembro, de acordo com dados sobre a inflação do país divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (8/11).
Os preços das carnes avançaram 5,81% em outubro, em relação a setembro, de acordo com dados sobre a inflação do país divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (8/11).
Esta foi a maior variação mensal das carnes desde novembro de 2020, quando a variação foi de 6,54%.
A alta dos preços das carnes registrou o maior impacto no grupo de Alimentação e bebidas, que teve aumento de 1,06% no mês passado, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país.
Em outubro, houve impacto de 0,14 ponto percentual no índice geral.
O destaque vai para os seguintes cortes:
– acém (9,09%);
– costela (7,40%);
– contrafilé (6,07%); e
– alcatra (5,79%).
“O aumento de preço das carnes pode ser explicado por menor oferta desses produtos, por conta do clima seco e menor quantidade de animais abatidos, e um elevado volume de exportações”, explica André Almeira, diretor da pesquisa.
Também registraram preços mais elevados em outubro: tomate (9,82%) e café moído (4,01%). Enquanto manga (-17,97%), mamão (-17,83%) e cebola (-16,04%) tiveram queda nos preços.
O IPCA mostra que os preços subiram 0,56% em outubro de 2024, o que representa alta de 0,12 ponto percentual (p.p.) em comparação a setembro (0,44%). Com isso, o Brasil tem inflação acumulada de 4,76% nos últimos 12 meses – 0,26 ponto percentual acima do teto da meta. No ano, o índice acumulado é de 3,88%.
A meta deste ano é de 3%, com variação de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo, sendo 1,5% (piso) e 4,5% (teto), como estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Nas últimas semanas, economistas passaram a projetar que a inflação vai estourar o teto da meta, que é de 4,5%. Segundo dados do relatório Focus mais recente, a expectativa é de que o índice fique em 4,59% até o fim de 2024.
“Ele hospedou nossos especialistas no Brasil, convidou representantes do Banco Central e do Ministério das Finanças para essas reuniões. Nossos amigos no Brasil ficaram interessados”, contou o líder russo.
De acordo com Putin, a proposta que interessou o governo brasileiro era sobre uma plataforma de pagamentos com a qual seria possível investir em mercados emergentes.
O líder russo citou o exemplo quando falava sobre alternativas ao dólar como meio de pagamento. A Rússia sofre sanções econômicas desde a invasão à Ucrânia, em 2022.
Prefeito de Parelhas diz que já começou a indenizar pacientes infectados em mutirão de cataratas – Foto: Reprodução
O prefeito de Parelhas, Tiago Almeida (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (7) que a prefeitura já começou a indenizar os pacientes infectados durante o mutirão de cirurgias de catarata realizado nos dias 27 e 28 de setembro.
Segundo Tiago, a gestão municipal se reuniu com as famílias dos pacientes afetados na última quarta-feira (6) para discutir o apoio financeiro.
O prefeito disse que o município vai se responsabilizar em indenizar e prestar auxílio aos infectados, porém que a gestão não tem culpa do ocorrido, uma vez que não havia nenhuma medida administrativa que pudesse evitar a contaminação dos pacientes
Ele ressaltou que a prefeitura apenas contratou a maternidade e a empresa responsável pelas cirurgias, e que agora aguarda o Ministério Público tomar as medidas necessárias para definir as responsabilidades pelo ocorrido.
Em resposta ao anúncio do retorno do ICMS para 20%, realizado pelo Governo do RN nesta quarta-feira (6), a Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn) manifestou a sua discordância ao aumento da alíquota do estado. Em nota publicada na tarde desta quinta-feira (7), a Assurn destacou ser fundamental considerar os impactos econômicos e sociais que a medida traz.
A manifestação da Assurn se une às federações que já emitiram posicionamento contrário ao aumento, emitido ainda na quarta-feira (6) e assinado em conjunto pela Fecomércio RN, Fiern, Faern, Facern, FCDL e CDL Natal.
Em sua nota, a Assurn relembra o cenário econômico do estado, enfatizando o “contexto inflacionário expressivo”, que já elevou os preços dos produtos de primeira necessidade. “Esse aumento nos custos afeta principalmente as famílias de menor renda, que têm seu poder de compra reduzido ao adquirir itens básicos como alimentos e produtos de higiene”, diz a Associação em nota.
A proposta de aumento sobre o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMs), foi encaminhada à Assembleia Legislativa do RN (ALRN) nesta quarta-feira (6) através da proposta de alteração da lei estadual Nº 6968 DE 30/12/1996, que dispõe sobre o ICMS.
A alteração do imposto já estava em debate na Assembleia Legislativa do RN desde 2023, mas foi rejeitado pelos deputados após os setores produtivos apresentarem aos parlamentares números que comprovariam a retração da economia potiguar em 2023 devido a vigência do ICMS em 20%.
Em seu posicionamento, a Assurn ainda destaca que a alteração proposta ao ICMS intensificaria a pressão inflacionária existente no cenário econômico do estado, explicando também que a alteração contribuiria para o encarecimento dos produtos essenciais, pesando diretamente no orçamento das famílias potiguares.
“Nosso compromisso é com o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte e com a defesa de políticas públicas que promovam o bem-estar social e o fortalecimento do comércio local. Nesse sentido, reiteramos a importância de um diálogo aberto e transparente entre o governo e o setor produtivo, com o objetivo de encontrar soluções equilibradas que preservem o poder de compra da população, estimulem a economia e respeitem a capacidade de contribuição de cada setor”, conclui a nota da Assurn.
O professor Sérgio Lima, que está à frente do cursinho Linguística Aplicada, acertou o tema da redação do Enem 2024. Neste ano, os estudantes inscritos no Exame precisaram escrever sobre “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil” tendo como um dos textos motivadores a música “História de Ninar de Gente Grande”, samba-enredo da Mangueira no carnaval de 2019.
“Além de acertar o tema, acertei também o texto motivador, um dos poucos do país a conseguir isso. É um feito que me deixa muito feliz, por ter contribuído para o sucesso dos estudantes na redação”, comemora Sérgio Lima. Segundo o professor, o samba-enredo foi trabalhado em sala de aula de forma prática, englobando contexto histórico e estrutura, permitindo que os alunos se familiarizassem com o texto.
Na página do Instagram do professor (www.instagram.com/prof.sergiolima), alunos e pais comemoraram o acerto. “Senti que Enzo estava muito seguro, motivado e tranquilo, principalmente para a redação. Saiu da prova eufórico de felicidade”, comemorou Luana Fernandes, mãe do aluno.
Além disso, os alunos foram acompanhados durante todo o ano com aulas práticas de estruturação de texto e leituras dirigidas. “Quanto mais se lê, mais se entende o que lê e mais formas de demonstrar o pensamento o aluno tem e pode se expressar de maneiras que não são engessadas, é isso que mostro aos alunos durante a preparação”, afirma Sérgio Lima.
O segundo dia do Enem 2024 acontece neste domingo (10) com as provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Para o educador, o estudo de Linguagens também prepara os alunos para essas áreas, colaborando com a interpretação de gráficos e tabelas. “A leitura é fundamental para uma preparação multidisciplinar, dando a capacidade de selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações”, conclui.
O futebol potiguar está prestes a fazer história com a candidatura de Érica Araripe à presidência do Conselho Deliberativo do ABC Futebol Clube, uma iniciativa inédita liderada pelo candidato à presidência do clube, Eduardo Machado. Caso eleita, Érica se tornará a primeira mulher a ocupar essa posição em toda história do futebol do Rio Grande do Norte, consolidando um passo fundamental rumo à modernização e inclusão no esporte.
Érica, advogada trabalhista e conselheira atuante em seu segundo mandato, tem um histórico de contribuição ao ABC. Em 2021, participou da comissão de reforma estatutária do clube e atua de forma incisiva na Câmara Setorial de Administração e Finanças.
Sua liderança também foi crucial nas discussões do Conselho Deliberativo sobre a estrutura administrativa do ABC, onde trabalhou para preservar a autonomia do clube. “Essa é uma conquista importante para todas as mulheres que acreditam que o futebol deve ser um espaço para todos. Aceitei essa missão com muita responsabilidade, porque o ABC merece uma visão renovada e inclusiva”, declarou Érica, ao assumir o compromisso de representar uma nova era para o clube.
Para Eduardo Machado, a presença de Érica na chapa é mais do que uma escolha — é uma afirmação de valores. “A candidatura de Érica Araripe é um marco de respeito e avanço. Sua experiência e visão são fundamentais para modernizar o clube e abrir novos caminhos para todos”, afirmou Eduardo, destacando que o compromisso com uma administração inclusiva e profissional é o foco de sua campanha.
A chapa de Eduardo e Érica oferece uma alternativa à proposta mais tradicional do candidato Wilson Cardoso, apoiado pelo vereador Irapoã Nóbrega, cuja gestão atual não tem atingido os resultados esperados.
Ao apresentar Érica Araripe como candidata, Eduardo Machado destaca que o futuro do ABC precisa ser plural e inovador. “Queremos um ABC forte e alinhado com as melhores práticas do esporte. Nossa equipe representa um clube conectado com a torcida e preparado para crescer em todas as áreas”, concluiu Eduardo.
A inflação oficial de preços ganhou força e subiu 0,56% em outubro, ante alta de 0,44% em setembro, segundo dados apresentados nesta sexta-feira (8) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). As projeções sinalizavam para alta de 0,53% do índice.
Diante da aceleração, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acumula alta de 4,76% nos últimos 12 meses, desempenho acima do limite da meta definida pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) para este ano.
Como foi o IPCA
Variação de preços ganha ritmo pelo segundo mês seguido. A alta de 0,56% apurada pelo IBGE é a segunda maior deste ano, atrás apenas do avanço de 0,83% registrado em fevereiro. Na análise apenas dos meses de outubro, o resultado é o maior desde 2022 (0,59%). No ano passado, a alta foi de 0,24%.
Inflação em 12 meses é a mais alta desde outubro de 2023. Com as duas acelerações após a leve deflação de 0,02% registrada em agosto, a inflação oficial acumula alta de 4,76% entre novembro de 2023 e outubro de 2024. Somente neste ano, a variação dos preços alcança 3,88%.
IPCA volta a apresentar variação acima do teto da meta. Com os resultados recentes, a inflação do Brasil aparece acima da margem de tolerância de 1,5 ponto percentual da alta de 3% idealizada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) para 2024. As bandas que o IPCA oscile entre 1,5% e 4,5% neste ano.
Mercado financeiro prevê furo do limite da meta neste ano. As últimas projeções apresentadas pelo Relatório Focus, do BC (Banco Central), estimam que o IPCA deve fechar 2024 em 4,59%. Conforme as expectativas, o resultado será motivado por altas de 0,2% do índice em novembro e de 0,55%, em dezembro.
Conta de luz foi novamente a vilã do bolso dos brasileiros. O preço das tarifas de energia elétrica residencial saltaram 4,74% no mês passado, com a adoção da bandeira vermelha patamar 2, que acrescenta R$ 7,87 a cada 100 kw/h consumidos. Em setembro, a cobrança adicional foi referente a bandeira vermelha patamar 1, que adiciona R$ 4,46 a cada 100 kw/h.
Inflação subiu em todos os locais pesquisados pelo IBGE em outubro. A maior variação, de 0,8%, foi apurada em Goiânia (GO), puxada pelas altas do tomate (26,88%) e da energia elétrica residencial (9,76%). Por outro lado, a menor variação, de 0,09%, foi observada em Aracaju (SE). Cidade com maior peso para o índice, São Paulo (SP) registrou alta de 0,67% dos preços.
A festa da padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, começa na segunda-feira (11) e segue até o dia 21. Durante os 10 dias de festa, fiéis poderão participar de missas, procissões e outras atividades culturais disponíveis no evento.
A programação tem inicio nas 18h30 da segunda-feira com uma procissão conduzindo as capelinhas com a imagem da padroeira, que estavam em peregrinação pelos lares dos fiéis. A procissão sairá da antiga Catedral, na Cidade Alta, para a Catedral Metropolitana.
Após a procissão, haverá o hasteamento das bandeiras e a missa de abertura da festa, presidida pelo arcebispo de Natal Dom João Santos Cardoso.
Do dia 12 ao dia 20, acontecerá diariamente, às 6h, o “terço caminhante”, saindo da Igreja do Rosário para a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), concluindo com a missa dos peregrinos. Também haverá celebração da missa na antiga Catedral às 16h30 durante esses dias.
Na Catedral Metropolitana, às 19h haverá celebração da novena. Também serão celebradas missas de segunda a sábado, às 11h e às 16h30, e aos domingos, às 7h, às 11h e às 19h.
No dia 21, a programação de encerramento será extensa. Começando na madrugada com a a vigília de oração, na Pedra do Rosário, seguindo com a a procissão fluvial, pelas águas do Rio Potengi, concluindo com a tradicional missa, na Pedra do Rosário.
A programação segue até o final da tarde, quando haverá a procissão com a imagem da padroeira, pelas ruas do centro da capital, e a missa de encerramento da festa.
Atividades culturais
Todas as noites haverá a quermesse na Catedral Metropolitana, com funcionamento de barracas e atrações musicais.
A festa também contará com a 3ª edição do Angelus Potengi, um passeio de barco pelas águas do rio Potengi, nas tardes dos dias 15, 16 e 17, saindo às 15 horas, no Iate Clube Natal, passando pela Pedra do Rosário, retornando ao Iate.
O objetivo é levar os fiéis a reviverem o trajeto percorrido pela imagem de Nossa Senhora da Apresentação, em 1753. Em cada dia, o grupo será acompanhado de um sacerdote, que conduzirá momentos de oração e reflexão, ao som de um saxofone.
A outra atividade será a 3ª Corrida e Caminhada da Padroeira, que acontecerá dia 16 de novembro, com um percurso de 5 Km. A largada está prevista para as 16 horas, em frente à Catedral Metropolitana, situada na Av. Deodoro da Fonseca, no centro da capital. As inscrições estão abertas no site.
Confira a programação completa:
Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral):
11 de novembro:
16h30 – Adoração ao Santissimo Sacramento com Ângelus e acolhida das capelas peregrinas
18h – Cerimônia de hasteamento das bandeiras, seguida de procissão.
12 a 20 de novembro:
6h – Amanhecendo com Maria: Terço caminhante com saída da Igreja do Rosário rumo à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, seguida de Santa Missa dos Peregrinos
16h30 – Louvores à Nossa Senhora: Santa Missa com a recitação dos louvores.
15 a 17 de novembro
15h – Angelus Potengi: Passeio de barco pelas águas do Rio Potengi, revivendo o itinerário do encontro da imagem de Nossa Senhora da Apresentação.
21 de novembro
3h – Passeio de barco pelas águas do Rio Potengi, acompanhando a Procissão Fluvial.
Catedral de Nossa Senhora de Apresentação
Missas de segunda a sábado, às 11h e 16h30, e aos domingos às 7h, 16h30 e às 19h.
11 de novembro:
18h30 – Cerimônia de hasteamento no adro da catedral, seguido de missa de abertura.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb) detectou a origem da ‘língua negra’ que surgiu na Praia de Areia Preta.
De acordo com a secretaria, o novo acúmulo de efluentes escuros é resultado de um vazamento de esgoto proveniente de um Poço de Vista (PV) obstruído, localizado na Rua Atalaia, no bairro de Mãe Luiza, que está extravasando para a rede de drenagem pluvial, atingindo a praia.
A investigação detalhada da origem da ‘língua negra’ incluiu a abertura e inspeção de vários PVs ao longo das ruas e travessas do bairro de Mãe Luiza. Após a descoberta, a Semurb informou que vai notificar e autuar a Caern para que o problema seja corrigido com urgência, no prazo máximo de 72h.
A Caern informou que já tem uma equipe trabalhando no local.
De acordo com informações do supervisor geral de fiscalização ambiental da Semurb, Leonardo Almeida, a vistoria teve início às 9h da manhã de quinta (7) utilizando equipamentos de inspeção como uma câmera endoscópica.
“Nossa equipe realizou uma varredura detalhada do local, monitorando a galeria de drenagem desde a Rua Guanabara até a Rua Atalaia, onde foi localizado o extravasamento. A origem do esgoto só foi possível a partir da utilização de uma câmera sonda tipo endoscópica, que ao ser lançada na rede de drenagem, mostrou a direção exata por onde estava escoando o efluente, orientando a inspeção dos sistemas de esgotamento e drenagem na bacia de contribuição”, explicou Almeida.
A Semurb reforça à comunidade que contribua com a fiscalização, reportando quaisquer problemas de escoamento irregular de águas servidas ou esgoto.
A população pode contribuir denunciando casos de lançamento de esgoto ou água servida pelo telefone da Ouvidoria da Semurb, pelo número (84) 3616-9829, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo e-mail [email protected]
A VERDADE É QUE a atenção a saúde mental do país virou uma política infrutífera, sem início, meio e fim, ou seja, não EXISTE, em um momento de extrema dificuldade para os que dela precisam, é uma VERGONHA.